Navegando por Autor "Andrade, Erika dos Reis Gusmão"
Agora exibindo 1 - 20 de 55
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A importância da educação em valores humanos para a formação do ser integral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-28) Barbalho, Tathiana Preciosa Dias; Andrade, João Maria Valença de; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Andrade, João Maria Valença deO presente trabalho foi desenvolvido a partir da minha experiência como professora na escola Centro Infantil a Arte de Nascer (CIAN), Parnamirim/RN, cujo objetivo é discutir a importância da Educação em Valores Humanos para a formação do ser integral. A instituição busca promover um sistema de competência educacional de formação a partir de um conjunto de valores, comportamentos e princípios que possibilitem uma educação para o conviver harmonioso entre os seres humanos e destes consigo mesmos, com o meio e com a natureza. A sistematização da experiência propõe a reconstituição reflexiva de procedimentos, resultados e percepções que busquem encontrar em cada situação particular o qualitativo da realidade a partir de uma interpretação crítica da experiência com o intuito de compreender seu real sentido. A execução do projeto Páscoa Solidária aconteceu em uma turma de Educação Infantil do nível 4 (crianças com 4 e 5 anos). Teve como objetivo contribuir com a reflexão de atitudes de cuidado e proteção dos animais do nosso entorno, possibilitando às crianças condições objetivas para avaliar e compreender as situações em que vivem e instrumentá-las para fazer boas escolhas. A metodologia utilizada ancora-se nas cinco técnicas básicas, a partir do programa de educação em valores humanos, desenvolvido pelo educador indiano Sathya Sai Baba, na Pedagogia sistêmica, idealizada pelo professor alemão Bert Hellinger, na teoria sócio interacionista de Lev Vygotsky e na aprendizagem significativa e dialógica proposta por Paulo Freire. Os resultados obtidos revelam os avanços no desenvolvimento de novas experiências e habilidades, mostrando a utilidade prática do conhecimento, ampliando nas crianças o espectro da sua consciência, fortalecendo as bases da linguagem e da compreensão sob o ponto de vista dos diversos níveis e dimensões do fenômeno educacional que compõe a formação do ser holístico e integral.Tese A relação com o saber e a escola dos socioeducandos privados de liberdade em Juazeiro do Norte - Ceará (2022 a 2024)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Alencar, Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Torres, Cícero Magerbio Gomes; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Cavalcante, Maria Juraci Maia; Silva, Salete Maria daEsta pesquisa busca compreender como os socioeducandos do Centro Socioeducativo Padre Cícero (CSPC), em Juazeiro do Norte (CE) se relacionam com o saber e a escola. Objetiva entender as relações e sentidos que os socioeducandos privados de liberdade mantêm e atribuem aos saberes construídos, considerando as percepções e significados para a sua trajetória de vida, junto à família,ao bairro e à escola. Adota a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, que enfatiza a importância de compreender como o sujeito se relaciona com o mundo e constrói seu conhecimento. Utiliza a metodologia qualitativa, analisa documentos e entrevistas semiestruturadas realizadas, com base em instrumento de coleta de dados denominado Balanços do Saber criado por Bernard Charlot e a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicam que os sujeitos enfocados: 1) atribuem pouco sentido à educação escolar obtida em liberdade e privação de liberdade para as suas vidas; 2) os socioeducandos valorizam as atividades socioeducativas, principalmente as que envolvem a possibilidade de profissionalização. A pesquisa sinaliza que o reordenamento e qualificação das políticas públicas de educação, devem levar em conta expectativas e necessidades específicas dos jovens e adolescentes em privação de liberdade.Tese A ação docente: desvelando o currículo na EJA(2015-06-29) Ferro, Jenaice Israel; ; ; Sampaio, Marisa Narcizo; ; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; Silva, Rosalia de Fátima e; ; Paiva, Jane; ; Freitas, Marinaide Lima de Queiroz; ; Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi;A presente tese teve como objeto a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação. Para tanto, defendemos que a ação docente no campo da EJA face às diferenças do alunado está basicamente ligada ao habitus presente em cada sujeito que compõe o corpo docente, compreendido ainda como um conjunto de estruturas objetivas interiorizadas ao longo da trajetória desse sujeito, adquiridos tanto de maneira coletiva quanto individual, cumprindo o papel de orientar as referidas ações que por sua vez delineia o currículo da sala de aula da modalidade. Neste sentido, realizamos um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 03 (três) professoras de três turmas da modalidade EJA de uma escola pública da cidade de Estrela de Alagoas – AL. Como procedimentos de construção dos corpora utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário, e como técnica de registro o diário de campo e gravador. No que diz respeito à sistematização, organização e análise, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Para tanto buscamos estudos em Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) e Geertz (2012). Apoiamo-nos ainda na teorização crítica e pós-crítica de currículo, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, diversidade cultural, multiculturalismo, e direitos humanos, nos respaldando basicamente em Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (2005); Skliar (1997; 2003); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gómez (2001); Moreira e Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011; 2012); Moura e Freitas (2011). A pesquisa desvela a partir da ação docente o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA, do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante, apontando ainda para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer dos/as docentes, formação numa perspectiva de pesquisa – formação, e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas ações docentes, quanto da temática diversidade cultural no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do/a professor/a, sobretudo, daquele que atua com pessoas jovens e adultas. Esta discussão se entrelaça ainda aos estudos de Josso (2010).Tese Acesso e permanência na educação superior: representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN que mudaram de curso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva, Telma Elita da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Almeida Neto, Luiz Mello de; ; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; Silva, Rosalia de Fátima e;A educação superior foi abordada sobre o tema acesso e permanência em uma instituição pública. O objetivo principal deste estudo foi analisar a constituição das representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN, que mudaram de curso, sobre o acesso e permanência na educação superior em uma instituição pública. Um estudo desenvolvido a partir da observação da microevasão como um fenômeno social no contexto do CCSA/UFRN, no período de 2013 a 2018, após a adesão da instituição ao REUNI. Com a pesquisa foi possível identificar o espalhamento do fenômeno por toda a instituição. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram recolhidos pelo preenchimento de um questionário on-line por 39 participantes e por 07 entrevistas. Analisados à luz da Teoria das Representações Sociais e de narrativas autobiográficas. Como resultados foram encontrados alguns destaques no perfil dos narradores em relação ao perfil geral. O acesso e a permanência, como objeto de representações sociais, foram compreendidos a partir dos indícios representacionais sobre os eixos ingresso, desistência e reescolha e das narrativas autobiográficas. Gerando a tese: a microevasão se estabelece por processos avaliativos (juízo) da educação superior, do curso evadido e do novo curso matriculado e por processos de reflexão autobiográfica. Esses retrospectivos e prospectivos da (re)descoberta de si e de uma nova profissão almejada. Contribuindo, portanto, para um olhar positivo da microevasão, considerando o cenário investigado, e de uma preocupação para a gestão universitária no que se refere às práticas pedagógicas, ao processo de orientação acadêmica e à gestão das vagas ociosas.Dissertação Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-20) Silva, Jéssica Lira da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Pinheiro, Rosa Aparecida;A presente pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais sobre alfabetização de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas repercussões nas práticas de alfabetizar. Foi realizada com docentes que atuam no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos, em duas instituições de ensino do município de Natal/RN. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos sobre a alfabetização e letramento; Educação de Jovens e Adultos e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961). O percurso teórico-metodológico do estudo está pautado na Teoria das Representações Sociais por presta-se a compreender os processos de elaboração das representações sobre alfabetização de adultos e o reverberar dessas representações nas condutas pedagógicas. Portanto, a pesquisa é caracterizada como um estudo exploratório de caráter qualitativo. A construção dos dados deu-se através da aplicação dos instrumentos de pesquisa: as entrevistas semiestruturadas; observações do tipo não participativa e questionário aplicado às docentes. As análises e a discussão dos dados estão baseadas na abordagem teórica assumida, pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011) e no eixo interpretativo de Arruda (2005). Os resultados, frutos da análise da triangulação dos dados, emitidos pelas participantes mostram que não há uma representação social comum partilhada. Há variações e contrastes entre os grupos e dentro deles. No primeiro grupo há maior familiarização com o objeto da representação e maior aproximação com as práticas de alfabetizar jovens e adultos. No segundo grupo há uma representação hibrida, fundamentada tanto nos aspectos do universo reificado quanto do senso comum e consequentemente maior distanciamento das práticas de alfabetização de adultos. As representações apreendidas apresentam-se ancoradas em elementos diversos, sendo o principal deles a formação inicial e o tempo de atuação na Educação de Jovens e Adultos. A objetivação também se traduz de maneiras distintas nos comportamentos de cada participante do estudo. A pertinência desta pesquisa centra-se na relevância social do tema, uma vez que trará contribuições para as instituições formadoras repensar seus currículos no que diz respeito a formação dos docentes que atuarão na EJA, haja vista que a pesquisa apontou como principal elemento constituinte da representação social sobre alfabetização a formação inicial nos cursos de graduação.TCC Avaliação do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir da percepção dos docentes, discentes e egressos, dez anos após a implantação do curso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-03) Silva, Kalazans Louzá Bezerra; Gomes, Sandra Cristina; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Clementino, Maria do Livramento MirandaO presente trabalho trata da avaliação de eficácia do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (GPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir da percepção dos docentes, discentes e egressos, dez anos após a implantação do curso. A pesquisa se justifica pela importância de se conhecer como o curso é avaliado quanto ao cumprimento dos objetivos estabelecidos no novo projeto pedagógico implementado recentemente para adaptação às Diretrizes Curriculares Nacionais e inserção no Campo de Públicas. Para tanto, se buscou conhecer a origem e o histórico da graduação em GPP e a avaliação sob a percepção dos docentes, discentes e egressos, suas convergências e divergências sobre a eficácia da implantação do curso. A pesquisa empírica foi realizada pelo método misto (qualitativa e quantitativa) e obteve-se como resultado que o curso foi implantado por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI); os atores pesquisados avaliam como eficaz a proposta implantada no curso; entre os pesquisados há convergências na maioria dos pontos, mas existem divergências entre eles em alguns dos objetivos avaliados. Por fim, diante do estudo realizado e das respostas obtidas, conclui-se que apesar de uma avaliação positiva, a pesquisa identificou ineficácias localizadas que precisam ser corrigidas.Tese Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-12) Utta, Bergson Pereira; Gonzalez, Fredy Enrique; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; http://lattes.cnpq.br/5749013976082281; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Borowsky, Halana Garcez; Groenwald, Claudia Lisete Oliveira; Neves, Regina da Silva Pina; Bonfim, Maria Núbia BarbosaEsta pesquisa visa identificar as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos Docentes Encantadores tomando como foco as experiências vivenciadas por docentes na universidade. Duas compreensões foram fundamentais neste estudo: o encantamento pertinente à docência e a constituição do conhecimento. A primeira relaciona-se com a prática diária desses docentes que, conseguindo atrair, envolver e estimular os discentes para seu futuro exercício profissional, contribuem para a autoestima, o autoconhecimento, a valorização de expressões afetivas, o incentivo a criatividade e ao desenvolvimento de competências nos sujeitos aprendentes, a fim de fortalecer sua identidade como docentes, para que entendam sua atividade profissional como uma carreira. Que para alcançar a segunda, será necessário desenvolver um olhar intencional quanto ao que chega por meio da linguagem expressa pelos indivíduos e/ou os grupos, sobre a cultura que vai sendo tecida, tornando-se promotora da historicidade do mundo-vida, entrelaçado por camadas de sentido. Este conhecimento que vai se constituindo, vai fortalecendo a identidade profissional dos docentes encantadores e resvalando no agora, no instante de cada ato, prenunciando ações mais intencionais, de forma contínua, recordando o passado a fim de melhorar o presente e o futuro. A postura encantadora de um docente, requer variadas dimensões entrelaçadas à identidade profissional, aspectos que identifiquei junto aos sujeitos significantes desta pesquisa. Nesse caminho, vários estudiosos - como corredores em uma corrida – somaram comigo, possibilitando muitos entendimentos, a saber: (1) sobre a relação experiências/encantamento/pedagogias – Morin (2003ab, 2017), Bondía (2002), Heidegger (1987), Assmann (2012), Gonçalves (2008), Simka (2020), Freire (2019ab), Rossini (2008) e Chalita (2005); (2) a constituição do conhecimento – Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011ab, 2016, 2019), Merleau-Ponty (2011), Bicudo & Afonso da Silva (2018), Ales Bello (2015), Dartigues (2005), Zilles (2007), Derrida (1994); (3) acerca da profissão docente e a identidade profissional – Freire (2019ab), Schön (1995), Nóvoa (1995), Pimenta (2018ab), Tardif (2019), Brzezinski (2002), Franco (2008), Mizukami (2008), Dubar (2005), Bolívar (2006), González (2008) e Gimeno Sácristan (1995). Após entrevista narrativa com os sujeitos significativos (docentes encantadores) oriundos do campus da Universidade Federal do Maranhão da cidade de São Bernardo-MA, a partir de uma concepção sensível e interesseira desse fazer docente, me debruçarei sob o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com vistas à compreensão sobre as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos docentes encantadores, tendo o apoio de autores como Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011a e 2016), Passeggi (2006) e Bolívar, Domingo & Fernández (2001). Após imersão arqueológica e contemplação hermenêutica, foi possível constatar que a docência encantadora tem muitas dimensões, nesta tese tendo alçado seis (a importância do diálogo, o compromisso dos docents em seu labor, a sensibilidade no trato e relação com os discentes, o exemplo docente como inspiração, as estratégias no ensino e a formação continuada) delas, mas que não são exclusivas, mas atinentes ao olhar dos sujeitos significativos que dela fizeram parte, no movimento que se deu no agora de cada um, entrelaçado no fluxo das vivências. Ficou evidente que a docência encantadora vai se efetivando no movimento de ser docente, de ir sentindo o trabalho educativo, pelas relações que são estabelecidas com os pares, e que se efetiva ainda mais quando há reflexão sobre a prática e quando se conhece os sujeitos que dela fazem parte. A docência encantadora é uma combinação de muitas dimensões que torna todo profissional ainda mais preparado e desejoso de fazer mais pelo outro e não apenas para si. Neste movimento, este docente vai adiquirindo uma consciência com a qual vai avançando para a constituição da identidade profissional, o que favorece a sua prática para querer exercer cada vez mais uma docência encantadora.Dissertação As culturas Sci-Fi e Pop na formação das representações sociais sobre o Planeta Marte: um estudo com licenciandos em Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Brandão, Natan Cavalcante; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; https://orcid.org/0009-0009-2190-8943; http://lattes.cnpq.br/7227415195410710; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Colombo Júnior, Pedro DonizeteAo mesmo tempo que inspiram imaginações e visões do futuro, as culturas Sci-Fi e Pop também podem moldar a maneira como as pessoas percebem e interpretam informações de natureza tecnológica e científica, exercendo grande influência na formação das representações sociais (RS). Essas representações podem nortear as ações práticas das pessoas, não apenas de forma justificativa, mas também diretiva e direcionada à construção de uma identidade social. No caso do Planeta Marte, por exemplo, essas representações podem incorrer em concepções equivocadas e ingênuas, revelando desconhecimentos sobre a participação nacional no contexto da exploração espacial e no desenvolvimento de tecnologias, bem como uma visão norteamericana hegemônica de desenvolvimento científico e tecnológico. Assim, no contexto educacional, nos questionamos e objetivamos investigar quais são as representações sociais de licenciandos em Física sobre o Planeta Marte? Em que medida essas representações são influenciadas pelas culturas Sci-Fi e Pop e poderiam impactar o Ensino de Física na Educação Básica? Para isso, foram entrevistados alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Física presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), centrando-se nos subgrupos de ingressantes do ano 2024 e participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), totalizando um total de 72 licenciandos participantes da pesquisa. Para o embasamento teóricometodológico, recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici, aliada à Abordagem Estrutural de Abric (Teoria do Núcleo Central). Utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e Hierarquização para a coleta de dados por meio de questionários. A análise dos dados, realizada com base na análise prototípica, revelou que termos "vida", "exploração", "universo", “astronomia” e “água” destacaram-se como possíveis elementos constituintes do núcleo central das representações Sociais de Marte pelos licenciandos. Os resultados sugerem que os licenciandos em física entrevistados demonstram interesse em assuntos referentes à astronomia e exploração espacial. Contudo, as RS sobre Marte refletem uma perspectiva do senso comum reforçada por meio das mídias de massa, incluindo temas como colonização de Marte pelos humanos e vida extraterrestre. Esta dissertação pode oferecer subsídios para a formação docente em Física e somar nos esforços para mitigar os impactos das fake news, teorias da conspiração e/ou informações tecnológicas e científicas equivocadas e/ou com vieses sócio-políticos que rondam o Planeta Marte.TCC O currículo como um coração: uma análise do PPC 02/2017 do Curso de Pedagogia Presencial da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Salustino, Mariana Moreira; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; Momo, MariângelaO presente estudo tem como objetivo analisar as concepções de pedagogia presentes no ementário dos componentes obrigatórios do Projeto Pedagógico de Curso 02/2017 do Curso de Pedagogia Presencial da UFRN. O procedimento metodológico se deu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva com procedimentos bibliográficos e documental a partir da leitura dos documentos que norteiam o PPC 02/2017 como Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006; Resolução CNE/CP nº 2 de 1 de julho de 2015; FRANCO (2008); Cambi (1999); Tanuri (2000); LIBÂNEO (2003) e o próprio PPC (2017). Analisando o ementário foi possível identificar que o PPC 02/2017 engloba as seguintes concepções de Pedagogia: histórico-crítica, cientifica e libertadora. Ressalta-se que os componentes obrigatórios estão de acordo com o que é proposto nos documentos que regem o PPC sendo compreendido por meio das ementas os princípios basilares que orientam a formação de professores.Tese O currículo da EJA em uma escola de assentamento: diálogos, saberes e vivências(2016-08-22) Silva, Divoene Pereira Cruz; ; ; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; Paiva, Jane; ; Ribeiro, Marcia Maria Gurgel; ; Azevedo, Marcio Adriano de; ; Freitas, Marinaide Lima de Queiroz; ; Silva, Rosalia de Fátima e;A presente tese trata do Currículo a partir das Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, a partir da investigação de como nestas se articulam os saberes e vivências dos professores assentados - que atuam em uma escola pública municipal, a partir de sua formação política/educacional no MST. Esta ação, em um assentamento em Florânia/RN, fundamenta-se na Pesquisa Colaborativa de caráter interpretativo/reflexivo, na qual os professores da EJA fazem uma reflexão das conceituações e concepções inscritas nos referenciais curriculares, reconstruindo conceitos e sua identidade profissional como professores de EJA do campo. Ao partir do pressuposto da existência de duas lógicas que influenciam e orientam a configuração curricular na EJA da Escola Municipal Francisca Leonísia Cruz uma encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e outra advinda do movimento social (MST) - com dinâmicas e propostas políticas diferenciadas, a partir de seus fundamentadas nos direitos sociais dos homens e das mulheres campesinas, buscamos compreender as tensões e dilemas dos professores com suas crenças e valores contraditórios na construção de uma proposta curricular. Os impasses nos referenciais curriculares, com princípios e modelagens em disputa, possibilitam o repensar de uma proposição curricular que busque contemplar as necessidades dos jovens e adultos assentados em um espaço da escola pública.Dissertação O currículo do corpo em forma educando às mulheres para um modelo de corpo "belo" nas páginas do Facebook(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Pinto, Raquel Pipolo; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; ; http://lattes.cnpq.br/4979337939221374; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887; Lira, André Augusto Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/8891017471432810; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872A presente pesquisa inscreve-se nos campos de estudos de gênero e de currículo, numa perspectiva pós-crítica, a qual se aproxima das teorizações pós-estruturalistas, sobretudo, das de Michel Foucault e dos Estudos Culturais em Educação. A partir desse referencial, tomei como objeto desta investigação o currículo de páginas disponibilizados no Facebook que normatizam um determinado tipo de corpo à mulher como sinônimo de saúde. Trata-se das páginas Corpo & Saúde, Corpo em Foco e Corpo Esbelto, acompanhadas diariamente com coleta de textos e imagens no período de setembro de 2018 a março de 2019. Como objetivo geral busquei analisar no currículo das páginas investigadas os discursos disponibilizados, os processos de subjetivação e a normatização do corpo da mulher. Como suporte teóricometodológico, utilizei a etnografia virtual (HINE, 2004) articulada com a análise de discurso de inspiração foucaultiana. Os conceitos utilizados como ferramentas analíticas são: discurso, modos de subjetivação, poder, norma, regimes de verdade, governo, cuidado de si, posições de sujeito, tecnologia, currículo pós-crítico, mídia, corpo, gênero, normatização, normalização, diferença e pedagogia cultural. Durante a pesquisa ocupei-me com a seguinte questão: como os discursos que dizem sobre o corpo da mulher, disponibilizados no currículo das páginas investigadas, colocam em funcionamento processos de subjetivação e normas que demandam determinados tipos de corpos considerados como belos e saudáveis? Para melhor responder a tal questionamento, busquei analisar, de modo mais específico, a produção de verdades sobre o corpo, a beleza, os exercícios, a alimentação e a saúde; as posições de sujeito demandadas às mulheres no currículo em análise; como também, os mecanismos de poder, as estratégias e táticas acionadas que buscam a normatização do corpo da mulher. Como principais resultados da pesquisa, foi possível empreender que os conteúdos analisados buscam normalizar um tipo específico de corpo - o magro - por meio de uma tecnologia nomeada por mim como tecnologia do corpo padronizado, a qual é operacionalizada por táticas e estratégias engendradas no currículo do corpo em forma nas páginas do Facebook. O conjunto de táticas e estratégias colocam em funcionamento uma disciplinarização do corpo enformado que diz respeito a um modelo de corpo que apresenta um padrão considerado desejável para glúteos, braços, abdômen, seios e coxas endereçados às mulheres e que deve ser alcançado por meio de uma disciplina rígida de exercícios físicos e alimentação, ao passo que aos homens os conteúdos educam que eles podem apresentar um corpo disforme. Também foi possível evidenciar que o currículo analisado disponibiliza posições de sujeito às mulheres identificadas como mulher mãe sarada e mulher mãe cuidadora que buscam regular mulheres, sobretudo, as pósgrávidas ou que possuem filhos e marido, para atingir um corpo ideal. A regulação de gênero também pode ser expressa por meio de lições que ensinam sobre o lar como um local que traz felicidade e por isso tarefas como cuidar do marido e dos filhos e ainda cuidar de si seriam mais adequadas às mulheres. Isto posto, é possível afirmar que o currículo investigado atua como um artefato midiático que corporifica e regula gêneros, pois as lições educativas destinadas às mulheres estão postas diferentemente das dirigidas aos homens.Dissertação De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário(2019-08-28) Dantas, Anne Cristine da Silva; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Silva, Rosalia de Fátima e;A transformação que vem ocorrendo na contemporaneidade vem mudando o cenário das instituições de ensino superior e seus agentes. As políticas assertivas de expansão e democratização vão configurando um novo perfil de alunos e por consequência dos profissionais que são formados nessas instituições. Diante dessas mudanças, a formação dos docentes universitários passa a ser objeto de estudo, visto que, a esses são confiados à formação desses profissionais. O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem o objetivo de analisar como foi constituído o ser docente dos professores bacharéis do ensino superior. Foi produzido a partir de um grupo de investigação formado por docentes bacharéis do quadro efetivo da UFRN, com jornadas de trabalho de 20h semanais e que exercem sua profissão de formação, concomitantemente, fora da universidade. Enquadra-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de ferramentas para a coleta e análise de dados, apresentada de forma descritiva, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, além de entrevista semiestruturada, sendo necessário chegar a descrições detalhadas, fazendo uso de gravador para isso e utilizando como instrumento para analise de dados a Analise de Conteúdos de Bardin (2011). Foi tido como resultado o encontro de três categorias que envolve o ser docente: formador de futuras gerações; ensinar; doação e ainda acreditam que sua experiência profissional é fator significativo para serem docentes. A concepção do ser docente para esse professor bacharel é que mesmo com a falta de cursar disciplinas de cunho didático-pedagógico em sua formação inicial, constroem seu ser docente através de outras competências e habilidades construídas ao longo de sua pratica, mas vêem a necessidade de um aprofundamento na formação pedagógica.Tese Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-24) Carvalho, Letícia dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; ; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Silveira, Helder Eterno da; ; http://lattes.cnpq.br/9626994578221224; Farias, Isabel Maria Sabino de; ; http://lattes.cnpq.br/4537311001790225; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Baptista, Mónica Luísa Mendes; ; Silva, Rosalia de Fátima e; ; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869O presente estudo teve como objetivo compreender como o contexto formativo contribui para o desenvolvimento profissional de futuros professores em iniciação à prática docente. Para tanto, buscamos caracterizar quais as aprendizagens e as dificuldades vivenciadas nos contextos formativos pelos futuros professores, bem como os elementos intrínsecos a tais contextos e que viabilizam o desenvolvimento profissional. Os contextos investigados foram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente os subprojetos de Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa (MEFQ). Em ambos os contextos, os futuros professores estão em contato com a escola de forma sistemática. A metodologia empregada em nosso estudo tem raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e com o design do estudo de casos múltiplos com finalidade instrumental. Participaram desse estudo como sujeitos principais 40 futuros professores do PIBID de Física, 24 futuros professores do PIBID de Química e 5 futuros professores do Mestrado em Ensino de Química e Física. Como sujeitos coadjuvantes participaram 3 Coordenadores de Área do PIBID, a professora de Iniciação à Prática Profissional do MEQF, e 8 professores que lecionam Química e/ou Física em escolas públicas. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, questionário descritivo, entrevista individual, grupo focal, leitura de registros escritos e documentos oficiais. Na análise dos dados foi utilizado o método do questionamento e da comparação constante. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens dos futuros professores estão relacionadas à estratégia empregada, à mudança na compreensão do papel do professor e do aluno em sala de aula, à construção do perfil profissional e ao desenvolvimento de práticas colaborativas. As principais dificuldades evidenciadas referem-se à elaboração de atividades, à gestão de tempo e de grupo, à dinâmica da sala de aula e às condições materiais de trabalho. As características inerentes aos contextos formativos investigados contributivas para o desenvolvimento profissional são: a investigação da própria prática, a colaboração, a reflexão centrada na prática e o foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria das escolas públicas. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que os contextos formativos centrados na escola têm a potencialidade de redimensionar a prática a partir da análise das ações, em um trabalho colaborativo, bem como oportunizar a tomada de consciência das concepções, da atuação e da maneira de entender a profissão. Destaca-se a necessidade de uma mediação efetiva dos formadores para que os futuros professores possam empreender a investigação da própria prática e, por conseguinte, construir estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, o que, além de elevar a qualidade da educação, oportuniza o desenvolvimento profissional ao longo da vida.Dissertação Discentes com dislexia na Universidade: um estudo de caso(2017-06-01) Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Azoni, Cintia Alves Salgado; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; http://lattes.cnpq.br/1652726901829406; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7226855504336736A dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas.Tese Educar e atuar: correlações para (re)pensar a formação docente em Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Lira, Natália Noelma Antunes de; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; https://orcid.org/0000-0002-4187-3727; http://lattes.cnpq.br/1381121332510087; Takimoto, Elika; Henrique, Alexandre Bagdonas; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Araújo, José Sávio Oliveira deA docência constitui uma atividade complexa e multifacetada. Objeto de pesquisa em várias áreas do conhecimento, as investigações acerca da formação docente buscam, entre outras coisas, analisar os saberes essenciais à prática desse profissional, como o saber curricular, o pedagógico e o experiencial. Todavia, no contexto da formação de docentes em Física, objeto de estudo desta tese, aspectos como a comunicação (verbal e não verbal) e a socioafetividade entre os sujeitos participantes da prática educacional raramente ganham papel de destaque, em geral, surgem como figurinos ou cenários que podem passar despercebidos pelos licenciandos e pelos próprios docentes formadores. Nesse sentido, tecemos algumas reflexões acerca do educar e do atuar, (re)aproximando a Física das Humanidades e buscando (re)pensar a formação de docentes em Física. Assim, esta tese defende que professores e atores possuem pilares profissionais comuns e que o reconhecimento dessa aproximação pode fomentar a formação de docentes em Física sob uma perspectiva mais socioafetiva, dialógica e humanística. Para isso, foi desenvolvido um construto teórico com base na noção freiriana de educação dialógica, considerando aspectos da atividade docente relacionados às formas de interação social, aos agentes envolvidos, aos materiais que orientam a atividade e aos espaços de atuação. Além disso, os Jogos Teatrais idealizados por Viola Spolin foram discutidos como uma potencial metodologia teatral para o desenvolvimento desses elementos no contexto da prática docente. Com o intuito de embasar discussões atuais sobre a formação docente em Física, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também foi desenvolvida uma investigação acerca das Representações Sociais (RS) e das concepções de professores universitários de Física e de Teatro sobre saberes docentes e possíveis relações com aspectos socioafetivos e comunicativos. Em linhas gerais, nota-se que os licenciandos entrevistados apresentam RS aparentemente contraditórias quanto às suas necessidades formativas e ao que consideram boas práticas docentes, revelando, entre outros pontos, necessidades de revisão do currículo em prol do desenvolvimento de uma formação docente (e discente) mais humanística, que valorize a comunicação, socioafetividade e o diálogo. Além disso, foi possível estabelecer relações entre as noções de atuar e educar, analisando a formação docente em direção a uma prática educativo-crítica. Essa reflexão considerou aspectos como as interações sociais, os agentes envolvidos, os materiais que orientam a atividade e os espaços de atuação. Espera-se, portanto, somar esforços para contribuir com reflexões sobre a Formação Docente em Física em direção a uma perspectiva mais humanística, que considere aspectos comunicativos e socioafetivos.Tese O "engodo" e a rede de sentidos: representações sociais de professores sobre o currículo da EJA(2018-08-29) Santos, Veridiano Maia dos; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Rey, Fernando Luiz Gonzalez; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Domingos Sobrinho, Moisés; ; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; Silva, Rosalia de Fátima e;O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais dos professores sobre o currículo do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. O contexto desta iniciativa acadêmica está fincado na realidade cotidiana desta modalidade do Ensino Fundamental na qual se destacam questões como a desistência discente, o fechamento de turmas nas escolas e o trabalho docente no dia a dia escolar. A Educação de Jovens e Adultos congrega potencialidades e tensões que se fazem presentes entre os seus atores, especialmente, no grupo docente. Com base na fundamentação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, por meio de sua abordagem da sociogênese, trata-se de um estudo que analisa, descreve e discute as representações sociais dos professores sobre o currículo articulando o olhar destes profissionais à ideia de uma rede representacional que se costura em diversas dimensões que estão presentes no cotidiano escolar a partir do saber e do fazer docente, seus contrastes, subjetividades, tensões e afetos. Analisamos e refletimos entre as diferentes dimensões do trabalho docente que se tangenciam ao currículo, revelando seu universo consensual, em meio às relações de poderes nos contextos construtivos representacionais sobre o currículo na EJA. Em relação a este objeto de estudo, nos amparamos em reflexões e referenciais teóricos que estudam o fenômeno das representações sociais, e em postulados que versam sobre esta modalidade do Ensino Fundamental e também em concepções curriculares de autores nacionais e estrangeiros. No processo empírico trabalhamos sensivelmente com entrevistas semiestruturadas e entrevistas coletivas como técnicas dentro do amparo da pesquisa qualitativa, onde os resultados destes procedimentos foram consideravelmente avaliados pela análise de conteúdo, em seus aspectos de análise de registro e de contexto. Este trabalho se desenvolveu em três escolas do município do Natal/RN, contando com a participação de doze professores do segundo segmento da citada modalidade de ensino escolar. De modo geral, consideramos que os professores comunicam e articulam saberes ao construírem uma rede representacional que está imbricada ao currículo desta citada modalidade do Ensino Fundamental; de forma estreita, o coletivo docente representa o currículo da Educação de Jovens e Adultos familiarizando-o ao modelo do Ensino Regular, objetivando-o ao materializá-lo à imagem do conteúdo disciplinar. Os achados deste complexo estudo que problematiza o campo representacional docente nos mostra que os professores se guiam em práticas por um conhecimento ordinário no seu cotidiano pedagógico, em meio a diversas e distintas especificidades que a EJA demanda. Portanto, é preciso uma tomada de consciência a partir de reflexões e ações pedagógicas que direcionem os atores deste processo de escolarização dos sujeitos para se caminhar em direção a novas possibilidades curriculares no processo de ensino e de aprendizagem nas instituições de ensino formal.Tese Evidências de validade na construção de um instrumento de triagem de dislexia em adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-08) Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; http://lattes.cnpq.br/1652726901829406; Naschold, Angela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Delgado, Isabelle Cahino; Crenitte, Patricia Abreu PinheiroAdultos com queixas de problemas com a leitura vêm procurando auxílio para a identificação da sua condição. Diversas são as prováveis causas e uma das possibilidades é a dislexia, um transtorno neurobiológico que prejudica a capacidade de leitura e escrita das pessoas. Como o diagnóstico de dislexia é caro, demorado e requer uma equipe multidisciplinar especializada, ele muitas vezes é inacessível e se torna uma barreira imposta a muitas pessoas com dificuldades de leitura, impedindo que elas passem por este processo de diagnóstico. A triagem é um instrumento que visa identificar os indivíduos com maior chance de possuir alguma condição. Ela pode ser muito útil para reduzir o número de indivíduos que desconhecem o transtorno e que deixam de buscar o diagnóstico de dislexia, tornando o processo mais claro, menos moroso e com maior custo-efetivo. Apesar de existirem iniciativas de instrumentos de triagem de dislexia para crianças, as iniciativas direcionadas a adultos são incipientes, especialmente no contexto brasileiro. A partir desta lacuna, o presente estudo lançou uma proposta de instrumento de triagem de dislexia para adultos. Ele teve como objetivo geral propor um instrumento de triagem de dislexia para adultos com dificuldades de leitura em Português-Brasileiro e como objetivos específicos: revisar a literatura acerca dos instrumentos disponíveis para a triagem da dislexia em adultos; elaborar uma proposta de instrumento de triagem de dislexia para adultos e analisar as evidências validade de conteúdo do instrumento proposto a partir da avaliação de juízes pareceristas experientes na área. No tocante à metodologia utilizada, esta investigação teve cunho exploratório e descritivo, com análise de dados qualitativos e quantitativos. O procedimento foi realizado em duas etapas: a primeira tratou de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados nacionais e internacionais SCOPUS, Web of Science (coleção principal), SciELO, ProQuest Dissertations & Theses Global (PQDT Global), NDLTD, Open Access Theses and Dissertations – OATD, Eric, Pubmed e buscador Lilacs, que pretendeu identificar as produções científicas que versassem sobre instrumentos nacionais e internacionais de triagem da dislexia em adultos e a identificação das habilidades mais frequentemente avaliadas; a segunda etapa versou sobre a proposição de um instrumento de triagem da dislexia em adultos e a análise de concordância realizada por juízes especialistas. Como resultados, a revisão ratificou as habilidades concomitantemente selecionadas e possibilitou a construção da proposta de instrumento de triagem. Quanto à segunda etapa, a análise de concordância realizada pelos juízes pareceristas apontou a relevância e adequação do conteúdo do instrumento apresentado, necessitando apenas de pequenas adequações em sua forma. Com isso, concluiu-se que a proposta de instrumento de triagem é adequada para realizar a triagem da dislexia em adultos. No entanto, faz-se necessária a realização de mais estudos com o propósito de confirmar outros tipos de evidência de validade, assim como seu aprimoramento, no intuito de viabilizar a futura utilização por profissionais para a triagem da dislexia em adultos.Tese O exercício da gestão universitária: as representações sociais de professores sobre suas práticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-01) Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; http://lattes.cnpq.br/9608136405260523; Melo, Elda Silva do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; Silva, Rosalia de Fátima e; Ferreira, Adir Luiz; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Lira, André Augusto Diniz; Pujol, AndreaA presente pesquisa tem por objeto as representações sociais do professor/gestor sobre o exercício de atividades de gestão universitária. Tal exercício não é atrativo e pode representar um fator que dificulta o desenvolvimento na carreira docente nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Existem fragilidade e escassez de diretrizes e problematizações no tocante ao perfil, a seleção, as condições e organização do trabalho, a formação e a sucessão dos docentes que exercem a gestão. Esse contexto vislumbrou as seguintes questões: O que motiva o professor a querer (ou não querer) ocupar uma função de gestão na universidade? O que é necessário saber para ser gestor universitário? Como aprendem e como exercem o trabalho na gestão? Como conciliam atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão? Como são as trajetórias profissionais desses professores/gestores? Tais problemáticas e contextos justificaram e mobilizaram a realização da investigação em tela que teve como objetivo identificar, analisar e problematizar essas representações sociais a partir da análise do trabalho docente, da interação entre prescrições formais e informais, identificando como são constituídos, apreendidos e socialmente partilhados esses elementos presentes no trabalho do professor/gestor no contexto das IFES. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 06 chefes de departamento da UFRN no período de 2017 a 2019, fundamentada na Teoria das Representações Sociais com suporte da Clínica da Atividade e da Análise de Conteúdo, foram realizadas pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e aplicação da técnica da Instrução ao Sósia. Após análise dos dados recolhidos à luz da matriz teórica e conceitual adotada foram obtidos resultados que foram organizados em duas categorias: gestão precarizada e trabalho bem-feito. Na gestão precarizada ficou evidenciado que o trabalho do professor na gestão universitária é algo alheio, estranho, perturbador e, sobretudo, não-pertencente à docência; é exercido com lacunas formativas que causam insegurança profissional e, sobretudo, intensifica o processo de precarização do trabalho docente nas universidades federais. Por outro lado, na categoria trabalho bem-feito foram constadas a possibilidade de ampliação do poder de agir desses professores, a capacidade criativa e satisfação em construir e aprender coletivamente. Contudo, vislumbra-se a necessidade de aperfeiçoamentos dos Processos formativos e das condições laborais dos professores/gestores.Tese O fazer e o saber docente: a representação social do processo de ensino-aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003) Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; http://lattes.cnpq.br/1919917745460678; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Dias, Maria da Graça B. B.; Albuquerque, Luiz Botelho; http://lattes.cnpq.br/1238913601532185; Silva, Rosália de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; Passegi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; http://lattes.cnpq.br/5015707256397317As práticas pedagógicas dos professores de ensino fundamental estão permeadas pelas diversas concepções do processo de ensino aprendizagem que se fizeram presentes na nossa história da educação. Reconhecendo esta presença nos discursos como nas práticas de tais professores, entendendo que estas concepções colaboram para a construção de um fazer pedagógico dos mesmos, este estudo identifica representações sociais de professores da região metropolitana da cidade do Natal, analisando como tais representações orientam suas práticas. A pesquisa foi realizada através de técnicas associativas, a associação livre de palavras e o Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM). Observações livres forneceram constatações in loco do campo representacional, as salas de aula. Os dados receberam análises compatíveis: análise de conteúdo das falas dos professores durante a aplicação do PCM e observações. Participaram cem (100) professores integrantes do sistema público de ensino (municipal e estadual) com formação acadêmica diversificada e nas respectivas escolas de atuação. Os resultados revelam que as Representações Sociais sobre o processo de ensinoaprendizagem se articulam com três campos: a professora com perfil profissional - magistramagister; a professora com perfil maternal - magistra-mater; aspectos cognoscentes – aprender, desvinculado do professor e relacionado aos alunos. Essa organização representacional revela-se nas falas e configurações sobre novos papéis e funções sociais do professor, presentes nas concepções de ensino e aprendizagem mais recentes, sem ainda permitir a transformação de suas práticas, que permanecem ancoradas em concepções tradicionais. Tais concepções norteiam o fazer, e excluindo deste o papel de aprendiz que caracteriza a construção de todo o conhecimento.Tese Formação coletiva: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências no NEI-CAp/UFRN(2019-11-26) Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Pryjma, Marielda Ferreira; ; Barolli, Elisabeth; ; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; Farias, Isabel Maria Sabino de; ; Dantas, Josivania Marisa; ; Rego, Maria Carmem Freire Diógenes;O estudo teve como objetivo compreender as contribuições da formação coletiva para o desenvolvimento profissional de professores, com referência à construção e implementação do currículo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no NEI-CAp/UFRN. A investigação ocorreu no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), instituição de educação pública que atende crianças da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com a participação e colaboração de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos teóricos-metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa com viés colaborativo, conforme Ibiapina (2016). Fundamenta-se nas contribuições de pesquisadores da Formação Docente e do Desenvolvimento Profissional de Professores: Freire, (1985); Nóvoa (1999); Garcia (1999); Day (2001); Carvalho (2016); Barolli; Villani; Maia; Nascimento (2018). A construção e sistematização dos dados ocorreu durante todas etapas da investigação, por meio de análise de documentos, grupo focal-entrevista, observação participante e grupo de estudos reflexivo, com a transcrição de registros audiovisuais dos encontros e dos textos produzidos pelas professoras em diários, cadernos de planejamento, e diário de campo da pesquisadora. Os dados da investigação foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Com essa orientação organizamos os dados em unidades de decodificação, agrupadas em temáticas da prática da formação coletiva. Posteriormente, estabelecemos relações entre as temáticas da prática da formação e as dimensões de análise do desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências, o que favoreceu a descrição e a reflexão em torno da contribuição da formação para o desenvolvimento profissional das professoras. Os resultados da pesquisa apontam que as professoras reconhecem a formação coletiva como propulsora do seu desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício de sua profissão, ao re/elaborar reflexões e ações para o ensino de ciências. O trabalho contribui na reflexão acerca da formação docente que possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal do(a) professor(a) da infância.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »