CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
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Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Autor "Andrade, Juciene Batista Félix"
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postGraduateThesis.type.badge Identidade Negra: um novo olhar antropológico na desconstrução do preconceito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-14) Vieira, Maria Dilza de Medeiros; Andrade, Juciene Batista Félix; Gois, Diego Marinho de; Andrade, Joel Carlos de SouzaO trabalho Identidade Negra: um novo olhar antropológico na desconstrução do preconceito surgiu da dificuldade em implementar em prática diária ações afirmativas relacionadas aos conflitos étnicos raciais existentes em ambiente escolar, pela existência de conflitos entre os alunos, tendo em vista críticas pela cor da pele, tipo de cabelo, ou mesmo por causa da distorção idade/série. Observou-se que os alunos não possuíam a mínima consciência do respeito pela diversidade, nem tampouco sabiam lidar com as diferenças de etnias raciais. O presente trabalho objetiva refletir sobre a importância da desconstrução do preconceito racial e reconhecimento da identidade negra através de ações que despertem a consciência das diferenças, o respeito e uma convivência harmoniosa entre os alunos e a comunidade escolar. Justifica-se pela necessidade de promover o respeito mútuo pela diversidade entre os colegas e adotando em sala de aula uma atitude respeitosa, reconhecendo o direito de todos. A metodologia de pesquisa consistiu em aulas expositivas com vídeo, pesquisas, atividades interativas com jogos e dinâmicas de grupo e aulas de campo. As reflexões teóricas foram baseadas nos autores como Candau (2012), Belinky (2010), Kabengele (2008), Brandão (2006), Theodoro (2008), Zabala (1998), Freire (1994, 1996). Como resultado, o nível de consciência dos alunos melhorou consideravelmente, sendo agora acompanhado de atitudes anti-preconconceituosas e respeito mútuo em sala de aula. Tem-se um caminho percorrido com sucesso e os alunos sabem que uma das maiores comunidades negras está no Brasil e viver com eles significa somar conhecimentos. O trabalho tem reflexo na prática docente da autora e da comunidade escolar de atuação.postGraduateThesis.type.badge Memórias negras: compondo novas/velhas histórias (Currais Novos/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Costa, Thamara Juliana Macedo; Andrade, Joel Carlos de Souza; Garcia, Maria de Fátima; Andrade, Juciene Batista FélixA relação entre História e memória tornou-se cada vez mais intensa e vem fomentando diálogos significativos para o futuro da Historiografia, a saber, o trabalho com a metodologia oral e seus impactos para a História. Também, com a aprovação da Lei 10.639/03 que garante a ressignificação e valorização das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira, o ensino da História e da Cultura africana e afro-brasileira tornou-se indispensável no âmbito das academias e fora dela. Perante isso, essa pesquisa foi projetada com o objetivo de Investigar personalidades negras em suas vivências cotidianas, suas práticas, visões de mundo, singularidades e astúcias habituais na cidade de Currais Novos/RN. Desta feita, O trato metodológico foi realizado através da História oral e revisão da bibliografia do negro na literatura nacional e seridoense e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação, realização de entrevistas, transcrição e análise do material. Tendo como seus principais embasadores teóricos Certeau (1994); Chartier (1998); Nora (1993), Silva (2010), Mattos (1985), entre outros. No tocante aos resultados, as memórias aqui problematizadas e que foram transformadas nas folhas desse artigo em História, comprovaram que através de suas astúcias, trejeitos, ousadias, espertezas, estratégias e diferentes maneiras de praticar “as artes de fazer”, o negro mostrou através dos sujeitos entrevistados que é possível burlar os percalços impostos historicamente e presentemente pelos sistemas de dominação da sociedade, revelando que essas dificuldades podem ser minimizadas na medida em que o indivíduo deixa-se ser tocado pelas suas potencialidades e valoriza aquilo que é mais sagrado para a humanidade: a vida, nas suas multifacetadas formas de manifestação.postGraduateThesis.type.badge Mestras da cultura popular: a presença feminina nas brincadeiras populares em estados do Nordeste, na atualidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Medeiros, Maria de Lourdes Pereira de; Sousa Júnior, José Pereira de; Santos, Evandro dos; Andrade, Juciene Batista FélixO presente artigo visa discutir a presença feminina nas brincadeiras populares em estados do Nordeste na atualidade, partindo de questionamentos advindos de nossa inquietação quanto a essa presença, uma vez que há poucas indicações por parte dos estudiosos da presença da mulher nos folguedos populares. Com isso, pretendemos investigar a participação dessas mulheres como mestras, como também questionar por que só agora essa participação vem ocorrendo com maior frequência. Nosso interesse por essa temática se justifica em razão do trabalho que desenvolvemos na área de cultura popular como cordelista, mamulengueira e apreciadora do gênero coco, além do interesse em conhecer mais sobre a presença feminina nos folguedos populares, em estados do Nordeste, a fim de enriquecer o trabalho em sala de aula, como professora de História. Para viabilizar nossa pesquisa, pretendemos fazer uma revisão da literatura, do que já foi produzido sobre o tema em questão, elencando livros, artigos, sítios de internet, teses e dissertações. Tomaremos como base alguns fundamentos da História cultural e um estudo bibliográfico será realizado. Nossa pesquisa é de base metodológica qualitativa. Faremos um pequeno mapeamento das mulheres nas brincadeiras atuais em estados do Nordeste. Analisaremos porque as mulheres estão assumindo a maestria, em alguns casos em que não havia registros no passado, e como outras estão mais aparentes, na atualidade.TCC Nem exótico, nem folclórico: posso lhe contar uma história? Uma análise sobre as observações do cotidiano escolar descritas pelas crianças e jovens da Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros, Parelhas-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Farias, Laísa Fernanda Santos de; Andrade, Juciene Batista Félix; Sousa Júnior, José Pereira de; Andrade, Joel Carlos de SouzaA Comunidade quilombola Boa Vista dos Negros, situada nas adjacências da cidade de Parelhas-RN, tem sido nos últimos anos objeto de pesquisas de várias áreas do conhecimento. Neste trabalho voltado para a área do ensino de História, a comunidade em questão passa por uma leitura a partir da análise dos depoimentos de seus próprios membros e, mais especificamente, pelas crianças e jovens quando estes levam a comunidade e seus costumes, comportamentos, opiniões e trajetórias de vida para dentro da sala de aula, no encontro com o material didático que estes se deparam em seu processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este trabalho apresenta elementos e análises das falas das crianças e jovens desta comunidade quilombola, refletindo acerca de seu entendimento enquanto estudante, ser político e participativo em construção diante dos estereótipos, preconceitos e exclusões presentes inicialmente nos livros didáticos usados por estes em sala de aula e nas demais relações sociais desenvolvidas no seu cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros, Educação, Direitos Humanos.postGraduateThesis.type.badge O ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana a partir da Lei 10.639/03: experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Medeiros, Maria Da Guia de; Sousa Júnior, José Pereira de; Andrade, Juciene Batista Félix; Farias, Elton John da SilvaEste artigo apresenta uma reflexão sobre a Lei nº 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira como forma de corrigir a ausência desses conteúdos nos livros didáticos, ressaltar a importância de conhecer os aspectos históricos, culturais e religiosos dos povos africanos na África e em sua jornada no Brasil, bem como minorar a existência de preconceitos e discriminação racial existentes na sociedade. Além disso, o artigo faz uma análise prática sobre o processo de Ensino-Aprendizagem desta temática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes entre os anos de 2015 e 2016, localizada na zona urbana do Município de São Fernando-RN, onde foi realizado um projeto pedagógico com vários professores da referida escola. Destaca-se que, apesar de promulgada há treze anos, esta lei não atingiu os seus efeitos concretos em razão da falta de estrutura, falta de interesse ou por desconhecimento das instituições de ensino e de seus educadores.postGraduateThesis.type.badge O estudo sobre o ensino das religiões de matrizes africanas em algumas escolas da cidade de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Medeiros, Luzia Leila de Souza; Sousa Júnior, José Pereira de; Andrade, Juciene Batista Félix; Santos, Evandro dosO presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve pesquisa em duas escolas municipais da cidade de Caicó/RN, Escola Municipal Walfredo Gurgel e Auta de Souza, ambas situadas na zona oeste da cidade. O trabalho busca ainda verificar o grau de conhecimento entre professores e alunos das turmas de 4º e 5º ano das referidas escolas acerca das religiões de matrizes africanas e como estão sendo trabalhadas em sala de aula, especificamente na disciplina de ensino religioso, e se essa temática está sendo inserida no cotidiano escolar já que a história da cultura afro-brasileira estão amparadas pela lei 10.639/03.TCC Preconceito racial na Escola de Ensino Fundamental José Nunes de Figueiredo, Ouro Branco/RN: um olhar sobre a sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Liberato, Gildete da Silva Medeiros; Andrade, Juciene Batista Félix; Bueno, Almir de Carvalho; Andrade, Joel Carlos de SouzaA noção de raça como produto cultural do mundo ocidental contribuiu para a formação da construção daquele que era tido como diferente. Dessa forma o relatório propõe-se a abordar as questões de raça que tangenciam o preconceito na Escola Municipal José Nunes de Figueiredo, Ouro Branco (RN). Concluiu-se, por meio de questionários aplicados com alunos e professores, que a cor branca se sobrepõe a cor negra nas respostas das fontes analisadas suprimindo o fator cultural brasileiro que é miscigenação. Utilizamos a aplicação de questionários e observação em sala de aula, onde esta ação viabilizou o desenvolvimento da pesquisa em questão.