COVID 19 - Trabalhos apresentados em eventos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55315
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Apresentado em Evento Promoção da inclusão de estudantes com necessidades específicas no ensino remoto no Instituto Metrópole Digital da UFRN(2020) Araújo, Allana de Carvalho; Silva, Bruno Santana da; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; Reis, Juliana Teixeira da Câmara; Fechine, Ana Karine Ferreira da SilvaEste trabalho relata uma experiência de promoção da inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ensino remoto do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta ação foi uma iniciativa da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) do IMD durante a pandemia de COVID-19 em 2020. A comissão buscou oportunizar a comunicação entre estudantes com NEEs e docentes, para que as NEEs pudessem ser conhecidas e compreendidas, bem como a condução das aulas remotas pudessem ser repensadas para serem inclusivas. Para tanto, foram promovidos três encontros para discutir cada NEE que os estudantes do IMD possuem: Deficiência Auditiva, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtorno do Espectro Autista. Os encontros ocorreram por videoconferência com participação de estudantes com NEEs, seus orientadores acadêmicos, seus docentes em disciplinas no semestre corrente, técnicos-administrativos pertencentes à CPIA, e uma palestrante convidada. Houve uma troca de conhecimentos e experiências entre os participantes sobre as NEEs e como abordá-las adequadamente no ensino remoto. Os encontros foram gravados e compartilhados com estudantes e docentes do IMD que não puderam participar de forma síncrona. A CPIA observou que envolvimento desta comunidade com a inclusão aumentou e pretende utilizar estratégias similares para promoção da inclusão no futuroAnais Práticas de educação em saúde sobre o puerpério em uma maternidade pública do seridó potiguar em tempos de Covid-19(Editora Inovar, 2020) Souza, Cassia Virgínia de; Silva, Amanda Gabriela Araújo da; Bonfada, Diego; Rolim, Ana Carine ArrudaINTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde classificou as gestantes/puérperas como grupo de risco para COVID-19. Um estudo publicado na International Journal of Gynecology and Obstetrics aponta que a maioria das grávidas/puérperas mortas por COVID-19 em todo o mundo são do Brasil: das 160 mortes registradas até junho de 2020, 124 eram brasileiras. Nessa perspectiva, a residência multiprofissional em saúde materno-infantil da EMCM/UFRN tem buscado estratégias junto as puerpérias e seus neonatos para prevenção da COVID-19 no puerpério. OBJETIVO: relatar a experiência de residentes em saúde materno-infantil em uma maternidade pública do Seridó Potiguar quanto às práticas de educação em saúde sobre o puerpério com vistas a prevenção da COVID-19. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da atuação de residentes na maternidade na realização de orientações de proteção da COVID-19 com puérperas, no momento que antecede a alta hospitalar. A coleta de dados foi feita a partir da observação participante e diário de campo nas visitas multiprofissionais que ocorrem semanalmente nas enfermarias da obstetrícia. O recorte desse estudo é de março a setembro de 2020. RESULTADOS: A educação em saúde ocorre por meio de visitas multiprofissionais com base no acolhimento, na escuta, troca de experiências e saberes entre residentes e usuárias, a partir de orientações de prevenção da COVID-19 no pós-parto, proporcionando às puérperas o esclarecimento das dúvidas e questionamentos. As puérperas são orientadas quanto a importância do isolamento social, uso do álcool em gel 70% para higienização, importância do uso de máscara, lavagem das mãos por no mínimo 20 segundos antes de tocar o bebê ou de retirar o leite materno, higienização dos mamilos durante a amamentação, evitar receber visitas em casa tendo em vista que os bebês estão mais vulneráveis às infeccções, incentivo a alimentação saudável e ingestão hídrica. Reconhecendo a existência do cuidado em Rede, as puérperas são orientadas a buscarem vinculação e apoio na Unidade Básica de Saúde para acompanhamento puerperal, que pode ser presencialmente ou de forma remota e caso sintam algum sintoma sugestivo da doença (febre, tosse, coriza) devem ser monitoradas peça atenção básica, mas se os sintomas forem graves (dificuldade respiratória) procurar a maternidade imediatamente. CONCLUSÃO: A educação em saúde na maternidade no cenário da COVID-19 tem sido uma estratégia de cuidado inovadora a qual tem colaborado na qualificação da assistência saúde materno-infantil no Seridó Potiguar, bem como tem enriquecido o processo formativo dos residentes para atuação no/para/pelo SUSAnais Importância do Nasf para as ações de enfrentamenteo da pandemia pelo novo coronavírus na Atenção Básica: um relato de experiência(ABRASCO, 2021) Martins, Frankly Eudes Sousa; Rolim, Ana Carine ArrudaA partir do novo modelo de financiamento de custeio da APS em 2019, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) teve seus instrumentos normativos revogados, interrompendo novos credenciamentos e desobrigando os gestores municipais a manterem suas equipes. No município de Jardim de Piranhas (RN), o Nasf foi extinto e seus profissionais foram separados e inseridos em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), intitulados como equipe multiprofissional vinculada à APS. Com a pandemia pelo novo coronavírus, a Atenção Básica (AB) deveria novamente se organizar. Nesta perspectiva, o presente estudo buscou relatar a experiência e importância de uma equipe multiprofissional (outrora Nasf) nas ações da AB para o enfrentamento da pandemia, a partir das informações coletadas através dos livros atas, outros registros e anotações disponíveis nas UBS, e principalmente do diário de campo reflexivo do pesquisador. As ações implementadas com apoio e atuação direta da equipe multiprofissional vinculada à APS fortaleceram os serviços de AB e promoveram respostas efetivas no enfrentamento da transmissão do novo coronavírus e no manejo da COVID-19. Evidenciou-se a importância do Nasf para uma AB bem estruturada e fortalecida, pois aumentam seu potencial de enfrentamento e resistência frente aos diversos desafios sanitários, incluindo os de proporções globais como o causado pela COVID-19