PPGGP - Mestrado em Gestão Pública
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Navegando PPGGP - Mestrado em Gestão Pública por Autor "Araújo, Adriana Cristina Gomes de"
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Dissertação Políticas e práticas de gestão de pessoas na Universidade Federal do Cariri: percepção dos atores institucionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Araújo, Adriana Cristina Gomes de; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; http://lattes.cnpq.br/7828898317498958; Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111É relevante a importância das pessoas nas organizações públicas para geração de valor público à sociedade que, cada vez mais, exige responsabilidade e resultados de qualidade por parte do Estado. Considerando essa relevância das pessoas para auxiliar a gestão pública a atender e corresponder às necessidades e demandas dos cidadãos, este estudo teve como objetivo compreender as políticas e práticas da Gestão de Pessoas (GP) na Universidade Federal do Cariri (UFCA) segundo a percepção de seus atores institucionais visando obter um panorama geral dessa função na instituição. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas para coleta de dados, e a análise de conteúdo para o tratamento de dados. Os resultados encontrados permitiram identificar nos documentos institucionais as políticas e práticas de gestão de pessoas na UFCA. Das entrevistas realizadas, identificou-se as percepções dos atores institucionais acerca das políticas e práticas de gestão de pessoas na Universidade. O planejamento de pessoal, demonstrando necessidades de melhorar a distribuição de pessoal; A organização do trabalho demostrou necessidade de mais clareza de informações; O recrutamento e seleção de pessoas emergiu a importância de agregar elementos como avaliação de perfis, habilidades e competências, e a recepção de novos servidores reconhecida como positiva na instituição. A avaliação de servidores revelou-se amadurecida, entretanto com necessidade de sensibilização para melhor compreensão dos servidores da importância da avaliação; A defasagem da remuneração do servidor público apresentou-se desmotivante e como uma ameaça à retenção de talentos nas instituições públicas; A gestão do desenvolvimento é vista com destaque ao promover e oportunizar o desenvolvimento dos servidores; A qualidade de vida no trabalho mostra-se importante à instituição, voltada para a promoção da saúde e do bem-estar do servidor. Procedidas as análises e com resultados em vista, foi possível concluir que: os atores institucionais participantes da pesquisa têm uma percepção de que há necessidade de desenvolver a gestão de pessoas na universidade, especialmente pelo esforço de organizar-se sob regulamentações internas, mas que essa tem demonstrado avançar, está em evolução e se mostra numa concepção positiva para os participantes, apesar de afeta a fatores que impactam e limitam sua atuação e avanço, como aspectos legais e restrições orçamentárias. Ao final foram promovidas algumas proposições e sugestões à GP na UFCA, a partir dos resultados encontrados. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a melhoria contínua da gestão de pessoas na UFCA e em outras instituições públicas.