CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
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Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Autor "Azevedo, Joselúcia de Medeiros"
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postGraduateThesis.type.badge A representação do negro no livro didático de História: a imagem do afrodescendente para Alfredo Boulos Júnior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Azevedo, Joselúcia de Medeiros; Silva, Italo Ramon Chianca e; Andrade, Joel Carlos de Souza; Bueno, Almir de CarvalhoO objetivo desta investigação é discutir a presença marcante do negro no processo de construção histórica da sociedade e a consideração de que os povos dessa etnia não encontram um espaço significativo de apresentação e valorização de sua cultura, de sua religião, de seus valores ou das nuances dos grupos sociais nos quais estão inseridos. A partir dessa idéia de discriminação e preconceito, percebemos que o legado deixado por esse povo não recebe o respeito e o espaço que deveriam ter nas abordagens produzidas nos livros didáticos, na mídia e na sociedade como um todo. Este estudo toma como fonte principal o livro didático de história intitulado História, sociedade e cidadania, de Alfredo Boulos Júnior, utilizado pela turma de oitavo ano, na Escola Municipal Professor Raimundo Guerra, percebendo de que forma o negro é representado nos textos e imagens nessa importante ferramenta didática, responsável pela construção de identidades e valores. Como fontes secundárias foram selecionadas artigos, monografias e livros de autores que relatam com propriedade o tema em questão. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e a pesquisa é exploratória e descritiva. Os resultados alcançados comprovam a necessidade de se repensar a discussão encontrada na grande maioria dos livros didáticos acerca dos povos afrodescendentes, construindo uma visão mais significativa a seu respeito, para que a partir daí se consiga demonstrar as reais contribuições desse povo para a sociedade.