PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas
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Navegando PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas por Autor "Alves, Teodora de Araújo"
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Dissertação Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-11) Sousa, Ana Luisa Lincka de; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; http://lattes.cnpq.br/7946987509589866; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; Figueiredo, Valéria Maria Chaves deEsta dissertação objetiva refletir acerca do processo de criação de um acervo de dança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir do vasto entendimento de que essa é uma área do conhecimento inserida na Universidade, propomos o início de uma memória para a dança. Apresenta os espetáculos do Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GDUFRN) como patrimônios artístico-culturais merecedores de preservação e divulgação, resultantes de pesquisas corporais, laboratórios e estudos do corpo, realizados pelos seus componentes ao longo de trinta anos de extensão universitária. Parte do mais recente trabalho do Grupo – “(Des)Caminhos” – como espetáculo potencial a ser estudado e disponibilizado no sistema Acervus da UFRN. Reflete sobre a filosofia e a memória da dança, destacando seus entendimentos para evidenciar o que é possível guardar da arte efêmera, considerando a histórica preocupação da preservação das performances artísticas das artes da cena em contraste ao que é possível arquivar em dança. Possui como fio metodológico a fenomenológica-existencialista de Merleau-Ponty, por entender o corpo como portador de conhecimento e a dança como um fenômeno entrelaçado à experiência do sujeito em seu tempo, no qual somos também objetos. Como resultado, são evidenciados os pontos de acesso e características específicas para que a dança ocupe os acervos, concluindo que existe um caminho possível para o início da memória da dança na UFRN, por meio de um arquivo vivo e interligado, vinculado à Universidade.Dissertação Caboclas de lança e flor na boca: experiência artetnográfica na cena das mulheres do Maracatu Coração Nazareno-PE(2019-03-01) Maritan, Monique Luca; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; ; ; Laranjeira, Carolina Dias; ; Miranda, Maria Brígida de; ; Alves, Teodora de Araújo;Esse trabalho dissertativo analisou a cena e as relações de gênero do Maracatu Rural, expressão artística presente majoritariamente no município de Nazaré da Mata – Pernambuco, com foco no grupo de mulheres, intitulado Maracatu Coração Nazareno (2004). A dissertação traz à tona os aspectos das dimensões estéticas (cena, personagens/figuras, figurinos, máscaras, música, dança, textualidades), que definem o Maracatu Rural como ‘Brincadeira’. O trabalho aborda também a existência de elementos rituais e sagrados na cena performática do Maracatu Rural. Na discussão de gênero, compreende os lugares ocupados pelas mulheres do grupo e as consequentes ressignificações das relações que envolvem gênero e poder, provocadas, em especial, pela performance da Cabocla de Lança, uma releitura do caboclo de lança, figura fundamental do Brinquedo, de tradição masculina e patriarcal. Por meio do trabalho de campo, buscou-se vivenciar as consequentes reverberações provocadas pela transgressiva ressignificação proposta pela tomada e ocupação das mulheres nesses novos espaços e cargos dentro da tradição. O caminho metodológico utilizado na investigação em campo foi a Artetnografia (LYRA, 2009; 2013; 2015), que sugere que o encontro entre artistas e contextos de alteridade se configure como um contato intenso e subjetivo, chegando à complexidade das estruturas e organizações dos símbolos que habitam a sociedade e regem suas relações.Dissertação Circuito de teatro escolar: uma experiência extensionista na formação inicial em teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-05) Silva, Denilson David Oliveira; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; http://lattes.cnpq.br/6488875682409795; Berg, Irene de Araújo Van Den; Alves, Jefferson FernandesA Extensão Universitária oportuniza aos discentes colocar em prática o conhecimento assimilado durante a graduação, ao mesmo tempo em que possibilita que estes adquiram experiências na carreira escolhida, enquanto prestam um serviço à sociedade, e assim se tornem profissionais mais preparados e mais qualificados para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, o presente trabalho, recorre a estratégias descritivo-analíticas de dados qualitativos referentes ao processo de formação inicial do autor na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no seu entrelaçamento com a extensão universitária ocorrido durante este período, considerando as práticas desenvolvidas através do Grupo de Teatro Eureka e do Circuito de Teatro Escolar. Realizamos, portanto, uma pesquisa documental exploratória acerca das contribuições da extensão no processo de formação acadêmica no referido curso e dos benefícios oriundos dessa relação. Evidenciando ainda os conceitos, as possibilidades, as potencialidades e as dificuldades existentes na realização destas atividades supracitadas, e seus impactos na formação dos licenciados em Teatro.Dissertação Corporeidade materna: um conto da trajetória pessoal e reflexões sobre o corpo em arte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-26) Lunono, Paulino Tchiloia Bimba; Alves, Teodora de Araújo; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Katito, José; Coutinho, Karyne DiasNum mundo arrebatado pela globalização/universalismo, como discurso, negando assim as particularidades/diversidade de lugares e pessoas, este trabalho fundamenta a necessidade de se olhar para as singularidades. A maior parte dos estudos culturais, no quesito da identidade, se concentra(ra)m na hibridação das culturas, olhando para a identidade como algo apenas situacional. Este posicionamento também afecta o modo de olhar para as identidades étnicas, entendidas como meras identificações. Assim sendo, a partir da contação da trajectória pessoal e do forjamento do conceito de corporeidade materna, proponho uma identidade não apenas política/situacional, mas como uma realidade incorporada que deve ser considerada nos processos de ensino de artes cénicas na escola – lugar de onde parto −, sobretudo. A reflexão é conduzida de modo indisciplinar, foram dirimidos os habituais muros, entre o político, étnico e/ou cultural/artístico, geográfico, económico, histórico, etc. A reflexão, para além do viés teórico, possui uma parte de prática teatral embasada nos trabalhos do Bimphadi (Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, Angola) que integro como actor-pesquisador.Dissertação Corpos diferenciados e o processo de criação da performance Kahlo em Mim Eu E(m) Kahlo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-04) Oliveira, Felipe Henrique Monteiro; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/0966376193843685; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Silva, Eliana Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/9878253301775115A dissertação tem como objetivo realizar uma averiguação sobre o fazer artístico na existência dos seres humanos com corpos diferenciados na sociedade, em diferentes momentos históricos. Neste sentido e com base neste panorama, o estudo elabora uma descrição sobre a produção de estigmas e a forma como eles se instauram, se propagam e interferem na sociabilidade entre os seres humanos considerados normais e os com corpos diferenciados. No que tange as artes cênicas, o texto faz uma descrição acerca da participação dos artistas com corpos diferenciados na cena, especificamente do freak show e no teatro pós-dramático. O texto também investiga aspectos da biografia e da obra da artista plástica mexicana Frida Kahlo, os quais fundamentam os procedimentos metodológicos e produzem aportes para o processo criativo da performance Kahlo em mim Eu e(m) Kahlo , que consiste na investigação da prática da cena na dissertaçãoDissertação Cravo do canavial: "entre" o maracatu rural e a mímesis corpórea: a construção de uma dramaturgia cênica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-25) Martins, Carla Pires; Handerchpek, Robson Carlos; ; ; http://lattes.cnpq.br/3669642084402363; Hirson, Raquel Scotti; ; http://lattes.cnpq.br/0044776599924662; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835Essa dissertação se deu a partir de uma investigação sobre a aplicação da Técnica da Mímesis Corpórea, sistematizada pelo Lume, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, associada à matriz do Maracatu Rural, especificamente do grupo Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata PE), a fim de fomentar o treinamento e o trabalho de composição do ator. A partir de uma metodologia empírica, que se utilizou da análise de experiências práticas processo de aplicação da Mimese Corpórea e montagem de espetáculo teatral associada à pesquisa bibliográfica, pude investigar caminhos de possível resignificação desta Técnica, utilizando elementos referentes ao ritual e ao jogo presentes na manifestação popular em questão e experimentar através da concepção do espetáculo Cravo do Canavial tais caminhosDissertação Criação em processo no espetáculo Ethnotron-Ghetto Experimen(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-07) Rodrigues, Isabelle Ingrid Freitas; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/7188496940008095; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Schulze, Guilherme Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2239717664426193Este trabalho investigou o processo criativo do espetáculo Ethnotron-Ghetto Experiment, do Coletivo paraibano Tribo Éthnos, fundado na década de 1990 e ainda em atividade. A estratégia metodológica se dá através de estudos descritivos, valendo-se da teoria e prática de diversas linguagens artísticas presentes na obra apontada: artes visuais, performance, literatura e histórias em quadrinho; em ações realizadas pelo Coletivo ao longo dos anos, objetivando descrever e analisar o processo de criação do referido espetáculo de dança, através da minuciosa coleta de dados por meio de entrevistas abertas e semiestruturadas, e da pesquisa e captação de materiais audiovisuais. A Tribo Éthnos destaca-se na cena local na cidade de João Pessoa, e estadual, na Paraíba, visto que, nesse longo percurso de existência, além da preocupação em fundir muitas formas artísticas, bem como os artistas da Paraíba, aglutina pessoas que fazem arte em outros países e faz das danças urbanas algo instigante. A Tribo ainda preocupa-se com a troca de saberes através de palestras, oficinas, cursos e intercâmbios. A dissertação investiga o processo de criação dos artistas e, especificamente, dos dançarinos, utilizando-se principalmente do conceito de work in progress, proposto por Renato Cohen, e aplicado ao espetáculo estudado. Apresentam-se descrições dos movimentos coreográficos, do espetáculo de dança paraibano Ethnotron-Ghetto Experiment, de Dança de Rua da Era Funky, especificamente, com estilos como popping, waving, animation, strobing, floatine/ slidini, tiokine, trebing, breaking, waving, sliding, entre outros, visto serem estes parte integrante do processo de criação. Tais estilos remetem ao ilusionismo ou ao mimetismo, sugerindo, em seus movimentos truques, câmeras lentas, flutuações com os pés, entre outros. Segundo Valmir Vaz, o Coletivo, através do espetáculo, busca a integração dos corpos, procura uma libertação individual e sugere uma sensação de querer voar nas coreografias/cenas. Abordam-se os aspectos do processo criativo: o espaço cênico, o trabalho corporal, a sonoplastia e a roupa/indumentária. Trabalha-se o conceito do corpo virtual de José Gil no aspecto do corpo cênicoDissertação A dança-jogo como possibilidade no ensino da dança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-18) Oliveira, Lívia Camille Maciel de; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; http://lattes.cnpq.br/3788369179988468; Andrade, Carolina Romano de; http://lattes.cnpq.br/4599957552906588; Porpino, Karenine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Esta dissertação é uma pesquisa qualitativa, que segue uma abordagem metodológica pelo olhar da fenomenologia. Os objetivos deste estudo são: refletir sobre a prática do jogo no ensino da dança em uma escola pública; pensar em como fazer uma aula de dança em que os alunos se motivem a participar e investigar outras possibilidades de movimentação no ensino da dança. A coleta de dados ocorreu no ano de 2019, na Escola Municipal Deputado Erivan França, em Pirangi do Norte, no município de Parnamirim (RN); e no Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com base no registro em vídeos, fotos e diário de bordo. Os participantes desta pesquisa foram: alunos do quinto ano da Escola Municipal Deputado Erivan França; discentes da disciplina Poéticas e Estéticas Descoloniais, ofertada em curso de pós-graduação em Artes Cênicas; e graduandos na disciplina de Dança e Educação, ofertada na Licenciatura em Dança. Para isso, tem por base as pesquisas de alguns autores da área de dança educação, com o intuito de reflexão, como Carolina Andrade e Kathya Godoy (2018), Teodora Alves (2019), Márcia Strazzacappa (2001), Karenine Porpino (2006) e Lara Machado (2017). Como resultado, aponta que os alunos da escola, lócus da pesquisa, em fase inicial, participavam ativamente de jogos propostos em sala de aula que envolviam movimentação corporal, mas não dançavam. Nesse sentido, este estudo desenvolveu o termo dança-jogo, com o intuito de transformar o jogo em uma proposta dançante, de modo que os participantes continuam as ações repetitivas de um jogo previamente escolhido e improvisam a partir deste na cena criada pela dança-jogo com o auxílio de um propositor externo. É necessário considerar que esta pesquisa deixa em aberto a possibilidade de desdobramentos desse termo a partir de novas experimentações em seus diversos espaços, como sala de aula, quadra esportiva, laboratórios de criação, praças, ruas e onde mais for possível ser realizada.Dissertação Dançando às avessas: relatos de um processo de criação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-17) Silva, Sandro Souza; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Curi, Alice Stefania; ; http://lattes.cnpq.br/9146481096222653; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052O termo corpo sem órgãos está presente em um poema do escritor, ator e encenador francês Antonin Artaud, escrito em 1947 e intitulado: Para Acabar com o Julgamento de Deus. Busco, nesta dissertação, a partir do que chamamos escrita cênico- investigativa, problematizar este termo e suas relações possíveis com o teatro e também com alguns aspectos da mítica hindu. Uno à idéia do corpo sem órgãos o corpo em transe presente nas histórias de um mestre indiano chamado Caitanya Mahaprabhu. Estas idéias, juntamente com o desenvolvimento de práticas que partem de alguns princípios da Antropologia Teatral, são estímulos para um processo de criação que destaca o trabalho de preparação e criação corporal do ator. As articulações entre os conceitos e a prática suscitam discussões onde me coloco como ator-pesquisador em processoDissertação Diálogo entre danças: corpo vivo, corpo vivido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-09) Lima, Erika Rayane Silva de; Alves, Teodora de Araújo; ttp://lattes.cnpq.br/3465675149039835; http://lattes.cnpq.br/2504338472979865; Souza, Alysson Amancio de; https://orcid.org/0000-0001-8285-6213; http://lattes.cnpq.br/6479319998442753; Marques, Larissa Kelly De Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3801-4283; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710Escrever sobre dança é contribuir para a construção de narrativas sobre nossa história enquanto artista e professora. É um desaguar de atravessamentos e afetamentos que a arte nos propõe, através de relatos de experiências. É um desdobramento que nos permite captar imagens de nossas memórias. A presente pesquisa é, antes de tudo, um convite ao leitor a refletir sobre as pontes que seu corpo e sua arte podem construir através do diálogo entre as danças, e as potencialidades que podem surgir através dessas relações, sobretudo a construção de conhecimentos. A pesquisa teve como objetivo compreender possíveis relações entre o Ballet Clássico e as Danças Populares da cidade de Cabedelo (PB), sendo feita a investigação dessa natureza dialógica a partir do meu mundo vivido, do espetáculo Marbelo do coletivo Balé Popular de Cabedelo e através de relatos de entrevistadas. Para tanto, utilizamos da abordagem fenomenológica, fundamentada em Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, André Lepecki, Laurence Loupper, Teodora Alves e Alysson Amâncio, para o desvelar do fenômeno e chegamos à seguinte compreensão: que é possível estabelecer uma linha tênue entre vertentes artísticas, sendo a dança, em destaque nesta pesquisa. Contudo, ao relacionar diferentes técnicas de dança, se faz necessário um estudo e um reconhecimento dessas culturas, a partir de suas historicidades, fazendo uma reflexão para saber que relação é essa que está sendo construída. Sejam elas aproximadas ou distintas, cada cultura tendo suas histórias preservadas, dessa forma, refletindo se, de fato, está acontecendo uma prática multicultural ou mais uma reprodução de uma prática de apropriação de saberes. Essa reflexão é um processo de construção duradoura e gradativa, levando até mesmo gerações para ser construída. Esse texto é mais uma semente lançada e um convite à reflexão de nossas práticas como artistas que buscam a diversidade e hibridização de seus corpos e seus movimentos.Dissertação E...5,6,7,8: reflexões sobre processos formativos em dança na contemporaneidade(2015-09-24) Souza, Alysson Amancio de; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/6479319998442753; Moura, Gilsamara; ; http://lattes.cnpq.br/4561943198444819; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396A presente pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre os processos não formais desenvolvidos em dança na contemporaneidade. Os cursos livres, escolas, academias, ONGs e associações ainda são as instituições que mais formam bailarinos no Brasil (STRAZZACAPPA, 2012), nesse sentido julgamos necessário contínuas pesquisas que possam discutir e contribuir para a potencialização destes espaços. Por conseguinte, este trabalho é fundamentado metodologicamente na abordagem fenomenológica e mais especificamente na análise do fenômeno situado, tendo como campo constitutivo de estudo uma instituição de ensino não formal do interior do Ceará, a Associação Dança Cariri (ADC), existente desde 2007, a qual vem fomentando diversas atividades culturais na região do Cariri, sul deste estado. A partir desse contexto, a presente pesquisa aborda uma reflexão sobre como a formação de ensino híbrida, proposta pela ADC, vem influenciando os artistas locais e modificando os corpos sujeitos e o ambiente da dança do Cariri, através de composições coreográficas, aumento de eventos de dança, implementação de novos espaços e pesquisas em dança, traduzindo-se, portanto, em um campo constitutivo voltado à formação, a difusão e ao desenvolvimento da dança na contemporaneidade.Dissertação Os elementos de Iansã como possibilidade para criação cênica(2017-02-23) Moraes, Daniela Beny Polito; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/6577658882479446; Coelho, José Luiz Ligiéro; ; http://lattes.cnpq.br/7520011926175138; Lopes, Melissa dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131A presente pesquisa de mestrado “Os elementos de Iansã como possibilidade para criação cênica”, sob orientação da professora doutora Teodora de Araújo Alves visa compreender o trânsito da Dança de Iansã e dos seus elementos míticos entre o Candomblé, o Afoxé, o Laboratório e o Teatro, a fim de elaborar uma proposição metodológica para ampliação do repertório corporal de intérpretes-criadores/as. Por se tratar de um estudo que envolve subjetividade dos/as indivíduos/as relacionados/as a esta pesquisa, o mesmo se debruça sobre as bases da Fenomenologia proposta por Merleau-Ponty ao tratar da corporeidade como a forma de ser-estar no mundo. Para refletir sobre os campos da Performance que compõe esta investigação, busco dialogar com a Antropologia da Performance com base nos estudos de Richard Schechner e Victor Turner, a Antropologia Teatral proposta por Eugenio Barba e os estudos em Performances afro-ameríndias desenvolvido por Zeca Ligiéro. Esta investigação se desenvolveu junto ao Afoxé Oju Omim Omorewá (Maceió/AL), observando a saída-de-orixá da Ialorixá Nany Moreno – também coordenadora do Afoxé – e com os experimentos prático-criativos junto ao Coletivo Cores (Natal/RN).Dissertação Eles não usam black-tie: uma leitura das micro-relações de poder em cena(2017-02-17) Cavalcante, Ana Rachel da Silva; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; http://lattes.cnpq.br/8517231373200587; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Azevedo, Sandra Amélia Luna Cirne de; ; http://lattes.cnpq.br/9692262228730123Esta pesquisa possui como principal objetivo analisar e estudar as micro-relações de poder existentes entre as personagens da peça Eles Não Usam Black-Tie, escrita por Gianfrancesco Guarnieri, em 1955. Pretendemos também mostrar um experimento cênico, no qual buscamos visualizar os micro-poderes em cena. A metodologia escolhida inclui a leitura do texto de Guarnieri, observando-se a inter-relação entre as personagens. Esta observação é realizada sob a perspectiva do poder. O nosso principal suporte teórico para a realização das análises é um conjunto de colocações apresentadas pelo pensador francês Michel Foucault, especialmente a respeito da obra Microfísica do Poder e das questões referentes às teias do poder. As reflexões trazidas por Sábato Magaldi, Décio de Almeida Prado, Edelcio Mostaço e Anatol Rosenfeld foram também primordiais para entender os aspectos dramatúrgicos da peça, como também a estrutura macropolítica da época em que ela foi encenada. Desse modo, a pesquisa visa facilitar a percepção para as micro-relações presentes no texto Eles Não Usam Black-Tie, bem como expor uma possibilidade de visualização cênica destes elementos. Para isto, utilizamos para a reflexão cênica autores como: Patrice Pavis, Josette Féral, Naira Ciotti, Roberto Machado e Gilles Deleuze.Dissertação O entre do carvão ao corpo - em - arte de ator-brincante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-22) Monteiro Júnior, Alan Carlos; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/3429814953778266; Oliveira, érico José Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/3116783239543777; Handerchpek, Robson Carlos;Proponho nesta dissertação refletir sobre as experiências contidas na criação dos corpos-em-arte (FERRACINI, 2006a, b) que originaram o espetáculo rosmaninhos.... Este processo foi desenvolvido junto ao coletivo UZUME teatro de João Pessoa PB, por meio de recriações e resignificações das corporeidades e fisicidades contidas nos passos, loas, aboios, cantos e evoluções observados nos modos como Mestre Zequinha brinca em seu grupo de Cavalo Marinho residente na cidade de Bayeux PB, e a partir da apropriação do texto Hamlet de William Shakespeare. O corpo-em-arte é entendido neste trabalho como um corpo vetorial que dilata sua funcionalidade cotidiana, reconhecendo uma zona potencial de aprendizado capaz de gerar linhas de fuga criativas que desestabilizem o sujeito centrado em uma individualidade e identidade (FOUCAULT apud FERRACINI, 2006b, p.14), abrindo-o a diferenciação de si mesmo, indicando a possibilidade de existência de um si-outro e do espaço de troca-em-arte. Este processo de construção do corpo-em-arte a partir das formas de Mestre Zequinha brincar o Cavalo Marinho, foi orientado metodologicamente pela apropriação do coletivo UZUME teatro das etapas de Observação, Codificação e Teatralização contidas na técnica de mimeses corpórea proposta pelo LUME Teatro (Campinas SP). Esse uso resultou em duas fases: Observação Ativa e Composição do corpo-em-arte. Através da repetição destas matrizes estéticas do Cavalo Marinho, os atores descobriram ações que codificadas e organizadas configuram seus corpos-em-arte, os quais, por sua vez, deram origem a um espaço de troca-em-arte vetorial ao encontrado no folguedo do Cavalo Marinho. Esta procura propôs os meios de potencializar o trabalho dos atores no que diz respeito a uma preparação que permitisse dilatar a presença cênica e estimulasse a produção de ações, as quais culminaram na montagem do espetáculo rosmaninhosDissertação Experiência estética e dramaturgia em dança contemporânea : um estudo de caso a partir das obras coreográficas "Ego" (2015), "ESCrito Absurdo" (2016) e "Nuance" (2016)(2017-04-18) Mendes, Ariane do Nascimento; Leal, Patricia Garcia; http://lattes.cnpq.br/7186636825591706; http://lattes.cnpq.br/6078340495297060; Laranjeira, Carolina Dias; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835O objetivo desta pesquisa foi investigar a experiência estética em Dança Contemporânea a partir de obras construídas com movimentos não-representativos, considerando que sua dramaturgia prima por ser não-linear, e sua construção se dá através da materialidade do movimento e do corpo, pela sua investigação. Assim, discutimos sobre como acontecem as experiências estéticas a partir de entrevistas com apreciadores das obras coreográficas escolhidas para compor a pesquisa, além do referencial teórico sobre Dança Contemporânea e sua dramaturgia com autores como Laurence Louppe, Patrícia Leal, Rosa Hercoles, Paulo Caldas, Ana Carolina Mundim, entre outros. A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa, de caráter participante, e se caracteriza ainda em um estudo de caso, tendo como objeto norteador a dramaturgia e a experiência estética do espetáculo “Ego” (2015) do Grupo de Dança da UFRN, e do espetáculo “ESCrito Absurdo” (2016) dos criadores Vladimir Rodriguez (Colômbia) e Omar Carrum (México). Também buscamos informações com Diana Fontes, coordenadora geral do Encontro de Dança de Natal/RN, por ser um evento que lida diretamente com apresentações e, portanto, com experiências estéticas em Dança Contemporânea de diversas vertentes. Assim, fizemos recolhimento de material bibliográfico através das entrevistas realizadas com os artistas e apreciadores dos espetáculos supracitados. Além dos depoimentos recolhidos dos apreciadores do trabalho coreográfico “Nuance”, que foi construído para experimentar a construção de dramaturgia apenas com o movimento não-representativo e a possibilidade de uma obra coreográfica ser atividade de mediação de si mesma, bem como atividade de formação de público. A relevância da pesquisa se dá pela contribuição para as discussões sobre público e experiências estéticas em Dança Contemporânea, pois ainda há poucos estudos registrados no Brasil, e mais especificamente em Natal/RN sobre este tema.Dissertação Investigação histórica sobre os trajes de cenas dos cabarés e o traje da lendária Maria Boa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Cerejeira, Jéssica de Lima Torreão; Salles, Nara Graça; https://orcid.org/0000-0002-5759-8467; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; https://orcid.org/0000-0001-8580-7388; http://lattes.cnpq.br/1908884688693590; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia deEsta pesquisa teve início a partir da vivência que antecedeu o desenvolvimento da coleção de moda feita pela autora, intitulada “Habite-me” (2015), durante a sua participação no Reallity Show Desafio Brasil Fashion, que teve como referência central a história de Maria Boa, uma figura icônica do Rio Grande do Norte. O objetivo geral da pesquisa é documentar a história dos trajes utilizados pelas mulheres, nos cabarés, ao longo da história, em especial os trajes utilizados pela lendária Maria Boa, tendo em vista que não se tem tantos registros fotográficos da época, de modo que esse estudo possa servir como referência iconográfica para os profissionais ligados a área de figurino e moda, bem como para a confecção de um traje da Maria Boa, delineando a parte expositiva desta pesquisa. Dentre os autores trabalhados nesta pesquisa, enfatizam-se os estudos do Prof. Dr. Fausto Viana (ECA/USP), reunidos no livro “O Traje de Cena como Documento”, que trata sobre o conceito do traje documental. Trata-se de uma pesquisa com caráter qualitativo e documental, no qual é traçado um panorama histórico da evolução dos cabarés e seus trajes ao longo da história, até chegar ao Nordeste brasileiro, onde nos deparamos com a história da lendária Maria Boa, cujo traje, um dos poucos que se tem registros, foi reproduzido e documentados, podendo posteriormente ser utilizado como figurino para produções audiovisuais e/ou teatrais. Nesse sentido, o projeto subsidiará o conhecimento científico do trabalho de pesquisa do traje, enquanto documento e sua intrínseca importância para a produção cênica.Dissertação (Lou) cure-se!!!: corpos vividos em instaurações cênicas no hospital Dr. João Machado(2016-08-27) Pires, Josadaque Albuquerque da Silva; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/7884704905460787; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218Esta dissertação enfoca uma proposta de investigação com metodologia de pesquisa ação; sobre o denominado ser louco, sua corporeidade e as relações intersubjetivas que esses corpos travam e que se revelam na cena cotidiana de uma instituição psiquiátrica, quando em contato direto com processos artísticos de instaurações de cenas; lembrando sempre que, esses corpos sob o signo da loucura lidam com o estigma.Trata-se de pesquisar o modo de ser corporalmente predominante por restrições e desorganização na relação que essas pessoas têm com o outro, com o tempo e com o espaço, para tanto observa-se o modo como esses corpos se estruturam e se movimentam nos espaços sociais que parecem estar impregnados por uma ideologia de valores, crenças e preconceitos adquiridos no processo histórico-social. O tratamento dado ao louco é definido historicamente por uma prática de exclusão e pela diferença que faz do louco um ser desprovido de razão e consciência, amoral e nocivo, e deste modo, a discriminação é efetivada pelo controle através do enclausuramento e/ou da medicação exacerbada; As marcas cruéis desta ideologia opressora que caracterizam a história da loucura, onde o louco ainda ocupa o lugar do oprimido, são visíveis neste recorte pesquisado e percebidas nas gestualidades e expressões orais e corporais; A história desses corpos são presentificadas em dramas narrados e pela carga emocional impregnada nos gestos, na tonalidade da voz em falas, cantos e gritos que se revelam na cena cotidiana. Deste modo, este trabalho se propõe a uma articulação entre loucura e arte e para isto, procura-se encontrar conexões entre conceitos e questões que permeiam o tema da loucura e os processos de criação, enfatizando a importância do contato e da vivência humana com a linguagem da arte através do contato dos internos no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado com a coligação Cruor Arte Contemporânea, grupo permanente de Arte e Cultura, residente no DEART/UFRN, grupo de prática cênica do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares. Articular arte e loucura neste estudo está vinculado a experiência vivida na interação desses corpos nos encontros. Trata-se da relação desses corpos rotulados e institucionalizados nomeados como doentes mentais, por terem um histórico de enclausuramento em internações hospitalares, denominadas de manicômio, que contém uma cultura de controle social coercitivo. Investiga-se o encontro os corpos de artistas que trazem em si a experiência da arte e a partir dai se pensa na possibilidade de uma estética existencial das relações entre corpo, espaço, tempo e movimento nas instituições totalitárias e em um sentido mais amplo, nas condições determinadas historicamente ao louco, marcadas pelo abandono e ausência desse corpo, como também pela desorientação temporal e espacial, para tanto tenho o aporte da Psicologia Corporal em uma leitura fenomenológica existencial e da Psicologia Analítica através do estudo do significado dos símbolos na relação do ser humano consigo mesmo e com o ambiente. Essas perspectivas teóricas apresentadas foram escolhidas por trazerem contribuições para o estudo do ser humano em seus aspectos simbólicos, corporais e existenciais sob a ótica da arte. Estudos estes, essenciais para a construção da experiência fenomenológica do sujeito enquanto trajeto de vida, em sua relação consigo mesmo e com o outro através da vivência da loucura com a presença da arte. No decorrer deste processo investigativo compreendemos que estudar as atuais cenas cotidianas protagonizadas no hospital Dr. João Machado por subjetividades diferenciadas como portadoras de transtorno mental ou pessoas em sofrimento psíquico perpassa pelo entendimento de que na sociedade atual temos novas formas de produção da loucura, novos modos de ser louco, e reafirmando pois que a fabricação dessas emergentes formas subjetivas de ser louco é social e histórica e a arte pode ser um caminho para esta compreensão. Pois, é possível permitir a plasticidade e estéticas para outras formas de vivências, e “ser” com abertura para ousar, criar e refletir suas questões, seus estranhamentos, suas posturas adotadas e lugares assumidos na coletividade. E neste sentido, pela arte, em um espaço de saúde e ciência produzir conhecimento sobre o real e o vivido, com a linguagem artística das artes cênicas, pois esta facilita ao ser humano expressar e perceber o mundo de uma forma mais intensa. Vislumbrou-se pensar pedagogias vivenciais e corporais para lidar com as cenas e os corpos que circulam e se fazem presentes naquela realidade institucionalizada, assim foi criada com alguns pacientes a instauração cênica (Lou) Cure-se!!!, apresentada ao público nos meses de julho e agosto de 2016, nas dependências do hospital psiquiátrico Dr. João Machado.Dissertação Mamulengo em tecnovívio: nós, quiprocós e folganças no caminho para a inclusão digital do teatro de bonecos popular pernambucano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-28) Soares, Alex Apolonio; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; http://lattes.cnpq.br/7593480542608911; Alcure, Adriana Schneider; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835Durante a pandemia da Covid-19, o trabalho de artistas de Teatro de Mamulengo ficou restrito ao tecnovívio – conceito desenvolvido pelo filósofo Jorge Dubatti (2016) para designar as relações de trabalho mediadas por suporte tecnológico. Assim, o presente estudo, ancorado na pesquisa-ação, reflete sobre algumas estratégias adotadas pela comunidade mamulengueira do Estado de Pernambuco em decorrência das tensões vivenciadas no formato remoto durante a pandemia, e a partir de uma experiência prática propõe diálogos e ações formativas no intuito de contribuir com o fazer dos/as artistas mamulengueiros/as em processo de inclusão digital.Dissertação Memórias nos corpos e lugares de memória: sob o olhar da dança dos Congos de Calçola da Vila de Ponta Negra(2017-07-31) Santos, Ilana Suely dos; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; http://lattes.cnpq.br/9501602315532749; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Sales, Jonas de Lima; http://lattes.cnpq.br/0807637225346047Esta pesquisa busca investigar as memórias dos corpos entrelaçados aos lugares de memórias vividos pelos brincantes dos Congos de Calçola da Vila de Ponta Negra- Natal/RN. Para o desenvolvimento e compreensão da pesquisa, apoiamo-nos na Fenomenologia de Merleau-Ponty, que é capaz de desvelar o tema, ou seja, mostrar aquilo que se mostra e não aquilo que parece ser e, para isso, consideramos o olhar fenomenológico de brincantes da Vila, com ênfase no Grupo Congos de Calçolas que, ao incorporarem, construírem e reconstruírem seus corpos e ações cotidianas, lutam pelo reconhecimento e reafirmação da sua cultura. Transitamos na Vila a partir da experiência enquanto pesquisadora sobre o fenômeno desde a Graduação em Dança, e visitamos lugares de memória que, configuram-se como sendo o resultado das construções dos grupos sociais que determinam o que é memorável e os lugares onde essa memória torna-se preservada.Dissertação Na pisada dos caboclos: itinerâncias cênicas e corporais(2018-08-29) Santos, Hilca Maria Honorato dos; Alves, Teodora de Araújo; ; ; Carrico, André; ; Sales, Jonas de Lima;A pesquisa que apresento consiste em uma investigação acerca do corpo do brincante popular, e a manutenção da sua tradição. O objeto da pesquisa é o universo dos Caboclos de Major Sales/RN, figuras presentes e atuantes da tradicional “brincadeira” de Malhação de Judas. Os sujeitos investigados na pesquisa são as personagens representativas, mestre e brincantes, responsáveis pela efetivação da brincadeira. Falarei sobre o impulso gerador da pesquisa, as questões que me surgiram, como dei conta delas, bem como o percurso metodológico que adotei. Dedico-me também ao encontro com o objeto de pesquisa, recorrendo a um olhar etnográfico, buscando compreender os sentidos que motivam a brincadeira, e como estes sentidos constituem um elo significativo para a interação destes com a sociedade. Trato ainda de uma reflexão sobre as questões de espaço-tempo, itinerâncias cênicas e corporais, pensando na cena construída historicamente, socialmente e culturalmente por estes corpos, de modo que o foco investigativo não estará direcionado à realização de movimentos sincronizados, mas sim às expressões de corporeidade vividas tradicionalmente por estes corpos brincantes, e o modo como eles se relacionam com o mundo.