CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
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Navegando CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar por Autor "Barros, Jônatas de França"
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postGraduateThesis.type.badge A psicomotricidade e o espectro autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-24) Oliveira, Jadson Cid de; Surdi, Aguinaldo César; Surdi, Aguinaldo César; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jônatas de FrançaA psicomotricidade relacional pode contribuir com o espectro autista, pois essa condição de relação com os objetivos e brincadeiras pode nos conduzir a um lugar cheio de fantasias, onde as crianças têm uma vinculação espontânea com as brincadeiras, que é bastante natural, e não existe o caráter obrigatório em fazer algo que não desejam, como tomar um remédio ou até obedecer aos horários de refeição.postGraduateThesis.type.badge Atividade policial militar: fatores ambientais que influenciam no comportamento de socialização de suas crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Gomes, Giliarde Xavier; Barros, Jônatas de França; Barros, Jônatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinAs dificuldades enfrentadas pela criança no seu processo de autoconstrução são desconhecimento relativo do mundo real que a cerca, acrescido da falta de apoio dos pais que não compreendem bem cada etapa da vida e, por muitas vezes, acabam por prejudicar o processo. Professores, também, ignorantes sob o ponto de vista do desenvolvimento psicossocial da criança, podem estimular atitudes discriminatórias, excluir ou negligenciar apoio às crianças (Sousa, José Robério, 2017).O estresse está presente na vida do policial militar e pode influenciar de maneira decisiva no seu comportamento dentro e fora de sua atividade profissional. A exposição e atuação em ambiente desumano, complexo e hostil, bem como o contato com constante desgaste físico, mental e emocional são fatores que contribuem para o desenvolvimento do estresse (Silva, Vieira, 2008; Delboni. 1997).Entretanto, o policial não é o único que sofre as consequências do estresse provocado pelo seu trabalho (Finn, 1997). No ambiente familiar, o membro da corporação militar tende a desligar as emoções em relação a sua família e é levado a um processo de afastamento e procura de relações fora de casa. Fatores esses que levaram a pensar sobre possíveis dificuldades comportamentais de socialização de filhos de policiais, tendo em vista, que a atividade policial trás algumas dificuldades no relacionamento familiar em especial entre o operador de segurança e seus filhos, salário baixo, escala apertada, leva o profissional a ter, além, do serviço rotineiro, fazer serviços extras para complementação de renda, deixando geralmente aos cuidados das mães a responsabilidade da educação das crianças, e muitas das vezes não sobrando tempo para lazer com os pequenos.postGraduateThesis.type.badge O impacto de uma intervenção psicomotora sobre o desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Souza, Sabrina Karen Gomes de; Demarchi, Juan Mila; Kesley Pablo Morais Azevedo; Barros, Jônatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinA psicomotricidade potencializa o desenvolvimento infantil, e tem por finalidade aprimorar a cognição, o emocional, simbólico, psicolinguístico e motor, e ainda o processo de maturação e aprendizagem, através de atividades lúdicas organizadas e integradas. O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito de uma intervenção psicomotora sobre o desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. A população do estudo serão todos os alunos diagnosticados com dificuldades de aprendizagem da rede pública de ensino da cidade de Acari/RN, encaminhadas ao serviço de atendimento psicológico. Serão acompanhadas 20 crianças subdivididas em dois grupos: Grupo Intervenção (n=10) e o Grupo Controle (n=10). Os dados serão apresentados por meio de medidas de tendência central e dispersão acompanhados pela análise inferencial através do teste Anova One-Way para medidas repetidas ou o teste de Friedman, as entrevistas serão analisadas pelo AlcestepostGraduateThesis.type.badge Olhares transversais da capoeira: contribuições nos aspectos cognitivos e motores através de uma instituição de ensino especial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Lima, Manassés Araújo de; Barros, Jônatas de FrançaO presente trabalho de conclusão de curso, objetiva identificar as contribuições da prática da capoeira nos aspectos cognitivos e motores dentro do contexto da Inclusão social. A base teórica fundamental a sua construção se constituiu de um relevante diálogo com autores, entre os quais se destacam: Araújo (2013), Matos, J. B.; Menezes, F. S. (2012), Palma, A. ; Felipe, J. (1999), Oliveira, V. M.; Duarte, E. (2005), Reis, A. L. T. (2001), Brasil (1998), Tavares (2006). Os estudos sobre a capoeira mostram uma tendência de aumento de capoeiristas na sociedade, uma vez que hoje a capoeira e reconhecida mundialmente e é uma arte/luta genuinamente brasileira, ela é praticada em vários países, e no ano de 2008 foi reconhecida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio cultural imaterial do Brasil. As reflexões contidas nesse estudo são decorrentes do trabalho desenvolvido na APAE – Natal/RN (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), sendo uma pesquisa realizada com os alunos, e professor da capoeira na Instituição, experiências vivenciadas por pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, onde serão avaliados os benefícios que a atividade regular da capoeira trás a seus praticantes nos aspectos cognitivos e motores. A partir dessa observação, construímos um trabalho, tendo por tema: Olhares transversais da capoeira: contribuições nos aspectos cognitivos e motores através de uma Instituição de Ensino Especial, APAE – Natal/RN.postGraduateThesis.type.badge Revisão de Literatura Sobre TDAH: Análise da produção de conhecimento de 2013 à 2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Costa, Carla Andresa Pereira da; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Domingos Junior , Moaldecir Freire; Barros, Jônatas de FrançaO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, é um transtorno neurobiológico de causas multifatoriais que surge na infância e acompanha o indivíduo até a fase adulta. O presente trabalho foi realizado através de revisão de literatura com o intuito de esquematizar os estudos sobre o TDAH e os subsídios da psicomotricidade neste campo. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento de estudos bibliográficos de artigos publicados na Revista de Psicopedagogia e Na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales entre os anos de 2013 e 2018. Trata-se de uma pesquisa com relação a produção de conhecimento sobre o transtorno, que ocasiona inquietações em diversos âmbitos no indivíduo com TDAH. Os objetivos a serem atingidos são mapear a produção de conhecimento sobre TDAH entre 2013 e 2018; verificar a mudança na compreensão sobre TDAH; identificar implicações da psicomotricidade na terapia em TDAH através da revisão de literatura. A psicomotricidade é indicada como uma das modalidades para o tratamento do TDAH, atenuando os sintomas e contribuindo dessa forma para o desenvolvimento motor e das questões psicossociais. Contudo, constata-se que são necessárias mais pesquisas que relacionem diretamente a terapia psicomotora como intervenção para minimizar as consequências ocasionadas pelo transtorno.