Navegando por Autor "Capistrano, Pablo Moreno Paiva"
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Tese Uma abordagem culturalista de Kierkegaard: o existencialismo cristão e a verdade da subjetividade(2016-11-17) Oliveira, Lauro Ericksen Cavalcanti de; Erickson, Glenn Walter; ; ; http://lattes.cnpq.br/8447713849678899; Hurtado, Jordi Carmona; ; http://lattes.cnpq.br/5749338796825826; Lima, Jorge dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1025007884170375; Capistrano, Pablo Moreno Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/4190976774852728; Nunes, Tassos Lycurgo Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/5591762841657455Aborda o pensamento de Søren Kierkegaard em seus vários aspectos, eminentemente na questão da subjetividade e da verdade. Faz interconexões teóricas entre o pensamento de alguns autores contemporâneos como, Martin Heidegger, Ludwig Wittgenstein e as ideias de Kierkegaard. Destaca o caráter anti-metafísico do existencialismo cristão de Kierkegaard como uma posição teológica relevante para a compreensão da filosofia contemporânea atual. Objetiva, de modo mais geral, abordar a possibilidade de uma hermenêutica existencial centrada na subjetividade e como essa compreensão interna e sua relação com Deus fornece elementos formadores da verdade. Objetiva, de maneira mais específica, discorrer sobre a dialética hegeliana utilizada por Kierkegaard em oposição ao sistema conceitual de Hegel e as noções políticas e estéticas decorrentes; aprofundar a perspectiva culturalista dos estádios da vida em Kierkegaard; verificar a apropriação da influência kierkegaardiana em Heidegger e Wittgeinstein. Metodologicamente, recorre-se a uma revisão bibliográfica qualitativa das obras de Kierkegaard, fazendo análises comparativas com outros pensadores contemporâneos. Resulta em determinações pós-filosóficas de cunho subjetivista como forma de compreensão da realidade. Conclui que o estudo do pensamento kierkegaardiano não se resume apenas a um viés histórico de sua abordagem, contribuindo tal adensamento para uma melhor compreensão da realidade cultural hodierna sob um ponto de vista múltiplo e relativista.Dissertação Análise do conceito de justiça no diálogo entre Trasímaco e Sócrates no Livro 1 da República(2015-12-18) Melo, Marcelo Pereira Paiva; Fernandes, Edrisi de Araújo; ; ; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;Esta dissertação tem por objetivo a reflexão acerca dos sentidos de Justiça encontrados no Livro 1 d’A República, particularmente aqueles inseridos entre os trechos 336c e 354c. Analisa-se também a possibilidade de que o conceito de Trasímaco da Justiça como conveniência do mais forte é uma forma pré-platônica de entendimento da Justiça que, apropriada por Platão, passa a ser válida quando se considera o mais forte como sendo virtuoso e orientado ao Bem, situação apenas encontrada no contexto da República. Desse modo, defende-se que Trasímaco não está inteiramente errado quanto ao seu conceito de Justiça. Também se considera a noção de que a Justiça, ao longo d’A República, seja a harmonia entre os elementos da alma e da Cidade-Estado.Dissertação A atuação do legitimado ativo no controle abstrato de constitucionalidade: critérios procedimentalistas para propositura da ação no contexto de lutas por reconhecimento(2016-05-06) Romano, Rodrigo Ribeiro; Goes, Ricardo Tinoco de; ; ; Consani, Cristina Foroni; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;A presente dissertação objetiva desenvolver critérios de propositura de ação para controle abstrato de constitucionalidade pelo legitimado ativo, em contextos de lutas por reconhecimento. Cuida-se de trabalho interdisciplinar que aborda conceitos da Filosofia do direito, da teoria social e do direito processual constitucional. Para isto, metodologicamente, a dissertação constitui-se em pesquisa bibliográfica da legitimidade do direito em Habermas e das lutas por reconhecimento e o papel do Estado democrático de direito. Também é utilizado método hipotético-dedutivo para definir critérios normativos para atuação do legitimado ativo. Diante disto, pretende-se articular a proposta reconstrutiva de Habermas de construção do paradigma jurídico procedimental que procura garantir as condições do processo democrático na produção e no controle de constitucionalidade das normas. Em seguida, busca-se explicitar nas lutas por reconhecimento, manipulações simbólicas de exclusão/inclusão de grupos sociais, carregadas de sentimentos morais. O intuito é de problematizar como grupos sociais podem veicular pretensões de reconhecimentos no controle abstrato de constitucionalidade através dos legitimados ativo, definidos por um rol fechado de entidades pela Constituição. A partir da expectativa normativa de atuação do legitimado ativo, propõe-se, com isso, ofertar uma dissertação que produza critérios normativos de atuação do legitimado ativo, coerente com o paradigma procedimentalista do direito de Habermas e que contribua para o desenvolvimento democrático do processo constitucional.Dissertação Crítica ao fundacionismo cartesiano com base no argumento contra a linguagem privada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003) Capistrano, Pablo Moreno Paiva; Erickson, Glenn Walter; ; ; http://lattes.cnpq.br/4190976774852728; Silva, João Carlos Salles Pires da; ; http://lattes.cnpq.br/0484066011464161; Costa, Claudio Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/2767426717797330A presente dissertação tem o objetivo de comprovar a pertinência do uso do argumento de Wittgenstein contra a linguagem privada como uma crítica ao fundacionismo cartesiano. Desta feita procura demonstrar: (1) num primeiro capítulo, a viabilidade conceitual de se encarar o argumento cartesiano do cogito, não como um simples silogismo, mas como um exemplo de uma experiência privada de adequação de um termo (cogito) à uma experiência mental interna (processo de pensamento); (2) num segundo capítulo a dependência do argumento contra a linguagem privada da idéia de que regras só podem ser seguidas mediantes critérios de correção fornecidos por uma comunidade lingüística que seja externa ao sujeito privado, de modo a ser inviável a suposição de que é possível nomear uma experiência interna sem recorrer a critérios externos de uso de termos; (3) num terceiro capítulo, a pertinência da hipótese levantada por Anthony Kenny, de que o alcance do argumento contra a linguagem privada pode ser estendido a idéia de privacidade epistêmica e ontológica, que emprestaria validade ao fundacionismo presente no argumento do cogito cartesiano. A fim de tornar evidente a pertinência do uso do argumento de Wittgenstein contra o fundacionismo de Descartes, faz-se necessário também, no terceiro capítulo da presente dissertação, demonstrar a impertinência das objeções à hipótese de Anthony Kenny, com base na experiência de pensamento do cérebro no recipiente, de modo a deixar claro a incompatibilidade existente entre a idéia cartesiana de cogito e a noção wittgensteiniana de que a linguagem é uma atividade seguida por meio de regras, cujos critérios de correção devam ser externos e intersubjetivosTese Critical art ensemble: a máquina de guerra e os arsenais antropotécnicos da revolta(2019-08-23) Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; ; França, Fagner Torres de; ; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; Lima, Artemilson Alves de; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;Esta pesquisa versa sobre arte e política contemporâneas. O objeto de análise que dará acesso privilegiado às atuais relações estabelecidas entre arte e política é o coletivo Critical Art Ensemble (CAE), um grupo de artistas e ativistas dos Estados Unidos que há três décadas tem se dedicado a produzir uma arte com forte teor político. Nesta Tese, o CAE é considerado um dos expoentes da arte-revolta, conceito construído por meio de uma nomadologia da arte contemporânea que busca rastrear as experiências da revolta artística ao longo da história moderna. Segundo o argumento defendido nesta pesquisa, as vanguardas do século XX, ao se contraporem igualmente ao espetáculo e ao estado, construíram uma máquina de guerra para a qual a arte é política continuada por outros meios. Em sua rica história, as linhagens da arte-revolta inventaram diversas matrizes de ação que se oferecem às novas gerações como táticas de intervenção criativa na esfera pública normalmente dominada pelas instâncias políticas institucionais. Nas décadas recentes, a convergência das práticas artísticas com as lutas políticas desencadeou a emergência de micropolíticas da criação, assim denominadas toda sorte de ações individuais e coletivas que se ocupam deliberadamente da inovação e da invenção na arena da cultura. Por meio de mídia tática, performances, intervenções, ações diretas criativas, arte socialmente engajada, uma multiplicidade de grupos dão vida à resistência cultural no interior das sociedades capitalistas. Prolongando no presente o ímpeto da arte-revolta, o Critical Art Ensemble opera uma máquina de guerra com os arsenais antropotécnicos da revolta elaborados ao longo de sua carreira, que abrangem teoria crítica engajada, plágio utópico, teatro recombinante, estética do distúrbio, mídia tática, resistência eletrônica e biologia contestatária. Da teoria crítica à resistência aos maiores complexos tecnopolíticos da atualidade, o CAE encampa sua guerrilha artística com determinação e inventividade. Com o objetivo de compreender o papel da arte-revolta no tempo presente, seus dilemas, suas táticas e possibilidades de ação, a pesquisa tomará a produção teórica e prática do Critical Art Ensemble como via de acesso e objeto de análise.Dissertação Democracia deliberativa: a opinião pública e o Amicus Curiae na ótica da jurisdição procedimental(2017-12-07) Pereira, Carlos André Maciel Pinheiro; José Orlando Ribeiro Rosário; https://orcid.org/0000-0001-5307-3404; http://lattes.cnpq.br/7497832675271260; http://lattes.cnpq.br/0509901048898566; Capistrano, Pablo Moreno Paiva; http://lattes.cnpq.br/4190976774852728; Goes, Ricardo Tinoco de; http://lattes.cnpq.br/7090788895861365A presente dissertação tem como objetivo analisar a conexão entre a opinião pública construída procedimentalmente, através do discurso, com a legitimidade e racionalidade da jurisdição constitucional. O exame é feito com método dedutivo, através de pesquisa qualitativa e viés normativo, com apoio bibliográfico na obra de Jürgen Habermas, tendo na teoria do agir comunicativo um ponto de partida. No decorrer do estudo são feitas considerações sobre a formação da opinião pública no contexto da democracia deliberativa e os seus reflexos na judicatura, tendo no instituto do amicus curiae um canal comunicativo entre sociedade civil e poder judiciário. Compreende, ainda, que a jurisdição tem sua legitimidade condicionada a um modelo procedimental, cuja viga mestra é a cooperação dialógica entre todos os atores processuais envolvidos, sendo esta uma das tônicas adotadas pelo Código de Processo Civil. Ao fim, conclui que o modelo procedimental baseado em Jürgen Habermas é aplicável ao Brasil.Tese Ensinando argumentação científica: um estudo sobre os saberes docentes na formação inicial(2019-07-25) Oliveira, Wesley Costa de; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Silva, Ana Paula Bispo da; ; Dantas, Josivânia Marisa; ; Alves, Milton Thiago Schivani; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva; ; Gomes, Severino Carlos;Nos últimos anos, estudos envolvendo a argumentação e os diferentes objetivos para a educação científica têm se diversificado em torno de propostas de sequências de ensino. Há também indicações políticas internacionais defendendo sua inserção nas salas de aula de ciências. Embora a literatura venha destacando a importância de seu ensino e haja indicações políticas, sabe-se que promovê-la nas aulas de ciência não é algo simples. A falta dos saberes docentes por parte dos professores para apoiar a argumentação dos alunos tem sido identificada como um importante obstáculo. Uma das possibilidades para desenvolver esses saberes, e mais especificamente, aqueles relacionados ao conhecimento meta-estratégico, pode ser atuar na Formação de Professores (FP). Assim, defende-se o desenvolvimento desse conhecimento por meio de um curso de FP, engajando os licenciandos em discussões explícitas sobre as características gerais da argumentação. Para tanto, adotou-se o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem para promover o engajamento em processos argumentativos e a compreensão epistemológica nos licenciandos. Esta tese objetivou estudar elementos dos saberes dos futuros docentes para a inserção da argumentação em salas de aulas de ciências. O referencial teórico foram os trabalhos de Anat Zohar acerca dos saberes docentes no contexto do ensino de estratégias de pensamento. Quanto as decisões metodológicas, adotou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para o tratamento dos dados. O corpus é proveniente de 11 documentos inscritos, das gravações em áudio e vídeo de 12 encontros, das gravações em áudio e vídeo de 3 intervenções para estudantes de Ensino Médio e de 2 entrevistas com alunos-bolsistas de graduação do subprojeto-Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre os principais resultados, devido à natureza singular desse tipo de conhecimento, propõe-se a utilização de um termo especial: conhecimento docente para a inserção da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. E a partir dele, outras duas denominações: a primeira, o conhecimento pedagógico no contexto do ensino da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem e, a segunda, o conhecimento da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. Em relação ao primeiro foi proposto um corpo de conhecimento específico, dentre os quais 5 saberes docentes que “emergiram” durante as análises. Já em relação ao segundo, em especial, o conhecimento meta-estratégico da argumentação, foram propostos 8 saberes docentes para esse corpo de conhecimento específico.Dissertação Justiça social e direito a cidade: apontamentos, reflexões e sínteses provisórias(2014-11-07) Coêlho, Ana Carolina Gulherme; Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos; ; ; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;O presente trabalho destina-se a promover o diálogo entre o conceito filosófico de justiça social e direito à cidade e o fenômeno de urbanização das cidades. Constitui, então, objetivo geral desta dissertação realizar uma reflexão sobre justiça social e o direito à cidade, a partir de uma análise dos conceitos de justiça social e direito a cidade em algumas teorias da filosofia do direito e dos campos de conhecimento que estudam a cidade e o planejamento urbano. A partir disso, com base em análise de fragmentos da realidade, buscou-se estabelecer uma leitura da cidade a partir do Estatuto da Cidade, entendido como um instrumento de política urbana. Para tanto, foram selecionadas contribuições de Aristóteles, Santo Agostinho, Hegel e Marx, David Harvey e Henri Lefebvre, buscando estabelecer um diálogo entre produção do território e acesso à cidade. Como procedimento metodológico, predomina nesse trabalho uma pesquisa qualitativa, cujo arcabouço empírico e teórico está amparado na literatura já existente, o que exigiu uma revisão bibliográfica que compreendesse desde a filosofia clássica no que concerne à temática da justiça e do direito, bem como literatura contemporânea sobre o tema de justiça social e direito a cidade. Desta forma, diante de uma análise bibliométrica realizada sobre a produção acadêmica no Brasil sobre o tema da justiça social e Estatuto da Cidade, vislumbrou-se a possibilidade de aprofundamento e reflexão sobre o tema, unindo as literaturas teóricas e as pesquisas empíricas existentes, o que fora complementado com novas análises de dados e indicadores. Destarte, diante de todo arcabouço de pesquisa, conclui-se que o ideal de justiça assume o mesmo significado desde os tempos de Aristóteles, o que implica argumentar que, na atualidade, as disposições sobre justiça social e direito à cidade consistem em tentativas de promover nas cidades maneiras de implementar os ideias de cidade socialmente justa. .Dissertação Uma leitura straussiana do Teeteto, 152a(2016-12-12) Souza, Roberto Solino de; Erickson, Glenn Walter; ; ; http://lattes.cnpq.br/4961660796424840; Lima, Jorge dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1025007884170375; Capistrano, Pablo Moreno Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/4190976774852728Este trabalho examina a possibilidade de que Sócrates esteja atacando um homem de palha no Teeteto, 152a, quando explica o dito de Protágoras de que “o homem é a medida de todas as coisas” como sendo expressão de um relativismo vulgar que iguala o conhecimento à mera percepção. Parte da sugestão de Leo Strauss de que os grandes escritores do passado fizeram uso de uma técnica peculiar, que ele denomina metaforicamente de “escrita entre linhas”, visando defender suas ideias heterodoxas da perseguição política, enquanto expressam abertamente ideias conformadas às opiniões amplamente aceitas na sociedade. Busca demonstrar que a sugestão de Strauss é válida e que na maior parte da história da filosofia a escrita entre linhas foi aceita amplamente e só recentemente esquecida. Busca clarificar a sugestão de Strauss e extrair regras mínimas que possam orientar uma leitura do trecho citado do Teeteto. Considera ao final que uma leitura entre linhas do citado trecho pode indicar que a hipótese examinada está correta e sugere a chamada “digressão” (172c–177c) como ponto de partida para uma interpretação straussiana do diálogo como um todo.Dissertação Os limites da democracia liberal: o influxo do poder econômico no exercício das liberdades(2017-02-21) Barbosa, Gustavo Henrique Freire; ; ; Siqueira, Mariana de; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;Trata a pesquisa dos limites da democracia liberal em suas dimensões tradicional e contemporânea, desenvolvendo como a sua concepção predominantemente formal do exercício das liberdades, direitos e garantias constitucionais ocasiona o desprestígio dos objetivos programáticos nascidos com o despontar de uma ordem constitucional na qual a democracia se expressa em institutos que se situam muito além do sufrágio, subutilizados em razão de não corresponderem com os objetivos consubstanciados nas condições materiais de produção em que se situam as relações envolvendo o Estado enquanto sujeito promotor de direitos e condutor de políticas públicas. Nessa esteira, o trabalho aborda também a carência de normatividade e eficácia social das disposições normativas nesse sentido, abordando os paradoxais efeitos de uma ordem constitucional situada sob os contornos do modo de produção capitalista, bem como as contradições existentes entre a previsão legal de direitos e a racionalidade de uma sociedade imersa na dinâmica de uma cada vez maior transnacionalização da economia, identificando as incompatibilidades materiais da realização de direitos já institucionalizados com a narrativa dos valores intrínsecos à economia de mercado em sua expressão pós-moderna.Dissertação Os limites morais da guerra: um estudo sobre a teoria da guerra justa de Michael Walzer(2017-12-06) Silva, Wendell Williamy Cristye; Fernandes, Edrisi de Araújo; ; ; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;Esta Dissertação se propõe a discutir as problemáticas morais subjacentes ao fenômeno da Guerra, a partir de uma análise da Teoria da Guerra Justa, na forma em que a mesma é delineada na obra de Michael Walzer. A Teoria da Guerra Justa trabalha assumindo como ponto de partida que há situações em que é moralmente justificável fazer uso da guerra e da violência que obrigatoriamente acompanha esta última. Ela se divide em duas partes. A justiça do guerrear (jus ad bellum) diz respeito aos motivos que justificariam o recurso à guerra, concentrando-se na discussão sobre agressão e autodefesa. Já a justiça no guerrear (jus in bello) se concentra na discussão sobre o cumprimento ou a violação das normas de combate, normas estabelecidas tanto pelo costume quanto por instrumentos legais. Uma vez que as duas partes componentes da realidade moral da Guerra se encontram separadas de forma lógica, torna-se possível que se façam julgamentos independentes entre si. Assim, segundo Walzer, é possível travar uma guerra que seja justa, ou seja, cumpra com os requisitos do jus ad bellum, mas de forma injusta, violando as normas que conformam o jus in bello. Da mesma forma, uma guerra que não seja justa pode ser travada em conformidade com as regras. Através deste estudo, procuraremos realizar uma discussão sobre a possibilidade de que a guerra possa ser analisada à luz da moralidade, bem como se é possível determinar as condições em que uma guerra pode ser dita justa ou injusta.Tese Mil Ribeiras: uma cartografia das heterotopias, disciplinamentos e rasuras na produção do espaço urbano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-14) Cunha, Carlos Henrique Pessoa; Silva, Josimey Costa da; ; ; http://lattes.cnpq.br/6563710269644438; Santana, Gilmar; ; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; França, Fagner Torres de; ; Santos, Francisco Sá Barreto dos; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;Esta pesquisa, em todos os seus mapas, perseguiu a dinâmica de produção de estados de heterotopias em um espaço urbano – o bairro da Ribeira, Natal/RN – no sentido de compreender quais fluxos de poder atuaram, sempre em conexão, num tipo de composição que coincide justamente com a própria feitura do espaço. A Ribeira, assim como qualquer outro, não é um bairro que permaneceu inalterado no decurso do tempo, ou seja, não podemos falar nem do seu início nem do seu fim, mas tão somente no dinamismo de sua constante produção. Quantas Ribeiras existiram e existem no mesmo recorte geofísico, por vezes simultaneamente, e quais os fluxos de poder que se coadunaram ao longo do tempo (século XX e XXI), impulsionando agenciamentos coletivos que maquinaram todas essas Ribeiras? Pelo fato de ser uma das mais antigas áreas de povoamento de Natal e parte daquilo que foi oficialmente determinado como centro histórico da cidade, a Ribeira se prestou bem à proposta da tese, pois permitiu cartografar como os fluxos molares e moleculares se compuseram no tempo, produzindo territorialidades existenciais, movimentos de desterritorializações e de reterritorializações. Buscamos desvelar os momentos de cruzamentos (não num sentido de oposição, mas de conexão) entre as diversas linhas de segmentaridades, presentes na construção da Ribeira, isto é, como as linhas duras e molares atuaram para normatizar, disciplinar e criar rostos para o espaço e para as vidas que poderiam ou não lá se efetuar, enquanto que pulsões de vidas menos domáveis e dissidentes moveram-se para arrancar as máscaras, destroçar os rostos e apontar para a criação de novos mundos. Dessa forma, intentamos tensionar as narrativas urbanas com foco unicamente em projetos urbanísticos disciplinantes, como os programas de capturas retrotópicas sobrecodificantes (CRS) de centros históricos. Pensamos em outras possibilidades de experienciar, comunicar-se e consumir o urbano, entrevendo e fazendo emergir textos urbanos rasurados e em marginália, que não negam as forças normativas, mas trazem novos elementos às realidades. Essa experiência acadêmica, se conectou visceralmente com a filosofia aberta da multiplicidade, proposta por Deleuze e Guattari, que apontou novos caminhos teóricos, epistemológicos e metodológicos.Dissertação O Mitsein e as perspectivas decisórias da autenticidade segundo a analítica existencial: ponderações ontológicas para além dos limites éticos e políticos do ser-com(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-30) Oliveira, Lauro Ericksen Cavalcanti de; Erickson, Glenn Walter; ; ; http://lattes.cnpq.br/8447713849678899; Nahra, Cinara Maria Leite; ; http://lattes.cnpq.br/3185309694904313; Capistrano, Pablo Moreno Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/4190976774852728O presente trabalho centra esforços na questão do ser-com os outros debatido na filosofia de Martin Heidegger. Para tanto, toma como base os seus escritos mais exponenciais, principalmente os seus excertos das obras Ser e Tempo e Introdução à Filosofia, nos quais o tema é pormenorizado. A linha de desenvolvimento no estudo feito consiste em perscrutar a ligação existente entre a questão do Dasein para com os outros e como essa relação pode ser tomada em seus aspectos de autenticidade e inautenticidade. Para tanto, é necessário tangenciar outros elementos filosóficos atinentes a essa relação de alteridade, analisando fenomenologicamente como o modo de ser-no-mundo do Dasein o influencia em seus termos decisórios mais profundos, os quais o direcionam para a autenticidade ou para a inautenticidade. Diante desse contexto decisório do Dasein, observa-se também a forma de compartilhar a verdade de acordo com a interação com os outros, e como esse modo de ser singulariza toda a estrutura ontológica de compreensão do homem segundo esse elemento integrativo do qual ele não pode escapar, ser-com os outros é uma situação existencial da qual o Dasein não se pode furtar a vivê-la. O trabalho também contempla a aparente contradição do Dasein estar sempre lançado no modo de ser impessoal na lida com os outros, explicando como é possível haver autenticidade (bem como também inautenticidade) nas interações com os outros, sem que haja uma regra definida previamente para tais formas de se relacionar com elesTese Na trilha do poético: um caso de angústia da influência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-22) Capistrano, Pablo Moreno Paiva; Erickson, Glenn Walter; ; ; http://lattes.cnpq.br/4190976774852728; Gordon, Richard Allen; ; Araújo, Arturo Gouveia de; ; http://lattes.cnpq.br/7650852974945751; Erickson, Sandra Sassetti Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1247909974583983; Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6A presente tese constitui-se da analise das relações de desapropriação e desleitura presente nos textos A origem da obra de arte e os hinos de Hölderlin: Germânia e o Reno, produzidos por Martin Heidegger nos anos de 1930. A partir da aplicação da metodologia crítica de Harold Bloom e do textualismo forte de Richard Rorty torna-se evidente que as leituras que Heidegger faz da poesia de Hölderlin podem ser tomadas como uma tentativa de substituição da história da cultura desenvolvida por Hegel a partir da tradição de estudos clássicos alemã que põe a experiência trágica dos antigos Gregos como ponto fundante do Dasein ocidental. Sendo assim, ao produzir sua virada para o poético Heidegger desloca o eixo de construção da narrativa de origem do ocidente para o poético, buscando a um só tempo, estabelecer um desvio da tese hegemônica de que a Tragédia é o grande acontecimento inaugural da civilização ocidental e também construir um vínculo entre a poesia de Hölderlin e de Hesíodo, de modo a mostrar a estreiteza da identidade poética que uniria gregos antigos e alemães modernos. Essa construção intelectual de Heidegger deve desta feita, ser lida como uma tentativa de superação da influência e do pensamento de Hegel a fim de se completar a tarefa iniciada por Nietzsche de superação do hegelianismoDissertação Nietzsche e os valores modernos: um estudo sobre o adoecimento moral do homem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-30) Santos, Diego Vinicius Brito dos; Fernandes, Edrisi de Araújo; http://lattes.cnpq.br/4347574894656811; Campos Júnior, Lindoaldo Vieira; Capistrano, Pablo Moreno PaivaA presente pesquisa evidencia o diagnóstico fisiopsicológico de Nietzsche sobre o homem moderno. Até o século XIX, poucos pensadores ousaram entender o mal-estar moderno que se tornou fenomênico no curso de nossa história. Nietzsche é um dos primeiros pensadores a suspeitar dos rebentos da modernidade, por isso ousou diagnosticar, compreender e até mesmo propor resistência e tratamento aos males de ordem psicológica e fisiológica que o Estado, a filosofia ocidental, a moralidade, o cristianismo e as promessas modernas impuseram de forma coercitiva à vida e ao modo de viver do homem. À luz do pensamento nietzschiano, somos levados à compreensão de que o contexto gregário adoentou o ser humano, dado que tal contexto impetrou um nocivo melhoramento para atalhar a manifestação de impulsos animalescos do homem dentro da esfera social. Quando os homens foram impelidos a não mais expressar seus impulsos em um contexto de rebanho, tais impulsos retroagiram ao interior do homem e, nesse interior, esses impulsos começaram a corroer o próprio homem de dentro para fora. Os sintomas que dessa interiorização nasceram são: ressentimento, sofrimento, fraqueza, impotência, fadiga, irritabilidade e outros. Dentre esses sintomas, empenhamos-nos em mostrar como, principalmente, o ressentimento banalizou-se ou tornou-se comum em nossas sociedades modernas. Porém, para chegarmos a esta constatação, examinaremos primeiro os três fatores que propiciaram a interiorização do homem, a saber: memória, castigo e medo. Ao analisar esses três fatores, traremos luz ao diagnóstico fisiopsicológico de Nietzsche sobre o estado enfermo ou niilista do homem, além de propor um tratamento viável a tal estado.Tese A onda conservadora e as eleições de 2018 no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-23) Girotto Neto, Ângelo; Lindozo, José Antônio Spineli; ; http://lattes.cnpq.br/9490707517933297; ; http://lattes.cnpq.br/0215133695330937; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; http://lattes.cnpq.br/6160348751743948; Costa, Homero de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/8871454632145848; Capistrano, Pablo Moreno Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/4190976774852728; França, Raimundo Nonato Cunha de; ; http://lattes.cnpq.br/1084147613800807O presente estudo visa às eleições presidenciais de primeiro e segundo turnos de 2018, mais especificamente à vitória do candidato do Partido Social Liberal (PSL), Jair Messias Bolsonaro. Nosso objetivo mais amplo é investigar os fatores políticos e ideológicos que contribuíram para o desfecho do pleito. Nosso problema: qual o sentido político e ideológico da eleição de Jair Messias Bolsonaro, no contexto do fenômeno contemporâneo a que chamamos por onda conservadora? Para tanto, as investigações acerca de nosso objeto partem da problematização da eleição em questão, que nos conduziu a três fatores que julgamos preponderantes em nossa hipótese explicativa. Nossa hipótese é que três movimentos da realidade histórica foram determinantes no resultado da eleição objeto deste estudo: primeiro, uma crise de legitimidade das democracias liberais que vem se acentuando em todo o ocidente a partir dos anos 1970, caracterizada pela ascensão ao poder em diversos países de um novo populismo de direita, cujos desdobramentos no Brasil são condicionados e dirigidos por nossa peculiar trajetória democrática e, especificamente no caso brasileiro, os eventos de junho de 2013 foram catalisadores de um novo ideário conservador; segundo, que a polarização histórica de dois projetos concorrentes no Brasil – um melhor representado pelo PSDB, o outro pelo PT, com alternância de poder entre ambos – encontrou, marcadamente a partir de junho de 2013, limites objetivos e subjetivos para seguir reproduzindo o consenso social; por fim, a crise de legitimidade e a incapacidade de solucionar os problemas percebidos pela sociedade – de onde decorreu um declínio dos principais partidos tradicionais da direita brasileira – permitiu a ascensão ao centro das disputas hegemônicas de um novo conservadorismo que teve no bolsonarismo sua principal força aglutinadora, produzindo um pacto ultraliberal e conservador que levou Bolsonaro à vitória.Dissertação Super-humano: proposta atual para a superação do homem(2019-01-31) Xavier, Tiago; Nahra, Cinara Maria Leite; ; ; Fernandes, Edrisi de Araújo; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;Desde que o homem resolveu sair da caverna e desbravar o mundo, levou consigo vários desejos. Talvez, dentre tantos que ainda carrega em seu poder, o que o afeta de forma vital, ou mais precisamente dizendo, de maneira essencial, se mostrando necessário para a manutenção da vida, é o desejo de superar a si mesmo. Diante de tamanho querer, Friedrich Nietzsche (1844-1900), aquele que procurou compreender com demasiada profundidade uma tensão interna do sentimento humano, foi o que propôs o ―super-homem‖ como proposta para a superação do homem a partir de uma força oriunda do próprio indivíduo por se encontrar nele mesmo, a fim de transvalorar as dicotomias, erros e preconceitos que negavam a existência, em prol da afirmação da mesma. Mais tarde, a proposta de superar o homem, entre outros e sob certo aspecto (anunciada por Nietzsche na segunda metade do século XIX), retorna, só que não mais a partir da ideia de uma força oriunda do próprio indivíduo, mas do aprimoramento deste por meio de aparatos tecnológicos, prometendo fazer do homem um ―super-humano‖: proposta atual para a superação do homem promovida pelo transhumanismo por entender que o homem não é o estágio final da evolução humana, devendo ser superado a partir de aparatos tecnológicos que contribuirão para o aumento das suas capacidades – ingressando numa existência na qual todas as características do corpo estarão aprimoradas.Dissertação Taoísmo e A mão esquerda da escuridão: relações dialógicas entre o Tao Te Ching e o romance de Ursula K. Le Guin(2020-01-24) Rolim Filho, Derance Amaral; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;O presente trabalho tem como objetivo analisar a representação da formação ideológica da personagem protagonista do romance de ficção científica A Mão Esquerda da Escuridão, de Ursula K. Le Guin, de modo a compreender em que medida a filosofia chinesa do Taoísmo se manifesta na obra em questão e poder, então, trazer contribuições para os estudos dialógicos da literatura em seu diálogo com outras áreas do conhecimento — neste caso, com a filosofia — assim como para a fortuna crítica da obra. Para tanto, é realizada uma análise dialógica dos discursos da protagonista, principal narradora do romance, para identificar as reverberações de princípios taoístas — quais sejam, neste caso: yin-yang e não ação (inação, wu wei) —, tendo como corpus filosófico o texto milenar fundante do Taoísmo: o Tao Te Ching, de Lao-Tzu. A pesquisa faz uso da abordagem teórico-metodológica de Bakhtin e o Círculo, dispondo de conceitos como discurso, enunciado, heterodiscurso, refração, alteridade e ideologia, viabilizando a análise dialógica por meio do entendimento da filosofia taoísta como uma criação ideológica, como uma ideologia em sua acepção axiologicamente neutra do termo utilizada por Bakhtin e o Círculo — como um sistema de ideias constituído por refrações e materializado em signos (como palavras). A análise expõe um discurso marcado fortemente pelos princípios taoístas do yin-yang e da não ação (wu wei), os quais constituem o romance em suas várias dimensões: estão presentes nas falas do protagonista Genly, nas suas atitudes, ações e não ações (inações), nas suas escolhas estilísticas, na forma como estrutura a narrativa romanesca, como sequencia os capítulos, e até mesmo no cenário — além de se manifestar, em especial, na sua relação com a outra personagem principal do romance, Estraven, com quem divide a narração; esta relação se transforma ao longo da narrativa e representa a integração do protagonista Genly com o outro, com Estraven, a complementaridade dos opostos e a aceitação plena do diferente, a dualidade una do yin-yang.Tese O Übermensch de Nietzsche e o pós-humano do transhumanismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Xavier, Tiago; Nahra, Cinara Maria Leite; http://lattes.cnpq.br/3185309694904313; https://orcid.org/0000-0002-5118-2022; http://lattes.cnpq.br/6638326137963476; Zaterka, Luciana; Oliveira, Jelson Roberto de; Oliveira Júnior, Nythamar; Capistrano, Pablo Moreno PaivaO filósofo Nietzsche, por ter identificado a decadência humana, recomendou a superação do homem, anunciando, pela boca de Zaratustra, o super-homem [Übermensch]. Essa ideia de superar o homem não é uma pretensão exclusiva da filosofia de Nietzsche, o transhumanismo, por exemplo, vislumbra a possibilidade de a espécie humana transcender a si mesma por meio da tecnologia, objetivando o pós-humano, que foi assemelhado ao Übermensch por Sorgner. No entanto, o que Nietzsche imaginou não foi uma superação do homem em uma perspectiva tecnológica, mas moral. Dito isto, traçaremos uma linha de raciocínio para podermos compreender qual foi o motivo do filósofo ter recomendado, ou mesmo afirmado, que o homem dever ser superado, a fim de que, por meio desse entendimento, possamos ter uma noção do que seria o Übermensch. Em seguida, traçaremos outra linha para podermos entender o motivo pelo qual o transhumanismo vislumbra a possibilidade de superar o homem, a fim de compreendermos o que seria o pós-humano. Isto posto, confrontaremos a ideia nietzschiana de superar o homem e a do transhumanismo, a fim de defendermos a tese de que o Übermensch e o pós-humano são ideias antitéticas.