Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Dissertação A informatização do processo de estágio probatório à luz da gestão da informação e da gestão de processos: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Costa, Mariângela das Mercês Bezerra de Azevedo; Martins, Daniel de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; http://lattes.cnpq.br/0397845887715868; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; Silva Filho, Roosevelt Bezerra daConsiderando a relevância de implementar melhorias contínuas na gestão e execução dos seus processos institucionais, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte utiliza a tecnologia de forma sistematizada por meio dos Sistemas Integrados de Gestão e Serviços disponíveis na instituição. Dentro deste cenário, o processo de Estágio Probatório, que é fundamental para a trajetória profissional dos servidores da instituição, ainda não foi informatizado. Atualmente, o registro e controle dos dados e informações desse processo são realizados praticamente de forma manual, o que se manifesta na elevada quantidade de subprocessos para executá-lo. Diante desse contexto, pressupondo a necessidade de informatização, esta dissertação objetivou definir as funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de um módulo informatizado de suporte à gestão do processo de Estágio Probatório, visando sua proposição. E de maneira específica: a) Compreender as diretrizes, condicionantes e restrições que regulamentam o período de estágio probatório; b) Mapear o fluxo de atividades e o fluxo de informações do processo de EP; c) Identificar as necessidades informacionais dos atores envolvidos no processo de EP; d) Modelar as funcionalidades do módulo EP no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos. Para alcançar estes objetivos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva, prescritiva e aplicada, fundamentada na gestão da informação e na gestão de processos em um processo institucional, a partir de um estudo de caso. Quanto aos instrumentos para coleta dos dados, foram realizadas pesquisas documentais, aplicadas entrevistas com os atores do processo e realizado um grupo focal com fins de validação. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), adaptada para análise dos diferentes conjuntos de dados gerados por cada estratégia de coleta. Por fim, os resultados deste estudo, possibilitaram um melhor entendimento acerca do referido processo, identificando dificuldades e possibilidades de melhorias, bem como corroboraram a necessidade de informatizá-lo a partir de um módulo para gerenciá-lo. Como forma de contribuir com o aprimoramento da gestão do processo de acompanhamento, análise e homologação do Estágio Probatório dos servidores da instituição em tela, e como produto final do mestrado profissional em Ciência da Informação foi elaborada uma lista de 13 funcionalidades, alinhadas às premissas da gestão da informação e da gestão de processos, que poderão compor o referido módulo informatizado. Essas funcionalidades foram elaboradas, detalhadas e estruturadas de acordo com as políticas de desenvolvimento definidas pelos sistemas presentes na referida instituição. Os resultados obtidos poderão subsidiar a implementação do futuro módulo informatizado de Estágio Probatório por esta instituição, bem como servir de base para outros órgãos da esfera federal que tenham interesse em desenvolver um sistema de suporte à gestão desse importante processo, resguardadas e consideradas as particularidades de cada órgão.Dissertação Aceitação e uso de ferramentas de computação em nuvem: um estudo sobre o contexto informacional de secretários de pós-graduação em uma instituição de ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-26) Martins, Lizianne Juline do Nascimento e Silva; Martins, Daniel de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; http://lattes.cnpq.br/6020045372504028; Dias, Gabriela Figueiredo; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870Entre as Tecnologias da Informação (TI) que possibilitam melhorias no desempenho dasatividades informacionais, destacam-se as ferramentas de computação em nuvem. Pilares dachamada quarta revolução industrial, essas ferramentas proporcionam vantagens como oarmazenamento de dados online, trabalho colaborativo, facilidade de acesso ecompartilhamento de informações. Porém, mesmo diante dos benefícios potenciais e demaispossibilidades advindas do uso dessa tecnologia, ainda não está completamente elucidadocomo se dão a aceitação e uso dessas ferramentas pelos indivíduos. Tal lacuna também estápresente no contexto laboral das instituições de ensino, fazendo com que esforços e recursosorganizacionais sejam desperdiçados e tecnologias promissoras para a melhoria de serviçossejam inutilizadas. Em vista disso, a presente pesquisa teve como objetivo descrever aaceitação e o uso da computação em nuvem no desempenho das atividades informacionais ede conhecimento entre servidores técnicos-administrativos de secretarias de Pós-Graduaçãoda Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O percurso metodológico utilizado teve porbase uma abordagem quantitativa e descritiva. Como estratégia de pesquisa foi realizado umlevantamento, por meio da aplicação de um questionário baseado no Modelo de Aceitação eUso de Tecnologia Integrado, TAM 3, além de questões sociodemográficas, aplicado aossecretários de Pós-Graduação da UFRN, para captar as suas percepções no que diz respeito aouso e aceitação das ferramentas de computação em nuvem. A população foi dividida em doisgrupos, que responderam à pesquisa a respeito de ferramentas de armazenamento e editoresde documentos em nuvem, respectivamente. A análise dos dados foi feita utilizando estatísticadescritiva, por meio de medidas de tendência central e dispersão, além de distribuição defrequências, e uma escala likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Comoresultado, foi possível verificar, quanto à avaliação da aceitação da computação em nuvempelos usuários na organização, uma alta incidência e frequência de uso. As tipologias deferramentas mais utilizadas foram o e-mail, seguido do armazenamento e finalmente doseditores de documentos em nuvem, onde a grande maioria faz uso principalmente dosprodutos Google. Com relação aos dois modelos pesquisados, armazenamento e editores dedocumentos, foi visto que as finalidades de utilização vão desde geral até mais específica.Ambos tipos de ferramentas obtiveram resultados bastante semelhantes com níveis deaceitação idênticos ou muito próximos. Dos 50 questionamentos feitos com base no TAM3,apenas 8 obtiveram leves diferenças quantitativas, com distinção do grau de aceitação, porém,a análise comparativa constatou que não houve uma diferença significativa. Por fim, ficouevidente que as tecnologias em nuvem aqui avaliadas se apresentam com uso apropriado,mostrando que as aplicações são verdadeiras aliadas à Gestão da Informação e doConhecimento praticadas pelos secretários em seus locais de trabalho. Também foidesenvolvido um plano de fortalecimento do uso e aceitação das ferramentas de computaçãoem nuvem, com o auxílio da ferramenta Project Model Canvas, visando aperfeiçoar o uso dastipologias de computação em nuvem estudados e, consequentemente, a estruturação deexcelência dos programas de Pós-Graduação.Dissertação Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na teoria da ação racional(2019-11-04) Medeiros, Joyanne de Souza; Tarrago, Nancy Sanchez; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; ; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; ; Leite, Fernando César Lima;Esta dissertação tem como objetivo propor ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Foram aplicados questionários online com perguntas fechadas e abertas, e entrevistas semiestruturadas aos alunos e professores, de modo que a interpretação dos resultados se deu à luz da Teoria da Ação Racional. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial para o questionário e, para as entrevistas, a análise de conteúdo fundamentado em Bardin. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositórios.Produto Educacional Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na Teoria da Ação Racional: relatório técnico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-04) Medeiros, Joyanne de Souza; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-0596-3274Este relatório objetiva descrever ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositóriosDissertação Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho(2017-12-01) Rolim, Paulo Yvens Farias; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; Fernandes, Antonio Sérgio Araújo;Por contribuírem para a produção e a disseminação do conhecimento, os programas de pós-graduação se transformaram em fator estratégico para o desenvolvimento da sociedade brasileira. A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). Para consecução deste objetivo, o mesmo foi dividido em três objetivos específicos, a saber: fazer a correlação entre os processos de uso estratégico da informação de Choo (2003) e os Fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), desenvolver a matriz de importância-desempenho para cada programa de pós-graduação stricto sensu acadêmico avaliado ao longo dos dois últimos triênios de avaliação CAPES e identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no resultado consolidado de todas as avaliações CAPES dos programas de pós-graduação da UFRN apresentado pela matriz de importância-desempenho desenvolvida. A análise foi realizada à luz da teoria de Choo (2003) e do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), projetando os resultados dos programas e apontando ações estratégias para criação de vantagem competitiva e melhoria do resultado geral da avaliação institucional. O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.Dissertação Análise do fluxo de informação no processo de registro e acompanhamento de acidente do trabalho no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Zeferino, Antônio Carlos; Moreira, Luciana de Albuquerque; Perales, Wattson José Saenz; https://orcid.org/0000-0003-3089-2874; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/2207729572588604; França, André Luiz Dias de; Carvalho, Ricardo José Matos de; Macêdo Neto, Miguel Cabral deEste estudo analisou o processo de registro e acompanhamento de acidentes de trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco na dinâmica de seu fluxo informacional. Tal processo propicia à associação de informações estatísticas, epidemiológicas, trabalhistas e sociais, além de possibilitar a análise das condições em que ocorreu o acidente. De 2019 a 2023 foram registradas 224 comunicações de acidentes de trabalho, o que requer atenção por parte da instituição. Esse montante demonstra a necessidade de elaboração de estratégias que permitam acompanhar o processo com tomada de decisão com base em informações de qualidade. Essas estratégias, feitas de forma sistemática e com constância, favorecem a eficiência, eficácia e, principalmente, a efetividade do setor de saúde e segurança do trabalho, que atua na análise e consequentemente na prevenção de acidentes. Diante deste contexto, este estudo questionou: em que medida os problemas existentes no fluxo de informação do processo de registro e acompanhamento de acidentes do trabalho na UFRN, interferem na qualidade e celeridade da análise do acidente e da adoção de medidas de prevenção? Com o intuito de responder essa questão, a pesquisa tem como objetivo geral analisar como os problemas existentes no fluxo de informação do processo de registro e acompanhamento de acidentes de trabalho na UFRN interferem na qualidade e celeridade da análise dos acidentes e da adoção de medidas de prevenção, e propor medidas para aprimorar esse fluxo, priorizando a clareza, completude das informações e agilidade no processo. E de maneira específica: a) Descrever e caracterizar o fluxo informacional no processo de registro e acompanhamento de acidente de trabalho; b) Identificar ocorrências que possam interferir na clareza e completude das informações e na celeridade da comunicação, análise dos acidentes de trabalho e adoção de medidas para sua prevenção; e c) Propor produtos informacionais que contribuam para o gerenciamento do processo de registro e acompanhamento de acidentes do trabalho. Para alcançar estes objetivos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, baseada na gestão da informação em um processo organizacional, a partir de um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio do envio de questionário, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. A análise foi conduzida com base na abordagem qualitativa de conteúdo, conforme Bardin (2011), complementada pela triangulação de dados. Os resultados evidenciaram a falta de clareza e completude das informações relacionadas às etapas do processo, criando barreiras no fluxo informacional e comprometendo a celeridade. Além disso, identificou-se a ausência de padrões institucionais para a execução das tarefas nas etapas de análise e deficiência na comunicação dos dados de acidentes, o que dificulta o acompanhamento adequado. Assim, este estudo propõe melhorias para a Instituição investigada por meio do aperfeiçoamento do fluxo informacional do processo. Busca instituir uma abordagem colaborativa das equipes de análise e acompanhamento de acidentes de trabalho. Conclui-se que o aprimoramento proposto deve ser implementado, considerando as necessidades informacionais identificadas, alinhadas ao uso dos produtos informacionais criados, com o foco na promoção de melhorias contínuas.Dissertação Análise e proposições de melhorias no módulo central de estágios: estudo aplicado à Coordenação de Engenharia de Produção da UFRN(2019-11-29) Oliveira, Dayany Ribeiro de; Perales, Wattson José Saenz; ; ; Moreira, Luciana de Albuquerque; ; Junqueira, Wagner;A UFRN é uma organização complexa e de múltiplas atividades administrativas, portanto, diversas informações e processos a compõem. Para dar suporte a esses processos, sistemas de informação computacionais foram criados. Um desses é o Módulo Central de Estágios, que foi incorporado no ano de 2016 para gerenciar processos de acompanhamento de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios. Este trabalho investigou a eficácia do uso do Módulo Central de Estágio no gerenciamento do processo de acompanhamento de estágios da UFRN e teve como unidade de análise a Coordenação da Graduação em Engenharia de Produção. O objetivo geral proposto foi o de reestruturar os procedimentos e sugerir adaptações no Módulo Central de Estágio tendo como base o modelo de Beal. Para alcançar o objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o fluxo informacional existente do processo de estágio na CGEP; b) Verificar as necessidades de informação tática (gerencial); c) Identificar as lacunas entre processo de estágio na CGEP e o Módulo Central de Estágio. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa, na qual foram aplicados: análise documental, entrevista semiestruturada, reunião dirigida e mapeamento de processo. O material coletado foi interpretado a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados apontaram que: (a) existem incompatibilidade entre o processo de estágio da CGEP e o Módulo; (b) é necessário descrever e publicizar os fluxos informacionais e processuais que envolvem os estágios; (c) é preciso inserir funcionalidades no Módulo, as quais precisam ser melhor disseminadas. Assim, foram elaboradas propostas de intervenção que sugerem a organização e divulgação dos processos e informações relacionados ao estágio em um fluxograma; modificações na planilha controle geral da CGEP; e alterações no Módulo Central de Estágio.Dissertação Apoio informacional sobre acidentes do trabalho em um ambiente organizacional com distintos regimes jurídicos: proposta de um serviço de autoatendimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-23) Silva, Janio Cesar da; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; https://orcid.org/0000-0002-0674-3409; http://lattes.cnpq.br/9978545258975489; Martins, Daniel de Araujo; https://orcid.org/0000-0001-5572-0505; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; Reis, Priscila MartinsA presente pesquisa diz respeito à aplicação dos fundamentos da gestão da informação para elaborar e propor um serviço de autoatendimento visando à promoção da saúde e segurança dos agentes públicos com o mesmo nível de atenção e qualidade de atendimento em um cenário no qual coabitam servidores da UFRN, submetidos à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais) e empregados da EBSERH, vinculados ao regime jurídico previsto no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho - CLT), nas dependências do Hospital Universitário Onofre Lopes (Natal/RN). Em função dos entreveros jurídicos envolvidos no caso em estudo, frisa-se que a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, por envolver a preservação da saúde física e mental das pessoas, sobretudo compartilhando os mesmos recintos, não deve ocorrer de modo diferenciada em relação aos indivíduos. Diante disso, tem-se como objetivo precípuo investigar os caminhos a trilhar para a proposição de um serviço de apoio informacional a fim de auxiliar os servidores da UFRN no processo de busca por informações sobre acidentes do trabalho, visando à promoção e preservação da saúde desse público. A trajetória metodológica envolveu uma abordagem indutiva, por meio de estudo de caso baseado nas técnicas documental, questionários e entrevistas. Os resultados, de forma combinada, apontaram no sentido de que os aspectos destacados nas constatações resgatadas da análise dos questionários e entrevistas encontram total sintonia com a essência dos objetivos concretizados nesta pesquisa. Concluiu-se que há necessidade de implementação das estratégias e serviços informacionais propostosDissertação Aprendizagem baseada em projetos no Estágio Supervisionado em Biblioteconomia: um modelo para desenvolvimento de competências e gestão do conhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-22) Souza, Leandro do Nascimento de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; http://lattes.cnpq.br/5058314112637163; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Tarragó, Nancy Sanchez; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Farias, Maria Giovanna Guedes; http://lattes.cnpq.br/3383299470190507Na sociedade contemporânea o conhecimento construído por indivíduos e organizações é tido como um componente essencial no processo de desenvolvimento social, e a aprendizagem, uma via para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos. Neste contexto o bibliotecário, profissional da informação, tem papel determinante nas organizações, atuando como intermediador entre a necessidade informacional e o usuário. Este profissional também pode eventualmente atuar, como educador, no papel de supervisor de estágio, especificamente, estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia. Na visão de inovação educacional para formação profissional, pode-se apontar as metodologias ativas de aprendizagem como possíveis alternativas para o alcance dos objetivos do estágio supervisionado. Assim, esta pesquisa objetiva a proposição de um modelo para condução das atividades desempenhadas em estágios supervisionados em Biblioteconomia, que viabilize a gestão do conhecimento, alinhado ao monitoramento da aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais no desempenho de atividades do estágio, fundamentado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, esta caracteriza-se quanto a seu objetivo como exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada. Os procedimentos de coleta de dados aplicados incluem a pesquisa bibliográfica, por meio da revisão sistemática da literatura, a pesquisa documental e a entrevistas feitas aos estudantes de Biblioteconomia que estagiaram na biblioteca do Tribunal da 21ª região (TRT-RN). Este tribunal está localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, sendo a Biblioteca Procurador Miguel Josino Neto e as práticas de estágio supervisionado o foco deste trabalho. A análise de dados, foi realizada utilizando-se o método de análise de conteúdo. Com base nos resultados pôde-se concluir que o estágio supervisionado (obrigatório ou não) é fundamental para a formação mais integral do estudante de Biblioteconomia, envolvendo a consolidação da prática e da teoria. A partir dos relatórios e das entrevistas o processo de construção de conhecimentos fica evidente, o que é reforçado pelo papel do supervisor enquanto um mediador/educador. A dialogicidade durante o estágio, em uma relação mútua de cooperação entre as partes envolvidas potencializa o ensino e aprendizagem. Percebeu-se uma centralidade nas questões comportamentais dos estagiários e menor ênfase nos objetivos da aprendizagem e nas competências enquanto uma dimensão de análise, o que acarreta um problema quanto a claridade dessas questões. É apresentado o Modelo 6F inspirado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos, voltado para o desenvolvimento do estágio a partir da proposição de 6 etapas: criação do projeto de aprendizagem, identificação de competências profissionais; levantamento de fontes de informação; definição do plano de ação; aplicação do plano e avaliação; conclusão do projeto e registro. Os artefatos para subsidiar esse processo são também apresentados: projeto de aprendizagem; lista de competências; portfólio e relatório ampliado. Espera-se que esse modelo possa ser implementado no contexto da Biblioteca do TRT-RN, e também adaptado e utilizado em outros estágios supervisionados do curso de Biblioteconomia, sendo uma ferramenta positiva apoiada na metodologia ativa e na gestão do conhecimento e potencialmente útil a capacitação profissional proporcionada pelo estágio supervisionado, dentro do ciclo de formação do bibliotecário.Dissertação Aprimorando os fluxos informacionais na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação: produto informativo para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Torres, José Carlos de Farias; Tarragó, Nancy Sanchez; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/7790787210877961; https://orcid.org/0009-0001-6687-6975; http://lattes.cnpq.br/2055797638558976; Presser, Nadi Helena; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Ribeiro, Wagner LeiteAs rápidas transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas impactam o ensino superior, exigindo que as universidades se adaptem para atender às demandas do século XXI. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) é essencial para alinhar a formação dos estudantes às normativas vigentes, mas enfrenta desafios operacionais. A complexidade do processo, que envolve múltiplos fluxos de informação, documentos e atores, aliada à escassez de orientações claras para coordenadores de curso e membros do Núcleo Docente Estruturante, tem resultado em atrasos nos últimos três anos. Diante desse cenário, a pesquisa busca mapear os fluxos de informação envolvidos na elaboração e atualização dos PPCs, identificar entraves e propor ações para a Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIACOM), com destaque para a criação de uma cartilha informativa que auxilie na compreensão do processo. A pesquisa é qualitativa, com objetivos descritivos e aplicados, e adota pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com a Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico. Para o mapeamento dos fluxos de informação, foram aplicadas as ferramentas Integration Definition for Function Modeling (IDEF0) e Design Structure Matrix (DSM). Os resultados detalham as etapas do processo de atualização dos PPCs, evidenciando os fluxos de informação, entradas, saídas, restrições e responsabilidades. A análise permitiu organizar as atividades de forma sequencial, identificar inter-relações e destacar a necessidade de um fluxo contínuo de informações para garantir maior eficiência. Conclui-se que a falta de diretrizes claras impacta negativamente o andamento dos PPCs. A pesquisa contribui ao propor soluções para melhorar a gestão e comunicação do processo, com destaque para a cartilha informativa, que visa orientar os envolvidos e reduzir atrasos, promovendo maior eficiência na atualização dos PPCs na UFRN.Dissertação Atenção à saúde do servidor público federal: uma avaliação do Siape Saúde na perspectiva da qualidade da informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-27) Araújo, Edvania Nogueira de; Martins, Daniel de Araújo; ; ; http://lattes.cnpq.br/6136956418445444; Barbosa Neto, Pedro Alves; ; Peter Filho, Ary Luiz de Oliveira;A necessidade de gestão, padronização e sistematização das informações no campo da saúde dos servidores públicos federais deu origem, em 2009, ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor - Siass, cujo objetivo é coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores públicos federais. A presente pesquisa se propôs a avaliar a qualidade da informação presente na funcionalidade Relatório de Pesquisas Gerencias do Siape Saúde, sistema que abriga o Siass, quanto o suporte à proposição de ações voltadas à saúde e à segurança do servidor em Universidades Federais. Como objetivos específicos pretendeu descrever as principais dimensões necessárias à qualidade da informação, identificando a sua existência ou não no sistema avaliado; averiguar o grau de importância atribuído pelos gestores das unidades Siass às dimensões da qualidade da informação; identificar as limitações presentes no relatório gerencial e propor um plano de melhorias. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de cunho descritivo, com abordagem quanti-qualitativa realizada a partir de um levantamento do tipo survey, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicado inspirado no Modelo PSP/IQ de Kahn, Strong e Wang (2002). De forma complementar, foi realizado um grupo focal com a equipe local do Siass da Ufersa, conduzido por um roteiro de entrevista, elaborado a partir dos pontos fracos identificados na aplicação dos questionários e tendo como molde a ferramenta de gestão 5W2H. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. A pesquisa confirmou a presença das dimensões da qualidade da informação no relatório gerencial embora as dimensões Quantidade apropriada, Completeza, Facilidade de uso e Acessibilidade exijam mais atenção. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de melhorias de ordem organizacional, tecnológica e humana, onde foram elaboradas recomendações para o fortalecimento da qualidade da informação que é gerada e consequentemente do sistema, garantindo o seu uso continuado. Espera-se que as indicações de aperfeiçoamento aqui apresentadas possam munir os órgãos estruturantes do Sipec para o enfrentamento contínuo dos desafios que envolvem a saúde e a segurança no trabalho, transformando as informações do sistema Siape Saúde em respostas coerentes para uma gestão estratégica e contribuindo para a melhoria contínua das ações de proteção e promoção da saúde, segurança e bem-estar dos servidores públicos federais, cooperando de forma significativa para o aumento do desempenho das organizações nessas importantes áreas, além de fomentar a otimização da gestão da informação, colaborando para a adoção de novas práticas quanto ao acesso, uso e compartilhamento de informações.Dissertação Auditoria aplicada à qualidade da informação: em foco o dimensionamento da força de trabalho em uma instituição federal de ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Silva, Willyanny Pâmela Araújo Celestino da; Carvalho, Andrea Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; http://lattes.cnpq.br/3528645189739352; Presser, Nadi Helena; Tarragó, Nancy Sanchez; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133As organizações atuais precisam verificar se as informações utilizadas para subsidiar seus sistemas organizacionais e suas decisões têm qualidade, assim como, se a força de trabalho que possuem é suficiente para o atendimento de suas demandas. Neste sentido, no âmbito do poder público federal, tem-se o modelo referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) cujo objetivo é definir o quantitativo de pessoas adequado para que cada unidade de trabalho realize suas entregas. As informações sobre as unidades de trabalho constituem o principal insumo para a aplicação deste modelo, sendo sua qualidade essencial para que os resultados se aproximem da realidade e contribuam para um processo decisório de alocação de pessoas assertivo. Assim, a problemática que norteia esta pesquisa é: Como se caracterizam as informações utilizadas para o preenchimento do DFT da UFRN do ponto de vista dos atributos da qualidade da informação? Destarte, o objetivo geral deste estudo é auditar a qualidade das informações utilizadas no preenchimento do modelo referencial de DFT na UFRN. Para a sua consecução foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Identificar os atributos da qualidade da informação segundo a literatura pertinente; b) Verificar a correção do preenchimento das informações dos relatórios de DFT; c) Verificar a percepção dos produtores da informação em relação aos atributos da qualidade da informação no preenchimento do DFT; d) Identificar as principais dificuldades experimentadas durante o processo de preenchimento das informações do DFT; e, e) Propor recomendações que contribuam para a superação das principais dificuldades relacionadas ao preenchimento das informações, de modo a favorecer o aperfeiçoamento da qualidade da informação utilizada no DFT da UFRN. Esta pesquisa possui natureza aplicada e é exploratória/descritiva com abordagem mista (quanti-qualitativa). Sobre as técnicas de pesquisa, foi utilizado o método de auditoria de inteligência somado à pesquisa bibliográfica, documental e à aplicação de questionário inspirado no Product and Service Performance Model for Information Quality. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística básica e a análise de conteúdo. Constatou-se a existência de erros no preenchimento das entregas quanto aos volumes e aos esforços, assim como lacunas informacionais que podem interferir nos resultados do modelo. Ademais, nenhum dos atributos de qualidade da informação obteve forte avaliação, sendo acessibilidade e atualidade os pior avaliados. Tais achados revelam fragilidade na qualidade da informação e necessidade de aprimoramento para subsidiar o adequado preenchimento do DFT, favorecendo a geração de resultados confiáveis. Como contribuição, foi proposto um plano de ação com a sugestão de atividades para minimizar essas fragilidades. Diante disso, conclui-se que os objetivos propostos foram alcançados e os resultados obtidos podem servir para o aperfeiçoamento da qualidade da informação utilizada no DFT da UFRN, bem como auxiliar outros órgãos na aplicação da metodologia, contribuindo para o aperfeiçoamento da alocação de pessoal no serviço público.Produto Educacional Auditoria aplicada ao risco de perda de conhecimento: em foco o IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07) Ribeiro, Rodrigo Holanda; Carvalho, Andréa VasconcelosCom a crescente complexidade dos ambientes profissionais e de negócios, a informação e o conhecimento se constituem em recursos essenciais para a adaptação, a aprendizagem e a inovação. Nesse contexto, a efetiva gestão do conhecimento na administração pública ajuda as organizações a enfrentar novos desafios, implementar práticas inovadoras de gestão e melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços públicos em benefício do cidadão-usuário e da sociedade em geral. Tendo em vista que a saída de um servidor que tenha domínio dos processos organizacionais representa perda de conhecimento organizacional, apresentou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: como realizar a gestão do risco de perda de conhecimento no contexto de um instituto federal de educação? Assim, o objetivo geral da pesquisa é auditar os riscos de perda de conhecimento, com foco em fatores humanos, considerando os tipos de movimentação e saída de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. Do ponto de vista dos objetivos, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e no tocante a natureza como uma pesquisa aplicada. Quanto às técnicas de pesquisa, foi utilizado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2022) com o emprego de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, a aplicação de questionários e de entrevistas. A análise dos dados se deu mediante a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Com base nisso, foi possível identificar que o principal risco de perda de conhecimento ocorre por motivo de aposentadoria. Para a mitigação dos riscos de perda de conhecimento identificados é apresentado um guia para implementação de recomendações baseadas em ferramentas e práticas de gestão do conhecimento.Dissertação Auditoria com foco no risco de perda de conhecimento em um Instituto Federal de Educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-06) Ribeiro, Rodrigo Holanda; Carvalho, Andrea Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; http://lattes.cnpq.br/6551833423069603; Martins, Daniel de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; Souto, Leonardo FernandesCom a crescente complexidade dos ambientes profissionais e de negócios, a informação e o conhecimento se constituem em recursos essenciais para a adaptação, a aprendizagem e a inovação. Nesse contexto, a efetiva gestão do conhecimento na administração pública ajuda as organizações a enfrentar novos desafios, implementar práticas inovadoras de gestão e melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços públicos em benefício do cidadãousuário e da sociedade em geral. Tendo em vista que a saída de um servidor que tenha domínio dos processos organizacionais representa perda de conhecimento organizacional, o problema desta pesquisa é: como realizar a gestão do risco de perda de conhecimento no contexto de um instituto federal de educação? Assim, o objetivo geral da pesquisa é auditar os riscos de perda de conhecimento, com foco em fatores humanos, considerando os tipos de movimentação e saída de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. A consecução de tal objetivo se dá mediante os seguintes objetivos específicos: a) identificar as causas de perda de conhecimento; b) classificar os riscos de perda de conhecimento; c) identificar a percepção de importância de ferramentas e práticas de gestão do conhecimento; e d) propor ações, ferramentas e práticas aplicáveis à gestão dos riscos de perda de conhecimento. A pesquisa teve como método de abordagem o método indutivo-dedutivo, com procedimentos estatístico e monográfico. Do ponto de vista dos objetivos, caracteriza-se como descritiva e no tocante a natureza como uma pesquisa aplicada. Quanto às técnicas de pesquisa, foi utilizado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2022) com o emprego de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, a aplicação de questionários e de entrevistas. A análise dos dados se deu mediante a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Com base nisso, foi possível identificar que o principal risco de perda de conhecimento ocorre por motivo de aposentadoria. Para a mitigação dos riscos de perda de conhecimento identificados é apresentado um guia para implementação de recomendações baseadas em ferramentas e práticas de gestão do conhecimento.Dissertação Auditoria da Gestão do Conhecimento: uma análise nos Hospitais Universitários Federais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(2019-02-28) Fernandes, Francisca Zilmar de Oliveira; Martins, Daniel de Araújo; ; ; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; Correia, Suzanne Érica Nóbrega;Os recursos da informação e do conhecimento são considerados estratégicos para o sucesso dos novos modelos de organizações, tanto no contexto das empresas privadas como das empresas públicas. Não diferente dessa realidade, os hospitais universitários federais são importantes organismos públicos que prestam serviços para a sociedade e demandam o uso constante da informação para a geração do conhecimento. Também é sabido que quando trabalham em rede podem se beneficiar da troca de informação e de conhecimento. É preciso, contudo, criar práticas que auxiliem na coleta, criação, armazenamento, tratamento e distribuição das informações e do conhecimento entre os entes dessa rede. Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a maturidade da Gestão do Conhecimento da rede hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A abordagem de pesquisa é quantitativa, sua natureza é descritiva, sendo empregada a estratégia de pesquisa bibliográfica e documental, e, principalmente, de levantamento. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário ancorado no modelo de Terra (2000), e o universo do estudo foi composto pelos gestores vinculados à alta e média governança dos referidos hospitais e seus processos. Para análise dos dados, foi usada a técnica de estatística descritiva. Em decorrência desta investigação, pôde-se verificar que a rede constituída desses hospitais ainda não tem um plano formal com ações estruturantes voltadas para à Gestão do Conhecimento. Todavia, foi constatada a existência de aspectos importantes que favorecem a GC, notadamente com a obtenção dos melhores resultados nas dimensões pertinentes ao aprendizado com o ambiente e aos fatores estratégicos e o papel da alta administração. As dimensões mensuração de resultados, cultura e valores organizacionais, estrutura organizacional e administração de recursos humanos apresentam uma razoável existência de práticas de GC. O resultado, ainda, assinala para oportunidade de melhorias no tocante aos sistemas de informação, cuja dimensão obteve a menor média. De forma geral, o estudo contribuiu para a construção da proposta do plano de ação situacional e espera-se que concorra para um comprometimento da alta governança em relação à implantação de práticas de GC que possibilitem um crescimento da maturidade da rede.Dissertação Auditoria de ativos informacionais: em foco as prestações de contas na UFERSA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-02) Nazareno, Arisclenia Kelly; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; ; Navarro, Miguel Angel Esteban; ; Perales, Wattson José Saenz;A relação entre as Universidades federais e as fundações de apoio está regulamentada pela Lei n° 8.958/94 que prevê o dever das fundações de apoio de prestar contas dos recursos aplicados pelos entes financiadores e a estes entes analisá-las. Desse modo, esse estudo buscou compreender como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) analisa as prestações de contas finais dos convênios executados pela Fundação Guimarães Duque (FGD). Especificamente os objetivos foram: a) identificar se os procedimentos e produtos informacionais utilizados pela UFERSA comtemplam as exigências estabelecidas na legislação; b) avaliar a percepção dos profissionais que realizam a prestação de contas sobre a facilidade e/ou dificuldade na utilização dos produtos e na realização dos procedimentos realizados pela UFERSA; e c) propor diretrizes para a construção e/ou alteração de procedimentos e produtos informacionais para auxiliar a análise das prestações de contas. O método utilizado para realização da pesquisa foi a Auditoria de Inteligência de Carvalho, A. (2010). Trata-se de uma pesquisa aplicada e de campo, de natureza descritiva com uma abordagem primordialmente qualitativa. O campo de estudo foi a Divisão de Projetos Acadêmicos e Institucionais (DPAI). As técnicas empregadas para a coleta de dados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário, entrevista e benchmarking. Na análise dos dados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Verificou-se que os procedimentos e produtos informacionais utilizados pela UFERSA contemplam as exigências estabelecidas na legislação; que o perfil, a formação e as experiências profissionais podem influenciar na compreensão e segurança na análise das prestações de contas dos convênios; que a diversidade dos projetos e as frequentes atualizações na legislação demandam mudanças no conteúdo dos produtos informacionais e que há problemas na comunicação entre os atores do processo. Tais constatações subsidiaram recomendações importantes. Nesse sentido, a auditoria de ativos informacionais representa um aperfeiçoamento do processo de auditoria tradicional no setor público, pois contempla aspectos vinculados aos ativos informacionais, essenciais a todos os processos, subsidiando ações de accountability governamental.Dissertação Auditoria de inteligência para a gestão de coleções na biblioteca da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte(2019-02-22) Oliveira, Andriê Bezerra de; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; ; Moreira, Luciana de Albuquerque; ; Vianna, William Barbosa;A Gestão da Informação contribui para otimizar o fluxo informacional de acordo com as demandas e requisitos informacionais da organização. No ambiente de bibliotecas, a Gestão da Informação se realiza mediante a Gestão de Coleções, que visa administrar o ciclo de vida dos itens nas coleções para torná-los mais acessíveis. Neste panorama, a Auditoria de Inteligência, que se caracteriza como um tipo de Auditoria de Ativos Informacionais, oferece o ferramental operacional para avaliar o gerenciamento dos ativos informacionais, seus componentes, bem como a relação com o entorno, oferecendo subsídios para seu aperfeiçoamento. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal auditar a Gestão da Informação na Biblioteca Deputado Márcio Marinho, categorizada, teoricamente, como uma Biblioteca Parlamentar,que faz parte da estrutura da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN). Os objetivos específicos são: a) analisar a adequação do acervo às necessidades informacionais dos usuários e às da organização mantenedora; b) identificar pontos fortes e fracos da gestão da coleção; c) verificar se os objetivos da biblioteca estão sendo alcançados; d) propor recomendações que contribuam para o estabelecimento de uma política de Gestão de Coleções. A metodologia baseia-se no modelo de Auditoria de Inteligência da autora Carvalho, A. (2010), que audita e relaciona aspectos internos e externos para uma avaliação holística organizacional, neste caso adaptado à biblioteca no setor público legislativo. Os instrumentos de coleta adotados foram: questionário, entrevista semiestruturada, observação e pesquisa documental. A análise dos dados é baseada na estatística descritiva e na análise de conteúdo. As etapas do estudo foram: a) análise do entorno, englobando os interesses dos usuários da biblioteca e fatores ambientais que influenciam na atuação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; b) análise interna da organização mantenedora (EALRN); c) análise do ambiente informacional da Biblioteca e da Gestão da Coleção; d) análise transversal de todos os planos estudados,inter-relacionando os aspectos auditados e apontando as constatações e recomendações para aperfeiçoar a gestão da coleção da biblioteca. Os resultados obtidos demonstram que a Gestão da Informação nesta biblioteca está incompleta e precisa compreender melhor seu entorno, corrigir a gestão de seus recursos informacionais, bem como, conhecer sua rede de atores e diversificar seus canais de comunicação para melhorar o índice de satisfação de seus usuários.Dissertação Auditoria de inteligência: aplicação nas Unidades de Auditoria Interna Governamental das universidades federais do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-29) Dutra, Adlareg Áurea da Costa; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Silva Júnior, Antonio de Souza; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; http://lattes.cnpq.br/3751999421621674; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Souza, Renato Tarciso Barbosa deA gestão da informação tem sido cada vez mais utilizada no âmbito organizacional, especialmente diante das mudanças impostas pela atual era da informação. Na esfera pública isso também é percebido em virtude da necessidade de demonstrar a adequada e eficiente prestação do serviço público à sociedade. Nesse ambiente encontram-se as Unidades de Auditoria Interna Governamental, que atuam como unidades produtoras de informação, uma vez que por meio de seus relatórios e recomendações, fornecem às unidades auditadas análises que visam agregar valor às organizações. Essas organizações, por sua vez, atuam como receptoras ou usuárias da informação, e são responsáveis pela implementação das recomendações de auditoria. Apesar do potencial de agregação de valor das recomendações, estudos demonstram que, no âmbito das universidades federais do Brasil, elas não estão sendo devidamente observadas. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é propor estratégias para ampliação do atendimento das recomendações das Unidades de Auditoria Interna Governamental integrantes de universidades federais do Brasil a partir da auditoria de inteligência. Este objetivo geral é operacionalizado por meio dos seguintes objetivos específicos: 1) analisar a literatura existente sobre auditoria de ativos de informação; 2) caracterizar as unidades de auditoria interna integrantes de universidades federais do Brasil; 3) analisar a percepção dos auditores e dos auditados buscando identificar variáveis que impactam no atendimento das recomendações; 4) identificar as variáveis mais significativas que impactam negativamente no atendimento das recomendações; e 5) propor recomendações de melhoria para as Unidades de Auditoria Interna Governamental. Para alcançá-los foi realizada pesquisa de natureza mista contemplando abordagens qualitativa e quantitativa, também caracterizada como descritiva e exploratória, no que se refere aos objetivos. Foi aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010) e para a coleta dos dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário, entrevista e formulário. Para análise dos dados foi utilizado, além da estatística descritiva, a análise de conteúdo e a regressão linear múltipla. Com base nessas análises observou-se a existência de três componentes com doze variáveis principais que impactam negativamente o atendimento das recomendações emitidas pelas auditorias internas governamentais. Diante das constatações, foi realizada a triangulação metodológica em que foram propostas recomendações às Unidades de Auditoria Interna Governamental.Dissertação Auditoria de inteligência: aplicação no Serviço de Informação sobre Medicamentos do Hospital Universitário Onofre Lopes(2019-10-16) Silva, Maria Isaura Olivia Sousa e; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; ; Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende; ; Moreira, Luciana de Albuquerque;Os centros e serviços de informação sobre medicamentos inseridos em um ambiente hospitalar apresentam-se como unidades especializadas que visam proporcionar informação de forma objetiva, pertinente e atualizada para atender à demanda da instituição e dos profissionais na assistência à saúde. O objetivo geral do estudo é auditar o Serviço de Informação sobre Medicamentos inserido no Hospital Universitário Onofre Lopes no tocante à sua contribuição para prática da assistência à saúde da comunidade hospitalar. Para isso, foi aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010), visto que permite abordar de maneira holística todos os elementos necessários para o planejamento e a avaliação de unidades de informação. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com finalidade descritiva e abordagem qualitativa e quantitativa. O alcance da auditoria foi definido na perspectiva da organização, enquanto os aspectos a serem auditados estavam relacionados aos seguintes componentes: atores; processos; recursos de informação; e tecnologias. Uma análise situacional foi realizada utilizando o benchmarking para comparar serviços similares, quanto à estrutura e atividades desenvolvidas, o que possibilitou identificar os pontos fortes e fracos da unidade. A análise do fluxo de informação fornecida aos usuários foi realizada a partir da pesquisa documental e da observação norteadas pelo modelo de fluxo de informação proposto por Beal (2008). Foi verificado o comportamento de busca e uso de informação sobre medicamentos dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) e a percepção destes sobre a unidade auditada, utilizando o questionário como instrumento para coleta dos dados. De modo geral, a constatação dos fatos identificados na auditoria subsidiou a elaboração do guia para implementação das recomendações de melhorias destinadas ao aperfeiçoamento do serviço e sua adequação e adaptação às mudanças na instituição, ao entorno e aos usuários a que se destina atender.Dissertação Auditoria de inteligência: uma análise das contribuições da unidade de auditoria interna governamental para a tomada de decisão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Barros, Ricardo Alexandre Bastos; Carvalho, Andrea Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; http://lattes.cnpq.br/1548761348362909; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Araújo Júnior, Rogerio Henrique deAs transformações pelas quais tem passado a atividade de auditoria interna governamental nos últimos anos, em função da necessidade de convergência com as boas práticas internacionais, a aproximaram das auditorias consultivas, como as de ativos informacionais. Por conseguinte, as auditorias internas governamentais direcionaram seus esforços para as atividades de avaliação e de consultoria quanto à governança, à gestão de riscos e aos controles internos, uma mudança de paradigma que realça a necessidade de se avaliar a gestão da informação e do conhecimento nestas unidades com o objetivo de se aprimorarem seus produtos informacionais. Nesse sentido, uma abordagem que enfatize o ambiente da informação como um todo, com destaque para a cultura, o comportamento e a política informacional, pode colaborar com essa mudança na medida em que destaca o comportamento pessoal e informacional, preocupando-se não apenas em oferecer a informação, mas também em facilitar seu uso efetivo, em ajudar os indivíduos a procurar, compartilhar, estruturar e dar sentido à informação. Assim, é objetivo desta pesquisa analisar, na perspectiva dos gestores, as contribuições dos produtos informacionais da auditoria interna governamental da UFRN para o processo de tomada de decisão. Para tanto, buscou-se caracterizar a auditoria interna governamental da UFRN como produtora de informações estratégicas; elaborar um perfil da auditoria interna e de seus produtos informacionais na visão dos gestores da alta administração da UFRN; identificar as necessidades informacionais dos membros da alta administração da Universidade no processo de tomada de decisão; verificar quais fatores influenciam a utilização dos produtos informacionais da auditoria nesse processo; e propor produtos informacionais de auditoria para atender tais necessidades. Trata-se, pois, de uma pesquisa social do tipo aplicada e participativa; qualitativa; descritiva e explicativa; bibliográfica e documental. Foi aplicada junto aos gestores da alta administração da UFRN, que são os principais destinatários dos trabalhos desenvolvidos pela unidade de auditoria interna. Seus objetivos foram alcançados por meio da verificação do grau de aderência dos procedimentos e produtos da unidade ao método clássico proposto por Platt (1974); de entrevistas semiestruturadas com os gestores da alta administração da Universidade; e da elaboração de uma proposta de intervenção contendo recomendações de produtos informacionais de auditoria visando melhorar a qualidade dos produtos da unidade, atender às necessidades informacionais dos gestores e, consequentemente, melhorar a prestação de serviços à sociedade. Para atingir tal finalidade, foi aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010). Foi comprovada a aderência dos procedimentos e produtos da unidade ao método clássico proposto por Platt (1974) e elaborado um perfil da auditoria interna e de seus produtos informacionais na visão dos gestores da alta administração da Universidade, os quais consideram que os integrantes da unidade de auditoria interna entendem do negócio e da estratégia da instituição, que as informações produzidas pela unidade são estratégicas e seus trabalhos, relevantes para o processo decisório, que os resultados dos trabalhos de auditoria atendem às suas expectativas assim como a comunicação desses resultados é eficiente. Foram identificadas as necessidades informacionais dos membros da alta administração da UFRN no processo de tomada de decisão, como a necessidade de se manterem atualizados com relação à legislação, especialmente no que se refere às resoluções internas dos órgãos colegiados superiores, e ao controle do cumprimento das metas estabelecidas no plano de gestão e no plano de desenvolvimento institucional da Universidade. Ademais, constatou-se que a utilização dos produtos informacionais da auditoria nesse processo de tomada de decisão está condicionada ao tipo de demanda informacional com a qual o gestor é confrontado e que, quando existem trabalhos realizados pela AUDIN sobre o tema, eles são consultados. Finalmente, formulou-se uma proposta de produtos informacionais de auditoria para atender as necessidades informacionais relacionadas ao processo de tomada de decisão dos membros da alta administração da UFRN.