CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43716
Navegar
Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Autor "Andrade, Joel Carlos de Souza"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge A Lei 10.639/03 e a Cultura Afro-Brasileira sob a ótica das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Costa, Juliane Alves de Oliveira; Garcia, Maria de Fátima; Andrade, Joel Carlos de Souza; Freitas, Idalina Maria Almeida deO presente artigo averigua A Lei 10.639/03 e a Cultura Afro-Brasileira sob a ótica das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, este trabalho parte das seguintes questões norteadoras: O que as crianças do terceiro e quinto dos anos iniciais compreendem sobre a Cultura Afro-Brasileira e Africana? Como a Lei 10.639/03 está sendo aplicada nas escolas sob a ótica das crianças? Por objetivo pretendemos validar se o que assegura a Lei 10.639/03 sobre a Cultura Afro-Brasileira está em consonância com o entendimento das crianças sobre o tema. O Referencial Teórico utilizado para balizar a discussão, perpassa pelo entendimento do conceito de cultura defendido por WILLIAMS (2011), bem como pela explanação do que HALL (2014) retrata sobre a identidade cultural na pós-modernidade, externando a ideia de MUNANGA (2004) sobre a questão de se definir negro no Brasil, por conseguinte dialogamos com MATTOS (2015) sobre a História e Cultura Afro-Brasileira, também visitamos os autores VISENTINI, RIBEIRO, PEREIRA (2014) sobre a História da África e dos africanos. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e como procedimentos metodológicos foram utilizados entrevistas, levantamento do conhecimento prévio, imagens de revistas, mapa, bonecas, obras da literatura infantil do acervo da escola. Constata-se que a maioria dos entrevistados demonstra atitudes de respeito às diferenças, mas ainda associa muito o continente a seus aspectos menos apreciados. Dessa forma, conclui-se que há um incipiente envolvimento das crianças com questões relacionadas à diversidade cultural e relações étnicos-raciais, revelando que a Lei 10.639/03 precisa ser melhor operacionalizada bem como precisa-se aperfeiçoar o conhecimento sobre a História, a Cultura Africana e Afro-Brasileira.postGraduateThesis.type.badge A religião candomblé como forma de resistência a cultura afro-brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-07) Silva, Marineide da; Taveira, Marcelo da Silva; Andrade, Joel Carlos de Souza; Macedo, Helder Alexandre Medeiros deEste trabalho aborda uma reflexão sobre a religião do candomblé como forma de resistência dos negros africanos nas terras brasileiras. Desta maneira, procura-se apresentar em uma abordagem clara e objetiva como os africanos se firmaram nessas terras e praticavam seus cultos religiosos. Vimos que a ideia de negro passivo que sofria sem nenhum tipo de revide ou estão vistos apenas como um “ser” que nunca saiu da condição de “peça” produtiva, mas um ser com todas as suas adversidades que lhe foram impostas, tentou criar espaços próprios para amar, construir família, criar filhos, brincar, folgar, cultuar deuses africanos e os que passaram a cultuar no novo mundo ou mesmo as transformações para haver aceitação. Mediante observação nas escolas do município de Acari identificava que nos livros escolares sempre usavam o personagem africano como submisso ao homem branco e quase não se falava que o negro sempre resistiu e se impôs com suas lutas. A metodologia utilizada foi a qualitativa onde os dados coletados de artigos científicos, livros, internet e a observação foram fundamentais para análise do problema. O método empregado foi o indutivo, pois considerei o conhecimento empírico e coloquei para contestação com as fontes pesquisadas e analisadas. Os objetivos desse trabalho são: Descrever conceitos relevantes acerca de diversos tipos de resistência estabelecida pelos povos negros que ocupavam a condição de escravizados no Brasil; enfocando a religião como estratégia para aproximar suas divindades e reelaborar seus mitos, ritos e sistemas religiosos. Ainda apresentar as características dos cultos afro-brasileiros, especialmente da Umbanda e Candomblé, assim como, contribuir para a revisão de certas posturas e preconceitos correntes em diferentes setores da sociedade brasileira. Além disso, procurou-se discutir as diversas formas de resistir às condições de trabalho e do regime escravista. Com esse trabalho, conseguiu-se atender as expectativas e às respostas aos questionamentos propostos nos objetivos.postGraduateThesis.type.badge A representação do negro no livro didático de História: a imagem do afrodescendente para Alfredo Boulos Júnior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Azevedo, Joselúcia de Medeiros; Silva, Italo Ramon Chianca e; Andrade, Joel Carlos de Souza; Bueno, Almir de CarvalhoO objetivo desta investigação é discutir a presença marcante do negro no processo de construção histórica da sociedade e a consideração de que os povos dessa etnia não encontram um espaço significativo de apresentação e valorização de sua cultura, de sua religião, de seus valores ou das nuances dos grupos sociais nos quais estão inseridos. A partir dessa idéia de discriminação e preconceito, percebemos que o legado deixado por esse povo não recebe o respeito e o espaço que deveriam ter nas abordagens produzidas nos livros didáticos, na mídia e na sociedade como um todo. Este estudo toma como fonte principal o livro didático de história intitulado História, sociedade e cidadania, de Alfredo Boulos Júnior, utilizado pela turma de oitavo ano, na Escola Municipal Professor Raimundo Guerra, percebendo de que forma o negro é representado nos textos e imagens nessa importante ferramenta didática, responsável pela construção de identidades e valores. Como fontes secundárias foram selecionadas artigos, monografias e livros de autores que relatam com propriedade o tema em questão. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e a pesquisa é exploratória e descritiva. Os resultados alcançados comprovam a necessidade de se repensar a discussão encontrada na grande maioria dos livros didáticos acerca dos povos afrodescendentes, construindo uma visão mais significativa a seu respeito, para que a partir daí se consiga demonstrar as reais contribuições desse povo para a sociedade.postGraduateThesis.type.badge A Tradição oral africana e afrodescentente na escola: possibilidades pedagógicas em poemas de Odete Semedo e Conceição Evaristo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Freire, Maria Marcela; Souza, Ana Santana; Andrade, Joel Carlos de Souza; Dias, Valdenides Cabral de AraújoO presente artigo resulta de uma investigação sobre algumas possibilidades pedagógicas de abordar a cultura africana e afrodescendente na escola, focando a tradição oral, de natureza narrativa, difundida pela poesia. O estudo teve como objeto poemas de Odete Semedo, de Guiné Bissau e Conceição Evaristo, do Brasil. O artigo partiu de uma motivação pessoal, mas também se deu pela compreensão de que é de fundamental importância que o aluno seja conhecedor das Literaturas não apenas canônicas, isto é, aquelas eleitas como as mais importantes, bem como das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e Afro-brasileiras, tomando como ponto de partida a premissa de que a Literatura é um recurso importante para evidenciar a identidade de uma sociedade por meio de sua história e cultura. A pesquisa foi bibliográfica, visto que foram utilizados poemas já publicados da autora africana e afro-brasileira, tendo, portanto, abordagem qualitativa, isto é, os poemas selecionados foram utilizados como fonte de dados, interpretação e atribuição de significados. Os resultados mostraram que o elemento narrativo e com ele o papel da tradição oral é bastante presente nos poemas que foram analisados, evidenciando a tradição viva nos poemas de Odete Semedo e a continuação desta, de maneira atual e transformadora, nos poemas de Conceição Evaristo. A análise dos poemas, subsidiada por autores como CASCUDO (1984); BENJAMIN (1994), VANSINA (2010); BONVINI (2001), HALL (2006), entre outros, evidenciou elementos pedagógicos para uso da literatura em sala de aula como instrumento de conhecimento da história e da cultura africana e afro-brasileira.postGraduateThesis.type.badge Duas mulheres negras, uma história de resistência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07) Fernandes, Patrícia de Morais; Santos, Evandro dos; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Andrade, Joel Carlos de SouzaO presente artigo propõe uma análise reflexiva sobre o cotidiano de duas mulheres negras, de gerações diferentes e de origem rural que, por meio da oralidade, revivem e repassam o histórico de seu passado e das dificuldades vividas para conseguirem sobreviver no lugar de origem. A subjetividade pode ser considerada de extrema relevância nas relações vividas e no contexto histórico criado por elas. Este estudo pretende, utilizando a metodologia da História Oral, expressar a história dessas duas gerações que se relacionam e convivem em ambiente comum.postGraduateThesis.type.badge Educação étnico-racial no livro didático do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Medeiros, Maria Leda de; Souza, Ana Santana; Andrade, Joel Carlos de Souza; Silva, Italo Ramon Chianca eEsta pesquisa tenciona observar de que maneira se tem efetivado a Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), que torna obrigatório, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Nesse sentido, o estudo é bibliográfico, pois seu foco é o livro didático de língua portuguesa. Pretendemos evidenciar como a coleção Português Linguagens, para o Ensino Fundamental, anos finais, de autoria de Wiliam Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães,referentes ao triênio 2014, 2015 e 2016, publicado em 2012 pela Editora Saraiva, trata a questão étnico-racial. Compreende-se que o livro didático é uma das principais ferramentas de auxílio ao professor para desenvolver o processo ensino-aprendizagem. No caso de língua portuguesa, os textos e imagens empregados para o ensino da língua podem compor uma narrativa de afirmação das questões étnicas ou, ao contrário, contribuir para uma intensificação do preconceito e desvalorização da cultura africana e afrodescendente. Além da coleção indicada e a lei mencionada, também foram consideradas as Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004) e autores que discutem o livro didático, como Tagliani (2011) e Sá e Ferreira (2014) entre outros. Os resultados alcançados indicam que a coleção analisada, no que diz respeito à questão étnico-racial, apesar de buscar uma adequação à lei, ainda não trata o tema de forma a apresentar, satisfatoriamente, um discurso afirmativo e positivo quanto à história e cultura do povo africano e afrodescendente.postGraduateThesis.type.badge Exclusão Educacional? O alunado negro em escolas privadas em Caicó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Silva, Maria Auxiliadora Oliveira da; Garcia, Maria de Fátima; Andrade, Joel Carlos de Souza; Freitas, Idalina Maria Almeida deA pesquisa teve como propósito estudar sobre a presença do negro em escolas privadas na cidade de Caicó, tendo como fonte de estudo o Educandário Santa Teresinha. O objetivo de trabalhar o alunado negro em escola privada dá-se por se perceber como é insignificante o número de pessoas negras em escolas privadas e a dificuldade de se assumirem como negras. Para atingir esses objetivos traçamos como caminho metodológico a aplicação de questionários os quais oferecem sustentação para a realização do estudo. Os fundamentos teóricos têm como base os principais autores que abordam a temática, e suas contribuições, tais como: Albuquerque (2007) e Fraga Filho (2007), que discute a história do negro no Brasil sendo contada a partir da perspectiva do negro em seu livro “Uma história do negro no Brasil (2006). Munanga, (2004) com a difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil, pois “muitos brasileiros aparentemente brancos trazem marcadores genéticos africanos”, o que torna-se difícil classificar quem (não) é negro. Uma outra contribuição se dará através de Lopes (2000) que, em sua tese de doutorado - Caminhos e descaminhos da inclusão: o aluno negro, no sistema educacional, discute o negro no sistema educacional brasileiro, assim como Gomes e Silva (2002) sobre discussões acerca do papel da edu¬cação escolar nas relações étnico-raciais e a formação de professores para tal exercício, como também outros autores que abordam a temática. Portanto, a pesquisa traz a discussão, para que possamos conhecer, a real situação enfrentada pela população negra no campo educacional, principalmente, nas escolas privadas na cidade de Caicó. Os resultados finais demonstram que o número dos alunos que se autodeclaram negros ainda é bem reduzido.postGraduateThesis.type.badge História e memória dos Miranda, uma família de descendente de escravos da comunidade Lajes, Ouro Branco-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Araújo, Rosângela Costa de; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Bueno, Almir de Carvalho; Andrade, Joel Carlos de Souza; Santos, Rosenilson da SIlvaO trabalho se pauta na lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade de Ouro Branco. Alterada pela lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do território nacional. Com a obrigatoriedade da lei em vigor todas as escolas da rede nacional precisam adequar o seu currículo de forma a incluir em seu conteúdo programático os mais variados textos dos contextos que retratam as contribuições dos afro-brasileiros e índios. O que não implica apenas em retratar no currículo apenas os conteúdos selecionados nos livros didáticos em especial no livro da disciplina de história, como também a diversidade de temas que contribui para o conhecimento na educação da história local. O artigo especifica uma família de sobrenome Miranda, da comunidade Lajes, que são descendentes do casal de escravos José Miranda e Luzia dos Santos. O casal como consta no livro de registro pertencia no ano de 1858 ao capitão Gorgônio Paes de Bulhões, residiu na fazenda Timbaúba. Pautada por documentação, leituras e entrevistas a pesquisa se debruça sobre a escrita da história da família Miranda e sua importância na construção da memória social de Ouro Branco.postGraduateThesis.type.badge Identidade Negra: um novo olhar antropológico na desconstrução do preconceito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-14) Vieira, Maria Dilza de Medeiros; Andrade, Juciene Batista Félix; Gois, Diego Marinho de; Andrade, Joel Carlos de SouzaO trabalho Identidade Negra: um novo olhar antropológico na desconstrução do preconceito surgiu da dificuldade em implementar em prática diária ações afirmativas relacionadas aos conflitos étnicos raciais existentes em ambiente escolar, pela existência de conflitos entre os alunos, tendo em vista críticas pela cor da pele, tipo de cabelo, ou mesmo por causa da distorção idade/série. Observou-se que os alunos não possuíam a mínima consciência do respeito pela diversidade, nem tampouco sabiam lidar com as diferenças de etnias raciais. O presente trabalho objetiva refletir sobre a importância da desconstrução do preconceito racial e reconhecimento da identidade negra através de ações que despertem a consciência das diferenças, o respeito e uma convivência harmoniosa entre os alunos e a comunidade escolar. Justifica-se pela necessidade de promover o respeito mútuo pela diversidade entre os colegas e adotando em sala de aula uma atitude respeitosa, reconhecendo o direito de todos. A metodologia de pesquisa consistiu em aulas expositivas com vídeo, pesquisas, atividades interativas com jogos e dinâmicas de grupo e aulas de campo. As reflexões teóricas foram baseadas nos autores como Candau (2012), Belinky (2010), Kabengele (2008), Brandão (2006), Theodoro (2008), Zabala (1998), Freire (1994, 1996). Como resultado, o nível de consciência dos alunos melhorou consideravelmente, sendo agora acompanhado de atitudes anti-preconconceituosas e respeito mútuo em sala de aula. Tem-se um caminho percorrido com sucesso e os alunos sabem que uma das maiores comunidades negras está no Brasil e viver com eles significa somar conhecimentos. O trabalho tem reflexo na prática docente da autora e da comunidade escolar de atuação.postGraduateThesis.type.badge Irmandade dos Negros do Rosário de Caicó: Religiosidade & Resistência Sociocultural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Souza, Hugo Martins de; Garcia, Maria de Fátima; Andrade, Joel Carlos de Souza; Freitas, Idalina Maria Almeida deNa eminência dos 250 anos de constituição da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos do Seridó, em 2021, os Negros do Rosário de Caicó permanecem a celebrar a festa de sua padroeira apresentando-se pelas ruas da cidade em seu cortejo real ritmado pela batida dos tambores e pela suavidade do pífano, sons que ditam a coreografia guerreira dos dançarinos/lançadores do espontão (dança de inspiração africana de encenação de uma batalha guerreira em defesa de seu reinado), manifestação sociocultural de genuína beleza criada no período colonial pelos escravos africanos e deus descendentes. A manifestação sociocultural e religiosa dos Negros do Rosário do se constituem uma tradição de fé, beleza e simbolismo sociocultural que se renova a cada ano, consagrado no ato simbólico de coroamentos do rei e rainha (reis do Congo) do Rosário. De toda diversidade de elementos que compõe o complexo mosaico sociocultural africano (afro-brasileiro, particularmente) a religião é certamente um dos mais expressivos aspectos da cultura popular africana cujo processo civilizatório europeu não fora capaz de silenciar. É neste contexto de conflitos e resistências que dispusemo-nos a aprofundar a discussão e debate acerca da compreensão teórica dos mecanismos de resistência sociocultural dos povos africanos e seus descendentes, cuja história fora marcada pelo cativeiro, tendo como objeto de pesquisa o estudo da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos do Seridó, referência de valorização e (re)afirmação da identidade sociocultural dos povos negros, cuja história encontra-se marcada pela ferradura de um dos mais violentos processos de espoliação e negação da dignidade humana, a escravização capitalista europeia de africanos e seu consequente processo de marginalização, exclusão, segregação, discriminação e emparedamento sociocultural e econômico evidenciado logo após a conquista da “liberdade” aos dias atuais.postGraduateThesis.type.badge Lima Barreto: Contos de Cor e Exclusão nas Primeiras Décadas do Século XX(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Lima, Weberson de Aquino; Andrade, Joel Carlos de Souza; Farias, Elton John da Silva; Santos, Evandro dosAfonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), neto de escravos, e filho de libertos, e para a maioria dos autores contemporâneos o primeiro autor brasileiro a se reconhecer e definir como literato negro, que rompeu os preconceitos do final do século XIX e inicio do Século XX e inovou a literatura brasileira com seu estilo e linguagem informal para a época. Lima Barreto pensava o Brasil a partir de seus contos sobre a vida nos subúrbios cariocas. Criou personagens essencialmente urbanos, do povo, onde na maioria das vezes denunciavam as injustiças e os preconceitos, uma espécie de laboratório para se compreender e pensar sobre os avanços sociológicos da uma sociedade pós-abolição, que neste mesmo contexto introduzia energicamente os discursos científicos raciais e o determinismo. Sob um olhar pré-moderno do ponto de vista histórico/literário temos nos contos do autor um reflexo de seu período e através deste reflexo é que é pretendido analisar e tentar entender como os personagens negros eram vistos e retratadas pelo autor e até onde as questões da cor viriam a interferir nas relações sociais.postGraduateThesis.type.badge Memórias negras: compondo novas/velhas histórias (Currais Novos/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Costa, Thamara Juliana Macedo; Andrade, Joel Carlos de Souza; Garcia, Maria de Fátima; Andrade, Juciene Batista FélixA relação entre História e memória tornou-se cada vez mais intensa e vem fomentando diálogos significativos para o futuro da Historiografia, a saber, o trabalho com a metodologia oral e seus impactos para a História. Também, com a aprovação da Lei 10.639/03 que garante a ressignificação e valorização das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira, o ensino da História e da Cultura africana e afro-brasileira tornou-se indispensável no âmbito das academias e fora dela. Perante isso, essa pesquisa foi projetada com o objetivo de Investigar personalidades negras em suas vivências cotidianas, suas práticas, visões de mundo, singularidades e astúcias habituais na cidade de Currais Novos/RN. Desta feita, O trato metodológico foi realizado através da História oral e revisão da bibliografia do negro na literatura nacional e seridoense e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação, realização de entrevistas, transcrição e análise do material. Tendo como seus principais embasadores teóricos Certeau (1994); Chartier (1998); Nora (1993), Silva (2010), Mattos (1985), entre outros. No tocante aos resultados, as memórias aqui problematizadas e que foram transformadas nas folhas desse artigo em História, comprovaram que através de suas astúcias, trejeitos, ousadias, espertezas, estratégias e diferentes maneiras de praticar “as artes de fazer”, o negro mostrou através dos sujeitos entrevistados que é possível burlar os percalços impostos historicamente e presentemente pelos sistemas de dominação da sociedade, revelando que essas dificuldades podem ser minimizadas na medida em que o indivíduo deixa-se ser tocado pelas suas potencialidades e valoriza aquilo que é mais sagrado para a humanidade: a vida, nas suas multifacetadas formas de manifestação.postGraduateThesis.type.badge Negros do Rosário Mirim: uma mudança na tradição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Santos, Xirley Anne Vale dos; Macêdo, Muirakytan Kennedy de; Andrade, Joel Carlos de Souza; Pereira, Ariane de MedeirosEste artigo científico baseia-se em pesquisa sobre o grupo dos Negros do Rosário Mirim de Caicó-RN. O grupo foi formado através do desdobramento de atividades de membros adultos antigos da Irmandade dos Negros do Rosário de Caicó, que tem tradição multissecular e atuação na Igreja católica em celebração religiosa nos quais se destacam a dança do espontão e produção de instrumentos artesanais para o grupo: caixas e pífanos. O grupo de crianças surgiu com o fim de renovar os quadros do grupo mais antigo. Usaremos como recorte temporal o período de surgimento desse último grupo entre 2013 e 2015, buscando compreender o contexto, as motivações da criação do grupo, assim como sua atuação. Utilizamos com fontes documentais os arquivos da Irmandade dos Negros do Rosário de Caicó e depoimentos orais.TCC Nem exótico, nem folclórico: posso lhe contar uma história? Uma análise sobre as observações do cotidiano escolar descritas pelas crianças e jovens da Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros, Parelhas-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Farias, Laísa Fernanda Santos de; Andrade, Juciene Batista Félix; Sousa Júnior, José Pereira de; Andrade, Joel Carlos de SouzaA Comunidade quilombola Boa Vista dos Negros, situada nas adjacências da cidade de Parelhas-RN, tem sido nos últimos anos objeto de pesquisas de várias áreas do conhecimento. Neste trabalho voltado para a área do ensino de História, a comunidade em questão passa por uma leitura a partir da análise dos depoimentos de seus próprios membros e, mais especificamente, pelas crianças e jovens quando estes levam a comunidade e seus costumes, comportamentos, opiniões e trajetórias de vida para dentro da sala de aula, no encontro com o material didático que estes se deparam em seu processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este trabalho apresenta elementos e análises das falas das crianças e jovens desta comunidade quilombola, refletindo acerca de seu entendimento enquanto estudante, ser político e participativo em construção diante dos estereótipos, preconceitos e exclusões presentes inicialmente nos livros didáticos usados por estes em sala de aula e nas demais relações sociais desenvolvidas no seu cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros, Educação, Direitos Humanos.postGraduateThesis.type.badge Nordeste, Cabo Verde e o Conflito da Seca: Uma proposta para o ensino de literatura baseado em Vidas Secas e Chiquinho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Guilherme, Maria Aparecida de Souza; Souza, Ana Santana; Andrade, Joel Carlos de Souza; Macedo, Muirakytan Kennedy deNesse trabalho, objetivamos investigar as possibilidades didáticas para as aulas de literatura no Ensino Médio, apresentadas pelas obras Vidas Secas (1938), do brasileiro Graciliano Ramos e Chiquinho (1947), do cabo-verdiano Baltasar Lopes. O estudo propõe a introdução do ensino de literatura africana por meio do diálogo com a literatura brasileira, enfatizando a temática da seca, tão presente na vida de alunos do Seridó e representada nas duas obras. Para tanto, o estudo parte de abordagens sobre a seca (SCOVILLE, 2011), focalizando o Nordeste e Cabo Verde (DUARTE NETO, 2010; BARROS, 2010), onde se desenrolam, respectivamente, as narrativas. Dessa forma, ocorreria a descolonização do currículo (GOMES, 2012) e o cumprimento da Lei 10.639/03, (BRASIL, 2003), colocando em práticas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004a), além de promover a leitura literária, necessária na formação humana (COMPAGNON, 2009). Com base nos resultados, observamos que as obras Vidas Secas e Chiquinho possibilitam aos professores um olhar sobre a seca, temática fundamental para enriquecer as propostas pedagógicas, como também a introdução da literatura africana de forma interdisciplinar, podendo envolver professores de Língua Portuguesa, História e Geografia, em aulas não apenas expositivas, mas, principalmente, de pesquisa. Além disso, as narrativas selecionadas podem promover um discurso afirmativo pelo estudo da vida dos autores, escritores cuja importância nos cenários de seus países demonstram que o povo nordestino e cabo-verdiano são, além de imigrantes da seca, também pessoas que produziram obras importantes para seus países de origem, ganhando repercussão para além dos territórios nacionais.postGraduateThesis.type.badge O ensino da cultura afro-brasileira nos anos iniciais: como o professor do 2º ano desenvolve a sua prática de sala de aula a partir da educação étnico-racial?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Silva, Janúncio Roberto de Paiva; Garcia, Maria de Fátima; Freitas, Idalina Maria Almeida de; Andrade, Joel Carlos de SouzaO presente trabalho, de natureza qualitativa, tem por finalidade propor uma discussão teórico/prática acerca do ensino da cultura afro-brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Cidade de Caicó/RN. Tendo por finalidade investigar como o professor do 2º Ano vem trabalhando da cultura afro-brasileira na sala de aula a partir da educação étnico-racial e como este vem combatendo a problemática do racismo no ambiente escolar. A construção deste trabalho deu-se a partir de observações e aplicação questionário para entrevista, além de pesquisa bibliográfica no campo de estudo da cultura afro-brasileira e nos estudos étnico-racial, como: GOMES (2016), MUNANGA (2005), FREIRE (1996) bem como, outros teóricos do campo da educação, essenciais ao desenvolvimento do estudo. Os resultados da pesquisa demonstram que o professor tentava desenvolver um trabalho educativo direcionado para uma educação étnico-racial e de combate ao racismo presente nas relações escolares estabelecidas entre os alunos, porém, observou-se que fatores externos à instituição escolar, também influenciavam no trabalho educativo do professor e no combate ao racismo.postGraduateThesis.type.badge Os Curandeiros no Sertão: um estudo da perspectiva religiosa com o cristianismo nas cidades de Brejo do Cruz /PB e Catolé do Rocha/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Fernandes, José Alcione; Andrade, Joel Carlos de Souza; Bueno, Almir de Carvalho; Macedo, Helder Alexandre Medeiros deEste trabalho tem como foco uma pesquisa com benzedores nas cidades de Brejo do Cruz e Catolé do Rocha no sertão da Paraíba, tentando compreender como esta prática de cura se articula com a preponderância das novas tecnologias e signos da modernidade. Faz parte da pesquisa, entender como a prática da benzeção articula sua permanência dentro da sociedade, buscando ressignificar e legitimar seus saberes para com a população. O trabalho busca ainda traçar o histórico da consolidação dessa prática bastante antiga que é de suma importância, porém não chama mais tanta atenção da juventude. No interior da Paraíba tal tradição é comum e ainda possui forte apelo junto ao povo. Os benzedores geralmente se valem de um ramo e um terço para benzerem. Alguns aspergem água benta com o ramo, enquanto benzem.TCC Preconceito racial na Escola de Ensino Fundamental José Nunes de Figueiredo, Ouro Branco/RN: um olhar sobre a sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Liberato, Gildete da Silva Medeiros; Andrade, Juciene Batista Félix; Bueno, Almir de Carvalho; Andrade, Joel Carlos de SouzaA noção de raça como produto cultural do mundo ocidental contribuiu para a formação da construção daquele que era tido como diferente. Dessa forma o relatório propõe-se a abordar as questões de raça que tangenciam o preconceito na Escola Municipal José Nunes de Figueiredo, Ouro Branco (RN). Concluiu-se, por meio de questionários aplicados com alunos e professores, que a cor branca se sobrepõe a cor negra nas respostas das fontes analisadas suprimindo o fator cultural brasileiro que é miscigenação. Utilizamos a aplicação de questionários e observação em sala de aula, onde esta ação viabilizou o desenvolvimento da pesquisa em questão.postGraduateThesis.type.badge Relato de Vivência Escolar: Capoeira, homenagem, resistência e conquista da liberdade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Silva, Maria do Céu Araújo; Andrade, Juciene Batista Félix Andrade; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Andrade, Joel Carlos de SouzaO trabalho Capoeira: homenagem, resistência e conquista da liberdade, relata atividades desenvolvidas em sala de aula da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Currais Novos-RN, objetivando desconstruir atitudes e conceitos de cunho racistas presentes no convívio escolar a partir do estudo sobre a capoeira, que na maioria das vezes é vista apenas como manifestação folclórica e não como instrumento de luta e liberdade, remanescente da cultura africana e afro-brasileira, ainda presente no nosso cotidiano. Para embasamento teórico da pesquisa buscou-se apoio nos autores Adorno, Brasil, Romão, Munanga, Rangel, Rodrigues, dentre outros. Analisou-se a importância da capoeira não apenas como representativa da resistência à escravidão, mas para que nossas raízes africanas não sejam esquecidas. Como resultado, os alunos negros existentes na sala que procuravam negar sua descendência descrevendo-se como “morenos” passaram a se enxergar como fazendo parte da identidade negra, e assim se autodeclarar como negros em relação a sua etnia e elevando sua autoestima.postGraduateThesis.type.badge Representações da religiosidade afro-americana no gênero "horror" (séc. XX): por uma nova história do medo no ocidente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Medeiros, Cléryston Rafaell Wanderley de; Andrade, Joel Carlos de Souza; Santos, Evandro dos; Farias, Elton John da SilvaAnalisa as representações coletivas da religiosidade afro-americana na narrativa do gênero “horror”, tomando como recorte temporal as produções de meados do século XX. Objetiva problematizar as narrativas fílmicas que retratam a chamada “mitologia vodu”, assumindo os filmes de horror como mitos modernos que remontam à religiosidade afro-americana, tendo como principal representante o vodu haitiano. Especificamente, busca discutir as relações tensas estabelecidas no contato entre a cultura norte-americana e a cultura local haitiana pós Revolução de Saint-Domingue (1791-1804) que culminaria, a posteriori, nas imagens apresentadas nas narrativas fílmicas de horror. Metodologicamente, a pesquisa adota a visão de Marc Ferro acerca da narrativa fílmica, enxergando o filme como uma “imagem-objeto”. Estabelece-se como premissa a ideia de que esta representação mítica da religiosidade afro-haitiana se dá através de uma rememoração alegorizada das particularidades do processo de formação do Haiti enquanto espaço geopolítico independente, a saber: a) o brutal processo de escravização de corpos e de almas da população africana e afro-americanas; b) a resistência negra; c) a religião e as práticas afrodescendentes; d) o trabalho e a cultura; e) a relação entre homem e meio ambiente; f) a inversão da escravização a partir do mito vodu tradicional do “zumbi” e seus posteriores desdobramentos cinematográficos.