PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional
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Dissertação Lugares geométricos em vestibulares e concursos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-17) Dantas, David Luan de Barros; Silva, Ailton Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5291501120255356; http://lattes.cnpq.br/9730296559697687; Duarte, Ronaldo César; Santos, José Luando de BritoEsta dissertação tem como objetivo contribuir para o ensino e aprendizagem da Geometria Analítica no Ensino Médio, destacando a relevância do conceito de Lugar Geométrico e sua aplicação na resolução de problemas geométricos e algébricos. O estudo inclui uma análise histórica do Exame Vestibular e enfatiza a importância de materiais didáticos bem estruturados, focados em estratégias de resolução de problemas, para a preparação de estudantes em vestibulares, concursos e olimpíadas matemáticas. São apresentados exemplos e exercícios contextualizados, com destaque para o estudo das cônicas e outros lugares geométricos. O produto educacional resultante é uma apostila didática, elaborada como um guia prático para professores e estudantes, visando fortalecer a compreensão e aplicação desses conceitos em diferentes contextos avaliativos.Dissertação Modelo matemático do tipo SIR aplicado ao vírus da Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Santos, Richardson Lucas Cardoso dos; Ferreira, Débora Borges; https://orcid.org/0000-0002-7677-3136; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; http://lattes.cnpq.br/3786829742045544; Medeiros, Rainelly Cunha de; Duarte, Ronaldo CésarA propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, pode ser modelado matematicamente através de um modelo de contágio compartimental do tipo SIR, modelo que depende de um sistema de equações diferenciais. Dessa forma, um dos objetivos desse trabalho e apresentar uma discretização dessas equações diferencias e aplicá-las à população do estado do Rio Grande do Norte com o proposito de analisar e compreender seu comportamento. Para tanto, foi utilizado o software de planilhas Excel para calcular os dados numéricos de sua propagação assim como os gráficos que descrevem a variação numérica dos compartimentos do modelo. Durante o processo a modelagem matemática se faz necessária o que nos leva a um segundo objetivo: inspirar o uso da modelagem matemática como técnica de apoio ao ensino de matemática no ensino básico, para isso ao final do trabalho e apresentado um roteiro de aula com o intuito de orientar o professor que desejar utilizar essa técnica em suas aulas.Dissertação Laboratório virtual de teoria dos jogos: uma proposta direcionada ao ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-19) Souza, Francisco Neto Lima de; Ferreira, Débora Borges; https://orcid.org/0000-0002-7677-3136; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; http://lattes.cnpq.br/5879049059825469; Pereira, André Gustavo Campos; Lima, Annaxsuel Araújo deO presente estudo tem como temática principal a Teoria dos Jogos (TJ), contemplando aspectos históricos, matemáticos e didáticos desse campo de estudo. É orientado pela seguinte interrogação: como a TJ pode ser abordada no Ensino Médio para promover o pensamento crítico e desenvolver a capacidade de tomada de decisões? Para responder a esse questionamento, estabelecemos como objetivo geral propor uma abordagem investigativa, a partir da TJ, direcionada ao Ensino Médio. Como um dos principais desdobramentos do presente estudo, apresentamos o nosso Produto Educacional (PE) intitulado Laboratório Virtual de Teoria dos Jogos. O LabTJ Virtual é um espaço virtual, organizado a partir de um site, que compreende aspectos teóricos e práticos relacionados à TJ, oferecendo uma variedade de recursos - vídeos, textos, sequência didática e materiais de estudo - direcionados ao público do Ensino Médio.Dissertação Aritmética dos restos: jogos e aplicações para o ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Santos, Mateus Felipe Mendes dos; Santana, Fagner Lemos de; Santana, Fagner Lemos de; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Lima, Annaxsuel Araújo de; Campos, Viviane Simioli MedeirosEste trabalho tem por objetivo apresentar, de forma introdutória, o conceito de Aritmética dos restos ou Aritmética modular, destacando a importância dessa área em nosso cotidiano. Para isso, vamos mostrar alguns conceitos fundamentais que embasam essa área. Ademais, vamos perpassar pela parte histórica destacando os principais povos e matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento dessa área. Mostraremos como a aritmética dos restos aparece na nossa vida em várias aplicações e finalizaremos este trabalho com jogos que se baseiam na aritmética dos restos os quais podem ser utilizados no Ensino Básico.Dissertação Desempenho de estudantes no ensino presencial vs ensino remoto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Ribeiro, Marcos Lúcio; Silva, Paulo Roberto Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7286516130306761; http://lattes.cnpq.br/4682576094507238; Machado Júnior, Ricardo Nunes; Klein, VivianeA pandemia da COVID-19 acelerou a necessidade de adaptação ao ensino remoto, revelando desafios significativos, como a falta de treinamento e a necessidade de integração de novas tecnologias pelos professores. Este trabalho explora a eficácia de diferentes tipos de aulas de matemática, síncronas e assíncronas, que, no formato remoto, foram amplamente utilizadas no período pandêmico. Este trabalho focou em fazer a comparação entre esses tipos de aula, que nas formas remotas foram viabilizadas por meio das seguintes plataformas: YouTube, Google Meet, Google forms e whatsapp. Os resultados foram obtidos por meio de atividades avaliativas, enquetes, questionários e uma vasta pesquisa bibliográfica,fornecendo uma visão geral panorâmica das aulas aqui investigadas. A análise das preferências dos alunos revela uma clara preferência pelas aulas presenciais, pois proporcionam maior interação e concentração. No entanto, as aulas remotas, especialmente aquelas gravadas e disponibilizadas no YouTube, mostram-se vantajosas em termos de flexibilidade, permitindo que os alunos revisem o conteúdo no seu próprio ritmo. Apesar disso, as aulas presenciais demonstram melhores resultados em termos de aprendizado e engajamento, principalmente devido à interação direta entre professores e alunos. Os resultados indicam que, embora as tecnologias digitais ofereçam oportunidades valiosas para enriquecer o ensino, ainda enfrentam desafios significativos, como a necessidade de melhor treinamento para os professores e a superação de barreiras técnicas. A dissertação conclui que uma combinação equilibrada entre aulas presenciais e digitais pode ser a chave para um ensino de matemática mais eficaz e adaptado às necessidades dos alunos na era digital. O desenvolvimento de guias práticos e a continuidade da pesquisa são essenciais para maximizar o potencial dessas tecnologias na educação.Dissertação Do triângulo retângulo ao ciclo trigonométrico: conceitos e aplicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Lira, Marco Antônio Campos de; Silva, Carlos Alexandre Gomes da; http://lattes.cnpq.br/4707327291478702; http://lattes.cnpq.br/6749385022733926; Medeiros, Elthon John Rodrigues de; Silva, Esteban Pereira daO presente trabalho oferece um panorama sobre a evolução da trigonometria ao longo da história, destacando como alguns dos antigos sábios desenvolveram e empregaram os princípios que hoje conhecemos como a Trigonometria. Inicialmente, essa teoria foi fundamental para a determinação de distâncias inacessíveis e, com o tempo, passou a ser aplicada no estudo dos movimentos periódicos e na modelagem de diversos fenômenos naturais. Já no século IXX, com o estabelecimento das chamadas Series de Fourier, através das quais podemos expressar diversos tipos de funções como uma soma das funções trigonométricas básicas (seno e cosseno), a trigonometria revelou-se mais ainda como tema central e de grande relevância dentro da Matemática pura e aplicada. O presente trabalho também propõe uma abordagem alternativa a para o ensino da trigonometria no Ensino Médio. A proposta inclui uma transição gradual e lógica do estudo da trigonometria no triângulo retângulo para a trigonometria na circunferência trigonométrica. Esse método visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada e coesa da matéria, ligando eventos históricos com o uso prático dessa ferramenta ao longo de séculos. Através dessa abordagem, busca- se não apenas facilitar a compreensão dos conceitos trigonométricos, mas também despertar o interesse dos alunos pela historia e evolução dessa importante área da matemática, estimulando a sua curiosidade e despertando o seu interesse pelo tema.Dissertação Aprendendo geometria explorando o contexto e realidade do litoral do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Ferreira, José Ricardo de Lima; Klein, Viviane; http://lattes.cnpq.br/6226672144036658; Silva, Paulo Roberto Ferreira dos Santos; Lima, Annaxsuel Araújo deNeste trabalho, conduzido na Escola Municipal Vicência Castelo, localizada em Pipa, Tibau do Sul-RN, propomos uma abordagem inovadora para o ensino de Geometria, valorizando a experiência prática dos alunos. Iniciamos o texto explorando o conceito de etnomatemática e, em seguida, destacamos a relevância das malhas na construção dos conceitos das figuras geométricas, utilizando a tarrafa como objeto de estudo.Nossa investigação foca no estudo das figuras geométricas planas, ancorando-se na técnica dos pescadores para o conserto das redes. Propomos desafios práticos com as malhas, elaborados pelo autor da dissertação com base na experiência direta com os instrumentos de pesca. Além disso, examinamos a exploração dos espaços e formas a partir de imagens aéreas e a construção de plantas baixas, utilizando essas perspectivas para uma melhor compreensão espacial.A abordagem dos sólidos geométricos é facilitada pelo uso dos softwares GeoGebra e Tinkercad, bem como pela construção de modelos com areia da praia. O acompanhamento das atividades é detalhado através de uma rotina de estudo sistemática, e os resultados dos desempenhos dos alunos são apresentados por meio de gráficos, evidenciando o impacto das atividades práticas baseadas em sua vivência.Dissertação Técnicas (não) usuais de resolução de problemas: paridade, argumentos combinatórios, contagens duplas, invariância e colorimentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Cardoso, Valdir Belo; Silva, Carlos Alexandre Gomes da; http://lattes.cnpq.br/4707327291478702; Silva, Esteban Pereira da; Medeiros, Elthon John Rodrigues deO objetivo deste trabalho e abordar técnicas de resolução de problemas não usuais em contextos variados, explorando sua aplicação em argumentos combinatórios e contagens duplas para alunos do ensino básico. Ao examinar diferentes situações são destacados os métodos de contagem que envolvem invariantes, proporcionando uma compreensão mais profunda das propriedades matemáticas subjacentes. Além disso, a análise abrange a teoria dos colorimentos, ressaltando a importância das técnicas combinatórias na resolução de problemas relacionados à coloração de grafos. A interconexão entre paridade, argumentos combinatórios, contagens duplas, invariantes e colorimento e explorada para demonstrar a aplicabilidade desses conceitos em uma variedade de situações matemáticas, revelando as relações intrínsecas entre essas áreas.Dissertação A geometria analítica com a aplicação de vetores para a resolução de problemas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-22) Silva, Rodrigo Samir Lopes Martins da; Pereira, Edgar Silva; http://lattes.cnpq.br/0470193971644313; http://lattes.cnpq.br/1097657548282189; Santana, Fagner Lemos de; Costa, Otto Augusto de MoraisO presente trabalho tem o objetivo de mostrar que a utilização de vetores no estudo de Geometria Analítica no ensino médio, apresenta uma vantagem em não só simplificar o entendimento dos conceitos e demonstrações, como também agilizar a resolução de problemas, otimizando o tempo - um fator muito relevante em concursos como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O trabalho destaca que a grande maioria dos livros didáticos de matemática disponíveis não trata desse assunto com a abordagem necessária nem tampouco vetorial, com isso, este trabalho pode ser usado por professores, estudantes olímpicos, de pós graduação, de graduação e para aqueles que almejam concursos militares ou que desejam aprender mais sobre geometria analítica e vetores. Nesta dissertação, fizemos um apanhado histórico sobre a geometria analítica, da sua origem até os dias atuais, desenvolvemos a teoria básica de geometria analítica até retas, e o estudo básico de vetores até produto vetorial. Para esse objetivo utilizamos o software Geogebra para representar e elucidar algumas representações geométricas e vetoriais a fim de uma total compreensão sobre tal tópico.Dissertação Indução matemática na prova de fórmulas combinatórias: dos livros didáticos à sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Silva, Alberto de Sousa e; Guimarães, Alan de Araújo; Guimarães, Alan de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6286902372305694; http://lattes.cnpq.br/7118367063954402; Ferreira, Debora Borges; Cunha, Enai Taveira daA indução matemática é uma técnica de demonstração extremamente importante e útil na prova de resultados em várias áreas da matemática, como teoria dos números, combinatória, geometria, entre outras. No entanto, atualmente, essa técnica não é amplamente ensinada ou explorada no contexto do ensino médio. Diante disso, o objetivo central deste trabalho é propor a utilização da indução matemática nesse nível de ensino, especificamente no estudo de análise combinatória (binômio de Newton e triângulo de Pascal). Para alcançar esse objetivo, inicialmente selecionamos quatro coleções de livros didáticos do ensino médio e realizamos uma análise crítica de como esses livros abordam os conceitos mencionados. Escolhemos propositalmente coleções de décadas distintas, evidenciando a mudança de abordagem ao longo de um período de trinta anos. Concluímos o trabalho apresentando uma sequência didática que permite ao docente utilizar a indução matemática em sala de aula para a prova de fórmulas combinatórias (teorema do binômio de Newton e teoremas do triângulo de Pascal), com o objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos de combinatória mencionados para estudantes do segundo ano do ensino médio. A abordagem adotada em nossa sequência didática contrasta com as abordagens tradicionalmente encontradas nos livros analisados do ensino médio. Nosso trabalho destina-se a professores do ensino básico e demais interessados no assunto.Dissertação Explorando operações: o uso do Construct 3 para produção de jogos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-21) Souza, Adriano Marques de; Duarte, Ronaldo César; Borjas, Santos Demetrio Miranda; http://lattes.cnpq.br/0322664441555339; http://lattes.cnpq.br/8128192359735977; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; Assis, Márcia Maria Alves deEste trabalho propõe uma metodologia de ensino para a aprendizagem de matemática utilizando o jogo ”Explorando Operações”, que envolve o cálculo das quatro operações básicas. A proposta para aplicação do jogo é realizada de maneira gamificada, inserida em uma sequência didática estruturada. Esta proposta surge como resposta aos baixos índices de proficiência em matemática no ensino básico, enfatizando a validade das metodologias ativas como uma alternativa eficaz de ensino para os estudantes. O trabalho apresenta a engine1 Construct 3 como uma ferramenta para a produção de jogos educativos ou como uma proposta de atividade pratica com os alunos. Além disso, e relatada uma experiência bem-sucedida de utilização do Construct 3 em sala de aula, demonstrando os benefícios e a eficácia desta abordagem no processo de ensino-aprendizagem.Dissertação Uma proposta pedagógica para melhorar a aprendizagem e os resultados do SIMAIS em matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Andrade, Francisco de Assis de Oliveira; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; http://lattes.cnpq.br/5600031254490919; Lopes, Jaques Silveira; Bezerra, Maria da Conceição AlvesO presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto de uma proposta pedagógica baseada nas Metodologias Ativas da Aprendizagem nos resultados do SIMAIS/RN na área de Matemática. Assim, a pesquisa está focada em melhorar a aprendizagem e os resultados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional do Rio Grande do Norte, SIMAIS/RN em Matemática, especificamente na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, localizada no Município de Guamaré/RN. Para isto, propomos uma intervenção pedagógica baseada em um planejamento integrador de aprendizagem para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas e resgatar o interesse pela Matemática. A Educação Matemática enfrenta desafios significativos no contexto atual, onde a motivação e o interesse dos alunos são frequentemente afetados por métodos de ensino tradicionais e desatualizados. O trabalho em questão aborda essa realidade com uma proposta pedagógica destinada a revitalizar o ensino de Matemática na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, com foco especial nos resultados do SIMAIS/RN. A pesquisa identifica a necessidade de uma intervenção pedagógica que vá além do currículo padrão, incorporando Metodologias Ativas de Aprendizagem para engajar os alunos de maneira mais eficaz. O estudo adota uma abordagem mista, combinado análise quantitativa e qualitativa para avaliar o impacto das estratégias implementadas. Os resultados discutidos revelam um aumento significativo no desempenho dos alunos nas avaliações do SIMAIS/RN após a concretização da intervenção pedagógica. Ademais, observou-se um aumento no interesse dos alunos pela Matemática, indicado por uma maior participação nas atividades propostas e um feedback positivo. A intervenção sugerida demonstrou ser uma estratégia adequada para melhorar, não apenas os resultados acadêmicos, mas também para resgatar o interesse dos alunos pela disciplina.Dissertação Metodologias ativas: propostas pedagógicas no ensino de matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-28) Silva, Alexandre Kenyson Oliveira da; Silva, Esteban Pereira da; https://orcid.org/0000-0001-9002-4919; http://lattes.cnpq.br/8085933568620489; http://lattes.cnpq.br/2542816167596349; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Clemente, Rodrigo GenuinoNeste trabalho, abordaremos as Metodologias Ativas como Propostas Pedagógicas no Ensino de Matemática. Diante da desmotivação evidente dos alunos nas aulas convencionais e das dificuldades no ensino/aprendizagem da disciplina, indicamos a exploração de caminhos que levam em consideração a atual dinâmica educacional, considerando a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como parte inerente e que desempenha um papel fundamental. Este trabalho tem por objetivo auxiliar os professores de matemática a enfrentarem os desafios da atualidade, oferecendo suporte em sua prática, ao apresentar as metodologias ativas como uma abordagem revitalizadora, combinada com estratégias de comunicação e informação. Isso permite a oferta de intervenções concretas no processo de ensino/aprendizagem do qual enfatizamos a importância do engajamento ativo dos alunos nesse cenário transformador, fornecendo propostas práticas para tornar a educação matemática mais acessível e estimulante.Dissertação Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Ramos, Débora Cristina Silva; Campos, Viviane Simioli Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; Lima, Romildo Nascimento de; Duarte, Ronaldo César; http://lattes.cnpq.br/0322664441555339Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de ensino de Probabilidade para a Educação Básica, visando contribuir com a prática docente em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma descrição sobre a construção histórica e definição conceitual da função de probabilidade e oportunizamos aos professores propostas didáticas a partir da elaboração de oficinas e atividades. A motivação da escolha do tema foi que, embora conste nos documentos que orientam o ensino no país, o ensino de Probabilidade não ocorre de maneira efetiva na Educação Básica, muitas vezes porque os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental não se sentem preparados ou não tiveram formação para isso e os livros didáticos são muitas vezes de qualidade insatisfatória.Dissertação Ensino de análise combinatória e probabilidade usando jogos de azar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-27) Maia, Braulio Lins de Medeiros; Duarte, Ronaldo César; http://lattes.cnpq.br/0322664441555339; Ferreira, Débora Borges; https://orcid.org/0000-0002-7677-3136; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; Assis, Márcia Maria Alves deNeste trabalho, apresentamos um pouco sobre os jogos de azar e sua importância para o surgimento e desenvolvimento de conceitos importantes da matemática, como é o caso, dos problemas de contagem e probabilidade. Esses conceitos são de grande relevância em diversas áreas do conhecimento humano, servindo a estudos nos campos da computação, estatística, química, biologia, etc. Realizamos um estudo sobre o Jogo do Bicho, sua historia, funcionamento e aspectos jurídicos. Logo em seguida, realizamos um estudo bibliográfico sobre o uso dos jogos no ensino da matemática e suas potencialidades didáticas. Analisamos o Jogo do Bicho sob a ótica da matemática, da Análise Combinatória e probabilidade. Fazemos também um estudo sobre outro jogo de azar popular, a Mega-Sena. Visando o uso dos jogos de azar como ferramenta de ensino de matemática, propomos sequências didáticas para o ensino de conceitos de combinatória e probabilidade. Usamos entendimentos mais simples de contagem, como o princípio multiplicativo, e também, introduzimos estudos mais elaborados em exercícios que envolvam combinações com repetição e aplicações da esperança matemática.Dissertação Probabilidade e esperança matemática em jogos de loteria: mobilizando conhecimentos e criatividade dos estudantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-07) Torres, Antônio Fábio do Nascimento; Ferreira, Débora Borges; https://orcid.org/0000-0002-7677-3136; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; http://lattes.cnpq.br/0756484305239099; Guimarães, Alan de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6286902372305694; Costa, Otto Augusto de MoraisA presente pesquisa tem como tema a utilização de jogos de azar, em especial de loteria, como auxiliares na aprendizagem de probabilidade, tendo em vista a notória dificuldade dos estudantes do ensino básico neste conteúdo. A pesquisa teve como participantes alunos do ensino médio integrado do IFRN, campus São Paulo do Potengi, e teve como objetivo geral estimular a aprendizagem em probabilidade a partir da criação de jogos de loteria. O percurso metodológico utilizado foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa os estudantes responderam um questionário aberto contendo problemas envolvendo as loterias Dia de Sorte e + Milionária, ambas administradas pela Caixa Econômica Federal; SPP da Sorte, jogo de azar bastante popular na região do Potengi; e a Lotoemoji, criada pelos pesquisadores. A análise das respostas foi feita a partir de análise de erros na perspectiva de Cury (2009), onde se pôde constatar as dificuldades que os participantes apresentavam. Nessa primeira etapa foi possível discutir também o conceito e a interpretação da esperança matemática do lucro aplicada a jogos de aposta. A segunda etapa da pesquisa se constituiu em um momento em que os estudantes deveriam criar seus próprios jogos, com a mediação dos pesquisadores, tendo como requisitos as definições das variáveis preço, faixas de premiação, regras do jogo e as probabilidades de ganhar. Da análise das criações foi possível perceber que para alguns deles houve um aparente avanço na superação das dificuldades no conteúdo. Nas falas dos próprios estudantes, a criação dos jogos foi um momento prático que possibilitou a eles um melhor entendimento de probabilidade.Dissertação Uma proposta de estimação da proficiência em matemática dos participantes do Proitec 2022, utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-22) Viana, Gleiferson de Lima; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; http://lattes.cnpq.br/8588637237592597; Ferreira, Debora Borges; https://orcid.org/0000-0002-7677-3136; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; Marques, Thiago ValentimAo avaliar o conhecimento de um estudante é importante que se priorize o seu desenvolvimento, por meio dos resultados e reflexões que o teste proporciona para a construção do conhecimento desse estudante. Uma boa metodologia de avaliação possibilita identificar, compreender, interpretar e situar as habilidades que o estudante domina. No campo da medição de habilidades há predomínio de duas teorias, a saber, a Teoria Clássica dos Testes (TCT), na qual as interpretações e análises estão sempre associadas ao teste como um todo, e a Teoria de Resposta ao Item (TRI), cujo foco das análises concentra-se nos itens. O objetivo desse trabalho é estimar o nível de proficiência dos estudantes que realizaram a prova de Matemática do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec) 2022, utilizando-se a TCT e TRI. Além disso, este trabalho propôs a discussão sobre a aplicação da TRI nos processos seletivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), como proposta de aprimoramento dos métodos já existentes. A metodologia utilizada consistiu na calibração dos itens de Matemática, na estimação da proficiência dos respondentes, na construção de um mapa de itens, que permitiu identificar quais habilidades os estudantes dominam, e na atribuição de uma nota dentro da mesma escala utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados mostraram que a construção de modelos de avaliação que utilizam a TRI no âmbito do IFRN é viável, desde que sejam seguidas todas as etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Espera-se, portanto, que este trabalho possa contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, em particular no âmbito do IFRN, ao considerar a utilização da TRI como modelo de avaliação capaz de mensurar a proficiência dos estudantes de maneira mais eficiente.Dissertação Laplace sem equiprobabilidade é um erro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Costa, Gabriel Garcia da; Pereira, André Gustavo Campos; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; http://lattes.cnpq.br/1676663743328110; Santos, Carlos Alberto Pereira dos; Santana, Fagner Lemos de; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983Laplace sem equiprobabilidade é um exemplo do que não se deve fazer em Matemática, é usar uma definição onde ela não se aplica. Pereira et al. (2020) fez um estudo minuncioso e comprovou que a definição de probabilidade mais utilizada nos livros adotados, não apenas nos Ensinos Fundamental e Médio mas também nas dissertações do PROFMAT, é a definição clássica apresentada por Laplace (1749-1827). No entanto, o trabalho chama atenção que, em inúmeras dessas bibliografias estudadas, a hipótese fundamental de equiprobabilidade para a aplicação da definição clássica nem ao menos é mencionada. O objetivo desse trabalho ´e mostrar os erros que se comete ao usar a definição de probabilidade de Laplace quando não se tem equiprobabilidade. Destacando diversas situações onde nosso espaço amostral é não equiprovável e exemplos de variáveis aleatórias que podem induzir um novo espaço amostral em um experimento aleatório tanto equiprovável como não equiprovável.Dissertação A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Oliveira, Francisco José Marinho de; Lopes, Jaques Silveira; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448; http://lattes.cnpq.br/5575266297595467; Assis, Márcia Maria Alves de; Duarte, Ronaldo CésarDiante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram varias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porem, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa pesquisa tem como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver uma proposta de sugestão ao de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados a vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligação entre Educação e Matemática Financeira.Dissertação Ensino e aprendizagem da matemática na educação básica utilizando tecnologias e desenvolvendo pensamento computacional: abordagem com Scratch, Portugol, Python e Geogebra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Galvão, Marcos César Cabral; Lima, Ronaldo Freire de; http://lattes.cnpq.br/3978672890268278; http://lattes.cnpq.br/4993843629967892; Silva, Carlos Alexandre Gomes da; http://lattes.cnpq.br/4707327291478702; Santana, Fagner Lemos de; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Freitas, Joaquim Elias de; http://lattes.cnpq.br/6051109030233375Este trabalho propõe formas de utilizar programas de computadores para ensino e aprendizagem da matemática desenvolvendo o pensamento computacional. As modalidades propostas são “Laboratório de Matemática”, “Jogos e Gamificação” e “Construção de Algoritmos e Programação”. As duas primeiras são conceituadas e têm seus usos justificados, tendo Laboratório de Matemática exemplos com o software Geogebra nas modalidades Geogebra Calculadora Gráfica para estudo do comportamento de uma função quadrática, Geogebra Geometria para estudo de polígonos regulares circuncêntricos e Geogebra CAS (Computer Algebra System) - para fatorar alguns Números de Fermat e Mersenne. A modalidade Construção de Algoritmos e Programação é explorada de forma mais exaustiva com o Scratch, Portugol e Python. Geometria é abordada com a proposta Construcionista de Papert, de forma similar à Geometria da Tartaruga da linguagem LOGO, em construções de triângulos, quadrados e polígonos regulares. A Lógica Matemática desenvolvida por Boole e De Morgan é abordada com Diagramas de Venn e tem importância destacada para construções de expressões das estruturas de controle condicionais e de repetições que controlam fluxos em algoritmos e programas. O Triângulo de Pascal é utilizado como elemento matemático motivador para exploração de sequências, dentre elas: soma dos naturais e de Fibonacci que são desenvolvidas computacionalmente nas formas iterativas e recursivas. Divisibilidade, números primos e compostos, Crivo de Eratóstenes, Algoritmo de Euclides para cálculo do Máximo Divisor Comum - MDC, Teorema Fundamental da Aritmética e Fatoração, Sistemas de Numeração nas Bases Binária, Decimal e Hexadecimal são alguns dos algoritmos discutidos e implementados em Scratch, Portugol e Python.