PPGMUS - Mestrado em Música

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  • Dissertação
    Compêndio de fatores de risco para saúde de instrumentistas de metais: um guia básico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-25) Lins, Ruy Victor Conceição; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; http://lattes.cnpq.br/5336146660627915; http://lattes.cnpq.br/7458572337698042; Santos, Fernando Diego Rodrigues dos; Santos, Fábio Carmo Plácido
    Esta dissertação investiga os desafios e os fatores de risco à saúde enfrentados por pedagogos e instrumentistas de metais, propondo um guia básico de prevenção de patologias relacionadas à prática musical. A motivação surgiu de vivências pessoais e profissionais do autor no ensino de instrumentos de metais, em contextos escolares e projetos sociais, onde constatou a insuficiência de medidas preventivas e de práticas pedagógicas que considerassem o bem-estar físico e mental dos músicos. O objetivo principal é identificar as principais patologias ocupacionais que podem acometer esses músicos, suas causas e propor estratégias pedagógicas que possam contribuir para uma formação e aprendizado musical mais saudável e consciente. A pesquisa adota uma abordagem exploratória e qualitativa, fundamentada em revisão crítica de literatura, análise documental e relato pessoal. Além destes pontos o trabalho propõe práticas pedagógicas interdisciplinares, estratégias de prevenção e reflexões sobre um relato pessoal sobre ansiedade e depressão vivenciado pelo autor. Esta pesquisa se justifica pela carência de estudos aprofundados na língua portuguesa sobre saúde ocupacional no que diz respeito ao ensino de instrumento de metais e pelo desejo de promover um ensino e aprendizado pautado no cuidado, na inclusão e na sustentabilidade da carreira artística. Assim, o trabalho oferece subsídios teóricos e práticos para músicos, professores e gestores que desejam construir um caminho pedagógico mais responsável e humano.
  • Dissertação
    Passoando na pracinha: frevo livre instrumental multimodal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-27) Altino, Maria José dos Santos; Campos, Cleber da Silveira; https://orcid.org/0000-0003-2666-916X; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/2243269603050486; Traldi, César; Queiroz, Luís Ricardo Silva
    Integrando a linha de pesquisa Processos e Dimensões da Produção Artística em Percussão, esta dissertação apresenta a criação, interpretação e análise de um frevo instrumental livre sob a perspectiva da multimodalidade. Nesse contexto, foi composta a obra Passoando na Pracinha: frevo para percussão e dança em três movimentos — 1. Ferrolho, 2. Levada e 3. Tramela —, que propõe um diálogo entre tradição e modernidade, explorando a liberdade criativa do frevo livre instrumental, ao mesmo tempo em que reverencia sua tradição composicional. O percurso metodológico envolveu a realização de performances em distintos contextos acadêmico-artísticos, registros audiovisuais das apresentações e reflexões críticas acerca das diferentes interpretações de cada execução. A pesquisa foi estruturada por meio de revisão bibliográfica, abrangendo tanto referências gerais quanto específicas ao recorte proposto, levantamento documental, registros audiovisuais das experimentações e performances, análise comparativa das execuções e interpretação crítica dos materiais coletados. Entre os elementos centrais da investigação, destacam-se as múltiplas possibilidades de formação instrumental nas performances e a integração da dança como parte constituinte da composição. A pesquisa também incorporou reflexões da pesquisadora sobre suas vivências enquanto mulher no ambiente do frevo instrumental, evidenciando as interseções entre criação artística, corporeidade e identidade de gênero.
  • Dissertação
    Os idiomatismos de Paulo Braga com vassourinhas no Samba e na Bossa Nova
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Lima, Kamillo Kaio Pereira; Campos, Cleber da Silveira; https://orcid.org/0000-0003-2666-916X; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/7611819425204011; Barsalini, Leandro; Casacio, Lucas Baptista
    A presente dissertação tem como objetivo investigar os traços idiomáticos na performance do baterista Paulo Braga, com ênfase em sua utilização das baquetas do tipo “vassourinhas”, especialmente nos gêneros do samba e da bossa nova. Além de uma biografia detalhada, são examinados aspectos musicais que Braga utiliza de forma recorrente e que são considerados próprios de sua abordagem. A partir do cruzamento de informações obtidas através da história oral, em sua maioria provenientes de lives realizadas durante a pandemia, bem como transcrições e análises musicais, apresentarei os elementos idiomáticos que definem sua execução, visando identificar características distintivas no seu modo de tocar com vassourinhas.
  • Dissertação
    Saudade, Manhã, Tristesse de la Lune e La Cloche Fêlée: edição, análise interpretativa e subsídios para performance de 4 canções de Ernani Braga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Medeiros, Daniel Almeida de; Cesetti, Durval da Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; http://lattes.cnpq.br/5145867756310237; Sousa, Joana Mariz de; Yamaguchi, Regiane Hiromi
    Este trabalho é uma contribuição para o resgate de quatro canções do compositor fluminense Ernani Braga (1888–1948): Saudade, Manhã, Tristesse de la Lune e La Cloche Fêlée. As partituras dessas obras estão presentes no acervo digital de Hermelindo Castello Branco (1922– 1996), o qual foi disponibilizado pelo Instituto Piano Brasileiro (IPB). Amplamente reconhecido por suas harmonizações de músicas do folclore brasileiro, que ganharam notoriedade internacional, Ernani Braga pertence à segunda geração de compositores nacionalistas. Além de seu famoso ciclo de canções nordestinas, Braga compôs canções com textos de importantes poetas brasileiros e estrangeiros, como Charles Baudelaire, muitas das quais permaneceram desconhecidas, apesar de sua evidente qualidade artística. Com o objetivo de resgatar a prática desse repertório, esta pesquisa recorreu à musicologia histórica, utilizando técnicas como levantamento bibliográfico, revisão de literatura e pesquisa documental sobre o compositor, culminando em um trabalho interpretativo focado na performance das quatro canções. Além disso, esta pesquisa tem um caráter eminentemente prático, incluindo a transcrição e edição das partituras dessas quatro canções, bem como a elaboração de versões transpostas das mesmas, com o intuito de facilitar a prática desse repertório e oferecer uma edição moderna que contemple tessituras vocais variadas. O trabalho também fornece uma análise interpretativa das obras, com ênfase na criação de subsídios interpretativos que possam auxiliar cantores e pianistas interessados em interpretá-las.
  • Dissertação
    Adeus, adeus para violoncelo e piano de Walter Smetak: uma redescoberta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-23) Queiroz Filho, André Eugênio de; Presgrave, Fábio Soren; 07453136717; Oliveira, André Luiz Muniz; 38669595400; Barros, Alfredo Jacinto de; 46444122449
    Esta pesquisa de mestrado apresenta um estudo sobre a obra Adeus, adeus para violoncelo e piano, composta por Walter Smetak em 1948, em memória de Mahatma Gandhi. O objetivo principal deste trabalho consiste em relacionar os aspectos estéticos e estruturais da obra com o contexto sócio-histórico e cultural em que ela foi composta com o objetivo de auxiliar o performer no processo interpretativo da peça. Para tanto, foram abordados no texto a trajetória artística de Walter Smetak, as conjunturas sociopolíticas e culturais na cidade de Salvador-BA, a influência da produção artística do compositor para as artes em geral, a interligação do propósito estético com o mundo oriental e a filosofia hindu. Os passos do procedimento metodológico foram: (i) a coleta de partituras e literaturas envolvendo a produção do Grupo de Compositores da Bahia; (ii) as entrevistas com o violoncelista Marcos Roriz, que estreou a obra Adeus, adeus; e com o compositor Gereba Barreto; (iii) editoração da partitura para o formato digital com vistas a facilitar estudos e análises, bem como proporcionar a divulgação; e (iv) análise da obra e as correlações conceituais, teóricas e técnicas utilizadas pelo compositor, baseando-se em um procedimento de intertextualidade e idiossincrasias. Por meio dos resultados alcançados nesta pesquisa comprova-se que as produções artísticas estão subordinadas a propósitos criativos diversos e, portanto, faz-se necessário restabelecer a integração dos conceitos artísticos, pois a individuação das áreas do conhecimento em especialidades está interferindo na identificação dos distintos processos criativos e, consequentemente, nas escolhas interpretativas correspondentes às estruturas apresentadas em uma obra musical.
  • Dissertação
    Aspectos técnicos e teóricos na escrita para o naipe de trombones em três arranjos para a Banda Pequi
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-03) Silva, André Luiz Martins da; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; http://lattes.cnpq.br/5336146660627915; http://lattes.cnpq.br/0407959168411144; Aguiar, Marcos Flávio; Farias, Ranilson Bezerra de
    Esse trabalho tem como objetivo demonstrar como a escrita para trombone nos arranjos de Vieste, Limerce e Girando em Torno do Sol podem contribuir para o aprimoramento de estudantes de arranjo que desejam escrever para trombone no contexto de uma Big Band. Reconhece-se que a linguagem e os maneirismos da Big Band são percebidos de maneira distinta na prática de performance. Portanto, o estudo abordará desde a parte histórica da criação desse tipo de grupo até questões técnicas sobre como escrever para uma seção específica, no caso, a seção de trombones da Banda Pequi, uma orquestra que foca na interpretação de música brasileira. Para a fundamentação, a pesquisa empregou uma metodologia de caráter quantitativo-qualitativo, e fez uso de dados obtidos por revisão bibliográfica, entrevistas com músicos compositores e arranjadores.
  • Dissertação
    A performance do registro grave na trompa considerando a "quebra" da embocadura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-01) Silva, Adriano Lima da; Feitosa, Radegundis Aranha Tavares; http://lattes.cnpq.br/7638785918930835; http://lattes.cnpq.br/9254029382415716; Benedito, Celso José Rodrigues; Santos, Fernando Diego Rodrigues dos
    A pesquisa sobre as diversas áreas da performance está cada vez mais presente no âmbito acadêmico. Nessa linha, o presente trabalho tem como objetivo expor diferentes abordagens de como trabalhar a região da quebra da embocadura. Este trabalho se deu a partir do levantamento bibliográfico comparando as principais ideias expostas na literatura tradicional da trompa. Trazendo diferentes abordagens de como desenvolver, trabalhar e aplicar os direcionamentos aqui apresentados. Além dos aspectos tradicionalmente tratados no que se refere à técnica instrumental, falo sobre aspectos mentais e saúde física como aporte fundamental na prática do instrumento.
  • Dissertação
    A formação musical da banda Sanctifier: um estudo sobre prática e aprendizagem na cena metal de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Dantas, Paulo Henrique Santiago; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; http://lattes.cnpq.br/7333768459277933; Mendes, Jean Joubert Freitas; Queiroz, Tobias Arruda
    A Sanctifier é uma banda natalense de death metal, subgênero do heavy metal que pertence a uma vertente chamada “metal extremo”. Essa pesquisa delineou-se para um estudo de caso (Yin, 2015; Gil, 2009) que buscou compreender como a prática musical da Sanctifier é determinada tanto pela sua atuação na cena quanto pelas formações musicais dos integrantes. Processos formativos individuais e coletivos foram encontrados como a descoberta do heavy metal e inserção na cena local, práticas musicais além do metal extremo, a assimilação pessoal de habilidades e conhecimentos, os propósitos e compromissos com a Sanctifier, a integração da aprendizagem em conjunto, a utilização de tecnologias e mídias, bem como as próprias performances, sejam elas ao vivo ou gravadas. Os resultados permitiram não apenas melhor conhecer a Sanctifier em si, mas também como opera musicalmente a cena do metal extremo em Natal, bem como quais são as resultantes não sonoras dessas relações. A pesquisa explora e discute dois eixos temáticos: o heavy metal e o processo de formação musical. O primeiro eixo aborda a cultura heavy metal de forma abrangente (Christe, 2007; Weinstein, 2000; Walser, 1993), aprofunda no metal extremo (Kahn-Harris, 2010), sobretudo no death metal (Purcell, 2003; Mudrian, 2004; Phillipov, 2012) e culmina na sua inserção e consolidação no Brasil (Leão, 1997; Janotti Junior, 2004). O segundo eixo discorre sobre formação musical a partir da imersão na cena musical (Straw, 1984; 1991; 2006; 2015) e sob a perspectiva da aprendizagem musical informal (Green, 2001, 2002, 2012), com foco na autoaprendizagem em contextos nãoescolares (Corrêa, 2008), considerando bandas de rock e heavy metal como espaços formativos (Campbell, 1995), assim como processos individuais e coletivos de aprendizagem musical em bandas de metal extremo (Carvalho, 2011). Além disso, o termo musicking ajuda a perceber a música enquanto atividade, não como objeto, visto que sua natureza e significado reside nas ações humanas ao tocar, ouvir, treinar, ensaiar, compor, dançar, preparar e gravar performances, entre outras (Small, 1998), configurando, portanto, a performance como elemento central de um ambiente formativo musical dos atores de uma cena. Espera-se que essas constatações possam influenciar novas pesquisas que visem: a compreensão da formação no contexto do metal extremo; as discussões da Educação Musical sobre as possibilidades de aprendizagem musical para além dos contextos escolares; assim como o fortalecimento das discussões já existentes sobre esses tópicos.
  • Dissertação
    Concerto negro para trompete e orquestra de Gilson Santos: relato de experiência e processo de redução para trompete e piano, com percussão ad libitum
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-30) Santos, Eli Cavalcante dos; Oliveira, André Luiz Muniz; https://orcid.org/0000-0002-3922-2503; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; http://lattes.cnpq.br/1351645831838439; Queiroz, Rucker Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6857099875317506; Brandão, José Maurício Valle
    A presente pesquisa tem como objetivo destacar o processo interpretativo do autor no âmbito da preparação da premiére do Concerto Negro para Trompete e Orquestra de Gilson Santos, inserido em um contexto de regência de uma orquestra acadêmica, a Filarmônica UFRN. Reconhecendo a obra como significativo exemplo de música sinfônica brasileira contemporânea, destacaremos primeiro os aspectos musicais que atribuem ao concerto em questão o caráter ‘negro’, analisando seus ritmos típicos da cultura afro-brasileira. Em seguida, será narrado um relato de experiência pontuando questões importantes acerca não somente da análise de um texto musical até então carente de gravações de referência, como também discutiremos técnicas de preparação dessa partitura para fins de performance, além de narrar detalhes sobre os ensaios e as apresentações de estreia que ocorreram entre setembro e outubro de 2023. Por fim, será apresentada uma nova versão reduzida da obra orquestral para o contexto de menor configuração, qual seja: trompete, piano e percussão ad libitum, concomitantemente falaremos dos critérios que seguimos para encontrar uma solução capaz de aumentar a viabilização da obra, além de adaptar satisfatoriamente o contexto orquestral à nova linguagem do piano, destaca-se que tal redução aqui apresentada recebeu aprovação do próprio compositor Gilson Santos.
  • Dissertação
    Ritmos brasileiros do Nordeste: a linguagem utilizada pelo contrabaixo elétrico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-12) Silva, Mônica Michelly Lima da; Farias, Ranilson Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1494165090933958; http://lattes.cnpq.br/7367743749890860; Colabardini, Júlio César de Melo; Fontoura, Marcos Aragão; Oliveira, Mário André Wanderley
    Esta pesquisa tem como temática a linguagem utilizada pelo contrabaixo elétrico em alguns gêneros dentro do contexto da música nordestina. O objetivo geral busca apresentar de forma sistematizada um material que demonstre como a linha do baixo pode ser executada, apresentando algumas possibilidades de variações. A principio, para que fosse possível o desenvolvimento de um olhar teoricamente embasado, foi realizada uma pesquisa de materiais sobre o contrabaixo elétrico, envolvendo sua história, como ele foi inserido na música brasileira e os fundamentos contidos no desenvolvimento de uma linha de contrabaixo. Foi necessário também compreender e trazer para este trabalho uma contextualização histórica da música nordestina, a origem dos ritmos e os padrões de condução executados pelo contrabaixo elétrico. Dessa forma a fundamentação teórica se estabelece em Carvalho (2006) sobre o contrabaixo elétrico e seus conceitos fundamentais; Adriano Giffoni (1997) com propostas de conduções para o baixo elétrico na música Brasileira; Sonia Ray (2015) sobre a pedagogia da performance musical e o contrabaixo no contexto acadêmico; Gil (2007) e Fonseca (2002) sobre métodos de pesquisa científica. A pesquisa foi estruturada com o auxilio de narrativas e entrevistas semiestruturadas com instrumentistas que possuem vasta experiência no campo musical. A parte prática deste trabalho se desenvolveu a partir de uma linha de baixo básica que foi disponibilizada pela autora desta pesquisa aos contrabaixistas participantes, que por sua vez puderam desenvolver suas ideias musicais dentro de cada contexto rítmico sugerido. Os instrumentistas colaboradores que participaram da pesquisa possuem perfis profissionais variados, alguns são professores, possuem formação acadêmica, outros atuam na noite, mas não possuem formação acadêmica. Através do material coletado, foi possível estruturar uma catalogação, com as sugestões dos participantes que poderá ser útil a todos os baixistas que desejarem atuar na música brasileira a partir dos gêneros musicais aqui trabalhados. Deixo claro ainda, que as linhas de condução do contrabaixo desenvolvidas pelos participantes desta pesquisa no âmbito do xote, maracatu, baião e frevo, são ideias que podem ser utilizadas pelo músico na prática do dia-a-dia em seus estudos diários e apresentações. Contudo, elas poderão servir como ponto de partida e inspiração para a criação de novas linhas, que possam enriquecer, dinamizar e até inovar a utilização do contrabaixo nos gêneros aqui expostos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a compreensão da linguagem utilizada pelo contrabaixo elétrico no contexto da música nordestina, assim como observar como diferentes baixistas pensam essa música e como é possível desenvolver variações.
  • Dissertação
    O efeito da umidade relativa do ar na fisiologia da Ponta da Palheta de Clarinete
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-22) Pereira, Joelson Temóteo; Araújo, Amandy Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/9613214603580512; http://lattes.cnpq.br/8306565723342792; Barbosa, Joel Luís da Silva; Cohen, Marcos
    Esta pesquisa de mestrado foi realizada em conjunto com o laboratório de palhetas da UFRN, e aborda os efeitos fisiológicos na ponta da palheta de clarinete causados pela exposição dela a diferentes níveis de umidade. Trata-se de uma pesquisa experimental que estudou a reação de nove palhetas de clarinete de três marcas diferentes em ambiente com controle de temperatura e umidade. O ambiente controlado, desenvolvido na pesquisa e descrito neste documento, é uma caixa que além de controlar os fatores climáticos, registra em gráfico os dados de temperatura e umidade, e ainda grava em vídeo as palhetas reagindo aos parâmetros estudados. Como resultado, apresentamos a reação das pontas das palhetas em umidades relativas do ar que vão de 45% a 75%, apresentando a condição de umidade em que a palheta se mantém estável. Além disso, apresentamos uma solução de baixo custo para que clarinetistas controlem a umidade de suas palhetas.
  • Dissertação
    Elegia nº 1 para violino e piano de Cláudio Santoro: poética e performance
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-13) Vasconcelos, Deyse Firmino Fernandes; Queiroz, Rucker Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6857099875317506; http://lattes.cnpq.br/0255064619185037; Oliveira, Mário André Wanderley; https://orcid.org/0000-0001-8349-0380; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Alvarenga, Hermes Cuzzuol; Mello Filho, Silvio Ferraz
    A pesquisa proposta tem como objetivo principal analisar as características estilísticas, idiomáticas e interpretativas da "Elegia n° 1 para violino e piano" de Claudio Santoro. A investigação se concentra em entender como as suas diferentes fases composicionais se refletem nessa obra, destacando a evolução de seu estilo e trajetória ao longo do tempo. Ressalta-se, como aspecto central do estudo, ensaio sobre a poética inserida na composição, investigando como Santoro utiliza elementos musicais para transmitir emoção e significado. Para tanto, propõe-se análise da estrutura formal da peça, observações acerca do uso de recursos harmônicos e melódicos além de outros elementos característicos de sua última fase, e, ainda, reflexão de como esses aspectos contribuem para a montagem da linha interpretativa a ser constituída pelo violinista e pianista. Não somente, o estudo se aprofunda na relação entre a escrita de Santoro e as características idiomáticas do violino, considerando sua própria experiência como violinista, permitindo uma compreensão mais profunda de como o compositor explorou as virtudes expressivas e técnicas do instrumento, influenciando diretamente as escolhas interpretativas no que diz respeito à execução da obra. Uma contribuição prática do trabalho é a criação de uma edição da partitura que visa auxiliar os instrumentistas na performance desta peça. Essa edição pode incluir marcações interpretativas, sugestões de fraseado, dinâmicas e outras informações que ajudam na elaboração e execução poética do compositor. Dessa forma, a pesquisa não apenas explora aspectos técnicos e estilísticos da Elegia n°1, mas também busca ampliar o acesso ao repertório e a performance da música brasileira para violino, proporcionando recursos valiosos para músicos interessados em explorar essa obra de destacada relevância do repertório nacional.
  • Dissertação
    A trajetória de formação de licenciados em música multi-instrumentalistas: um estudo sobre história de vida e desenvolvimento musical
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-20) Pinto, Amanda Crisley Pedrosa Braga; Gaulke, Tamar Genz; https://orcid.org/0000-0003-1582-3782; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/7230673009009978; Torres, Maria Cecília de Araújo Rodrigues; Oliveira, Mário André Wanderley
    Com foco na trajetória de formação do licenciando em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esta dissertação de Mestrado teve como objetivo geral compreender, por meio da trajetória de formação, como licenciandos em Música se tornam professores de música multi-instrumentistas. Como objetivos específicos, busquei: entender como as experiências pessoais dos licenciandos influenciam a escolha e o domínio de múltiplos instrumentos durante sua formação; identificar as experiências práticas que contribuem para a preparação dos licenciandos como educadores musicais em diversos contextos; analisar o apoio curricular disponível para os licenciandos durante sua formação musical. Esta pesquisa teve a contribuição de quatro licenciandos em Música da UFRN, por meio de entrevistas narrativas, contando sobre suas trajetórias de formação musical. Busquei referências que pudessem contribuir para uma melhor compreensão do perfil e das habilidades Multi do professor de Música. Autores como Rauber (2017) e Silva (2018), auxiliam na construção da fundamentação teórica como pioneiros ao tratar do termo “multi-instrumentista”. Para compreender um pouco mais sobre a história de vida e formação, tive a contribuição de Nóvoa (1992), (Gaulke (2013, 2017), Passeggi (2008) e Huberman (1995). Além disso, para entender de forma mais detalhada a formação docente, bem como a educação na contemporaneidade, trouxe novamente Nóvoa (2009), juntamente com Beineke (2004); Beineke, Bellochio, Sebold (2005); Bellochio (2003a); Bellochio (2003b); Cereser (2014); Del Ben (2001); Del Ben (2003); Gaulke (2013) e (2017); Mateiro (2007). Olhando para o lado da formação profissional do educador musical, autores como Pereira (2014) e Del Ben (2003) trazem um olhar crítico à matriz curricular dos cursos de licenciatura em Música do Brasil, onde expõem o conceito do habitus conservatorial. Assim, auxiliam na fundamentação teórica deste trabalho. Me aprofundar na trajetória de vida desses licenciandos em Música, especialmente focando na transição para futuros educadores musicais multi-instrumentistas, me fez perceber a riqueza da abordagem de ensino e aprendizagem que carregam consigo. Os desafios e as experiências conquistadas por eles ao longo de sua trajetória, certamente lhe proporcionarão uma compreensão mais completa de sua formação na totalidade.
  • Dissertação
    O contrabaixo elétrico na música instrumental popular brasileira: técnicas estendidas utilizadas nas músicas No nordeste, A salsa é assim; Meu feroz cavalo marinho e Brasilidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-05) Souza Júnior, Lêdo Ivo Benevides de; Farias, Ranilson Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1494165090933958; http://lattes.cnpq.br/3996312691914191; Fontoura, Marcos Aragão; Oliveira, Mário André Wanderley
    Nesta pesquisa, visamos trabalhar as técnicas estendidas para o contrabaixo elétrico a partir de músicas inspiradas em ritmos populares como a salsa e, mais especificamente, àqueles ligados ao folclore da Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. Além da salsa, que é um gênero originário da cultura cubana e tem influência afro jazzística, o trabalho traz em seu escopo ritmos brasileiros como o Cavalo Marinho, baião e maracatu. A junção de todos esses elementos caracteriza uma música diferenciada que, juntamente com as técnicas estendidas utilizadas, apresentam algo novo, que talvez seja de difícil compreensão e execução para um músico que não conheça os pormenores dos ritmos e técnicas contidas no trabalho. Nesse contexto, o nosso objetivo é refletir sobre a aplicação das técnicas estendidas na literatura e como elas se manifestam nas músicas trabalhadas nesta pesquisa. Também mostrar ao leitor desta dissertação uma maneira de executá-los, deixando claro, que não temos a pretensão de considerar a nossa interpretação musical uma maneira única de execução, contudo, apresentamos aqui, apenas uma possibilidade interpretativa que foi estudada e trabalhada ao longo do desenvolvimento desta pesquisa. Nesse sentido, foram utilizadas três músicas compostas pelo autor desta dissertação para demonstrar como essas técnicas foram usadas, sendo elas: Meu Feroz Cavalo Marinho, No Nordeste, a Salsa é Assim e Brasilidade. As técnicas mais aprofundadas para essas composições foram: double thumb, thumb-pluck, duplo domínio e triplo domínio. Um dos objetivos é demonstrar a aplicação concreta das técnicas estendidas discutidas, utilizando exemplos claros de como são usadas na prática. No decorrer da pesquisa, são citadas também as dificuldades para se encontrar materiais que se referem às técnicas estendidas para baixo elétrico, sendo este, um dos motivos que impulsionou o desenvolvimento do presente trabalho. Apresentamos também uma abordagem histórica acerca dos contrabaixos acústico e elétrico mostrando pormenores do seu surgimento e desenvolvimento, assim como as modificações tecnológicas que foram sendo adicionadas ao contrabaixo elétrico com o passar do tempo. Mostramos também a maneira como o conhecimento musical referente ao contrabaixo era difundido antes do advento da internet. Esse processo se dava através de revistas impressas que circulavam com grande força pelo meio musical entre os contrabaixistas. Elas eram inicialmente oriundas de outros países, como por exemplo a Bass Player, revista norteamericana. Mais tarde, surge a famosa revista brasileira Cover Baixo que trazia em suas edições, entrevistas e dicas pertinentes que faziam grande sucesso em nosso país. Este trabalho visa identificar através dos mais variados meios de informações a existência da utilização de técnicas estendidas para o contrabaixo elétrico. Trazemos também algumas considerações sobre as técnicas estendidas de uma maneira geral, referentes a outros instrumentos, como uma forma de mostrar aos leitores o modo que outros instrumentistas utilizam para emitir sons que estão fora daqueles que são considerados convencionais. Baixistas internacionais e nacionais também estão presentes como uma forma de mostrar aqueles que se destacaram como solistas e levaram o nosso instrumento a outro patamar, libertando-o de sua importante missão como instrumento acompanhador alçando-o à condição de solista.
  • Dissertação
    Concertino Cheiro da Terra para clarineta e banda: estratégias para construção da interpretação para além dos desafios técnicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-07) Santos, Fernanda Cristina dos; Araújo, Amandy Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/9613214603580512; Barbosa, Joel Luís da Silva; Cohen, Marcos
    Este trabalho versa sobre as questões técnicas e interpretativas do Concertino Cheiro da Terra para Clarineta e Banda, do compositor paraibano Normando Carneiro (1949). A obra em questão, escrita no ano de 2005, dedicada a autora desta pesquisa, foi composta durante a estada do compositor, junto à Banda Filarmônica 24 de Outubro da cidade de Cruzeta no Rio Grande do Norte, numa fase de experimentação composicional. A fundamentação teórica para uma sugestão de processo de preparação técnica da obra está alicerçada nos trabalhos de ARAÚJO (2016), SILVA (2021), CAMPIONE (2001), ALVES (2013), LIMA (2006), BONADE (2022). As reflexões sobre os aspectos de caráter interpretativos foram conduzidas a partir de uma comparação entre duas performances da obra, feitas pela autora desta pesquisa em momentos diferentes (2005 e 2023), tendo como subsídios os trabalhos de SLOBODA (1985), CARVALHO (2021), LABOISSIÈRE (2003) e ABDO (2000). As vivências musicais da intérprete e do compositor, que se relacionam entre si, também fazem parte deste estudo, pois contribuem para a concepção interpretativa da peça.
  • Dissertação
    Concerto Armorial para violino e Orquestra de Alfredo Barros: uma colaboração desde a gênese até a estreia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-09) Couto, André Albiergio de Lima; Queiroz, Rucker Bezerra de; Barros, Alfredo Jacinto de; http://lattes.cnpq.br/6857099875317506; http://lattes.cnpq.br/2476259193818319; Oliveira, André Luiz Muniz; Gras, German Enrique
    Este artigo apresenta um recorte do processo colaborativo estabelecido entre o intérprete e o compositor para a escrita do Concerto Armorial para Violino e Orquestra de Alfredo Barros. A colaboração em questão é objeto de pesquisa de mestrado do autor. Compreende também uma revisão teórica das publicações sobre os aspectos pertinentes à pesquisa; um texto biográfico sobre o compositor; e a versão mais recente da obra. O principal método utilizado é a realização reuniões através de chamadas de vídeos, que estão gravadas e organizadas cronologicamente, resultando num registro detalhado de toda a gênese da obra. As interações entre intérprete e compositor provocam transformações tanto na escrita da obra, quanto na construção da performance, além de agilizar o processo de preparo da obra por parte do intérprete. Ao fim do projeto, espera-se entregar uma obra inédita para violino e orquestra, em estilo armorial, com sua partitura editada, contendo arcadas e dedilhados sugeridos pelo intérprete.
  • Dissertação
    Experiências formativas em música: histórias e trajetórias de vida e formação de cinco professoras do CIART/EMUFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-02) Araújo, Ana Angélica Macêdo da Silva de; Gaulke, Tamar Genz; https://orcid.org/0000-0003-1582-3782; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/5159517146418564; Bellochio, Cláudia Ribeiro; Carvalho, Valeria Lázaro de
    O presente trabalho é uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral compreender a trajetória e história de vida e formação de cinco professoras do Curso de Iniciação Artística (CIART) que contribuíram e contribuem para a formação docente em música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa trata sobre a formação do professor de música e teve como objetivos específicos, conhecer experiências formativas proporcionadas pelo CIART; analisar a construção da formação docente e suas significações humanas por meio das participantes; e discorrer sobre o CIART como dispositivo formativo na Licenciatura em Música da UFRN. O CIART completou 60 anos promovendo a iniciação musical de crianças e sendo um potencial na formação docente de monitores bolsistas, voluntários e estagiários dos Cursos de Música da EMUFRN. Para embasar esta dissertação, destaco trabalhos que apresentam conceitos sobre a formação de professores. É apresentado um diálogo com as literaturas de Nóvoa (2007), Bellochio (2016), Gaulke (2017) e Abreu (2023) para embasar a importância desse projeto para a formação de professores pesquisadores que ensinam e constroem seus conhecimentos dentro de projetos da EMUFRN. A pesquisa é qualitativa e se desenvolveu a partir da abordagem (auto)biográfica e histórias de vida fazendo uso de um roteiro de entrevista narrativa formado por perguntas abertas de natureza subjetiva, norteadoras de reflexão. A construção docente das professoras entrevistadas se deu a partir de suas singularidades, reflexões e escolhas formativas, pois, apesar de ser o mesmo espaço de atuação aqui considerado, as vivências ocorreram em momentos diferentes, onde cada uma trouxe a riqueza de suas histórias, únicas e cheias de emoções, experiências e ensinamentos. Por ser um estudo de história de vida e formação, acredita-se que possa servir de experiência para o professor que visa sua formação inicial e continuada que atua no ensino de música em múltiplos contextos.
  • Dissertação
    A trajetória docente e as escolhas pedagógicas de professores de música em contexto religioso: um estudo com narrativas autobiográficas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-01) Silva, Nayla Maria Gomes da; Gaulke, Tamar Genz; https://orcid.org/0000-0003-1582-3782; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/5226699324436483; Ferreira Filho, João Valter; Torres, Maria Cecília de Araújo Rodrigues
    Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral compreender a relação entre a trajetória docente e as escolhas pedagógicas dos professores de música da Escola de Música Renascer em Cultura (EMRC). A pesquisa foi realizada com dois professores e uma monitora da referida escola. Em um primeiro momento, contextualizo sobre a educação musical que ocorre em espaços religiosos, abordo as contribuições de Santo Agostinho e Lutero para a música na igreja. Para a realização desta pesquisa, utilizei o método (auto)biográfico; desse modo, nos trabalhos que compõem minha revisão da literatura busquei trazer um diálogo com as narrativas de professores que atuam em contexto religioso. Os trabalhos encontrados foram agrupados e categorizados nos eixos de estudos do sujeito abordado por Passeggi (2011, 2020). Descrevo a tradição da pesquisa (auto)biográfica e suas contribuições para a formação docente baseando-me nos conceitos apresentados por Delory-Momberger (2012) e Passeggi (2008, 2020). Também exploro os conceitos de experiência formadora e formação de experiência propostos por Josso (2004, 2010), que fundamentam o trabalho biográfico desta pesquisa. As narrativas dos professores e da monitora foram coletadas por meio de memoriais de formação (Prado; Soligo, 2007) e encontros online. A análise dos dados, baseada nos memoriais de formação e nos encontros online, seguiu os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados indicam que a relação entre a trajetória docente e as escolhas pedagógicas é mediada por experiências formadoras significativas, que compõem os reservatórios pedagógicos desses educadores.
  • Dissertação
    Caminhos formativo-musicais de mulheres inseridas na cena rock de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-08) Santos, Larissa Guedes dos; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; St-laurent, Méi-ra; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; http://lattes.cnpq.br/8563899499801539; Pereira, Eric Hora Fontes; Silva, Laurisabel Maria de Ana da
    Esta pesquisa intitula-se “Caminhos formativo-musicais de mulheres inseridas na cena rock de Natal-RN”, cujo objetivo é compreender como ocorre a formação musical dessas integrantes. A pesquisa se configura como um estudo de caso, considerando as definições propostas por Yin (2015). Os resultados foram divididos em duas partes. A primeira, abordando aspectos mais gerais, como a quantidade de mulheres atuantes, quantos e quais instrumentos elas tocaram/tocam e quais os subgêneros aos quais elas estavam/estão vinculadas. Os dados dessa primeira parte foram coletados através da literatura sobre a cena e da observação. A segunda, traz resultados mais específicos, coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas, que versavam sobre a formação musical e a história do rock em Natal voltadas também para a história do público feminino na cena; e foram realizadas com 17 mulheres no primeiro semestre de 2023. As entrevistas foram analisadas com base na técnica de análise textual discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Esses resultados apontam para diversas maneiras de aprender, sendo a autoaprendizagem a mais recorrente entre as entrevistadas.
  • Dissertação
    Variações sobre o Tresillo: subdivisões aplicadas à bateria por meio de superimposição rítmica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Nali, Eduardo Cabrera; Campos, Cleber da Silveira; Escanhoela, Felipe Moron; https://orcid.org/0000-0003-2666-916X; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/2168306973186022; Traldi, César; Manzolli, Jonatas
    Com inspiração nas modulações rítmicas que ocorrem nas músicas de Vijay Iyer e Tigran Hamasyam, foi elaborado um procedimento para análise e aplicação da modulação associada à alteração das subdivisões das notas de uma clave, principalmente por meio da superimposição rítmica. Esse procedimento foi chamado de Modulação pela Alteração das Subdivisões da Clave (MASC). O objetivo principal desta pesquisa é aplicar a MASC ao tresillo (clave de presença marcante tanto na música africana quanto na americana) no contexto do baião, a fim de se obter e analisar variações rítmicas alternativas às conhecidas tradicionalmente. A metodologia está pautada na revisão bibliográfica sobre a temática, com ênfase na abordagem de conceitos pouco utilizados na concepção musical ocidental, como aqueles utilizados na análise de ritmos africanos. Juntamente com o aprofundamento nos estudos sobre superimposição rítmica, modulação temporal e transformação análoga, esse conjunto de conceitos serviu como base para a elaboração da MASC. A partir dela, foram então analisadas as músicas “Mystic Brew”, “Pt1 Collapse” e “Pt2 Alternative Universe”. Em seguida, com o intuito de aplicar a MASC ao tresillo no contexto do baião, foram feitas duas gravações: “O Ovo”, de Hermeto Pascoal, e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. A análise dessas músicas mostrou que a aplicação da MASC, ainda que baseada na ideia de quiálteras a fim de facilitar sua execução, gera resultados que se aproximam mais de uma polirritmia. Em tese, a subdivisão das notas da clave em quiálteras deve apresentar diferenças na duração das subdivisões (melhor discutido no capítulo 4). Por outro lado, a polirritmia deve gerar diferenças na sincronização com as notas da clave. Com o intuito de descobrir se essas diferenças estão dentro do limite da percepção humana, ou seja, entre 50 e 100 ms (London, 2004), é proposto um modelo matemático que mostra os valores teóricos dos intervalos de tempo nas modulações aplicadas ao tresillo, tanto pelas quiálteras quanto pela polirritmia. Finalmente, foram comparadas as diferenças entre os valores medidos na execução das modulações e os calculados com os modelos teóricos. Os resultados mostram que as diferenças de duração nas quiálteras aplicadas sobre as notas da clave, medidas no andamento 180 bpm para a modulação 2+2+1 e 90 bpm para as modulações 4+4+3 e 5+5+4, estão abaixo do limite da percepção humana. Também foi confirmado que a aplicação da MASC sobre o tresillo resulta em subdivisões com diferenças menores em relação ao modelo da polirritmia do que em relação ao modelo das quiálteras.