DEP - Departamento de Engenharia de Produção
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Artigo 10 anos em retrospectiva: revisão da literatura sobre a certificação ISO 9001(Centro Universitário SOCIESC - UNISOCIESC, 2015) Silva Junior, Mauro Tomaz da; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson ViegasAssumir vantagem competitiva ou satisfazer os clientes são razões que, cada vez mais, empresas buscam para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Este traz benefícios como a melhoria nos processos, produtos e serviços; melhoria na imagem da empresa (marketing) e satisfação dos clientes. Como objetivo este artigo revisará a literatura a respeito da motivação, benefícios, dificuldades e barreiras com a implementação da certificação ISO 9001. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura a partir de pesquisas bibliográficas e documentais nos últimos 10 anos (2004-2014) em meios eletrônicos, revistas, artigos e trabalhos científicos disponibilizados em sites de periódicos e bases de dados. Concluiu-se que a certificação ISO 9001 impulsiona melhorias significativas nas organizações tais como: qualidade, reputação da corporação e aumento de vendasArtigo Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2018) Colombo, Ciliana Regina; Souza, Gabriella Cavalcante de; Gomes, Isadora Cristina Mendes; Coelho, Gustavo Fernandes RosadoEsta pesquisa realizou-se por meio de comparação entre a carga horária dos componentes curriculares relacionadas à área em estudo e a carga horária total de cada um dos cursosde graduação em Engenharia de Produção Plena em todo o Brasil, com o objetivo de verificar o grau de inserção da temática da sustentabilidade nos currículos. Adicionalmente, buscou-se verificar se os cursos de graduação com melhor avaliação pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) possuem uma maior incidência de componentes curriculares relacionados com a área em estudo. Os resultados encontrados por meio de análises estatísticas realizadas via software R apontaram que as estruturas curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Plena do Brasil que têm maior Conceito Preliminar do Curso (CPC) (4 e 5) não possuem necessariamente maior carga horária de abordagem de sustentabilidade e que 81,25% dos cursos analisados com CPC 3 tem carga horária dos componentes curriculares da área inferior ao percentual sugerido pelo estudo como sendo adequando, que foi 5,5%, e para o grupo de cursos com CPC 4 e 5 o número sobe para 91,30%Artigo Adoção às práticas de qualidade pelas concessionárias automotivas situadas em Natal/RN(Universidade Federal do Paraná, 2013) Farkat, Jamil; Sousa, Kleber; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio RobertoEste estudo objetivou identificar o nível de adoção das práticas de qualidade e a utilização de sistemas de gestão de qualidade em 22 concessionárias de veículos situadas em Natal/RN. Para tanto a metodologia Survey foi utilizada como instrumento de coleta estruturado em uma escala "Likert" e aplicado aos Gerentes Operacionais de cada organização, possibilitando responder o objetivo proposto. Os resultados demonstraram que 20 concessionárias obtiveram nível de adoção as práticas de qualidade entre quatro "bom" e cinco "muito bom", destas 17 adotam sistemas de gestão da qualidade. Conclui-se que a maioria destas organizações possuem níveis de qualidade satisfatórios, tendo a alta direção comprometida a desenvolver e aplicar políticas de qualidade, realizando melhorias necessárias nos processos, buscando garantir conformidade de seus produtos e aumentar a satisfação de seus clientes. Portanto acredita-se que as concessionárias de Natal/RN estão prontas e capacitadas a oferecer produtos e serviços de qualidade mundialArtigo Ánalise comparativa da avaliação no ensino superior: uma visão do processo de bolonha e do sistema de avaliação americano(2012-06) Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Fernandes, Priscila Cruz; Andrade, Dalliane Vanessa Pires deEste estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Europeia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e consequentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantesArtigo Análise da influência técnica da arquitetura, frequência de testes e tempo médio entre reparo na disponibilidade de um high integrity pressure protection system(Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2020) Viana, Herbert Ricardo Garcia; Barreto, Tiago de Oliveira; Gomes, Priscila Valessa Pinheiro; Santos, Lucas Araújo dos; Dantas, Leandro de Medeiros; Nunes, João Paulo Costa e SilvaDiante da contribuição dos sistemas Instrumentados de Segurança (SIS), em especial os sistemas de alta integridade para proteção à alta pressão (HIPPS), permitindo que diferentes processos sejam levados a níveis cada vez mais seguros, o presente estudo buscou analisar a disponibilidade de um HIPPS em diferentes configurações por meio da influência da arquitetura dos seus componentes, frequências de testes e tempo médio entre os reparos. Para tanto, nos procedimentos metodológicos, foi definido um modelo base de arquitetura para posteriormente serem analisadas diferentes propostas. Tais análises foram subsidiadas pela identificação das variáveis no manual de dados “Reliability data for Safety Instrumented Systems” e modelagens matemáticas realizadas por meio de equações propostas no manual do método PDS “Reliability Prediction Method for Safety Instrumented Systems PDS Method Handbook, 2010 Edition”, podendo, assim, realizar análises comparativas de tais influências. Como achados da pesquisa, está a verificação de que, de acordo com os cenários estudados, as medidas de tempo médio para reparo e frequência de testes se mostraram mais representativas para a indisponibilidade do sistema do que as variações de arranjos. E, ainda, que o aumento da frequência de teste fomenta a elevação do PFD de falhas independentes; assim como o HIPPs na filosofia degradada, em geral, apresentou uma contribuição muito baixa, sendo irrisória para a análise final da disponibilidade do sistema. Entretanto, quando elevado o MTTR, tais falhas mostram suas importâncias para tais funções. Por fim, como suposto por Marszal e Scharpf (2002), confirmou-se que acionamentos espúrios são mais relevantes em arquiteturas redundantes, independente de tempos de testes e tempos entre reparosArtigo Análise da relação do IGC com o nível de integração virtual nas IES de melhor desempenho no Brasil(Universidade Federal de Santa Catarina, 2012-01-01) Silva, Bruno César Linhares da Costa; Souza, Isadora Rebeca Andrade de; Vasconcelo, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira; Andrade, Dalliane Vanessa PiresO Sistema de Ensino Superior se constitui sob uma base multidimensional para atendimento de diversas necessidades de transformação dos diversos atores da sociedade. No Brasil, o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação Ensino Superior – busca essa perspectiva e, para isso, utiliza, além de outros índices e métodos de avaliação, do IGC – Índice Geral de Cursos – o qual resume em um único indicador, para cada universidade, os resultados particulares dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Nesse sentido, definiu-se como objetivo deste estudo verificar a relação do Índice Geral de Cursos (IGC) com o nível de integração virtual com os egressos das universidades que conseguiram os melhores índices (entre 4 e 5). Assim, fez-se uso de uma abordagem metodológica do tipo qualitativa com objetivos de caráter exploratório através de pesquisas bibliográfica e documental. Por fim, conclui-se que a existência de uma página eletrônica que mantem um vinculo com o egresso não influencia no Índice Geral de CursoArtigo Análise da relação entre eficiência da produção, complexidade do produto e mercado de destino: estudo de caso de uma empresa multinacional exportadora de bens de capital(Unesp, 2009) Oprime, Pedro Carlos; González, Mario Orestes Aguirre; Toledo, José CarlosO objetivo deste artigo foi analisar o efeito do mercado de destino e a complexidade do produto sobre a eficiência da produção por meio de um estudo em uma empresa de bens de capital, localizada no estado de São Paulo. Durante doze meses, no ano de 2005, nove projetos desenvolvidos e manufaturados pela empresa foram monitorados e coletados os dados, de acordo com um projeto de experimento fatorial de duas variáveis independentes: mercado alvo e complexidade do produto, e duas variáveis dependentes, que mediram a eficiência produtiva da empresa: horas de produção acima das metas dos projetos e as horas-homens gastas em retrabalhos durante a fabricação dos equipamentos. Os resultados mostraram que os produtos direcionados ao mercado externo, norte-americano e europeu, receberam tratamentos diferenciados, extrapolando-se as metas de custo do projeto. Outro fator estatisticamente significativo foi que os produtos de alta complexidade e destinados ao mercado externo, norte-americano e europeu, apresentaram erros de previsão de custos (subestimados). Por outro lado, produtos de baixa complexidade, destinados ao mercado interno, apresentaram erros de previsão de custos (super estimados). Conclui-se, para a empresa estudada, que um produto com maior complexidade e que tem como destino um mercado exigente (norte-americano e europeu) impacta a uma baixa eficiência de produçãoArtigo Análise das estratégias ambientais como suporte para avaliação econômico-financeira das empresas do setor energético do índice de sustentabilidade empresarial – ISE(Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, 2014) Araújo Júnior, Luciano Queiroz de; Acuña, Gioconda Suncion; Macedo, Alice Paraguassu Fonseca de; Oliveira, Luís Filipe Azevedo de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbora PereiraAs companhias empresariais têm inserido o desenvolvimento sustentável para alcançar o crescimento no mercado em que atuam e permanecer em longo prazo, bem como a geração de maiores rendimentos. O objetivo do presente estudo é correlacionar as estratégias ambientais como suporte para avaliação e retorno financeiro das empresas do setor energético brasileiro que estão listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) na Bolsa de Valores Bovespa/BMF. Para análise dessa correlação, utilizou-se a Análise Envoltória de Dados – DEA, para realizar a avaliação da eficiência por meio da fronteira clássica e construção de um ranking do índice combinado, com a análise estatística realizada pelo SPSS, com os dados das 10 empresas do setor de energia utilizadas na pesquisa. Para análise das estratégias ambientais, analisaram-se todos os anuários publicados, através de uma análise qualitativa. Como resultado, foi gerado um ranking das empresas, o qual apresenta a empresa Light S/A como a mais eficiente na correlação financeira e ambiental. Apresenta-se também um levantamento geral das principais estratégias utilizadas por cada empresa, de forma a contribuir com um alinhamento de ações sustentáveis ao estado da arte nacionalArtigo Análise de fluxo informacional de uma empresa do ramo alimentício de Rio Grande do Norte(Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2013) Hékis, Hélio Roberto; Silva, Bruno César Linhares da Costa; Ribeiro, Ana Luiza Santos; Barbosa, Raissa Targino Dantas; Silva, Lana Viviane Linhares da CostaO artigo tem como objetivo verificar a possibilidade de incrementar melhorias no fluxo informacional entre os setores Comercial e de Planejamento e Controle da Produção de uma empresa do ramo alimentício do Rio Grande do Norte para atendimento às demandas. O método de pesquisa foi baseado em entrevistas, coleta de dados mercadológicos, pesquisas bibliográficas, pesquisas documentais e visitas técnicas, por meio dos quais foi possível identificar o problema de pesquisa, conhecer o estado da arte sobre esse problema e analisar o fluxo de informação na ótica do processo de negócio. Como resultados alcançados, propõe-se a adoção de “relatórios de cortes” a fim de atingir o atendimento da demanda disponível e otimizar o fluxo informacional entre os setores de PCP e comercial. Como resultados, percebe-se que mediante as melhorias propostas, os setores de PCP e vendas podem apresentar melhorias em termos de competitividade, qualidade e reciprocidade das decisões tomadas e implementadas, os processos internos, nivelando as vendas de forma a atender a demanda oferecida. A pesquisa conclui que as organizações precisam gerir as informações de modo eficiente e eficaz, já que estas são um insumo indispensável à sua sobrevivência. Assim, precisam se preocupar com os processos de busca, produção, tratamento, armazenamento e disseminação das informaçõesArtigo Análise do clima organizacional: um estudo multicaso em empresas do Estado do Paraná(Universidade Federal do Paraná, 2015) Bernardino, Jean Francisco; Silva, Helena de Fátima Nunes; Queiroz, Fernanda Cristina Barboza PereiraA compreensão do clima organizacional pode auxiliar na gestão das estratégias que orientam as intervenções e mudanças necessárias ao crescimento e desenvolvimento das organizações. Este artigo tem como objetivo analisar as informações a respeito do clima organizacional de três empresas paranaenses, de diferentes ramos de atividades, denominadas A, B e C. A Empresa A fornece serviços e tecnologias para uma instituição bancária, a Empresa B realiza serviços essenciais em um município, como limpeza pública e a Empresa C atua na área de transporte de grãos. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, contendo 22 questões objetivas, abrangendo as seguintes variáveis: avaliação da supervisão, avaliação do salário, avaliação do desenvolvimento profissional, avaliação do feedback e avaliação do trabalho em si (nível de estresse dos funcionários). Os resultados encontrados indicam que as Empresas A e B estão dentro do padrão de clima organizacional considerado regular e a Empresa C pode ser enquadrada como um clima ruim. Conclui-se que há similaridade entre as empresas em alguns quesitos, que estão relacionados ao negócio, estrutura e estratégia organizacionalArtigo Análise do perfil da clientela como orientação a elaboração de um plano de negócio(Faculdades FACET, 2013) Silva, Tábata Regina da; Zimmer, Renata Cavallazzi; Hékis, Hélio Roberto; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Sousa, Kléber Cavalcante; Nunes, Benilton Medeiros; Oliveira, Idelmárcia Dantas deEste trabalho objetiva identificar as orientações de uma análise do perfil da clientela para elaboração de um plano de negócios a uma empresa de pequeno porte, pertencente ao segmento de bares e restaurantes. A metodologia utilizada foi uma “Survey”, com aplicação de questionários a uma amostra aleatória de 400 pessoas que circulavam em locais movimentados do município em que propõe-se instalar o empreendimento. Os resultados obtidos pela Análise do Perfil dos Clientes permitiu apontar orientações a formatação dos projetos de produtos e serviços, mercadológicos, operacionais, estratégicos e financeiros, estes formadores de um Plano de NegóciosArtigo Análise do perfil dos alunos ingressantes em cursos de graduação a distância para a tomada de decisões: O caso do Curso de Administração Pública da UFRN(Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), 2011-12) Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de; Queiroz, Jamerson Viegas; Souza, Ricardo Pires de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Hékis, Hélio RobertoO presente estudo tem como objetivo verificar o perfil dos alunos ingressantes no curso a distância de Administração Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Justifica-se tal estudo dado o contexto atrelado a tomada de decisão nas organizações, que no caso das Instituições de Ensino Superior, tornam-se mais complexas devido a missão atribuída a elas. O artigo justifica-se, ainda, pela forte e rápida expansão dos cursos de graduação a distância, onde tornam-se cada vez mais necessários estudos científicos que corroborem com a gestão desses cursos. Para tanto, a metodologia caracteriza-se como indutiva, utilizando pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo aplicado na SEDIS (Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) especificamente no curso de graduação em Administração Pública. A população alvo foi composta por 420 elementos, caracterizando como uma pesquisa censitária; 180 respostas obtidas, correspondendo a 42,8% dos discentes do curso. Os resultados do estudo apontam que a maior parte dos discentes é oriundo de escolas públicas e concluíram o ensino médio antes de 2004. Pouco mais da metade dos respondestes já ingressaram em outro curso de graduação e que a falta de qualificação implica em uma renda bruta de até dois salários mínimo. Os resultados indicam, ainda, que a flexibilidade proporcionada pelo curso a distância foi o principal motiva pela escolho do curso na modalidade EAD e que 70% dos discentes residem a mais de 100 quilômetros do polo presencial. Conclui-se que conhecer o perfil dos discentes de um curso de graduação a distância, assim como no presencial, é de grande relevância para os coordenadores e professores para as atividades de gestão acadêmicaArtigo Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.(Revista INGEPRO, 2011-02) Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa PereiraSabendo que o nível de serviço e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, o presente artigo objetiva mostrar como a implantação de ferramentas da qualidade pode ajudar a identificar irregularidades potenciais no processo logístico, especificamente na distribuição de jornais, na cidade do Natal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter exploratório e baseado em estudo de caso. O objetivo da pesquisa foi entender como tornar o processo de entrega um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviço. Visando este objetivo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica, visando conhecer os principais conceitos da qualidade, qualidade em serviços e ferramentas da qualidade. O processo para a coleta de dados e informações foi durante o período de estagio acadêmico na empresa. As ferramentas aplicadas foram gráficas de Pareto, diagrama de Ishikawa e controle estatístico de processo. Após a aplicação de ferramentas, foram propostas sugestões a empresa visando minimizar a variabilidade do processo em questão. Os resultados obtidos foram o diagnóstico sobre qual reclamação era mais relevante do ponto de vista dos clientes, quais possíveis fatores contribuem para o alto índice de reclamações, e como essas reclamações se comportamArtigo APL como estratégia de negócio: um estudo de caso no setor de panificação artesanal brasileiro(Revista Gestão e Conhecimento, 2013) Queiroz, Jamerson Viegas; Lima, Thiago Marcson de; Sousa, Kléber Cavalcante de; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Furukava, Marciano; Farias, Bruno Rafael CostaNa busca pela competitividade, as pequenas e medias empresas buscam avançar em seus controles e novas formas estratégicas de aglomerações, e como forma de alcançar estes objetivos utilizam os arranjos produtivos locais. Entre os benefícios esperados com a implantação dos APLs que podem colaborar para o crescimento dos negócios estão à redução de custo, desenvolvimento de novas estratégias comerciais e melhor acesso ao credito financeiro. Nesse contexto, este estudo teve por objetivo compreender como os APLs do setor de panificação artesanal contribuem para a estratégia financeira das PMEs do setor, confrontando o referencial teórico com a prática empresarial. Para alcançar o objetivo proposto neste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, para proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito e uma investigação na forma de estudo de caso realizado no APL do setor de panificação artesanal do RN, com o intuito de proporcionar aos pesquisadores um contato real com o ambiente de um APL e o contato direto com um projeto de desenvolvimento de melhoria contínua na área financeiraArtigo Aplicação de ferramentas de controle estatístico do processo e análise de falhas à melhoria de processos da construção civil(Universidade de Fortaleza, 2013-12) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Freitas, Maria do Carmo Duarte; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto; Souza, Ricardo Pires deCom a globalização, os mercados se tornaram mais competitivos, forçando as empresas a aprimorarem seus processos para se manterem saudáveis. Na indústria da construção civil brasileira, não é diferente, pois há um grande número de concorrentes. Este artigo tem como objetivo descrever como o controle estatístico de processos (CEP) e a análise de falhas (FMEA) podem ser utilizados em uma consultora, a fim de melhorar continuamente os produtos, reduzir os cursos e atender aos requisitos dos clientes. Justifica-se a elaboração deste artigo, visto que a realidade econômica tem sido marcada pela exacerbação dos padrões de concorrência. Como resultado, constatou-se que os problemas, na sua maioria, são originados pela falta de qualificação de mão de obra brasileira, que não dispõe de programas de treinamentos institucionalizado nas empresas, e pelo pouco investimento em formação profissional. Como conclusão, estabelece-se que o CEP e o FMEA são ferramentas importantes para a redução de custos e melhoria da qualidadeArtigo Aplicação de modelo de mensuração da satisfação dos usuários de um sistema de informação acadêmico: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal de Santa Catarina, 2018-12-20) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Cachina, Ana Clara; Pinheiro, Luana; Silva, Anna Camila Lima e; Marques, Eduardo Lopes; Freitas, Maria do Carmo Duarte FreitasO sistema de informação proporciona um meio de comunicação e de troca de informações entre os diferentes públicos, tornando a geração e disseminação de informações um processo ágil e eficaz. As Universidades Federais do Brasil investem na informatização dos processos acadêmicos e administrativos buscando excelência nas atividades de gestão e sobretudo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este artigo tem como objetivo aplicar o modelo de avaliação da satisfação, desenvolvido por Ainin, Bahri e Ahmad (2012), nos usuários do sistema acadêmico de uma Universidade. A metodologia empregada consistiu no envio de um questionário eletrônico para os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coleta de 1658 respostas que foram analisadas utilizando-se a modelagem de equações estruturais para identificar os fatores que contribuem com o processo investigado. O estudo observou todos os critérios estatísticos para validação, além de apresentar um bom nível de ajuste, mostrando-se estatisticamente adequado. O fator utilidade percebida teve maior impacto na determinação da satisfação dos usuários, seguido pela Qualidade do Serviço, Qualidade da Informação e Qualidade do SistemaArtigo Aplicação do ciclo PDCA na elaboração de um plano estratégico e implementação da Curva ABC como ferramenta de suporte para o gerenciamento de estoques de uma distribuidora de alimentos hospitalares(Espacios, 2016-02-15) Araújo, Monique Gomes de; Queiroz, Jamerson Viegas; Lima, João Cardim Ferreira; Fernandes, Guilherme de Medeiros; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira; Furukava, MarcianoO artigo tem o objetivo de apresentar um plano estratégico de melhorias e um modelo de acompanhamento e controle do estoque, fator crítico para a empresa. A curva ABC serviu para instrumentalizar o planejamento estratégico através do gerenciamento de estoques. Realizou-se pesquisa exploratória e estudo de caso de uma empresa brasileira de distribuição de produtos hospitalares. O método de pesquisa caracterizou-se pela análise do mercado, coleta de informações internas e pesquisa bibliográfica. Os resultados do trabalho mostram que a proposta permite o gerenciamento permanente dos níveis de estoques necessários para abastecer todos os pontos de vendas durante o ano inteiroArtigo Aplicação do gerenciamento ambiental em um cultivo de camarões com a abordagem nas ferramentas de produção mais limpa(Unisinos, 2008) Lima, Iran Marques de; Melo, Henio Normando de Souza; Medeiros, Gilson Gomes de; Medeiros, Veder Ralfh Fernandes deO objetivo do trabalho é apresentar as oportunidades de implementação da produção mais limpa (P+L) em uma fazenda de cultivo de camarões. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória, realizada pela investigação via estudo de caso, implementada em uma unidade produtiva localizada no nordeste do Brasil. O trabalho aborda desde aspectos genéricos da técnica no que diz respeito ao gerenciamento do uso da água, energia, e da caracterização do efluente desta atividade produtiva. Discute aspectos quantitativos, considerações ambientais, e oportunidades de P+L nas fases do processo produtivo. Os resultados apontam para economias de insumos sob a forma de alimentos, corretivos de solo, medicamentos, e energia aplicados ao processo, que variam de 4 a 27%, ressaltando-se que o pequeno ganho financeiro, deve ser encarado como uma fonte de considerável benefício ambiental. Os autores concluem pela da adoção da técnica neste segmento do agronegócio, ressaltando a importância do gerenciamento da dosagem de insumos na qualidade do efluente final, além da adoção de um mecanismo de remediação físico-química para o residual de metabissulfito de sódio utilizado na despescaArtigo Aposentadoria, o desafio da segunda metade da vida: estudo de caso em uma agência bancária(Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), 2011-11-30) Camboim, Vânia Santos da Cunha; Queiroz, Jamerson Viegas; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa PereiraA estrutura da sociedade tem se modificado no decorrer dos anos, a expectativa de vida tem aumentado em todo o mundo e as pessoas têm a oportunidade de começar uma segunda carreira, o que antes não seria possível devido à mortalidade prematura. Na Era do Conhecimento, o trabalhador tende a buscar novos rumos após a aposentadoria, que, atualmente, não é mais sinônimo de descanso e, sim, a hora de buscar um novo desafio, na busca contínua de seu desenvolvimento pessoal e autorrealização. Este trabalho tem por objetivo detectar os fatores que influenciam no autogerenciamento e na preparação para a aposentadoria. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, cujos dados foram coletados através de questionários aplicados a 53 funcionários de uma agência bancária em Natal/RN, que se aposentarão nos próximos 10 anos. Os principais resultados identificaram um público jovem iniciando a segunda metade da vida, que não tem uma preparação para enfrentar esta transição para a aposentadoria, onde a família é um forte fator de influência nas decisões para esta fase, assim como, o relacionamento com a equipe de trabalho e a remuneração. Os funcionários estão preocupados com sua autorrealização e qualidade de vidaArtigo Application of QFD methodology as a planning tool for quality management on a clinical engineering sector at HUOL / UFRN(Scientific Research Platform (SRP) - Seychelles, 2020-02) Galdino Júnior, Jurandir Barreto; Hékis, Hélio Roberto; Florentino, Davidson Rogério de Medeiros; Viana, Danylo de Araujo; Barreto, Tiago de Oliveira; Braga, Ícaro Fernando Fonsêca; Aniceto, Gyuliano Rufino; Castro, Wilkson Ricardo Silva; Cabral, Eric Lucas Dos SantosIn a complex hospital environment, where in many cases the demands for a quality in Clinical Engineering are high and resources are low, it is important to apply tools that can assist at improving services provided by clinical engineering’s professionals. Thus, this paper aims to apply the QFD methodology as an aid tool in planning the quality of service provided by the clinical engineering team of Onofre Lopes University Hospital, with the intention of proposing improvements to be included in future planning. Initially, this research aims to discover the main needs of healthcare professionals that use services provided by the clinical engineering team, by reviewing articles on quality at hospitals environments. The target sectors of this research were chosen using as criteria the highest number of work orders (OS) generated and criticality of equipment. It is also object of study to analyze the level of satisfaction and importance that the employees of the studied sectors attribute to the clinical engineering sector. This study was conducted through semi-structured interviews, which were granted by the heads and coordinators of each sector. After completing the previous step, the quality house was built starting with translating users' needs into design requirements, and then correlating existing design requirements with finding out which design requirement is of highest relevance to meet customer needs. In the end, it will be possible to generate data that can be interpreted efficiently by the clinical engineering team, thus identify which points are working as expected and which need to be analyzed more closely in future strategic planning