PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem
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Navegando PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem por Assunto "Abordagem sociológica e comunicacional do discurso"
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Dissertação Identidades coletivas de estudiosos da linguagem no currículo lattes: docência, pertença social e capital cultural-acadêmico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-04) Cunha, João Paulo Lima; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; ; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; ; http://lattes.cnpq.br/6080394973104888; Silva, Denize Elena Garcia da; ; http://lattes.cnpq.br/6270214407361506; Barbosa, José Roberto Alves; ; http://lattes.cnpq.br/6863902903753881A discussão envolvendo identidade de atores sociais ocorre já alguns anos, entretanto, ela se tornou significativa para os estudos discursivos nos últimos anos, devido à fragmentação dos atores pós-modernos. Entendendo as identidades como um conceito simbólico capaz de auxiliar na observação de realidades determinadas – uma espécie de mecanismo/uma lente (MERLUCCI, 1985) – é possível verificar a materialidade linguística do texto introdutório do currículo lattes como um espaço propício para constituição de identidades coletivas. O objetivo desta dissertação é discutir em que medida identidades coletivas de pesquisadores da linguagem, junto ao campo acadêmico do CL, encontram-se constituídas e retratadas em práticas discursivas através de práticas sociais naturalizadas. Para análise, em torno da postura indisciplinar em Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006), utiliza-se a metodologia descritiva/interpretativa (MAGALHÃES, 2001). Enquanto método de estudo e teoria social, para fundamentação da pesquisa, faz-se uso da Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso, corrente vinculada aos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (PEDROSA, 2012a). O corpus se constitui de vinte e sete textos introdutórios de currículos lattes de pesquisadores da linguagem, vinculados a três instituições de ensino superior em Sergipe. Após coleta, na plataforma lattes, e numeração dos currículos, a fim de alcançar o objetivo da pesquisa, realizou-se a análise em torno de três temáticas identitárias: docência, pertença social (BAJOIT, 2006; DESCHAMPS; MOLINER, 2009) e acumulação de capital culturalacadêmico (BOURDIEU, 2004; HEY, 2008). Os dados evidenciam que os textos dos currículos lattes são baseadas em princípios hegemônicos-ideológicos, referentes à acumulação de bens acadêmicos, à valorização de atores e às posições hierárquicas, reconhecidos e ratificados pelos pares que se socializam entre eles. Nesse momento, a pesquisa nos permite inferir que, na pósmodernidade, alguns pressupostos identitários coletivos, contribuem para o entendimento da realidade acadêmica, em torno do currículo lattes.