CCSA - TCC - Administração
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Navegando CCSA - TCC - Administração por Autor "0000-0002-0191-7115"
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TCC O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta de avaliação de desempenho do servidor público federal no teletrabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Azevedo, Rízia Raquel Brito Rocha de; Carvalho, Anne Emília Costa; 0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; http://lattes.cnpq.br/8783227312894475; Carvalho, Anne Emília Costa; 0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Medeiros, Carlos Alberto Freire; 0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168A avaliação de desempenho do servidor público federal sempre se constituiu como um desafio para a administração pública devido, entre outros fatores, a falta de uma metodologia objetiva de análise das atividades do servidor, fato este que se agravou com o surgimento da pandemia de Covid-19 em razão da necessidade de implementação do teletrabalho. Nesse sentido, este trabalho se propõe a analisar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que se constitui como uma ferramenta prioritária de gestão processual, para sua utilização na avaliação de desempenho do Servidor Público Federal, propondo, através da construção de indicadores, a mensuração dos critérios previstos em lei: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. A natureza desta pesquisa é aplicada, pois elabora uma proposição prática para resolução do problema através da coleta de dados via pesquisa documental e bibliográfica e de análise documental e comparativa dos dados coletados, além da construção de indicadores. A abordagem da pesquisa se configura como quantitativa pela proposição de indicadores e qualitativa pela análise descritiva do SEI por parte da pesquisadora. A partir da coleta de dados e do mapeamento das tarefas do SEI e dos critérios de avaliação de desempenho propostos pela Lei nº 8.112/1990 foi possível construir indicadores de desempenho e um dashboard para exposição dos dados de desempenho do servidor, possibilitando assim avaliar seu desempenho no ambiente de trabalho remoto. Após esse processo foi verificada a necessidade de validação qualitativa dos dados coletados através da avaliação de uma comissão instituída para tal fim. Desse modo, este trabalho se propôs a construir uma ferramenta gerencial de avaliação de desempenho de modo a contribuir com a gestão do teletrabalho.