Navegando por Autor "Garcia, Tânia Cristina Meira"
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TCC A alfabetização na educação infantil: um desafio possível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-08) Silva, Francisco das Chagas da; Cavalcante, Christianne Medeiros; Cavalcante, Christianne Medeiros; Garcia, Tânia Cristina Meira; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dosO artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada em uma Creche pertencente à rede municipal, na cidade de Caicó/RN. A pesquisa teve como objetivo identificar as concepções sobre Alfabetização que permeiam a prática do professor da Educação Infantil, buscando compreender a influência dessas concepções no exercício docente, além de contribuir para a geração de discussões acerca da alfabetização na Educação Infantil, na tentativa de focalizar perspectivas e desafios enfrentados pelos professores da área. A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta, relatos e questionário. A pesquisa tem base teórica em autores como Freire (1996), Soares (2001), dentre outros. Nesse sentido, estão reunidos aspectos que buscam delinear a prática das docentes atuantes, no fazer docente, com o foco na elaboração da didática das aulas e no processo de Alfabetização.TCC A classe hospitalar Sulivan Medeiros: relação entre as equipes pedagógica e de saúde no contexto da ação educativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-27) Dias, Alcimária de Melo; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira; Brito, Nazineide; Medeiros, Blenda Carine Dantas deApresenta a Pedagogia Hospitalar como uma modalidade de ensino, que busca legalmente proporcionar à criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade de seus estudos, visando sua reintegração ao ambiente escolar e à sociedade. Utilizou-se para tanto o emprego da pesquisa em caráter qualitativo e de natureza bibliográfica em que se utilizou como método o estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa observações. Para sua compreensão é abordado um breve histórico da Pedagogia Hospitalar, os parâmetros legais referentes a esta modalidade de ensino no Brasil e no RN, e a interação entre os profissionais que fazem parte do apoio à Classe Hospitalar. Sabe-se que o atendimento educacional hospitalar, como uma modalidade de educação especial, contribui muito para o fortalecimento da saúde de forma integral. Aqui, revemos também a análise e a coleta de dados para compreendermos a importância e a eficácia do atendimento educacional especializado com crianças hospitalizadas, no que se refere ao seu processo de recuperação e manutenção do vínculo com a escola. A pesquisa se fundamenta com base nos teóricos: Fonseca (2008), Matos e Mugiatti (2007), Medeiros, Morais e Aires (2012), Perrenoud (2001) e Vasconcellos (2002). O trabalho em conjunto com os professores visa estabelecer condições para ultrapassar dificuldades e resolver problemas na vida. Palavras-chaves: Classe Hospitalar, Reintegração, Interação.TCC A educação feminina na Ribeira do Seridó (1840-1846)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-28) Soares, Tássia Galvão; Garcia, Tânia Cristina MeiraO presente trabalho monográfico trata da educação feminina na Ribeira do Seridó, tendo como fonte de pesquisa os inventários no século XIX (1840-1846), arquivados no Laboratório de Documentação Histórica do CERES, UFRN – LABORDOC. Buscamos nesses documentos informações relacionadas à educação das mulheres, e como vivia no seu cotidiano familiar e social. De acordo com os documentos estudados, verificamos que a mulher da Ribeira do Seridó era uma mulher voltada ao lar e a religião, pois seus deveres era cuidar da casa, dos filhos e do marido. Para a mesma não era dada a educação escolar, mas uma educação informal, seus aprendizados eram através dos ensinamentos de suas mães que tinham a intenção de deixá-las dotada de aptidões domésticas, boas donas do lar, vivendo para cuidar dos filhos e de casa.TCC A evasão na Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Estadual Jesuíno Azevedo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Dantas, Alane Maria da Silva; Santos Sobrinho, Djanní Martinho Dos; Santos Sobrinho, Djanní Martinho Dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Cavalcante, Christianne de MedeirosA EJA é uma modalidade de Ensino que visa dar oportunidade aqueles alunos que não tiveram oportunidade de frequentar ou permanecer na escola na idade regular. O presente trabalho está fundamentado no autor Paulo Freire, realizando através de pesquisa bibliográfica e documental, através de entrevistas com alunos, professores e gestão. Tem como principal objetivo identificar possíveis causas de desistência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Jesuíno Azevedo, onde foram realizadas pesquisas buscando entender esta triste realidade, e quais metodologias utilizadas pelos professores com intuito de mudar essa realidade. Concluiu que esta modalidade de ensino necessita de reformas curriculares e articulação metodológica, para que estes alunos sintam-se motivados a continuarem estudando.TCC A importância da didática para a formação do professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-25) Vale, Edilma Oliveira de Araújo; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tania Cristina Meira; Morais, Grinaura Medeiros de; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dosO tema desta monografia está voltado para a área da educação, direcionado à formação docente, cujo objeto de estudo pode ser definido a partir da análise da importância da Didática para a formação do professor. O estudo tem como objetivo geral identificar quais os fatores que contribuem para que muitos dos alunos do curso de Pedagogia da UFRN/CERES cheguem ao fim da graduação sem estarem capacitados didaticamente para a profissão docente. Visa também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos em relação à disciplina e analisar a metodologia do ensino utilizada pelos professores-formadores nesse componente curricular. A metodologia de pesquisa utilizada caracteriza-se pela abordagem qualitativa de caráter descritivo. Quanto à investigação, utilizamos a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário que foi respondido por alunos das turmas do 7º e 9º período no ano de 2016, que cursaram o componente curricular Didática do curso de Pedagogia da UFRN/CERES. Os principais autores utilizados para fundamentar este trabalho foram: Cordeiro (2010), Libâneo (1994, 2007), Melo (2008) e Candau (1983). Conforme os estudos realizados, concluímos que, os motivos que contribuíram para que muitos alunos saíssem do curso de Pedagogia sem estarem capacitados a exercerem o trabalho docente, dentre eles: dificuldades em utilizar os instrumentos metodológicos de ensino e a metodologia dos professores formadores.TCC A Importância da parceira entre família e escola no processo de ensino- aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Brito, Joseane Maria Estevam da Silva; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira; Sobrinho, Djani Martinho dos Santos; Garcia, Túlia Fernanda MeiraEsta pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e setembro do corrente ano e tem como objetivo principal identificar os principais motivos que dificultam o processo de parceria entre a escola e a família, tendo como objeto de estudo as famílias dos alunos de uma turma de 5º ano de uma escola municipal da cidade de Jucurutu/RN. Autores como Feltrin (2004), Libâneo (2004), Martins (1999), dentre outros, serviram de base para este estudo. O método utilizado foi a coleta de dados por meio da aplicação de questionários direcionados para gestão escolar, docente e famílias dos alunos, cujos resultados foram satisfatórios, uma vez que apesar das famílias não terem uma participação mais atuantes, conforme a equipe escolar gostaria que fosse, a família reconhece sua importância em participar do processo de ensino-aprendizagem de seus filhos da maneira como podem, seja através de aulas de reforço, do incentivo aos estudos ou participando dos eventos promovidos pela escola.TCC A importância da participação da família no processo ensino-aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Araújo, Emisleny Fernanda; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tânia Cristina MeiraO artigo tem como finalidade, abordar a importância da participação das famílias na escola no que se refere ao Processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança para uma educação de qualidade. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho, deu-se através de uma observação de campo vivenciada no período de março a abril do ano de 2017 em uma Escola Municipal da cidade de Caicó durante o estágio supervisionado III, e coleta de dados em forma de entrevista com a equipe gestora, pais e professores. Com base nos dados coletados e de acordo com os autores, Ribeiro (2008), Carvalho (2000), Paro (2007) e outros, a pesquisa buscou averiguar se naquela instituição existe essa participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, como também, que tipo de participação a escola espera da família, qual o ponto de vista dos pais sobre essa interação e de que forma a família contribui para que isso aconteça. Dessa forma, conclui-se que os indivíduos entrevistados até entendem a importância dessa participação, entretanto encontram dificuldades para que ela aconteça entre os muros escolares da instituição citada.TCC A Importância do Estágio Supervisionado na Formação do Pedagogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Valquíria de Araújo; Sobrinho, Djanni Martinho dos Santos; Sobrinho, Djanni Martinho dos Santos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Morais, Ione Rodrigues DinizO artigo visa analisar a importância do estágio supervisionado na formação de alunos graduandos em Pedagogia EaD no polo/Caicó, considerando suas contribuições para a formação deste profissional, além das dificuldades encontradas durante esta atividade no curso. O estágio supervisionado é objeto de estudo e reflexão por contribuir na formação docente, visto que possibilita o vislumbre do contexto escolar na prática aliada à teoria. Para a realização dessa investigação, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e documental, buscando conhecer a problemática estudada. Metodologicamente a investigação partiu da aplicação de entrevistas e pesquisas bibliográficas ancoradas em: Moore e Kearsley (1996), Pimentel (2000), Lima e Pimenta (2002), Tardif (2002), Perrenoud (2002). Ao concluir a pesquisa fica entendido, como ápice do estudo, que o Estágio Supervisionado, enquanto objeto de estudo, contribui positivamente para a construção de novos saberes do futuro pedagogo, além de promover um grande desenvolvimento em uma dimensão extremamente salutar na formação profissional do licenciado: a atitude investigativa, sendo esta a premissa para a concepção de uma prática competente e adequada ao contexto educativo.TCC A prática do supervisor escolar no cotidiano educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Macilene Cunha de; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira; Cavalcante, Christianne Medeiros; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dosEste trabalho descreve o papel do supervisor na escola a partir da descrição da sua função. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico sobre o assunto e a aplicação de questionários com os sujeitos da pesquisa. Dentro da escola muitas vezes ao nos depararmos com o supervisor realizando suas atividades pensamos que seu papel é de fiscalizador, é para dar ordens, ou até mesmo, orientador dos alunos em se tratando de problemas indisciplinares. Visando sanar algumas dúvidas sobre qual o verdadeiro papel desse profissional no contexto escolar é que neste artigo procuramos descrever a função do supervisor escolar, estando para isso estruturado em duas partes. A primeira corresponde ao aporte teórico, cujo objetivo é retratar o contexto histórico da supervisão escolar no Brasil para entendermos sobre qual perspectiva surgiu a ideia do supervisor, conceituar a função do supervisor e elencar suas atribuições profissionais na escola, para isso, buscar-se-á aporte nos teóricos ALARCÁO (2001), LIMA (2001), FERREIRA (2000) E NÉRICI (1978). A segunda parte contém a analise dos questionários aplicados aos supervisores escolares de uma instituição de ensino da cidade de Jardim do Seridó (RN). Constatou-se que o trabalho desenvolvido pela supervisão nas escolas tem atendido as atribuições que lhe são incumbidas referentes ao que os teóricos apontam.TCC As competências docentes quanto ao uso dos recursos tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Oliveira, Amanda Galdino de; Garcia, Tânia Cristina Meira; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Túlia Fernanda MeiraA tecnologia e seus recursos são fatores que impulsionam as mudanças na sociedade, desencadeando para o sistema de ensino a necessidade de seu uso competente pelo professor. Especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando promover uma práxis pedagógica eficiente e significativa para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho monográfico aborda as competências docentes quanto ao uso dos recursos tecnológicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo descrever os saberes e habilidades necessários para que os professores dos anos iniciais, atuem com competência quanto ao uso dos recursos tecnológicos. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação constitui-se em um estudo de campo na Escola Municipal Arnaldo Bezerra, localizada na cidade de Parelhas/RN, desenvolvido com base na observação não-participante, sobre o trabalho de uma professora do 5º ano com amparo na pesquisa bibliográfica. Com aporte teórico em autores como: Perrenoud (2000), Libâneo (2011), Kenski (2012), Nascimento (2017), Nunes (2001), Alart (2012), dentre outros que tratam sobre as competências do professor em sala de aula, os saberes e as habilidades docentes e o uso dos recursos tecnológicos no âmbito educacional. Constatou-se que os recursos tecnológicos são indispensáveis ao professor nos dias atuais em sua prática pedagógica, para mediar o processo de ensino oportunizando ao profissional da educação inúmeras possibilidades didáticas para inovar em sala de aula. Percebe-se que, é necessário ao professor competências para utilizar esses recursos com habilidades e saberes de forma a refletir no planejamento e metodologias aderidas. Diante disso, verificou-se através das observações realizadas que o professor necessita desenvolver suas competências para exercer um uso competente e relevante dos recursos tecnológicos na prática educativa.TCC Avaliação da aprendizagem e retenção escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-27) Santos, Jusciele Araújo dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Cavalcante, Christianne Medeiros; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dosA prática da avaliação da aprendizagem teve início na educação brasileira desde as primeiras escolas jesuíticas, mas a discussão da sua importância é contemporânea. No entanto, a avaliação da aprendizagem ainda apresenta fortes evidências de um passado marcado por exercícios de repetição, realizados meramente para verificar a aprendizagem. Este estudo teve como objetivo investigar a prática do professor do 5° ano do ensino fundamental, enquanto avaliador, identificando e descrevendo a metodologia utilizada e a finalidade dos instrumentos de avaliação utilizados pelo mesmo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de estudo exploratório, tendo sido utilizado como instrumento de investigação o questionário, o qual foi aplicado à professores do 5° ano do ensino fundamental. Verificou-se inicialmente, com fundamentação no estudo bibliográfico que houve uma alteração quanto ao emprego do termo exame escolar relacionado aos procedimentos de avaliação, o qual mesmo com a mudança do uso do termo para avaliação da aprendizagem, ainda repercute nos dias atuais o significado enraizado do exame escolar do período Jesuítico no ensino, assim como também, o modelo de escola tradicional vigente, que mesmo com as mudanças nas políticas públicas, a escola dos sias atuais ainda é organizada por seriação e a retenção escolar ocorre anualmente. Verificou-se também, que a aplicação dos instrumentos avaliativos com o intuito de atribuir notas, tende a selecionar e classificar os aprendizes, resultando numa hierarquia. Um dos aspectos contribuintes para a retenção/reprovação escolar do aluno. Com base nos resultados pode-se concluir que embora os instrumentos avaliativos sejam eficazes quanto a investigação da aprendizagem, nem sempre devemos confiar nos seus resultados, pois podem apresentar falhas e incoerências se considerarmos a padronização de exercícios de memorização e repetição, desconsiderando a individualidade de aprendizagem de cada aluno. Também aponta-se um problema ao adotar a avaliação formativa no processo avaliativo, quando confunde-se a observação formativa com um instrumento avaliativo.Dissertação Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-16) Silva, Lucas Gabriel da; Garcia, Tânia Cristina Meira; ; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; ; Diniz, Marco Tulio Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; Araújo, Raimundo Lenilde de; ; http://lattes.cnpq.br/7741473553613369A avaliação da aprendizagem tem sido temática de várias discussões dentro do contexto educacional, pois assume papel de destaque, dado seu caráter indissociável, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista sua dimensão política e pedagógica, é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio das escolas públicas de Aracati - CE definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem em Geografia, para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo, adotamos procedimentos do âmbito da pesquisa qualitativa, estruturada em três abordagens: 1) a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseados em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne o ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017); 2) a pesquisa documental, a partir da análise dos documentos curriculares, em específico no que refere à indicação dos conteúdos, das competências e habilidades propostas à Geografia no Ensino Médio, a saber da BNCC (2018) e das diretrizes curriculares do estado do Ceará, denominada de Coleção Escola Aprendente (2008); 3) por fim, a pesquisa descritivo-exploratória, para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa. O campo de pesquisa refere-se ao município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escolas públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados, constamos que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios, existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia reducionista, com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto, a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino de Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de Orientações.TCC Avaliação escolar e educação inclusiva: uma análise a partir de uma escola pública em Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-01) Araújo, Maria Aldenoura Mafra de; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tulia Fernanda MeiraAs atividades humanas trazem consigo a necessidade de serem analisadas. A avaliação, assim, apresenta-se como um meio pelo qual a reflexão conduz ao encontro de caminhos permeados por novas possibilidades. A avaliação escolar é um tema que suscita muitos questionamentos, que se intensificam quando se trata do ato de avaliar as pessoas com deficiência. O interesse por esta pesquisa propõe como objeto de estudo abordar a avaliação escolar na educação inclusiva. Assim, traçou-se como objetivo analisar os instrumentos avaliativos aplicados aos alunos com deficiência e transtorno em uma escola do município de Caicó/RN, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no sentido de perceber se os mesmos possibilitam considerar as especificidades de cada aluno, percebendo seus avanços e suas potencialidades. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os autores consultados foram: Hoffman (2009); Libâneo (1994); Luckesi (2011); Oliveira (2001); Veiga (2011). Diante da pesquisa realizada, percebe-se o acesso dos alunos com transtorno e deficiência nas salas de aulas regulares. Verifica-se, também, os docentes dialogando e sensíveis às adequações dos instrumentos avaliativos.TCC Avaliar no ensino remoto: desafios e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) Araújo da Silva, Julliana; Garcia, Tânia Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; https://orcid.org/0000-0001-5606-110X; http://lattes.cnpq.br/9570561870743420; Cavalcante, Christianne Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196; Garcia, Tulia Fernanda M.; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688Este trabalho descreve um relato de experiência, no qual é tecida uma discussão crítica e reflexiva da vivência resultante de intervenção realizada em uma escola da rede municipal de ensino, localizada na zona urbana da cidade de Caicó/RN. Esta intervenção se deu durante o período de estágio curricular supervisionado, e como parte das atividades desenvolvidas no âmbito das atividades de iniciação científica, através dos Planos de Trabalho (PIBIC-PROPESq-UFRN). O estudo segue os princípios de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, interpretando e analisando criticamente os dados coletados, por meio do instrumento questionário. Versa sobre a avaliação da aprendizagem, elemento importante para acompanhar o progresso do aluno, investigar suas dificuldades, habilidades e competências, além do ensino remoto e sua relevância para a educação durante o estágio mais crítico da pandemia do Coronavírus, trazendo à cena as TICs como peça chave. Os docentes precisaram adaptar estratégias e procedimentos metodológicos ao ensino remoto, em que o modo de avaliar também fora influenciado. A partir disso surge a problemática: Como os professores avaliaram a aprendizagem dos alunos no ensino remoto? Para tratar desse problema, foram traçados objetivos, dos quais o geral tratou de descrever os desafios e possibilidades encontrados no formato remoto pelos professores, para verificar o desempenho de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A metodologia adotada para desenvolver esta pesquisa partiu de: 1) selecionar a bibliografia base para a redação do aporte teórico da investigação, 2) escolher o público alvo, 3) determinar o instrumento utilizado para a coleta de dados, um questionário online e 4) a estratégia para coletá-los, uma intervenção na semana de planejamento da Escola, por meio de uma palestra. Como resultado deste estudo percebe-se que a verificação de aprendizagem realizada pelos docentes não foi uma experiência exitosa no ensino remoto, um fato influenciado por diversos fatores.TCC Classe Hospitalar e Vínculo Escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-28) Oliveira, Aline Cristina Santiago; Garcia, Tânia Cristina Meira; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Garcia, Tulia Fernanda MeiraO presente trabalho faz uma explanação acerca de como se configuram as classes hospitalares, enquanto elemento da educação inclusiva, apresentando a legislação vigente no Brasil que assegura o desenvolvimento de práticas pedagógicas tendo em vista a não interrupção do processo de escolarização de crianças e adolescentes hospitalizados ao ambiente escolar e à sociedade. O objetivo principal da pesquisa foi investigar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na Classe Hospitalar Sulivan Medeiros, na cidade de Caicó/RN, e qual a sua contribuição para a manutenção do vínculo escolar de crianças e adolescentes enfermos. A discussão teórica é baseada nos autores Matos e Mugiatti (2014), Medeiros (2007), Libâneo (1994), Zabala (1998), Coll (1994), Wallon (1986), Vygotsky (1989), entre outros que alicerçam as ideias da autora do trabalho. A referida pesquisa se caracteriza como um estudo de caso na referida instituição, que utilizou uma abordagem qualitativa, tendo a metodologia pautada na aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Nos resultados, constatou-se que as práticas pedagógicas das professoras atuantes na classe hospitalar Sulivan Medeiros estão em concordância com o que respaldam os teóricos, tendo em vista que o processo de aprendizagem dos alunos da classe hospitalar ocorre conforme na escola regular, contribuindo, assim, para a manutenção do vínculo escolar. Percebe-se também a relevância da atuação do pedagogo na classe hospitalar, cumprido a função de estimular e dar continuidade aos estudos para que as crianças e adolescentes não retardem a aprendizagem do conteúdo curricular educacional, ou venham a interromper o ritmo de aprendizagem bem como, favorecer, simultaneamente, a recuperação de sua saúde.TCC Comunicação alternativa em pacientes com vulnerabilidade comunicativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Batista, Maria Yadja de Oliveira; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688; https://orcid.org/0000-0002-3165-6526; http://lattes.cnpq.br/5427893299021591; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688; Garcia, Tânia Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; Batista, Almária Mariz; https://orcid.org/0000-0001-5824-7485; http://lattes.cnpq.br/0242707170380478Introdução: A comunicação é essencial à vida humana e, especialmente em espaços de cuidado e promoção da saúde, auxilia no processo de bem-estar do paciente, na percepção de saúde e na segurança e qualidade de vida. Nos hospitais é recorrente encontrar pessoas em vulnerabilidade comunicativa de forma permanente ou transitória. Nestas situações, a utilização da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) contribui no processo saúdedoença. Não há registro em literatura ou achado em análise documental que aponte a implantação de CSA em hospitais da região do Seridó Potiguar anterior à iniciativa objeto deste trabalho. Objetivo: Relatar a experiência da intervenção fonoaudiológica para implantação da CSA realizada em hospital regional no nordeste brasileiro objetivando reduzir barreiras de comunicação no cuidado ao paciente hospitalizado em vulnerabilidade comunicativa transitória ou permanente. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência acerca de intervenção realizada para aplicação da CSA no hospital através de capacitação profissional. Resultados e discussão: Essa intervenção buscou a melhoria da assistência à saúde e aplicação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) da integralidade, universalidade e equidade. Contou-se com efetiva participação dos profissionais nas capacitações quanto ao uso da CSA, tendo como resultado a implantação de pranchas impressas de CSA através da entrega do Procedimento Operacional Padrão (produto dessa intervenção). Conclusão: Revela-se a importância da presença de um profissional fonoaudiólogo nos serviços de saúde para aplicação de estratégias facilitadoras de comunicação em casos que a via oral esteja impossibilitada, visando a melhoria da qualidade de vida e bem-estar do paciente. Além disso, se espera que esse trabalho sirva como exemplo e base para novas ações, inclusive no município sede deste hospital.TCC Condições que favorecem a aquisição e a apropriação da língua escrita pelos alunos: um estudo desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino de Caicó - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-10) Araújo, Emanuela Marques de; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia , Tânia Cristina Meira; Brito, Nazineide; Djanní Martinho dos, Santos SobrinhoEstar alfabetizado de forma plena é condição necessária para a participação e interação do sujeito no contexto social contemporâneo. Ter o domínio da língua escrita e fazer uso das competências e habilidades da leitura e da escrita nas práticas sociais é um requisito que deve ser desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois, durante o desencadear dessa etapa de escolarização, os alunos precisam chegar ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental alfabetizados e letrados. Entretanto, essa situação ainda é desafiadora para a escola e para os professores, de modo especial, para o professor alfabetizador, tendo em vista que muitas crianças estão concluindo essa etapa da escolarização sem alcançarem o domínio pleno da língua escrita. Dessa forma, nossas principais intenções quando da apresentação desta escrita monográfica dizem respeito à descrição dos principais fatores que influenciam no processo de aquisição e apropriação da língua escrita pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede municipal de ensino de Caicó, no ano de 2016. Partimos para esse estudo da busca e compreensão das condições que propiciam aos sujeitos estarem alfabetizados e letrados procurando estabelecer a relação entre os processos de aprendizagem da criança, a ação do professor na escola e o papel da família no que concerne ao acompanhamento da criança. Com esse propósito, apoiamos nossas observações e constatações nos escritos de Magna Soares (2015), Emília Ferreiro (1995), Dermeval Saviani (2008), Fernando de Azevedo (1963), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2016), Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (2012, 2015), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (1996) e Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) (1998), bem como desenvolvemos um estudo empírico utilizando-nos da metodologia qualitativa, através dos instrumentos de observação e entrevistas. A partir desses estudos, concluímos que a formação do professor, em particular do docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, suas estratégias didático-metodológicas, o interesse do aluno e o acompanhamento da família na vida escolar das crianças são condições imprescindíveis para o desenvolvimento das competências e habilidades da língua escrita pelos alunos. Portanto, consideramos que esses fatores propiciam a aquisição e a apropriação da leitura e da escrita pelas crianças, de modo que façam uso dessas competências nas práticas sociais.TCC Conhecimento de agentes comunitário de saúde sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Jorge, Amanda Rose Alves; Garcia, Túlia Fernanda Meira; Garcia, Túlia Fernanda Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira; Batista, Almária MarizIntrodução: A primeira infância é uma etapa em que há o desenvolvimento de diversas habilidades, dentre elas, a linguagem e, portanto, é necessário que haja monitoramento na Atenção Básica (AB) das crianças nessa etapa da vida. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde atuantes no município de Currais Novos-RN sobre os conhecimentos a respeito do desenvolvimento da linguagem na primeira infância. Metodologia: Estudo exploratório com análise qualitativa e quantitativa. Amostra não probabilística e intencional no qual foram selecionados os ACS com atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Currais Novos/RN, totalizando 107 profissionais. Para obtenção dos dados foi aplicado um formulário de coleta de dados com 24 perguntas fechadas e 1 aberta sendo realizada posterior análise de dados através da análise estatística descritiva simples de frequência das respostas no questionário assim como análise de conteúdo utilizando Bardin (2011). Resultados: Somente 20 ACS do município de Currais Novos, participaram da pesquisa compondo amostra do estudo, sendo 100% mulheres. Foi possível observar que os profissionais pesquisados possuem conhecimentos básicos sobre o desenvolvimento da linguagem assim como estratégias na prática de vigilância do desenvolvimento da linguagem infantil apesar de existir déficit em suas experiências formadoras em desenvolvimento infantil. Comumente a isso, os relatos apontados pelos ACS mostram a necessidade de mais conhecimentos assim como necessidade de momentos de formação continuada permanente em saúde sobre tal tema. Conclusão: Foi possível concluir que há necessidade de atividades de educação continuada sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância, evidenciando a importância do fonoaudiólogo na AB.TCC Contribuições da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da relação professor-aluno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-12) Fernandes, Morgana de Medeiros; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Cavalcante, Christianne MedeirosA presença da afetividade na relação professor-aluno, denota-se como um fator de fundamental importância para melhorar o desempenho escolar dos alunos. Pois, um relacionamento adequado entre professor e aluno é imprescindível para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça adequadamente. Dessa forma, a afetividade tem relevantes contribuições para o desenvolvimento integral do ser humano, sendo considerada por alguns autores como Cunha (2010) e Padua (2010), como um dos fatores que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa monográfica tem como objetivo analisar as contribuições da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal, localizada na cidade de São João do Sabugi – RN. No decorrer da pesquisa, utilizou-se como metodologia de investigação a observação in lócus de cinco turmas de 1º ao 5º ano, aplicação de questionário as professoras das referidas turmas, entrevista, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, com aporte teórico em autores como Cunha (2010), Luckesi (2011), Piaget (1993), dentre outros. Partindo do que foi pesquisado, pode-se perceber a presença da afetividade nas relações estabelecidas entre as professoras e os alunos nas cinco turmas observadas, evidenciando-se a influência disto para a melhoria do desenvolvimento destes alunos.TCC Discussão acerca da efetividade da indenização em razão do abandono afetivo sob a perspectiva psicológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Souza, Ana Cláudia Maria de; Garcia, Tânia Cristina Meira; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; http://lattes.cnpq.br/0518875433528490; Carvalho, Dimitre Braga Soares de; Garcia, Tulia Fernanda MeiraO presente trabalho aborda a temática da efetividade da indenização por abandono afetivo do ponto de vista psicológico. Examinando o conceito de responsabilidade civil e de abandono afetivo no ordenamento jurídico brasileiro, apontando como são tratados, do ponto de vista psicoemocional, as decisões sobre esse assunto no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, sob a ótica da resolução do conflito. Considerando o direito constitucional de assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, entre outros, a dignidade, o respeito, a convivência familiar e comunitária, além de proteção quanto à negligência, à discriminação e à crueldade. A ausência de legislação específica que atenda às particularidades quanto à responsabilização por abandono afetivo é manifesta. A indenização é o caminho certo para a responsabilização do abandono afetivo? A indenização resolverá as consequências trazidas com o abandono afetivo sob a perspectiva psicológica? Diante disso, objetiva dissertar sobre o atual entendimento nas decisões judiciais quanto à responsabilização civil em razão do abandono afetivo, assim como suas consequências práticas à luz da Psicologia. A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como procedimentos a revisão sistemática e a revisão narrativa entre os anos de 2017 a 2021, adotando a abordagem qualitativa. A partir da pesquisa realizada, pode-se concluir que deverá haver estudos interdisciplinares, com especialistas das áreas psicológica, de sociológica, pedagógica, jurídica, dentre outras, para encontrar soluções para um tema tão complexo como o é o abandono afetivo.