CCET - TCC - Estatística
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Navegando CCET - TCC - Estatística por Autor "0000-0002-8749-2241"
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TCC Investigação de fatores associados à evasão escolar na licenciatura em educação do campo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Canguaretama(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Lima, Neilson Ferreira de; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; Salsa, Ivone da Silva; http://lattes.cnpq.br/5842899681656490; http://lattes.cnpq.br/9570950627171584; 0000-0002-8749-2241; http://lattes.cnpq.br/7580097144705724; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; 0000-0002-9091-8055; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598A evasão escolar é um fenômeno complexo, difícil de analisar e de prever; ela ocorre em todos os níveis de ensino e, geralmente, não é provocada por um único fator (POLYDORO, 2000; LIMA; SANTOS, 2021; IFRN, 2016). Alguns fatores que podem estar associados à evasão escolar são: zona de residência, falta de empregabilidade, reprovação, retenção, trancamento do curso , problemas de saúde etc. Identificar quais são os verdadeiros fatores que levam um discente a evadir-se do curso é fundamental para prevenir, futuramente, o abandono ou a evasão de outros alunos. Assim, o objetivo deste trabalho foi pesquisar fatores associados à evasão escolar na Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Canguaretama, bem como comparar a evolução temporal das taxas e indicadores quantitativos: taxa de evasão, taxa de matrícula ativa regular, índice de permanência e êxito, entre outros. A metodologia da pesquisa foi um estudo de coorte entre os dias 20 de abril de 2016 a 07 de dezembro de 2022 com abordagem qualiquantitativa para os dados coletados, para os dados coletados os quais foram resultantes de uma pesquisa de cunho documental com base no Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRN 2016-2018. Observou-se que os alunos do sexo masculino tem uma probabilidade de 62,64% de se evadir, enquanto que os alunos do sexo feminino tem uma probabilidade de 52,24% de não continuar o curso. Quando se comparou a forma de ingresso, os graduandos cotistas tiveram menor chance de evasão do que os graduandos não cotista, ou de forma equivalente os cotistas tem maior chance de permanência e êxito e menor risco de evasão do que os não cotistas.