Navegando por Autor "Dantas, Daniele Vieira"
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Dissertação Análise da hipotermia não intencional em pacientes cardiopatas: coorte retrospectiva(2018-12-11) Pitombeira, Danielly Oliveira; Vitor, Allyne Fortes; Dantas, Daniele Vieira; ; ; ; Cavalcanti, Ana Carla Dantas; ; Lima, Maria Alzete de;A hipotermia não-intencional é o foco desta pesquisa e foi observada em pacientes cardiopatas que não foram submetidos a procedimento cirúrgico. Trata-se de um estudo de coorte retrospectiva com prontuários informatizados, cujo principal objetivo é analisar o fenômeno da hipotermia em pacientes cardiopatas entre o período de admissão e a ocorrência desse desfecho. Foram considerados todos os prontuários dos pacientes internados na unidade de internação cardiológica para adultos de um hospital universitário no nordeste brasileiro, no período de agosto de 2016 a julho de 2018. A coleta resultou em 1009 registros, dos quais 645 estavam internados por doenças cardíacas. Estes foram analisados e 109 foram selecionados por atenderam aos critérios de elegibilidade previamente estabelecidos e, portanto, estão presentes neste estudo. A coleta dos dados ocorreu de julho a setembro de 2018 mediante uso de instrumento com dados sociodemográficos, clínicos e indicadores do diagnóstico de enfermagem Hipotermia. Os dados foram categorizados e organizados em uma planilha construída no Microsoft Excel for Windows e exportados para pacote estatístico para análise de frequência simples, medidas de tendência central e variabilidade, teste Qui-quadrado, Fisher, e cálculo de risco relativo quando houve significância estatística. Os resultados mostraram a incidência da hipotermia em 87,16% da amostra, com média de 2,39 dias para o aparecimento. Predomínio de 67 (61,47%) pacientes do sexo masculino, idade menor ou igual a 60 anos (54,13%), com média de 56,74 anos. 72 (70,59%) viviam com companheiro, 74 (73,27%) nasceram e 56 (53,85%) residiam no interior do estado do Rio Grande do Norte (RN). Conforme exposto, as variáveis relacionadas ao diagnóstico de enfermagem Hipotermia não apresentaram associações estatisticamente significativas com a ocorrência da evento. Neste estudo, foi vivenciada as dificuldades na obtenção de dados importantes como peso e altura, por exemplo, consideradas variáveis relevantes ao observar o aparecimento da hipotermia não-intencional. Os enfermeiros são profissionais que estão na linha de frente na assistência e executam o cuidado direto aos pacientes. Portanto, possuem a capacidade de decidir sobre os melhores métodos e equipamentos, baseados em evidência, que melhor retratem a situação de saúde dos pacientes.O desenvolvimento de pesquisas sobre a hipotermia não-intencional prospectivas e comparativas entre métodos de aferição devem ser encorajadas com vistas a fornecer evidências fortes sobre esta temática.Dissertação Análise de causa raiz e análise modal de falhas e efeitos em unidades pediátricas: revisão sistemática(2018-07-20) Lima, Luciana Andrade de; Dantas, Rodrigo Assis Neves; Dantas, Daniele Vieira; ; ; ; Santos, Renata Silva; ; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier;No contexto da hospitalização infantil especificidades influenciam na segurança do paciente, sendo o público pediátrico detentor de dano três vezes maior do que os adultos em mesma situação. Conforme o desenvolvimento da gestão da qualidade houve incrementos de ferramentas, programas e métodos de qualidade para a diminuição de erros relacionados à assistência à saúde. Dentre as ferramentas utilizadas mundialmente para reduzir a ocorrência de erros na assistência à saúde, destacam-se a Análise de Causa-Raiz (ACR) e Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE). O objetivo do estudo foi analisar a utilidade das ferramentas Análise de Causa Raiz (ACR) e Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE) para a melhoria da assistência qualificada em unidades pediátricas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, baseada no protocolo PRISMA. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: 1. Scopus, 2. Ebsco, 3. Scientific Electronic Library Online (SciELO), 4. Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), 5. Web of Science, 6.Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), 7.Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), 8.Cochrane Library, 9. Science Direct, 10. National Library of Medicine and Nattional Institutes of Health (PubMed), 11.Índice Bibliográfico EspañolenCiencias de laSalud (IBECS), 12. Base de Dados de Enfermagem (BDENF), 13. Pan American Health Organization (PAHO), 14.Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (WHOLIS) e 15.Wiley Online Library. A análise qualitativa dos artigos foi realizada através da aplicação de uma versão adaptada e resumida do guia SQUIRE 2.0. Foram recuperados 8.254 estudos nas buscas nas bases de dados, após análise utilizando os critérios de inclusão e exclusão pertinentes, foram incluídos 15 artigos na revisão. Desses, 09 foram publicados entre 2013 e 2018, 05 foram desenvolvidos nos EUA, 12 utilizaram AMFE em diversas temáticas. A aplicação das ferramentas AMFE e ACR acarretou em mudanças e melhorias significativas nos serviços que as implementaram, sendo essas ferramentas de qualidade satisfatórias para detectar oportunidades de melhoras, empregando metodologias específicas para redução de danos, aumentando assim a segurança do paciente.Dissertação Análise de múltipla correspondência para auxiliar no levantamento de demandas formativas para a enfermagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Mota, Gelly Viana; Gomes, Apuena Vieira; Magalhães, Ismênia Blavatsky de; http://lattes.cnpq.br/7041359168937281; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; http://lattes.cnpq.br/5253963316888548; Rocha, Cintia Capistrano Teixeira; Dantas, Daniele Vieira; Nunes, Isabel DillmannA Educação Permanente (EP) na área de saúde possui parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora, propondo estratégias que possibilitam a construção coletiva, além de nortear caminhos para uma relação dialógica. Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), é apresentada uma dinâmica própria e intensa em relação às atividades desempenhadas pelas equipes de enfermagem, o que dificulta a EP na compreensão do todo e na atuação de maneira preventiva a possíveis sequelas. Na linha de desenvolvimento de tecnologias educacionais, este trabalho tem como objetivo principal identificar fatores e fenômenos que auxilie a educação permanente hospitalar no levantamento de demandas formativas para a enfermagem da UTIN, através da Multiple Correspondence Analysis (MCA). Para isso, foram analisados dados de janeiro até dezembro de 2021, do sistema incorporado no setor da UTIN, o Research Electronic Data Capture (REDCap), que contém informações dos prontuários de alta e óbito, resultando em 392 registros. A pesquisa possui uma abordagem quanti-qualitativa e para o processo de desenvolvimento deste trabalho foi adotado o método PDCA (Plan, Do, Check e Action) que visa a entrega de melhoria contínua nos processos em que aprimora. Realizou-se a análise exploratória dos dados usando as ferramentas Colab, Python e R para este objetivo. Cerca de 70,6% das admissões de 2021 foram bebês prematuros e 96% destes apresentaram hipotermia na admissão. A dificuldade em encontrar padrões devido à diversidade dos dados, viabilizou a aplicação do MCA para identificar as possibilidades formativas para a equipe de enfermagem da UTIN, baseadas nos dados. Com base nos dados, que foram definidos conforme suas especificidades no REDCap, utilizou-se do MCA para se proceder um agrupamento com o objetivo de explicar a variabilidade total dos dados. Dentre vários subconjuntos, destaca-se o subconjunto de intercorrências respiratórias que apresentou uma variabilidade explicativa de 38,7% até 48.9%. Isso demonstra o potencial que esses dados têm em explicar um fenômeno que ocorre na UTIN. Este trabalho tem como resultado final a apresentação da análise sobre dados da UTIN com base no MCA, norteando a EP no planejamento de formações, que seja necessário e adequado para o exercício da sua função de forma segura e independente. E por fim, impactar na redução dos custos hospitalares que podem ser evitados mediante uma qualificação que esteja em consonância com a demanda do serviço.Tese Aspectos sociodemográficos, de saúde, assistenciais e a correlação com a qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa(2017-08-30) Farias, Thalyne Yuri Araújo; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; ; Dantas, Daniele Vieira; ; Maia, Eulalia Maria Chaves; ; Mendes, Cristina Katya Torres Teixeira; ; Azoubel, Roberta;A úlcera venosa (UV) é caracterizada pela perda irregular e circunscrita da derme e epiderme, podendo acometer tecidos subcutâneos e subjacentes. Sua causa está relacionada a disfunção do sistema vascular venoso. É considerado um grande problema de saúde pública, gerando impacto na economia, dor permanente, incapacidade de realização das atividades de vida diária, problemas biopsicossociais, isolamento social, além da diminuição da qualidade de vida. O estudo objetiva avaliar a qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa através do ChronIc Venous Insufficiency quality of life Questionnaire (CIVIQ-20). Estudo transversal, quantitativo, com amostra não probabilística, composta por 30 pessoas com doença venosa, que tinham úlcera ativa com classificação clínica 6, realizado no ambulatório de angiologia de um hospital universitário em Natal Rio Grande do Norte, entre os meses de março e novembro de 2016, através de um formulário estruturado de entrevista com características sociodemográficas e de saúde e um instrumento de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde, CIVIQ-20. Predominaram nesse estudo pessoas acima de 60 anos (66,7%), do gênero feminino (86,7%), solteira viúva ou divorciadas (66,7%), baixa escolaridade (83,3%). 40% tinha história familiar de doença venosa, 80% passaram por gestações, 76,7% apresentavam veias varicosas e 70% tinham hipertensão arterial. 73,3% apresentaram tempo de tratamento da UV maior que seis meses e 70,0% não tinham orientação para o uso de terapia compressiva. Todas as dimensões do CIVIQ (Física, Dor, Social e Psicológica) e escore total do instrumento obtiveram médias e medianas com valores que se aproximam dos escores de pior qualidade de vida, com variações estatisticamente significantes (p<0,001), com destaque para a dimensão física com média de 71,0 e dor com média de 67,0. Ao correlacionar as dimensões de qualidade de vida do CIVIQ entre elas, a correlação foi de moderada a forte, com p- valor significante para todas as correlações entre as dimensões. Com destaque para a correlação entre a dimensão física e dimensão dor, assim como dimensão física com o escore total do instrumento. Conclusão: Os resultados demonstram um importante impacto das dimensões do instrumento na qualidade de vida dos portadores de DVC participantes deste estudo, com destaque para a dor e dimensão física.Dissertação Assistência aos portadores de úlceras venosas: proposta de protocolo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-03) Dantas, Daniele Vieira; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; Tourinho, Francis Solange Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; Araújo, Ednaldo Cavalcante de; ; http://lattes.cnpq.br/7392652886296731As úlceras venosas (UV), feridas crônicas recidivantes que resultam da Insuficiência Venosa Crônica (IVC), acometem diferentes faixas etárias e repercutem de forma severa na deambulação dos portadores. As lesões requerem tratamento duradouro e complexo e são responsáveis por morbi-mortalidade significativas. Diante disso, este estudo tem como objetivos identificar os aspectos relevantes da literatura científica contemplados em protocolo para assistência aos portadores de úlceras venosas; identificar os aspectos a serem propostos pelos juízes do estudo (enfermeiros, médicos e fisioterapeutas) para o protocolo de assistência aos portadores de úlceras venosas e apresentar a estrutura de protocolo proposta pelos juízes do estudo para assistência aos portadores de úlceras venosas atendidos em um hospital de referência do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no setor de curativos, situado no ambulatório de clínica cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado no Distrito Sanitário Leste, em Natal-RN. A amostra foi composta por 39 profissionais, sendo 30 enfermeiros, 7 médicos e 2 fisioterapeutas, integrantes da equipe de clínica cirúrgica do HUOL e de outras instituições públicas e privadas do Rio Grande do Norte e de Jequié/Bahia. Esses profissionais foram os juízes responsáveis por selecionar as diretrizes já propostas na literatura sobre protocolos de UV. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL (Parecer n.o 081/07), iniciou-se a primeira etapa do estudo que consistiu na realização de revisão de literatura científica acerca dos aspectos relevantes a serem contemplados em um protocolo para assistência aos portadores de UV. Esses aspectos foram organizados em um questionário proposto aos juízes do estudo. Após apreciação, realizou-se a validação de conteúdo com aplicação do Índice Kappa (K), aceitando-se escore superior a 0,80 e da Escala de Likert, considerando índices de 4,0 a 5,0. Os dados coletados foram organizados no Microsoft Excel e exportados para Statistical Package for Social Science (SPSS) 15.0. O levantamento da literatura contemplou artigos científicos nacionais e internacionais, tese, dissertações e protocolos institucionais. Quanto a caracterização dos profissionais predominaram enfermeiros (76,1%), entre 34 e 45 anos (41,0%), sexo feminino (79,5%), casados/união consensual (46,2%), com especialização na área de cuidado a UV (61,5%), atuando na rede hospitalar (46,1%), com até 5 anos de experiência em UV (69,2%) e alegando sentir-se preparado para cuidar dessas lesões (92,3%). No que diz respeito aos aspectos que obtiveram concordância ótima (K ≥ 0,81), permaneceram os itens encontrados na literatura com algumas modificações. Na análise dos aspectos propostos, os itens obtiveram avaliação muito importante, variando de 4,1 (tratamento medicamentoso) a 4,9 (avaliação do paciente e da lesão e cuidado com a ferida e a pele perilesional). A proposição do protocolo está disposta em onze itens: A) Avaliação do paciente e da lesão, B) Registro e documentação, C) Cuidado com a ferida e a pele perilesional, D) Indicação de cobertura, E) Uso de antibiótico e tratamento da dor, F) Tratamento cirúrgico da IVC, G) Tratamento medicamentoso, H) Melhoria do retorno venoso e prevenção de recidiva, I) Encaminhamento dos pacientes, J) Capacitação profissional e K) Referência e contra-referênciaDissertação Avaliação da comunicação escrita em uma unidade pediátrica de dependentes de ventilação mecânica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-09) Melo, Francisca Raquel Monteiro de; Dantas, Daniele Vieira; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; ; ; Cavalcante, Eliane Santos; ; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; ; Santos, Renata Silva;Introdução: As limitações da comunicação escrita da equipe multiprofissional desencadeiam elevado risco para a segurança do paciente, podendo ocasionar eventos adversos e barreiras para a desospitalização dos pacientes com condições crônicas complexas. Objetivo: Avaliar a qualidade da comunicação escrita da equipe multiprofissional em uma Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica de um hospital público pediátrico. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa, realizada no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em quatro etapas: 1ª) Identificação e priorização de um problema de qualidade; 2ª) Análise das causas do problema; 3ª) Desenvolvimento de critérios para avaliar o nível de qualidade; 4ª) Avaliação do nível de qualidade. Foram selecionados quatro critérios para avaliação do nível de qualidade, sendo eles: registro da data e hora; identificação do profissional; prescrição eletrônica de medicamentos sem siglas, nomes comerciais e com decimais e zeros; e utilização do prontuário eletrônico. Resultados: Dos não cumprimentos encontrados, 75,0% estão concentrados em seis critérios estratificados por categorias profissionais, que correspondem ao registro da data e hora e à utilização do prontuário eletrônico pelos enfermeiros (100,0% de descumprimento nos dois critérios), médicos (91,7% de descumprimento em ambos) e técnicos de enfermagem (91,7% de descumprimento no registro da data e hora e 100,0% no uso do prontuário eletrônico). Os profissionais fisioterapeutas não apresentaram descumprimentos nos critérios de registro da data e hora nem na utilização do prontuário eletrônico, mas eles apresentaram 32,3% de descumprimento na identificação dos profissionais nos registros, enquanto os médicos tiveram 8,3%, os enfermeiros, 68,3% e os técnicos de enfermagem com 86,7%. Não foram encontrados problemas com as prescrições eletrônicas de medicamentos. Conclusões: A avaliação dos prontuários demonstrou fragilidades na qualidade dos registros realizados no prontuário da unidade do estudo, principalmente devido ao fato de a equipe de enfermagem não ter acesso ao prontuário eletrônico para registro dos cuidados. Apenas a prescrição eletrônica apresentou bons resultados quanto ao cumprimento de critérios de qualidade. Na perspectiva de alcançar melhorias na comunicação escrita da equipe, são fundamentais intervenções para a ampliação da utilização do prontuário eletrônico como ferramenta de melhoria de registro e integração da equipe.Dissertação Avaliação da qualidade dos registros em prontuários de um Hospital do Nordeste Brasileiro(2018-07-20) Oliveira, Patrícia Lopes; Dantas, Daniele Vieira; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; ; ; Santos, Renata Silva; ; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier;Introdução: o prontuário é o elemento de comunicação entre profissionais, usuários e serviços de saúde passível de mensurar e avaliar o tipo e qualidade do atendimento prestado portando um conjunto de informações sobre as intervenções realizadas e servindo para o acompanhamento da história de saúde do usuário. O registro adequado das informações torna-se ferramenta importante no cuidado e segurança do paciente, bem como respaldo legal para instituição e profissionais. Objetivo: avaliar a implantação do programa de melhoria dos registros em prontuários do Hospital Geral de Farias Brito. Metodologia: estudo de natureza quantitativa com desenho quase experimental do tipo antes e depois de avaliação de critérios de qualidade. Os dados foram obtidos através da análise dos registros realizados nos prontuários dos pacientes internados na unidade. Foi realizado um ciclo de melhoria com análise do problema, intervenção e monitoramento, para tanto foram elaborados oito critérios para verificar a qualidade dos registros relacionados à identificação do paciente e do profissional assistente, legibilidade e aspectos da evolução multiprofissional. Os resultados obtidos foram apresentados através do Gráfico de Pareto, no qual foi observado se houve melhoria da qualidade e sua significância. Resultados: Na medição inicial verificaram-se índices de cumprimento de 36,30% em média, com destaque para o critério 4 que diz que os registros em prontuários devem conter a identificação do profissional, data, hora e número do conselho de classe, com 100,00% de não cumprimento. Já na segunda medição, notou-se um aumento na média de cumprimentos de todos os critérios em 19,45%. Conclusão: Considerando-se as melhorias alcançadas, percebe-se que o ciclo de melhoria é uma ferramenta efetiva para qualidade dos serviços desenvolvidos especialmente o registro em prontuário médico.Artigo Avaliação do estresse: aspectos mentais e do trabalho de profissionais médicos pós-graduandos em saúde da família durante a pandemia do COVID-19(Saúde coletiva, 2021) Silva, José Adailton da; Silva, Cleyton Cézar Souto; Santos, Gracielle Malheiro dos; Dantas, Daniele Vieira; Barbosa, Maria Helena Pires Araújo; Freire, Renata PascoalObjetivo: avaliar a presença de estresse e caracterizar os aspectos pessoais e do trabalho de profissionais médicos integrantes da Pós-Graduação em Saúde da Família durante a pandemia do COVID-19. Método: estudo quantitativo, descritivo e exploratório realizado com aplicação do inventário de Sintomas de Estresse em 395 médicos pós-graduandos em Saúde da Família e que atuam na Estratégia Saúde da Família pelo Programa Mais Médicos, respeitando os princípios éticos das Resoluções 466/12 a 510/16. Resultados: 43,80% dos profissionais médicos estavam com estresse, a maior parte na fase de resistência (72,25%) com prevalência de sintomas psicológicos (43,35%). Conclusão: A mudança dos fluxos e rotinas do processo de trabalho na Atenção Primária em Saúde relacionados à pandemia do COVID-19 favoreceu ao desenvolvimento do estresse e seus sintomas psicológicos da fase de resistênciaTCC Caracterização sociodemográfica e clínica de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia: estudo transversal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-22) Cardoso, Vivianne Macedo Pinto; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0001-5299-4025; http://lattes.cnpq.br/9523498815498409; Deniz, Kessya Dantas; https://orcid.org/0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Silva, Silmara de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-2554-5045; http://lattes.cnpq.br/2356247488696794; Araújo, Marília Souto de; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092Introdução: O câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo. Todos os anos, cerca de 225.000 crianças são diagnosticadas em todo o mundo. Nesse sentido, as famílias que descobrem o câncer infantojuvenil enfrentam uma nova realidade, com fatores de estresse, ansiedade e incertezas, tendo por consequência a necessidade de enfrentamento de um conjunto de desafios e desgastes psicológicos no qual resultam em impactos também para a criança e/ou adolescente com câncer. Objetivo: descrever as características sociodemográficas e clínicas de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia. Método: estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido a partir de um ensaio clínico randomizado, no qual foi realizada entre março e dezembro de 2022, em um hospital filantrópico de referência no tratamento do câncer infantojuvenil no estado do Rio Grande do Norte, no município de Natal. O número amostral foi de 26 participantes. Para caracterização dos cuidadores foi utilizado um formulário adaptado composto por variáveis sociodemográficas e clínicas, sendo elas relacionadas ao sexo, idade, escolaridade, formação na área da saúde, estado civil, renda, local de residência, número de filhos, comorbidade e uso de medicamentos. Nas variáveis qualitativas, realizou-se análise descritiva por meio de distribuições de frequências absolutas e relativas. Resultados: predomina-se o sexo feminino, média de idade de 33 anos, a maioria possui ensino médio completo. Metade dos participantes são casados, com até dois filhos, recebendo até um salário-mínimo e a maior parte reside no interior do estado. Além disso, apenas duas participantes afirmaram possuir formação na área da saúde. Quanto às morbidades, sete relataram possuir alguma condição com uso de medicamentos. Conclusão: a caracterização dos cuidadores de crianças e adolescentes com câncer traz visibilidade a esse público podendo, por tanto, subsidiar o desenvolvimento de ações, de profissionais da enfermagem, que possam atender esse grupo. Para isto, é necessário revisitar conceitos, repensar ações e intervir de forma a contribuir para o alívio do sofrimento.Tese Construção e validação de Escala de Qualidade da Assistência Hospitalar no Puerpério (EQUAP)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Rodrigues, Wilma Ferreira Guedes; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Dantas, Daniele Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; ; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; ; http://lattes.cnpq.br/4974595817934197; Silva, Flávio César Bezerra da; ; http://lattes.cnpq.br/2365641113875246; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Souza, Nilba Lima de; ; http://lattes.cnpq.br/3552543432083948; Santos, Sérgio Ribeiro dos; ; http://lattes.cnpq.br/2057116013573850; Dantas, Stelio Henrique Martim;Introdução: o puerpério é um período de transformações físicas e mentais com início após o parto e término quando se encerra a amamentação. Esse processo de involução à condição prégravídica pode ocasionar complicações mais severas e evoluir para o óbito, todavia, 92% dos casos das mortes maternas nessa fase são evitáveis, principalmente em nível hospitalar, quando relacionadas a quadros de hemorragias, infecção puerperal e hipertensão. Nesse contexto, a avaliação da qualidade da assistência hospitalar puerperal é algo fundamental para o monitoramento de possíveis complicações. No entanto, o indicador que avalia esse tipo de assistência não comtempla as intercorrências passíveis de complicações, tão pouco as causas específicas relacionada aos óbitos maternos. Objetivo: construir e validar uma escala para a avaliação da qualidade da assistência hospitalar no puerpério. Método. Estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: fundamentação teórica e análise teórica. Na etapa de fundamentação teórica, foram desenvolvidos um instrumento fundamentado na Teoria Geral dos Sistemas, proposta por Adevis Donabedian, e uma revisão de escopo que permitiu a construção dos itens do instrumento a partir das definições constitutivas, operacionais e comportamentais. A segunda etapa iniciou-se pela avaliação de juízes experts na área. Eles concordaram ou discordaram dos itens a partir dos seguintes critérios: objetividade; simplicidade; clareza; relevância; precisão e variedade. A inclusão dos juízes especialistas foi baseada nos seguintes critérios: ter publicado e pesquisado sobre o tema e ser perito na construção de instrumento. Foram excluídos aqueles que apresentaram respostas incorretas ou incompletas. Para avaliar o nível de concordância entre os juízes sobre determinado item, utilizaram-se o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice Kappa. O critério de pertinência do estudo foram o IVC>0,80 e o Kappa>0,61. A amostra foi formada por dez juízes. Além disso, o instrumento foi submetido a uma correção léxica e gramatical a fim de propiciar a adaptação deste para outra linguagem. Após a análise léxica e gramatical e a validação dos juízes especialistas, foi realizada a avaliação de puérperas (população-alvo). Estas concordaram ou discordaram dos itens a partir dos seguintes critérios: A (de fácil entendimento), B (de médio entendimento) e C (não entendi o item). Essa etapa possibilitou a avaliação pelo menor estrato cognitivo da população-alvo. Foram selecionadas, por conveniência e de forma aleatória, dez puérperas internadas na Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, no município de Santa Rita, Paraíba. Os critérios de inclusão das mulheres foram: ter idade acima de 18 anos, saber ler e escrever e estar no puerpério. Elencaram-se como critérios de exclusão: complicação puerperal, alguma contraindicação médica e/ou com suspeita de COVID-19. Nessa etapa, também foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice Kappa. O critério de pertinência foi IVC>0,80 e Kappa>0,61. O instrumento passou por uma segunda avaliação dos juízes especialistas para validar a versão final do instrumento. O método escolhido para a construção e validação teórica desse instrumento de avaliação seguiu as recomendações de Pasquali. Ressalta-se que este estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em conformidade com a Resolução nº 466/2012, e obteve parecer favorável sob CAAE de número 18967519.6.0000.5176. Resultados: ao final dessa etapa, oito itens foram retirados do instrumento, 11 foram unificados e três tiveram a redação modificada. Realizada a correção léxica e gramatical, a escala foi submetida à análise do público-alvo, apresentou IVC ≥ 0,9 em todos os itens, exceto os itens 16, 24, 34, 37, 38, que apresentaram IVC<80, foram reformulados e não foram retirados. Por fim, uma segunda rodada foi efetuada com a participação de juízes e a escala obteve um IVC ≥0,9 em todos os itens. Apresenta-se a escala para avaliar a qualidade da assistência hospitalar prestada no puerpério com validade teórica, média do IVC = 0,99, com 49 itens no total, sendo 17 na dimensão estrutura, 23 na dimensão processo e nove na dimensão de resultado. Concluise que a escala para avaliar a qualidade da assistência hospitalar prestada no puerpério possui validade teórica.TCC Efeito da auriculoterapia para ansiedade, fadiga e distúrbios do sono em pacientes com câncer: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-20) Pereira, Vinicius dos Santos Lemos; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0002-1681-7678; http://lattes.cnpq.br/1249738566019948; Ribeiro, Kátia Regina Barros; https://orcid.org/0000-0002-3513-7483; http://lattes.cnpq.br/4422189971983553; Fonseca, Jucielly Ferreira da; https://orcid.org/0000-0001-8904-8809; http://lattes.cnpq.br/6947516413159623Objetivo: mapear a literatura científica acerca dos efeitos da auriculoterapia para o manejo de ansiedade, fadiga e distúrbios do sono em pacientes com câncer. Método: trata-se de uma revisão de escopo com base nas recomendações PRISMA-ScR e metodologia do Instituto Joanna Briggs. A busca foi realizada em dez fontes de dados, por dois pesquisadores independentes. Foram incluídas publicações disponíveis na íntegra, sem restrição de idiomas e sem recorte temporal. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva, sendo elaborados quadros e estatística com frequência absoluta e relativa. Resultados: a amostra final de 14 estudos envolvendo um total de 973 pacientes com câncer. Destes, 10 eram ensaios clínicos randomizados, publicados entre os anos de 2015 e 2022, com destaque para os anos de 2019 e 2021. Em relação ao país de origem, destacam-se os países asiáticos (71,42%), seguidos da América Latina (14,28%). No que tange o tipo de tumor, destaca-se o câncer de mama com 71,42%. Em relação aos principais pontos auriculares utilizados, destacaram-se: Shen Men, seguido de Coração, Subcórtex, Rim e Simpático. Em relação ao número de sessões, os protocolos tiveram duração de três a oito semanas. Os materiais mais utilizados foram: agulhas, sementes, pellets magnéticos e esferas de cristal. Considerações Finais: os achados presentes nesta revisão evidenciaram os efeitos da auriculoterapia para o manejo da ansiedade, fadiga e distúrbios do sono em pacientes com câncer, ao proporcionar melhora dos sintomas apresentados e os benefícios superam os pequenos efeitos colaterais, que podem surgir com o procedimento.Dissertação Efeito da implantação de ciclo de melhoria da qualidade nos registros de saúde de um serviço pré-hospitalar móvel de urgência(2018-09-13) Timóteo, Maria do Socorro Telma Batista Araújo; Dantas, Daniele Vieira; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; ; ; Santos, Renata Silva; ; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier;Introdução: os ciclos de melhoria podem ser utilizados para fortalecer as funções gestoras, contribuindo para a detecção de problemas ou oportunidades de melhoria, com vistas a solucioná-los e/ou melhorá-los. Objetivo: avaliar o efeito da implantação de um ciclo de melhoria da qualidade no preenchimento das fichas de ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Patos, Paraíba (PB). Método: trata-se de uma pesquisa quase experimental de série temporal sem grupo de controle, dividido em seis etapas conforme as normas do SQUIRE 2.0 adaptado (2018): identificação e priorização de melhoria; análise da oportunidade de melhoria; construção e validação de critério de qualidade; avaliação do nível de qualidade; intervenção; reavaliação. Três avaliações foram feitas no biênio 2016-2018, com amostragem aleatória simples de 100 casos em cada avaliação, baseadas em sete critérios: identificação; avaliação clínica; antecedentes patológicos; padronização com registro documentado; registro legível-corretopreciso; responsabilização profissional; Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A análise completa na primeira avaliação mostrou falha em todos os critérios com destaque para SAE. Foram feitas intervenções de forma multifacetadas, agrupadas por áreas afins, direcionadas aos critérios de qualidade de pior conformidade nas avaliações até conseguir nova caracterização, com completude favorável a qualidade, no entanto, manteve-se a necessidade de realizar novas intervenções, uma vez que em dois dos critérios estabelecidos não conseguimos melhorias, como também não houve significância estatística. Assim sendo, novas ações foram planejadas e implementadas para a continuidade do processo com reavaliação sob o ponto dos mesmos critérios. Resultado: para os critérios estabelecidos, a diferença estatisticamente encontrada foi aceita com valores Z de significância <0,001 em 87% dos critérios. Em dados absolutos, verifica-se que todos os sete critérios apresentaram melhorias entre as avaliações e se observa que o não cumprimento diminuiu de 95 casos na primeira avaliação para 8 casos na terceira avaliação. Conclusão: a representação dos resultados conjuntos entre as três avaliações pôde destacar melhoria progressiva nos cumprimentos de cada critério, destacando a diminuição dos defeitos (não cumprimentos) encontrados. Considerando as limitações do estudo, avaliamos como exitosa o efeito da implantação do programa de melhoria no serviço, por proporcionar maior integração dos profissionais e mostrar a diminuição dos defeitos do problema avaliado.TCC Efeito de recurso audiovisual na ansiedade de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdica: um ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-22) Cabral, Maria Améllia Lopes; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0001-8385-9280; https://lattes.cnpq.br/0955783275998760; Diniz, Késsya Dantas; https://orcid.org/0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Leal, Nahadja Tahaynara Barros; https://orcid.org/0000-0002-4833-9914; http://lattes.cnpq.br/1716332467141639Introdução: No tratamento do infarto agudo do miocárdio, a revascularização cirúrgica é eficaz, mas pode gerar ansiedade no paciente. Recursos audiovisuais têm sido usados como intervenções não medicamentosas para manejar a ansiedade pré-operatória, melhorando a experiência do paciente no cuidado de saúde. Objetivo: avaliar o efeito de um recurso audiovisual no manejo da ansiedade em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Método: Este estudo foi um ensaio clínico randomizado, com a coleta de dados realizada em hospital privado de Natal, no período de fevereiro a dezembro de 2021. A amostra foi dividida em dois grupos, contendo 22 participantes em cada. O estudo utilizou o Inventário de Ansiedade Traço Estado para medir a ansiedade. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Está registrado na plataforma do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC) sob o número RBR-24c5qwm. Foi utilizada estatística descritiva para variáveis independentes e dependentes. Foram aplicados o teste t de Student e o teste exato de Fisher para contrapor os resultados. Foi adotado nível de significância de 5% ao longo do estudo, onde p=0,05. Resultados: Amostra de 44 pessoas: 68,18% homens, 31,82% mulheres; idade prevalente >60 anos 59,09%; 50% ensino fundamental; mulheres apresentaram mais ansiedade no IDATE-E e IDATE-T iniciais (p<0,05). Orientações pré-operatórias reduziram a ansiedade significativamente (IDATE-E e IDATE-T iniciais com p<0,05, assim como IDATE-T final). Discussões: Ensaios clínicos, confirmam que apesar dos homens serem maioria nas filas de cirurgia cardíaca, as mulheres são mais ansiosas. Mas, assim como nos resultados deste estudo, orientações pré-operatórias por profissionais de saúde reduzem a ansiedade e aumentam a confiança, diminuindo a ansiedade e resultando em menor tempo de internação. A mídia audiovisual demonstrou efeito na redução de estresse e ansiedade pré-cirurgia. Conclusões: O uso de recursos audiovisuais tem efeito no manejo da ansiedade pré-operatória em pacientes de revascularização miocárdica.Dissertação Efeito do módulo on-line sobre liderança na aquisição do conhecimento de discentes de enfermagem: estudo piloto de ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-18) Fonseca, Jucielly Ferreira da; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0001-8904-8809; http://lattes.cnpq.br/6947516413159623; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Silva, José Adailton daEste estudo avaliou o efeito de um módulo educacional on-line sobre liderança na aquisição de conhecimento por discentes de Enfermagem. A pesquisa foi conduzida em duas fases: metodológica e experimental. Na fase metodológica, especialistas validaram o conteúdo e a aparência do módulo; como também houve a validação de conteúdo da situação-problema. Já na fase experimental, conduziu-se um ensaio clínico randomizado com 14 estudantes do sexto período do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, divididos em grupo experimental (sete estudantes), que acessou o módulo on-line; e grupo controle (sete estudantes), que participou de aulas presenciais expositivas no próprio Departamento de Enfermagem. O módulo educacional, previamente desenvolvido e autorizado para uso, mediante Termo de Cessão de Direitos, incluiu quatro aulas multimodais, abordando temas como competências profissionais, habilidades emergentes, segundo o Fórum Econômico Mundial, psicologia positiva, comunicação e gestão de conflitos. O grupo controle participou de uma aula expositiva convencional, em ambiente presencial. A amostra foi composta predominantemente por jovens do sexo feminino, com idades entre 20 e 25 anos, matriculadas no sexto período do Curso de Enfermagem, no primeiro semestre de 2024. A coleta de dados incluiu uma situação-problema e um questionário adaptado para avaliar a autopercepção do exercício da liderança em Enfermagem. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE 75851023.0.0000.5537, Parecer 6.599.419) e registrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC), sob o número RBR-2dfqmr2. Os resultados mostraram avanços significativos nas habilidades de liderança, especialmente no grupo experimental. Este grupo apresentou aumento expressivo na valorização de habilidades interpessoais, de 57,14%, no pré-teste, para 85,71%, no pós-teste. Na mediação de conflitos éticos, 85,71% do grupo controle e 100% do grupo experimental no pós-teste optaram pelo debate aberto, demonstrando uma abordagem participativa. Houve também evolução na autoidentificação como líder no grupo experimental, de 42,86% para 57,14%, evidenciando o impacto positivo do treinamento na autopercepção de liderança. A definição de liderança como processo de influência foi amplamente reconhecida, com 100% dos estudantes do grupo experimental no pós-teste, compreendendo liderança como o exercício de influência para alcançar objetivos. Concluiu-se que o módulo educacional on-line sobre liderança relacionado à aquisição de conhecimento de discentes de Enfermagem teve efeito positivo no desenvolvimento das competências de liderança dos discentes de Enfermagem. O estudo reforça a importância de habilidades interpessoais, da autopercepção de liderança e de práticas colaborativas para a segurança e o desempenho profissional dos futuros enfermeiros.Dissertação Efeito do recurso audiovisual no nível de ansiedade e na aquisição de conhecimento em pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Araújo, Naryllenne Maciel de; Dantas, Daniele Vieira; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; http://lattes.cnpq.br/6062248434930087; Feijão, Alexsandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Oliveira, Maria do Carmo deNo período que antecede a cirurgia de revascularização do miocárdio, a falta de conhecimento e os sentimentos como a ansiedade podem ser causa de riscos no período perioperatório. Assim, a utilização de recurso audiovisual na enfermagem é capaz de instrumentalizar a assistência, contribuir para a educação em saúde e aumentar a confiança dos pacientes. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito do recurso audiovisual na aquisição de conhecimento sobre o nível de ansiedade em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, ocorrido na enfermaria cardiológica do Hospital Rio Grande, durante o ano de 2021. A amostra foi composta por 44 pacientes em pré-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio, divididos igualmente em Grupo Controle (GC), que recebeu como intervenção a orientação verbal de pré-operatório de enfermagem, e Grupo Experimental (GE), o qual recebeu as mesmas orientações de pré-operatório verbais, mais a aplicação de um vídeo explicativo sobre a cirurgia como recurso audiovisual. A randomização foi feita pelo site www.randomizer.org para escolha por aleatoriedade simples dos pacientes nos dois grupos. Assim, após alocação nos grupos, para coleta de dados, no primeiro momento, um pesquisador aplicou o instrumento para avaliar ansiedade em todos os participantes antes das intervenções; no segundo momento, a pesquisadora principal realizou as intervenções nos dois grupos; e, por fim, o primeiro pesquisador, sem saber qual participante pertencia a qual grupo, aplicou o instrumento de ansiedade e um instrumento para avaliar o conhecimento adquirido nos dois grupos pós-intervenção. Esses instrumentos para coleta de dados são: um instrumento para avaliar o nível de ansiedade, Inventário de ansiedade estado-traçado – IDATE, e um instrumento que avalia o conhecimento sobre a cirurgia. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, dispostos em tabelas e quadros apresentados nos resultados desta pesquisa. O presente estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, CAAE nº 40743520.9.0000.5537, Parecer 4.579.278. E foi registrado na plataforma virtual Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-24c5qwm). A maioria dos pacientes era do sexo masculino, idoso e com ensino fundamental incompleto ou completo. Após as intervenções em ambos os grupos, foi possível comprovar o aumento do sentimento de preparo e confiança para realizar a cirurgia, onde o grupo experimental obteve maior relato de confiança após a intervenção. Sobre o nível de conhecimento, houve aumento na aquisição em ambos os grupos (p<0,05), obtendo melhor resultado o grupo que fez uso do recurso audiovisual, com média de resposta de 7,77 e maior número de acertos nas questões sobre cuidados pré-operatórios, intraoperatórios e pós-operatório imediato. Em relação ao nível de ansiedade, este teve diminuição também em ambos os grupos, com valores mais expressivos no grupo experimental (p<0,05), este diminuiu tanto os valores de IDATE-Estado como o IDATE-Traço após as intervenções. Além disso, o grupo experimental também obteve diminuição de 100% nos níveis moderados de ansiedade no IDATE-Estado, apresentou também diminuição de sentimentos negativos como tensão e preocupação, e aumentou os sentimentos positivos no período do pré- operatório. Nenhum participante obteve nível alto de ansiedade durante a pesquisa. Conclui-se que o efeito do vídeo durante as orientações de enfermagem como educação em saúde é positivo e melhora os níveis de ansiedade, comprovando seu efeito e, assim, confirmando a hipótese alternativa deste estudo. Ademais, permite melhor experiência do paciente durante o período pré-operatório, aumentando seu conhecimento, além de auxiliar o Processo de Enfermagem com uma ferramenta tecnológica aplicada à saúde.TCC Efeitos da craniopuntura nos sinais e sintomas das pessoas com doenças reumáticas: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-22) Melo, Evelin Beatriz Bezerra de; Dantas, Daniele Vieira; 0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; 0000-0003-1822-8022; https://lattes.cnpq.br/6419788740000615; Diniz, Késsya Dantas; https://orcid.org/0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Leal, Nahadja Tahaynara Barros; https://orcid.org/0000-0002-4833-9914; http://lattes.cnpq.br/1716332467141639Objetivo: mapear na literatura as evidências científicas sobre os efeitos da craniopuntura nos sinais e sintomas das pessoas com doenças reumáticas. Métodos: trata-se de uma revisão de escopo, formulada segundo diretrizes do checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Os descritores utilizados foram “Doenças Reumáticas”, “Craniopuntura”, “Acupuntura” e “Sinais e Sintomas”. As buscas foram realizadas em julho de 2023. Resultados: 31 estudos foram incluídos nesta revisão. O alívio da dor foi o efeito mais relatado nos estudos, presente em 23 (74,19%) deles; seguido da melhora da qualidade de vida, em nove (29,03%) estudos; melhora da função articular, em seis (19,35%); aumento da amplitude de movimento, em quatro (12,9%); e efeitos anti-inflamatórios, presentes em três (9,67%) estudos. Considerações finais: a craniopuntura tem efeitos benéficos nos sinais e sintomas das pessoas com doenças reumáticas, sendo uma técnica de aplicação fácil e rápida. Dentre os efeitos da craniopuntura nos sinais e sintomas das pessoas com doenças reumáticas, há o alívio da dor, a melhora da qualidade de vida, melhora da função articular, aumento da amplitude de movimentos, diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade e redução do uso de medicação.Tese Eficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Lúcio, Kadyjina Daiane Batista; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-7255-960X; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; http://lattes.cnpq.br/9950072832568453; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; Tinoco, Jessica Dantas de Sá; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; https://orcid.org/0000-0003-0569-5027; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; Costa, Raphael Raniere de OliveiraA capacidade de pensar criticamente é necessária ao discente de enfermagem no processo de tomada de decisões com vistas a fortalecer o processo de inferência. Assim, o uso de metodologias ativas dispõe de uma capacidade disruptiva com a pedagogia tradicional, por meio de práticas inovadoras, que estimulam o discente, despertam interesse e curiosidade. Diante desse contexto, objetiva-se: avaliar a eficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, sendo as duas primeiras subsidiadas por um estudo metodológico e a terceira por um ensaio clínico controlado e randomizado. A primeira contempla a construção de dois casos clínicos para os instrumentos pré-teste e pós-teste, dois cenários de simulação clínica sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem e a elaboração da avaliação de nivelamento dos discentes. A segunda etapa correspondeu a análise de conteúdo dos casos clínicos, cenários de simulação e avaliação de nivelamento dos estudantes por juízes. A avaliação dos cenários contou com 45 juízes em raciocínio diagnóstico e/ou simulação clínica, que analisaram cada item por meio de uma escala likert. Para avaliação do grau de acurácia diagnóstica, foi utilizada a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem. Os casos clínicos e as questões de nivelamento tiveram seu conteúdo avaliado por 8 juízes em um grupo focal. A terceira etapa contemplou a aplicação da simulação clínica aliada à mapas conceituais para melhoria na habilidade do raciocínio diagnóstico para discentes de graduação em Enfermagem. Os alunos foram randomizados nos grupos intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido ao uso da tecnologia educacional e o grupo controle à aula expositiva. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Para os cenários de simulação, foi considerada proporção de 85% de aceitação pelos juízes. Para a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem, foi calculado o coeficiente S. O desempenho dos alunos foi analisado por meio da estatística inferencial nos instrumentos pré-teste, pós-teste e inventário de raciocínio diagnóstico, adotando o nível de significância de 5%. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética responsável, sob o número 3.084.032. Foi registrado na base de dados de Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros, recebendo o número: RBR-7qjpn6. Os resultados mostram que os cenários foram julgados com proporção aceitável pelos juízes, os diagnósticos propostos apresentaram alto grau de acurácia. Os casos clínicos utilizados no pré-teste e pós-teste possuíram média do índice de validade de conteúdo de 93,7%. Na última etapa, o grupo intervenção destacou-se na inferência do rótulo diagnóstico e apresentou diferença estatística significativa, quando comparados os momentos pré-teste e pós-teste (p= 0,001). O mesmo aconteceu nos acertos referentes aos fatores relacionados (p=0,004) e as características definidoras (p=0,004). Valores superiores também foram encontrados no Inventário de Raciocínio Diagnóstico, na flexibilidade do pensamento e na estrutura do conhecimento na memória. Assim, conclui-se que a simulação clínica aliada ao mapa conceitual foi eficaz para a melhoria do raciocínio diagnóstico de discentes em enfermagem. Outrossim, o estudo proporciona visibilidade para duas metodologias ativas de ensino, a simulação clínica e o mapa conceitual, que representa um avanço do protagonismo dos estudantes como sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.Tese Enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas: elaboração e validação de um protocolo de organização do serviço(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-19) Medeiros, Eliabe Rodrigues de; Feijão, Alexsandra Rodrigues; Pinto, Erika Simone Galvão; https://orcid.org/0000-0003-0205-6633; http://lattes.cnpq.br/2135320432342059; https://orcid.org/0000-0002-8686-9502; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; http://lattes.cnpq.br/7223518507703730; Dantas, Daniele Vieira; Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento; Andrade, Maria Sandra; Botelho, Eliã PinheiroAs doenças infecciosas são patologias relevantes para a situação epidemiológica das comunidades. Diversos esforços são realizados pelos profissionais de saúde para reduzir as taxas dessas doenças e a enfermagem, categoria mais frequente nos serviços de saúde, tem-se destacado por oferecer serviços preventivos e de promoção da saúde nos espaços comunitários, a exemplo das escolas. Já estão documentadas as ações que desenvolvem, no entanto, inexistem protocolos que guiem a execução das intervenções com esse enfoque. Diante disso, o objetivo do presente estudo é analisar as evidências de validade de um protocolo de organização do serviço de enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas. Trata-se de uma pesquisa metodológica composta por duas etapas. A primeira foi operacionalizada por meio de revisão de escopo para busca dos constructos sobre esse aspecto. Na segunda, se procedeu à construção e validação do protocolo com base no que foi identificado na etapa anterior. O referencial teórico de Luiz Pasquali foi utilizado para a construção dos itens e o referencial de Rafael Hernandez-Nieto, para o processo de validação do conteúdo. A análise considerou a Taxa de Concordância e o Coeficiente de Validade do Conteúdo e os resultados desses cálculos foram apresentados em quadros e tabelas. Os princípios éticos em pesquisas que envolvem seres humanos foram seguidos, de acordo com a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, de modo que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mediante o Parecer nº 4.758.536 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética nº 45645621.3.0000.5537. Na revisão de escopo foram incluídos 83 documentos de onde foram identificadas 87 ações após agrupamento e adequação na redação dos itens. Quatro funções da enfermagem escolar (investigadora, assistencial, educativa e gestora), também chamadas de domínios, foram utilizadas para a sistematização do protocolo de organização do serviço. O processo de validação foi realizado com 13 juízes experts por meio de três rodadas Delphi de avaliação como estratégia de chegar ao consenso. Eles identificaram a concordância com os domínios e itens que os integraram. Também analisaram a necessidade de alterações nos itens com base nos critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica, e pontuaram a concordância para a validação do conteúdo. Itens foram alterados, inseridos ou excluídos, totalizando na versão final do protocolo 88 ações. Ao final das três rodadas, todos os domínios tiveram taxas de concordância maiores que 90% e todos os itens apresentaram Coeficiente de Validade do Conteúdo maior ou igual a 0,91 e, assim, foram classificados com evidências de validade excelente. Foi confirmada a tese de que o protocolo de enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas possui evidências de validade de conteúdo e esse instrumento pode ser utilizado por equipes de enfermagem que exercem atividades nas escolas voltadas a atender às diversas necessidades levantadas pelas infecções. Além disso, também pode ser adequado aos diversos contextos em que for utilizado.Tese Escala de adaptação da pessoa com úlcera venosa baseado no Modelo de Roy: construção e validação(2019-06-19) Souza, Amanda Jéssica Gomes de; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; ; ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; Dantas, Daniele Vieira; ; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; ; Silva, Mirian Alves da;Estudo metodológico, com o objetivo de construir e validar uma escala para mensurar o nível de adaptação aos cuidados com a úlcera venosa baseada no Modelo de Adaptação de Roy. A pesquisa ocorreu em duas etapas: definição e operacionalização dos construtos, e análise teórica e semântica. Na primeira etapa, os itens da escala foram construídos a partir do Modelo de adaptação de Roy, de duas revisões integrativas da literatura e da entrevista a pessoas com úlcera venosa. Na segunda etapa, 24 juízes foram selecionados para julgarem a adequação dos itens, que passaram por uma correção léxica e gramatical, sendo posteriormente realizado um teste piloto para avaliar a compreensão dos itens pelas pessoas com úlcera venosa. Finalizou-se esta etapa com uma nova submissão aos juízes. O processo de validação teórica do instrumento seguiu o referencial de Pasquali e adotou a técnica Delphi para sua operacionalização. Foi considerado válido o item que apresentasse um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ 0,9. O presente estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio dos CAAE nº 65941417.8.0000.5537 e 65941817.1.0000.5537. A primeira etapa resultou na construção dos itens preliminares do instrumento sendo um total de 76 itens divididos nos quatro modos adaptativos de Roy, 28 itens no modo físico-fisiológico, 16 no modo autoconceito-identidade, 21 no modo de função do papel e 11 no modo interdependência. Na segunda etapa participaram 14 juízes na rodada Delphi 1. A porcentagem dos itens que apresentaram IVC ≥ 0,9, em cada modo foram: físico-fisiológico 78%; autoconceito-identidade 81,2%; de função do papel 61,9%; e interdependência 100%. Ao final desta estapa, 17 itens foram retirados do instrumento, 11 foram unificados e 3 foram realocados entre os modos. Realizada a correção léxica e gramatical a escala foi submetida ao teste piloto e apresentou IVC ≥ 0,9 em todos os itens, exceto o item 46 que apresentou IVC = 0,8 mas não foi retirado e sim modificado. Por fim, a rodada Delphi 2 foi efetuada com participação de 13 juízes e a escala obteve um IVC ≥0,9 em todos os itens. Apresenta-se a Escala de Adaptação da Pessoa com Úlcera Venosa com validade teórica, média do IVC = 0,99, com 48 itens no total, sendo 17 no modo físicofisiológico, 14 no modo autoconceito-identidade, 4 no modo de função do papel e 5 no modo interdependência. Conclui-se que a Escala de Adaptação da Pessoa com Úlcera Venosa aos cuidados com a úlcera venosa possui validade teórica.Dissertação Estratégia multimídia para aquisição de conhecimento e redução de ansiedade de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-08) Silva, Silmara de Oliveira; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0002-2554-5045; http://lattes.cnpq.br/2356247488696794; Feijão, Alexsandra Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8686-9502; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Oliveira, Maria do Carmo deO estudo apresenta como objetivo avaliar o efeito de uma estratégia multimídia comparada às orientações padrão para aquisição de conhecimento e redução de ansiedade de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia. Trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado, realizado em um Hospital Filantrópico, referência no atendimento de crianças e adolescentes com câncer, em Natal-RN. O Grupo Experimental recebeu as orientações padrão da instituição associadas a uma estratégia multimídia sobre o processo do tratamento quimioterápico - Filme de animação digital com duração de 12 minutos e 22 segundos, enquanto o Grupo Controle recebeu apenas as orientações padrão que são fornecidas na instituição. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o Inventário de Ansiedade TraçoEstado (IDATE) e um Instrumento de Avaliação do Conhecimento (IAC). O projeto teve aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nº 5268320 e registrado no Registro Brasileiro de Ensaio Clínico (RBR-4wdm8q9). Ressalta-se que o filme de animação digital foi validado em relação ao conteúdo por especialistas e pelo público-alvo. Esta última foi realizada na fase do estudo piloto, onde evidenciou que o filme de animação digital atingiu índices satisfatórios, demonstrando ser um instrumento válido, confiável e importante para ser utilizado pelos cuidadores de crianças e adolescentes em tratamento quimioterápico (Coeficiente de Correlação Intraclasse foi de 0,936 [IC95% 0,868–0,984] com p< 0,05 e Alfa de Cronbach de 0,943). Na fase do ensaio clínico randomizado, evidenciou-se predomínio dos participantes do sexo feminino (96,15%), com idade média de 33,50± 10,40, apresentando ensino médio completo (50%), estado civil casado (50%), a maioria (65,38%) residindo em cidades do interior de Natal-RN. Em relação ao tempo do diagnóstico para início do tratamento foi entre cinco a 15 dias, apresentando média e desvio padrão: 8,08 ± 2,78. Sobre o nível de conhecimento, houve aumento na aquisição em ambos os grupos (p <0,05), obtendo melhor resultado o grupo que fez uso da estratégia multimídia, com média de resposta de 7,77 e maior número de acertos nas questões sobre o tratamento quimioterápico. Em relação ao nível de ansiedade, evidencia-se diferença estatística em relação aos cuidadores do grupo experimental, onde tiveram redução quanto ao IDATE-Estado comparando o período inicial com o final com valor p < 0,05, apresentando redução do nível de ansiedade de moderado para baixo após a intervenção. Conclui-se que o efeito da estratégia multimídia é positivo para aquisição de conhecimento e redução do nível de ansiedade em cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia, confirmando a hipótese alternativa do estudo.
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