CCSA - TCC - Administração
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Navegando CCSA - TCC - Administração por Autor "0000-0001-6302-1173"
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TCC Inovação de processos administrativos no Instituto Santos Dumont utilizando Google Apps Script(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-30) Carvalho, Marcelo Pacheco de; Rezende, Julio Francisco Dantas de; http://lattes.cnpq.br/7433758989886841; 0000-0003-3488-8135; http://lattes.cnpq.br/4473612990369786; Rezende, Julio Francisco Dantas de; http://lattes.cnpq.br/7433758989886841; Araújo, Maria Valéria Pereira de; 0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550Entender a organização por meio de seus processos, delineá-los corretamente, desenvolvê-los e amadurecê-los representa uma evolução de efetividade do trabalho. O uso da tecnologia tem contribuído significativamente para a inovação na gestão de processos administrativos, enquanto a oferta de soluções de pouco código (low code) permite a automação de processos conduzida de forma autônoma por gestores ou funcionários, a um custo bem mais absorvível pela instituição. Este trabalho diagnosticou processos organizacionais relacionados à Secretaria Acadêmica do Instituto Santos Dumont (ISD), propôs melhorias com suporte da ferramenta Google Apps Script para integração de serviços promovendo, assim, a inovação com resultados que impactaram principalmente na redução significativa de carga de trabalho, padronização na emissão dos documentos e na rapidez de resposta para os usuários. Para isso, foram adquiridas novas competências sobre lógica e linguagem de programação para a integração automatizada de planilhas, formulários, documentos e e-mails, ao passo em que nove processos foram gradativamente redesenhados, testados e implementados. Ao longo de dois anos, mais de 500 usuários entre discentes, docentes, membros de banca examinadora, agentes ou instituições autenticadoras de documentos foram impactados pelos novos processos, que produziram automaticamente mais de 1000 documentos como históricos acadêmicos, declarações, termos de compromisso, requerimentos, atas e cartas de recomendação. Em seguida foi conduzida ainda uma avaliação dos usuários finais para as soluções desenvolvidas, contribuindo para a gestão do conhecimento organizacional. As automações realizadas tornaram os processos mais eletrônicos dispensando o uso de papel, eliminando necessidades de comparecimento presencial, de assinaturas, repetições e retrabalho na produção de documentos e promoveu fluxos de informações mais imediatos. A avaliação dos usuários foi positiva e trouxe sugestões para novos desenvolvimentos.TCC Jornada de compra omnichannel: um estudo sobre uma fábrica de semijoias em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Melo, Carla Jacy da Silva; Araújo, Maria Valéria Pereira de; 0000-0001-6302-1173; Araújo, Maria Valéria Pereira de; 0000-0001-6302-1173; Silva Filho, Alexandre Magno da; Brito, Max Leandro de AraújoO presente trabalho busca entender a perceção dos gestores de uma determinada fábrica de semijoias, localizada na cidade de Natal-RN, em relação à implantação da venda pelo formato Omnichannel: os riscos durante o desenvolvimento do projeto; as vantagens da venda multicanal; as mudanças realizadas na estrutura organizacional para interligar todos os canais de venda. Além disso, principalmente, como afetaria a jornada de compra do consumidor. Este conceito, que é uma perspectiva mais evoluída do multi channel e cross channel, traz a onipresença de ofertas, ou seja, a integração e a interação dos canais de marketing, proporcionando uma experiência de compra única ao usuário. Foi realizado na perspectiva do estudo de caso, que segundo Yin (2015), pode ser tratado como importante estratégia metodológica para a pesquisa em ciências humanas, pois permite ao investigador um aprofundamento em relação ao fenômeno estudado, revelando nuances difíceis de serem enxergadas “a olho nu”. Os dados primários foram coletados por meio de observação e entrevista em profundidade (Vergara, 2012). As entrevistas em profundidade foram aplicadas individualmente no ambiente da organização, gravadas e guiadas por um roteiro de entrevista. Tal questionário foi feito com pessoas envolvidas no processo de implementação do omnichannel. Os resultados mostram que o caso estudado busca criar a experiência de compra para seu cliente final de forma a gerar fidelização e se ajusta antecipadamente às expectativas dos clientes. A empresa analisa novas tendências de mercado e pesquisa o consumidor para acompanhar as mudanças comportamentais que afetam a decisão de compra. Ela também entende a necessidade do Omnichannel como estratégia de inovação no varejo de semijoias brasileiro. A integração de canais on-line e off-line, de criação de novos formatos, bem como de adaptação dos antigos.TCC O Mundo Mágico de Walt Disney World: a percepção sobre a capacitação dos funcionários na experiência de encantamento dos visitantes no mundo mágico da Disney(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Xavier, Deborah Laís Diniz; Araújo, Maria Valéria Pereira de; 0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Silva, Dmitryev Cyreneu; 0000-0001-7029-6482; http://lattes.cnpq.br/8548573329519450; Silva Filho, Alexandre Magno da; http://lattes.cnpq.br/1319524321665639O presente trabalho tem como objetivo investigar o impacto da capacitação dos funcionários na experiência de encantamento proporcionada aos visitantes do Walt Disney World. Reconhecido mundialmente por sua excelência em atendimento e serviços, o Walt Disney World utiliza práticas de treinamento fundamentadas nas "4 Chaves" (Segurança, Cortesia, Show e Eficiência), princípios que norteiam sua cultura organizacional e a entrega de experiências mágicas. A pesquisa se baseia em uma revisão teórica ampla, abordando conceitos como experiência do cliente, gestão emocional no trabalho e fidelização. Foram analisadas as dimensões da experiência do cliente, incluindo os aspectos sensoriais, emocionais, cognitivos, comportamentais e sociais, além dos desafios enfrentados pelos colaboradores em um ambiente de alta exigência emocional. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas eficazes na gestão de pessoas e a análise do impacto dessas práticas na percepção e na satisfação dos visitantes. A relevância do estudo reside na necessidade de compreender como a capacitação pode ser um diferencial competitivo e um fator de sucesso no setor de entretenimento.