CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Autor "0000-0003-3880-4568"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A formação de leitores nas séries iniciais da EJA: o letramento literário a partir do cordel do seridó Norte-Rio-Grandense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Dantas, Flávia Mayara Felix Dantas; Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da; https://orcid.org/0000-0002-6838-6857; http://lattes.cnpq.br/1000374806306312; 0000-0003-3880-4568; http://lattes.cnpq.br/3377824177095986; Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da; https://orcid.org/0000-0002-6838-6857; http://lattes.cnpq.br/1000374806306312; Ribeiro, Wagner Leite; https://orcid.org/0000-0003-2495-1030; http://lattes.cnpq.br/2622014367423112; Nóbrega, Danielle Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-0245-6533; http://lattes.cnpq.br/1810698343144565O objetivo que norteou essa pesquisa versa por compreender como pode ocorrer a formação de leitores nas séries iniciais da EJA por meio do letramento literário, tendo como recurso o cordel do Seridó norte-rio-grandense. Tal objetivo partiu da seguinte problemática: na Educação de Jovens e Adultos séries inicias há um nível elevado de pessoas não alfabetizadas e, consequentemente, não leitoras. É primordial se pensar em estratégias que incitem nesses alunos o interesse genuíno pela leitura. Desse modo, por entre o cotidiano e o humor trazidos na Literatura de cordel, consideramos esse gênero convidativo e adequado às necessidades de um leitor iniciante. O nosso aparato teórico substanciou-se por autores como Zilberman (2012), Freire (1989), Cosson (2012), Soares (2004), Oliveira (1999) e Maxado (2012), além de assentarmo-nos em trabalhos já publicados a respeito do tema. A investigação caracterizou-se como qualitativa sendo orientada pelo método do estudo documental, no qual houve a análise de folhetos de cordéis de poetas do Seridó Potiguar. Para ter acesso ao acervo dos cordéis desses escritores, fomos atendidos por pessoas responsáveis pela Cordelteca da UFRN Poeta Djalma Mota, localizada no Ceres em Caicó-RN. A técnica de análise dos dados conduziu-se a partir dos ensinamentos de Bardin (2011). Como resultados alcançados, apresentamos propostas de ensino que podem ser realizadas com a exploração dessas obras e ressaltamos as contribuições que esse trabalho propicia ao aluno da EJA como leitor em formação, como a leitura crítica da realidade, o aprendizado de conceitos e o incitamento de memórias e experiências vividas. O encantamento gerado por esse gênero literário, com suas peculiaridades, convida esse sujeito ao interesse da leitura por prazer e não apenas como recurso didático para fins pedagógicos.