Navegando por Autor "Andrade, Adja Ferreira de"
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Dissertação Acessibilidade em documentos digitais: criação de vídeos tutoriais para auxiliar profissionais que trabalham com adaptação de conteúdo digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-30) Trindade, Sidney Soares; Araújo, Celia Maria de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0403178821712167; Andrade, Adja Ferreira de; ; Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya;Este trabalho tem como objetivo promover a capacitação de recursos humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN através de vídeos tutoriais com foco na produção de documentos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual. Foi produzida uma série de oito vídeos tutoriais com abordagem direta aos pontos principais que dificultam a produção desse tipo de documento. Trata-se de uma pesquisa documental e aplicada, dividida em três etapas distintas: A primeira etapa, consiste na definição dos padrões que mais se adéquam as necessidades das pessoas com deficiência visual. Essas definições levaram em consideração principalmente a autonomia dessas pessoas, visando o melhor entendimento dos conteúdos apresentados nos materiais digitais. A segunda etapa, engloba a produção de uma série de oito vídeos tutoriais. A terceira etapa, compreende a fase de validação. Os documentos foram validados por quatro setores da UFRN que trabalham com produção de documentos digitais acessíveis. O produto final, série de vídeos tutoriais, servirá de material de consulta para aqueles que desejem criar documentos digitais acessíveis.Capítulo de livro Análise da oferta de disciplinas de graduação na UFRN que versam sobre pessoas com deficiência(e-Publicar, 2022) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira deCursos de graduação devem contribuir para a formação de uma sociedade inclusiva. Para tanto, currículos devem conter disciplinas que versam sobre pessoas com deficiência de modo a capacitar profissionais de todas as áreas para lidarem adequadamente com esse público. Em trabalho anterior, foram analisados todos os cursos de graduação presenciais da UFRN para identificar quais deles possuíam disciplinas que versam sobre pessoas com deficiência entre 2008 e 2017. Este trabalho relata uma continuidade dessa pesquisa com (1) análise da oferta dessas disciplinas no mesmo período e (2) comparação entre oferta e planejamento curricular. Os resultados apontaram muitos casos de consistência entre oferta e currículo, mas também casos de inconsistências, alguns deles críticos. Identificaram-se oportunidades de aumentar a frequência de oferta de disciplinas em alguns cursos, de modo adequar a diversidade de tipos de deficiência e de temas estudados na formação oferecidaArtigo Análise descritiva do tema deficiência nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2019) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira deA educação pode contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade em pelo menos duas frentes. De um lado, é preciso garantir acesso, permanência e conclusão dessas pessoas nos sistemas de ensino. De outro, é preciso ensinar pessoas sem deficiência a conviver e lidar adequadamente com pessoas com deficiência. O desafio de formação de pessoas sem deficiência é particularmente relevante nos cursos superiores. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar as disciplinas de cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN que abordam o tema deficiência. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo descritivo documental dos currículos de graduação da universidade para identificar quais disciplinas abordaram o tema deficiência entre 2008 e 2017. A análise dos tipos de deficiência e dos temas abordados em cada disciplina permitiu (1) traçar um panorama geral da formação oferecida pela UFRN sobre o tema deficiência; e (2) apresentar categorias de análise e formas de visualização de dados que servem de instrumentos para analisar a formação oferecida por instituições de Ensino Superior. Como resultados, este estudo preliminar identificou oportunidades de melhoria nos currículos de graduação da UFRN, principalmente por meio do aumento da quantidade e da diversidade de tipos de deficiência e temas abordados nos cursos. Conclui-se que análises e visualizações de informações poderiam ser realizadas com apoio de sistemas computacionais de gestão acadêmica, como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Estudos semelhantes podem ser um importante instrumento de avaliação durante a gestão de Ensino Superior para a formação de uma sociedade inclusiva.Dissertação Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-30) Silva, Monick Alexandre da; Almeida, Mariana Rodrigues de; Aramayo, Jesus Leodaly Salazar; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; http://lattes.cnpq.br/4122138551055671; Vivacqua, Carla Almeida; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; Andrade, Adja Ferreira de; Martinhon, Carlos Alberto de JesusA educação e o conhecimento são fatores decisivos ao desenvolvimento e futuro de uma sociedade, entretanto as desigualdades sociais do país são causadas e mantidas pela configuração do ensino e acesso à universidade. Frente a esta realidade, é identificado que existem diferenças na escolha do curso superior e consequentemente da profissão em relação ao gênero, em que os meninos preferem escolher profissões da área de exatas ou tecnológica e as meninas profissões da área da saúde ou biológica. Com base neste cenário esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores de influência como determinante na escolha do gênero feminino nos cursos de Engenharias. A metodologia de pesquisa é caracterizada predominantemente como estudo de caso, utilizando do método Survey, com aplicação de questionários em 2015 para uma análise quanti-qualitativa junto aos alunos do ensino superior da UFRN e junto aos alunos do ensino médio de quatro instituições públicas do município de Natal. Utilizando de estatística descritiva e do Modelo Logit Binomial para determinar os fatores que influenciam a escolha de meninas em cursos superiores, é percebido forte influência do aspecto psicológico, econômico, social e institucional. Através deste diagnóstico é proposto um plano de ação a ser implantado no ensino médio, onde espera-se, contribuir com a literatura nacional e com o aumento do interesse por conhecimento tecnológico dos jovens no ensino médio, diminuindo a discrepância existente entre a participação de mulheres em práticas tecnológicas a cunho social e profissional.Dissertação Aprendizagem sobre construção e análise de dados estatísticos na educação de jovens e adultos com vídeo cases(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Barbosa, Jailson Carlos da Silva; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; https://orcid.org/0000-0003-2390-0194; http://lattes.cnpq.br/7041359168937281; http://lattes.cnpq.br/7627433341700238; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Melo, Elvis Medeiros de; Oliveira, William Brenno dos SantosA Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades e no combate ao analfabetismo, além de permitir e enfatizar conceitos para o aprendizado básico de Matemática. Nesse sentido, a implementação de metodologias inovadoras com uma oferta de uma variedade de recursos audiovisuais é uma alternativa que pode fortalecer ainda mais as competências probabilísticas e estatísticas dos alunos quanto ao desenvolvimento da prática pedagógica. Dessa maneira, o objetivo geral deste estudo foi analisar como uma sequência didática, a partir do uso de vídeo cases, pode contribuir para a aprendizagem sobre construção, interpretação e comparação de dados estatísticos com alunos na EJA. Para tanto, os pressupostos teórico-científicos que amparam essa discussão se filiam aos estudos sobre metodologia científica (Almeida; Valente, 2011; Braga, 2022; Creswell, 2010; Ferrés, 1996). A pesquisa se caracteriza por ser do tipo qualitativa, de caráter exploratório, uma vez que examina o objeto de estudo em seu contexto social, utilizando-se de questionários, aplicação de testes, entrevista com grupo focal, análise de recursos audiovisuais e diário de bordo para coleta de dados. O método de pesquisa abordado foi o de pesquisa-ação, devido à condução do processo de intervenção por meio da aplicação da sequência didática com a utilização de vídeos cases e participação conjunta do pesquisador e dos estudantes. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública estadual, localizada na zona urbana do município de Ceará-Mirim–RN, com uma turma da 1ª série do ensino médio da EJA. A escolha do lócus da pesquisa surgiu da necessidade de inovar a prática pedagógica nas aulas de Matemática, utilizando vídeos que abordam as unidades temáticas de estatística e probabilidade. Essa iniciativa foi motivada pela minha experiência de anos como professor nesta instituição, buscando tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível aos aluno. O produto educacional oriundo dessa pesquisa foi um caderno didático-pedagógico para os professores de Matemática, que aborda como uma sequência didática, a partir do uso de vídeo cases, pode contribuir para a aprendizagem sobre construção, interpretação e comparação de dados estatísticos com alunos na EJA. A proposta apresentada durante a intervenção didática foi desenvolvida para o estudante ser protagonista pelo processo, fazendo com que o vídeo se converta em um incentivo à criatividade. Este estudo contribui para a área educacional ao propor uma abordagem inovadora, no contexto específico (lócus da pesquisa e participantes), para o ensino de Matemática na EJA, destacando o papel das tecnologias na formação integral dos alunos.Dissertação Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa(2019-09-03) Silva, David Harlyson Poroca da; Andrade, Adja Ferreira de; ; ; Madeira, Charles Andrye Galvão; ; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; ; Behar, Patricia Alejandra;A avaliação formativa é vista como um processo pedagógico capaz de avaliar se o processo de aprendizagem dos estudantes está cumprindo os objetivos pedagógicos propostos pelo professor. Esse processo é contínuo, o que significa que o professor precisa de dados relativos ao desempenho dos alunos no processo para que possa avaliar em que medida estão “aprendendo” aquilo que foi proposto e se precisam de intervenção pedagógica. Entretanto, esse processo, quando feito manualmente, torna a tarefa do professor exaustiva devido a quantidade de dados que precisam ser coletados e analisados para que ele possa saber onde e em quem intervir. Além disso, alguns dados são de difícil obtenção, como, por exemplo, em um ambiente colaborativo, qual o aproveitamento de um estudante em atividades em grupo, pois somente os dados relativos ao grupo com um todo podem ser mais facilmente coletados, desprezando-se o desempenho individual dentro do grupo, ou seja, em que medida cada membro do grupo contribuiu para o resultado final. Por isso, esta dissertação propõe um modelo de software capaz de obter esses dados, além de introduzir o conceito de gamificação no processo de avaliação, tornando a atividade mais motivadora para os estudantes. Uma avaliação realizada com um grupo de estudantes revelou que o modelo, quando aplicado em um ambiente de aprendizagem colaborativa e com elementos de gamificação, foi capaz de aumentar o rendimento deles na atividade proposta e fornecer dados relevantes sobre o processo ao professor.TCC Avaliação Pedagógica, de Usabilidade e Acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-29) Silva, Maria Iris vital da; Andrade, Adja Ferreira de; Oliveira, Laura Emmanuella Alves dos Santos Santana de.; Silva, Bruno Santana da Silva; Rodrigues, Taniro ChaconCom o surgimento do Ensino à Distância (EaD), emerge também os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), instrumento importantíssimo no processo de ensino e aprendizagem utilizados pelas instituições. Os cursos oferecidos nesses AVAs recebem também a presença de grupos de indivíduos que precisam de acessibilidade para a navegação. Um outro problema recorrente é a má estruturação e/ou organização do curso que provoca a desistência dos alunos. Tendo em vista essa problemática, o objetivo deste trabalho é avaliar sobre o viés de usabilidade, acessibilidade e os aspectos pedagógicos o AVA Mandacaru que apoia as atividades acadêmicas EAD e semipresenciais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A avaliação efetuada contou com três fases, a primeira análise de usabilidade, foi realizada manualmente fazendo uso da avaliação por inspeção, por meio da avaliação heurística definida por Nielsen e Molich (1994). A segunda análise foi realizada, com um avaliador automático direcionado a indicar inconformidades com os princípios de acessibilidade normatizados na WCAG 2.0. E por fim a análise pedagógica, a partir de um conjunto de critérios propostos, resultado das principais pesquisas do ponto de vista teórico na perspectiva pedagógica. Esse trabalho serve como uma referência para futuras avaliações e desenvolvimento nos AVA’s, a fim de contribuir para uma maior inclusão sociodigital e qualidade pedagógica. Os resultados da avaliação mostraram que o Mandacaru possui pontos de melhorias no aspecto de usabilidade, acessibilidade e a importância de aplicar mais de um método de avaliação para análise do aspecto pedagógicos nos AVAS. Assim como a garantia das boas práticas de usabilidade e acessibilidade, em todas as etapas do processo do desenvolvimento do AVA as avaliações pedagógicas no curso.Artigo Como docentes da UFRN abordaram o tema deficiência em pesquisa e extensão dez anos antes das cotas?(Revista Educação (UFSM), 2019-02-08) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira deOs resultados dos movimentos sociais para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade chegaram à educação superior. As instituições federais de ensino superior (IFES) passam por um grande marco com modificações na lei de cotas, que a partir da seleção anual de 2018 reserva vagas para as pessoas com deficiência. As barreiras atitudinais dos docentes são um dos principais desafios que estes discentes vão enfrentar nas IFES, pois trazem impactos pedagógicos e administrativos. A continuidade da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior precisa buscar maneiras de eliminar as barreiras atitudinais dos docentes. Neste contexto, é relevante investigar experiências bem-sucedidas de IFES para orientar o enfrentamento destas barreiras. Este trabalho teve como objetivo compreender como a cultura de inclusão evoluiu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos dez anos antes da lei de cotas (2008-2017), sob a perspectiva da participação docente em projetos de pesquisa e extensão relacionados com o tema deficiência. Foi realizado um estudo descritivo documental de todos projetos registrados no sistema computacional de gestão acadêmica da universidade. Colaboração entre docentes e interdisciplinaridade foram as principais características da evolução dos projetos de pesquisa e de extensão relacionados com o tema deficiência na universidade. Estas características parecem ter tido papel importante na eliminação de barreiras atitudinais e na disseminação da cultura de inclusão em pesquisa e extensão. Como consequência, quase todos os centros se envolveram com estes projetos, com uma grande variedade de temas e deficiências abordadas.Dissertação Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-28) Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; http://lattes.cnpq.br/8113653345878521; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; Pimentel, Edson Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6163089025212520O contexto deste trabalho busca analisar se a aprendizagem autorregulada pode contribuir para melhorar o desempenho escolar na Educação a Distância, visando uma maior permanência e êxito dos discentes. O objetivo deste trabalho é investigar como o professor pode estimular a aprendizagem autorregulada nos discentes, através de uma abordagem de Avaliação Formativa. Para isso, realizamos uma intervenção no planejamento das atividades avaliativas de um componente curricular de um curso de especialização. Inicialmente, identificamos as estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos, adotadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem, analisamos e avaliamos se as estratégias adotadas propiciaram a aprendizagem autorregulada, além disso observamos os componentes das funções executivas utilizados no processo de autorregulação. Com relação à metodologia, a pesquisa é considerada empírica e longitudinal. Quanto ao tipo de método é considerado dedutivo. Com relação ao paradigma, utilizamos métodos qualitativos e quantitativos; e no que diz respeito à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e intervencionista. No percurso da pesquisa foi realizado um mapeamento sistemático e uma fase exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados: questionários e análise das atividades avaliativas. Ao analisar os resultados, pudemos confirmar a premissa de que os alunos podem melhorar o seu desempenho através da aprendizagem autorregulada. Como produto desta pesquisa foi elaborado um guia didático contendo boas práticas de atividades avaliativas que podem ser aplicadas, trazendo contribuições à área de avaliação do aluno na Educação a Distância.TCC Desenvolvimento do módulo de gestão de visitas a museus do software publicus(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Barreto, Ian Jerônimo Nobre; Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira de; Leite, Jair CavalcantiA fim de ajudar os museus a gerenciar seus fluxos de visitações, em particular compreendendo seus papéis sociais como agentes da educação não formal, tornou-se evidente a necessidade de oferecer ferramentas tecnológicas que os auxiliem a cumprir sua missão cultural e educativa. Então, esse trabalho contribuiu com a evolução do desenvolvimento incremental da segunda versão do software Publicus, um software para gestão de agendamentos e visitas a museus, por meio do desenvolvimento do módulo para a gestão de visitas a museus. O processo de desenvolvimento deste módulo se iniciou com a produção do diagrama de casos de uso, suas descrições textuais e do diagrama de classes, respeitando a arquitetura original do software. Em seguida, realizou-se a programação da parte cliente deste módulo com a linguagem Dart e o framework Flutter e da parte servidor com a linguagem PHP. Por fim, sete casos de testes foram planejados para este módulo, sendo 4 deles implementados com testes automatizados utilizando a biblioteca Flutter Test. A implementação deste módulo de gestão de visitas do Publicus oferece aos museus uma ferramenta que auxilia a gestão de visitas avulsas e em grupo de diferentes tipos, incluindo visitas escolares agendadas ou não agendadas. Uma boa gestão das informações sobre visitação contribui para que os museus tenham condições de oferecer bons serviços aos seus visitantes. Para a educação, o Publicus facilita a gestão de agendamentos de visitas escolares a museus, com o potencial de fortalecer a interação entre instituições de ensino e museus e promover a aprendizagem articulada entre a educação formal e não formal.Dissertação Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-06) Oliveira, Juliana Lacerda da Silva; Andrade, Adja Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; ; http://lattes.cnpq.br/2638676908886957; Gomes, Apuena Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Maia, Dennys Leite; ; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/5478310789654878O objeto de estudo deste trabalho é investigar se a abordagem do Design Thinking é uma proposta interessante para modelagem de um curso de formação em EAD e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante a formação trazem mudanças na prática em sala de aula. Para responder a estas hipóteses de pesquisa foi construído um modelo de formação continuada baseada no Design Thinking para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Macaíba, contextualizado às suas necessidades buscando a promoção do desenvolvimento profissional a partir da reflexão de suas práticas. Para delinear todo percurso, utilizamos como base o Design Thinking para Educadores (Instituto Educadigital, 2014) cinco etapas: Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Cada etapa do Design Thinking, irá compor uma etapa da formação a ser contemplada. A iniciativa de se utilizar o Design Thinking é propor pensar e criar juntos, colaborativamente uma formação na qual os envolvidos sintam-se contemplados, fazendo com que cada sujeito seja ativo e também responsável pelo caminhar da formação. Além disso, a formação em serviço indica um caminho no qual o professor não precisa afastar-se de sua prática pedagógica, permitindo implementar o que está aprendendo. A pesquisa delineia-se como uma pesquisa-ação, segue a abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto à natureza caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada. Como procedimentos e instrumentos, foram considerados os grupos focais, questionário e entrevistas. A principal contribuição do referido trabalho foi a utilização da abordagem de Design Thinking adotado de forma mais efetiva na construção de um modelo de formação de professores e a reflexão de suas práticas pedagógicas.Dissertação Devaneio do olhar: uma experiência de produção e leitura da imagem através do vídeo na prática pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-01-20) Arantes Filha, Elizete Vasconcelos; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730888E7; Tavares, Otávio Augusto de Araújo; ; Andrade, Adja Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895A partir da constatação da importância que a imagem vem exercendo na sociedade atual e, mais especificamente, no processo educacional, o presente estudo busca elucidar algumas questões referentes à leitura da imagem, produção de imagens e a sua utilização no processo de ensino e aprendizado. Para tanto, procurou relacionar os elementos que constituem a narrativa visual à perspectiva de Paulo Freire, de buscar no contexto vivencial a produção de conhecimento aliando-os a tecnologias da imagem visando à alfabetização visual e também ao acesso democrático as novas tecnologias de comunicação e informação. O estudo foi mediado pela elaboração de um documentário em vídeo, em que enfocamos as imagens fixas do artista local Newton Navarro, com fins de experiência em produção e leitura da imagem. A realização do trabalho e a aplicação em sala de aula colocaram-nos diante de uma nova perspectiva educacional: a mudança da posição de espectadores para a de produtores. Isso possibilitou um novo olhar, onde a leitura da imagem permitiu uma maior reflexão a respeito das atuais práticas educativasDissertação EAD na Escola Operacional da Força Aérea Brasileira - GITE: design instrucional para produção de materiais didáticos para cursos a distância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-23) Nóbrega, Edith Cristina da; Gomes, Apuena Vieira; ; ; Andrade, Adja Ferreira de; ; Rego, Maria Carmem Freire Diógenes; ; Moura, Ana Maria Garcia;A Educação a Distância (EAD) possibilita uma nova forma de acesso à Educação e proporciona a democratização do ensino. Considerando o crescimento da EAD no cenário educacional, a Força Aérea Brasileira (FAB) têm buscado aperfeiçoar o sistema de ensino. Nesse contexto, foi iniciado um trabalho de transposição didática de curso presencial para curso a distância, no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), uma das escolas da FAB. Durante o percurso, os conteudistas apresentaram dificuldades em produzir materiais didáticos para EAD. Diante desse fato, a pesquisa está centrada em aprimorar o processo de desenvolvimento de produção de material didático para EAD para cursos militares. Definiu-se como objetivo geral da pesquisa elaborar um modelo de design instrucional para produção de material didático para cursos a distância no GITE da Força Aérea Brasileira. Os objetivos específicos foram assim delineados: analisar o atual processo de produção de material didático do GITE; investigar os procedimentos adotados pelos conteudistas na elaboração do material didático do GITE; desenvolver um modelo para produção de materiais didáticos para o GITE, baseado no design instrucional; e propor um curso sobre elaboração de material didático para os conteudistas do GITE. A metodologia da pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa caracterizada como descritiva aplicada. Para obtenção de dados, optou-se pelo uso de entrevista semiestruturada, grupo focal, análise dos materiais didáticos para EAD produzidos pela escola militar e análise das críticas dos alunos que utilizaram os materiais didáticos do lócus da pesquisa. A interpretação do material coletado seguiu os princípios da análise de conteúdo. Como resultado desta pesquisa foi elaborado um modelo para produção de materiais didáticos baseado no design instrucional e um curso virtual sobre elaboração de material didático para cursos a distância. Os produtos contribuem com a formação dos conteudistas do GITE e propicia a qualidade dos materiais didáticos. O modelo de produção de materiais didáticos e o curso proposto podem ser aplicados no GITE, nas diversas Unidades da FAB, como também no âmbito civil.Artigo Eixos de apoio à acessibilidade digital para a política de inclusão da UFRN(Research, Society and Development, 2020-02) Grilo, André; Silva, Bruno Santana da; Pires, Andressa Froeff; Andrade, Adja Ferreira deO engendramento da Política de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) envolveu grupos de trabalho convocados pela administração universitária. Os grupos de trabalho foram organizados por dimensões de acessibilidade previstas no Art. 3º do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Dentre eles, foi constituído um grupo de trabalho para Acessibilidade Digital buscando refletir sobre barreiras tecnológicas, comunicacionais e informacionais que as Tecnologias da Informação e da Comunicação podem impor a pessoas com deficiência. Este grupo foi composto por especialistas das áreas acadêmica e técnica da universidade, oriundos de unidades administrativas e acadêmicas, tais como a Superintendência de Informática (SINFO), o Instituto Metrópole Digital (IMD), a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), Superintendência de Comunicação (COMUNICA), dentre outras. Este grupo elaborou uma minuta sobre Acessibilidade Digital para a Política de Acessibilidade da universidade acompanhada de uma minuta de plano de ação tendo em vista os artefatos digitais produzidos ou adquiridos pela instituição, tais como: páginas web, aplicativos móveis e programas de computador. Este trabalho tem por objetivo relatar experiências deste grupo de trabalho na elaboração dessas minutas, bem como os resultados obtidos. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação com os participantes do grupo de trabalho durante todo seu processo de trabalho, reunindo dados empíricos de natureza qualitativa, contextualizados na realidade da instituição. Um dos principais resultados foi um modelo de plano de ação estruturado nos eixos de capacitação, comunicação e desenvolvimento tecnológico para promover a Acessibilidade Digital na UFRN.Dissertação O ensino e aprendizagem de conceitos químicos por meio da abordagem STEAM na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Soares, Raíza de Araújo Domingos; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; http://lattes.cnpq.br/3768644861934814; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Martins, Lilian Cassia BacichO Ensino de Química tem importância para a formação de cidadãos, e mesmo estando presente em nosso entorno, os estudantes sentem dificuldade em observar os fenômenos químicos ao seu redor, principalmente quando o ensino é descontextualizado da realidade, priorizando a memorização. Na busca por repensar o modelo de ensino tradicional, a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) emerge como uma possibilidade para o desenvolvimento de práticas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Quais os impactos promovidos pela implementação da abordagem STEAM no Ensino de Conceitos Químicos, com destaque para a Química Orgânica? A partir desse questionamento, originou-se o seguinte objetivo geral: Identificar os impactos da abordagem STEAM no Ensino de conceitos Químicos, com foco no Ensino de Química Orgânica. A partir desse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram originados: I) identificar as competências e habilidades relativas ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da Química Orgânica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); II) implementar sequência didática para o Ensino da Química Orgânica com abordagem STEAM e ABP; III) analisar a sequência de ensino da Química Orgânica a partir da abordagem STEAM; e IV) construir um material didático para Professores de Química. Para discussão dos pressupostos teóricos, foram levados em consideração aspectos relacionados à abordagem STEAM, a reflexão acerca do Ensino de Química Orgânica, as dificuldades de aprendizagem e a relação da abordagem STEAM com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente proposta utilizou uma metodologia de natureza qualitativa e suas etapas foram construídas de acordo com os procedimentos de uma pesquisa-ação. Foi utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para desenvolvimento da sequência didática que foi aplicada em uma Escola Estadual localizada em Natal-RN. Os participantes foram os alunos de uma turma de 2° ano. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de bordo, incluindo registros textuais e multimidiáticos, e o diário reflexivo elaborado pelos estudantes, utilizando a plataforma padlet. Os produtos educacionais deste estudo foram uma sequência didática de Química Orgânica para o Ensino Médio para construção de uma Horta escolar, utilizando a abordagem STEAM, e um material didático voltado para professores de Química. Os resultados desta pesquisa demonstram que o uso da abordagem STEAM em conjunto com a ABP permitiu desenvolver o conteúdo de introdução à Química Orgânica, contemplando definição, estudo das cadeias carbônicas, nomenclatura, Representação de estruturas moleculares, Hidrocarbonetos, além de outros conteúdos de forma integrada, partindo da necessidade do projeto, como estudos dos polímeros naturais e sintéticos, funções inorgânicas e nutrientes essenciais. Essa abordagem permitiu aos estudantes perceberem a relação dos conteúdos educacionais com o seu projeto e aplicações no cotidiano. Os estudantes tornaram-se protagonistas do processo de aprendizagem e desenvolveram habilidades de planejamento, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe. Espera-se que o trabalho possa contribuir com a implementação de práticas inovadoras no contexto da educação básica, inspirando abordagens que permitam cada vez mais aos estudantes a compreensão dos conceitos por meio de vivências mais ativas no espaço escolar.Dissertação Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-23) Santos, Danielle Oliveira dos; Martins, Cibelle Amorim; http://lattes.cnpq.br/1795893092260432; http://lattes.cnpq.br/0665914539242170; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Araújo, Celia Maria de; http://lattes.cnpq.br/4186592914396319; Mercado, Luís Paulo Leopoldo; http://lattes.cnpq.br/5780536667755396O presente trabalho está inserido num contexto de ampliação da modalidade de ensino a distância na sociedade, em particular, no Grupo de Instrução Tática e Especializada da Organização Militar da Força Aérea Brasileira. A partir da vivência da pesquisadora enquanto pedagoga nesta instituição, associada às leituras como aluna do Programa de Mestrado Profissional em Inovações em Tecnologias Educacionais, surgiu a problemática de repensar sua prática profissional a partir de um planejamento pedagógico que considerasse práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas aplicadas a educação a distância on-line. Levantou-se, portanto, a seguinte questão de pesquisa: A lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas na modalidade de Educação a Distância? Visando responder tal questão e contribuir com a superação de uma abordagem pedagógica instrucionista, o objetivo principal foi analisar como a lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didáticopedagógicas na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa se fundamentou num arcabouço teórico composto por Kenski (2012 e 2013), que apresenta discussões sobre educação e tecnologia; Mattar (2017), Bacich & Moran (2018) e Filatro (2018) acerca da prática educativa com base em metodologias ativas em diversos contextos; Tori (2017) e Junqueira (2018), que levantam as particularidades do ensino a distância e da produção de conteúdo para esse público. O trabalho se desenvolveu a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, exploratória quanto a seus objetivos e experimental quanto aos procedimentos técnicos. Foi realizada uma validação por grupos de controle a partir da realização do Curso de Preparação de Tutores. Os dados coletados compreenderam a percepção dos alunos com a aplicação de questionários e, também, da vivência da pesquisadora enquanto tutora do grupo e apontaram uma resposta positiva dos alunos diante da estratégia adotada, inspirada nas metodologias ativas. Como produto, se obteve um e-book que apresenta uma síntese do levantamento bibliográfico e proposta aplicada aos alunos na presente pesquisa de mestrado. O e-book, tão pouco o presemte trabalho, não esgotam o assunto ou mesmo as possibilidades metodológicas, mas servem como norte e como propulsores para uma prática pedagógica mais inovadora na formação de alunos mais ativos no contexto da educação on-line a distância.Dissertação Um estudo sobre custos de elaboração de material didático e tutoria em EaD online em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Brito, João Ricardo Terdulino de; Araújo, Aneide Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735967D0; Andrade, Adja Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Theóphilo, Carlos Renato; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777499E9Este estudo tem como objetivo principal verificar a representatividade dos custos com elaboração de material didático e custos com tutoria e instrução incorridos em uma instituição de ensino superior, localizada em território nacional, e que oferece um curso de graduação na área de educação na modalidade de EaD online. O propósito da medição desta representatividade dos custos foi de responder se estes são, entre outros, os custos relevantes incorridos pela instituição objeto de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório cujo procedimento metodológico adotado para o seu desenvolvimento, no que se refere a coleta, análise dos dados e os meios de investigação, é o estudo de caso, bem como a pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados encontrados indicam que os custos com elaboração de material didático e os custos com tutoria e instrução são relevantes, entretanto não são os únicos considerados como tal. Os custos envolvidos com aquisição e operação de softwares específicos constituem também um custo relevante. A estrutura dos custos pode ser alterada de acordo com o período analisado e de acordo com as características de sincronismo do curso oferecido. Verificou-se também que a tecnologia utilizada nesta modalidade de educação acaba gerando custos adicionais incorridos com profissionais de conhecimento específico em tecnologiaDissertação O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-20) Martins, Angélica Verônica de Oliveira; Martins, Selma Alas; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; http://lattes.cnpq.br/2906046147355527; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Albuquerque, Edu Silvestre de; Meneguzzo, Isonel SandinoEm meio às orientações trazidas pelos documentos oficiais que direcionam a novas práticas pedagógicas, o ensino ainda apresenta uma concepção disciplinar, não há uma interação entre as disciplinas, os alunos continuam como ouvintes sem qualquer protagonismo durante o processo de ensino e aprendizagem. A fim de provocar mudanças, sensibilizar e motivar os professores da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN, a ferramenta Google Maps foi articulada às diferentes disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante e significativa. Uma sequência didática foi desenvolvida e aplicada junto a professoras e alunos do 4º ano da Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães, dando origem ao guia GeoIntegra. A pesquisa apresenta características de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa com etapas de caráter exploratório. O objetivo geral é desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar com base na aprendizagem significativa para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Como objetivos específicos buscamos i) identificar dificuldades e interesses dos professores pela inovação em suas práticas; ii) elaborar uma sequência didática, articulando os conteúdos das diferentes disciplinas e partindo do cotidiano das crianças com o uso da ferramenta Google Maps; iii) avaliar a sequência didática com alunos do 4° do EF e professores; iv) produzir um guia didático para professores da rede pública de ensino de Parnamirim. Neste caminho, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além dos registros realizados ao longo da aplicação da sequência didática. Ao final da pesquisa por meio da análise dos dados, constatou-se que a proposta metodológica é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe. Esse trabalho caracteriza-se como uma contribuição à área de Tecnologia Educacional e ao ensino interdisciplinar da Geografia, por trazer uma nova perspectiva ao ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Dissertação Integração das metodologias ativas ao plano de avaliação do curso de preparação de oficiais de esquadrão da força aérea brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-16) Pitombeira, Aline Peroba; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; http://lattes.cnpq.br/7563236764230831; Gomes, Apuena Vieira; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Mercado, Luis Paulo Leopoldo; http://lattes.cnpq.br/5780536667755396; Garcia, Tania Cristina Meira; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880A Força Aérea Brasileira (FAB) vem buscando a modernização de seus processos pedagógicos fundamentando suas ações no uso de metodologias ativas de aprendizagem. Contudo, percebemos uma problemática envolvendo a sistemática de avaliação discente, principalmente os instrumentos de avaliação de caráter somativo. A pesquisa teve como objetivo geral propor um modelo de avaliação discente apoiado nas metodologias ativas. Durante o trabalho foi feito um planejamento de estratégias avaliativas; elaborado um novo Plano de Avaliação; e análise da opinião dos discentes e docentes sobre o processo de avaliação aplicado. A pesquisa ocorreu no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), escola operacional da FAB, com alunos e instrutores do Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão (CPROE). A metodologia do estudo se caracterizou como uma pesquisa qualitativa com finalidade aplicada. Quanto ao procedimento, este se caracterizou por um estudo de cunho bibliográfico e documental. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram as entrevistas e questionários com o relato da experiência dos discentes e docentes envolvidos na pesquisa. A análise dos dados foi realizada por intermédio de uma análise descritiva simples. O resultado desta investigação, sucedeu na elaboração de um modelo de avaliação e da nova sistemática avaliativa discente para o CPROE. Como produto final tivemos um eBook contemplando estratégias e instrumentos avaliativos integrados às metodologias ativas de aprendizagem. Considerando a avaliação como parte do processo didático pedagógico, acreditamos que os produtos desta pesquisa contribuirão no planejamento da sistemática avaliativa dos cursos da FAB, bem como, poderão ser adaptados para diferentes contextos educacionais.Dissertação Letramento digital na educação a distância: uma experiência no âmbito da Universidade Federal do Grande do Norte(2019-05-06) Silva, Raíssa Araújo da; Paiva, Maria Cristina Leandro de; ; ; Andrade, Adja Ferreira de; ; Gomes, Apuena Vieira; ; Costa, Maria Luisa Furlan;A sociedade atual está permeada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), de modo que os alunos convivem com diversos recursos e ferramentas, as quais exigem novas maneiras de ser e se comunicar. Diante desse cenário, não há como se eximir de tratar do assunto, nem se esquivar das mudanças paradigmáticas causadas pelas tecnologias educacionais. Pressupõe-se, assim, que existe uma estreita relação entre TDIC e educação a distância, haja vista essa modalidade se desenvolver a partir e com as TDIC, além dos seus alunos estarem imersos em um ambiente virtual de aprendizagem, cujas ferramentas contribuem para formação de sujeitos letrados digitalmente. A situação exposta nos instigou a investigar as práticas de Letramento Digital (LD) dos alunos no Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visando identificar e analisar as práticas de letramento digital efetivadas na disciplina Profissão Docente, além de verificar a contribuição da Educação a Distância para formação docente na perspectiva do LD. O estudo foi centrado no componente curricular Profissão Docente, ofertado pelo referido curso, pela possibilidade de acesso e imersão no seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA), uma vez que se atuava, à época, como tutora a distância. O referencial teórico, utilizado na realização deste estudo, esteve ancorado no tripé Educação a Distância; Letramento digital e Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, tendo Belloni (2015), Almeida e Valente (2011) e Buzato (2006) como autores norteadores das referidas áreas. A investigação teve um cunho qualitativo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e de nuances estudo de caso etnográfico. Os dados foram coletados por meio de questionários, diário de campo, documentos e atividades realizadas na disciplina Profissão Docente - fórum colaborativo e infográfico. Durante o percurso da investigação, observou-se que nas práticas analisadas foram instigados os processos de interação, colaboração, interatividade e autonomia, aliados às competências de busca na internet e avaliação crítica do conteúdo, os quais contribuíram para uma formação do sujeito na perspectiva do letramento digital. Percebemos, assim, que a EaD pode contribuir para formação docente nessa perspectiva, quando oferece aos seus alunos suporte para se trabalhar práticas pedagógicas imbricadas com as TDIC. Nesse caso, a utilização de estratégias metodológicas ativas, com o uso de tecnologias, para formação de sujeitos letrados digitais, pode ser apontada como uma experiência necessária para quem vivencia a modalidade a distância, tornando o processo de ensino e aprendizagem atrativo e coerente com as demandas educacionais contemporâneas.