PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional
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Dissertação Usando a história da resolução de alguns problemas para introduzir conceitos: sistemas lineares, determinantes e matrizes.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-22) Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; ; http://lattes.cnpq.br/8292350155453141; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Neste trabalho, estudamos o método apresentado no livro "Os nove capítulos sobre a arte matematica", escrito no século I da era cristã, a em de revelar como a história pode ser uma motivadora na introdução de tópicos da matemática do ensino médio. Através de observações dos padrões que se repetem no método apresentado, fomos capazes de introduzir, de maneira natural, o conceito de equações lineares, sistema de equações lineares, solução de sistemas de equações lineares, determinantes e matrizes, além do desenvolvimento de Laplace para cálculo de determinantes de matrizes quadradas de ordem maior que 3, considerando, em seguida, algumas de suas aplicações geraisDissertação Uma ferramenta didática para ajudar na fixação dos conceitos introdutórios de análise combinatória(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-22) Bezerra, José Rauryson Alves; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; ; http://lattes.cnpq.br/3868526578552613; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Souza, Francisco Antônio Morais de; ; http://lattes.cnpq.br/9477911972635606Os seres humanos, assim como alguns animais, nascem dotados da capacidade de perceber quantidades. Portanto técnicas para contar quantidades foi um passo natural no desenvolvimento do homem. As necessidades provindas da evolução das sociedades e recursos tecnológicos tornam necessário a otimização de tais métodos de contagem. Apesar de necessário e útil, o estudo desses métodos no Ensino Médio esbarram em dificuldades didáticas. Com o objetivo de ampliar o leque de ferramentas disponíveis aos professores para o ensino de Análise Combinatória apresentamos neste trabalho um fluxograma que pretende dinamizar o processo de fixação dos conceito via resolução de exercíciosDissertação Conjuntos numéricos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-15) Duarte, Carlos Eduardo de Lima; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/2048182781379330; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; Giraldo, Victor;Neste trabalho, elaboramos um texto sobre os Conjuntos Numéricos, utilizando as necessidades sociais humanas como ferramenta para construção de novos números. O presente material visa apresentar um texto que concilie o ensino correto da matemática e a clareza necessária para um bom aprendizadoDissertação Função quadrática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-15) Soares, Jobson Hugo de Sousa; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/7873841161511120; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Giraldo, Victor;Em geral, o estudo de funções quadráticas é baseado numa quantidade excessiva de fórmulas, todo conteúdo é abordado sem justificativas. Apresentamos a função quadrática e suas propriedades a partir de problemas envolvendo equações do segundo grau e da técnica de completar quadrado. Partindo das definições mostraremos que o gráfico da função quadrática é a parábola e terminamos nosso estudos verificando que várias propriedades da função podem ser lidas a partir da simples observação do seu gráfico. Dessa forma, construímos todo o assunto justificando cada passo, abandonando o uso de fórmulas decoradas e prezando pelo raciocínioDissertação Princípio da Indução Matemática no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-08) Nobrega, Luciano Xavier Gomes da; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; ; http://lattes.cnpq.br/1936333048275905; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; Morais Filho, Daniel Cordeiro de; ; http://lattes.cnpq.br/0266444096441721Desenvolvemos esta dissertaçãoo objetivando seu uso no processo de ensino e aprendizagem do princípio da induçãoo matemática e direcionamos nossos esforços para que os alunos do primeiro ano do ensino médio possam assimilar o conteúdo tendo o conhecimento visto na educação básica como pré-requisito. Com isso, buscamos despertar no aluno o interesse em demonstrações, mostrando o quanto elas são necessárias.Dissertação Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-08) Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de; Dias, Claudio Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/2251704215703454; ; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; Morais Filho, Daniel Cordeiro de; ; http://lattes.cnpq.br/0266444096441721O objetivo deste trabalho se constitui na criação de uma proposta de atividades, na disciplina de matemática, para o 6º ano do Ensino Fundamental, que estimule os estudantes a desenvolver a aprendizagem do conteúdo de frações, a partir da conscientização da insuficiência dos números naturais para resolver diversos problemas. Desta forma, elaborou-se um conjunto com doze atividades, partindo do processo de comparação entre medidas, depois apresentando alguns dos significados de frações e finalizando com as operações entre as frações. Para tanto, fez-se uso de materiais disponíveis a utilização em sala de aula, de forma lúdica, para resolução dos desafios propostos. Através destas atividades, torna-se possível aos discentes reconhecer a necessidade do uso das frações para solucionar uma maior quantidade de problemasDissertação Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-12) Fonseca, Naciara Pereira Dantas da; Pereira, Marcelo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8115277730238592; ; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; Medino, Ary Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7296244207920172Geralmente o ensino das progress~oes aritmeticas e geometricas e feito separadamente das funcções afins e exponenciais, com a utilização de formulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteudos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteudos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções afim e exponencial, atraves de situac~oes do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento grafico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmeticas e geometricas como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progress~oes tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunosDissertação O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-12) Maia, Joaildo; Pereira, Marcelo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8115277730238592; ; http://lattes.cnpq.br/9501400008776063; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; Medino, Ary Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7296244207920172Nesse trabalho, buscou-se suprir as defi ciências enfrentadas por boa parte dos alunos quando eram estudadas as funfições trigonomfietricas seno e co-seno. Para isso, propôs-se a utilizafição do software Geogebra na realizafição de uma sequência de atividades sobre o contefiudo abordado. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada em observa fições das atividades realizadas pelos alunos do 2o Ano do Ensino Mfiédio do IFRN { Campus Caicfió. As atividades possibilitaram verificar algumas dificuldades encontradas pelos alunos, assim como a interafição existente entre eles durante a realizafição das tarefas. Os resultados obtidos foram satisfatfiórios, pois indicam que a utilizafição do software contribuiu para uma melhor compreensão desses conceitos matemfiáticos estudadosDissertação Calculando distância em geometria espacial usando material manipulável como recurso didático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-02) Souza, José Carlos Vieira de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; ; http://lattes.cnpq.br/0520485784139709; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Santos, Joedson Silva dos; ; http://lattes.cnpq.br/0375482813716315Esse trabalho objetiva apresentar uma proposta de ensino para a introdução do estudo de Geometria Espacial buscando demonstrar que a utilização de materiais manipuláveis como recurso didático pode ser uma alternativa facilitadora da aprendizagem para a fixação dos conceitos primitivos da geometria, dos postulados e teoremas, das posições relativas entre pontos, retas, planos e do cálculo de distâncias. O desenvolvimento lança mão de uma sequência de atividades que visa garantir que os alunos possam construir uma aprendizagem mais sistematizada, sendo estas divididas em quatro etapasDissertação O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-03) Brito, Clésio Ricardo de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; ; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Santos, Joedson Silva dos; ; http://lattes.cnpq.br/0375482813716315Atravessando os séculos, a Matemática - como ciência exata que é - vem assumindo um papel determinante na vida do homem, que dela faz uso para suprir necessidades de sua vida diária. Com essa trajetória, fica caracterizada a importância dessa ciência como instrumento de valorização não só conteudística, mas também de um saber matemático que conduz o ser aprendiz a um processo dinâmico de aprendizagem e - ciente, capaz de buscar soluções para seus problemas reais. No entanto, necessário se faz compreender que o conhecimento matemático hoje requer um novo olhar daqueles que diretamente lidam com o processo ensino-aprendizagem, pois cabe a eles - professores de Matemática - desmistificarem a versão de que a Matemática, trabalhada na sala de aula, traz dificuldades para a compreensão do alunado. Sobre esse prisma, buscou-se com este trabalho encontrar uma metodologia que auxilie os alunos a entenderem melhor as Funções Quadráticas e suas aplicações no cotidiano. Fazendo-se uso dos conhecimentos etnomatemáticos, contextualizando os problemas referentes ao conteúdo e, ao mesmo tempo, manuseando o software GeoGebra, objetivando uma melhor visualização do comportamento dos gráficos das citadas funções.Dissertação Sistema de numeração posicional e a lógica da divisão de inteiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-19) Soares Neto, Edson de Souza; Pereira, Marcelo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8115277730238592; ; http://lattes.cnpq.br/6776718925283184; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; Medino, Ary Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7296244207920172Dentre as quatro operações fundamentais, a divisão merece certo lugar de destaque. Diferentemente das operações de soma, subtração e multiplicação no conjunto dos inteiros, a divisão não é uma operação fechada neste conjunto. Este fato pode se apresentar como uma das primeiras dificuldades dos alunos tanto na interpretação dos resultados obtidos como na compreensão do algoritmo como um todo. Neste trabalho buscamos mostrar que para se compreender o processo da divisão de números inteiros, sob seu aspecto estrutural, faz-se necessário que se compreenda previamente o nosso sistema de numeração. Mais precisamente, que se compreenda a dinâmica de um sistema de numeração posicional, tal como o que utilizamos para representar os númerosDissertação Probabilidade no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-02) Nascimento, Gilberto Fernandes do; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; ; http://lattes.cnpq.br/2042585341880486; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Esta dissertação busca mostrar para docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem um estudo sobre Probabilidade no ensino médio, um tema que aguça a percepção e o entendimento dos fenômenos de natureza aleatória que nos cerca. A mesma tem por objetivo fazer com que as pessoas que estejam envolvidas neste processo compreendam as ideias básicas de Probabilidade e, quando necessário, possam aplicá-las no mundo real. Procuramos traçar um paralelo entre a intuição e o rigor e esperamos contribuir para o trabalho do professor em sala de aula e para o processo de aprendizagem dos alunos, solidificando, aprofundando e ampliando o que aprenderam em conteúdos anterioresDissertação Função afim: teoria e aplicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-02) Souza, Walfredo Jose de; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; ; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Neste trabalho desenvolvemos uma proposta para contribuir com o ensino e aprendizagem das Funções Afins no primeiro ano do Ensino Médio tendo como pré-requisito o conhecimento matemático da educação básica. A proposta concentra-se em algumas propriedades, casos particulares e aplicações das Funções Afins com o objetivo de mostrar a importância das demonstrações e ao mesmo tempo despertar o interesse do aluno mostrando como esta função é importante para solucionar problemas do cotidianoDissertação Uma justificava da validade do teorema fundamental da álgebra para o ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-14) Nicacio, Nilson Herminio; Ferreira, Debora Borges; ; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; ; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; Martins Neto, Daniele da Silva Baratela; ; http://lattes.cnpq.br/4004596903472944Dentre os vários teoremas que são ensinados na educação básica, alguns podem ser demonstrados em sala de aula e outros não, devido o grau de dificuldade de sua prova formal. Um exemplo clássico e o Teorema Fundamental da Algébra, que não é demonstrado, pois é necessário conhecimentos em Matemática de nível superior. Neste trabalho, justicamos intuitivamente a validade do Teorema Fundamental da Algebra usando o software Geogebra. E, baseados em [2], apresentamos uma clara demonstração formal desse teorema que está endereçada aos professores do ensino básico e alunos de licenciatura em MatemáticaDissertação Um estudo dos sistemas de amortizações SAC e francês no ensino médio apoiado na construção de planilhas Eletrônicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-14) Santos, Eduardo da Silva; Ferreira, Debora Borges; ; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; ; mateduardo@yahoo.com.br; Martins Neto, Daniele da Silva Baratela; ; http://lattes.cnpq.br/4004596903472944; Lopes, Jaques Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448O objetivo deste trabalho e oferecer um texto de apoio aos interessados nos principais sistemas de amortizacção do mercado atual: Sistema de Amortização Constante (SAC) e Sistema Francês, também conhecido por Tabela Price. Utilizamos planilhas eletrônicas para facilitar os cálculos que envolvem manipulação de exponenciais e decimais. Baseados em [12], mostramos que as prestações do SAC tornam-se menores que as do Sistema Francês a partir de certo período de financiamento. Além disso, fazemos uma comparação para mostrar que o montante total pago pelo SAC e menor que o do Sistema FrancêsDissertação A relação de Euler para poliedros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-31) Santos, Odilon Júlio dos; Dias, Claudio Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/2251704215703454; ; http://lattes.cnpq.br/4476491300380447; Lima, Ronaldo Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/3978672890268278; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Neste trabalho, analisamos a Relação de Euler de uma maneira geral, utilizando, como meios de visualização, a manipulação de materiais concretos, a fifim de que haja maior facilidade na percepção do conteúdo, expandindo a aprendizagem aos alunos de nível médio e até fundamental. O estudo faz uma introdução ao tema e leva o leitor a entender que a Relação de Euler, se apresentada de maneira inadequada, não é sufificiente para determinar a existência de um poliedro. Pois, analisando alguns exemplos, o texto insere a idéia de dúvida, mostrando casos onde não é sufificiente encaixar números que validem a Relação de Euler. A pesquisa destaca ainda um teorema, certamente desconhecido de muitos alunos e professores que pesquisam sobre os poliedros, apresentando algumas inequações muito simples, relacionando as quantidades de arestas, vértices e faces de qualquer poliedro convexo, as quais definem de forma precisa as condições sufificientes e necessárias para que possamos constatar, sem a necessidade da visualização, a existência do sólido em tela. E para que possamos visualizar vários poliedros e facilitar a compreensão do que estamos expondo, utilizaremos o Geogebra, aplicativo de matematica dinâmica que combina conceitos de geometria e algébra e pode ser encontrado por meio do link http://www.geogebra.orgDissertação Área e volume da esfera(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-31) Medeiros, Leonardo Andrade; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/4054734075237069; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o ensino das fórmulas para o cálculo do volume da esfera e da área da superfície esférica. Sobre este tema, foi feita uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo com o objetivo de identi car de que forma estes temas são abordados. Para isso, zemos 14 perguntas a 30 professores de Natal e os resultados desta pesquisa são apresentados e discutidos. Depois disso, apresentamos formas alternativas de deduzir as fórmulas do volume de uma esfera e da área de uma superfície esférica.Dissertação Equações de segundo grau e mudança de variáveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-11) Silva, Márcio Vieira da; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; ; http://lattes.cnpq.br/3569549568564689; Lopes, Jaques Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448; Medeiros, Luiz Antônio da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5778546806126449Neste trabalho são apresentados, como revisão e num contexto hist órico, os métodos mais utilizados de resolver equações de 2º grau. E apresentado tamb ém o tipo maissimples de mudan ça de vari áveis, a saber: x = Ay + B onde A;B 2 R, e mostrado como algumas mudan ças de vari áveis foram utilizadas na resolu ção de equa çõess do segundo grau ao longo da hist ória. Finalmente, uma mudan ça de vari ável, que tem sido utilizada pelo autor em sala de aula como um m etódo alternativo, e apresentada e o resultado da aplica ção de tal m étodo e ilustrado atráv es das respostas de um testeDissertação Princípios de probabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-08) Raquel, Roberto Fagner; Ferreira, Débora Borges; ; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; ; http://lattes.cnpq.br/8600133241551304; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; Santos, Walter Batista dos; ; http://lattes.cnpq.br/3010865869031460Historicamente, a teoria das probabilidades começaram com os estudos dos jogos de azar, como as roletas e as cartas. Atualmente, a Probabilidade tem aplicações em diversas ciências, tais como Economia, Física e Química. Os conceitos e aplicabilidade da Probabilidade são ensinados cada vez mais no Ensino Médio. Normalmente é no ensino da Análise Combinatória que começa a se estabelecer os conceitos e as noções básicas para a compreensão do cálculo de probabilidades. Este trabalho apresenta definições básicas e necessárias para o entendimento do assunto, assim como uma exploração da teoria na visão dos autores Barry James e Marcos Nascimento Magalhães. Para finalizar apresentamos uma sugestão de aula prática do assunto, para o ensino médio.Dissertação Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-09) Santos, Josieldes Marques dos; Santana, Fagner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; ; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; Santos, Walter Batista dos; ; http://lattes.cnpq.br/3010865869031460Neste trabalho apresentamos o tratado da quadratura da parábola, o qual trata do cálculo da área deum segmento de parábola que foi feito por Arquimedes. Para isso, são necessárias considerações sobre sequências e séries, com as quais podemos introduzir a ideia de processos infinitos (ou do conceitode infinito) para alunos do ensino básico.