PPGGP - Mestrado em Gestão Pública
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Navegando PPGGP - Mestrado em Gestão Pública por Autor "Almeida, Carlos Alano Soares de"
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Dissertação As condutas dos pregoeiros como forma de melhoria dos processos de aquisições do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-17) Ventura, Alessandra de Oliveira; Fernandes, Kaio César; ; http://lattes.cnpq.br/9740792920379789; ; Alves Filho, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Almeida, Carlos Alano Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/4505702122537041O presente Projeto de Intervenção aborda a problemática da eficiência da utilização da modalidade licitatória pregão eletrônico no âmbito da administração pública, sob a ótica das condutas adotadas pelos pregoeiros do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Desta forma, seu principal objetivo é aprimorar o procedimento para os pregoeiros e equipes de apoio existente no Centro, de forma a estabelecer condutas padronizadas que propiciem maior eficiência e segurança jurídica aos certames efetivados com a utilização desta modalidade licitatória. No campo metodológico, utilizou-se de uma combinação de métodos qualitativos, por meio da realização de pesquisa documental e de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os pregoeiros que atuam na organização militar. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo categorial. Como referência, adota os preceitos das teorias sobre compras, da Nova Gestão Pública, os normativos jurídicos aplicáveis à Administração Pública e a teoria de gestão da qualidade, por meio da utilização da premissa de melhoria contínua dos processos. Como resultado, apresenta uma reformulação do procedimento para pregoeiros e equipe de apoio já existente na instituição, estabelecendo condutas mais corretas perante o Tribunal de Contas da União, de forma a minimizar a frequência de interposição de recursos e questionamentos por parte dos licitantes participantes do certame, maximizando a eficiência destas licitações. Ainda, sugere mudanças à alta direção da instituição, de forma que a atividade de compras figure com maior relevância na estrutura da organização e seja reconhecida como atividade estratégica para o cumprimento da missão do Centro de Lançamento.Dissertação Governança no setor público: análise da aplicabilidade dos mecanismos de governança nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) na Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-19) Santos, Fabrício do Nascimento; Dias, Thiago Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; ; http://lattes.cnpq.br/6857874736682227; Nelson, Aline Virginia Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; Almeida, Carlos Alano Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/4505702122537041O setor público Brasileiro presenciou uma importante transformação no início dos anos 90, a reforma administrativa, fruto do panorama mundial de crise e de reformas do Estado, classificou-se esta reforma administrativa, como uma reforma gerencial, pois apresentou consigo ferramentas gerenciais advindas da gestão privada, uma destas ferramentas presentes neste movimento reformador foi a governança. Apesar do termo governança está circundado de definições múltiplas, neste trabalho o termo será apoiado no sentido da governança corporativa, que diz respeito à princípios que dão o controle e legitimidade as partes interessadas nas organizações públicas. Neste enredo, o presente trabalho teve como objetivo geral proceder em uma análise dos mecanismos de governança dispostos pelo TCU, em seu manual” Governança Pública: referencial básico de governança aplicável a órgão e entidades da administração pública e ações indutoras de melhoria” nas IFES no estado da Paraíba. Para alcançar este objetivo, foi executada uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo. O universo da pesquisa foi às IFES situadas na paraíba: UFPB e IFPB sendo estas localizadas em João Pessoa. Obteve-se 54 questionários respondidos pelos gestores das instituições 26 (IFPB) e 28 (UFPB), contendo dez itens referente as práticas de governança contidas no manual do TCU. Foram encontrados instrumentos que se referem as práticas de governança pública adotadas pelo manual do TCU, entretanto, os instrumentos achados correspondem a itens de pequena magnitude, com relação ao que se pretende obter na implantação de um sistema de governança para instituições públicas, dentre as quais, nove práticas tiveram instrumentos identificados, todos em estágio inicial, até por vezes desconhecido.Dissertação Programa Reitoria Itinerante do IFPB: uma análise sob o enfoque da gestão participativa(2017-05-03) Bandeira, Adino Saraiva; Fernandes, Kaio César; ; http://lattes.cnpq.br/9740792920379789; ; http://lattes.cnpq.br/8928186979520299; Almeida, Carlos Alano Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/4505702122537041; Oliveira, Denison Murilo de; ; http://lattes.cnpq.br/2279248413493503O objetivo geral deste trabalho foi analisar o programa Reitoria Itinerante do IFPB (REITI), enquanto um processo de gestão participativa no Instituto Federal da Paraíba, com o proposito de verificar até que ponto a REITI proporcionaria o compartilhamento de poder e o controle de decisões por parte da comunidade acadêmica do IFPB, com vistas ao alcance de uma gestão participativa e democrática na instituição. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou uma abordagem descritiva-quantitativa. O estudo, dentre vários aspectos, busca caracterizar o programa sob o enfoque teórico da gestão participativa, recorrendo, para tanto, às técnicas de pesquisa documental e de entrevistas realizadas não apenas com os gestores responsáveis diretamente pelo planejamento do programa, como principalmente na aplicação de questionários envolvendo a comunidade acadêmica. Foram criados indicadores, a exemplo de "Dialogismo", "Protagonismo", "Formulação da política da instituição", entre outros, com base em aspectos-chave destacados do referencial teórico estudado e de declarações dos gestores da REITI, que acabaram subsidiando na elaboração das variáveis estudadas. Os resultados foram analisados em três categorias, "Participantes", "Alunos" e "Servidores", com base na comparação dos valores percentuais das respostas obtidas e as conclusões foram desenvolvidas de maneira descritiva e analítica, fundamentadas pelo referencial teórico. A pesquisa descobriu que a REITI, apesar de estabelecer um processo participativo, não proporciona o compartilhamento do poder de decisão com os servidores e alunos, característica que, caso estivesse presente, a evidenciaria como modelo de gestão genuinamente participativa e democrática. Apesar disso, o estudo concluiu que alunos e servidores percebem a importância do programa quanto ao estabelecimento de uma relação dialógica que produz resultados benéficos na realidade da comunidade acadêmica do instituto.Dissertação Proposta de intervenção utilização do balanced scorecard como ferramenta de planejamento estratégico: uma proposta de implantação no Instituto Federal de Educação da Paraíba(2017-03-31) Menezes, Cláudio Lima de; Nelson, Aline Virginia Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; ; http://lattes.cnpq.br/5073679276880749; Almeida, Carlos Alano Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/4505702122537041; Silva, Dalvanir Avelino da; ; http://lattes.cnpq.br/4791586964526198Em meio às mudanças de paradigma ocorridas na administração pública, ao longo dos anos, o delineamento de objetivos e de ações por parte dos órgãos públicos, considerando o ambiente interno e externo relacionado à organização, tem sido de grande valia na busca por melhorias de desempenho organizacional. Nesse contexto, a elaboração de um planejamento estratégico adequado às características de uma organização é essencial. Assim, o Balanced Scorecard (BSC) surgiu como uma importante ferramenta na operacionalização desse planejamento. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi o de propor um modelo de planejamento estratégico para o Campus Picuí do IFPB, através da utilização do BSC. Para tanto, em um primeiro momento, foram adotadas a pesquisa bibliográfica e a documental e, posteriormente, a entrevista semiestruturada e o grupo focal, com o principal intuito de coletar informações e dados a serem analisados sobre a abordagem qualitativa, que serviriam de subsídio para construir a matriz swot, BSC e seu mapa estratégico. Foi realizada também uma entrevista não estruturada com um dos gestores, com o objetivo de validar o modelo de BSC proposto e de encontrar os caminhos para se institucionalizar tal proposta. Por fim, foram apresentados os principais aspectos a serem considerados na implementação da proposta.