CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43716
Navegar
Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Autor "Araújo, Carlos Eduardo de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge Nas artérias da educação, sangue ainda tem cor: reflexões sobre o preconceito racial na Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros no ano de 2016(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Limeira, Eliene Roberto; Araújo, Carlos Eduardo de; Rocha, Maria das Dores de Medeiros; Macedo, Helder Alexandre Medeiros deEm uma proposta de vislumbrar no interior da escola as questões raciais historicamente constituídas na sociedade, surge o tema deste artigo: Nas Artérias da Educação, Sangue ainda tem cor: Reflexões sobre o Preconceito Racial na Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros no Ano de 2016. Para tanto, se faz necessário entender os preâmbulos que se dão em todos os espaços sociais em que o preconceito se apresenta de forma discriminatória. Dessa forma, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica apontando a realidade histórica de uma sociedade que convive com a segregação na qual a cor pele é determinante para estar sendo excluído desta, como também, foi utilizada como objeto de pesquisa a Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, localizada na cidade de Acari – RN empregando entrevistas que ofertaram instrumentos para uma reflexão sobre o preconceito racial dentro e fora dos muros da escola. Elementos que possibilitaram uma análise sobre o preconceito racial na instituição escolar que deve ser de enriquecimento cultural e social; transformadora de uma realidade na qual o preconceito não venha atingir crianças e jovens; que ensine no dia a dia, que sua cor não lhe faz ser diferente ou inferior.