Navegando por Autor "Andrade, Adrianne Paula Vieira de"
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Dissertação A adoção da governança da inteligência artificial generativa em universidades públicas brasileiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Gomes, Maria Gabrielle Soares; Ramos, Anatália Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; http://lattes.cnpq.br/5999425847740528; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Souza Neto, Rômulo Andrade deA Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem sido cada vez mais reconhecida como uma força transformadora no ensino superior, oferecendo benefícios como o aprimoramento das experiências de aprendizado e o aumento da eficiência na pesquisa acadêmica. No entanto, uma revisão de escopo revelou que desafios significativos persistem, incluindo preocupações com a privacidade dos dados dos estudantes, a disseminação de desinformação e vieses nos processos avaliativos. Além disso, identificou-se a escassez de estruturas de governança capazes de gerenciar eficazmente os impactos éticos, regulatórios e operacionais da IAG em instituições de ensino superior. Diante dessa lacuna, este estudo teve como objetivo geral compreender o nível da adoção da governança do uso da IAG nas 24 universidades públicas brasileiras mais bem classificadas em pelo menos um dos rankings de excelência acadêmica (Ranking Universitário Folha 2024, QS World University Ranking 2025 e Times Higher Education World University Rankings 2025). A tipologia da pesquisa classifica-se como qualitativa, com abordagem exploratória e foi operacionalizada por meio de um estudo documental. A coleta de dados envolveu a busca nos sítios eletrônicos das instituições e no envio de formulários com o pedido de informações adicionais às instituições selecionadas. Para o tratamento e análise de dados, utilizou-se a análise temática. Com base na análise dos temas Mecanismos estruturais, Mecanismos procedimentais, Mecanismos comunicacionais e Mecanismos para treinamento, foi possível constatar que nenhuma das 24 instituições analisadas se enquadrariam em um nível avançado de adoção da governança da IAG. Contudo, observa-se um cenário promissor, uma vez que 11 universidades apresentam iniciativas em estágio intermediário, demonstrando progresso em direção ao amadurecimento dessa governança. Os achados deste estudo podem servir como subsídios para a formulação de ações práticas e políticas institucionais que visem fortalecer a governança da IAG no ensino superior.TCC A adoção de práticas de Tecnologia de Informação (TI) Verde: um estudo com as indústrias de Caicó-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Medeiros, Douglas Magno Santos; Silva, Gilson Gomes da; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Bezerra, Tiago dos SantosO trabalho a seguir dispõe-se a identificar as indústrias da cidade de Caicó – RN que possuem práticas de tecnologia da informação verde implantadas. Inicialmente há uma explicação do que é tecnologia da informação (TI), TI Verde que é um ramo da TI responsável por desenvolver equipamentos, dentre outros processos para não agredir o meio ambiente, os objetivos que o trabalho pretende atingir. Realizado a revisão da literatura que se aprofunda no tema TI Verde, detalhando afundo os principais ramos da TI Verde. Como principal instrumento de pesquisa uma entrevista que foi aplicada presencialmente com os gestores das indústrias. Os resultados obtidos são demonstrados em gráficos ao qual foram gerados nove gráficos que demonstram que os gestores na maioria dos casos não conhecem a TI Verde, mas de alguma forma ou de outra acabam aplicando as práticas nas suas indústrias. Conclui-se então que o trabalho serviu para identificar se as indústrias de Caicó – RN utilizavam algum tipo de prática de TI Verde: práticas de conscientização, datacenter verde, descarte e reciclagem, fontes alternativas de energia, hardware, impressão e software, o que nos mostrou que a maioria utiliza ao menos uma prática descrita nos ramos da TI Verde, portanto trabalhos futuros sobre esse tema podem ser feitos, aprofundando – se em um ramo, ou aplicando uma ou mais das práticas de TI Verde em um estudo de caso com alguma indústria ou empresa da região.TCC Análise da implantação de computação em nuvem: estudo de caso na alfa informatica.net – Currais Novos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Medeiros, Monnalisa Christina P. de; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Silva, Gilson Gomes da; Medeiros, João Paulo de SouzaComputação em nuvens é considerada o novo modelo computacional de armazenamento e processamento de informações. Gradativamente empresas passam a investir nessa nova tecnologia, buscando melhorar seus serviços e sua forma de operar. Embora já existam várias pesquisas sobre o tema da computação em nuvem, os estudos e a análise sobre os fatores de implantação da nuvem em empresas de pequeno porte no Rio Grande do Norte são escassos. O presente estudo tem como objetivo a análise das soluções de provedores de nuvem disponíveis no mercado, assim como a análise dos fatores de risco e benefícios apresentados pela tecnologia, estabelecendo uma relação entre os fatores apontados pela empresa estudada e os elementos assinalados na literatura. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista, na empresa Alfa Informática .NET, bem como de pesquisas bibliográficas. A pesquisa foi feita a partir de um estudo de caso de caráter exploratório, sendo a análise do tipo qualitativa. Os resultados do estudo mostram que os fatores mais importantes para a Alfa implantar ou não a nuvem são: aceitação dos clientes, Fornecimento de infraestrutura e armazenamento dos dados por terceiros, escalabilidade da nuvem, disponibilidade, acesso a rede, segurança dos dados trafegando pela rede, custo, suporte aos servidores, tempo de implantação do serviço. A partir desses resultados e da análise feita sobre os provedores de nuvem e de Internet, a Alfa e as empresas da região poderão ter uma compreensão maior dos desafios para adoção da nuvem, e assim comparar as vantagens e desvantagem de se adotar a nuvem.TCC Análise do Technostress em um ambiente scrum com ênfase na utilização de dados estratégicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-22) Cândido, Larissa Hellane Santiago; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Alverga, Patrick Reinecke de; http://lattes.cnpq.br/7200715470424351O presente estudo teve como objetivo principal investigar a relação entre o uso de dados estratégicos e o technostress em equipes que adotam metodologias ágeis, com foco no framework Scrum. Destaca-se a relevância das práticas ágeis no contexto organizacional, enfatizando sua capacidade de promover flexibilidade, colaboração e entregas incrementais de valor. Contudo, também são ressaltados os desafios associados ao uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação (TIC), que podem amplificar o technostress — fenômeno caracterizado pela sobrecarga informacional, complexidade tecnológica e pressões por alta performance. Adotando uma abordagem descritiva e qualitativa, a pesquisa foi realizada com a equipe de tecnologia da empresa Gentil Negócios. A coleta de dados foi conduzida por meio de um questionário estruturado com base na escala Likert, buscando avaliar fatores relacionados ao technostress e bem-estar, ao uso de dados estratégicos e à interação entre esses elementos. A análise das respostas identificou padrões e explorou correlações entre a utilização de métricas estratégicas e o technostress. Os resultados obtidos sugerem que, embora tenha sido observada uma leve tendência positiva na correlação entre o uso de dados estratégicos e o technostress, o coeficiente de Spearman (ρ=0,327, p=0,160) não apresentou significância estatística. Assim, não foi possível confirmar de forma conclusiva o efeito do uso de dados estratégicos sobre o technostress. Esses achados indicam a necessidade de investigar outros fatores, como o suporte organizacional e o nível de maturidade na utilização de metodologias ágeis, que podem atuar como mediadores dessa relação. Este estudo contribui para o campo acadêmico ao explorar a interface entre tecnologia, metodologias ágeis e saúde ocupacional, oferecendo subsídios teóricos e práticos para gestores e equipes no aprimoramento das práticas ágeis e na promoção de ambientes corporativos mais sustentáveis.Dissertação Antecedentes do comportamento de engajamento dos consumidores com o boca-a-boca eletrônico (eWOM) negativo em um ecossistema móvel(2014-11-28) Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Araújo, Afrânio Galdino de; ; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; Gosling, Marlusa;A utilização de dispositivos móveis, dentre os quais se destacam os smartphones e tablets, tem crescido no mundo todo de forma exponencial. Como consequência, um novo modelo de negócio se desenvolve no ambiente das lojas de aplicativos móveis, impulsionado pelo avanço da utilização da internet e das redes sociais. No contexto da mobilidade, a prática do boca-a-boca eletrônico (eWOM) acontece através da avaliação ("reviews") dos aplicativos, da troca e propagação de informações. Alguns estudos de marketing eletrônico têm abordado o eWOM, mas há poucos trabalhos focando o engajamento dos consumidores no fornecimento de comentários negativos. O objetivo deste trabalho foi compreender os motivos que levam os consumidores a fazer comentários negativos em um ambiente de mercado de mobilidade. A literatura mostra uma maior influência do eWOM negativo sobre os potenciais consumidores quando comparado com o eWOM positivo. A Teoria do Comportamento Planejado juntamente com os motivadores identificados na literatura, tais quais altruísmo, emoções, desabafos de sentimentos negativos, vingança, busca por providências, reputação e reciprocidade, foram adotados como arcabouço teórico para compreensão do engajamento dos consumidores no ambiente das lojas de aplicativos móveis. A pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, utilizou uma abordagem qualitativa e adotou o interacionismo simbólico como postura teórica, de modo a entender os significados atribuídos pelos indivíduos as suas experiências. Foram coletados dados verbais, através de entrevistas episódicas semiestruturadas realizadas e gravadas no ambiente online com consumidores que praticam o eWOM negativo. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial com o auxílio do software QSR NVivo®. Na interpretação, foram feitas análises comparativas com uso de mapas de árvore, matriz estrutural e matriz de codificação. Como resultado, as razões mais evidentes para o uso de aplicativos foram a satisfação de necessidades, facilidade nas atividades, recomendação de amigos, mobilidade e uso atrelado a serviços. Quatro motivadores foram evidenciados pelos consumidores para a propagação de “reviews” negativos nas lojas de aplicativos móveis, são eles: o Altruísmo, ressaltando o desejo de alertar outros consumidores; a Busca por Providências, com ênfase na busca por melhorias dos aplicativos; Emoções negativas, destacando a frustração e raiva e a Reciprocidade, realçando o aspecto do companheirismo e o desejo de se sentir ajudado. Os consumidores mostraram que se engajam neste ecossistema móvel independentemente das pressões sociais e de influência de amigos. Os fatores ambientais, tais como o canal de avaliação e a Internet, são vistos como facilitadores, enquanto que a falta de interação e alguns incentivos utilizados pelos desenvolvedores, como a emissão de alertas, podem prejudicar o comportamento de engajamento com eWOM. Os resultados da pesquisa contribuem para explorar o campo de estudos sobre o eWOM negativo no contexto nacional, e também avança o conhecimento sobre os motivos para a propagação de comentários negativos e hábitos dos consumidores nas lojas de aplicativos móveis. Com base nas informações da pesquisa, os desenvolvedores e empresas poderão desenvolver estratégias de aperfeiçoamento de interação com os consumidores de aplicativos móveis.TCC Avaliação heurística da plataforma Poesia Compilada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-09) Medeiros Júnior, Hélio Evangelista; Rabelo, Humberto; http://lattes.cnpq.br/3371236560170402; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Medeiros, Soraya Roberta dos SantosEste trabalho discorre sobre a avaliação heurística da plataforma Poesia Compilada para a difusão do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um questionário com base nas Heurística de Nielsen objetivando identificar possíveis falhas ou dificuldades no processo de interação entre o usuário e o sistema da plataforma Poesia Compilada. A interface foi apresentada a três avaliadores e foi aplicado um questionário para entender como as Heurísticas de Nielsen estão sendo aplicadas. Baseado nos resultados obtidos, pôde-se observar a identificação de vários problemas na interface avaliada, reforçando a necessidade da avaliação das interfaces no processo de desenvolvimento. A partir disto, busca-se o aprimoramento da plataforma em versões futuras, uma avaliação por observação através de testes de usabilidade, além de ampliar a aplicação do projeto para outros públicos-alvo.Dissertação Avaliando o sucesso de sistemas de informação: uma investigação do módulo Mesa Virtual da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-22) Dias, Murielle Medeiros; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; http://lattes.cnpq.br/2090144565933216; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Lhamas, Fernando Antônio de Melo PereiraOs sistemas de informação (SI) assumem um papel central nas organizações, especialmente no setor público. Em 2015, o Governo Federal tornou obrigatório o uso de sistemas informatizados para processos administrativos eletrônicos por meio do Decreto nº 8539. Impulsionada pela exigência legal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu e implementou a Mesa Virtual, um módulo componente do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), adotado por mais de 70 organizações públicas. A literatura destaca a importância da avaliação de um SI para garantir eficiência, satisfação e uso efetivo, especialmente para os usuários nas instituições que o implementam. Nesta pesquisa, utilizando o modelo de sucesso de DeLone e McLean amplamente reconhecido na literatura, busca-se compreender a percepção dos usuários sobre o sucesso da Mesa Virtual na gestão de processos eletrônicos na UFRN. Além das dimensões tradicionais do modelo (qualidade da informação, qualidade do sistema, qualidade do serviço, uso, satisfação do usuário e benefícios líquidos), a pesquisa incorpora a variável de gênero para identificar diferenças nas percepções entre homens e mulheres. A pesquisa quantitativa foi conduzida por meio de um questionário online com 185 servidores da UFRN. Os dados foram analisados por meio de análises estatísticas, correlações e análise temática. Os resultados apontam para uma percepção geral positiva, com nuances específicas em diferentes aspectos. As correlações apresentaram relações predominantemente significantes, exceto entre a Qualidade da Informação com o Uso e, a Qualidade do Serviço com o Uso. Possivelmente, outros aspectos estejam influenciando essas relações. A variável gênero não apresentou significância estatística no modelo, isso demonstra que, na amostra em questão, homens e mulheres não divergem quanto às percepções dos construtos. No tocante às respostas abertas, a análise temática permitiu identificar uma predominância de opiniões negativas dos usuários em relação à usabilidade e funcionalidades do SI. No entanto, destacam-se aspectos majoritariamente positivos relacionados ao desempenho, refletindo uma satisfação geral com o sistema. Entre as sugestões de aprimoramento apresentadas pelos usuários, observam-se apontamentos sobre a interface, estabilidade, velocidade, treinamento e suporte do sistema. A contribuição teórica do trabalho é a avaliação de sucesso de SI no serviço público através do modelo proposto por DeLone e McLean (2003), uma abordagem que se diferencia da predominância de estudos realizados no setor privado. Os resultados têm valor prático ao permitir que gestores aloquem recursos e tomem decisões de maneira eficiente com base na experiência dos usuários finais do sistema. Além disso, contribui para o desenvolvimento de soluções e melhorias nos processos, impactando positivamente o sucesso e o crescimento organizacional.Tese Cocriação de valor no desenvolvimento de um sistema de informação: um estudo de caso à luz da Teoria dos Stakeholders(2019-07-29) Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Araújo, Afrânio Galdino de; ; Araújo, Maria Valéria Pereira de; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Behr, Ariel; ; Santos, Ernani Marques dos;O objetivo desta pesquisa é compreender a atuação de stakeholders no processo de cocriação de valor de um sistema de informação. O desenho de pesquisa é o estudo de caso, tendo como locus o software Mesa Virtual, que é uma importante aplicação organizacional de processos eletrônicos do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Este sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui uma ampla e complexa base de stakeholders em 23 instituições e órgãos públicos conveniados. A coleta dos dados foi realizada por meio de 13 entrevistas semiestruturadas, com apoio de fotoelicitação, documentos institucionais e observações direta e indireta. Utilizou-se a análise temática como método de análise qualitativa dos dados, tendo como base o raciocínio abdutivo. O uso do software Atlas.ti v.8.4.2 deu suporte para a organização, codificação e categorização dos dados e para a construção de redes semânticas, quadros e figuras. A pesquisa atendeu aos critérios de qualidade, como coerência do pesquisador, construção do corpus da pesquisa, descrição detalhada da investigação, envolvimento com o campo e múltiplas fontes de evidência. Como resultado, constatou-se que a cocriação de valor no desenvolvimento do módulo Mesa Virtual é um processo dinâmico, contínuo e pautado em interações, as quais se dão por meio de canal institucional restrito, como o Comitê do processo eletrônico, de canais institucionais abertos, como o Portal Gênese e a Abertura de Chamados, e de canal informal, como o WhatsApp. O canal institucional restrito e o canal informal são os mais efetivos no atendimento das demandas e têm maior celeridade. Foram identificados 17 stakeholders, sendo 15 internos e dois externos. Os stakeholders que detêm alto conhecimento, são mais experientes, têm alta frequência de utilização e mais clareza na comunicação tendem a gerar interações de maior qualidade e trazem ideias valiosas para o SI investigado. Os papéis identificados com maior ênfase foram o Mediador, o Refinador de conceito e o Legitimador. Evidenciou-se, ainda, que as categorias Conhecimento e Uso de ferramentas de comunicação do sistema são os recursos mais importantes para o processo de cocriação de valor. Com relação ao conceito Saliência, da teoria dos stakeholders, a categoria Poder foi a mais enfatizada, seguida da Legitimidade e da Urgência. Os stakeholders mais poderosos ou com alto número de interações são os gestores sêniores da instituição, os de nível técnico (como o Analista de requisitos), seguidos pelos gestores de nível tático e o Comitê do processo eletrônico. Esses stakeholders têm demandas priorizadas ao longo da cocriação do SI e foram os mais atendidos nas suas demandas. Constata-se que, quanto maior o impacto, a relevância, a utilidade e o menor custo-benefício, maior se afirma a legitimidade da solicitação e a necessidade de priorização. Corroborando com a teoria, a categoria Criticidade ou gravidade torna as solicitações mais urgentes. Uma contribuição teórica gerada pela pesquisa é o desenvolvimento de um framework inédito que permite compreender visualmente o processo de cocriação de SI como um todo. Os resultados desta Tese têm valor prático no sentido de direcionar ações institucionais, como a identificação dos principais stakeholders, e proporcionar mecanismos de estímulo aos usuários mais experientes e com maior frequência de utilização.Dissertação Comunicação e coordenação em equipes virtuais de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS): um estudo de caso múltiplo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-21) Severo, Ricardo Augusto Niederauer Flores; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Gurgel, André Morais; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; https://orcid.org/0009-0000-3973-2047; http://lattes.cnpq.br/4759938134281293; Lhamas, Fernando Antonio de Melo Pereira; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Brito, Max Leandro de AraújoA revolução tecnológica transformou o trabalho contemporâneo, especialmente a indústria de software, impulsionando a adoção do modelo de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS), modelo caracterizado pela colaboração de equipes dispersas geograficamente, redução de custos e melhor resposta ao time-to-market. Cada vez mais empresas tem adotado o modelo de trabalho distribuído, com a pandemia de COVID-19 acelerando essa tendência e resultando na criação de novos arranjos de equipes e desafios de comunicação e coordenação. Este estudo tem como objetivo "Compreender os desafios e práticas de comunicação e coordenação em diferentes arranjos de equipes virtuais em projetos de DDS.". Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem indutiva e exploratória, que utiliza o estudo de caso múltiplo para analisar desafios e práticas de comunicação e coordenação em dois projetos de DDS com arranjos de equipe híbrido e remoto. Foram analisados indicadores e histórico de mensagens do Slack, e entrevistas com membros dos projetos através da execução de operações estatísticas simples, Text Mining, e análise temática. Os resultados revelaram a identificação de 15 desafios de comunicação, 16 de coordenação, 22 práticas de comunicação e 36 de coordenação. Conclui-se que os projetos possuem desafios e práticas semelhantes, com diferenças atribuídas ao contexto de projeto, à abordagem de gestão de projeto adotada e à estrutura de equipe, e não necessariamente ao tipo de arranjo de equipe. Ademais, entre os principais resultados, destaca-se que o awareness representa um desafio central nesses projetos, e que plataformas de comunicação como o Slack demonstram potencial para facilitar a promoção da consciência situacional, contribuindo para uma comunicação e coordenação mais efetiva em projetos de DDS.Livro Digitalização de documentos institucionais: orientações práticas sobre o procedimento de digitalização de documentos da UFRN(UFRN, 2021) Andrade, Magnólia de Carvalho; Guerra, Érica Simony de Melo; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Ramalho, Sthone Arruda Neves; Costa, José Alfredo Ferreira; Oliveira, Dalton Dantas de; Trindade, Sidney SoaresApresenta orientações práticas sobre o procedimento de digitalização de documentos da UFRN.Dissertação Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-29) Borges, Luana de Andrade Pinheiro; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; Ferraz, Janaynna de Moura; https://orcid.org/0000-0003-3668-4195; http://lattes.cnpq.br/6047443183161152; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; http://lattes.cnpq.br/0906153861894532; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Malaquias, Fernanda Francielle de OliveiraO objetivo deste trabalho é compreender como o estereótipo de gênero pode ter uma relação com a intenção empreendedora de universitárias da área de Tecnologia da Informação (TI). Estudos anteriores focam em estudos quantitativos e poucos aprofundam o tema da intenção empreendedora sob o ponto de vista das estudantes de cursos da área tecnológica, considerando mais especificamente as questões de gênero e a Teoria da Ameaça. Por meio de pesquisa qualitativa básica, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com alunas do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como estratégia de análise, empregou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática/categorial, com apoio do software ATLAS.ti® versão 8.4.24. Dentre os resultados, destaca-se que a maioria das entrevistadas expressa pouca intenção de abrir um negócio na sua área de formação. As estudantes entrevistadas também percebem que o curso de BTI não tem proporcionado um ambiente que estimule a intenção empreendedora das estudantes, entendem que ainda é incipiente a educação empreendedora e que os estereótipos de gênero colaboram para enfraquecer o desejo de empreenderem no futuro. Na visão das entrevistadas, as barreiras para as mulheres abrirem um negócio são maiores que os aspectos motivadores. A pesquisa enriquece o campo do empreendedorismo feminino na perspectiva da formação de nível superior em tecnologia da informação. Como contribuição prática, a pesquisa tece considerações sobre como o curso de BTI da UFRN pode desenvolver ou avançar em ações que estimulem o gênero feminino no ramo dos negócios de base tecnológica e que leve em conta as subjetividades das estudantes.TCC Estratégias organizacionais para lidar com o boca a boca eletrônico negativo nas redes sociais: um estudo com empresas do setor metalúrgico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-09) Souza, Caio Jorge Rodrigues de; Ramos, Anatália Saraiva Martins; Ramos, Anatália Saraiva Martins; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Dias, Gabriela FigueiredoA era digital tem demandado mudanças na interação da empresa com os consumidores. Na atual conjuntura, é notável a presença de perfis corporativos nas redes sociais online, mas isto requer constante atenção por parte das empresas, visto que muitas vezes os clientes têm utilizado a Internet para expressar suas impressões positivas ou negativas por meio de comunicação boca a boca eletrônico (eWoM – electronic word-of-mouth).Por se tratar de uma tema relevante para o conhecimento acadêmico e não existir muitas informações na literatura existente, a escolha do boca a bola eletrônico negativo como centro para essa pesquisa foi essencial. O eWoM negativo se caracteriza por avaliações e divulgações negativas dos clientes sobre a marca, produto ou serviço prestado e é considerado mais impactante para as empresas, principalmente com relação à reputação organizacional. À luz desse contexto, o presente estudo visa investigar quais são as estratégias organizacionais que as empresas adotam para lidar com o eWom negativo. Para alcançar o objetivo geral, o trabalho foi dividido em dois objetivos específicos: a) Identificar os motivos dos clientes postarem comunicação de boca a boca eletrônico nas redes sociais; b) Identificar as medidas estratégicas adotadas pelas empresas para reverter a insatisfação disseminada via boca a boca eletrônico negativo, de modo a poder manter uma boa reputação frente às manifestações expostas pelos clientes; c) Comparar as estratégias identificadas com informações presentes nos perfis em redes sociais e plataformas online. Esta pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com dirigentes e atendentes de sete metalúrgicas, bem como por meio de observação de postagens coletadas em perfis dessas empresas nas redes sociais. Com base na análise de conteúdo, foi possível inferir que há dissonância entre o que é reportado pelos entrevistados das empresas e as postagens nas redes sociais, notadamente a ausência de resposta corporativa aos comentários negativos expostos.Tese Estudos sobre ecossistemas de internacionalização: agenda de pesquisa, estrutura conceitual e dinâmicas Institucionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Costa Júnior, João Florêncio da; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Fernandes, Leandro Trigueiro; https://orcid.org/0000-0001-8012-0966; http://lattes.cnpq.br/3928714176137641; Paixão, Márcia Cristina Silva; http://lattes.cnpq.br/3038238196196014No cenário contemporâneo de crescente interconectividade global, a análise dos processos de internacionalização surge como uma busca essencial, carregando implicações profundas para empresas, formuladores de políticas e estudiosos. Esta série de estudos embarca em uma exploração matizada dos ecossistemas de internacionalização, desvendando as dinâmicas intricadas que sustentam a expansão global das empresas. Dentro desse cenário complexo, o papel institucional de entidades como a ApexBrasil torna-se um ponto focal, exercendo influência substancial sobre o fenômeno da internacionalização. A pesquisa desenrola-se por meio de três artigos distintos, mas mutuamente complementares, cada um contribuindo com perspectivas únicas para os domínios conceituais e práticos dos ecossistemas de internacionalização, formando um arcabouço teórico coeso. O Artigo 1 concentra-se em formular uma agenda de pesquisa para compreender a influência da ApexBrasil na pesquisa acadêmica em exportação, internacionalização e comércio exterior. O Artigo 2 introduz o conceito inovador de ecossistema de internacionalização, incorporando um arcabouço teórico para integrar teorias modernas de Negócios Internacionais em uma perspectiva ecossistêmica. O Artigo 3 realiza um estudo de caso exploratório qualitativo para analisar o papel institucional da ApexBrasil, identificar padrões emergentes e oferecer uma compreensão fundamentada de sua posição no cenário de internacionalização de negócios no Brasil. A pesquisa emprega uma abordagem exploratória e descritiva, utilizando métodos qualitativos e quantitativos. O Artigo 1 conduz um estudo de caso com revisão sistemática da literatura, análise documental e entrevistas com painel de especialistas. O Artigo 2 apresenta um trabalho acadêmico conceitual baseado em uma revisão sistemática da literatura por meio de análise de conteúdo e temática. O Artigo 3 utiliza um estudo de caso exploratório qualitativo com entrevistas semiestruturadas, empregando análise de conteúdo e temática, bem como teoria fundamentada, utilizando os softwares Iramuteq e ChatGPT para aprofundar a análise temática. A pesquisa proporciona insights teóricos sem precedentes e implicações práticas para pesquisas sobre negócios internacionais. O Artigo 1 destaca o conhecimento disperso sobre a influência da ApexBrasil na pesquisa científica e propõe uma agenda de pesquisa para preencher lacunas entre a ApexBrasil, a academia e os stakeholders. O Artigo 2 revela o ecossistema de internacionalização como um tópico incipiente e propõe um arcabouço multidisciplinar integrando ecossistemas de negócios, empreendedorismo, inovação e plataformas. O Artigo 3 enfatiza o papel crucial da ApexBrasil em fomentar alianças estratégicas e transferência de conhecimento, desafiando teorias existentes sobre ecossistemas de negócios e dinâmicas de hélices. Os artigos contribuem tanto conceitual quanto praticamente, sendo o Artigo 1 o primeiro a investigar o impacto da ApexBrasil na academia brasileira. O Artigo 2 propondo um novo arcabouço teórico para a Teoria dos Negócios Internacionais, e o Artigo 3 fornecendo perspectivas teóricas fundamentadas sobre o papel da ApexBrasil através da reinterpretação do modelo da Hélice Tripla e Quádrupla, contribuindo significativamente para o avanço da Teoria de negócios Internacionais.TCC Fragrância em ascensão: estratégias de expansão para uma microempresa de aromas para ambientes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Maia, Gabriela Bastos Emerenciano; Costa Júnior, João Florêncio da; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Carício, Marcelo Rique; https://orcid.org/0000-0002-8086-4356; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512O comércio eletrônico no Brasil está crescendo, com projeção de atingir R$186 bilhões em 2023, de acordo com a ABComm. Dessa forma, o planejamento e estrutura são essenciais para o crescimento, exigindo entendimento das oportunidades de mercado, processos da empresa e estratégias competitivas. Logo, recursos eficientes de tomada de decisão são necessários para os gerentes. Um plano de negócios analisa aspectos de mercado, operacionais e financeiros para otimizar etapas para os resultados desejados. Este estudo tem como objetivo desenvolver um plano de negócios para expansão de uma microempresa de varejo online, com foco na venda de velas perfumadas. O plano estabelecerá a organização necessária para a competitividade, considerando a tendência internacional de crescimento do setor. O plano de negócios identificará áreas de atuação, oportunidades de crescimento, segmentos de mercado e avaliará a viabilidade econômico-financeira.TCC Gestão de relacionamento com o cliente no setor contábil: vantagens, desafios e tendências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-13) Silva, Rafael Meireles da; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Ramos, Anatália Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Costa Júnior, João Florêncio da; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977O presente trabalho tem por objetivo geral analisar as vantagens, desafios e tendências da gestão do relacionamento com o cliente (CRM) nas empresas de contabilidade. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, buscando uma compreensão profunda das práticas de CRM em 04 empresas de contabilidade, localizadas no norte e nordeste brasileiro, por meio de entrevistas com profissionais-chave dessas organizações. Para a coleta de dados, foi desenvolvido um roteiro de entrevista semi estruturado, que abordava uma ampla gama de tópicos relacionados ao CRM, incluindo definições, estratégias, ferramentas utilizadas, desafios enfrentados e tendências observadas na gestão do relacionamento com o cliente. Com a aplicação da pesquisa, descobriu-se que as empresas apresentaram uma variedade de abordagens na gestão do relacionamento com o cliente. Enquanto algumas, como Empresa C, optam por ferramentas específicas de CRM, outras, como Empresa B e Empresa D, ainda dependem de métodos mais tradicionais, como planilhas e comunicação direta. Essa diversidade de estratégias ressalta a importância da adaptação às necessidades e características individuais de cada organização. A relevância deste estudo reside na importância do CRM para aumentar a fidelidade do cliente. Utilizando o CRM, é possível entender melhor as necessidades e preferências de cada cliente, permitindo a personalização das ofertas. Como resultado, a satisfação do cliente aumenta, assim como a probabilidade de sua retenção e lealdade.TCC Implementação de um serviço de telemetria do OpenStack em um ambiente Cloud Computing(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-19) Soares, Jackson; Silva, Gilson Gomes da; Silva, Gilson Gomes da; Medeiros, João Paulo de Souza; Andrade, Adrianne Paula Vieira deA Cloud Computing (Computação em Nuvem) desde o início da década atual deixou de ser apenas um conceito e passou a ser um novo paradigma, influenciando a tomada de decisões de grandes empresas em todo mundo e afetando direta e indiretamente uma grande parte das pessoas. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um serviço de telemetria para cálculo de estimativas e criação de relatórios de uso de recursos em uma nuvem OpenStack. Será abordado a Cloud Computing expondo seus conceitos, características, e seus impactos junto à Tecnologia da Informação. À medida que a Cloud Computing avança, também avançam os esforços, investimentos e projetos em toda a parte. O OpenStack é um exemplo de plataforma estável de código aberto para a nuvem (cloud). Fornecendo uma gama de opções e oportunidades para o desenvolvimento de aplicações baseadas em seus serviços. Diante deste cenário, surgiu a necessidade de desenvolver uma aplicação com o objetivo de realizar cálculos e estimativas do uso de recursos fornecidos pela nuvem, por meio da implantação e utilização do serviço de telemetria. Durante o desenvolvimento deste trabalho, e da aplicação resultante, foi feito a escolha do tema, realizado estudos bibliográficos e técnicos, a implementação do sistema, coleta e análise dos resultados. Conclui-se os resultados obtidos como positivos e satisfatórios, já que os testes realizados demonstraram que a aplicação desenvolvida fornece controle e gerência do uso de recursos na nuvem, provendo transparência para todos os tipos de usuários, sendo que este trabalho pode ser utilizado pela comunidade em geral, para estudos posteriores, levando em consideração nuvens computacionais e problemas de estudos similares.TCC Implementação do planejamento estratégico situacional – PES – no setor público: diagnóstico do perfil organizacional da defensoria pública do estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-23) Souza, Jefferson Luiz da Silva; Ramos, Anatália Saraiva Martins; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Feitor, Carlos David CequeiraO objetivo deste trabalho é diagnosticar o perfil organizacional para entender quais as necessidades, os fatores e os motivos que influenciam a implantação do PES, no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte. Com esse propósito, realizou-se um estudo de caso de natureza exploratória, com a coleta de dados realizada por meio de documentos e por levantamento de opiniões, e a análise, por meio da técnica de análise de conteúdo. Desta maneira, observou-se que o serviço principal da DPERN é a prestação de assistência jurídica, e seus serviços constituintes são a orientação jurídica, defesa nas esferas judicial e administrativa, difusão de conhecimentos e resolução de conflitos. Em seguida, as competências organizacionais mobilizadas para a prestação dos serviços de assistência jurídica estão relacionadas basicamente ao conhecimento e operação do Direito, atendimento ao público, interação com outros órgãos, capacidade de realização de mutirões e conciliação extrajudicial. Os meios de construção dos serviços, por sua vez, compreendem operações informacionais, que abrangem o recebimento, distribuição, tramitação e arquivamento das informações prestadas pelo cidadão; operações de conhecimento, que envolvem o tratamento e a codificação das informações na linguagem jurídica; e as operações relacionais, que compreendem a interação defensor-cidadão. Por fim, foram realizadas as análises SOWT e 5W2H, observando as principais necessidades relativas à implementação do PES na DPERN. O trabalho finda com uma breve conclusão na qual também são apresentadas limitações do estudo e propostas para pesquisas futuras.TCC Influenciadores digitais de moda do Instagram e as características individuais que moldam decisões de compra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-20) Lima, Matheus Moura de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de; https://orcid.org/0000-0002-6814-492X; http://lattes.cnpq.br/1990191158236432Este estudo tem como objetivo identificar características associadas ao maior grau de influenciabilidade de usuários do Instagram, seguidores de influenciadores digitais (“digital influencers”) de moda, em suas intenções de compra. A influenciabilidade é aqui entendida como o grau em que os seguidores de influenciadores digitais são propensos a ajustar suas decisões de compra em resposta ao conteúdo fornecido por esses influenciadores. Foi realizada uma pesquisa de levantamento de dados com uma amostra não probabilística de 105 usuários de redes sociais que seguem influenciadores de moda no Instagram. O instrumento de coleta foi um questionário estruturado com 20 questões, hospedado no Google Forms. As análises quantitativas comparativas entre seguidores com menor e maior grau de influenciabilidade indicam que características individuais, como maior uso de redes sociais, maior uso de e-commerce, maior variedade na forma de se vestir, maior interesse em moda e maior proximidade com influenciadores digitais, parecem influenciar mais as decisões de compra dos usuários mais influenciáveis. Por outro lado, variáveis como idade, gênero, formação escolar e renda não tiveram grandes diferenças, assim como quase todas as variáveis relacionadas às características percebidas dos influenciadores digitais. Os resultados também mostraram que os seguidores de moda consideram que as características mais importantes para um influenciador digital são a proximidade com os seguidores, transmitir confiança e sinceridade, e mostrar a vida pessoal de forma discreta nas postagens.TCC Iniciativas de Design Thinking como forma de inovação no setor público: uma pesquisa documental a partir de experiências de estados brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Pedrollo, Clara Beatriz Ribeiro; Carvalho, Anne Emília Costa; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; http://lattes.cnpq.br/3709405889421666; Sano, Hironobu; https://orcid.org/0000-0002-4955-8895; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470Este trabalho teve como objetivo investigar o uso do Design Thinking no contexto da inovação no setor público brasileiro nos últimos cinco anos. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma análise empírica do tipo documental com base nos documentos coletados nos Diários Oficiais Executivos eletrônicos dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e nos dados sobre as estruturas de inovação presentes nestas regiões, reunidos a partir de suas plataformas digitais oficiais. Os resultados revelaram que o Design Thinking está presente em iniciativas públicas, principalmente na fase de preparação, e as áreas de Educação, Gestão e Planejamento, e Fazenda e Economia são as mais frequentes nesses projetos. Embora tenham sido identificados indícios de correlação entre as iniciativas e as estruturas de laboratórios de inovação, são necessárias pesquisas adicionais para compreender melhor essa relação e seu impacto na inovação no setor público. As limitações do estudo incluem a dificuldade de acesso a dados e a falta de transparência dos portais institucionais. Recomenda-se que pesquisas futuras ampliem o estudo, realizando análises de campo e incluindo a avaliação do impacto das iniciativas no público-alvo e a análise dos recursos financeiros investidos.Dissertação Intenção de uso e-learning dos docentes no curso de Ciências Contábeis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira; Vieira, Luís Manuel Esteves da Rocha; https://orcid.org/0000-0003-4563-2602; http://lattes.cnpq.br/4055324644123917; http://lattes.cnpq.br/2361851640948298; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Leal, Edvalda AraújoO presente estudo analisou as competências dos docentes de Ciências Contábeis associadas à intenção de uso das ferramentas E-learning. O estudo foi de natureza aplicada, descritivo, bibliográfico, com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi realizada via Survey por meio da aplicação da Análise Fatorial, Correlação, Alpha de Cronbach e Análise de Regressão Múltipla por MQO. Para tanto, utilizou os seguintes constructos: perfil, concepções da docência universitária, mediação, formação profissional, saberes docentes, utilização de recursos tecnológicos e intenção de uso, sendo este último a variável dependente. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos docentes do curso de Ciências Contábeis do Rio Grande do Norte participantes desta pesquisa são do gênero masculino, com idade entre 31 a 40 anos, possuindo Mestrado, tendo entre 11 a 15 anos de experiência na docência e que atua em instituições públicas. O constructo “Mediação” foi que maior apresentou maior média de respostas relacionado a com a intenção de uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Quanto ao modelo econométrico, a variável dependente “Intenção de uso” pode ser explicada 0,6362. Além disso, os constructos “Formação profissional” e “Utilização de recursos tecnológicos” são estatisticamente significantes a 5%, não rejeitando a hipótese de que estas variáveis têm relação positiva com a variável dependente “Intenção de uso” de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os constructos “Formação profissional” e “Utilização de recursos tecnológicos” possuem uma relação direta com a variável explicada no processo de ensino. Por outro lado, os resultados apontam que os constructos “Concepções da docência universitária”, “Mediação” e “Saberes docentes”, não são estaticamente significantes quanto a intenção de uso na utilização de recursos tecnológicos voltados para o processo de ensino, onde remete um alerta para IES quanto a formação contínua do seu quadro de professores. Dessa maneira, recomenda-se para futuras pesquisas que o mesmo estudo seja replicado em outras regiões do País, em que a amostra seria, não somente professores, como também coordenadores e alunos, pois esses também fazem uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, pode-se também sugerir buscar identificar quais são os recursos, até mesmo estratégias de ensino que os docentes dos cursos de Ciências Contábeis mais utilizam, em prol de atrair o aluno no processo para construção do conhecimento contábil.