CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43716
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postGraduateThesis.type.badge Na Furna da Onça: história e memória em uma comunidade quilombola no Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Silva, João Batista Félix da; Silva, Joelma Tito da; Santos, Rosenilson da Silva; Alves, Jeferson CândidoEste trabalho tem como objetivo analisar a Furna da Onça uma comunidade quilombola localizada no município de Caicó/RN. Como pensar os moradores daquela comunidade como sujeitos históricos que fazem parte das muitas trajetórias das famílias negras no Seridó, esperamos compreender quais as representações e silêncios acerca da Furna da Onça construídos ao longo do século XX. Nesse sentido, as histórias contadas pelos mais velhos constituem elementos importantes para o desenvolvimento deste estudo realizado a partir da tradição oral. A escolha por realizar uma pesquisa sobre esta comunidade ocorreu por meio de um trabalho da disciplina Patrimônio e Memória em Comunidades Quilombolas. Até então desconhecíamos a existência de comunidades remanescentes de quilombos em Caicó/RN. A maior surpresa, entretanto, foi perceber que alguns dos meus alunos não só conheciam a comunidade como moram nas terras da Furna da Onça. Essa descoberta nos aproximou ainda mais da comunidade. O silêncio sobre a existência da Furna da Onça constitui, portanto, o ponto principal desta pesquisa baseada metodologicamente no estudo com as fontes orais e ancorada teoricamente nas discussões sobre memória e silêncios de Michael Pollak, monumento, documento e história, de Jacques Le Goff, e os “lugares de memória”, de Pierre Nora.postGraduateThesis.type.badge Irmandade dos Negros do Rosário de Caicó: Religiosidade & Resistência Sociocultural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Souza, Hugo Martins de; Garcia, Maria de Fátima; Andrade, Joel Carlos de Souza; Freitas, Idalina Maria Almeida deNa eminência dos 250 anos de constituição da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos do Seridó, em 2021, os Negros do Rosário de Caicó permanecem a celebrar a festa de sua padroeira apresentando-se pelas ruas da cidade em seu cortejo real ritmado pela batida dos tambores e pela suavidade do pífano, sons que ditam a coreografia guerreira dos dançarinos/lançadores do espontão (dança de inspiração africana de encenação de uma batalha guerreira em defesa de seu reinado), manifestação sociocultural de genuína beleza criada no período colonial pelos escravos africanos e deus descendentes. A manifestação sociocultural e religiosa dos Negros do Rosário do se constituem uma tradição de fé, beleza e simbolismo sociocultural que se renova a cada ano, consagrado no ato simbólico de coroamentos do rei e rainha (reis do Congo) do Rosário. De toda diversidade de elementos que compõe o complexo mosaico sociocultural africano (afro-brasileiro, particularmente) a religião é certamente um dos mais expressivos aspectos da cultura popular africana cujo processo civilizatório europeu não fora capaz de silenciar. É neste contexto de conflitos e resistências que dispusemo-nos a aprofundar a discussão e debate acerca da compreensão teórica dos mecanismos de resistência sociocultural dos povos africanos e seus descendentes, cuja história fora marcada pelo cativeiro, tendo como objeto de pesquisa o estudo da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos do Seridó, referência de valorização e (re)afirmação da identidade sociocultural dos povos negros, cuja história encontra-se marcada pela ferradura de um dos mais violentos processos de espoliação e negação da dignidade humana, a escravização capitalista europeia de africanos e seu consequente processo de marginalização, exclusão, segregação, discriminação e emparedamento sociocultural e econômico evidenciado logo após a conquista da “liberdade” aos dias atuais.postGraduateThesis.type.badge A religião candomblé como forma de resistência a cultura afro-brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-07) Silva, Marineide da; Taveira, Marcelo da Silva; Andrade, Joel Carlos de Souza; Macedo, Helder Alexandre Medeiros deEste trabalho aborda uma reflexão sobre a religião do candomblé como forma de resistência dos negros africanos nas terras brasileiras. Desta maneira, procura-se apresentar em uma abordagem clara e objetiva como os africanos se firmaram nessas terras e praticavam seus cultos religiosos. Vimos que a ideia de negro passivo que sofria sem nenhum tipo de revide ou estão vistos apenas como um “ser” que nunca saiu da condição de “peça” produtiva, mas um ser com todas as suas adversidades que lhe foram impostas, tentou criar espaços próprios para amar, construir família, criar filhos, brincar, folgar, cultuar deuses africanos e os que passaram a cultuar no novo mundo ou mesmo as transformações para haver aceitação. Mediante observação nas escolas do município de Acari identificava que nos livros escolares sempre usavam o personagem africano como submisso ao homem branco e quase não se falava que o negro sempre resistiu e se impôs com suas lutas. A metodologia utilizada foi a qualitativa onde os dados coletados de artigos científicos, livros, internet e a observação foram fundamentais para análise do problema. O método empregado foi o indutivo, pois considerei o conhecimento empírico e coloquei para contestação com as fontes pesquisadas e analisadas. Os objetivos desse trabalho são: Descrever conceitos relevantes acerca de diversos tipos de resistência estabelecida pelos povos negros que ocupavam a condição de escravizados no Brasil; enfocando a religião como estratégia para aproximar suas divindades e reelaborar seus mitos, ritos e sistemas religiosos. Ainda apresentar as características dos cultos afro-brasileiros, especialmente da Umbanda e Candomblé, assim como, contribuir para a revisão de certas posturas e preconceitos correntes em diferentes setores da sociedade brasileira. Além disso, procurou-se discutir as diversas formas de resistir às condições de trabalho e do regime escravista. Com esse trabalho, conseguiu-se atender as expectativas e às respostas aos questionamentos propostos nos objetivos.postGraduateThesis.type.badge Estética negra: Um estudo contemporâneo sobre o cabelo da mulher negra na Serra do Cajueiro - Florânia RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Santos, Maricélia dos; Freitas, Idalina Maria Almeida de; Souza, Gisonaldo Arcanjo de; Silva, Victor Rafael Limeira daO presente trabalho tem por objetivo compreender a partir de relatos orais, como um grupo de mulheres negras residentes na comunidade rural da Serra do Cajueiro município de Florânia, RN, convivenos dias atuais com seus cabelos, identificando práticas cotidianas que adquirem sentidos diversos para elas quando resolvem prendê-los, alisá-los, ou simplesmente , cuidar dos cachos que são reflexo de como elas veem seu tipo de cabelo ou como se relacionam com ele. Percebe-se em alguns relatos, interiorizações negativas acerca da própria estética negra, devido atitudes racistas,o que acaba por afetar a quem sofreu a experiência a ponto de fazê-la negar o seu pertencimento étnico para assumir outro modelo considerável mais aceito e mais “belo” socialmente. Há também mulheres que se dizem felizes com seu tipo de cabelo, e o manipulam de maneira a valorizar a peculiaridade do mesmo.A pesquisa nos mostra que, escrever acerca das mulheres negras residentes naquele espaço,e a sua estética capilar atualmente,tem sido um desafio, na medida em que para obter respostas, precisa-se de muita sensibilidade em captar tanto em suas vozes, quanto em seu silencio, traços de um racismo tornado naturalizado, e o que é mais preocupante,camuflado, invisível ou por vezes desconhecido por aquelas personagens de uma trama ainda pouco explorada, num espaço rural, que inicia seu processo de abertura a discussão do tema pela própria academia.postGraduateThesis.type.badge Representações negras em Oiteiro de Madalena Antunes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Silva, Ananília Meire Estevão; Andrade, Joel Carlos de Souza; Melo, Ezilda; Santos, Evandro dosEste trabalho analisa a recepção do romance Oiteiro: memórias de uma sinhá-moça (2003), escrito por Madalena Antunes, no cenário literário potiguar da década de 50, bem como os elementos narrativos e culturais utilizados pela escritora para representar os personagens negros presentes no romance. Metodologicamente a pesquisa desenvolveu-se com base em produções bibliográficas acerca da romancista, do negro e suas representações na literatura potiguar. Considerando os respectivos contextos históricos e sociais, o percurso traçado permite observar se o estigma de negatividade ou a invisibilidade negra, comum na literatura brasileira, são refutados ou confirmados pela autora. Por fim, é proposta uma sequência didática para leitura e discussão da obra em sala de aula.postGraduateThesis.type.badge A construção da figura do negro nas músicas de Adriana Calcanhotto, Macau e MV Bill(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-16) Silva, Maria das Vitórias; Lima, Agostinho Jorge de; Farias, Elton John da Silva; Rocha, Maria das Dores MedeirosO presente artigo tem como objetivo evidenciar como a figura do negro é representada nas músicas de Adriana Calcanhotto, Macau e Mv Bill.Para isso, escolhemos como corpus da nossa pesquisa 3 (três) músicas de cantores brasileiros que utilizam a figura do negro em suas canções.Com este trabalho, tentaremos evidenciar como o negro é retratado pelos músicos.O nosso artigo tentou mostrar como o negro foi representado em algumas canções brasileiras. De acordo com o nosso trabalho,podemos concluir que a imagem do negro sofreu diversas alterações nas letras analisadas.postGraduateThesis.type.badge Duas mulheres negras, uma história de resistência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07) Fernandes, Patrícia de Morais; Santos, Evandro dos; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Andrade, Joel Carlos de SouzaO presente artigo propõe uma análise reflexiva sobre o cotidiano de duas mulheres negras, de gerações diferentes e de origem rural que, por meio da oralidade, revivem e repassam o histórico de seu passado e das dificuldades vividas para conseguirem sobreviver no lugar de origem. A subjetividade pode ser considerada de extrema relevância nas relações vividas e no contexto histórico criado por elas. Este estudo pretende, utilizando a metodologia da História Oral, expressar a história dessas duas gerações que se relacionam e convivem em ambiente comum.postGraduateThesis.type.badge Comunidade quilombola “Negros do Riacho”: cultura e tradição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-18) Silva, Maria José; Taveira, Marcelo da Silva; Nascimento, Marcos Adller de Almeida; Guardia, Mabel Simone de Araújo BezerraO presente trabalho objetiva- se esclarecer alguns aspectos de formação do território quilombola “negros do riacho” e as transformações sociais pelas quais atravessaram no decorrer de sua formação cultural. Atualmente reconhecida como remanescentes de quilombolas os mesmos são descendentes de Trajano Lopes da Silva (ex-escravo) que se apossou das terras do riacho passando a viver ali, com a sua família. Ultimamente são 3,6 hectares onde vivem cerca de 280 pessoas, cuja atividade econômica é bastante diversificada na agricultura de subsistência e na produção da “louça” e no trabalho nas fazendas vizinhas. O grupo apresenta uma divisão interna formada pelos caboclos e pelos negros, embora para o mundo exterior, ou seja, fora dos limites das terras do Riacho, não é reconhecida essa separação. Assim todos são distinguidos como: “Negros do Riacho”. Também teremos noção de algumas politicas do poder público que têm sido desenvolvidas juntas à comunidade e como encontram-se essas famílias.postGraduateThesis.type.badge Protestos e manifestações afro-brasileiras na música negra baiana nos anos de 1980(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Araújo Filho, Antônio Neves de; Lima, Agostinho Jorge de; Bueno, Almir de Carvalho; Farias, Elton John da SilvaO caminho traçado pela música negra popular brasileira nos anos de 1980, faz desse período menos uma “década perdida” se vistos à luz dos movimentos políticos e culturais que mobilizaram a população negra na região de Salvador capital da Bahia. O estudo e análises dos seus acordes, discursos e batuques possibilita quebrar as correntes impostas por uma cultura musical hegemonicamente branca e esteticamente conservadora, detentora de uma tradição cultural que estigmatiza a música negra e suas ferramentas instrumentais percussivas como coisa de preto, adentra nos sons dos tambores da música negra baiana, seus ritmos e estruturas musicais, e recorre aos discursos estético-musicais já elaborados em discos e CDs (ritmos e letras) abordando-os no exato contexto em que foram produzidos, associando-os aos extratos ideológicos que a leitura do momento político-social em que seus criadores estavam inseridos foi capaz de traduzir. Seus discursos musicais desenha uma estética sonora de alta densidade histórica para encontrar no samba-reggae o protagonismo da música negra que aponta para um novo ritmo que nasce como ingrediente para se contrapor, na rua, ao conservadorismo que se exprime pela ideologia dominante da falsa democracia racial, onde, os negros não passam da “cozinha”. O resultado desse traçado musical se dá por um Brasil que se reconhece pelas linhas sonoras que o canto negro conserva nos seus espaços de afirmação da história afro-brasileira.TCC Família de santo: religião afro-brasileira na cidade de Ouro Branco/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Rodson Sidney de; Macedo, Helder Alexandre Medeiros deO trabalho faz uma análise do terreiro Tenda Umbandista Preto Velho de pai Tadeu na cidade de Ouro Branco RN. Pai Tadeu, assim como é chamado pelos fiéis do terreiro, está na religião umbandista há mais de 15 anos. Partindo desse pressuposto fomos impelidos a iniciar as entrevistas com as pessoas que fazem parte do terreiro, um total de 3 entrevistas. Para que o trabalho possua respaldo nos debruçamos na leitura de Roger Bastide, Vagner Gonçalves e da bibliografia que aborda o assunto. Com as entrevistas detectamos que o público do terreiro é diversificado e fiel no que se refere ao seu regresso no terreiro.postGraduateThesis.type.badge Serra Negra, negra serra: vestígios de uma escravidão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Silva, Érique de Medeiros; Bueno, Almir de Carvalho; Bueno, Almir de Carvalho; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Andrade, Joel Carlos de SouzaO presente Artigo trata em princípio, do contexto historiográfico existente no âmbito de formação de uma fazenda de gado no século XVIII, na ribeira do Rio Espinharas, buscando a duras penas, demonstrar a presença escrava e sua importância para a consumação e consolidação do lugar que mais tarde se tornaria cidade. Nesse ínterim, nos dois séculos seguintes, destacam-se o vaqueiro, uma figura mítica por entre os sertões, e a fé católica, mostrando-se intrinsecamente ligados ao cenário em questão. Velhos costumes, princípios de compostura e moral fizeram do povo de Serra Negra, à época, lugar calmo e pacífico.postGraduateThesis.type.badge Lei 10.639/2003, um ponto de chegada e um ponto de partida: importância da criação e aplicação em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Oliveira, Maria Lucilene; Barbosa Júnior, José Duarte; Bezerra, Tiago Souto; Araújo, Adrianna Paula de MedeirosO presente trabalho trata da institucionalização da Lei 10.639 de 2003 e aborda sua importância no ensino de História em uma experiência de pesquisa. A pesquisa ocorreu intermitentemente entre os anos de 2013 e 2016 na Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga situada na cidade de Cerro Corá, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de uma investigação realizada em âmbito escolar, a respeito da relação do professor com a Lei 10.639/2003 que trata das relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e sua importância na sala de aula. A Lei 10.639 de 2003 é um importante marco, um ponto de chegada após décadas de negação. Mas tal reconhecimento não é cômodo, razão pela qual há um caminho a ser trilhado, um ponto de partida.postGraduateThesis.type.badge Educação não tem cor: questões de raça e cor em sala de aula numa escola de Cerro Corá/RN-Brasil,2014- 2016(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Brito, Ana Lúcia Canário de; Barbosa Júnior, José Duarte; Bezerra, Tiago Souto; Araújo, Adrianna Paula de MedeirosO presente trabalho trata de pesquisa acerca das questões de raça e cor em sala de aula no Centro Educacional Rodrigues Neto, escola de nível fundamental da rede privada na cidade de Cerro Corá, situada no estado do Rio Grande do Norte – Brasil. A observação que resulta no presente trabalho ocorreu entre os anos de 2014 e 2015 e utilizou como fontes os Parâmetros Curriculares Nacionais e as visões de mundo de alunos e professores. Predomina entre alunos uma visão de mundo negativa sobre a África e uma negação da herança afro-brasileira. Defende-se entre professores a necessidade de discussão do tema e de capacitação como forma de alterar o quadro do preconceito e da intolerância.postGraduateThesis.type.badge Nas artérias da educação, sangue ainda tem cor: reflexões sobre o preconceito racial na Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros no ano de 2016(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Limeira, Eliene Roberto; Araújo, Carlos Eduardo de; Rocha, Maria das Dores de Medeiros; Macedo, Helder Alexandre Medeiros deEm uma proposta de vislumbrar no interior da escola as questões raciais historicamente constituídas na sociedade, surge o tema deste artigo: Nas Artérias da Educação, Sangue ainda tem cor: Reflexões sobre o Preconceito Racial na Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros no Ano de 2016. Para tanto, se faz necessário entender os preâmbulos que se dão em todos os espaços sociais em que o preconceito se apresenta de forma discriminatória. Dessa forma, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica apontando a realidade histórica de uma sociedade que convive com a segregação na qual a cor pele é determinante para estar sendo excluído desta, como também, foi utilizada como objeto de pesquisa a Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, localizada na cidade de Acari – RN empregando entrevistas que ofertaram instrumentos para uma reflexão sobre o preconceito racial dentro e fora dos muros da escola. Elementos que possibilitaram uma análise sobre o preconceito racial na instituição escolar que deve ser de enriquecimento cultural e social; transformadora de uma realidade na qual o preconceito não venha atingir crianças e jovens; que ensine no dia a dia, que sua cor não lhe faz ser diferente ou inferior.postGraduateThesis.type.badge Os Curandeiros no Sertão: um estudo da perspectiva religiosa com o cristianismo nas cidades de Brejo do Cruz /PB e Catolé do Rocha/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Fernandes, José Alcione; Andrade, Joel Carlos de Souza; Bueno, Almir de Carvalho; Macedo, Helder Alexandre Medeiros deEste trabalho tem como foco uma pesquisa com benzedores nas cidades de Brejo do Cruz e Catolé do Rocha no sertão da Paraíba, tentando compreender como esta prática de cura se articula com a preponderância das novas tecnologias e signos da modernidade. Faz parte da pesquisa, entender como a prática da benzeção articula sua permanência dentro da sociedade, buscando ressignificar e legitimar seus saberes para com a população. O trabalho busca ainda traçar o histórico da consolidação dessa prática bastante antiga que é de suma importância, porém não chama mais tanta atenção da juventude. No interior da Paraíba tal tradição é comum e ainda possui forte apelo junto ao povo. Os benzedores geralmente se valem de um ramo e um terço para benzerem. Alguns aspergem água benta com o ramo, enquanto benzem.postGraduateThesis.type.badge Capoeira: da marginalização à reafirmação identitária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-14) Medeiros, Marilene Pereira da Silva; Lima, Agostinho Jorge de; Bueno, Almir de Carvalho; Rocha, Maria das Dores MedeirosA capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura jogo, dança e luta. Atualmente tem considerável relevância, tanto por seu valor cultural e histórico quanto por seu valor educacional. Diante disso compreende-se que a capoeira é importante na vida de qualquer ser humano porque proporciona a aquisição de conhecimentos, possibilita sua aproximação com essa prática cultural, além de trazer benefícios para o corpo e mente daquele que a pratica. Partindo desse princípio elaborou-se o presente artigo com o objetivo de estudar a capoeira como cultura afro-brasileira, analisando sua história dos tempos da escravidão até os dias atuais dando lugar a sua importância e seus valores para a sociedade como uma de suas representações culturais. Para sua elaboração foram utilizadas pesquisas variadas sobre a origem e o contexto histórico da capoeira, o processo de marginalização, contribuição para a construção de identidade, importância no ambiente escolar, a capoeira como inclusão social e marcas da tradição oral na capoeira. Por fim serão mostrados os resultados obtidos após a execução de um projeto sobre a inserção da capoeira na escola. Dessa forma é possível valorizar e manter viva esta prática cultural e acabar com toda e qualquer forma de discriminação e preconceito em relação à capoeira e demais atividades de origem africana.postGraduateThesis.type.badge A reinvenção do quilombo na Macambira: identidade, conflito e território em Lagoa Nova/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Bezerra, Ana Paula; Silva, Joelma Tito da; Queiroz, Marcos Alexandre de Souza; Alves, Jerfeson CândidoO presente artigo tem como objetivo estudar o processo de formação histórico e identitário da comunidade Quilombola Negros da Macambira – Lagoa Nova- RN, analisando a importância da expressão de uma memória secular de origem sobre a posse das terras e a reconstrução de uma identidade quilombola após o processo de reconhecimento, a partir dos relatos dos moradores. Para isso, partimos da compreensão da formação histórica da comunidade, de modo a perceber os conflitos, a importância política e histórica de afirmação da memória. Metodologicamente este trabalho se desenvolve a partir da construção da fonte oral e tem como pressupostos teóricos a discussão sobre memória e história presente em Jacques Le Goff e Pierre Nora e as análises sobre identidade desenvolvidas por Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva.postGraduateThesis.type.badge Olhos Coloridos: debatendo o preconceito racial em sala(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-10) Amorim, Francelina das Chagas de Oliveira; Fernandes, Paula Rejane; Silva, Rodrigo Cardoso da; Gomes, Jorilene Barros da SilvaEste artigo tem como objetivo promover uma discussão a respeito do preconceito racial presente no cotidiano escolar dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professora Trindade Campelo, situada num bairro periférico na cidade de Currais Novos-RN. Para tanto, usamos como recurso músicas que abordassem o tema. Ao discutirmos sobre o preconceito racial pretendemos promover uma reflexão a respeito da presença dele no cotidiano escolar bem como discutir sobre a diversidade cultural existente no país.postGraduateThesis.type.badge o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Lopes, Thiago Stevenny; Santos, Rosenilson da Silva; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Alves, Jeferson CandidoA prática pedagógica é fundamental na abordagem das aulas de história nos dias atuais, o professor precisa estar cada vez mais próximo da discussão dos conteúdos em sala de aula de uma maneira que envolva os temas relacionados a historiografia em sua prática cotidiana. A história africana e afro-brasileira são de fundamental importância para o trabalho das temáticas em sala de aula, haja vista que o cuidado e a complexidade dos assuntos requerem uma abordagem adequada para que os alunos realmente compreendam como se deu e se dá a herança africana na nossa cultura e história. No primeiro momento buscamos trabalhar a discussão sobre a captura, o transporte e a chegada dos cativos africanos ao território tupiniquim, e logo em seguida, objetivamos realizar um trabalho didático e interdisciplinar através de diferentes esferas pedagógicas, como o uso do livro didático, debates, seminários, vídeos e com a contribuição de colegas professores e das turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Aguitônio Dantas.postGraduateThesis.type.badge As vozes literárias das mulheres africanas e afrodescendentes: uma análise do livro didático de Língua Portuguesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Costa, Gislene Alves da Silva; Macêdo, Muirakytan Kennedy de; Dias, Valdenides Cabral de AraújoO presente trabalho ressalta a importância de refletir sobre a escrita feminina no contexto das representações das raízes africanas e afro-brasileiras, evidenciadas pela obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas, conforme orienta a Lei 10.639/03. Para efetivação da lei, é necessário que a importância da cultura africana e afro-brasileira sejam ratificadas nos materiais didáticos no sistema de ensino brasileiro. Nesse sentido, a literatura tem um papel fundamental na luta pela igualdade de direitos, especialmente das mulheres negras que reivindicam seu espaço como escritoras. Desse modo, o objetivo da pesquisa consiste em analisar a abordagem que o livro didático Ser protagonista: língua portuguesa (2013) faz da literatura africana e afrodescendente de autoria feminina. A fundamentação teórica se constituiu de autores como Carneiro (2003), Evaristo (2005), Job (2015), além de documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004). Compreende-se que este trabalho é relevante para os estudos realizados pela comunidade acadêmica, proporcionados pelo curso de “Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira”, bem como para profissionais da educação e pesquisadores interessados no assunto abordado. A pesquisa identificou que o livro didático analisado não favorece a difusão e valorização da literatura escrita pelas mulheres negras africanas e afro-brasileiras.