PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12033
Navegar
Navegando PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional por Autor "Barros, Rosângela Alves de Aquino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-27) Barros, Rosângela Alves de Aquino; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; ; http://lattes.cnpq.br/7622262464383012; Santana, Fagner Lemos de; ; Silva, Élida Alves da;Neste trabalho, abordaremos o uso da sala de aula invertida no ensino de trigonometria tendo em vista que nas aulas tradicionais tanto os alunos encontram problemas em entender o conteúdo como os professores também possuem dificuldades em compartilhar esse conteúdo e encontrar meios de facilitar a compreensão da matéria por parte dos alunos. A trigonometria é um dos assuntos que os alunos enfrentam maior dificuldade durante o ensino médio e por conta disso muitos criam barreiras para seu aprendizado. Sendo assim, através da utilização das metodologias ativas de ensino, como por exemplo a sala de aula invertida, podemos assim como a própria metodologia diz inverter a situação e tentar diminuir as dificuldades que os alunos encontram na disciplina de matemática, em especial na trigonometria. O trabalho tem como objetivo ajudar os professores desta disciplina no âmbito de auxiliar em sua prática trazendo um produto educacional para o ensino de matemática utilizando a metodologia ativa da sala de aula invertida. Além disso, o trabalho também trará um relato de uma experiência de aplicação de sala de aula invertida durante o ensino remoto emergencial no ano de 2020 durante a pandemia do coronavírus e um produto educacional que surgiu a partir dessa experiência.