CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
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Navegando CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar por Autor "Barros, Jonatas de França"
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postGraduateThesis.type.badge A influência das sessões de psicomotricidade relacional no desenvolvimento cognitivo, social e motor em alunos com deficiência intelectual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-27) Silva, Luiz Fernando da; Surdi, Aguinaldo Cesar; Surdi, Aguinaldo Cesar; Barros, Jonatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinEsse trabalho tem o papel de quebrar alguns paradigmas em relação às pessoas com deficiência, em específico, às pessoas com deficiência intelectual. Contribuindo, dessa forma, para que haja um entendimento maior quanto à diferença e especificidade da deficiência. Percebendo, sua diferença nos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor. Dessa forma, a psicomotricidade como instrumento e perspectiva vai abrir caminhos e possibilitar a descoberta de novos mundos aos alunos com deficiência intelectual. Também vai confrontar os próprios alunos, professores e sociedade em geral a respeito da capacidade de desenvolvimento de cada um, impondo assim respeito às condições individuais dos indivíduos. Essa pesquisa tem como relevância acadêmica a importância de extrair informações acerca do desenvolvimento de escolares com deficiência intelectual. Temática pouco explorada, tendo em vista a quantidade de trabalhos publicados sobre o assunto. Com isso, de forma direta, a contribuição é notória e permite uma visibilidade maior para a deficiência intelectual, somando olhares para a pesquisa, e, consequentemente, mais benefícios e formas de ajudar esse público em especifico.postGraduateThesis.type.badge A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-28) Santos, Rita de Cássia Silva; Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de; Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de; Barros, Jonatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinConsiderando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos e aprendizado, é necessário que os conteúdos estejam de acordo com seus interesses e necessidades [...]” (LEANDRO, 2016, p.56), a escolha do tema “A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita”, ora proposto nesta pesquisa, foi motivada pela observação das dificuldades de aprendizagem dessas duas habilidades linguísticas apresentadas por crianças em processo de alfabetização, aliada à busca de métodos de ensino que pudessem atender a essa demanda. Tais observações despertou o interesse de estudar o problema tendo como aparato teórico a Psicomotricidade, uma vez que esta ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento das potencialidades relacionais da criança utilizando-se da ação do brincar.postGraduateThesis.type.badge Educação inclusiva do aluno com necessidades especiais: desafios e perspectivas para os gestores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Marinho, Ilka Priscilla Cruz; Coquerel, Patrick Coquerel Stafin; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de França; Barros, Jardany do NascimentoO presente trabalho acadêmico focaliza o tema inclusão de alunos com necessidades especiais no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar do ensino regular. Configura o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, no que se refere ao papel do gestor, aos desafios e as perspectivas em destaque neste campo de atuação e estudo. A proposta inclusiva e a educação para todos, diante da construção de uma sociedade inclusiva. Trata-se, desta forma de um novo paradigma em ascensão e que deverá evoluir na direção de sua concretização plena, haja vista ser uma concepção que se desdobra em práticas produtivas, agregadoras, éticas, solidárias e respeitosas e que colaboram com o desenvolvimento da escola. Por isso, o serviço de educação especial adquire uma nova caracterização que vai além daquela apontada na Lei de Diretrizes e Bases, que a enquadra como uma modalidade de educação. Trabalhar na escola numa perspectiva inclusiva não é missão impossível para o gestor, mas um desafio. Um “propósito” de “querer”, “pensar e fazer” uma escola que inspire a troca entre os alunos, confrontes formas desiguais de pensamento, busque metodologias interativas, que faça do reconhecimento da diversidade, estratégia para uma nova aprendizagem, que conceba o aluno por inteiro e respeite a dignidade de todo e qualquer indivíduo.postGraduateThesis.type.badge Intervenção psicomotora na escola: um diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Oliveira, Fabyana Soares de; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de FrançaAs experiências vividas são fundamentais para o desenvolvimento de cada indivíduo. É por meio da exploração, das experiências vividas que o indivíduo estabelece relações entre si e com o mundo externo, construindo assim, as descobertas que contribuem na aprendizagem do ser corpo e do corpo em sua totalidade, com a materialização por meio das ações e do movimento. Porém, quando tratamos de crianças com deficiência, que muitas vezes não são estimuladas o suficiente para que possam ter autonomia, no qual necessitam de intervenções que contribuam no seu desenvolvimento. Percebemos então, que estabelecer o diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito escolar, com a utilização da psicomotricidade como metodologia, pode ser uma possibilidade de intervenção a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças com deficiência, em busca de que os educandos adquiram autonomia em sua vida social. Diante do exposto, objetiva-se por meio deste projeto, analisar as possibilidades de intervenções psicomotoras com alunos com deficiência a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem e na apropriação das experiências através do movimento. Então, por acreditar nas potencialidades dos alunos com deficiência, a execução desse projeto tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento psicomotor desses educandos.postGraduateThesis.type.badge Memorial descritivo: Allanda Harêta Lopes da Silva Domingos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-27) Domingos, Allanda Harêta Lopes da Silva; Lovisaro, Marta; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de FrançaApresenta um memorial descritivo sobre experiências vivenciadas durante o Curso de Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar.postGraduateThesis.type.badge Psicomotricidade e qualidade de vida na terceira idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-14) Brito, Nelson Jose Rocha de; Barros, Jonatas de FrançaEste trabalho é um projeto de pesquisa, apresentado ao departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para obtenção do título de especialista em Psicomotricidade Clínica e Escolar. Sabe-se que a população brasileira, assim como a mundial, vem envelhecendo devido à melhoria das condições de vida. A expectativa de vida vem crescendo, também, devido às atividades físicas, aos hábitos saudáveis e à valorização do sujeito idoso. Esse trabalho tem como objetivo, analisar como a psicomotricidade pode trazer benefícios para a qualidade de vida em indivíduos na terceira idade.