EDUFRN - Ciências da Saúde

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  • Livro
    Entendendo a asma
    (EDUFRN, 2025-06-16) Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de (org.)
    A publicação apresenta informações fundamentais sobre a asma, buscando ampliar o conhecimento da população sobre essa condição crônica que afeta o sistema respiratório. De forma clara e acessível, o livro explica o que é a asma, suas causas, sintomas, formas de diagnóstico, tratamento e medidas preventivas. Também aborda a importância do acompanhamento médico, do uso correto da medicação e das estratégias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Voltada especialmente ao público não especializado, a obra combina linguagem didática com ilustrações explicativas, tornando-se um recurso valioso para pacientes, familiares, cuidadores e profissionais da saúde interessados em educação em saúde e promoção do bem-estar.
  • Livro
    Perioguia: manual de atividades práticas laboratoriais de periodontia da UFRN
    (EDUFRN, 2025-06-10) Bruno César de Vasconcelos Gurgel; Samuel Batista Borges; https://orcid.org/0000-0001-5971-134X; https://orcid.org/0000-0003-0905-5043
    O PerioGuia: manual de atividades práticas laboratoriais de Periodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é um instrumento didático elaborado para auxiliar professores e alunos no desenvolvimento das suas atividades práticas rotineiras em laboratório e ambiente clínico da graduação e pós-graduação, complementando o conteúdo teórico necessário e otimizando a utilização do tempo na busca por informações. Este Manual foi elaborado por uma equipe formada por professores da área de Periodontia da UFRN e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da UFRN, a partir das necessidades observadas no cotidiano das atividades práticas de Periodontia em laboratório e clínica. Este Manual estará permanentemente em construção, assim como os procedimentos práticos, laboratoriais e clínicos, que envolve a área de Periodontia e, em algumas situações, de Implantodontia. Além disso, como resultado deste material de apoio, espera-se conferir agilidade às atividades práticas e complementar o conteúdo teórico.
  • Livro
    Medicina Circadiana: fundamentos e aplicações clínicas
    (EDUFRN, 2025-06-02) Araújo, John Fontenele (org.); Andrade, Tiago Gomes de (org.); 0000-0002-8022-2425; 0000-0003-0948-6329
    A publicação apresenta fundamentos e aplicações da medicina circadiana, área que investiga a influência dos ritmos biológicos nos processos fisiológicos e nas práticas clínicas. Abordando temas como cronotipos, organização temporal do organismo, metabolismo, imunidade, sono e saúde mental, o livro destaca como os ciclos circadianos impactam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças. Os capítulos integram contribuições da biologia, da medicina e da neurociência, propondo um olhar interdisciplinar sobre a relação entre tempo biológico e bem-estar. Com linguagem acessível e sólida base científica, a obra é voltada a estudantes, profissionais da saúde e pesquisadores interessados em compreender e aplicar os princípios da cronobiologia na prática clínica.
  • Livro
    Desenvolvimento neonatal e atuação fisioterapêutica: o cuidado com o recém-nascido de risco
    (2025-04-30) Pereira, Silvana Alves (org.); Lima-Alvarez, Carolina Daniel de (org.)
    A publicação reúne conhecimentos atualizados sobre o cuidado fisioterapêutico ao recém-nascido de risco, abordando aspectos fundamentais do desenvolvimento neonatal. Dividida em duas partes, a obra apresenta, inicialmente, os fundamentos teóricos do desenvolvimento motor, neurológico e respiratório do neonato, além de diretrizes para avaliação clínica e estimulação sensório-motora. Em seguida, explora a atuação fisioterapêutica em condições específicas como pé torto congênito, asfixia perinatal, síndrome do desconforto respiratório e apneia da prematuridade, com ênfase no cuidado centrado na família. Baseada em evidências científicas, a obra busca oferecer suporte técnico e reflexivo para estudantes e profissionais da saúde, promovendo práticas clínicas mais seguras, humanas e eficazes no contexto da neonatologia.
  • Livro
    Veredas da saúde coletiva em pequenos municípios do interior do Nordeste brasileiro
    (2025-03-10) Rolim, Ana Carine Arruda (org.); Medeiros, Anna Cecília Queiroz de (org.); Távora, Rafaela Carolini de Oliveira (org.)
    A obra em questão é fruto do trabalho coletivo de discentes (egressos e ativos) e docentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Trata-se de produto vinculado a um programa situado no interior do estado, que trata de um tema relativo à interiorização das atividades institucionais, trazendo visibilidade ainda a uma questão importante para a área do conhecimento. Desta maneira, a presente obra se enquadra à linha editorial pleiteada, configurando-se como uma demanda oriunda de um programa de pós-graduação, que acabou de passar por sua primeira avaliação.
  • Livro
    Cuidado farmacêutico no refluxo gastroesofágico: manejo na farmácia comunitária
    (EDUFRN, 2024-10-04) Martins, Rand Randall (org.); Araújo, Lorena Maria Lima de (org.)
    Esta coletânea reúne discussões sobre o manejo da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) no ambiente da farmácia comunitária. A obra oferece uma visão abrangente da DRGE, abordando desde a anatomia do sistema digestório até medidas farmacológicas e não farmacológicas no tratamento. Além disso, enfatiza o papel do farmacêutico na elaboração de planos de cuidados personalizados para os pacientes com a doença e na apresentação de estratégias farmacoeconômicas que auxiliem na escolha dos medicamentos disponíveis. Assim, o manual visa contribuir para uma maior compreensão sobre o manejo adequado do refluxo gastroesofágico, considerando diferentes perspectivas socioeconômicas e tendo como base o empoderamento social e profissional promovido pela educação em saúde.
  • Livro
    Esporte adaptado e inclusão na educação física escolar: caderno didático
    (EDUFRN, 2024-08-20) Silva, João Paulo Vicente da (org.); Dias, Maria Aparecida (org.)
    Esta coletânea, que apresenta sete propostas pedagógicas desenvolvidas em colaboração com professores da rede municipal de Extremoz, é um guia essencial para a implementação de práticas inclusivas nas aulas de Educação Física. Foca na integração de esportes adaptados, promovendo a inclusão de alunos com e sem deficiência. As estratégias incluem experiências com realidade virtual, atletismo paralímpico, bocha adaptada e práticas inovadoras como o uso do berimbau e jogos eletrônicos. O material visa enriquecer a prática docente e fomentar um ambiente escolar diversificado e acolhedor. Este caderno didático é um recurso para educadores que buscam refletir e transformar suas práticas, garantindo a efetividade da educação inclusiva e o respeito às diferenças individuais.
  • Livro
    Condução ética em pesquisa: aspectos históricos e orientativos de pesquisa no CEP/Huol
    (EDUFRN, 2024-05-21) Cavalcante, Eliane Santos (Org.); Diniz Junior, José (Org.); Rêgo, Delane Maria (Org.); Medeiros, Luciana de (Org.); Pereira, Anieli de Azevedo Medeiros (Org.)
    Este livro tem o objetivo de nortear o acesso à Plataforma Brasil no sentido de facilitar a submissão de projetos de pesquisa para a avaliação dos comitês de ética (CEP). Essa coletânea foi elaborada pelos membros atuantes na avaliação ética de pesquisas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Livro
    Merenda tropicana: umbu e cajá na alimentação escolar
    (EDUFRN, 2024-05-21) Sousa, Alexandre Magno de; Medeiros, Maria Fernanda Araújo de; Seabra, Larissa Mont'Alverne Jucá; Passos, Thais Souza; Rolim, Priscilla Moura
    Diante dos desafios mundiais relacionados às crescentes desigualdades sociais, problemas de saúde e mudanças climáticas, promover a biodiversidade alimentar é um dos pilares para o alcance do desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente e garantia da equidade e justiça sociais. Neste contexto, o tema biodiversidade na alimentação escolar torna-se relevante, particularmente no Nordeste do Brasil, despertando o bioma da Caatinga ao promover dois frutos protagonistas: o umbu e o cajá. Esses frutos são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos, e seu consumo pode ser bastante diversificado, in natura ou na produção de sucos, vitaminas, sorvetes, geléias, compotas, entre outras receitas culinárias. Os benefícios da produção e consumo desses frutos são multidimensionais, com potencial para o desenvolvimento de comunidades, economia local, geração de renda para agricultores familiares, além de enriquecimento dos cardápios escolares. A construção deste ebook cumpre o objetivo de promover ações para inclusão de frutos da biodiversidade na alimentação escolar. O material está dividido em 5 capítulos: alimentação saudável e a importância da biodiversidade; alimentação escolar como importante segmento da alimentação coletiva para o alcance do desenvolvimento sustentável; potencialidades nutricionais e tecnológicas do umbu e do cajá; e receitas culinárias testadas e padronizadas utilizando os frutos como ingredientes principais. Esta obra pretende somar-se ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), que é o grande impulsionador da segurança alimentar e nutricional e agricultura familiar no contexto da alimentação escolar no Brasil, promovendo sustentabilidade para o bioma Caatinga e a valorização da cultura local.
  • Livro
    Práticas corporais/atividades físicas e covid-19: impactos do confinamento sobre estudantes universitários brasileiros e franceses
    (EDUFRN, 2024-03-26) Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Perera, Eric; Ferez, Sylvain; Bouchet-Mayer, Cyriac; Cazarre, Romain; Pereira, Larissa Maria de Paiva Ribeiro; Aquino, Lívia Silveira Duarte; Franco, Marcel Alves; Nascimento, Rosie Marie Medeiros de; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti
    O livro é fruto de uma produção de uma longa pesquisa realizada em acordo de cooperação entre a UFRN e a Université de Montpellier (França), que investigou as práticas corporais, cujo recorte temporal se deu no período de confinamento da pandemia da covid-19. Nossa pesquisa se pautou no relato de estudantes universitários do Brasil e da França, e discutimos diversas conceitos e temas relevantes na área da Educação Física, como, por exemplo, práticas corporais e atividades físicas, relações sociais, qualidade de moradia, impactos na saúde, entre outros.
  • Livro
    Corpo, Cultura e Educação Física: Volume 4
    (2022-12-30) Franco, Marcel Alves (Org.); Surdi, Aguinaldo Cesar (Org.); Souza Junior, Antonio Fernandes de (Org.); Bezerra, Judson Cavalcante (Org.); Pinto, Julio Cesar Barbosa de Lima (Org.)
    Neste quarto volume da coleção "Corpo, Cultura e Educação Física", convidamos os leitores a mais um ciclo de produções científicas fruto do trabalho dos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pensando no corpo do programa, apresentamos aqui estudos que sintetizam dissertações de mestres egressos e de discentes ativos do programa. Além disso, contamos com a participação de personalidades de outros grupos de pesquisa e outras instituições como um movimento colaborativo deste corpo que busca continuamente sua formação, com diálogo e em prol da universidade pública no Brasil. Sua pluralidade de ideias e de referenciais que apresentamos sob a forma dos temas “Corpo, natureza e cultura”, “Corpo e saúde”, “Corpo e Educação”, procura destacar a centralidade que o Corpo assume na relação com o mundo, respeitando a diversidade epistemológica na abordagem dos fenômenos investigados em cada estudo aqui apresentados.
  • Livro
    Atuação interdisciplinar na disfagia
    (2021-12-17) LAIS, Lúcia Leite; CUNHA, Thais Alves; LOPES, Márcia Marília Gomes Dantas; CARDOSO, Carla Ionara Xavier da Silveira; GODOY, Cynthia Meira de Almeida; MAGALHÃES JUNIOR, Hipólito Virgilio; FERREIRA, Lidiane Maria de Brito Macedo; VALE, Sancha Helena de Lima
    Este livro, que reúne autores da área de fonoaudiologia, nutrição e otorrinolaringologia, apresenta os procedimentos de avaliação, intervenção e acompanhamento no gerenciamento da disfagia em ambiente hospitalar. Para isso, os autores se baseiam em referenciais teóricos atuais e em suas experiências técnicas dialogadas interdisciplinarmente. Assim, objetivam o avanço da formação dos profissionais que desejam atender a pessoa com esse transtorno de deglutição em suas necessidades nutricionais, de eficiência e segurança da deglutição
  • Livro
    Notas sobre um acervo do esporte potiguar
    (EDUFRN, 2021-12-07) Araújo, Allyson Carvalho de; Duarte, Emília Mariana Guedes; Silva Júnior, Joalmi Medeiros da; Araújo, Jordão Garcia da Silva; Cid, Tayse Cabral
    Este livro consiste em um levantamento do acervo do Museu do Atleta do Rio Grande do Norte, o qual contém artefatos que depõem sobre a história do esporte e do lazer no estado. Esperamos que este material cumpra o papel de registrar, socializar e incentivar estudos sobre a história e a memória do esporte, do lazer e de outras práticas corporais. Como tivemos apenas uma primeira aproximação com o acervo, ainda existem lacunas nas fichas de catalogação, e essa ação foi intencional. Nesse sentido, como um grande coletivo de interessados pelo tema do esporte, convidamos a todos para colaborar com as informações que tiverem sobre as obras, enriquecendo com narrativas e informações a história que este acervo já conta. Acreditamos que quanto mais tempo este acervo ficar sem registro maior será a probabilidade de as informações se perderem.
  • Livro
    Raça e saúde: múltiplos olhares sobre a saúde da população negra no Brasil
    (EDUFRN, 2021-11-19) Barbosa, Isabelle Ribeiro (org.); Aiquoc, Kezauyn Miranda (org.); Souza, Talita Araujo de (org.)
    Este livro foi elaborado especialmente para debatermos a saúde da população negra brasileira enquanto um direito fundamental e condição para o exercício pleno da cidadania. Esse debate, além de inadiável, é urgente. Apesar das conquistas e dos avanços nas políticas para o estabelecimento de padrões de equidade étnico-racial, dentre as quais apontamos a existência do Sistema Único de Saúde, as formas de racismo que subjugam a inserção do negro na sociedade demonstram a fragilidade do modelo brasileiro de democracia racial. Dessa fragilidade, resultam as iniquidades em saúde que atingem a população negra brasileira e a cor da pele torna-se, então, um marcador do processo saúde-doença-cuidado. A elaboração desta obra ocorreu sob a perspectiva de múltiplos olhares. Foram necessários vários ângulos, saberes e aproximações com os temas da saúde da população negra brasileira, tendo sido construída em esforço conjunto de especialistas de diversas áreas do conhecimento. Aliás, a massiva participação de pesquisadores da área da saúde na autoria desta coletânea é um destaque, considerando a invisibilização histórica que a população negra tem recebido por este campo do conhecimento. A organização desta coletânea levou em consideração a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) como princípio norteador, de maneira que esta fosse a linha condutora e o elo entre os capítulos. Não é possível discutir passado e futuro sem partir dos pressupostos legais que atualmente dão as diretrizes gerais para a promoção da saúde integral da população negra. Neste quesito, além dos desafios para a implementação da PNSIPN, apresentamos a luta pelo direito à saúde da população quilombola e a inclusão do quesito raça/cor nos sistemas de informação em saúde do Brasil. O segundo passo foi trazer um debate minucioso sobre as condições de vida e de saúde da população negra brasileira: ressaltamos que a população negra não é uma população doente, mas, sim, que o processo saúde-doença-cuidado na população negra possui outra magnitude e transcendência. Por último, trabalhamos os aspectos de formação de profissionais de saúde para as peculiaridades da saúde da população negra, as políticas afirmativas para a inserção do negro na pós-graduação em saúde e a divisão racial do trabalho na saúde.
  • Livro
    Protocolo clínico para a confecção de restaurações cerâmicas
    (2021-09-02) Freitas Júnior, Amilcar Chagas; Almeida, Erika Oliveira de; Melo, Laércio Almeida de; Dias, Tasiana Guedes de Souza
    Este livro apresenta um protocolo clínico simples e seguro para a confecção de restaurações cerâmicas (facetas, lentes de contato, fragmentos e coroas), abrangendo desde o planejamento inicial até a cimentação adesiva, seguindo os seguintes pontos: planejamento com realização do mock-up, preparo de dentes com cimentação de pinos, moldagem de passo único com afastamento pela técnica do duplo fio e cimentação adesiva de laminados cerâmicos
  • Livro
    Corpo, Cultura e Educação Física (volume 3)
    (EDUFRN, 2021-07-20) Franco, Marcel Alves (org.); Surdi, Aguinaldo Cesar (org.); Souza Junior, Antonio Fernandes de (org.); Bezerra, Judson Cavalcante (org.); Pinto, Julio Cesar Barbosa de Lima (org.)
    A presente coletânea “Corpo, Cultura e Educação Física – v. 3” foi desenvolvida por discentes, docentes e egressos do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em cooperação com outros programas de pós-graduação e também instituições, tais como o Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN, a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade de Pernambuco, entre outras. O objetivo desta coletânea é ampliar e divulgar as discussões que vêm sendo desenvolvidas sobre Corpo, Cultura e Educação Física, em especial no PPGEF/UFRN com seus colaboradores. Nos volumes anteriores, os textos abordaram as temáticas: Corpo, Natureza e Cultura; Corpo e Saúde e Corpo e Educação. Neste terceiro volume, além dessas temáticas, foi incluída a temática sobre Corpo, Práticas Corporais e Esporte. Neste volume, os autores continuam seus esforços reflexivos no sentido de contribuir com a diversidade de conhecimentos produzidos na área da Educação Física. Os textos aqui publicados transitam nas diferentes temáticas como a Biomecânica, a Fenomenologia e as danças; a importância das atividades físicas e os problemas do sedentarismo; a cultura digital, a inclusão e o brincar na Educação Física escolar e, por fim, o esporte e a deficiência.
  • Livro
    Manual para elaboração de Fichas Técnicas de Preparação e oficinas culinárias
    (EDUFRN, 2021-06-11) Maciel, Bruna Leal Lima (org.); Freitas, Erika Paula Silva (org.); Passos, Thaís Souza (org.); Salha, Amal Mendonça Vaz (colab.); Alves, Amara Kizzi de Almeida (colab.); Bezerra, Danielle Viviane Fernandes (colab.); Pontes, Fernanda Marielle Carvalho (colab.); Gurgel, Heloísa Nicolau (colab.); Rodrigues, Leticia Bianca Alves (colab.); Nascimento, Sara Sayonara da Cruz (colab.); Souza, Sthephany Rayanne Gomes de (colab.)
    Nesta obra, abordamos desde conceitos básicos, que norteiam a construção das Fichas Técnicas de Preparação, como per capitas, fatores de correção e de cocção, até teste de receitas para elaboração das Fichas Técnicas de Preparação. Mostramos também nossa experiência no planejamento e na organização de oficinas culinárias em um capítulo específico. Incluímos as fichas técnicas mais utilizadas em nossas oficinas, elaboradas no Laboratório de Técnica Dietética do Departamento de Nutrição, do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Compilamos e listamos os indicadores das nossas Fichas Técnicas de Preparação e determinamos os indicadores básicos (fatores de correção e cocção), demonstrando todo o tratamento estatístico realizado, contribuindo para a atualização dos dados na literatura e a formação de pessoal capacitado na área. Dessa forma, o leitor, que poderá ser um estudante de nutrição ou de gastronomia, um técnico em nutrição e dietética, um nutricionista ou um gastrólogo, poderá compreender os passos necessários para padronizar receitas com fins profissionais.
  • Livro
    Incontinência urinária feminina: da avaliação à reabilitação
    (EDUFRN, 2021-06-11) Viana, Elizabel de Souza Ramalho (org.); Micussi, Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral (org.)
    Dentre as especialidades da Fisioterapia, a área da saúde da mulher está crescendo e mostrando sua importância tanto para profissionais da saúde quanto para a sociedade. Observa-se um alto número de profissionais no mercado em busca de conhecimentos teóricos e práticos sobre a reabilitação da musculatura do assoalho pélvico. Dividido em sete capítulos, o livro “Incontinência urinária feminina: da avaliação à Reabilitação” apresenta a disfunção uroginecológica mais frequente, abordando os conceitos, prevalência, fisiopatologia, forma de avaliação e tratamento, além de exemplificar casos clínicos baseados na vivência dos colaboradores que são docentes e profissionais atuantes na área.
  • Livro
    Boas práticas na gestão do cuidado e da segurança da pessoa idosa
    (2021-05-20) Nunes, Vilani Medeiros de Araújo (Org.)
    Este livro visa subsidiar orientações acerca das boas práticas relacionadas com o cuidado dispensado às pessoas idosas, que começaram a ganhar relevância política nos últimos vinte anos do século XX. É recomendado para cuidadores, profissionais e acadêmicos da área da saúde, gestores de instituições de acolhimento e interessados na temática da atenção à pessoa idosa. Está dividido em 5 Eixos Temáticos, distribuídos em 30 capítulos que incluem diferentes aspectos relacionados ao processo de envelhecimento humano nas dimensões biológica, psicológica e social, com destaque na segurança e qualidade do cuidado às pessoas idosas nas diversas dimensões, desde abordagens para prevenção, promoção da saúde, rastreio, monitoramento, até a reabilitação de idosos robustos, em risco de vulnerabilidade, ou frágeis.
  • Livro
    Saúde no prato: guia educativo para alimentação saudável de pessoas com deficiência visual
    (2021-05-11) Bagni, Ursula Viana (Org.); Borges, Thaís Lima Dias (Org.)
    Esta é uma obra que tem como objetivo registrar e divulgar os frutos do projeto de extensão "Saúde no prato" (Promoção da alimentação saudável de pessoas com deficiência visual), promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte). O objetivo do projeto foi promover hábitos alimentares saudáveis entre pessoas com deficiência visual e seus familiares e/ou cuidadores, visando não somente alcançar saúde e bem-estar, mas principalmente criar uma cultura de autocuidado que pudesse contribuir para a melhoria das condições de saúde e de qualidade de vida dessa população. Nesse sentido, espera-se esta publicação possa qualificar as ações de alimentação e de nutrição e fortalecer a prática dos profissionais de saúde nos diferentes espaços de atuação, e que o material extrapole seus conteúdos, sensibilizando esses atores quanto à importância da inclusão para a justiça social e a redução das iniquidades em saúde das pessoas com deficiência.