EDUFRN - Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25318
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Livro Aprendendo com o MCM: atividades lúdicas para o ensino de ciências morfológicas(2024-05-06) Nascimento, Renata Swany Soares do; Melo, Clara de Souza; Teixeira, Gabriel Dutra; Teixeira, Júlia Robert de Sousa; Gavilan, Simone Almeida; Camillo, Christina da SilvaCom o objetivo de promover a divulgação científica de forma divertida e interativa, esta obra apresenta propostas de atividades lúdicas para crianças e jovens com ênfase nas ciências morfológicas, envolvendo temas de anatomia humana e comparada associados à educação para saúde e ecologia. O livro foi planejado para ser de fácil aplicação, com material de baixo custo, podendo ser utilizado por professores ou familiares, em ambientes como residências ou escolas, e ainda em locais abertos como parques, praças e jardins. Quanto às atividades propostas, há jogos sensoriais, jogos de memória e adivinhação, quiz, trabalhos manuais como origami e montagem do esqueleto em papel, jogos ativos como caça ao tesouro e cama de gato, dentre outros, que propõem-se a colaborar com o desenvolvimento completo dessas crianças e jovens.Livro Teoria e práticas em Ecologia do mar ao sertão: livro de Relatórios do Curso de Ecologia de Campo(2024-04-15) Dias, Juliana Deo (org.); Venticinque, Eduardo Martins (org.); Mello, Franco Teixeira de (org.); Longo, Guilherme Ortigara (org.); Pichorim, Mauro (org.); Staggemeier, Vanessa Graziele (org.); Asato, Ana Elizabeth Bonato (org.); Inagaki, Kelly Yumi (org.)O Curso de Ecologia de Campo se destaca entre os componentes curriculares do Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGECO – Conceito 7) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por proporcionar uma imersão na aplicação prática das teorias ecológicas para os estudantes de mestrado e doutorado. Na edição de 2019, os estudantes elaboraram e testaram hipóteses nos mais diversos ambientes, tais como manguezal, lagoa, recife, costão rochoso, praia, restinga, caatinga e lajedos. Alguns dos ambientes estudados estão localizados em Unidades de Conservação (UC) do estado do Rio Grande do Norte, fortalecendo a parceria entre a Universidade e as UC e fornecendo uma visão ampla aos estudantes do cenário atual de conservação na região. Junto aos docentes do programa, tivemos a participação de um docente do Uruguai contribuindo com a orientação dos projetos desenvolvidos. Outra novidade desta edição foi a inclusão da divulgação científica ao final da apresentação de cada projeto. Todos os relatórios dos projetos desenvolvidos foram compilados neste livro no formato de artigos científicos, a fim de trabalhar a escrita científica com os estudantes.Livro Teoria e prática em ecologia de ambientes tropicais: Livro de relatórios do Curso de Ecologia de Campo(EDUFRN, 2022-02-18) Venticinque, Eduardo Martins (org.); Longo, Guilherme Ortigara (org.); Dias, Juliana Déo (org.); Pichorim, Mauro (org.); Asato, Ana Elizabeth Bonato (org.); Henrique, Fernanda Lamin (org.); Inagaki, Kelly Yumi (org.)O Curso de Ecologia de Campo faz parte da estrutura pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO – Conceito 6) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN). Este curso está estruturado em dois módulos, aquático e terrestre, que representam as duas linhas de pesquisa do PPGECO. Não é só mais um componente curricular, mas um momento muito especial para a formação acadêmica e profissional dos futuros mestres ou doutores em Ecologia. É o momento em que estudantes utilizam na prática todos os conhecimentos adquiridos e de forma interdisciplinar. Além disso, se deparam com a realidade e os desafios de ser um jovem cientista. Retirar do campo inspiração para novas hipóteses, formular hipóteses inovadoras, desenvolver projetos orientados e livres, trabalhar em equipe, delinear experimentos, analisar dados, interpretar e discutir os resultados são algumas das atividades que foram realizadas no nosso curso de campo. Algumas semanas imersos nas teorias ecológicas e atividades práticas podem atuar como um gatilho no despertar do interesse dos alunos pela ciência. O curso de campo também representa uma ótima oportunidade para a troca de conhecimentos entre professores do PPGECO e convidados, pós-doutorandos e alunos de mestrado ou doutorado. Tivemos a oportunidade de reformular o módulo de Ecologia de campo aquático com o intuito de aumentar a participação dos alunos no desenvolvimento de hipóteses ecológicas a serem testadas em ecossistemas aquáticos, modelo similar ao que vinha sendo desenvolvido pelo módulo terrestre. Essa mudança proporcionou também maior interação entre os dois módulos e, consequentemente, o fortalecimento do curso de campo. Os alunos desenvolveram projetos de um dia orientados pelos professores participantes e projetos livres de dois dias. Os resultados dos projetos foram compilados neste documento no formato de artigos científicos, a fim de que as técnicas de redação científica fossem trabalhadas com os alunos.Livro Síndrome de Berardinelli-Seip: aspectos genéticos e morfofisiológicos(EDUFRN, 2020-06-16) Lima, Josivan Gomes de (org.); Campos, Julliane Tamara Araújo de Melo (org.)O livro Síndrome de Berardinelli-Seip: Aspectos genéticos e morfofisiológicos é um dos resultados dos projetos de extensão Atuação Multiprofissional Frente à Síndrome de Berardinelli-Seip e FACISA em Ação: Desmistificando a Síndrome de Berardinelli-Seip no interior do Rio Grande do Norte (RN), ambos financiados pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e executados na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), na cidade de Santa Cruz/RN. O objetivo deste livro, portanto, é descrever as características genéticas, bioquímicas, morfológicas e fisiológicas das pessoas com a síndrome de Berardinelli-Seip.Livro Consumir com consciência(Editora da UFRN, 2018-06-26) França Sobrinho, Luiz de (Org.); Cunha, Maria do Socorro Mariano da (Org.); Souza, Maria Ivone de (Org.); Oliveira, Náglia Catarina de (Org.); Ferreira, Sebastião Francisco de Assis (Org.); Silva, Uyara Luana Rodrigues da (Org.); Souza, Maria de Fátima de (Org.)A presente cartilha foi parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Continuum de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante o curso “Novas vertentes metodológicas na perspectiva da biodiversidade e da formação cidadã”, no módulo referente à Educação Ambiental, o qual foi ministrado pela professora Maria de Fátima de Souza, do departamento de Microbiologia e Parasitologia, Centro de Biociências. O objetivo deste trabalho é sistematizar algumas informações e também promover a discussão sobre o consumo consciente, abordando vertentes da responsabilidade ambiental.Livro Manual de bacteriologia e de enteroparasitos(Editora da UFRN, 2017-11-22) Holanda, Cecília Maria de Carvalho Xavier; Arimateia, Dayse Santos; Motta Neto, RenatoEste manual ensina, de forma clara e objetiva, o “passo-a-passo” de como realizar um exame parasitológico de fezes e bacteriológico na rotina de um laboratório de análises clínicas. Objetiva elucidar o diagnóstico clínico de enfermidades humanas, pois as doenças bacterianas e parasitárias constituem, ainda, um sério problema de saúde pública em nosso país. A hipótese clínica é de primordial importância para nortear o tratamento do paciente, mas somente com um diagnóstico laboratorial preciso, é possível garantir um tratamento adequado e um bom prognóstico do paciente. Será utilizado como apoio didático de docentes, nas aulas práticas de laboratório, aos discentes do Curso de Biomedicina e de outros da Área de Saúde da UFRN, para melhoria da formação do Analista Clínico.