SEDIS - Anais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27109
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Anais XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância / VII Congresso Internacional de Educação Superior a Distância(SEDIS-UFRN, 2021-10-18) Marcon, Karina (org.); Carneiros, Mará Lúcia Fernandes (org.); Sampaio, Kaline (org.); Silva, Bruno Cássio de Andrade e (org.); Mayer, Carolina Aires (org.); Oliveira Jr., Maurício de (org.); Farias, Djanira Barbosa de (org.); Crives, José Antônio (org.); Souza, Eliane Schio de (org.); Gomes, Camila Maria (org.); Consulin, Tassia (org.)Publicação que apresenta os Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o VII Congresso Internacional de Educação Superior a DistânciaAnais XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD / IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância(SEDIS-UFRN, 2018-11-20) Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes (org.); Anjos, Alexandre Martins dos (org.); Albergaria, Elisa Tuler de (org.); Morais, Ione Rodrigues Diniz (org.); Araújo, Célia Maria de (org.); Zaros, Lilian Giotto (org.); Araújo, Kaline Sampaio de (org.); Torres Neto, José Correia (org.); Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros (org.); Gonçalves, Fabíola Barreto (org.)CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 15., 2018, Natal.: Educação em rede: construindo uma nova ecologia para a cultura digital. Natal: Sedis - Ufrn, 2018. 1605 p. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/portal/anais-esud/. Acesso em: 11 fev. 2025.Anais IV Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica(SEDI-UFRN, 2025-01-24) Resende, Ana Paula (org.); Barbalho, David Pereira (org.); Melo, Érica Simony Fernandes de (org.); Lima, Francinete Marcolino da Silva (org.); Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de (org.); Silva, Milana Sayonara Gomes da (org.)Em 2024, a 4ª edição, o Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, teve como tema central “Acessibilidade: avaliação e boas práticas”. Trata-se de um tema no campo dos direitos humanos imprescindível para participação e autonomia das Pessoas com Deficiência, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação nos diversos contextos da sociedade, inclusive na Educação. A temática do evento visou dar continuidade às discussões já traçadas na área nas edições anteriores deste evento, dando destaque as questões que possibilitem avaliar a realidade da acessibilidade e práticas inclusivas no âmbito da Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica brasileira.Anais Anais das edições I, II e III do Seminário Internacional de Tecnologia e Inovação em Audiologia(SEDIS-UFRN, 2024-10-11) Brazorotto, Joseli Soares (org.); Balen, Sheila Andreoli (org.); https://orcid.org/0000-0002-3891-9819A aplicação de inovação e tecnologia na saúde cresce exponencialmente. No entanto, os desafios de acesso à saúde das populações ainda são expressivos, especialmente nos países em desenvolvimento. Em uma iniciativa para tratar sobre os desafios do acesso global à saúde auditiva e o potencial da tecnologia e da inovação em Audiologia, buscou-se, desde o ano de 2022, junto aos discentes da disciplina: Tecnologia e Inovação em Fonoaudiologia (ênfase em Audiologia), ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFRN), organizar o Seminário Internacional de Tecnologia e Inovação em Audiologia (TecInAudio). Nestes anais, o acesso a cada um dos seminários pode ser feito clicando no link disponível e sinalizado neste documento com uma lupa na página inicial de cada evento, assim como a todos os resumos dos trabalhos apresentados nas 3 edições. Espera-se que a difusão das inovações em Audiologia por meio do TecInAudio contribua para o desenvolvimento e acesso à saúde auditivaAnais IV seminário regional sobre V fórum sobre atendimento educacional hospitalar e V fórum sobre atendimento educacional hospitalar e domiciliar do RN(SEDIS-UFRN, 2021-06-25) Araújo, Jacyene Melo de OliveiraNos últimos anos, observamos, em âmbito nacional, uma maior movimentação em torno da divulgação e da práxis pedagógica no ambiente ambulatorial e hospitalar, sobretudo no que diz respeito à articulação entre os profissionais e pesquisadores na área do atendimento educacional hospitalar e domiciliar. Diante disso, constatamos a relevância de promover seminários que vislumbrem discutir questões acerca da atuação do profissional de educação no ambiente hospitalar e domiciliar, em diferentes espaços educativos, destacando: a classe hospitalar, a brinquedoteca, o apoio pedagógico, as casas de apoio, entre outros; bem como o que diz respeito à política de formação desses profissionais, especificamente para atuação nesses espaços educativos, numa perspectiva multidisciplinar e humanizada. Nesse sentido, foram realizados, nos dias 30 e 31/05/2012, o I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR e o II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ATUAM NAS CLASSES HOSPITALARES DO RN. Devido à grande repercussão e relevância do evento, discutimos a importância de realizá-lo com certa periodicidade (em torno de dois em dois anos), levando em consideração a necessidade de socializarmos pesquisas e práticas pedagógicas realizadas no âmbito hospitalar. Assim, realizamos, nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2015, o II SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR e o III SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ATUAM NAS CLASSES HOSPITALARES DO RN, configurando-se como um espaço construído para o diálogo com/entre os profissionais de diferentes áreas de atuação e partes do Estado e de outros lugares do Brasil, acerca das práticas vigentes no ambiente hospitalar, como direito de escolarização de crianças e adolescentes. Dando continuidade, nos dias 09 e 10 de novembro de 2017, realizamos o III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR e o III FÓRUM SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR DO RN. Nessa perspectiva de continuidade, propomos, em parceria com o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação (PROFOCO/ CE/ UFRN) e com as Secretarias de Educação – SEEC/RN e SME- Natal/ RN, o IV SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR e o V FÓRUM SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR DO RN, pois se torna cada vez mais indispensável essa discussão e troca para o favorecimento e a garantia do direito de acesso à escolaridade a todas as crianças e os adolescentes em situação de hospitalização no Nordeste Brasileiro, especialmente no Estado do Rio Grande do Norte, configurando- se também como momento de compartilhamento das experiências formativas vivenciadas na IV Formação Continuada para Profissionais que Atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar no RN.Anais Conferência Nacional de Experiências do Projeto Sífilis Não - apoiadores em ação – I CONEPS: Relatos de Experiências(SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Valentim (Org.), Ricardo Alexsandro de Medeiros; Oliveira (Org.), Carlos Alberto Pereira de; Coutinho (Org.), Karilany Dantas; Hékis (Org.), Hélio Roberto; Oliveira (Org.), Eloiza Da Silva Gomes de; Lacerda (Org.), Juciano de Sousa; Freitas (Org.), Marise Reis de; Dias (Org.), Aline De Pinho; Melo (Org.), Ronaldo Silva; Kodjaoglanian (Org.), Vera Lucia; Nachif, Maria Cristina Abrão; Gonçalves, Ednara NunesEste Anais reúne 58 relatos de sonhos construídos pelas apoiadoras e apoiadores do Projeto “Sífilis Não”. Temos a certeza de que todos nós que sonhamos este sonho contribuíram para o SUS que acreditamos ser direito da população brasileira.Apresentado em Evento 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde(2019-05) Oliveira, Carlos Alberto P. de Oliveira; Hékis, Hélio Roberto; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Sidrim, Maíra LucianoEssa publicação apresenta os trabalhos da 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde realizada em Natal/RN no ano de 2018. A publicação divide-se nos seguintes eixos: sistema de saúde resilientes e desafios para a saúde global, Educação mediada por tecnologia aplicada à saúde, Complexo industrial da saúde no Brasil e inovação em saúde, Empreendedorismo social e inovação tecnológica em saúde, Inovação de tecnologias assistivas e doenças raras, doenças negligenciadas e tecnologias e Comunicação, sustentabilidade e desenvolvimento em saúde.