Programa de Pós-Graduação em História - CERES
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Navegando Programa de Pós-Graduação em História - CERES por Assunto "Cantoria de viola"
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Dissertação Entre repentes e sertões: presença, mudanças e continuidades da cantoria de viola no Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-29) Diniz, Joalisson Jonathan Oliveira; Andrade, Joel Carlos de Souza; https://orcid.org/0000-0003-2141-0212; http://lattes.cnpq.br/6752728114568336; http://lattes.cnpq.br/9323461809819773; Andrade Júnior, Lourival; https://orcid.org/0000-0003-2155-1816; http://lattes.cnpq.br/2227836576507822; Cipriano, Maria do SocorroA temática que abrange este trabalho é a cantoria de viola no sertão do Seridó potiguar, uma vez que analisa a sua presença nesse território, com enfoque na cidade de Caicó-RN, delimitando suas mudanças e continuidades ao longo dos séculos XX e XXI. Também se averigua as mudanças na escrita sobre a cantoria em obras de autores folcloristas, além de analisar o conjunto de relações socioculturais, regras e instrumentos que são empregados dentro da cantoria de viola, os quais determinam o seu funcionamento. Os debates teóricos são baseiados em conceitos da História Oral (ALBERTI, 1996; FERREIRA, 2012), História Cultural (BURKE, 2005; PESAVENTO, 2006; CHARTIER, 2002) e Cultura Popular (ARANTES, 1987; CERTEAU, 1994), bem como diálogos e análises que partem dos conceitos de genealogia, escrita da história e sertões. As fontes utilizadas são orais, digitais, literárias, hemerográficas, livros de folcoristas e textos acadêmicos, assim como imagens e diversos documentos presentes nos acervos pessoais de poetas do município de Caicó. Ao final da pesquisa, percebe-se que: a cantoria de viola tem atuação no Seridó desde o segundo quartel do século XIX e teve Caicó como local de fixação de cantadores a partir da criação do programa Violeiros do Seridó, em 1963; a escrita sobre a cantoria se modifica, do mesmo modo os enunciados sobre os cantadores; e houve mudanças e continuidades diante das demandas tecnológicas.