CE - Anais
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Anais Educação e direitos humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas(2019-08-14) Silva (Org.), Luzia Guacira dos Santos; Silva (Org.), Thiago Augusto Costa eNesta primeira edição do Seminário Nacional de Estudos no campo da sensorialidade (2019), o foco do debate concentrou-se na temática: Educação e Direitos Humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas. O objetivo foi debater questões relativas ao fazer pedagógico na perspectiva da educação inclusiva e dos direitos humanos, com vistas à ampliação de políticas afirmativas que não só assegurem os direitos constitucionais das pessoas com deficiência sensorial, mas que garantam a execução de ações que promovam o reconhecimento de sua capacidade em contribuir significativa e qualitativamente em diversas áreas da sociedade. A programação organizada em torno da temática promoveu conferência, palestras, mesas-redondas e roda de conversa com convidados nacionais e locais, sessões de apresentação de trabalho de pesquisa concluída e/ou em andamento e relatos de experiência, pôsteres, lançamento de livros, bem como atrações culturais. Os trabalhos nas modalidades: Comunicações Orais (Pesquisas concluídas e em andamento), Relatos de experiência e Pôsteres (estudos desenvolvidos por graduandos), foram submetidos aos seguintes eixos temáticos: 1. Educação escolar e Surdez- da educação infantil ao ensino superior; 2. Educação escolar, Cegueira e Baixa visão: da educação infantil ao ensino superior; 3. Educação escolar e Surdocegueira: da educação infantil ao ensino superior; 4. Pais e filhos com deficiência sensorial; 5. Atendimento educacional especializado a alunos com deficiência sensorial no contexto escolar e não escolar; 6. Educação e Direitos Humanos – a pessoa com deficiências sensoriais como foco; 7. Arte, corpo e Movimento – a pessoa com deficiências sensoriais como foco; 8. Acessibilidade, tecnologia e inovação na sala de aula em favor de estudantes com deficiência sensorial; 9. Políticas de Educação Inclusiva: desafios atuais ao ensino a estudantes com deficiências sensoriais. Consagrou-se com a participação de 300 pessoas advindas da região Nordeste e de outras regiões do país e com 99 trabalhos apresentados.Anais III Colóquio Internacional Poéticas do Aprender: itinerâncias artístico-pedagógicas - Livro de resumos(UFRN, 2023-11) Coutinho, Karyne Dias (org.); https://orcid.org/0000-0003-2703-5839Na semana de 28 de novembro a 01 de dezembro de 2023, o Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender — Grupo de Pesquisa do CNPq, vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e em Artes Cênicas (PPGARC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — realizou o III Colóquio Internacional Poéticas do Aprender (CIPA). O tema dessa terceira edição foram as “itinerâncias artístico-pedagógicas” que vêm sendo trilhadas desde 2018 pelo Coletivo junto a municípios no interior do estado do RN. Promovido numa parceria entre UFRN e IFRN (Campi João Câmara e Parnamirim), o evento propôs a discussão de um conjunto de pesquisas de graduação, especialização, mestrado e doutorado que vem sendo realizadas no âmbito dessas duas instituições, em torno de itinerâncias artístico-pedagógicas, com temáticas que envolvem ensino de artes cênicas e dimensão poética da docênciaAnais VI Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte: Educação e cultura política: 200 anos de (in)dependência(Centro de Educação da UFRN, 2022-12-02) Laboratório de História e Memória da Educação - LAHMEDO VI COHISME-RN ocorreu nas datas de 01 e 02 de dezembro de 2022, em formato online, e teve como tema “Educação e cultura política: 200 anos de (in)dependência”. O evento objetiva reunir interessados em discutir sobre a educação e a cultura política ao longo desses 200 anos de independência do nosso país. Os trabalhos estão organizados nos seguintes eixos temáticos: História e historiografia da educação; Instituições escolares e política educacional; Intelectuais e projetos educacionais; Livros, leitura e impressos escolares.