Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
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Livro Ergonomia visual na leitura em telas: tipografia como tecnologia assistiva(Caule Papiro, 0013-06-25) Santa Rosa, José Guilherme; Yamaguchi, Márcia; Teixeira, Yanna Beatriz de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; https://orcid.org/0009-0002-5821-9972A obra "Ergonomia visual na leitura em telas: tipografia como tecnologia assistiva" apresenta aspectos teóricos e práticos a respeito do uso de tipografia como recurso de tecnologia assistiva para o design digital em leitura em telas. Para tanto, são discutidos os seguintes temas: usabilidade e acessibilidade digital; dislexia, autonomia e interação; tipografias acessíveis para pessoas com dislexia; pesquisas e recomendações em tipografias para acessibilidade e outras tecnologias assistivas digitais para pessoas com dislexiaLivro Estudo preliminar sobre o grupo endogâmico do Amarelão(UFRN/CCHLA; MCC: Fundação Projeto Rondon, 1982) Pacheco, Cleudia Bezerra; Rocha, Raimundo TeixeiraPesquisa de campo entre a população de regime interétnico do estado do Rio Grande do Norte, com objetivo de elaborar um diagnóstico socioeconômico e cultural da população do Amarelão. Trabalho colaborativo entre o Departamento de Geografia, Museu Câmara Cascudo e Fundação Projeto RondonArtigo Os paradoxos de Prior e o calculo proposicional deôntico relevante E¹(UFRN: CCHLA, 1996) Cruz, Ângela Maria Paiva,Artigo Sobre o tempo(Principios: Revista de Filosofia, 1998) Bonaccini, Juan AdolfoArtigo The ethics of gender in Milton's paradise lost(Principios: Revista de Filosofia, 1998) Erickson, Sandra S. FernandesArtigo Vozes da tradição: reflexões preliminares sobre o tratamento do texto narrativo em antropologia(1999) Cavignac, Julie AntoinetteO estudo da literatura oral, que durante muito tempo apaixonou os folcloristas e os historiadores, ficou fora dos grandes questionamentos antropológicos, Hoje, com o surgimento das investigações sobre memória, aparecem, durante o exercício da rememoração, narrativas multiformes, difíceis de serem manipuladas pelo pesquisador – que muitas vezes as ignoram. A reflexão que propomos aqui visa levantar problemas ligados aos aspectos teórico-metodológicos da análise das formas narrativas numa perspectiva antropológica. Pensamos que a análise comparada dos textos da tradição oral e dos resultados da pesquisa etnográfica, permite descrever os pontos fortes da cultura estudadaArtigo Violência e sagrado: o que no criminoso anuncia o santo?(2000-09) Freitas, Eliane Tania Martins deArtigo Destinos migrantes: representações simbólicas, histórias de vida e narrativas(2001) Cavignac, Julie AntoinetteEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 1995 sobre a memória e as produções narrativas de migrantes oriundos do interior do Rio Grande do Norte, atualmente residindo na Zona Norte da capital do Estado, Natal. O texto apresenta inicialmente o processo de formação da Zona Norte e os fenômenos migratórios existentes na região, para em seguida analisar as histórias contadas pelos migrantes. Se o corpus narrativo tradicional tende a desaparecer no contexto urbano, novas temáticas surgem. Assim, por meio da análise das produções narrativas dos migrantes, é possível avaliar as transformações da cultura ‘tradicional’. O artigo procura mostrar que a importância dada às chamadas “histórias de antigamente” e as referências a essas narrativas encontradas no discurso dependem da situação das pessoas no novo local de vidaArtigo Espaço, tempo e a cidade cinemática(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2002) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo discute o conceito de "compreensão do tempo-espaço" (time-space compression), desenvolvido por David Harvey, estabelecendo assim o referencial teórico para discussão sobre cidade e cinema. Discutindo a maneira pela qual os filmes utilizam a imagem do espaço urbano como estruturas narracionais levará ao entendimento de como e por que a cidade cinemática - e também a cidade concreta - deve ser entendida dentro de um contexto mais amplo formado por um conjunto de representações. O entendimento dos conceitos de espaço e tempo - real e imaginário - é crucial. O principal objetivo desse artigo é, portanto, promover o entendimento de como as imagens da cidade são tematizadas como estruturas de significação cinema. Tendo estabelecido as relações entre o espaço e o tempo e a condição fílmica, o conceito da cidade cinemática é então definido.Artigo A cena espetacular: cinema e arquitetura urbana na contemporaneidade(Universidade Federal de Uberlândia, 2002) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daDe uma maneira geral, o cinema contemporâneo tem fornecido uma verdadeira “visão artificial” da arquitetura urbana produzindo no espectador formas de percepção e sentimento do mundo que têm relação direta com um complexo sistema de representação. Este, subordinado continuamente ao processo de organização de poder e à sistematização de imagens impostas pela mídia, suas tecnologias, e seu modo de produção e circulação de clichês que reproduzem “verdades preestabelecidas”. Em acordo, este artigo discute os conceitos de pósmodernismo e espetacularidade no contexto da construção imagética do espaço arquitetônico da cidade contemporânea no cinema, através da análise da tendência estética e narrativa do cinema americano contemporâneo em construir “cenas espetaculares”. Esse artigo busca entender como essa tendência repercute na construção de uma nova estética fílmica de representação do espaço urbano.Artigo O discurso expositivo escrito no ensino fundamental: um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos(Revista do GELNE, 2002) Passeggi, Luis Álvaro SgadariArtigo A etnicidade encoberta: ‘Índios’ e ‘Negros’ no Rio Grande do Norte(2003) Cavignac, Julie AntoinetteNos estudos sobre o Rio Grande do Norte, as referências às identidades diferenciais são discretas: os ‘índios’ e os ‘negros’ foram relegados ao segundo plano pelos historiadores e a questão não foi investigada sistematicamente pelos antropólogos apesar da multiplicidade das atuações – as populações indígenas aldeadas nas missões do litoral ou, no sertão, resistindo à pressão da sociedade colonial, o etnocidio, as deportações, o apagamento dos registros oficiais, os diferentes estatutos dos escravos, as comunidades quilombolas, as estratégias de sobrevivência, etc. Nas representações nativas do passado, percebemos também um apagamento dos principais atores da história colonial. Para entender essas ausências visíveis tanto na produção acadêmica quanto nas representações coletivas, propomos uma reflexão crítica da literatura, associada a uma revisão da história indígena e do passado escravocrata do Rio Grande do Norte, levando em conta o fato que pouco se sabe da realidade sócio-cultural em que as populações se encontraram ao longo dos séculos, pois foram englobadas em categorias genéricas, elaboradas historicamente. Através deste esforço de síntese visando a reunir as informações sobre as populações marginalizadas social e ideologicamente, pretendemos também abrir pistas de investigações a serem trilhadas por antropólogos e historiadores.Artigo A experiência do corpo na dança butô: indicadores para pensar a educação(Universidade de São Paulo, faculdade de educação, 2004) Nóbrega, Terezinha Petrúcia da; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira MarquesArtigo Identidade em Caucaia: etnografia e vicissitudes de uma perícia antropológica(2004) Valle, Carlos Guilherme Octaviano doArtigo Da atividade dialógica: aspectos lógicos(Revista Vivência (UFRN), 2004) Lycurgo, Tassos,; Cruz, Ângela Maria PaivaArtigo Treinamento da ginástica rítmica: reflexões estéticas(Colégio Brasileiro de Ciencias do Esporte, 2004) Porpino, Karenine de OliveiraArtigo Sistema alimentar e patrimônio imaterial: o chouriço no Seridó(2005) Cavignac, Julie Antoinette; Dantas, Maria IsabelO artigo apresenta dados etnográficos da festa da matança de porco e da produção de um doce – o chouriço na região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Apresentado como um dos elementos definidores da identidade seridoense, o doce é analisado aqui como patrimônio imaterial. Se o consumo de alimentos está ligado a espaços, tempos, práticas, situações e comportamentos coletivamente vividos e imaginados, com a análise dessa prática alimentar, temos a oportunidade de explorar um sistema alimentar que informa sobre a organização e a lógica simbólica da sociedade sertaneja: é a ocasião de trocas, distribuições e retribuições quando se realiza o exercício da reciprocidade, apesar de esses alimentos serem revestidos de tabus e interdições. Durante a festa é possível percebermos elementos do sistema simbólico local (valores, crenças, representações e tabus) e dos aspectos sociais. O forte simbolismo que envolve a carne de porco e o sangue, bem como a sua ingestão, está relacionado a fatores simbólicos, sociais e imaginários. Fatores estes responsáveis pela transformação de alimentos proibidos em “alimentos-dádiva” que são capazes de gerar relações sociais e revelar uma cultura tradicional ainda performativa.Artigo Compreendendo a dança do Torém: visões de folclore, ritual e tradição entre os Tremembé do Ceará(2005) Valle, Carlos Guilherme Octaviano doArtigo De 'herdeiros' a 'quilombolas': identidades em conflito (Sibaúma - RN)(2006) Cavignac, Julie AntoinetteArtigo A cidade como cinema existencial(Universidade Federal da Bahia, 2006) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse trabalho explora formas de representação da experiência urbana em filmes sob diferentes perspectivas teóricas. Na primeira parte, será apresentada uma discussão sobre a recente produção acadêmica resultante do interesse na discussão sobre a relação cidade e cinema para que se estabeleçam parâmetros para a discussão sobre os conceitos de cidade, iconografia e imagem urbana. São esses conceitos que, na segunda parte desse trabalho, darão suporte à análise da representação do espaço urbano construída pelo filme brasileiro Redentor (Cláudio Torres, 2004). A análise fílmica apresentada aqui assinala para o fato de que há, na cultura contemporânea, uma nova maneira, muito particular, de formar, e de constituir os sujeitos sociais e sua prática urbana cotidiana, pelo menos no que se refere ao contexto da representação do espaço urbano no cinema brasileiro reconhecido como o “da retomada”.