PPGEF - Mestrado em Educação Física
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Navegando PPGEF - Mestrado em Educação Física por Autor "Almeida, Helio Franklin Rodrigues de"
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Dissertação Efeitos de diferentes protocolos de exercício físico em meio aquático sobre o desempenho motor-cognitivo e função cognitiva em idosas fisicamente ativas: um estudo cruzado(2017-09-11) Silva, Ricardo André Gomes da; Barros, Jonatas de França; ; ; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; Almeida, Helio Franklin Rodrigues de;Introdução: O processo de envelhecimento é inevitável, porém varia de indivíduo para indivíduo os efeitos causados por ele, sabe-se que o envelhecimento ativo retarda os efeitos degenerativos causados pelo avanço da idade, sendo assim dependendo do programa de atividades praticadas ao longo do tempo contemplará modificações substancias diferentes sobre os desempenhos motores e cognitivos em comparação a idosos que não possuem um estilo de vida ativo. Objetivo: Analisar quais os efeitos agudos de diferentes sessões (automática, dupla tarefa, cognitiva e momento controle) sobre o desempenho da marcha e função executiva em idosas fisicamente ativas. Métodos: Trata-se de um estudo controlado e randomizado com delineamento cruzado, onde cada sujeito passará por duas sessões de exercícios físicos cientificamente metodizados (sessão dupla tarefa e sessão automática), uma sessão com estimulação cognitiva e um momento controle, conforme se descreve a seguir: A sessão dupla tarefa ocorreu através de exercícios com estimulações baseadas na aprendizagem motora com movimentos novos em meio aquático, a sessão automática ocorreu através de exercícios com movimento padronizado em meio aquático, e a sessão cognitiva ocorreu através de estímulos cognitivos (audiovisual) por meio de um vídeo que demonstravam exercícios físicos aquáticos, o momento controle não houve nenhum tipo estimulação motora e cognitiva, no qual os sujeitos permaneciam deitados em um colchonete. Para analisar o efeito sobre o desempenho da Marcha, usou-se o Teste de levantar e caminhar em diferentes situações e para analisar a Função executiva usou-se os Testes de Trilhas A e o Teste de Stroop. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. Os dados foram expressos em mediana e percentis 25 e 75. Teste de Friedman foi aplicado para comparar os valores de mudança absoluta (Δ = pós – pré) de cada variável dependente entre as sessões de exercício. Teste de Wilcoxon foi usado na comparação intra-condição de cada variável dependente. O tamanho do efeito foi calculado pela seguinte fórmula: [z / √ n]. O nível de significância estatística adotado foi de p < 0,05. Os procedimentos estatísticos foram feitos com auxílio do SPSS para Win/v.22.0 (Statistical Package for Social Sciences, Chicago, IL, USA). Resultados: Quanto ao desempenho da marcha e da função executiva, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativa entre as sessões (dupla tarefa, automática, cognitiva e momento controle), porém, observado uma melhor sobre a marcha motor-motor após a sessão automática (p = 0,015) e dupla tarefa (p = 0,001) e na macha motor-cognitiva somente após a sessão de dupla tarefa (p = 0,032). Observou-se também, uma melhora do teste de Stroop após as sessões automáticas (p = 0,003) e dupla tarefa (p < 0,001) e ainda sobre o teste de Trilhas após as sessões automática (p = 0,020), dupla tarefa (p < 0,001) e cognitiva (p < 0,001). Não houve efeito na variável da sessão controle (p > 0,05). Conclusão: Os resultados do estudo demonstraram que o protocolo de dupla tarefa utilizado apresentou um efeito potencial positivo na melhora ao desempenho motor-cognitivo e nas funções cognitivas em idosas fisicamente ativas, relacionado ao aspecto da mobilidade e ao aspecto cognitivo. Desta forma, sugere-se o incentivo da adição de exercícios com outras sessões de demanda com dupla tarefa na prática clínica e nas práticas de atividades físicas regulares como uma forma de melhorar o desempenho funcional e prevenir possíveis acidentes em idosas ativas.Dissertação Efeitos de um programa de psicomotricidade relacional no meio aquático sobre o comportamento social em crianças com transtorno do espectro autista(2018-03-09) Benjamim, Eloyse Emmanuelle Rocha Braz; Barros, Jonatas de França; ; ; Surdi, Aguinaldo Cesar; ; Almeida, Helio Franklin Rodrigues de; ; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; Gutierres Filho, Paulo José Barbosa;Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento que compromete, entre outros aspectos, a socialização e a comunicação, e em muitos casos, promove déficit intelectual, sendo tal fato provocador de atraso no desenvolvimento pessoal. Deste modo, usamos a abordagem relacional da psicomotricidade, que é uma interessante ferramenta para melhorar os aspectos comportamentais, que exigem mais atenção no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista. Objetivo: Analisar os efeitos de um programa de psicomotricidade relacional em meio aquático sobre o comportamento social de crianças com transtorno do espectro autista.Metodologia: Trata-se de uma pesquisa mista, com preponderância qualitativa, sendo apresentado como estudo de casos descritivo-avaliativo. A amostra é formada por 6 (seis) sujeitos de 5 (cinco) a 7 (sete) anos de idade, de ambos os sexos, com transtorno do espectro autista usuários dos serviços de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de Natal/RN. Os sujeitos participaram de um programa de 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional 2 (duas) vezes por semana, 50 (cinquenta) minutos por sessão. Foram utilizados 2 (duas) escalas relativas a situação sintomática comportamental: ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) e Escala ABC (Escala de Comportamento Atípico) que aplicamos antes e depois das 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional. Todas as intervenções foram filmadas, fotografadas, analisadas e descritas, além da utilização de prontuários de acompanhamento e clínico institucional do serviço de saúde, relatórios dos professores de Educação Física participantes das sessões e as entrevistas semiestruturadas com os pais. Resultados: Ao verificar a escala ABC dos participantes pré e pós-intervenção foi encontrado diferenças significativas em irritabilidade (t(5)=3,266; p=0,022), comportamento (t(5)=2,744; p=0,041) e fala inapropriada (t(5)=2,939; p=0,032). Já na escala ATEC não houve diferença significativa em nenhum quesito das suas sub-escalas. Nas entrevistas os pais expuseram ter havido mudanças positivas na socialização dos sujeitos. Os relatórios, imagens e vídeos retrataram boa interação entre os pares, com os objetos e professores durante as sessões. Somente uma criança apresentou alteração na autonomia nas atividades da vida diária (AVD’s). Conclusão: Um programa de psicomotricidade relacional no meio aquático parece melhorar o comportamento social, comunicação e diminuir a irritabilidade de crianças com transtorno do espectro autista. Efeitos foram positivos foram evidenciados nas AVD’s em um dos sujeitos.