CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos
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Artigo Manifestações do teatro no Rio Grande do Norte: quatro comunidades e suas teatralidades(Universidade Estadual de Campinas, 2021-07-16) Oliveira, Adriano Moraes de; Melo, Eduardo Augusto Martins de; Gomes, Quemuel Costa; Guerra, Pedro Samuel de MedeirosEste artigo apresenta quatro cenários distintos de manifestações teatrais do Rio Grande do Norte (RN). Escrito por pesquisadores que integram uma base de pesquisa sobre teatro de grupo na UFRN, busca-se pensar a relação entre o teatro e a comunidade a partir das seguintes perspectivas: o teatro e a universidade, as teatralidades da cena popular, o teatro de grupo e o teatro em contexto escolar.Artigo Avaliação da usabilidade de um sistema eletrônico interativo para auxiliar na reabilitação motora e cognitiva de pacientes com acidente vascular cerebral(Universidade de Aveiro, 2019-04-01) Fonseca, Luiza Gabriela de Araújo; Silva, Aline Layze Pereira; Oliveira, Victor Galdino; Pantoja, André Luis Hernandez; Bahia, Carlomagno Pacheco; Dantas, Rummenigge Rudson; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; Pereira, AntonioIntrodução: Os Serious games são cada vez mais usados como adjuvantes para suplementar terapias tradicionais. Uma das etapas mais importantes para sua implementação é a avaliação de usabilidade com uma amostra de usuários. OBJETIVOS: Avaliar a usabilidade de um serious game voltado para a reabilitação motora de pacientes pós-acidente vascular cerebral (AVC). METODOLOGIA: 21 indivíduos avaliaram o jogo digital “O Caçador de Relíquias Perdidas” que utiliza a luva multissensorial “NEDGlove”, ambos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa NeuroErgoDesign, da UFRN. Os participantes foram submetidos a duas sessões de 5 minutos com o jogo. Para análise estatística, utilizamos o teste de Wilcoxon e correlação de Spearman. RESULTADOS: Existem correlações significativas entre o grau de experiência e os aspectos visuais, concentração, adaptação e imersão ao ambiente virtual. Evidenciou-se, também, correlação entre o funcionamento do hardware e software com o desempenho na tarefa. CONCLUSÃO: Os resultados de usabilidade do sistema com indivíduos saudáveis credenciam o sistema para ser testado com sua população-alvo, pacientes em reabilitação pós-AVCArtigo Pedagogical Usability: a theoritical essay for e-learning(Holos, 2016) Sales Júnior, F. M.; Ramos, M. A. S.; Pinho, A. L. S.; Santa Rosa, J. G.The e-learning in Brazil has shown such intense development followed by its problems. Obstacles in the teaching learning permeate, among others, the use of virtual environments, production of teaching materials, pedagogical mediation, where the tutor has responsibility in these factors. In order to combine the use of technology with the nature of the pedagogical dimension, this theoretical essay discusses the concept of pedagogical usability from existing problems and presents explanations about the dimensions and criteria present in the literature.Artigo O ator, o corpo quântico e o inconsciente coletivo(2015-01-20) Haderchpek, Robson CarlosO presente artigo traz uma discussão sobre o “corpo quântico” do ator e o conceito de “inconsciente coletivo” de Carl Gustav Jung. O principal objetivo deste trabalho é expor os léxicos e procedimentos adotados dentro de uma prática artística contemporânea, resultantes de uma pesquisa realizada pelo Arkhétypos Grupo de Teatro no âmbito da UFRN, que se pauta nos princípios do teatro ritualístico e da física quântica.Artigo Leitura e recepção: a teatralidade em João Gilberto Noll(2009) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaEste artigo discute que a idéia paradoxal de um público cada vez mais reduzido – entre 06 e no máximo 20 pessoas por sessão – aponta para uma nova forma de fruição entre o texto, a cena e o público. Considera-se a forma com que a diretora Celina Sodré estabelece sua intima e, por vezes, ostensiva relação com o público. Para ela, é necessário retirar o aplauso do trabalho, pois ele significa uma devolução daquilo que se oferta de modo sagrado e genuíno. Representa, além de uma resposta aquilo que é puro sentido, uma forma de o público sair reconciliado e de certa forma confortável com a peça. Daí a idéia de um desconforto implacavelmente desejado e trabalhado por ela. A relação do espectador é, em seu teatro, sempre pensada de modo anterior a qualquer outro elemento da cena, buscando romper com a histórica relação de empatia e visão consensualArtigo Dramaturgia em mosaico: o mito de 'Antígona' no horizonte do provável ou para evitar um sentido universal dos clássicos(2015-06) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaNesse artigo, visa-se aprofundar, a partir da “Teoria da Comparação Diferencial” proposta por Ute Heidmann e das noções de diálogo cultural, os estudos acerca da reescritura dos textos clássicos na contemporaneidade, especificamente nos intertextos e na iconografia de Antígona e sua releitura cênica em diálogo com o mito de Oyá BaléArtigo Os bigodes suspensos de Hitler, Chaplin e Monalisa: o artista-pesquisador enquanto agente de “transgressão” na Universidade(2010) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaNão contém resumoArtigo O sonhador de palavras: poética cênica em "Vau da Sarapalha"(2010) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaNeste artigo lançamos um olhar sobre a trama simbólica presente na adaptação teatral do conto Sarapalha e o processo criativo do encenador. Procuramos apontar o elemento que, segundo nossa hipótese, serviu como ponto de convergência entre as duas linguagens: o fogoArtigo A Teatralidade em Clarice Lispector(2008) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaO artigo busca apontar e refletir sobre os aspectos da teatralidade presentes em Clarice Lispector, apontando os índices de materialidade e performatividade da linguagem plástico-sensorial de sua escrita. Para tanto, sustentamos nosso ponto de vista, sobretudo, na tensão entre literariedade e teatralidade que percorrem grande parte de sua produção desde sua obra inaugural Perto do Coração Selvagem.Artigo A cidade como cinema existencial(Universidade Federal da Bahia, 2006) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse trabalho explora formas de representação da experiência urbana em filmes sob diferentes perspectivas teóricas. Na primeira parte, será apresentada uma discussão sobre a recente produção acadêmica resultante do interesse na discussão sobre a relação cidade e cinema para que se estabeleçam parâmetros para a discussão sobre os conceitos de cidade, iconografia e imagem urbana. São esses conceitos que, na segunda parte desse trabalho, darão suporte à análise da representação do espaço urbano construída pelo filme brasileiro Redentor (Cláudio Torres, 2004). A análise fílmica apresentada aqui assinala para o fato de que há, na cultura contemporânea, uma nova maneira, muito particular, de formar, e de constituir os sujeitos sociais e sua prática urbana cotidiana, pelo menos no que se refere ao contexto da representação do espaço urbano no cinema brasileiro reconhecido como o “da retomada”.Artigo Espaço, tempo e a cidade cinemática(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2002) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo discute o conceito de "compreensão do tempo-espaço" (time-space compression), desenvolvido por David Harvey, estabelecendo assim o referencial teórico para discussão sobre cidade e cinema. Discutindo a maneira pela qual os filmes utilizam a imagem do espaço urbano como estruturas narracionais levará ao entendimento de como e por que a cidade cinemática - e também a cidade concreta - deve ser entendida dentro de um contexto mais amplo formado por um conjunto de representações. O entendimento dos conceitos de espaço e tempo - real e imaginário - é crucial. O principal objetivo desse artigo é, portanto, promover o entendimento de como as imagens da cidade são tematizadas como estruturas de significação cinema. Tendo estabelecido as relações entre o espaço e o tempo e a condição fílmica, o conceito da cidade cinemática é então definido.Artigo Paisagem e simbolismo: representando e/ou vivendo o “real”?(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEntendo que as representações fílmicas da cidade são potenciais “mapas de significados” (Aitken e Zonn, 1994) através dos quais o mundo contemporâneo pode ser explorado, Norman Denzin (1991) considera as representações do real, como essenciais para as experiências do real já que hoje experimentamos uma “cinematização” da vida contemporânea. Da mesma maneira que Denis Cosgrove (1984) admite que “a paisagem é uma maneira de ver”, ou ainda, “é uma maneira de fazer o mundo visível”, podemos compreender que um sistema de representação como o cinema é simultaneamente uma maneira de ver e de representar o mundo. Buscando exemplos no desenvolvimento simbólico da paisagem urbana de Nova York, na representação fílmica dessa paisagem e em fatos concretos, como o ataque terrorista ao World Trade Center, este estudo procura oferecer uma compreensão do imaginário da cidade. Este trabalho é resultado de um esforço no sentido de colocar em perspectiva imagens real e virtuais do ataque ao world trade Center em Nova York, chamando a atenção para o contexto no qual essas imagens estão inseridas e oferecendo uma interpretação delas dentro do pensamento teórico da geografia cultural.Artigo Mosaico cultural: refletindo sobre o conceito de identidade cultural no filme O Homem do Ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006) Garcia, Tatiana; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo propõe uma discussão acerca da evolução da identidade cultural ocorrida ao longo da história e que construiu, gradativamente, um “novo ser humano” e novos conceitos sobre suas práticas socioculturais. Tem como base os estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural buscando correlacioná- los com a representação fílmica da identidade cultural no filme brasileiro O Homem do Ano (José Henrique Fonseca, 2003).Artigo A tensão pós-moderna no cinema(Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2007) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daO atual interesse pelo uso de novas tecnologias na produção de efeitos especiais tem estabelecido novos parâmetros para o cumprimento dos objetivos específicos e inerentes ao aparato cinematográfico. O cinema contemporâneo, de uma maneira geral, adepto da digitalização de imagens e da introdução de novas e altas tecnologias de produção de efeitos especiais, motivado seja pela busca da ilusão, da construção de fantasias, do escapismo narrativo ou do realismo, de uma maneira ou de outra, encontrou apoio no entendimento generalizado de que sua força se baseia no fato de ser a imagem do real, e não necessariamente o real, o elemento catalisador dos sentidos e significados relacionados à realidade. A partir da abordagem de diferentes perspectivas teóricas acerca da “condição pós-moderna” pretende-se discutir a produção cinematográfica contemporânea no contexto da sua representação do espaço urbano e da temática da violência elaboradas a partir de novos parâmetros de compreensão da “identidade cultural” na pós-modernidade e como a representamos através de imagens.Artigo El actor con cuerpo diferenciado y la poética de Antonin Artaud(Universidade de Buenos Aires) Salles, Nara Graça; Oliveira, Felipe Henrique MonteiroEste artículo aborda las cuestiones relacionadas con la alteridad del cuerpo en los procesos de la creación artística, especialmente en las propuestas escénicas pues observamos que, en la actualidad, en distintas esferas públicas y privadas, se discute acerca de cuáles son las formas más adecuadas para instaurar la reflexión y la práctica en torno de la diversidad humana en sociedad. Sin embargo, el reconocimiento y la aceptación de la desigualdad chocan constantemente con el deseo de garantizar una posible homogeneidad social, que generalmente se produce a partir de la aversión a la diferencia como una manera de lidiar con la situación: la similitud no es posible en la medida en que las diferencias siempre estarán presentes en la esfera humana. Esto hace que el ideal de la inclusión social, muy a menudo postulado, tenga dificultades tanto para ser construido como para permanecer en las diferentes instancias sociales, políticas, educativas y culturales.Artigo Mulheres partidas: poética e política das imagens fílmicas da mulher(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo reflete sobre a maneira como a imagem da mulher vem sendo construída pelo cinema ao longo dos anos, emprestando sentido às narrativas de experiência (realidade) e representação (fílmica) que constituem e transformam o entendimento coletivo a respeito da modernidade e do papel sociocultural e representacional da mulher nesse contexto. Discutindo sobre o papel da mulher como representação imagética no contexto cinematográfico, analisa-se sua representação no cinema brasileiro contemporâneo por meio de dois exemplos: A Dona da História, de Daniel Filho (2004) e Avassaladoras, de Mara Mourão (2002).Artigo Percursos poéticos e poéticas geográficas em viajo porque preciso, volto porque te amo(Universidade Federal do Espírito Santo, 2014) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEsse artigo resulta de uma reflexão sobre a construção poética do espaço geográfico a partir da análise da representação fílmica do percurso do protagonista do filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2009) pela região Nordeste do Brasil. Central para a reflexão é a noção de “poética” que, no caso, toma forma e exerce um papel fundamental no contexto da construção imagética e narrativa do espaço geográfico fílmico, construindo culturalmente o imaginário coletivo relacionado a ambos os espaços, o real e o representacional.Artigo A representação do feminino em o caminho das nuvens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Oliveira, Vanessa Kalindra Labre de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daO presente artigo tem por finalidade discutir analiticamente as relações de gênero representadas no filme O Caminho das Nuvens (Vicente Amorim, 2003) investigando os modelos de representação cinematográfica da imagem sociocultural do feminino e do masculino, buscando, inclusive, refletir sobre as implicações na estrutura social que o conceito de gênero gera. Parte-se aqui do pressuposto de que as representações visuais do feminino são construídas e constituídas a partir do olhar masculino. Metodologicamente, utiliza-se a análise do discurso fílmico em diálogo com a teoria psicanalista.Artigo Coringa, subsolo e rizoma: uma aproximação filosófica a Batman, o cavaleiro das trevas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Barbosa Junior, Antonio Lazaro Vieira; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daUm dos mais estrondosos sucessos de bilheteria cinematográfica de todos os tempos, Batman – O Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan, também fornece elementos para se pensar os limites da racionalidade humana. Proponho aqui uma análise fílmica com base na crítica à matematização do homem em Fiódor Dostoiévski, bem como o conceito de rizoma desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari, associando ainda alguns debates éticos e demonstrando que Batman lida com o Coringa da mesma forma que nós lidamos com nossa época.Artigo Ficção e documentário: hibridismo no cinema brasileiro contemporâneo(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014) Costa, Maria Helena Braga e Vaz daEste artigo propõe analisar de que forma se dá a relação entre as narrativas documental e ficcional em dois filmes da cinematografia brasileira contemporânea: Jogo de Cena (2007), e O Céu Sobre os Ombros (2010). A intenção aqui é investigar até que ponto é possível pensar e se referir, no caso desses filmes, a uma hibridização narrativa.