SEDIS - Livros eletrônicos

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23344

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 152
  • Livro
    Inovação educacional em matemática
    (SEDIS-UFRN, 2025-07-03) Araújo, Luzia Daniele da Silva; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0009-0003-9089-7076; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X
    Este documento é fruto de uma dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e busca compartilhar o processo de concepção do curso Inovação Educacional em Matemática (Inovática), desenvolvido para estudantes de licenciaturas, na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O curso é parte integrante do projeto de pesquisa aprovado no âmbito do Edital nº 15/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (Inova EaD), que visa a fomentar a disseminação de produtos de inovação tecnológica aplicáveis a todos os níveis educacionais. O Programa Inova EaD, na condição de iniciativa estratégica, objetiva aprimorar a qualidade da educação brasileira mediante a implementação de métodos e práticas pedagógicas inovadoras. Entre as mais de 70 propostas submetidas nacionalmente, esta foi selecionada em 3º lugar, ficando entre as 15 aprovadas no ano de 2023
  • Livro
    Guia prático: design editorial de Recursos Educacionais Abertos em formato de livro digital
    (SEDIS-UFRN, 2025-05-23) Reis, Priscila Câmara
    O "Guia Prático: Design Editorial de Recursos Educacionais Abertos em Formato de Livro Digital" foi desenvolvido para orientar diagramadores na criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) em formato de livro digital, com foco em design editorial. Ele reúne diretrizes práticas e teóricas que integram princípios de design gráfico e editoração, proporcionando uma base para a produção de materiais educacionais de alta qualidade. O objetivo é auxiliar profissionais a diagramar um conteúdo educacional, criando publicações digitais alinhadas aos objetivos de aprendizagem que o material precisa cumprir. Ao oferecer diretrizes claras e aplicáveis ao cotidiano do diagramador, o guia busca contribuir para a ampliação do acesso ao conhecimento por meio da criação de livros digitais. Portanto, este material não apenas orienta, mas também inspira a inovação na produção de recursos educacionais
  • Livro
    Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS
    (EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
    É com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso país
  • Livro
    Experimentos de História Contemporânea
    (SEDIS-UFRN, 2025-03-08) Viana, Helder do Nascimento (org.)
    Este livro é um exercício de produção de textos acadêmicos de história. Seus autores são alunos da graduação que, sob a orientação do professor Helder Viana e fazendo uso de uma bibliografia atual, exploraram diversas temáticas da história do século XX, a exemplo do fascismo italiano, da industrialização soviética, do Japão no pós-guerra, do Grande Salto para a Frente e da Revolução Cultural chinesa, do movimento de 68 e da derrocada dos regimes comunistas na Europa
  • Livro
    Experiências de saúde digital no Brasil: um olhar para a informática em saúde
    (SEDIS-UFRN, 2025-02-28) Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva (Org.); Souza, Gustavo Fontoura de (Org.); Clemente, Heleni Aires (Org.); Rabelo, Humberto (Org.); Albuquerque, Gabriela de Araújo (Org.); Nagem, Danilo Alves Pinto (Org.); Valentim, Ricardo Alexandro de Medeiros (Org.)
    O livro "Experiências de Saúde Digital no Brasil: um olhar para a informática em saúde" é uma coletânea de artigos organizados a partir de trabalhos de estudantes da especialização em Informática em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e com Ministério da Saúde do Brasil. Por se tratar de uma especialização de abrangência nacional, a obra apresenta uma visão ampla e diversificada sobre as experiências e possibilidades do uso da informática como ferramenta estratégica para a melhoria dos processos de saúde Brasil. Os artigos exploram diferentes dimensões da saúde digital, destacando casos práticos, iniciativas inovadoras e reflexões teóricas que mostram como a tecnologia tem sido aplicada para otimizar o atendimento, a gestão e o acesso aos serviços de saúde. Entre os temas abordados, destacam-se o uso de sistemas de informação em saúde, telemedicina, análise de dados, integração de plataformas digitais e o impacto das tecnologias emergentes no contexto da saúde. Ao apresentar perspectivas futuras e estudos de caso bem-sucedidos, o livro se torna uma importante referência para gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes interessados na interseção entre tecnologia e saúde. Mais do que um retrato das inovações atuais, o livro propõe um debate sobre o papel da informática na construção de sistemas de saúde mais eficientes, acessíveis e humanos no Brasil.
  • Livro
    Desafios da atenção primária à saúde frente à pandemia de covid-19
    (SEDIS-UFRN, 2025-01-23) Silva, José Adailton da; Melo, Ricardo Henrique Vieira de; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Pereira, Laianny Krízia Maia; Barros, Rosires Magali Bezerra de; Valença, Cecília Nogueira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
    Esta obra pertence a um conjunto de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação a distância. Neste curso, os profissionais planejam e desenvolvem uma microintervenção no seu território de atuação, conforme os módulos educacionais que foram estudados. Os módulos do PEPSUS indutores das intervenções foram: Observação na Unidade de Saúde; Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada; Planejamento Reprodutivo, Pré-Natal e Puerpério; Atenção à saúde da criança: Crescimento e Desenvolvimento e Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil, os alunos, denominados de “especializandos”, motivaram-se a desenvolver as suas propostas interventivas voltadas para o desafio de enfrentar a covid-19 nos seus territórios adscritos, ampliando as temáticas para além dos módulos do Curso de Especialização do PEPSUS. Portanto, este volume contém uma compilação de relatos sobre os desafios da Atenção Primária à Saúde frente à pandemia de covid-19, oriundos das microintervenções realizadas por profissionais médicos vinculados à Estratégia Saúde da Família (ESF) da segunda turma do PEPSUS, com apoio de seus facilitadores pedagógicos.
  • Livro
    Experiências de enfrentamento da covid-19 na atenção primária à saúde
    (SEDIS-UFRN, 2025-01-23) Silva, José Adailton da; Melo, Ricardo Henrique Vieira de; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Pereira, Laianny Krízia Maia; Barros, Rosires Magali Bezerra de; Valença, Cecília Nogueira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
    Este livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação à distância. Neste curso os profissionais são impelidos a desenvolver uma microintervenção no seu território, de acordo com os módulos educacionais que foram estudados. Os módulos do PEPSUS que geraram microintervenções foram: Observação na Unidade de Saúde; Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada; Planejamento Reprodutivo, Pré-Natal e Puerpério; Atenção à saúde da criança: Crescimento e Desenvolvimento e Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde. Por ocasião da pandemia do novo coronavírus, os especializandos se motivaram a desenvolver as microintervenções voltadas para o enfrentamento da covid-19 no seu território, envolvendo temáticas para além desses módulos do PEPSUS. Portanto, este livro se trata de uma compilação de relatos de experiências de enfrentamento da pandemia de covid-19 na Atenção Primária à Saúde, oriundos das microintervenções realizadas por profissionais médicos vinculados à Estratégia Saúde da Família (ESF) da segunda turma do PEPSUS, com apoio de seus facilitadores pedagógicos.
  • Livro
    45 anos de Nutrição na UFRN: memórias de vida e formação de professores
    (SEDIS-UFRN, 2024-11-11) Jorge, Thiago Perez (org.); Nascimento, Annamaria Barbosa do (org.); Morais, Celia Márcia Medeiros de (org.); Bezerra, Ingrid Wilza Leal (org.); Pedrosa, Lucia de Fátima Campos (org.); Jacob, Michelle Cristine Medeiros (org.); Borges, Thaís Lima Dias (org.); Passos, Thaís Souza (org.)
    Apresentamos o Projeto para o Livro: Pautada em três objetivos principais: (1) resgatar e preservar uma parte de nossa história, para que gerações presentes e futuras de professores de nutrição possam ter uma perspectiva temporal ampliada sobre quem somos enquanto corpo docente, (2) ensejar um processo de autorreflexão sobre o alinhamento do trabalho que desenvolvemos em relação à nossa missão docente expressa no projeto pedagógico de curso e, por fim, (3) abrir espaço para ponderarmos sobre quem queremos ser no futuro considerando os desafios atuais da nutrição brasileira e mundial
  • Livro
    Doenças parasitárias transmitidas pela água, solo e alimentos
    (SEDIS-UFRN, 2024-11-11) Souza, Maria de Fátima de; Zaros, Lilian Giotto; Souza, Jorge Lucas Nascimento; Júnior, Rogério Damião de Souza; França, Pedro Ivo Araújo de
    Este material é resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber, bem como REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Organização do espaço
    (SEDIS-UFRN, 2012-09-12) Dantas, Eugênia Maria; Morais, Ione Rodrigues Diniz
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber e reflete o compromisso da Sedis/UFRN com a Educação a Distância como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Teorias e Práticas Curriculares
    (SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Coutinho, Karyne Dias; Pinheiro, Rosa Aparecida
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Profissão docente
    (SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Garcia, Tânia Cristina Meira; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Pesquisa educacional
    (SEDIS-UFRN, 2015-09-12) Nunes, Débora Regina de Paula (org.); Sobrinho, Francisco de Paula Nunes; Alchieri, João Carlos; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Estágio Supervisionado: orientações gerais
    (SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Oliveira, Jacyene Melo de; Costa, Gilberto Ferreira; Paiva, Maria Cristina Leandro de
    O estágio tem em vista uma formação para a docência de forma plena e não contemplativa, uma prática intencional de investigação da realidade, no sentido de examinar, questionar e avaliar criticamente os aspectos observados/vivenciados, na busca por respostas aos fenômenos e às contradições da realidade educativa. Trata-se de um exercício de compreensão acerca da complexidade das práticas institucionais e das ações praticadas pelos profissionais (PIMENTA; LIMA, 2009)
  • Livro
    Estágio Supervisionado na Educação Infantil II
    (SEDIS-UFRN, 2018-09-12) Momo, Mariangela; Paiva, Maria Cristina Leandro de
    Este é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Ensino de Artes na escola
    (SEDIS-UFRN, 2019-09-12) Vieira, Marcilio de Souza (org.); Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; Pontes, Gilvânia Maurício Dias; Mosca, Maristela de Oliveira; Fonseca, Nayde Solange Garcia
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber, bem como REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Educação Inclusiva
    (SEDIS-UFRN, 2013-09-12) Nunes, Débora Regina de Paula; Braun, Patrícia (col.); Souza, Vera Lúcia Vieira de (col.)
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Cultura indígena e africana
    (SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Alveal, Carmen Margarida Oliveira; Oliveira, Halyson Rodrygo Silva de
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Leitura e produção de texto IV
    (SEDIS-UFRN, 2017-09-12) Santos Filho, Ismar Inácio dos
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Teoria dos números
    (SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Dias, Cláudio Carlos
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil