PPGECNM - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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  • Produto Educacional
    Aprendendo sobre fases da lua e marés com pescadores e pescadoras de Macau – RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Beserra, Isadora Amanda Câmara; Germano, Auta Stella de Medeiros
    O presente material educacional intitulado Aprendendo sobre Fases da Lua e Marés com Pescadores e Pescadoras de Macau – RN foi desenvolvido no âmbito do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O material resulta da pesquisa relatada na dissertação "Saberes Astronômicos entre Pescadores e Pescadoras Artesanais de Macau e sua Inserção no Ensino de Ciências", tendo como objetivo valorizar os saberes dos pescadores artesanais e promover o diálogo com os modelos científicos no ensino de Ciências. O produto educacional é composto por uma unidade de ensino e um jogo didático denominado "Céu e Mar em Macau-RN", ambos voltados para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A unidade de ensino busca integrar conhecimentos tradicionais e científicos sobre as fases da Lua e os ciclos das marés, estruturando-se em nove aulas baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O jogo "Céu e Mar em Macau-RN" simula a jornada de pescadores, desafiando os jogadores a relacionar os fenômenos astronômicos com as condições ideais para a pesca. O material foi validado em uma escola estadual em Macau-RN e visa incentivar práticas pedagógicas interdisciplinares e interculturais, valorizando o conhecimento tradicional no ensino de Ciências
  • Produto Educacional
    Desafio de al-Biruni: solucionando o problema do xadrez
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Santos, Maria Luíza dos; Sousa, Giselle Costa de
    O produto educacional desenvolvido, fundamentado na aliança entre história da matemática e tecnologias digitais, consiste em um Objeto de Aprendizagem (OA) do tipo jogo digital, ao qual visa contribuir para o ensino de matemática de forma dinâmica e acessível, abordando principalmente conceitos de progressão geométrica e potências. Além disso, o OA é baseado no estudo histórico-matemático da solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni, ou seja, buscamos apresentar uma visão da história da matemática diferente da vertente tradicional.
  • Produto Educacional
    Formação docente no Brasil e análise das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum para a formação inicial de professores - Resolução CNE/CP n° 02/2019
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Sousa, Edson Silva de; Cury, Fernando Guedes
    O produto educacional desta pesquisa do mestrado profissional no Programa de Pós‐Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, foi à construção e validação do vídeo sobre a formação de professores no Brasil - Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores - Resolução CNE/CP nº 20/2019. Destacamos que é obrigatória a elaboração, produção, avaliação e a análise do Produto Educacional nos mestrados profissionais para a obtenção do título de mestre. O vídeo tem o objetivo de difundir o debate do tema nas instituições formadoras como também nos profissionais que atuam na Educação Básica e assim trazer as contribuições dessas instituições para avanços ao tema. Logo, nosso público-alvo são os professores de Instituições de ensino superior nos cursos de licenciaturas e Pedagogia, alunos desses cursos e professores da Educação Básica. O nosso Produto Educacional é um vídeo, ou seja, uma tecnologia educativa dentre as várias possibilidades de formatos existentes e com o advento da internet surgiram várias possibilidades na formatação, produção e divulgação
  • Produto Educacional
    E se fôssemos educadoras/es mais ecológicas/os?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-30) Moura, Maria Clara Silva Cardoso de; Nascimento, Wilson Elmer
    Esta é uma proposta de Curso de formação para professores que ensinam Ciências da Natureza, um Produto Educacional que acompanha a dissertação intitulada “Desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências da natureza: práticas para a diminuição do zoochauvinismo”, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Este Produto Educacional foi validado por uma banca examinadora durante o Exame de Qualificação do Mestrado
  • Produto Educacional
    Explorando construções geométricas: uma atividade á luz da teoria da objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-01) Silva, Luciana Gomes da; Morey, Bernadete Barbosa
    Esta cartilha foi desenvolvida como parte do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus Natal) e validada pela banca examinadora de qualificação, após atender aos critérios estabelecidos para um Produto Educacional (PE). Além de cumprir um requisito acadêmico, seu principal objetivo é contribuir com a prática pedagógica de professores de Matemática do 7º ano do Ensino Fundamental, embora possa ser utilizada por outros educadores. A proposta didática e pedagógica apresentada aqui se baseia na Teoria da Objetivação (TO), uma teoria sobre ensino e aprendizagem que será explicada brevemente na página 6 desta cartilha
  • Produto Educacional
    A energia eólica em sala de aula: discutindo uma questão sociocientífica no Ensino de Ciências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-06) Oliveira, Geovânio da Silva; Dantas, Josivânia Marisa
    Este Produto Educacional é oriundo de uma pesquisa de Mestrado Profissional desenvolvida no âmbito da área de Ensino de Ciências, elaborado e pensado para contribuir com a prática de professore(a)s da educação básica. Trata-se da elaboração de uma Sequência didática (SD) que possa auxiliar ou complementar atividades docentes em sala de aula, no que tange a temática da energia eólica no Ensino de Ciências. Esclarecemos que esta não se configura como um guia didático fechado, imutável, mas flexível, podendo ser adaptado ao público a que se destina. Pensamos que propostas como esta sejam relevantes e necessárias para contribuir com o fazer docente e pôr em prática um ensino que seja capaz de suprir as necessidades do(a)s estudantes, bem como o(a)s faça refletir, pensar e tomar decisões conscientes, enquanto cidadãos bem-informados em assuntos que envolvem ciência e tecnologia
  • Produto Educacional
    Geometria com arte e gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-23) Morais, Larissa Salviano de; Cabral, Carla Giovana
    Este produto educacional é uma sequência didática apoiada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), parte da dissertação de mestrado “Xilogravuras: Possibilidades para o Ensino de Geometria por meio da Arte e de Questões de Gênero”, realizada no Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), sob orientação das professoras Carla Cabral e Marta dos Anjos
  • Produto Educacional
    SBEM/RN: uma possível história
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Lima, Tiely Virgínio da Hora; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-8876-8844
    Este é um Livro Iconográfico, um Produto Educacional que acompanha a Dissertação intitulada: Perspectivas de professores e estudantes acerca da Sociedade Brasileira de Educação Matemática regional do Rio Grande do Norte, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, tendo como linha de pesquisa História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais e da Matemática
  • Produto Educacional
    Vamos falar sobre o que a gente come? Guia para educadores de Ciências e Biologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Dasmaceno, Sarah Costa; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; https://orcid.org/0000-0002-5727-0525
    O vídeo "Vamos falar sobre o que a gente come? Guia para educadores de Ciências e Biologia" foi desenvolvido como parte do Produto Educacional da dissertação de mestrado de Sarah Costa Damasceno. Ele visa fornecer reflexões e diretrizes para educadores de Ciências e Biologia sobre como abordar a temática da alimentação de forma multidimensional e contextualizada em sala de aula. O material não se propõe a ser um roteiro pronto, mas uma base para o desenvolvimento de atividades que explorem a alimentação dentro de uma perspectiva freireana, buscando práticas pedagógicas emancipatórias e críticas. O vídeo, portanto, busca incentivar educadores a promoverem discussões que vão além dos aspectos nutricionais dos alimentos, integrando questões culturais, políticas, econômicas e históricas relacionadas à alimentação. A produção segue os princípios da pedagogia de Paulo Freire, focando no desenvolvimento de uma educação crítica e libertadora, onde os alunos são convidados a refletir sobre suas próprias experiências alimentares e sociais, enquanto constroem conhecimento de maneira participativa e consciente. Dessa forma, o vídeo se posiciona como uma ferramenta educacional que visa transformar a prática docente, fomentando uma abordagem mais ampla e inclusiva no ensino de Ciências e Biologia
  • Produto Educacional
    Formação socioambiental de estudantes autistas sobre o efeito estufa: um diálogo entre o enfoque CTS, a pedagogia Freiriana e o FUA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Azevedo, José Paulo Dantas; Cabral, Carla Giovana
    A Unidade Didática Multiestratégica (UDM) que apresentamos nas páginas seguintes é o resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este material é um Produto Educacional (PE) elaborado para você, professor(a) da Educação Básica, como um guia para o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem fundamentadas na promoção de um ensino de ciências na perspectiva inclusiva. Sabemos que o direito à educação inclui o direito ao aprendizado de todas as pessoas, independentemente das diversidades entre elas. Os(as) estudantes são diferentes uns(umas) dos(as) outros(as), a disponibilidade para conhecer as singularidades de cada um(a) é o primeiro passo na construção de uma escola inclusiva. Assim como nós, você ainda deve se deparar com muitas barreiras e resistências em sua escola e frequentemente ouvir comentários assim: “Como posso conhecer cada aluno(a)? Meu tempo de aula é curto, como vou fazer planos de aula diferentes?”. Em cursos de formação de professo- res(as), é comum ouvirmos de colegas falas do tipo: “não tenho formação para isso...”, “não sei lidar”, “é muito diferente a aprendizagem do(a) aluno(a) com deficiência”, “tenho 30 alunos(as) para me preocupar e como vou planejar para mais esse(a)?”. A questão, professor(a), é evitar adotar a matemática de uma sala com 30 alunos(as) ditos(as) “normais” e um(a) com deficiência. É uma soma: uma sala com 31 estudantes! E vale destacar que a responsabilidade pela educação deste(a) educando(a) é de todos(as): escola, equipe gestora e nós, professores(as). Pensando nisso, esta UDM adotou o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a pedagogia de Paulo Freire e os pressupostos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Visamos contribuir com sua prática pedagógica, de modo que você possa ensinar Ciências sob a perspectiva da educação inclusiva e, com isso, colaborar para que seu(sua) aluno(a), seja ele(a) neurotípico(a) ou neurodivergente, desenvolva um pensamento crítico e se posicione diante de problemas do seu cotidiano. Resultante de uma Investigação Temática Freiriana (ITF), realizada numa comunidade escolar do município de Ceará-Mirim/RN, emergem as vulnerabilidades socioambientais como o tema gerador deste trabalho, no sentido da reestruturação do programa curricular. Neste material didático, o nosso objetivo é propor atividades para que, você, professor(a), possa oportunizar situações de aprendizagem que fomentem o ensino de ciências de forma contextualizada em suas aulas, por meio do diálogo e da problematização e, sobretudo, que busque atender às necessidades de aprendizagem de todos(as) os(as) educandos(as). Todas as etapas investigativas e a redução temática podem ser consultadas no Capítulo 5 da dissertação que fundamenta este PE. Nossa proposta de UDM está organizada em 11 encontros, alinhados com a dinâmica didático-metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (Delizoicov, 2001). Esses encontros sugerem atividades que têm como objetivo principal promover a contextualização e a discussão de conceitos importantes para a compreensão da relevância da camada de ozônio e de sua preservação, permitindo aos(as) estudantes que sejam os(as) protagonistas na sistematização da aprendizagem sobre um tema da agenda ambiental. Salientamos que este material não é uma sequência de aulas fechada. Pelo contrário, é adaptável. Você pode modificar o material para alcançar diferentes objetivos conceituais e contextuais, de acordo com a sua realidade e o contexto da sua escola e sala de aula. Sinta-se à vontade para utilizar a UDM na íntegra ou selecionar atividades específicas, conforme sua identificação pedagógica com os referenciais teóricos e necessidades educacionais. Esperamos que este produto educacional contribua para as reflexões sobre as possibilidades no ensino de ciências na perspectiva da educação inclusiva, e inspire você, professor(a) de Ciências/Biologia, a experimentar a adoção do DUA, na perspectiva da educação dialógica freiriana e CTS em sua prática docente. Vamos conhecer a proposta?
  • Produto Educacional
    Jogos para o ensino de equação do 1° grau: caderno de atividades
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Silva, Suzy Kelly da; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-1283-1675
    Este caderno é o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele foi planejado e usado em sua primeira versão nas turmas do 9o ano de uma escola municipal em Vera Cruz, RN. As atividades foram desenvolvidas para introduzir a ideia de equações de maneira mais dinâmica, proporcionando um ensino mais significativo. Com este caderno, esperamos que os professores utilizem as atividades propostas ou se inspirem nelas para incorporar jogos ao ensino de Matemática, pois essa metodologia pode potencializar significativamente a aprendizagem dos alunos. Neste caderno, você encontrará sugestões de aulas que envolvem jogos no ensino de equações. Escolhemos essa metodologia por sua capacidade de proporcionar um ensino significativo quando bem planejada. As atividades estão organizadas em quatro tipos de jogos: gincana com a balança, jogo da velha, jogo de tabuleiro e boliche
  • Produto Educacional
    A química dos corantes do Jenipapo e Urucum: uma sequência didática aplicada a cultura indígena
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-11) Gomes, Ana Lídia de Araújo; Moreira, Patrícia Flávia da Silva Dias
    Estou satisfeita em poder lhe apresentar esse material que enriquecerá suas aulas, atingindo o estudante de maneira diferente no ensino de Química. Nesse sentido, esse manual poderá servir tanto para a disciplina de química, ciências, como poderá ser adaptado para as demais áreas de conhecimento. Você tem autonomia para reinventar e recriar as atividades aqui presentes da maneira que achar conveniente para sua realidade. Estamos vivenciando mudanças constantes no mundo social, político e global e essas transformações reverberam de várias formas na educação. Ademais, a estigmatização sofrida por grupos culturais estão presentes, também, no ambiente escolar, e é por esse motivo que abordaremos tradições indígenas em nossas aulas, afinal, os povos originários vivem uma luta constante por fazer valer sua identidade, pertencimento e ganhar respeito pela sociedade. A temática indígena aqui elencada, direcionada para as disciplinas das Ciências da Natureza, ainda passa por uma escassez no que tange às atividades diferenciadas para a finalidade da lei 11.645/08, que vem para assegurar a oferta do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira, o que faz com que os espaços de ensino tenham que utilizar essa abordagem em seus currículos (BRASIL, 2008). Inserir esse estudo no Ensino de Química, ciências e demais disciplinas nas escolas regulares e diferenciadas indígenas, torna-se fundamental, uma vez que o aprendizado em algumas disciplinas se contextualiza nas práticas dos nativos indígenas, como a extração de pigmentos pautadas na sabedoria deles e experimentação científica. Destarte, os pigmentos utilizados pelos indígenas provenientes do Urucum e do Jenipapo serão abordados dentro de alguns conteúdos da Química Orgânica, além de sondagens de conhecimento das tradições indígenas em um sentido geral. Esse documento abordará as atividades com as instruções a serem utilizadas pelo professor(a) para os alunos do Ensino Médio ou Ensino Fundamental. Você realizará algumas aulas com diferentes práticas didáticas com o tema corantes naturais, desde aulas expositivo – dialogadas com apresentação de slides, jogos, representação de moléculas com material alternativo e a química do processo de extração dos pigmentos indígenas, com uma aproximação da temática indígena em suas aulas. Os conteúdos abordados nessa sequência didática são: polaridade das moléculas, biomoléculas (lipídios), nomenclatura, heteroátomo, ligações saturadas e insaturadas, tipos de cadeias (aberta, fechada e aromática) e funções oxigenadas. Desejamos que o conteúdo desse material seja uma nova forma de ressignificar conceitos químicos em uma perspectiva cultural para os alunos de escolas regulares e também alunos de escolas indígenas. Essa sequência será importante para desconstruir a visão do indígena, muitas vezes de maneira primitiva e eurocentrista e minimizar o preconceito étnico, além de reconstruir conceitos, ressignificando a sabedoria indígena aliada aos conhecimentos químicos, conhecendo algumas das tradições indígenas brasileiras. Assim, o ensino contextualizado de várias disciplinas vem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem modificando modos de pensar e agir, fazendo também cumprir a lei federal 11.645/08 nas instituições de ensino. Vamos transformar nossas aulas incluindo a importância das relações étnico-raciais na perspectiva multicultural em nossa área de conhecimento? Sejam bem-vindos a esse propósito!
  • Produto Educacional
    Robert Hooke, o microscópio e a célula: a história da ciência no PNLD 2021
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Braga, Taís dos Santos; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
    A presente dissertação de mestrado tem como foco a formação docente e discussões sobre o episódio histórico envolvendo o pesquisador inglês Robert Hooke (1635-1703), a microscopia e a "descoberta” da célula. Propõe-se um produto educacional voltado para a formação de professores atuantes nas disciplinas de Ciências e de Biologia na Educação Básica, e licenciandos de cursos que propiciam habilitação para o ensino nessas disciplinas. Trata-se de um conjunto de recursos autoinstrucionais, de autoria própria, composto por: 1) Uma videobiografia de Robert Hooke – trajetória pessoal, formação acadêmica, atuação na Royal Society, aspectos de suas principais pesquisas e realizações, bem como suas relações com pesquisadores da época; 2) Uma videoaula que discute a partir do texto Micrographia (1665), de Robert Hooke, as observações da cortiça realizadas por ele ao microscópio, suas motivações ao realizar essas investigações, relacionadas ao estudo das propriedades físicas desse material. Explica-se porque a historiografia coetânea não concorda que a descoberta da célula seja atribuída a Hooke, ao contrário do que se costuma notar em livros didáticos e na divulgação científica; 3) Uma sequência de videoaulas, nas quais são discutidas uma a uma as coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2021, considerando a temática célula, microscopia e Robert Hooke. As videoaulas demonstram que, na maior parte das coleções, com raras exceções, há uma significativa ausência de uma História da Ciência adequada, sob o ponto de vista historiográfico e da legislação educacional vigente. O Produto Educacional foi aplicado na formação docente, em curso de extensão em formato remoto assícrono. Ao longo da aplicação, foram utilizados instrumentos de pesquisa com o intuito de avaliar se, e em que medida, a utilização desse Produto Educacional junto ao público-alvo visado, pode colaborar para uma visão historicamente contextualizada acerca de Hooke e dos seus trabalhos, bem como para uma percepção crítica do conteúdo relacionado a essa temática em livros didáticos atuais
  • Produto Educacional
    Radiação ultravioleta e medidas de fotoproteção: uma proposta para a educação básica envolvendo aspectos sobre ciência, tecnologia e sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Souza, Eriberto Gomes de; Nascimento, Wilson Elmer
    O material didático que aqui propomos corresponde ao Produto Educacional, fruto da dissertação intitulada “Os efeitos da radiação ultravioleta na saúde humana: propósitos para uma educação CTS”, elaborado durante o curso de mestrado profissional do Programa Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi desenvolvido por Eriberto Gomes de Souza sob orientação do Professor Dr. Wilson Elmer Nascimento. Este material se caracteriza em uma Sequência Didática (SD) desenvolvida de acordo com a organização dos três momentos pedagógicos (3MP), levando em consideração os principais objetivos da Educação CTS. A SD é constituída por diversos elementos que vão potencializar as discussões sobre os efeitos da radiação ultravioleta na nossa vida e a importância das medidas de fotoproteção. Tal proposta, visa estimular à sua aplicação na vida real, a importância do contexto local para dar sentido ao que se desenvolve em sala de aula e o protagonismo do estudante na construção do próprio conhecimento. A SD, a princípio, foi pensada para ser desenvolvida em turmas da terceira série do Ensino Médio, no entanto, percebemos que esta possui grande potencial de ser trabalhada em diferentes contextos. Além disso, apresenta diversas possibilidades de adequação em acordo com as condições contextuais, por exemplo, em disciplinas eletivas, minicursos, cursos de extensão, feira de ciências, oficinas, atividades extracurriculares, entre outros. Cabe ao docente adaptá-la conforme a sua necessidade e realidade em sala de aula. Esta proposta didática está dividida em Unidades que abrangem diferentes tópicos. Ademais, para enriquecê-la, apresentamos as seções “Saiba Mais!”, que aprofunda ou complementa os conteúdos apresentados; “Espaços de Aprendizagem”, que sugere fontes para consultar materiais, para ajudá-lo a ampliar seus conhecimentos e se aprofundar nos conteúdos abordados no tema e; por fim, “Curiosidades” que complementam e contextualizam os assuntos trabalhados. Em relação às aulas, propõe dicas que possam auxiliá-lo(a) na execução das atividades, como os objetos de conhecimento, objetivos, materiais necessários, tempo previsto, diálogo com o(a) docente e avaliação. Desse modo, incluímos aqui todas as informações que consideramos necessárias e essenciais para o desenvolvimento das aulas. Assim, nossa perspectiva é que este material possa contribuir de forma significativa para a sua prática docente, entretanto, caberá a você, professor(a), encontrar as melhores formas de aplicá-lo para facilitar a aprendizagem dos(as) educandos(as). Nosso papel é oferecer subsídios para que possa embarcar em sua trajetória educacional com apoio e confiança
  • Produto Educacional
    Utilizando o Octante Reflexivo para um estudo de conhecimentos de natureza geométrica por meio das atividades-históricas-com-tecnologias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Gomes, Anna Beatriz de Andrade; Sousa, Giselle Costa de
    O presente produto educacional é uma sequência didática organizado como um Caderno caracterizado como um conjunto de três atividade-histórica-com-tecnologia que aborda conhecimentos geométricos mobilizados durante o uso do Octante Reflexivo por meio do GeoGebra, por meio da aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, proposta por Sousa (2020) As três atividades do Caderno são: Atividade 1 - Conhecendo o Octante Reflexivo: Uma atividade composta de textos introdutórios e questionamentos iniciais para entender o contexto do uso do Octante Reflexivo e sua composição (peças), além do funcionamento do próprio instrumento. Atividade 2 - Montando o Octante Reflexivo no GeoGebra: Nesta atividade, utilizando o entendimento dos alunos sobre a estrutura do Octante, iremos montar uma estrutura simulada do instrumento no GeoGebra, entendendo seus movimentos no índice ao longo do arco, os espelhos e suas limitações. Atividade 3 - Entendendo os conhecimentos geométricos mobilizados no uso do Octante: Nesta atividade, iniciamos com uma pequena retomada sobre os conhecimentos de natureza geométrica no instrumento, além da demonstração da dupla reflexão por meio da investigação.
  • Produto Educacional
    Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software Geogebra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-17) Lopes, Maria Maroni; Morey, Bernadete Barbosa
    O presente estudo tem como objetivo analisar as potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Trigonometria. Baseando-se nos recursos presentes nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte, a pesquisa pretendeu responder à seguinte questão: Poderíamos utilizar as condições hoje presentes na escola e, os recursos do software Geogebra para otimizar o ensino e aprendizagem de Trigonometria? . Para tanto, foi elaborado e aplicado um módulo de atividades investigativas. A intervenção metodológica foi realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública na cidade do Natal, RN. Tomamos como base o referencial teórico da Didática da Matemática, adotando as concepções de Borba e Penteado (2007), Valente (1999) e Zulatto (2002, 2007) no que se refere ao uso da Tecnologia Informática (TI) na sala de aula de Matemática. Para elaborar as atividades investigativas, adotamos as concepções de Ponte, Brocardo e Oliveira (2005) e Ernest (1996). A análise das atividades ajudou-nos a entender como os alunos realizam suas construções e fazem a apreensão visual por meio do processo de arrastar as figuras na tela do computador. Além disso, as atividades aplicadas com o recurso do software GeoGebra nos levaram a afirmar sobre as alternativas e performance dos estudantes face a solução de alguns problemas de Trigonometria
  • Produto Educacional
    Laboratório Virtual de Matemática (LAVIMAT)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Araújo, Jonimar Pereira de; Balvin, Fabian Arley Posada
    O Laboratório Virtual de Matemática (LAVIMAT) foi criado com o objetivo de oferecer um ambiente virtual interativo e dinâmico para apoiar o ensino-aprendizagem da matemática. Hospedado no Google Sites e acessível via web pelo endereço eletrônico https://www.lavimat.com, este laboratório virtual disponibiliza diversos recursos digitais e materiais didáticos. Na página inicial, temos imagens (ícones) que representam e direcionam para às seguintes páginas: Materiais Didáticos, Atividades Interativas, Banco de Questões, Jogos Educativos, Softwares, Provas do ENEM, TDICs, Planificações de Figuras Geométricas, Construções Geométricas, Aulas em PowerPoint, E-books, Curiosidades Matemáticas, Inteligência Artificial (IA) e Cursos Online (MOOC)
  • Produto Educacional
    Luís, Câmara, Ação: uma expedição no museu científico de cascudo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-22) Medeiros, Lutemberg Lima de; Cabral, Carla Giovana
    Unidade de Ensino que aqui será pormenorizada é o resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É um Produto Educacional (PE). Trata-se, sobretudo, de um material orientador para que você, professor/a de Ciências da Natureza da Educação Básica, possa desenvolver atividades de ensino e aprendizagem fundamentadas na promoção e na avaliação de indicadores de alfabetização científica e tecnológica. São atividades desenvolvidas no diálogo entre espaços escolares e museus de ciências
  • Produto Educacional
    Tabuleiro conceitual: construindo mapas conceituais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-12) Oliveira, Luiz Gustavo Damasceno; Alves, Milton Thiago Schivani
    Aqui propomos um jogo que tem como objetivo auxiliar na construção dos primeiros mapas conceituais. Mapas conceituais são ferramentas gráficas de organização e apresentação do conhecimento. Sabemos que, por ser uma ferramenta nova, existe muita dificuldade por parte dos primeiros mapeadores em construir um mapa bem estruturado. Elaboramos regras que podem incentivar a construção de bons mapas conceituais, mesmo que o mapeador nunca tenha ouvido falar a respeito dessa ferramenta. Propomos um sistema de pontuação e um baralho de cartas já pronto para impressão. Esperamos que este jogo possa ser utilizado em sala de aula, em aulas de ciências. Destacamos ainda que a estrutura física, design e temática do jogo de cartas aqui proposto se revela altamente versátil, ou seja, pode ser aplicado em diferentes disciplinas escolares e na abordagem de uma vasta gama de conteúdos curriculares
  • Produto Educacional
    Conhecimentos Indígenas sobre o céu: exercícios de diversidade epistemológica no ensino de astronomia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-12) Fonsêca, Letícia dos Santos; Guimarães, Ivanise Cortez de Souza; Germano, Auta Stella de Medeiros
    O material tem por objetivo possibilitar aos leitores problematizarem suas representações e ideias sobre os povos indígenas e sobre a forma desses povos conhecerem e se relacionarem com a natureza, além de conhecerem e explorarem motivações, fundamentos e recursos para a inclusão de conhecimentos indígenas no ensino de Astronomia na Educação Básica. Serão abordados a importância da inclusão de conhecimentos indígenas na educação em Astronomia; as repercussões do Movimento Indígena Brasileiro na educação, especialmente na formulação da lei 11.645/2008 – a qual aponta a obrigatoriedade do ensino sobre as culturas indígenas e afrodescendentes em todo o currículo da Educação Básica; a existência de estereótipos difundidos nas sociedades, sobre os povos indígenas; a teoria antropológica do perspectivismo, a qual sugere que os indígenas ameríndios desenvolveram uma epistemologia própria e distinta da nossa em sua relação com o mundo; além de conhecimentos tradicionais sobre as relações do céu, ambiente e cultura de dois povos indígenas, os Guarani Mbyá e os Mendonça (RN)