CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "0009-0000-9017-0422"
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TCC Tecnologias assistivas na educação infantil: impacto na inclusão e autonomia de crianças com deficiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Pereira, Edinete do Nascimento; Silva, Maria Zildarlene da; http://lattes.cnpq.br/7131818400909056; 0009-0000-9017-0422; http://lattes.cnpq.br/7980309712266893; Silva, Maria Zildarlene da; http://lattes.cnpq.br/7131818400909056; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiro; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411Este artigo analisa como as tecnologias assistivas contribuem para o desenvolvimento de crianças com deficiência ou mobilidade reduzida, abordando aspectos cognitivos, motores, sociais e emocionais. O objetivo principal é investigar como esses recursos promovem autonomia e inclusão na educação infantil. A pesquisa, de caráter bibliográfico, explora artigos e dissertações publicadas nos últimos cinco anos, com foco em como diferentes tecnologias impactam o desenvolvimento infantil e os desafios de sua implementação nas escolas. São analisados estudos sobre crianças com deficiência intelectual, visual, TDAH, autismo e outras necessidades complexas, como os de Aquino e Cavalcante (2022) e Menezes e Alves (2021), entre outros. O artigo destaca o papel de ferramentas como pranchas de comunicação, audiodescrição, softwares adaptados e dispositivos personalizados no processo de aprendizagem, além de promoverem autoestima e pertencimento. No entanto, desafios como a formação docente e a adequação das escolas para o uso dessas tecnologias ainda persistem. A conclusão enfatiza a importância das tecnologias assistivas para a educação inclusiva e a necessidade de investimentos em políticas públicas que assegurem sua implementação e acessibilidade, visando a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às necessidades de todos os alunos.