CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
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Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Autor "Alves, Jeferson Candido"
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postGraduateThesis.type.badge Afro-brasilidades no ensino fundamental: um relato de experiência nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Azevedo, Jeane; Santos, Rosenilson da Silva; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Alves, Jeferson CandidoO relato das atividades desenvolvidas na Vivência Escolar que aqui apresentamos é fruto da implementação da Lei 10639/03. Nossa proposta busca problematizar, a importância, do papel do professor no processo e implementação da Lei 10693/03 tentando identificar as dificuldades encontradas para sua execução e apontar alguns caminhos didático-pedagógico viáveis para tratar da importância e valorização da cultura e da historia africana e afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como recorte espacial e loco para a execução da atividade selecionamos a Escola Municipal Maria Fernandes da Silva, localizada no município de Caicó/RN e como sujeitos envolvidos os alunos e professoras dos referidos anos iniciais. Como metodologia, além da leitura da bibliografia, especialmente de Marlene Cainelli (2010); Sales Augusto dos Santos (2005); Simone Santos (2006) e fichamento da legislação, nos articulamos com as professoras dos anos iniciais através da execução de uma dinâmica direcionada aos educandos para investigação de suas concepções sobre as questões étnico-raciais acompanhadas de observação das situações vivenciadas, de uma sequencia didática, culminando com uma exposição temática. A realização deste trabalho pode representar um passo importante no combate ao preconceito, ao racismo, e à discriminação de redução das desigualdades já abre espaço para que os educandos e educadores se reconheçam como parte da história brasileira e a afro-brasilidade como traço marcante de nossa cultura, ao passo que podem desconstruir as tradicionais narrativas eurocêntricas e o relato desta experiencia será registrado em um relatório.postGraduateThesis.type.badge Livros didáticos de História do Rio Grande do Norte: tratamento dado às questões africanas e afro-brasileiras antes e após 2003(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Santos, Edineide Moreira dos; Santos, Rosenilson da Silva; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Alves, Jeferson CandidoO presente trabalho busca perceber o tratamento dado aos africanos nos livros didáticos de História do Rio Grande do Norte antes e depois da Lei 10.639/03. A lei 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), modificada pela 10.639/2003, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para “incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e cultura afro-brasileira” que também foi alterada pela lei 11.645/2008, lei essa que acrescenta além da História e cultura afro-brasileira a cultura indígena. A aprovação destas leis implica na necessidade de abordar a temática em voga aos currículos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede publica e privada de todo o país. Nesse contexto procuramos problematizar nessa pesquisa como a temática era abordada nos livros didáticos de História do Rio Grande do Norte antes de 2003 e após a promulgação da referida lei, já que o livro didático ainda é um instrumento muito utilizado entre professores e alunos no processo ensino aprendizagem. Nosso corpus de análise é constituído por seis livros didáticos de História do Rio Grande do Norte, ambos do Ensino Fundamental I (que compreende do 1º ano 5º ano), quatro deles publicados em 1984/1994, período este anterior à lei entrar em vigor, e dois deles em 2011 e 2012, no período que precede a lei 10.639/2003. Como suporte metodológico utilizamos o método qualitativo, para através das análises verificarmos como a temática era tratada e se realmente após a lei ela é contemplada. Dessa forma constatamos que antes da lei, os livros de História do Rio Grande do Norte já traziam de forma superficial, silenciosa ou até oculta a história e a cultura dos afrodescendentes, mostrando apenas o que foi a escravidão, os maus tratos aos quais africanos e seus descendentes foram acometidos em sua trajetória de vida aqui no Brasil. Depois da lei observamos uma maior preocupação dos livros didáticos de História do Rio Grande do Norte em tratar a questão com maior ênfase, muitos deles começando pela própria capa, quando aparece o processo de miscigenação e a presença do negro como um construtor também da cultura do Estado.postGraduateThesis.type.badge o Tráfico Atlântico e a Africanização do Brasil: uma abordagem histórica e uma prática pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Lopes, Thiago Stevenny; Santos, Rosenilson da Silva; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Alves, Jeferson CandidoA prática pedagógica é fundamental na abordagem das aulas de história nos dias atuais, o professor precisa estar cada vez mais próximo da discussão dos conteúdos em sala de aula de uma maneira que envolva os temas relacionados a historiografia em sua prática cotidiana. A história africana e afro-brasileira são de fundamental importância para o trabalho das temáticas em sala de aula, haja vista que o cuidado e a complexidade dos assuntos requerem uma abordagem adequada para que os alunos realmente compreendam como se deu e se dá a herança africana na nossa cultura e história. No primeiro momento buscamos trabalhar a discussão sobre a captura, o transporte e a chegada dos cativos africanos ao território tupiniquim, e logo em seguida, objetivamos realizar um trabalho didático e interdisciplinar através de diferentes esferas pedagógicas, como o uso do livro didático, debates, seminários, vídeos e com a contribuição de colegas professores e das turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Aguitônio Dantas.