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Navegando por Autor "Sampaio, Luciano Menezes Bezerra"

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    Dissertação
    Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Soares, Ana Maria Jerônimo; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8720694973258099; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Tannuri-Pianto, Maria Eduarda; Oliveira, Renato Lima de
    O impacto de Ações Afirmativas (AA) para acesso ao ensino superior está em pauta em todo o mundo, visto que tais políticas incentivam a escolaridade de grupos minoritários e afetam as vidas de indivíduos historicamente desfavorecidos. Nesta perspectiva, frequentar a universidade aumenta o acesso das minorias à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), bem como à diversidade e inovação, podendo ser um fator relevante na idealização de empreendimentos. Todavia, existem poucas evidências empíricas acerca do efeito de frequentar uma universidade de excelência sobre a probabilidade de tornar-se um empreendedor. Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar se a bonificação (pontuação adicional) para admissão em uma universidade brasileira está positivamente relacionada à probabilidade de um indivíduo iniciar um novo negócio. A política analisada consiste no Argumento de Inclusão (AI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que adicionava 10% à nota no processo seletivo para estudantes egressos de escolas públicas até o ano de 2012. Como estratégia de análise foi utilizado o método de Regression Discontinuity Design (RDD) em um conjunto de dados que combina a candidatura à UFRN entre 2010 e 2012 com informações de abertura e sociedade em empresas, disponibilizadas pela Receita Federal até 2021 (cobrindo o período a partir do ingresso na UFRN e considerando até cinco anos após a formação), e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2017) do Ministério do Trabalho e Emprego. Em síntese, não foram identificados efeitos estatisticamente significantes de frequentar a UFRN, beneficiado pela política, sobre a probabilidade de empreender. No entanto, ao restringir a análise ano a ano, os coeficientes se alteram apenas para 2010, havendo, portanto, um efeito negativo significante, indicando que os beneficiados pela política que ingressaram na UFRN no referido ano apresentam redução na probabilidade de empreender. Ademais, os resultados de uma análise adicional mostram que candidatos elegíveis, especificamente do gênero masculino, que ingressaram na universidade por meio da política tiveram um aumento nos anos de educação e na probabilidade de concluir a faculdade, logo, a formação acadêmica pode gerar perspectivas futuras de empregos formais, aumentando o custo de oportunidade de empreender.
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    Dissertação
    A adoção de práticas de governança corporativa por empresas estatais brasileiras: um panorama da implementação da Lei nº 13.303/16 - Lei das estatais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-22) Lima, Alexandre do Vale; Carvalho, Anne Emilia Costa; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; ; Fontes Filho, Joaquim Rubens; ; http://lattes.cnpq.br/3818385640376862; Freitas Neto, Raimundo Marciano de; ; http://lattes.cnpq.br/8096228816976057
    A governança corporativa tem obtido notório espaço no interesse governamental e acadêmico nos últimos anos, sendo vista como uma ferramenta para prevenção de crises econômicas através do aumento na confiabilidade das empresas. No Brasil, após sucessivos casos de corrupção envolvendo empresas estatais, foi promulgada a Lei 13.303/16, conhecida como Lei de Responsabilidade das Estatais, que traz uma série de dispositivos em prol de uma melhora na governança corporativa das empresas estatais brasileiras. Tendo em vista este cenário, este trabalho buscou avaliar a adoção da nova legislação sobre dois aspectos: o alinhamento do regulamento em relação a princípios internacionais de governança e a dinâmica de implementação das práticas pelas empresas. Se utilizando do documento “Diretrizes da OCDE de Governança Corporativa para Empresas Estatais”, publicada em 2015 e da 5ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa produzido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), como base referencial, o estudo realizou uma análise de convergência de 65 práticas de governança trazidas pela nova legislação e em um segundo momento avaliou 23 empresas estatais com ações em circulação na B3 em relação a implementação de 47 práticas instituídas pela lei tendo como base um indicador baseado no IG-SEST. Os resultados obtidos validam estudos anteriores ao concluir que a Lei 13.303/16 em grande parte está aderente às melhores práticas internacionais da área de governança corporativa, porém amplia o conhecimento adquirido ao identificar pontos onde a legislação não possui o alinhamento com o preconizado nos documentos de referência da área, como por exemplo a falta uma política de remuneração variável para administradores e independência apenas parcial do comitê de auditoria. Em relação a implementação das práticas por parte das empresas, a apuração do indicador de governança (IG-SEST Ajustado) indica que a implementação da legislação se deu em sua grande parte, contudo foram identificadas práticas e empresas com atraso na implementação. Como produto, tem-se ainda constatações de distinções entre empresas de diferentes setores, esferas de controle e porte, e por fim a conclusão de que as empresas estatais brasileiras possuem uma tendência a adoção reativa de práticas de governança, sendo o modelo de lei rígida(hard law) mais adequado para consecução do objetivo de se incrementar o nível de governança corporativa destas empresas no Brasil.
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    Tese
    Análise da eficiência de contratos de serviços de elevada especificidade terceirizados pela petrobras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-05) Costa, Antonio Rufino da; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/5514239813983412; Alves, Janaina da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8841368848220253; Padula, Antônio Domingos; ; http://lattes.cnpq.br/3203712465096936; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Ramos, Francisco de Souza;
    A definição das fronteiras da firma é tema que tem ocupado os teóricos organizacionais há bastante tempo, sendo o trabalho seminal de Coase (1937) apontado como desencadeador de uma evolução teórica, com ênfase nas estruturas de governança, que desemboca numa moderna teoria dos contratos incompletos. A Economia dos Custos de Transação (ECT) e a Teoria da Agência surgem dentro desta evolução, sendo bastante utilizadas em estudos associados ao tema. Empiricamente, a Análise Envoltória de Dados (DEA) vem se firmando como ferramenta adequada para análises de eficiência. Embora a ECT argumente que ativos específicos devam ser internalizados, estudos recentes fora do mainstream da teoria mostram que, muitas vezes, as firmas podem decidir, por motivos diversos, contratá-los no mercado. As pesquisas sobre custos de transação deparam-se, com a indisponibilidade de informações e com dificuldades metodológicas para medição de suas variáveis críticas. Existe, ainda, a necessidade de aprofundamento metodológico. O referencial teórico contempla trabalhos clássicos da ECT e da Teoria da Agência, mas também trabalhos mais recentes, fora do mainstream da ECT, que alertam para a existência de estratégias no uso de ativos específicos não necessariamente alinhadas com as ideias clássicas da ECT. A indústria petrolífera brasileira é o foco da tese, que teve como objetivo avaliar a eficiência dos contratos de serviços de elevada especificidade terceirizados pela Petrobras. Para tanto, foram feitas a categorização dos serviços terceirizados quanto à especificidade e a descrição dos serviços de mais elevada especificidade. Na sequência, foi verificada a existência de relação entre a especificidade dos serviços e uma série de variáveis, encontrando-se resultados divergentes do que prega o mainstream da ECT. Em seguida, foi elaborado um modelo DEA para análise de eficiência na utilização de serviços de sondas de perfuração terrestres, identificado entre os de mais elevada especificidade. O passo seguinte foi a aplicação do modelo para medição da eficiência dos contratos de sondas. Por fim, foi verificada a existência de relação entre a eficiência dos contratos e uma série de variáveis encontrando-se, mais uma vez, resultados não condizentes com o mainstream da teoria. No tocante à análise de eficiência dos contratos de sonda, o modelo elaborado é compatível com o que se encontra em produções acadêmicas sobre eficiência de sondas. Os resultados quanto à eficiência mostram um largo espectro de escores, com eficiências que variam de 31,79% a 100%, sendo baixa a eficiência média da amostra. Há consonância entre os resultados do modelo e as práticas adotadas pela Petrobras. Os resultados reforçam a posição da DEA como ferramenta importante nos estudos de eficiência, com possibilidade de uso para análise de outros tipos de contratos. Em termos de achados teóricos, os resultados reforçam os argumentos de que existem situações em que as estratégias das organizações, no que se referem à utilização de ativos e serviços de elevada especificidade, não seguem necessariamente o que é preconizado pelo mainstream da ECT
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    Dissertação
    Análise da relação entre a violência no entorno residencial sobre o desempenho acadêmico: o caso dos estudantes do IFRN (Campus Natal Central e Zona Norte)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-29) Torres, Catarina de Oliveira; Araújo, Júlia Rocha; Araújo, Júlia Rocha; http://lattes.cnpq.br/0379683983138440; http://lattes.cnpq.br/0379683983138440; http://lattes.cnpq.br/8101352311941058; André, Diego de Maria; https://orcid.org/0000-0003-3142-8336; http://lattes.cnpq.br/6480130040427049; Santos, Joebson Maurilio Alves dos; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra
    Os estudos que analisam o impacto da violência sobre o desempenho escolar tendem a analisar a violência dentro do contexto da escola ou no seu entorno, não fazendo qualquer menção à violência vivida pelos estudantes nas proximidades de sua residência. O presente trabalho inova ao tentar preencher essa lacuna. O objetivo do presente trabalho é analisar a relação entre o desempenho escolar e a violência observada no entorno residencial dos estudantes do IFRN Campus Natal Central e Zona Norte. Para alcançar tal objetivo, serão utilizadas duas bases de dados georreferenciadas em painel que permitirão traçar o perfil dos estudantes do IFRN e mapear a violência na cidade do Natal/RN. Por fim, serão utilizados os modelos de efeito fixo e o probit. O primeiro terá como variável resposta o desempenho dos alunos (IRA) e o segundo a dummy de aprovação do aluno.
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    Dissertação
    O argumento de inclusão enquanto política de acesso à universidade pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-17) Griner, Almog; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/5342103633483061; Sano, Hironobu; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Perobelli, Fernando Salgueiro; ; http://lattes.cnpq.br/0592576058333460
    Há uma série de evidências mostrando que a educação é de extrema relevância em várias dimensões econômicas e sociais. No Brasil, a educação é um direito assegurado pela Constituição Federal; no entanto, o direito às três etapas da educação básica: infantil, fundamental e médio está melhor respaldado e amparado do que o direito à educação em nível superior, na legislação brasileira. Segundo dados do censo da educação (INEP, 2009), 78% do total de matrículas no Ensino Superior encontram-se na rede privada, enquanto no Ensino Médio, verifica-se o inverso: 84% das matrículas estão na rede pública, o que mostra uma contradição no ingresso às universidades. O cenário brasileiro mostra que as universidades públicas recebem majoritariamente estudantes que tiveram melhor desempenho e foram preparados no ensino fundamental e médio em escolas particulares, enquanto as universidades privadas atendem aos estudantes que frequentaram o ensino básico em escolas públicas, caracterizadas como de baixa qualificação. Tais fatos têm levado pesquisadores a levantar os possíveis determinantes do desempenho de estudante em exames padronizados, como o vestibular, para orientar o desenvolvimento de políticas que visam à igualdade de acesso ao ensino superior. Buscando inspiração nos modelos norte-americanos de políticas de ação afirmativa, algumas universidades públicas brasileiras têm sugerido políticas de cotas para viabilizar e facilitar o ingresso das minorias (negros, pardos, índios, população de baixa renda, alunos de escolas públicas) ao ensino superior gratuito. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os primeiros incentivos aos candidatos oriundos de escolas públicas surgiram em 2006, sendo aprimorada e difundida nestes últimos 7 anos. Esta pesquisa teve por objetivo analisar e discutir o Argumento de Inclusão (AI) política de ação afirmativa que fornece pontuação adicional aos alunos provenientes de escolas públicas. A partir de uma ampla base de dados, foi usada a técnica dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e uma Regressão Quantílica considerando como controles as variáveis das características pessoais, socioeconômicas e escolares dos candidatos ao Vestibular 2010 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados mostram a importância deste sistema de incentivos, além da magnitude de outras variáveis
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    Tese
    Avaliação da efetividade do Programa de Alimentação do Trabalhador
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-17) Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/0148928535788097; Alves, Janaina da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8841368848220253; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Oliveira, Antonio Manuel Gouveia de; ; http://lattes.cnpq.br/0119633997550691; Veloso, Iracema Santos; ; http://lattes.cnpq.br/3384434924638207
    O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é referido como a principal política de Segurança Alimentar e Nutricional voltado para o atendimento das classes trabalhadoras e tem como objetivo a melhoria da situação nutricional dos trabalhadores. São atendidos atualmente pelo PAT cerca de 19 milhões de trabalhadores em todo o Brasil, o que dá uma ideia da sua dimensão e importância. No Rio Grande do Norte, estima-se que aproximadamente 120 mil trabalhadores sejam beneficiados. Ainda assim, não há registros de estudos de análise do Programa no Estado. Diante disso, a presente tese desenvolveu uma avaliação do Programa de Alimentação do Trabalhador no Rio Grande do Norte, tendo como objetivo avaliar o seu impacto sobre o estado nutricional dos trabalhadores beneficiados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa observacional, transversal e prospectiva com base numa amostra aleatória probabilística, estratificada, em multi-estágios e comparativa entre indústrias de pequeno e médio porte, do Setor de Transformação (têxteis, alimentos e bebidas, e minerais não-metálicos) do RN, divididas igualmente em dois grupos (PAT e Não PAT), num total de 26 empresas. As entrevistas foram realizadas por entrevistadores treinados e ocorreram de terça a sábado, entre setembro e dezembro de 2014, em cada empresa, em local definido para este fim. Foram coletados dados das empresas (de caracterização e de informações que se relacionem com os resultados almejados pelo Programa) e dos trabalhadores (informações pessoais, profissionais, antropométricas, de saúde, estilo de vida e do consumo alimentar do dia anterior). As informações obtidas foram organizadas em banco de dados no programa Microsoft Excel® e a análise estatística realizada pelo Stata® 11.0. Foram calculadas estimativas populacionais, para o RN, das características dos trabalhadores e das variáveis do estudo. As estimativas dos erros padrão foram corrigidas para o agrupamento dos trabalhadores em cada indústria, com base no coeficiente de correlação intraclasse; e para amostragem sem reposição, utilizando-se o fator de correção para populações finitas baseado no total de indústrias segundo o subsetor de atividade econômica no Estado e no total de trabalhadores de cada indústria selecionada para o estudo. A variável principal foi o IMC. As variáveis secundárias foram a circunferência abdominal, o diagnóstico nutricional, a ingestão calórica, a pressão arterial, as variáveis metabólicas e os indicadores de estilo de vida. O método estatístico utilizado foi a regressão linear de efeitos mistos hierárquica para as variáveis de intervalos e a regressão logística de efeitos mistos hierárquica para as variáveis binárias. As variáveis medidas em escalas ordinais foram analisadas por regressão logística ordinal ajustada para variáveis correlatas, adotando-se erros padrão robustos. Os resultados para as variáveis de intervalos, estão apresentados como estimativas pontuais e seus intervalos de confiança de 95%; e como odds-ratios e seus intervalos de confiança de 95% para as variáveis binárias. Para comparações simples entre proporções e entre médias foram usados, respectivamente, os testes exato de Fisher e o teste-t de Student. Foram consideradas estatisticamente significativas as diferenças com p<0,05. Todos os testes foram bicaudais. Foram entrevistados 1069 trabalhadores, sendo 541 do grupo PAT e 528 do grupo Não PAT com média de idade de 34,5 anos, sexo masculino foi predominante nos dois grupos, foram observadas diferenças significantes entre os grupos quanto ao grau de escolaridade, à renda superior a 1 SM e à formação específica para o cargo que ocupa na empresa. Os resultados demonstraram diferenças significantes entre o IMC dos trabalhadores beneficiados, que foram em média 0,989 kg/m2 mais elevado do que o IMC dos trabalhadores do grupo não PAT (p=0,002); e entre a CABd, cujas medidas dos trabalhadores do grupo PAT foram em média 1,528 cm maior (p<0,05). Maiores prevalências de sobrepeso e obesidade (p<0,001) e risco cardiovascular (p=0,038) foram constatadas no grupo PAT. Testes de possível efeito do PAT sobre indicadores de saúde (pressão arterial e indicadores metabólicos) e de estilo de vida (hábito de fumar, consumo de álcool e prática de atividade física) não foram significantes. Com relação à alimentação dos trabalhadores, foram significantes as diferenças no consumo alimentar de gordura saturada (almoço e consumo diário), sódio (almoço, demais refeições e consumo diário) e proteínas (Demais refeições e consumo diário), sendo o consumo desses nutrientes menor no grupo PAT. O estudo demonstrou um possível impacto positivo do PAT sobre o estado nutricional (IMC e CAbd) entre trabalhadores beneficiados. Não foram observados possíveis efeitos do Programa sobre os indicadores de estilo de vida pesquisados. Trabalhadores beneficiados apresentaram menor consumo de sódio, gordura saturada e proteína. Reconhece-se a relevância do PAT para essa parcela da sociedade e entende-se que, se ele tem alcance e impacto sobre a sua clientela, é possível que o desenvolvimento de ações de educação para a segurança alimentar e nutricional também possam exercer influência positiva.
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    Tese
    Avaliação da eficiência da educação primária no Brasil: abordagens para melhoria da gestão escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-29) Valle, Wallace Giovanni Rodrigues do; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-1632-3149; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; http://lattes.cnpq.br/3458069877946655; Costa, Edward Martins; Ramos, Francisco de Souza; Irffi, Guilherme Diniz; Silva, Lucas Borges Leal da
    O desenvolvimento da educação básica tem sido pautado por mecanismos que estimulam melhorias na qualidade e eficiência das instituições de ensino. A efetivação de políticas públicas, reestruturação das responsabilidades de cada esfera administrativa e implementação de sistemas de avaliação e fiscalização são alguns exemplos de como potencializar o desempenho educacional. No Brasil, o Plano Nacional de Educação (PNE) é um dos principais instrumentos para conduzir a educação, com base em diretrizes e metas. Relatórios de monitoramento do PNE destacam a deficiência no alcance da meta sete, relacionada à qualidade educacional. Essa meta visa, essencialmente, o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que deve atingir alvos intermediários (a cada dois anos). Devido às dificuldades em alinhar-se aos objetivos do PNE no prazo previsto (2024), os gestores públicos e escolares devem, então, buscar novas ações que auxiliem no alcance de melhorias. A medição do desempenho das escolas se destaca como um meio para fomentar essas mudanças, uma vez que permite avaliar padrões de performance, não só acadêmicos, mas também organizacionais. Desse modo, este trabalho pretende avaliar a eficiência de escolas primárias brasileiras, assim como sugerir abordagens que facilitem a gestão escolar e o crescimento da qualidade educacional. Com exceção da introdução e conclusão, os capítulos deste trabalho foram desenvolvidos de maneira independente e estruturados como artigos científicos, em que cada um é orientado por um objetivo específico. O capítulo 2 visa discutir a questão da eficiência escolar a partir de uma revisão sistemática da literatura acadêmica, explorando informações como técnicas e variáveis predominantes. Com base em uma amostra de 75 artigos, os resultados manifestaram o uso da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) como principal ferramenta de avaliação da eficiência escolar, sendo o contexto socioeconômico e a relação aluno-professor frequentemente associados aos modelos. O capítulo 3 pretende calcular e comparar a eficiência de escolas primárias brasileiras, definindo pontos de referência para as instituições ineficientes. Propõem-se quatro modelos DEA com diferentes combinações de variáveis e períodos. O DEA dependente de contexto também será utilizado para que as escolas mais distantes da fronteira de eficiência original obtenham metas práticas, por etapas. Em geral, constatou-se que a eficiência se torna mais baixa quando se faz uso do Ideb como output, podendo ser reduzida em até 21,7% em relação aos demais modelos que consideram como saídas as notas dos alunos em Português e Matemática. Apesar das metas inicialmente projetadas serem elevadas, as mudanças no contexto de avaliação acarretaram em valores intermediários menores e, consequentemente, mais fáceis de se atingir, mantendo o incentivo às instituições ineficientes. Por sua vez, utilizando regressão com dados em painel, o capítulo 4 tem o intuito de verificar a associação entre o tipo de dependência administrativa (estadual ou municipal) e a eficiência escolar, mensurada por um modelo DEA dinâmico. Identificou-se uma relação positiva quando as escolas estão sob domínio estadual, bem como quando localizadas em áreas urbanas. Por fim, concluiu-se que as abordagens sugeridas nos capítulos supracitados podem facilitar a gestão escolar (a nível organizacional e público) e permitem encaminhamentos para o avanço em direção à qualidade educacional.
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    TCC
    Avaliação da eficiência de hospitais públicos brasileiros e sua relação com a permanência segura do paciente em ambiente hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Araújo, Simone Silva de; Carvalho, Anne Emília Costa; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-1632-3149; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; Luz, Lucas Martorelli Gondim; http://lattes.cnpq.br/8213779190183623
    A eficiência hospitalar é de extrema importância para o processo de cuidado desenvolvido nos Hospitais. Quando considerado os hospitais públicos, principalmente sob a ótica das dificuldades de obtenção de insumos, é preciso que a qualidade das atividades realizadas não seja reduzida, ainda mais, porque o produto gerado corresponde a saúde de pacientes. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a eficiência técnica de hospitais públicos brasileiros e sua relação com a permanência segura dos pacientes nesses hospitais. Foi procedida a análise envoltória de dados (DEA), modelo BCC, com orientação a outputs para determinar os scores de eficiência dos 228 hospitais brasileiros analisados. Apenas 29 unidades foram consideradas eficientes. Foi aplicado correlação de Spearman para aferir a relação entre a eficiência e o Tempo Médio de Permanência (TMP) em leitos clínicos e cirúrgicos. Todos os objetivos do estudo foram atendidos, embora não tenha sido constatada uma relação estatisticamente significativa entre a eficiência e o TMP.
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    Dissertação
    Avaliação da eficiência dos programas de pós-graduação acadêmicos em Administração, Contabilidade e Turismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-17) Oliveira, Francimário Venâncio de; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/4218260613224346; Costa, Edward Martins da; ; Ramos, Francisco de Souza;
    A Avaliação Trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é feita de acordo com diversos indicadores, subdivididos em vários quesitos e itens, e respectivos pesos. Nestes é evidente a importância da produção científica em periódicos. Este estudo objetiva avaliar a eficiência relativa dos programas de pós-graduação acadêmicos em Administração, Contabilidade e Turismo avaliados pela CAPES no Brasil. A metodologia utilizou a Análise Envoltória de dados DEA (Data Envelopment Analysis). Os dados foram obtidos do site da CAPES e organizados pela pontuação Qualis. A análise foi realizada pelo método DEA de retornos variáveis à escala, orientado a produto (BCC-O), com dados dos triênios 2004-2006 e 2007-2009. Entre os principais resultados estão o aumento médio significativo da eficiência relativa dos programas no triênio 2007-2009 em relação ao triênio 2004-2006; a maior eficiência média dos programas vinculados a instituições públicas em relação às privadas; os programas com doutorado apresentam eficiência média acentuadamente maior que aqueles, apenas, com mestrado; e programas mais antigos no geral se mostraram mais eficientes. Constata-se ainda, correlação moderada e significativa entre os escores de eficiência e os conceitos CAPES. A análise do índice de Malmquist demonstrou que mais de 85% dos programas apresentaram aumento de produtividade. Destaca-se que o principal efeito que influencia o aumento do índice de Malmquist é o deslocamento da fronteira (Frontier-shift)
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    Dissertação
    Avaliando as escolas pelas suas competências: aplicação do DEA não discricionário para o ensino fundamental do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-27) Queiroz, Marcelo Victor Alves Bila; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/7583692128365771; Alves, Janaina da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8841368848220253; Sampaio, Breno Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/2977077512332193
    A educação formal, compreendida pelo processo gradual que ocorre na escola, tem como objetivo a aprendizagem de conhecimentos sistematizados e é de grande interesse da sociedade, pois beneficia seus indivíduos e acarreta em diversos efeitos positivos, como o aumento de produtividade e de bem-estar (JOHNES; JOHNES, 2007). Entender o que influencia o resultado educacional é tão importante quanto o resultado em si, porque permite gerir estas variáveis de forma a obter um melhor desempenho estudantil. Este trabalho faz uso da análise envoltória de dados (DEA) para comparar a eficiência das escolas do Rio Grande do Norte. Neste método nãoparamétrico, é construída uma fronteira de eficiência a partir das escolas que melhor usam os insumos definidos para gerar os produtos educacionais. Para tanto, os dados utilizados foram obtidos através da Prova Brasil e Censo Escolar do ano 2011 para as escolas públicas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte. Algumas das variáveis consideradas como insumos e produtos já foram obtidas diretamente destas bases – outras duas foram elaboradas, com uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) – são elas o índice socioeconômico e de infraestrutura escolar. Numa primeira etapa, foram comparados diversos modelos DEA, com alterações de variáveis de insumos. Em seguida, foi escolhido o modelo não discricionário para o qual foi aprofundada a análise de resultados. Os resultados mostraram que apenas sete escolas foram eficientes no 5° e 9° ano simultaneamente; não houve diferenças significativas entre a eficiência das escolas municipais e estaduais; bem como não houve diferenças entre escolas grandes e pequenas. Analisando os municípios, Mossoró se destacou em ambos os anos com maior proporção de escolas eficientes. Por fim, o trabalho sugere que, utilizando as projeções proporcionadas pelo método DEA, as escolas mais ineficientes conseguiriam alcançar a meta do IDEB em 2011, ou seja, é possível melhorar a educação do estado de forma significativa tomando as escolas eficientes como base para as demais.
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    Dissertação
    Caminhos para a universalização dos serviços de água e esgotos no Brasil: a atuação das entidades reguladoras para indução da eficiência dos prestadores de serviços
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-22) Carvalho, Anne Emília Costa; Sano, Hironobu; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; ; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Sousa, Maria da Conceição Sampaio de; ; http://lattes.cnpq.br/8443685733045336
    O déficit de serviços de água e esgotos é um problema histórico no Brasil. A instituição de um novo marco regulatório, em 2007, apresentou caminhos para que o déficit fosse superado, entre eles, a melhora da eficiência dos prestadores de serviços. Esta dissertação busca analisar a atuação das entidades reguladoras no que se refere à indução da eficiência dos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil. Para tanto, foi utilizado um enfoque analítico baseado em uma estratégia explanatória sequencial, composta por três etapas. Na primeira etapa, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA) para avaliar a eficiência dos prestadores nos anos de 2006 e 2011. Os resultados obtidos indicam médias de eficiência que podem ser consideradas elevadas, no entanto foram detectadas ineficiências relevantes entre os 29 prestadores analisados. Os prestadores da região Sudeste apresentaram melhor desempenho e a região Nordeste teve o desempenho mais baixo. Os prestadores de abrangência local e propriedade privada foram mais eficientes na média. Em 2006 e 2011 o desempenho médio foi maior entre os prestadores não regulados. Em 2006 o grupo de prestadores regulados por entidades municipais apresentou melhor desempenho médio, já em 2011, o melhor desempenho foi do grupo regulado por entidades consorciadas. A análise realizada na segunda etapa, por meio do Índice de Malmquist, apontou queda de produtividade entre 2006 e 2011. A análise decomposta do índice indicou um deslocamento da fronteira técnica de eficiência para um nível inferior, no entanto foi verificado um pequeno avanço dos prestadores em direção à fronteira. Apenas a região Centro-Oeste registrou avanço na produtividade total. A queda de produtividade foi maior entre os prestadores de abrangência regional e os prestadores com abrangência local e propriedade privada se moveram mais rapidamente para a fronteira. Os prestadores regulados a partir de 2007 apresentaram menor queda na produtividade total e melhoria pura de eficiência mais significativa. Na última etapa, a análise da atividade de normatização das entidades reguladoras constatou a existência de entidades que não editaram normas até 2011. Os temas mais abordados nas normas foram a autorização de reajustes tarifários e o estabelecimento de condições gerais da prestação e utilização dos serviços, já os temas menos abordados foram o incentivo ao uso de novas tecnologias e a definição de metodologia de revisão tarifária com mecanismo de indução da eficiência e ganhos de produtividade. As entidades reguladoras criadas a partir de 2007 foram proporcionalmente mais atuantes. Mesmo com o advento do marco regulatório e com a criação de novas entidades reguladoras, as evidências apontam para uma realidade na qual a atuação dessas entidades não tem sido garantia de que os prestadores de água e esgotos, por elas regulados, alcancem melhor desempenho. O não alcance dos objetivos regulatórios pode ser explicado pelo nível ainda incipiente da atuação das entidades reguladoras brasileiras, que devem ser fortalecidas diante do seu potencial de contribuição para o setor de saneamento básico no Brasil
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    Artigo
    Competição entre postos de gasolina em pequenos municípios brasileiros: uma análise a partir de um modelo de entrada empírico
    (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2013) Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra
    Usa-se um tradicional modelo empírico de entrada para investigar o grau de competição em mercados locais de postos de gasolina no Brasil. Mostra-se como o número de firmas nos mercados varia com mudanças na demanda e na competição com dados para 2.590 municípios considerados mercados isolados. Os resultados mostram alteração na conduta competitiva com o aumento no número de postos, sobretudo até a entrada do quinto posto. O modelo utilizado não requer dados de preços e, a partir de características dos mercados, tais como população e número de firmas, pode indicar se há um padrão geral de conduta anticompetitiva no varejo de combustíveis em pequenos municípios brasileiros
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    Dissertação
    Competição espacial no mercado de revenda da gasolina: uma análise nas principais cidades do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-10-24) Braga, Leonardo Gevezier; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/9452922306781617; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; Vasconcelos, Silvinha Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/6185749758262095
    Este trabalho tem como objetivo analisar a competição entre postos de gasolina no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, investiga-se a relação entre o preço médio da gasolina e a concentração de postos nos mercados (municípios) do estado do Rio Grande do Norte. Faz-se uso de uma ferramenta pouco aplicada para o mercado brasileiro que é o modelo econométrico espacial. Foi utilizada uma base que contém dados de todos os postos das principais cidades do estado do Rio Grande do Norte e inclui 142 observações referentes a postos. Modelos teóricos predizem a relação entre o número de competidores num mercado e o preço médio; estes modelos teóricos compreendem: os de competição monopolística de Perloff e Salop (1985), e os de search-theoretic, de Carlson e McAfee (1983) e de Varian (1980). Os resultados empíricos mostraram que uma maior densidade dentro de um espaço geográfico está associada a um preço médio mais baixo, convergindo assim, com o modelo de competição monopolística e com o search-theoretic de Carlson e McAfee (1983). Os parâmetros estimados pouco variaram com inclusão/exclusão de variáveis controles, mostrando a robustez dos mesmos.
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    Tese
    Construção das capacidades organizacionais de tecnologia da informação no contexto dos sistemas institucionais integrados de gestão da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-18) Medeiros Junior, Josue Vitor de; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; Moraes, Edmilson Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/8185120200389005; Reinhard, Nicolau; ; http://lattes.cnpq.br/3038584733281966
    A capacidade de TI é uma habilidade organizacional para realizar atividades dessa função de maneira mais efetiva e um importante mecanismo na criação de valor. Seu processo de construção (estágios de criação e desenvolvimento) ocorre através de iniciativas de gestão para melhorias no desempenho de suas atividades, usando recursos humanos e ativos de TI complementares responsáveis pela evolução das suas rotinas organizacionais. Esta pesquisa trata das capacidades de TI relacionadas aos sistemas SIG (sistemas institucionais integrados de gestão), criados e implantados na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), para realização e controle das atividades administrativas, acadêmicas e dos recursos humanos. Desde 2009, através de acordos de cooperação com instituições federais de ensino e da administração direta, a UFRN tem apoiado a implantação destes sistemas, atualmente envolvendo mais de 30 instituições. O presente trabalho objetiva compreender como as capacidades de TI, relevantes na concepção, implantação e disseminação dos SIG da UFRN, foram construídas ao longo do tempo. Trata-se de um estudo de caso único de natureza qualitativa e longitudinal, realizado através da captura, codificação e análise de dados secundários e provenientes de entrevistas semi-estruturadas realizadas principalmente com membros da Superintendência de Informática, unidade organizacional responsável pelos sistemas SIG na UFRN. Como resultados, foram identificadas as capacidades técnica, de relacionamento interno e de cooperação externa como relevantes na trajetória bem sucedida dos sistemas SIG, e que evoluíram de maneiras distintas. A capacidade técnica, iniciada em 2004, percorreu os estágios de criação e desenvolvimento até que atingiu o estágio de estabilidade em 2013, em decorrência de limites tecnológicos. Quanto à capacidade de relacionamento interno, iniciada em 2006, esta percorreu os estágios de criação e desenvolvimento, tendo seu escopo de atividades estendido em 2009, estando em desenvolvimento desde então. Diferente do padrão de ciclo de vida observado na literatura, a capacidade de cooperação externa foi iniciada por uma intensidade de iniciativas e evoluções nas rotinas em 2009, que foram decrescendo até cessarem, em 2013, no intuito de estabilizar a estrutura tecnológica já criada para as instituições cooperadas. Identificou-se ainda o início das cooperações, em 2009, como um importante evento de seleção, responsável por alterar ou criar trajetórias de evolução nas três capacidades. As iniciativas de melhorias mais frequentes foram as de natureza organizacional e o planejamento interno foi a atividade mais transformada nas rotinas das três capacidades. Importantes recursos e ativos complementares foram identificados como relevantes para a realização das iniciativas, como os recursos humanos de conhecimento técnico, para as capacidades técnica e de cooperação externa; e o conhecimento negocial, para todas elas, além dos ativos de TI complementares: as aplicações iproject, de controle dos processos de desenvolvimento, e o repositório de documentos wiki. Todos estes recursos e ativos complementares evoluíram junto às capacidades, mostrando-se de valor estratégico para a SINFO/UFRN
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    Dissertação
    Controle da dengue através da estratégia de liberação de Aedes Aegypti geneticamente modificados: avaliação de impacto a partir do método de controle sintético
    (2019-07-15) Queiroz, Jéssica Dalliane Gomes; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; Carvalho, Anne Emilia Costa; ; ; ; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; Almeida, Alessio Tony Cavalcanti de;
    A dengue é uma doença considerada viral e que se espalha mais rapidamente no mundo. O combate à proliferação de seu transmissor, o Aedes aegypti representa uma problemática complexa não só no Brasil, mas ao redor do mundo. Diante da persistência do problema, resultante da ineficiência de métodos convencionais, alguns municípios têm adotado estratégias inovadoras de controle biológico do Aedes aegypti. Dentre elas, destaca-se a liberação de uma linhagem de mosquitos machos geneticamente modificados, (batizada de OX513A), desenvolvida pela empresa Oxitec, na qual os descendentes do acasalamento entre os mosquitos transgênicos e os selvagens herdam um gene letal e não sobrevivam a vida adulta. A estratégia já foi adotada pelos municípios de Juazeiro/BA, Jacobina/BA, Piracicaba/SP, Juiz de Fora/MG e Indaiatuba/SP. No presente estudo, buscou-se avaliar o impacto desta estratégia na incidência de dengue nos três primeiros municípios a receber o tratamento no Brasil. Para isso, aplicou-se a metodologia do controle sintético de Abadie e Gardeazabal (2003) que permite a construção de um contrafactual para os municípios tratados por meio da ponderação ótima de municípios que não adotaram tal estratégia. Utilizou-se como variável de interesse as notificações de casos de dengue por semestre dos municípios brasileiros e como preditores foram utilizados o índice de desenvolvimento humano (IDH), densidade demográfica e abastecimento de água. Esses dados foram, respectivamente, extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Os resultados mostram que não foi possível detectar impacto para a estratégia de liberação de mosquitos nos municípios analisados. Para avaliar a robustez desse resultado, utilizou-se o modelo de controle sintético de Brodersen et al. (2015) que confirmaram os resultados anteriores.
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    Dissertação
    A Corrupção burocrática inibe o empreendedorismo? uma análise empírica dos estados brasileiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-23) Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/7838023745515909; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Balbinotto Neto, Giácomo; ; http://lattes.cnpq.br/6751513272539561
    O presente estudo tem por objetivo verificar a relação entre empreendedorismo e incidência da corrupção burocrática nos estados brasileiros e Distrito Federal. A principal hipótese do estudo é que a abertura de empresas nos estados brasileiros é afetada negativamente pela incidência da corrupção. O referencial teórico é dividido em Empreendedorismo; e Corrupção burocrática, com ênfase na perspectiva materialista (objetivista) do empreendedorismo e nos efeitos da corrupção burocrática sobre a atividade empreendedora. Através do método de regressão com dados em painel, foram estimados os modelos com dados agrupados e com efeitos fixos e aleatórios. Para mensurar a corrupção, utilizou-se o Índice Geral da Corrupção para os estados brasileiros (BOLL, 2010), e para representar o empreendedorismo, a abertura de empresas per capita por estado. Os resultados preliminares apontam que o modelo de efeitos aleatórios é o mais apropriado - testes de Chow, Hausman e Breusch-Pagan -, indicando um impacto positivo da corrupção burocrática sobre a atividade empreendedora, contrariando a hipótese esperada para o Brasil, e corroborando a proposição de Dreher e Gassebner (2011) de que, em países com alta regulamentação, a corrupção burocrática pode ser um lubrificante na abertura de empresas
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    Tese
    Desempenho internacional de empresas exportadoras: um modelo estrutural baseado em capacidades organizacionais e ambiente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-16) Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Mól, Anderson Luiz Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/0935180181453271; Carneiro, Jorge Manoel Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/3619997420728528; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null
    A internacionalização como fenômeno organizacional fundamentalmente estratégico teve como contribuições teóricas algumas escolas que, ao longo das décadas de 60, 70 e 80, desenvolveram abordagens comportamentais e econômicas com o intuito de explicar esse processo. A abordagem comportamental trata da percepção do fenômeno como processo gradual sob a perspectiva do comportamento dos executivos (JOHANSON e VAHLNE, 1977; HALLÉN e WIEDERSHEIM-PAUL, 1979 CZINKOTA, 1985). Esse fenômeno em permanente evolução teórica e gerencial oportunizou a construção desta investigação, cujo objetivo é analisar o impacto decorrente das capacidades organizacionais e do ambiente externo sobre o desempenho internacional das empresas exportadoras. Para tanto, foram utilizadas como aporte teórico duas linhas de análise para a compreensão do desempenho internacional: Gestão Estratégica - Organização Industrial e Visão Baseada em Recursos e Negócios Internacionais - Correntes Econômica e Comportamental. Foi realizada uma pesquisa survey explanatória de corte transversal, incluindo 150 empresas exportadoras com atuação no Nordeste do Brasil. Foi formulado um modelo conceitual, com oito constructos e oito hipóteses de pesquisa, representativo dos efeitos de fatores externos sobre o desempenho internacional. Os dados foram tratados aplicando a Análise Fatorial Exploratória e a Modelagem de Equações Estruturais. O modelo de equações estruturais foi reespecificado e estimado utilizando o método de Máxima Verossimilhança até alcançar adequados valores dos índices de ajustamento. Como principal contribuição teórica, identificou-se os recursos organizacionais e físicos que denotam a importância do desenvolvimento de habilidades gerenciais, da capacidade de aprendizagem e da capacidade de estabelecer alianças estratégicas no exterior. Isso porque o conhecimento, tanto do ponto de vista operacional como na sua aplicação estratégica, oferece à organização condições de posicionamento no mercado que podem oportunizar vantagens competitivas sustentáveis e que impactam o desempenho internacional das empresas
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    Tese
    Dois ensaios sobre a melhoria da qualidade do ensino primário no Brasil: o efeito sobre o desempenho escolar a partir da projeção da infraestrutura escolar e o impacto do Programa Mais Educação
    (2019-07-26) Queiroz, Marcelo Victor Alves Bila; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; ; ; Carvalho, Anne Emilia Costa; ; Almeida, Alessio Tony Cavalcanti de; ; Silva, Ana Cláudia Annegues da; ; Costa, Cassia Kely Favoretto;
    A qualidade do ensino público brasileiro está aproximadamente no mesmo patamar desde os anos 2000. A estagnação faz com que a lacuna educacional entre o Brasil e os países desenvolvidos, e até mesmo outros países da América Latina, torne-se cada vez maior. Além disso, o país convive com grandes disparidades socioeconômicas regionais e no provimento de recursos educacionais, isto, por sua vez, pode estar associado à diferença existente na qualidade educacional. Assim, o Estado vem buscando diversas formas de melhorar o desempenho estudantil, com destaque nos últimos anos para políticas de educação integral .Tendo em vista este cenário, esta tese está dividida em duas partes que tem como objeto o ensino fundamental público brasileiro, a primeira consiste em diagnosticar o nível de eficiência por meio de um modelo dinâmico, levando em consideração as diferenças escolares nos níveis socioeconômicos de seus alunos. A modelagem dinâmica é possibilitada pela inclusão de um índice de infraestrutura como variável que faz a ligação entre os períodos. Foram elaboradas três especificações do modelo que diferem no tratamento da variável socioeconômica. Os resultados mostraram que as distribuições de eficiência desses modelos não são estatisticamente iguais, mas as conclusões gerais são convergentes. Não houve quase nenhuma evolução na eficiência escolar entre 2007 e 2015, mas indicam uma possível melhoria de eficiência pelo investimento em infraestrutura escolar. A segunda parte da tese avalia o Programa Mais Educação (PME) criado pelo Governo federal com o intuito de melhorar a educação do nível fundamental. Esta política busca efetivar o modelo de escola em tempo integral, com no mínimo sete horas diárias, por meio da implementação de atividades socioeducativas extras no contraturno escolar das escolas públicas. O objetivo é estimar impacto do Programa Mais Educação no desempenho acadêmico médio em português, matemática e taxa de aprovação, além disto é na taxa de violência das escolas beneficiadas. Para isto, propõe-se a utilização do método propense score ponderado o qual procura estabelecer um grupo de controle adequado para se comparar com o grupo das escolas participantes do programa, visto que o programa é destinado, sobretudo, às escolas mais vulneráveis. Em seguida, sugere-se a estimação do impacto da atuação do programa entre os anos de 2007 e 2017 por meio do método diferenças em diferenças. As evidências obtidas indicam efeitos negativo entre 2009 e 2011, sem significância estatística em 2013 e efeitos positivo em 2015 e 2017. O custo-efetividade do programa é em média 0.2 pontos na Prova Brasil em português e matemática e 0.4%-0.8% na taxa de aprovação para cada dez mil reais investidos na escola. Por fim, o programa possui efeito positivo na eficiência escolar em todos os modelos específicados.
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    Artigo
    Efficiency, productivity gains, and the size of Brazilian supermarkets
    (Elsevier, 2018-03) Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra
    The supermarket sector is an important segment of the Brazilian economy. In recent years, the role of large retailers and market globalization has transformed this sector in one of the most competitive in the country. This paper aims to evaluate the technical efficiency and scale of the Brazilian supermarket sector through Bootstrap Data Envelopment Analysis, and to measure changes in productivity from 2005 to 2012, applying the Bootstrapped Malmquist index. A second stage analysis is performed to explain efficiency levels and productivity gains in terms of supermarket chains characteristics. We found that the Brazilian supermarket chains have low average efficiency levels and, in general, there was an increase in productivity in the period. The consolidations that took place in this sector can be explained in terms of scales of operation. Small supermarket chains had lower efficiency levels both in 2005 and 2012, but experienced higher levels of productivity growth in the period. Results of second stage analysis shows that some supermarket chains characteristics are correlated to productivity gains
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    Dissertação
    Eficiência das unidades básicas de saúde brasileiras: uma abordagem com fatores sociodemográficos e epidemiológicos em DEA dinâmico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-23) Aquino, Richila Sharon Diniz de; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-1632-3149; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; http://lattes.cnpq.br/7029195788751337; Carvalho, Anne Emilia Costa; Silva, Everton Nunes da
    Avaliar a eficiência na saúde é uma questão valiosa para entender como está a oferta desses serviços e como melhorá-los. Porém, nota-se maior foco da literatura em níveis de média e alta complexidades, sem a devida exploração da atenção básica. Dessa forma, o objetivo desse artigo é realizar uma análise de eficiência das unidades básicas de saúde (UBS) brasileiras, abarcando os perfis sociodemográfico e epidemiológico da população entre os anos de 2018 e 2023, com uso do Dynamic DEA. Como insumos (inputs), foram utilizados o número de profissionais, e, como inputs não discricionários, o perfil epidemiológico relacionado a doenças crônicas e as características sociodemográficas da população atendida. Os produtos (outputs) incluem fichas de atendimento, procedimentos realizados, visitas domiciliares e atendimentos odontológicos, enquanto o carry-over considerado foi o número de usuários cadastrados em cada UBS. A análise abrangeu uma amostra de 15.675 UBS, classificadas em quatro grupos: Simples, Bucal, Ampliada e Completa. Os resultados indicaram que os escores globais de eficiência, para todos os grupos, variaram entre 0 e 0,5, com uma tendência geral de melhoria na eficiência anual, embora tenha ocorrido uma queda em 2020, atribuída ao impacto da pandemia. O estudo revelou que considerar o perfil da população atendida aumenta positivamente a eficiência, enquanto o tipo de município tem baixa influência nos escores. Para alcançar a plena eficiência, seria necessário reduzir os inputs de profissionais em 16% e aumentar os outputs em 127%, com destaque para atendimentos odontológicos. A partir desses resultados, identifica-se a fragilidade, em termos de eficiência, da porta de entrada do SUS, bem como a importância da averiguação de variáveis ambientais para se chegar a valores de eficiência mais justos.
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