MPGTES - Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde
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Dissertação Ações educativas do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica: significados e contribuições para os egressos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Carvalho, Iracema Sousa de; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/5547169911399366; Almeida Junior, José Jailson de; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Rezende, Vanessa MurtaO Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) é um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia. As ações de atenção oncológica a serem apoiadas com recursos captados por meio do PRONON compreendem os campos da formação, do treinamento e do aperfeiçoamento de recursos humanos para profissionais que atuam na área da saúde. Objetivo geral: Analisar significados e contribuições das ações educativas promovidas pelo referido programa para os egressos. Método: Trata-se de estudo do tipo misto, com primeira etapa com abordagem quantitativa do tipo descritiva cujo referencial teórico se norteou pelos pressupostos que sustentam a Educação Permanente em Saúde (EPS). Na segunda etapa, foi realizado estudo com abordagem qualitativa. Resultados: Os achados apontaram para as contribuições das ações educativas tanto para os profissionais que participaram como para as instituições executoras do projeto. Considerações Finais: Considera-se que houve evidências importantes na contribuição das ações educativas para promover a transformação das práticas do trabalho em saúde dos egressos. Por outra perspectiva, algumas dificuldades também apareceram como, por exemplo, a falta de continuidade das ações. Os achados indicam que é de suma importância a continuidade de programas como o PRONON e que devem eles ser ampliados, porquanto suas ações não têm previsão de recursos no orçamento geral como gasto direto do Ministério da Saúde. O estudo feito, apesar de limitações decorrentes do fato de se ter somente analisado duas instituições, das Regiões Nordeste e Sudeste do país, permitiu extrair informações em relação aos significados e às contribuições das ações educativas do PRONON para os egressos. Espera-se que o estudo estimule outros pesquisadores a ampliarem os estudos para as regiões não analisadas.Dissertação Afastamentos de trabalhadores por motivo de doença em um hospital público do Estado de Alagoas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Canuto, Rosane de Souza Lira; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/8511833025212137; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Silva, Patricia Ferras Araújo daOs hospitais são organizações complexas que ofertam serviços de saúde de média e alta complexidade. Os trabalhadores que laboram neste serviço convivem diariamente com sobrecarga de trabalho, falta de pessoal, turnos prolongados, escassez de insumos e equipamentos, estruturas físicas inadequadas, insuficiência de leitos, superlotação, defasagem salarial, fragilidade nas relações, entre outros. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil dos afastamentos por motivo de doença dos trabalhadores de um hospital público no Estado de Alagoas. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A população-alvo foi todos os trabalhadores do hospital que, no período de maio 2020 a dezembro de 2021, tiveram afastamentos por motivo de doença registrados no Sistema de Informação Cadastral do Hospital Geral do Estado de Alagoas/HGE, que tem informações sociodemográficas, clínicas e ocupacionais dos trabalhadores. O HGE é o maior hospital público do estado, porta de entrada em urgência e emergência tipo III. Os dados foram tabulados no software Excel e analisados via JASP 0.16.4 (JASP TEAM, 2023). Realizaram-se testes inferenciais para investigar a associação entre o número de afastamento por grupo de CID-10, através de teste de Kruskal-Walis. O teste de χ² foi realizado, com o nível de significância de 5% (p < 0,05), quando células apresentaram número de observações menores que 5, utilizou-se o teste exato de Fisher. Os resultados evidenciaram um número elevado de afastamento por adoecimento dos trabalhadores de saúde da instituição, com maior frequência na categoria de enfermagem e entre trabalhadores não efetivos. Com relação às doenças, foram mais frequentes as do sistema osteomuscular. Ao conhecer as causas do absenteísmo por doença associados ao trabalhador de saúde, tem-se subsídios para estabelecer estratégias de prevenção e de promoção da saúde no trabalho. Acredita-se que a saúde desses trabalhadores é negligenciada, o que reflete também na qualidade da assistência prestada ao paciente. Conhecer o perfil de adoecimento do trabalhador é indispensável, uma vez que possibilita o diagnóstico situacional, contribui para o reconhecimento dos fatores de risco e auxilia nas estratégias de intervenção direcionadas à melhoria das condições de trabalho, na qualidade de vida e na redução do afastamento laboral.Dissertação Análise da agenda da comissão intergestores bipartite no Rio Grande do Norte frente a gestão da educação na saúde (2018-2021)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Nascimento, Ana Carla Macedo do; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; http://lattes.cnpq.br/8981635825961155; Leite, Maria Jalila Vieira de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960626240467102; Costa, Mateus Estevam MedeirosA Educação Permanente em Saúde desempenha um papel crucial em prol do reconhecimento e construção de respostas às necessidades e demandas da população. Assim, objetivou-se discutir a contribuição da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Norte(CIB/RN) para a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório por meio da análise documental de atas e deliberações da CIB/RN. Para isso foram utilizados como referências analíticas a agenda do Ministério da Saúde, portarias e documentos produzidos sobre a Educação Permanente em Saúde(EPS) na CIB/RN. Os dados captados nos documentos foram organizados em planilha de Excel®, versão 2008, permitindo a identificação de temas discutidos e deliberados na comissão no período de 2018 a 2021. A observação da planilha e, consequente à análise, permitiu identificar semelhança de conteúdo e, por conseguinte, mapear categorias de análise. Pela análise de conteúdo identificou-se a agenda de discussões da CIB/RN, enquanto ao objeto da saúde, planejamento, projetos de investimento, gestão da educação em saúde e as ações de educação permanente. Houve uma prevalência nas deliberações de temas relacionados à infraestrutura e construção para a saúde, sendo que nas atas predominou o tema da qualificação e capacitação dos trabalhadores, gestores, e representantes do controle social, além de normativas para o desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) no estado. A CIB/RN tem atuad o na formulação de políticas públicas consistindo em espaço decisório de temas estratégicos para a política de educação permanente em saúde, ao dialogar com a agenda do Ministério da Saúde, portarias e documentos produzidos sobre a EPS, de modo a promover a saúde da população consonante aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).Dissertação Análise da implantação do Observatório da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Almeida, Avânia Dias de; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; http://lattes.cnpq.br/3293057274298588; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Sobreira, Maura Vanessa SilvaA área da gestão do trabalho e da educação na saúde desempenha um papel crucial na promoção de políticas que valorizem o trabalho, os trabalhadores e democratizam as relações de trabalho no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa área abrange atividades como o provimento de pessoal, o planejamento da força de trabalho, a gestão dos processos de trabalho e o desenvolvimento dos trabalhadores. No estado Potiguar, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) assume o papel de condutora da política de saúde, abrangendo oito regiões de saúde e seus municípios. Nesse contexto geograficamente ramificado, a gestão do trabalho e da educação na saúde necessita utilizar informações rápidas e seguras para compreensão e planejamento das ações conforme as necessidades dos territórios. Os sistemas de informações atualmente utilizados pela Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGTES) geram grandes volumes de dados, que estão isolados em diferentes bancos de dados, dificultando a comunicação e a integração dessas informações, o que, por sua vez, dificulta a tomada de decisão. Como estratégia para reverter esse cenário, a CGTES implantou um Observatório como uma ferramenta para subsidiar a tomada de decisão. O Observatório permite uma visão integrada e sistêmica das informações contidas em diversos sistemas de informação, e possibilita a identificação de tendências, lacunas e oportunidades para aprimoramento das políticas e ações na área. A pesquisa tem como intenção trazer luz ao caminho percorrido de como se estruturou o Observatório, quais atores e atrizes foram essenciais, suas percepções sobre o seu processo de implantação e seus olhares sobre os resultados preliminares. Assim, apresenta-se um relato histórico sobre a implantação do Observatório da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte. Para isso, o enfoque metodológico adotado foi a pesquisa documental e descritiva, de abordagem exploratória, com ênfase nas técnicas qualitativas. Foram realizadas coletas documentais e grupo focal para o levantamento dos insumos, estes foram analisados à luz de Bardin. Os resultados revelam uma história de construção atravessada por uma pandemia, a forte presença do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) como impulsionadores da criação do Observatório GTES, o perfil da equipe que trabalhou na implantação, o avanço no desenvolvimento de sistemas de informação para a àrea, a maior organização das informações relativas às despesas com pessoal, potencialidades e fragilidades durante o processo de construção, as repercussões iniciais das informações de disponibilizadas, seus reflexos tomada de decisão, sua capacidade de apoiar o fortalecimento regiões de saúde e, por fim, a visão de futuro.Dissertação Análise do uso do "EducaSaúde SC" no contexto da pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Rovaris, Maria de Fátima de Souza; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/2486582007392475; Villar, Rosana Lucia Alves de; Sandri, Juliana Vieira de Araújo; http://lattes.cnpq.br/0841456750330864A Educação Permanente em Saúde compreende o processo de aprendizagemnotrabalho, baseando-se na premissa da aprendizagem significativa e na possibilidadede transformar as práticas no serviço. Diante dos desafios no contexto dapandemiada COVID-19, foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, denominadoEducaSaúde SC, com objetivo de capacitar, atualizar e agilizar as informaçõessobrea pandemia para os trabalhadores da saúde. O presente estudo analisaousodoEducaSaúde SC e suas possíveis contribuições, no período da pandemia, paraostrabalhadores deste setor, no estado de Santa Catarina, pesquisa dotipoanálisedocumental. Os dados do estudo foram obtidos das informações de domíniopúblicoda plataforma EducaSaúde SC 2020 e 2021. Os resultados apontaramarealizaçãode seis cursos com temática COVID-19, com 10.135 inscrições de trabalhadores,distribuídos nas 17 Regiões de Saúde e 3.094 concluintes. Verificou-sequegrandeparte de outras categorias profissionais, bem como das diversas áreas desaúdedeSanta Catarina, efetuaram suas inscrições nos cursos oferecidos. Foi possível identificar o significativo número de acessos dos trabalhadores aos conteúdosdisponibilizados, houve uma distribuição uniforme na quantidade de cargahoráriapor curso, foi considerável a variação na quantidade de turmas de cadaumdeles,com importante distribuição dos mesmos nas regiões de saúde do Estado. Apesardo grande número de inscrições, apenas 30% concluíram os cursos, mantendo-seconsiderável evasão, já prevista na modalidade a distância. Mesmoassim,percebeu-se de forma geral, que foi de fundamental importância a estratégiadeoportunizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, específico paraviabilizaramanutenção da oferta de cursos no momento da pandemia, uma vezqueosprotocolos sanitários impediram as formações presenciais. Conclui-sequeoEducaSaúde SC foi de extrema importância no momento da pandemiaCOVID19,como forma complementar às atividades de educação na saúde eeducaçãopermanente, além de possibilitar importante intercâmbio de informações emergentes,essenciais ao momento. Contudo, ainda existem desafios a seremsuperados.Dissertação Centro de Operações de Emergências para a Covid-19: uma análise do prazer e do sofrimento psíquico no trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-29) Souza, Manuara Aparecida Alves de; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/1184543328805806; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Silva, Patrícia Ferras Araújo daEsta pesquisa aborda o tema das condições do trabalho e suas implicações na saúde do trabalhador, tendo como ponto de partida a compreensão de que o trabalho pode ser considerado fonte de satisfação, autorrealização, manutenção de relações interpessoais e de sobrevivência, mas também pode ser fonte de sofrimento, dor e frustação. Tendo como cenário o Centro de Operações de Emergências (COE) para a Covid-19 do Ministério da Saúde, a pesquisa tem como objetivo analisar as condições de trabalho e seus impactos na saúde da equipe do Centro de Operações de Emergências Covid-19. Como objetivos específicos, visa conhecer o perfil sociodemográfico e profissional da equipe do Centro de Operações de Emergências Covid-19, identificar os fatores estressores originados no ambiente de trabalho desta equipe de trabalho e identificar elementos que imputem prazer na realização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado aplicado, no formato presencial, com os integrantes do COE, e esse instrumento foi preenchido presencialmente. Os resultados da pesquisa estão servindo de subsídios para análisee reflexão que dos gestores em saúde no planejamento de ações de promoção da saúde dos trabalhadores, com vistas a mobilizar recursos e propostas de melhorias.Dissertação Comissão de Integração Ensino-Serviço Regional de Imperatriz: implantação e contribuições para Política de Educação Permanente em Saúde no Estado do Maranhão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Freitas, Wellington Queiroz de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; https://orcid.org/0009-0000-5305-2531; http://lattes.cnpq.br/4462107011131557; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa RossoA Educação Permanente em Saúde (EPS), como estratégia de formação e desenvolvimento dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), foi instruída como política no ano de 2004, através da portaria de nº 198, e redefinida pela portaria de nº1.996 do ano de 2007. Visa contribuir para a necessária transformação dos processos de trabalho e das práticas de saúde, de acordo com os princípios de descentralização do SUS, que definem diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituindo as Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) como instâncias permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da PNEPS. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo contribuir e analisar o processo de implantação da CIES na Região de saúde de Imperatriz, visando o fortalecimento da PNEPS no estado do Maranhão (MA). Trata-se de uma Pesquisa-Ação com estudo avaliativo, cujo referencial teórico tem como base os pressupostos da PNEPS. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram os gestores, trabalhadores, representantes de instituições de ensino com cursos na área da saúde e do controle social no SUS, que participam dos processos de integração Ensino-Serviço na Região de Saúde de Imperatriz/MA. Os dados foram coletados durante as intervenções e realização da Oficina com tema central Educação Permanente em Saúde, no período de abril a outubro de 2023, o que possibilitou identificar o perfil desses participantes e suas percepções sobre a PNEPS, além de contribuir na implantação da CIES Regional de Imperatriz/MA. Como produto foi elaborado uma cartilha para os gestores do sistema Único de Saúde (SUS) sobre Educação Permanente em Saúde e orientações sobre como implantar um CIES Regional. Os resultados apresentam um número considerável de cursos da área da saúde na modalidade de Educação a Distância (EAD) ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) na região. Também foi observado o desconhecimento da importância da Educação Permanente em Saúde pelos participantes da pesquisa. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar estratégias para o fortalecimento da EPS e para instituição das CIES em todas as Regiões de Saúde do estado do Maranhão.Dissertação Competências gerenciais e capacitação de gestores: um estudo no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-15) Oliveira, Keila Regina de; Costa, Maria Teresa Pires; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; http://lattes.cnpq.br/1057015003026068; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Alves Filho, Antônio; Almeida, Eliane Borges deO estudo teve como objetivo analisar se as capacitações ofertadas aos gestores hospitalares dos anos de 20017 a 2022 e se estas foram adequadas ao desenvolvimento das competências gerenciais dos gestores do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Identificamos as competências estabelecidas e o desenvolvimento necessário para reduzir o gap e melhorar a qualidade da assistência prestada. Para atingir esse objetivo, a pesquisa adotou uma metodologia aplicada com abordagem dedutiva e exploratória para atingir os objetivos específicos, utilizando pesquisa documental como método de coleta de dados. O lócus do estudo é o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que atende pacientes regulados para Média e Alta complexidade na Rede de Atenção à Saúde e é gerenciado pelo Estado, mas faz parte da rede regionalizada e hierarquizada na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, sendo classificado como de grande porte, com 2.266 trabalhadores em seu quadro, sendo 1.713 servidores efetivos, 535 trabalhadores com vínculo temporário e 18 cargos comissionados. Além disso, identificamos que 100% dos cargos de gestores são ocupados por servidores de carreira. Para mensurar a necessidade de desenvolvimento dos profissionais do hospital, o Programa de Gestão por competência instituído pelo Governo do Estado, busca melhorar a qualidade da assistência prestada à população. Os resultados da pesquisa irão contribuir para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul atualize sua política e para o desenvolvimento de seus gestores, melhorando assim seu desempenho. Além disso, o estudo poderá servir como referência para a definição de competências para gestores hospitalares, permitindo que o modelo de gestão por competência alcance resultados diferenciados nas organizações que o implantarem.Dissertação Condições de trabalho dos profissionais de enfermagem em hospitais no Brasil: revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-14) Uchôa, Cristiane Costa; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; http://lattes.cnpq.br/8560689486758129; Rocha, Esron Soares Carvalho; Sampaio, Ana Tania Lopes; https://orcid.org/0000-0003-4851-7511; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Junior, Jose Jailson De Almeida; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396A saúde dos trabalhadores da saúde possui uma estreita relação com as condições de trabalho. A enfermagem é considerada uma das ocupações com maiores riscos de tensão e adoecimento. O estudo terá como objeto investigar a relação entre as condições de trabalho e a saúde dos profissionais de enfermagem na rede hospitalar no Brasil. Tratará de um estudo de revisão integrativa da literatura, as buscas ocorrerão na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE. Serão incluídos artigos disponíveis no período de 2017 a 2022, por meio dos descritores: Profissionais de Enfermagem; Condições de trabalho; Hospitais no Brasil; Saúde do trabalhador. A partir desta pesquisa serâo apresentados os estudos selecionados segundo autores, objetivos, tipo de estudo, resultados e conclusões. Assim, essa pesquisa servirá como base para compreensão dos fatores que interferem na saúde dos profissionais de enfermagem que trabalham em ambiente hospitalar e impulsará políticas públicas que englobam esta questão, servindo de base para estudos futurosDissertação Dimensionamento da força de trabalho nas instituições públicas de saúde: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-25) Mello, Cristiane Cruz dos Santos; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/5776532686288706; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Silva, Patricia Ferras Araújo da; Villar, Rosana Lucia Alves deEsta pesquisa trata de umas das práticas mais potentes e complexas da gestão do trabalho em saúde: o dimensionamento de pessoal. Os objetivos deste estudo consistem em evidenciar as contribuições do dimensionamento para a gestão do trabalho nas instituições públicas de saúde; identificar a produção científica referente ao dimensionamento na área de gestão do trabalho em saúde; refletir sobre as metodologias de dimensionamento utilizadas nas instituições de saúde. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre a temática dimensionamento da força de trabalho, com ênfase na área da saúde. O propósito de identificar experiências e as contribuições do dimensionamento, aprofundando conceitualmente sobre o tema tem como imagem-objetivo apresentar ao gestor da Secretaria de Saúde, um instrumento de planejamento que, quando aplicado, poderá evitar o provimento excessivo de profissionais, identificar possíveis insuficiências relacionadas ao quantitativo de pessoal, levantar informações técnicas necessárias para ampliar as competências gerenciais e apoiar a tomada de decisão dos gestores, na perspectiva de garantir a melhor execução dos trabalhos e eficiência na prestação de serviços. Acredita-se que a sistematização e análise das experiências referentes à prática de dimensionamento de pessoal em saúde, registradas na literatura, possam ajudar as secretarias de saúde que ainda não elegeram tal prática a iniciarem os seus processos de implantação.Dissertação A educação interprofissional na qualificação da ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Vieira, Francisco Auber Pergentino; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; http://lattes.cnpq.br/7537592000556215; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino daA Educação Interprofissional em Saúde - EIP como abordagem necessária para aprimoramento das ações integradas da vigilância em saúde da atenção primária. O estudo objetivou sistematizar uma estratégia de qualificação profissional na vigilância em saúde a partir dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com elaboração de uma proposta educacional. A pesquisa foi realizada em duas etapas subsequentes nos cenários da atenção primária à saúde no município sede da 9ª gerência de saúde do alto sertão paraibano, Cajazeiras. Contribuíram para o estudo, 24 voluntários, entre eles estiveram, gestores, coordenadores da atenção básica e da vigilância em saúde, além dos profissionais de nível superior credenciados nas unidades de saúde. Na primeira etapa houve aplicação de uma entrevista semiestruturada com os 24 participantes e na segunda e última etapa a elaboração de um produto técnico pelos pesquisadores a partir das necessidades de aprendizagem identificadas durante os momentos de diálogo, ou seja, uma estratégia de qualificação profissional direcionada aos profissionais da atenção primária que atuam na vigilância em saúde. A proposta está alinhada aos referenciais teórico-conceituais e metodológicos da EIP e fora desenhada em dez oficinas temáticas de trabalho com detalhamento dos temas/tópicos, competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologia ativa, teoria de aprendizagem e avaliação de aprendizagem, e com tempo mínimo de duração estimado em 120 minutos para cumprimento de cada oficina. Os dados coletados no estudo foram provenientes da aplicação da entrevista semiestruturada, envolvendo os 24 profissionais participantes do estudo, que estão vinculados à vigilância em saúde e à atenção primária à saúde. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática Categorial proposta por Bardin. Após tratamento e análise dos discursos produzidos nas entrevistas semiestruturadas emergiram quatro unidades temáticas por categorias de análises: “Caráter das ações de vigilância em saúde”; “Competências necessárias para o trabalho interprofissional na vigilância em saúde”; “Colaboração e trabalho em rede como premissas do processo de trabalho da VS” e as “Barreiras para colaboração interprofissional na vigilância em saúde”. Das unidades temáticas emergiram as subcategorias. As discussões foram moldadas pela realidade da VS no contexto da APS, sob a ótica das dimensões da interprofissionalidade, assegurando momentos reflexivos e coerentes conforme os objetivos da pesquisa e os resultados das interações e dos relatos dos atores que foram transcritos e deram maior visibilidade as problemáticas que permeiam a atenção básica e consequentemente o processo de trabalho da VS. O estudo chama a atenção para a necessidade de se repensar possibilidades de implementação da PNVS ao promover uma discussão pautada na interprofissionalidade e nos modelos de atenção à saúde que prezam pela integralidade da atenção no SUS. É urgente a necessidade de debates e formulação de iniciativas inovadoras de fortalecimento da política de VS no país através da EIP. Nesse sentido, a educação interprofissional em saúde se apresenta como abordagem útil e adequada para o cenário em estudo, tendo em vista que a comunicação interprofissional promove espaços de atuação compartilhados, com interdependência e corresponsabilização das práticas.Dissertação Educação na saúde: curso sobre o pré-natal do homem para profissionais da saúde na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Silva, Aldenira Joacla Caetano da; Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento; https://orcid.org/0000-0002-1790-1230; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; https://orcid.org/0000-0002-4815-2930; http://lattes.cnpq.br/9594945713059969; Teodosio, Sheila Saint Clair Da Silva; https://orcid.org/0000-0002-3169-029X; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; Dantas, Dandara Nayara Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178; Araujo, Anne Karoline Candido; https://orcid.org/0000-0003-1023-5025; http://lattes.cnpq.br/1559819218840005A Educação na Saúde contempla a aprendizagem significativa, problematizadora e propõe estratégias para construção coletiva do conhecimento. Dentro dessa grande área, tem-se a Educação Permanente em Saúde, a qual desenvolve práticas educativas com foco na resolução de problemas concretos e em equipe busca alternativas de transformação do processo de trabalho para o alcance de resultados mais efetivos e eficazes. Na presente dissertação buscou-se aprofundar a respeito da ausência do pré-natal do homem, e as possíveis estratégias a serem implementadas com os profissionais de saúde, para favorecer a participação do companheiro. O objetivo do estudo foi construir uma proposta de curso de capacitação sobre o pré-natal do homem para profissionais da saúde nas Unidades Básicas de um município no interior do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo metodológico, realizado em duas etapas, desenvolvido conforme os fundamentos éticos das Resoluções nº 466/2012 e aprovado eticamente pelo número de parecer 5.463.151. A primeira etapa, realizada em agosto de 2023, ocorreu por meio de estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, no município de Riachuelo, no Rio Grande do Norte, foram entrevistados 13 gestantes, 13 pais e 23 profissionais de saúde, sendo quatro enfermeiros, dois médicos, seis técnicos de enfermagem e onze agentes comunitários de saúde. Por meio da análise de conteúdo emergiram os seguintes eixos temáticos conexos à percepção dos participantes em relação ao pré-natal do homem: importância da presença do homem/pai na consulta pré-natal; dificuldades para a participação do homem/pai na consulta pré-natal; utilização da educação em saúde para facilitar a participação do pai/homem no pré-natal; capacitação profissional para implantação com qualidade do pré-natal do homem. Diante das percepções e necessidades indicadas pelos participantes sobre o pré-natal do homem, juntamente com as normativas do Ministério da Saúde, seguiu-se para a segunda etapa, na qual se construiu uma proposta de curso visando atender a demanda de Educação Permanente identificada. O curso aborda conteúdos e utiliza práticas educativas com foco na resolução do problema, por meio de discussões e desenvolvimento de habilidades em equipe. De modo que o conhecimento construído em coletivo, seja aplicado na prática e colabore para a transformação do processo de trabalho, a fim de alcançar resultados mais efetivos e eficazes na assistência humanizada e de qualidade ao homem no pré-natal.Dissertação Educação permanente em saúde no Maranhão: uma análise histórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Alves, Emmanuele de Jesus Balata Sousa; Almeida Júnior, José Jailson de; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/8382899134316067; Carvalho, Maria de Lourdes; Telles, Mauricio Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989Introdução: A Educação Permanente em Saúde pode ser entendida comoaprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidianodas organizações e ao trabalho, baseia-se na aprendizagem significativa e napossibilidade de transformar as práticas profissionais. Objetivo: Analisar a trajetóriada EPS no estado do Maranhão no período de 2012 a 2022, a partir da identificaçãoe mapeamento das formações profissionais técnicas de nível médio e qualificaçõesprofissionais desenvolvidas pela ETSUS/ESP e demonstrar as ações de EPS nocenário maranhense através de um protótipo de aplicativo. Metodologia: Trata-sede um estudo de caráter descritivo, com investigação documental e abordagemquali-quanti. O cenário de estudo para esta pesquisa foi definido considerando ocaráter institucional público e as formações profissionais desenvolvidas naETSUS/MA e da ESP/MA. Análise: Os dados foram analisados a partir dacategorização de: natureza da oferta; instituição formadora/ regional de saúde/município; oferta educacional e o quantitativo de alunos formados/capacitados.Resultados: Foram encontradas 67 ofertas educacionais, sendo 7 ofertas deformações técnicas de nível médio e 60 ofertas de qualificação profissional,alcançando um total de 3.247 alunos formados nas formações técnicas e 45.346alunos capacitados nas qualificações profissionais, com um total de 48.593capacitados no decênio. Conclusão: Observou-se nos documentos fragilidade nasistematização dos dados e a necessidade de mecanismos de monitoramento. Oaplicativo é um instrumento potente e inovador que alcança as dimensõesgerenciais, tecnológicas e de tomada de decisão neste processo. Para conduzir aEPS no estado do Maranhão é necessário compreendê-la e fazê-la protagonistaneste SUS que se aprende, neste SUS que se ensina.Dissertação Educação permanente para os trabalhadores do Complexo Estadual de Regulação no SUS Potiguar: um estudo sócio-histórico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-22) Nascimento, Renata Freire do; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/6757906870975932; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Santos, Renata SilvaEste estudo visa chamar a atenção dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para a complexidade do trabalho dos reguladores, especialmente em um contexto de serviços insuficientes. O foco é debater a vital importância da qualificação desses profissionais, considerando a Educação Permanente em Saúde como o suporte mais adequado para promover mudanças nas práticas, por meio da problematização da realidade. No âmbito dessa temática, a pesquisa tem como objetivo investigar a trajetória da qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho no Complexo Estadual de Regulação, destacando discussões e deliberações da Comissão Intergestores Bipartite ao longo dos últimos 10 anos. Trata-se de estudo sócio-histórico com abordagem qualitativa, que utilizou o método da pesquisa documental como método fonte para a coleta de dados. A pesquisa permitiu compreender a problemática que envolve a implantação do Complexo Estadual de Regulação do Estado do Rio Grande do Norte, o que possibilitou a construção de linha do tempo com os principais acontecimentos relacionados ao processo. Os resultados revelam que, nos debates da Comissão Intergestores Bipartite, a ênfase não recai devidamente na importância da qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho do Complexo Estadual de Regulação, priorizando a segurança do processo regulatório. Os gestores concentram-se nas discussões sobre os processos de trabalho, sem, no entanto, avaliar se os profissionais que compõem as equipes desse setor possuem qualificação necessária para desempenhar suas funções. Diante desse cenário, conclui-se que é imperativo desenvolver um plano estadual de educação permanente em saúde para as equipes do Complexo Estadual de Regulação. Tal plano deve abranger as temáticas discutidas pelos gestores, alinhadas com as necessidades identificadas pelos profissionais em seu fazer diário. Além disso, propõe-se a criação de uma Política Estadual de Regulação, visando superar as fragilidades das regulamentações internas e em consonância com normativas nacionais.Dissertação Escolas estaduais de saúde pública: uma análise sobre suas contribuições para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-12) Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/4487384583469168; Barros, Fernando Passos Cupertino de; Villar, Rosana Lucia Alves de; Teodosio, Sheila Saint Clair da SilvaAs Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP) são responsáveis pela formulação e/ou execução de programas e políticas destinadas à qualificação dos trabalhadores da saúde. Desempenham, portanto, papel importante para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo as citadas Escolas como cenário, este estudo teve por objetivo analisar as suas contribuições para a qualificação do trabalho realizado nos serviços do SUS. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi feita em duas etapas, com a utilização de procedimentos metodológicos distintos, que exigiu dois tipos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevistas. A análise dos documentos teve como objetivo conhecer a missão das EESP. As entrevistas com os dirigentes e os docentes objetivou observar se, na percepção destes, as ações educativas desenvolvidas são planejadas considerando o preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS). Nas entrevistas com os Secretários de Saúde dos Estados das EESP incluídas no estudo, bem como com os dirigentes e docentes, buscou-se conhecer a percepção destes em relação ao papel e à contribuição das Escolas para os serviços de saúde nos seus respectivos Estados. Integrando, articulando e analisando esse rico conjunto de informações, foi possível identificar, de acordo com a percepção dos seus docentes, diretores e secretários estaduais de saúde, a contribuição das EESP para os serviços de saúde. Segundo os entrevistados, elas têm contribuído significativamente para a qualificação dos profissionais de saúde e, por essa razão, têm seu trabalho reconhecido pelos trabalhadores e gestores do SUS. Ao mesmo tempo, são Escolas que enfrentam o desafio da insuficiência de recursos financeiros e de pessoal. Nesse enfrentamento, contam com o compromisso e a responsabilidade dos profissionais que nelas trabalham. Esta pesquisa possibilitou conhecer essas Escolas, comprometidas com os princípios e diretrizes do SUS, e o trabalho que elas desenvolvem, fundamentado na Educação Permanente em Saúde e, consequentemente, nas suas contribuições para o fortalecimento do SUS.Dissertação A ética no serviço público: concepções de servidores do âmbito federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Soares, Danilo Monteiro; Villar, Rosana Lucia Alves de; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Medeiros, Kleyton Santos de; http://lattes.cnpq.br/3723750550570434O presente projeto aborda o tema da ética no contexto das organizações públicas, edificadas em dois grandes pilares: a Constituição Federal Brasileira e o marco legal do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal. Para o exercício das funções, os servidores, além da qualificação técnica, necessitam de competências políticas e éticas. Considerando problemas referentes a fragilidades relacionadas à postura ética nos processos de trabalho, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções sobre a ética no serviço público dos servidores do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS), pertencente à Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS). Como objetivos específicos, este estudo descreve o perfil dos participantes da pesquisa, compreende os sentidos da ética e da ética pública para os servidores do DEGTS e identifica a importância e as dificuldades para o exercício da ética no trabalho desenvolvido. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com utilização de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com servidores que trabalham no DEGTS. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. Os resultados da pesquisa subsidiaram a análise e reflexões para auxiliar futuras decisões relacionadas ao tema estudado, considerando a perspectiva de disseminar a importância do cumprimento dos preceitos éticos que devem alicerçar a atuação dos servidores. Portanto, as concepções dos sujeitos da pesquisa, reforçam a necessidade de uma ampla discussão do tema “Ética” dentro da esfera pública federal e a urgência em fomentar posturas que visem a melhoria das relações, cimentando pensamentos críticos e reflexivos no processo de trabalho com base em imperativos éticos.Dissertação Formação do agente comunitário em saúde: uma análise do curso técnico na modalidade híbrida realizada pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-10) Santos, Mariana Pereira de Almeida; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; http://lattes.cnpq.br/6960096894066982; Cavalcante, Rosangela Diniz; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171A Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) volta-se à formação e qualificação dos trabalhadores da saúde do SUS, desenvolvendo, dentre outras estratégias, programas de capacitação, formação e de aperfeiçoamento profissional. No contexto desta missão institucional, sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS) e contexto da pandemia do novo Coronavírus, a ESP/MA ofertou a modalidade híbrida (presencial e ensino remoto emergencial) para a finalização do curso Técnico do Agente Comunitário de Saúde. Assim, objetivou-se avaliar a efetividade da formação híbrida do curso técnico do agente comunitário de saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Maranhão na ótica dos discentes. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo de abordagem quantitativa, com uma amostra não probabilística de 86 alunos estimada em um universo de 249 alunos (grau de confiança de 95% e margem de erro de 9%). Os dados sobre caracterização do perfil sociodemográfico, tempo de profissão, saberes e dificuldades encontradas para o acompanhamento das aulas de forma online e satisfação com o curso foram captados por questionário Google forms® e analisados de forma descritiva. A maioria dos respondentes tinha acima de 40 a 60 anos de idade (72,9%), no mínimo 10 anos de experiência profissional (96,5%). Apesar do longo tempo de experiência e de um significativo contingente acima dos 40 anos, geração transitória das tecnologias de informação e comunicação, houve uma avaliação positiva do curso sem relato de dificuldades com o ensino híbrido e com a indicação da contribuição do conteúdo do curso na sua atuação como Agente Comunitário de Saúde. Este estudo buscou auxiliar a melhoria contínua dos processos formativos para o Sistema Único de Saúde (SUS), discutindo os desafios à implantação do ensino híbrido, que pode contribuir na redução das barreiras digitais, sobretudo, em municípios com predominância de zonas rurais. Tais localidades seriam beneficiários potenciais da modalidade híbrida crescente pós pandemia da COVID-19 nos processos de educação continuada e permanente.Dissertação Gestão da força de trabalho médica hospitalar especializada: uma proposta de criação de parâmetros de monitoramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-14) Bezerra, Elenimar Costa; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; http://lattes.cnpq.br/6502729849790495; Lopes Neto, David; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Sobreira, Maura Vanessa SilvaTrata-se de um estudo na área da gestão do trabalho em saúde e caracteriza-se como pesquisa-ação, de natureza interventiva; é voltado a construção de medidas racionalizadoras da utilização da força de trabalho médica hospitalar especializada utilizando como experiência piloto a especialidade da traumato-ortopedia. Tem como objetivo organizar ações de monitoramento desta força de trabalho, no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP), relacionando o dimensionamento da força de trabalho à produção de procedimentos e analisando a relação da produção com outros elementos do processo de trabalho. O estudo apresenta uma matriz de monitoramento, visando ampliar a capacidade de análise acerca dessa força de trabalho e suas entregas quanto à produção de procedimentos, realimentando os parâmetros de dimensionamento e propõe, na fase interventiva, dialogar com outras áreas técnicas da SESAP, como: planejamento, atenção à saúde e regulação, provocando mudanças na organização da rede de atenção. Pretende-se também que a organização de informações nessa área venha ampliar o alcance da Sala de Situação da Gestão do Trabalho, subsidiando tomadas de decisão mais assertivas por parte da Gestão da SESAP.Dissertação Implantação do Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador(a): contribuições para a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-25) Silva, Marilia Eufrásio da; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/1492650682630046; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Bosco Filho, JoãoNo Brasil, a conquista do Sistema Único de Saúde (SUS) representou uma profunda mudança no modelo de atenção. No contexto dessa reforma sanitária, emerge a responsabilização do Estado com a saúde do trabalhador. Foram várias as conquistas nesse campo, culminando, em 2002, com a criação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). Em 2018, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) instituiu os Núcleos de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NASSTs). Em 2020, foi implementado o Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NESST), a fim de assessorar, normatizar, planejar, coordenar, estabelecer diretrizes e integralizar as ações nas áreas de saúde ocupacional que são desenvolvidas pelos NASSTs. O presente estudo é o resultado de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo com abordagem avaliativa, que teve como objetivo analisar a implantação e as principais contribuições do NESST da SESAP/RN. O estudo intervencionista ocorreu em etapas: inicialmente foi realizado o diagnóstico situacional dos NASSTs para nortear o plano de ação do NESST-SESAP/RN. No segundo momento, foi descrito o processo de implantação do Núcleo Estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador(a). No terceiro momento, foram ouvidos os representantes dos NASSTs que expressaram as potencialidades e fragilidades do NESST. Na última etapa, foi apresentado o dimensionamento por Unidades Regionais de Saúde (URSAP), em que constam os núcleos existentes, de acordo com dimensionamento mínimo, proposto implantação de novos NASSTS por regional. Além disso, são listadas as unidades que ainda não possuem o NASST. Os resultados apontam para importantes contribuições do NESST-SESAP/RN aos NASSTs e para o fortalecimento e articulação das políticas de atenção à saúde e segurança do trabalho norte-rio-grandense.Dissertação A integração ensino-serviço no enfrentamento à COVID-19 em João Pessoa - PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Matos, Thaís Maíra de; Villar, Rosana Lucia Alves de; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; http://lattes.cnpq.br/9835599911851975; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Carvalho, André Luís Bonifácio de; http://lattes.cnpq.br/1517396644134266Trata-se de uma pesquisa que aborda aspectos da integração ensino-serviço no contexto da pandemia de COVID-19. Objetivou-se analisar a integração ensinoserviço como estratégia de Educação Permanente em Saúde, no enfrentamento à COVID-19, em serviços da Rede Escola da Secretaria Municipal de Saúde João Pessoa - PB. O enfoque metodológico o classifica como um estudo exploratório, compreensivo-interpretativo, de abordagem qualitativa. O estudo teve como cenário o Hospital Municipal Santa Isabel, a Gerência de Vigilância Epidemiológica, a Central Telessaúde de Orientações de Prevenção do Coronavírus - serviços da Rede de Saúde da SMS/JP, que realizam ações de enfrentamento à COVID-19, e também são espaços de prática de Instituições de Ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e grupo focal, realizados com gestores dos serviços, profissionais de saúde, coordenadores de estágio e alunos. A análise permitiu identificar as circunstâncias de adversidade, que ocorreram no período das pactuações e repactuações dos cenários de prática da Rede de saúde de João Pessoa-PB, durante a pandemia ocorrida pela COVID-19. As contribuições da integração ensino-serviço para o processo de qualificação dos trabalhadores e alunos no enfrentamento à COVID-19 e sua correlação com as necessidades dos serviços em estudo ocorreram a partir dos movimentos de qualificação dos profissionais e residentes, ações de criação de protocolos, fichas e formulários, discussões de caso, espaços de discussão uniprofissionais e multiprofissionais. Confirmou-se que a integração ensino-serviço é uma estratégia de educação permanente em saúde, considerando a articulação entre os atores dos serviços e das instituições de ensino, provocando o desenvolvimento de um olhar críticoreflexivo para o serviço, correlacionando com a vida cotidiana e o dia a dia dos territórios, desenvolvendo espaços de escuta, apoio entre os profissionais e estudantes, aprendizado, evolução e crescimento.