CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
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Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Autor "Barbosa Júnior, José Duarte"
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postGraduateThesis.type.badge Educação não tem cor: questões de raça e cor em sala de aula numa escola de Cerro Corá/RN-Brasil,2014- 2016(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Brito, Ana Lúcia Canário de; Barbosa Júnior, José Duarte; Bezerra, Tiago Souto; Araújo, Adrianna Paula de MedeirosO presente trabalho trata de pesquisa acerca das questões de raça e cor em sala de aula no Centro Educacional Rodrigues Neto, escola de nível fundamental da rede privada na cidade de Cerro Corá, situada no estado do Rio Grande do Norte – Brasil. A observação que resulta no presente trabalho ocorreu entre os anos de 2014 e 2015 e utilizou como fontes os Parâmetros Curriculares Nacionais e as visões de mundo de alunos e professores. Predomina entre alunos uma visão de mundo negativa sobre a África e uma negação da herança afro-brasileira. Defende-se entre professores a necessidade de discussão do tema e de capacitação como forma de alterar o quadro do preconceito e da intolerância.postGraduateThesis.type.badge Lei 10.639/2003, um ponto de chegada e um ponto de partida: importância da criação e aplicação em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Oliveira, Maria Lucilene; Barbosa Júnior, José Duarte; Bezerra, Tiago Souto; Araújo, Adrianna Paula de MedeirosO presente trabalho trata da institucionalização da Lei 10.639 de 2003 e aborda sua importância no ensino de História em uma experiência de pesquisa. A pesquisa ocorreu intermitentemente entre os anos de 2013 e 2016 na Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga situada na cidade de Cerro Corá, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de uma investigação realizada em âmbito escolar, a respeito da relação do professor com a Lei 10.639/2003 que trata das relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e sua importância na sala de aula. A Lei 10.639 de 2003 é um importante marco, um ponto de chegada após décadas de negação. Mas tal reconhecimento não é cômodo, razão pela qual há um caminho a ser trilhado, um ponto de partida.