Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Dissertação A capoeira e o jogo: a construção do corpo-capoeira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-08) Oliveira, José Júnior Cardoso de; Haderchpek, Robson Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4905-6449; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/4417857498718351; Machado, Lara Rodrigues; Silva, Sebastião de SalesO presente trabalho buscou levantar reflexões acerca do jogo desenvolvido nas oficinas de preparação corporal voltadas para os integrantes do Grupo Arkhétypos. As oficinas foram intituladas “Corpo-Capoeira” e utilizaram a capoeira como poética e fundamento base de todo o trabalho. O intuito foi investigar a capoeira com todo seu material simbólico, técnico e poético buscando elementos que pudessem agregar malevolência ao trabalho corporal do ator e da atriz, pensando a cena a partir dessa linguagem. Neste sentido, esta pesquisa uniu duas linguagens distintas que conversam entre si: a capoeira e o teatro ritual, sendo o jogo o ponto em comum que faz as linguagens se cruzarem. A passagem pelos grupos Cordão de Ouro e Capoeira Brasil foi tomada como referência para o estudo por estabelecer conexões com a filosofia e a prática dos fundamentos da capoeira regional, angola e contemporânea. A oficina desenvolvida para o Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN constituiu a base do estudo de caso que fundamenta o recorte metodológico da pesquisa. Para a realização destas oficinas foram pensados elementos da capoeira, como a ginga, os movimentos que explorassem o equilíbrio e desequilíbrio dos participantes, e a ação de comprar o jogo do outro, com o intuito de aferir o que se pode agregar e alterar no estado corporal do ator e da atriz em seus processos de criação.Dissertação A experiência urbana como versos de composição em videodança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-20) Vieira, Kenne Felipe Alves; Vieira, Marcilio de Souza; http://lattes.cnpq.br/0026908774956043; Vieira, Alba Pedreira; Marques, Larissa Kelly de OliveiraEssa é uma pesquisa teórico-prática cujo objetivo é investigar as possibilidades criativas nos vieses da concepção e produção em videodança, o estudo explora através dos seus laboratórios a possibilidade de criação em dança por meio das técnicas de composição em improvisação atreladas aos modos de perceber, captar e conceber videodança como processo de idealização de uma obra artística. Para os percursos metodológicos foram utilizadas referências da improvisação em dança, da criação em videodança e dos modos de vivência na cidade. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa e Prática Artística como Pesquisa, para isso foram realizados procedimentos de várias ordens: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise da composição em videodança desempenhando um caminho artístico, processual e questionador. A pesquisa possibilitou que o intérprete vivenciasse diferentes formas de composição unido movimento e câmera em um só corpo, despertando experiências diversas para a concepção de videodanças.Dissertação A.M.E. - Arte, método e espiritualidade: processos de criação cênica inspirados pela educação em valores humanos(2019-02-28) Sousa, Nadja Rossana Lopes de; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Fernández, Esther Fragoso; ; Coutinho, Karyne Dias;A inquietação de transformar-me e o desejo de estimular as pessoas de alguma forma para que possam descobrir seu caminho de transformação. É isso que me move nessa pesquisa. O teatro se mostra para mim como um espaço propício e fértil que me permite vislumbrar essas possibilidades, mesmo diante de uma sociedade que vive uma crise ética, do não exercício dos valores humanos e o isolamento social. A sociedade que tem sede e necessidade da criatividade. Assim, esta investigação propõe identificar os elos entre a Educação em Valores Humanos (EVH) criado por Sathya Sai Baba e o Teatro, a partir da Dramaturgia dos Encontros (o Eu, o outro, a plateia) e da Poética dos Elementos (Ar, Terra, Água, Fogo, Éter) desenvolvida por Robson Haderchpek, tendo como pano de fundo o pensamento complexo de Edgar Morin. Toda a investigação tem como fio condutor o modelo da criatividade quântica e parte da premissa da consciência proposta por Amit Goswami. Para propor essas conexões metodológicas se fez necessário antes refletir e descrever o sentindo do corpo e sua implicação no processo criativo, o que me levou à denominação e à percepção de que, a cada instante, lidamos com um corpus. Para desmistificar, esta pesquisa fala de conhecimentos que nos acompanham desde a ancestralidade até os dias atuais, por isso, divagamos em tempos diferentes, costuramos fatos e dialogamos conhecimentos da sociedade que mostram algumas dimensões que contemplam e constituem no despertar nos Valores Humanos em cada um de nós. Como resultado prático desta pesquisa nós temos o espetáculo cênico Em Terra Ser que é analisado sob a perspectiva do método Educare e que faz paralelos entre os processos de criação cênica e Educação em Valores Humanos.Dissertação Abra a cabaça! Retomando a ancestralidade materna na arte do vídeo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Ferreira, Wislayne Pontes de Souza; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/7433811490717445; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5443015479907169; Gonçalves, Luiz Davi VieiraA pesquisa ABRA A CABAÇA! RETOMANDO A ANCESTRALIDADE MATERNA NA ARTE DO VÍDEO reflete sobre o registro e a experimentação criativa que se delineia a partir dos estudos sobre a ancestralidade. Em uma abordagem poética, analiso os vídeos "OID’ÁGUA" e "CORPO – MÃE CORPO – CRIA", produções audiovisuais resultantes do meu processo criativo enquanto artista e mãe. Considero o vídeo não apenas como uma ferramenta prática, mas também como uma linguagem essencial em meio à pandemia do covid-19. O conceito central da pesquisa é a “cabaça", que atua como uma metáfora, conectando minha origem ancestral com a criação artística e a maternidade. A partir de uma metodologia de caráter experimental, busco investigar mitos e memórias da minha linhagem materna, utilizando o vídeo como forma de expressão artística. Para tanto, proponho uma reflexão sobre o encontro com "Pirigo", minha tetravó, em "OID’ÁGUA", primeira obra analisada. Na segunda obra, "CORPO – MÃE CORPO – CRIA", revelo os aspectos metodológicos da criação poética de um corpo-mãe baseando-me nos saberes de um território ao qual fui criada. Por fim, o “corpo cabaça”, metáfora e materialidade desta pesquisa, se regenera partindo da encruzilhada, possibilitando uma restauração poética e imaginária de um corpo-mãe que se expressa por meio de uma escrita visual.Dissertação Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Cunha, Thâmara Monique; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/0199396593095459; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Araújo, Rummenigge Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295A pesquisa de mestrado intitulada “ABRAM-SE AS CORTINAS: Uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o Ensino de Teatro”, tem como objetivo analisar o processo de montagem de uma peça teatral, por intermédio de uma prática pedagógica que considere a participação de crianças com e sem deficiência em contexto escolar. A montagem estava ligada ao Projeto de Literatura e Arte da escola, que tinha como homenageado nesse ano o escritor Ariano Suassuna. Cada turma ficou responsável por uma de suas obras, a escolha foi feita pelas professoras de Língua Portuguesa e Arte e os 9º anos ficaram com a peça A Pena e a Lei. Esse estudo acontece na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, no município de Guamaré/RN, em três turmas de 9º ano (A, B e C), no turno vespertino, sendo que a análise se centra na turma do 9º A, a qual tinha trinta e um alunos, contando com duas alunas com deficiência. Por meio desse trabalho vimos que é possível utilizar a montagem teatral como prática pedagógica envolvendo alunos com e sem deficiência ao longo do processo.Dissertação Afecções e paisagens in transit: processos de desterritorialização/reterritorialização e deslocamentos poéticos nas obras da artista afegã Lida Abdul(2017-02-22) Duarte, Camila Silveira; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/5443015479907169; ; http://lattes.cnpq.br/0708136150423750; Miranda, Maria Brígida de; ; http://lattes.cnpq.br/6580699080518678; Haderchpek, Robson Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068Esta pesquisa tem como intuito apresentar uma reflexão acerca da trajetória artístico-biográfica da artista afegã Lida Abdul (1973), a partir da análise de três de suas obras: “In Transit” (2008), “Military / Body” (2004) e “Global Porn” (2002), nas quais levanta questões e aborda temas sobre intervenções artísticas em territórios de conflito, relações entre corpo e violência, e reflexões sobre a dialética entre o sistema capitalista e performances políticas, respectivamente. Também serão discutidos, em consonância com as obras da artista, os conceitos de desterritorialização e reterritorialização, identidades móveis, e fronteiras permeáveis entre as linguagens artísticas, tendo como objeto direto para esse diálogo: a Performance Art.Dissertação Agora chupa essa manga - a cena pós coquetel: interfaces da aids nas artes da cena(2020-02-27) Fonseca, Franco Willamy Lima da; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Barbosa Júnior, José Duarte; ; Coutinho, Karyne Dias; ; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de;Este trabalho lê a aids como metáfora e defende o uso da metáfora como ferramenta de análise ensaiada pela autora Susan Sontag (2007). Dialogo em primeira pessoa apresentando algumas doses reagentes das representações poéticas da aids nas Artes da Cena e como estas interagem com elementos intrínsecos a uma cultura caracterizada pelo domínio masculino, pelas disparidades sociais entre as fronteiras de gênero, classe e raça. Ensaio sobre a noção de “pós coquetel” elaborada por Alexandre Nunes (2015). Começo com um relato reflexivo sobre as experiências de campo que foram realizadas entre 2018 e 2019 e suas reverberações para esta pesquisa no campo prático e teórico. Experimento a leitura de programa performativo da autora Eleonora Fabião (2013) a partir da composição em Performance. Disserto sobre o protagonismo de artistas soropositivos em narrativas da aids abordando a noção “pós coquetel” como possível representação para o exame discursivo da epidemia nas Artes da Cena no Brasil. Esta representação dialoga com ideia de “epidemia discursiva” refletida por Marcelo Secron Bessa (1997) ambos os termos surgem no campo literário, sendo aqui contaminados para um contexto no qual a epidemia é pensada nas Artes da Cena, especialmente na Performance. Desafio lançar um olhar pós coquetel às Artes da Cena exemplificando como esta noção influencia a leitura dos processos criativos de artistas soropositivos. Encerro com a descrição de Práticas Contaminadas, o último escrito que reúne as atividades ainda em análise sobre as práticas artísticas, pedagógicas e informativas da pesquisa em curso.Dissertação Ampliação de movimentos na dança circular com pessoas com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-09) Romao, Telma Sampaio; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; ; http://lattes.cnpq.br/8524041456970784; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Hernandez, Marcia Maria Strazzacappa; ; http://lattes.cnpq.br/1574008360415424O referido estudo tem como objetivo investigar de que maneira a dança circular contribui para ampliação do movimento de pessoas com deficiência visual no contexto em que se inserem e, portanto, aprendem a lidar com o movimento intenso de relação, de consciência, de apropriação e comunhão com o mundo. Na dança circular, metáfora cósmica, está presente o movimento do mundo que conta e transforma, de forma amorosa, a história da humanidade. Em Paulo Freire e Maurice Merleau-Ponty encontra-se o suporte necessário para discutir, tanto quanto possível, movimento e existência. A pesquisa-ação é assumida como enfoque metodológico, tendo como campo empírico o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal, envolvendo, diretamente, oito pessoas com deficiência visual. Os resultados da pesquisa mostram que a prática da dança circular tem influência na ampliação do movimento dos sujeitos da pesquisa, no desenvolvimento de uma melhor percepção de si, e das suas capacidades, nas relações Eu/Outro, Eu/Mundo, as quais se dão num contexto de diferenças. A pesquisa também constata que a prática da dança é fomentadora do encontro que possibilita a compreensão das limitações e superações como uma questão humana e, neste encontro da dança, a descoberta do próprio corpo e do corpo do outro, como fonte de ensinamentos e representação de si mesmo e do mundo. Demonstra também desenvolvimento de um novo modo de pensar e agir sobre o quadro discriminatório que a pessoa com deficiência visual vive. No movimento, na dança circular, o divisor existente entre a deficiência visual e vidência perde a força.Dissertação (An)danças negras como percurso pedagógico nos processos criativos de arte-educar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Sá, José Walter Almeida; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://orcid.org/0009-0003-8180-7112; http://lattes.cnpq.br/6178446368254112; Lewinsohn, Ana Caldas; Silva, Sebastião de SalesEsta pesquisa investiga princípios de processos criativos em arte-educação, que emergem em práticas artístico-pedagógicas com danças negras na escola, em suas relações entre corpo-memória (Fonseca, 2020), corpo-território (Miranda, 2022) e corpo-tela (Martins, 2022), junto à metodologia somático-performativa (Fernandes,2014). Realizada numa turma de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Celestino Pimentel (Natal-RN), a pesquisa seguiu em meio a um processo contracolonial (Santos, 2023), desaguando pelas danças negras como principal movente de uma pedagogia centrada no corpo e na imersão de suas confluências, que se revelam como princípios possíveis de processos criativos em arte-educação, e se desdobram numa reflexão acerca da escola como um lugar de ampliação, inventividades e possibilidades contra-hegemônicas, rediscutindo-se principalmente o papel antirracista da arte-educação.Dissertação Arquivos censurados de Nelson Rodrigues: uma leitura crítica nas redes da criação(2016-04-22) Lima, Erickaline Bezerra de; Ciotti, Naira Neide; ; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Guaraldo, Lais; ; Caramella, Elaine da Graça de Paula;Nelson Falcão Rodrigues (1912-1980) autor que introduziu a modernidade cênica no Brasil, também se tornou conhecido por retratar, em suas obras, um mundo obscuro tomado por personagens obsessivos e perturbados, tais características foram decisivas para que a censura do Rio de Janeiro e São Paulo o acompanhassem em toda sua trajetória artística. Nesta dissertação, trazemos à luz processos da censura paulistana, das décadas de 40 a 60, referente à três obras teatrais: Senhora dos Afogados, Perdoa-me por me traíres e Boca de Ouro; os quais foram disponibilizados pelo Arquivo Miroel Silveira - AMS da Escola de Comunicação e artes-ECA da Universidade de São Paulo- USP. Através da abordagem denominada Crítica de Processo (SALLES, 2008a), enquanto extensão da Crítica Genética, problematizamos alguns fatores que atravessaram o processo criativo das obras teatrais do dramaturgo. Para tal explanação, fomos guiados pelo conceito de Redes da Criação, do qual foi possível propor a construção de uma rede da criação rodriguiana, que em nossa leitura abarca: o termo filosófico deformação (DIDI-HUBERMAN, 2010); a autocrítica; e a Censura. Propomos uma leitura das 17 peças teatrais do dramaturgo e, em particular dos arquivos em censura, uma vez que indicam um momento específico da construção da obra por conterem originais que foram afastados do alcance do autor. No confronto Documentos de processo versus obra publicada foram mapeadas diversas modificações. Construímos, portanto, essa complexa rede, delimitada pela nossa leitura crítica, porém, capaz de nos aproximar ainda mais do dramaturgo que marcou uma época e continua na contemporaneidade a nos inquietar com seu Teatro desagradável.Dissertação A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-14) Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda; Handerchpek, Robson Carlos; ; ; http://lattes.cnpq.br/6905874320328285; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Santana, Arão Nogueira Parananguá de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781028A6; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6Esta dissertação baseia-se em uma experiência teatral de quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública de Felipe Camarão, Natal-RN, desenvolvida por mim, e se destina a analisar os procedimentos empíricos experimentados e descobertos por adolescentes que assumiram a função de diretores teatrais frente às suas turmas, buscando montar peças a partir da adaptação de filmes brasileiros, e, portanto descobrir com os próprios conceitos a maneira de lidar com a especificidade das linguagens artísticas em questão. Para tanto, a presente pesquisa aborda o meu papel como orientador destes processos cênicos atribuindo um novo significado ao professor de teatro da escola pública que participa ativamente dos trabalhos, mas potencializa a autonomia dos alunos-diretores em conduzir. Alunos-diretores numa realidade, cujo contexto sócio-cultural influencia diretamente suas construções ficcionais no teatro e que ao refletirem coletivamente, a partir da dialogicidade, entendem a importância do relacionamento entre os membros de um grupo. Esta pesquisa-ação apresenta, por vezes, uma linguagem metafórica com o intuito de enfatizar o universo destes adolescentes, e adentra em temas ligados à pedagogia freireana tentando estabelecer uma ponte entre a realidade dos adolescentes oprimidos e o protagonismo adquirido com o envolvimento nas ficções das peças montadas, acomodando aspectos da pedagogia de Makarenko, no tocante à cooperação coletiva de um grande grupo. Deste modo, a pesquisa mergulha profundamente na caracterização do ambiente que cerca estes alunos procurando entender as identidades culturais e suas influências estéticas na criação de seus espetáculos. Associa ainda experiências e intuições de alunos na condução teatral com outras teorias ou teóricos do teatro como o Teatro Épico em Brecht, o Teatro Pobre de Grotowski, o Teatro Popular, o Teatro do Absurdo, o Teatro do Oprimido desenvolvido por Boal apontando conceitos também de Stanislavski, Tchékhov, e Meyerhold. Utiliza ainda conceitos ligados à mídia, à mistura da realidade com a ficção e aos processos de condução em um grupo, como um fenômeno nominado efeito de condução . Faz assim a leitura artística de quatro encenações (no total), selecionadas uma por ano, tentando formalizar conceitos teatrais outrora discutidos. Por fim, mesmo estando minha participação diluída no texto, traz algumas conversas com encenadores que gostam de ensinar e aprenderDissertação A arte dos mágicos: corpo, performatividade e enganação(2019-02-27) Morais, Hikel Brauwn Ribeiro de; Ciotti, Naira Neide; ; ; Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues; ; Haderchpek, Robson Carlos;Esta pesquisa é um estudo experimental sobre a arte dos mágicos. Analisamos e discutimos alguns dos processos criativos desencadeantes utilizados por esses artistas como elementos técnicos que promovem a ilusão, formas de fazer e agir e o universo subjetivo do artista. Estabelecemos relações com as artes cênicas, os livros de referência e as anotações de palestras de mágicos, diluindo fronteiras epistêmicas. Três elementos pontuam esta investigação: o corpo do performer, a performatividade e a natureza de sua arte. Entrevistas e relatos de experiências foram analisados nesta pesquisa, considerando também o próprio processo artístico do pesquisador. A discussão teórica propõe diálogos com autores das artes cênicas, performance teatral e performativa, abordando os aspectos práticos e teóricos relacionados à formação de mágicos.Dissertação Artesanias: processos de criação de um corpo-território Homoseridoense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-06) Barbosa, Roberta Alves; Machado, Lara Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8465131534198907; http://lattes.cnpq.br/0184851309036051; Oliveira, Victor Hugo Neves de; Silva, Sebastião de SalesA partir de perspectivas originárias, este estudo documenta os processos artísticos e educacionais envolvidos nas artesanias de criação de um corpo-território HOMOSERIDOENSE. Esses escritos emergem de um corpo feminino, sertanejo, inquieto e explorador, que se transforma em arte através das experiências e inspirações do Sertão do Seridó Potiguar, região localizada no interior do Rio Grande do Norte (RN). Esta pesquisa é motivada pelo desejo de compartilhar sentimentos autobiográficos, refletindo sobre as vivências do meu corpo enquanto artista e educadora, inspirada pelas sabenças de outras mulheres sertanejas do Seridó. Ao mergulhar nas artesanias do corpo-território Homoseridoense, pretendo também questionar e subverter as narrativas coloniais que historicamente tentaram silenciar as vozes e existências interioranas. Fundamentada pela metodologia da Construção Poética (MACHADO, 2017) e por práticas contracoloniais (SANTOS, 2019), meu objetivo é contribuir com criações que valorizem a cultura sertaneja seridoense, colocando-as no foco de discussões artísticas, ambientais e educacionais. A arte, neste contexto, torna-se não apenas um meio de expressão, mas também um ato de resistência e reivindicação de identidades. Busco assim, irradiar os conhecimentos e tradições da minha comunidade, especialmente para estudantes que, como eu, migraram do interior para a capital em busca de melhores oportunidades. Como artista e educadora seridoense, mergulho profundamente nas dinâmicas culturais, históricas, sociais, políticas e ambientais que moldam este território.Dissertação O artista-docente: a lentidão como escolha processual em dança(2016-04-05) Zacarias Neto, Juarez; Leal, Patricia Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/7186636825591706; ; http://lattes.cnpq.br/4554709494112773; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Mundim, Ana Carolina da Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/7278100898972514A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a lentidão como metodologia de conhecimento do corpo e como potência criativa para a dança. Compreende a lentidão como potência qualitativa, proporcionando reflexões acerca do corpo na dança. O processo de aceleração dos corpos na contemporaneidade abriu espaços potentes de investigação nesta pesquisa, como: refletir acerca do processo de desaceleração do corpo que dança, culminando em uma reflexão sobre a pausa na dança; investigar como se dá através do sabor da lentidão o processo de entendimento qualitativo do movimento dançado, no seu fazer artístico-criativo e pedagógico; propor a dança como potência, proporcionando o entendimento da mesma como área de conhecimento e de ampliação da consciência por meio das experiências vividas. Os relatos da infância, do início da trajetória artística, da aplicação prática da pesquisa realizada na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do projeto cênico Amiúde (2015) e do fazer artístico-docente proporcionaram uma reflexão acerca das potencialidades da dança, propondo a lentidão como linguagem em dança que se constrói aos poucos e profundamente, gerando um aumento na consciência de si e do mundo. A lentidão atua nesta pesquisa como objetivo de investigação principal e como metodologia de uma linguagem em dança. O estudo da Eukinética labaniana, da “dança pelos sentidos: composição coreográfica” e da “improvisação pelos sentidos” de Leal (2012) nos fizeram perceber que as pesquisas acerca das qualidades expressivas do movimento dançado e a investigação de propostas metodológicas em dança contemporânea, baseadas nos sentidos, culminaram no entendimento do movimento, da pausa e da dança como potências qualitativas que ampliam a consciência do corpo, entendendo-o em sua totalidade.Dissertação Ato de transver: preparação corporal de atores para um espetáculo não visual(2018-08-30) Oliveira, Hianna Camilla Gomes de; Porpino, Karenine de Oliveira; ; ; Alves, Jefferson Fernandes; ; Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa;A pesquisa trata de aspectos da preparação corporal de atores a partir da vivência com o elenco do Projeto de Extensão O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, vinculado ao Centro de Educação e Departamento de Práticas Educacionais e Currículos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre a coordenação do Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves. Investiga-se como a ausência do sentido da visão influencia as práticas corporais com os atores, como essa situação reverbera em seus corpos para a cena e na percepção de si. Toma-se como foco de investigação os relatos dos membros do projeto de extensão, os quais são analisados por meio da Análise Temática de conteúdo de Bardin. São tomadas como referências as provocações do filósofo Evegen Bavcar sobre outras dimensões do olhar que estão para além dos olhos, como também a ideia poética de Manoel de Barros acerca do ato de transver. Elas compõem a investigação do não visual como possível ferramenta no trabalho corporal de atores, juntamente com os estudos sobre a atenção de Virginia Kastrup e os conceitos de corpo e Heterotopia de Michel Foucault. Como resultados discute-se temas como: a dimensão tátil do olhar, ver como algo relacional, a reversão do estado de atenção, a atenção a si, a preparação corporal como um não lugar, a criação de um corpo utópico e alteridade entre atores e espectadores.Dissertação O ator na rua: uma expressividade caótica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-19) Guimarães, Mirtthya Mark Lucena; Haderchpek, Robson Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; ; http://lattes.cnpq.br/6682944367722932; Alves, Teodora de Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Nunes, Alexandre Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4192026825077254Este trabalho investigou o processo de preparação corporal\vocal\energético do ator para a rua, desenvolvido no Grupo de Teatro Quem Tem Boca é Pra Gritar. Nossa principal busca foi entender os processos que o ator percorre para desenvolver uma energia para cena na rua. Que energia é esta que se estabelece e se relaciona com os transeuntes\espectadores? O que será que chama atenção do transeunte\espectador? Será a história? A indumentária ou será uma expressividade potencializada? Será uma energia presente no corpo do ator que se relaciona com o transeunte? Como o ator se relaciona com o espaço urbano? Na tentativa de responder tais questionamentos, utilizamos alguns princípios da Física Moderna, como: Teoria Quântica e Princípio da Incerteza, além da Teoria do Caos. O teatro realizado nas ruas, em sua maioria, passa por longos processos de construção cênica, contudo, quando levado ao público, é tomado por outras causalidades, pois estando na rua o ator se torna sujeito daquele espaço, não podendo negar a eventualidade dos fatos que ali podem ocorrer. Segundo a física quântica a energia se propaga em um espaço vazio, a quantidade de energia física sendo trocada no espaço da rua, resulta no mágico momento em que os corpos dos atores, em constantes trocas com os espectadores, permitem acontecer o salto quântico[1]: o espetáculo teatral de rua. [1] Utilizo este termo aqui como uma metáfora, no qual salto quântico diz respeito ao elétron que recebe uma grande quantidade de energia e salta para os níveis mais afastados do núcleo.Dissertação O ator que canta um conto: a manipulação de parâmetros musicais na voz do ator(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-12) Souza, Mayra Montenegro de; Rocha, Vera Lourdes Pestana da; ; http://lattes.cnpq.br/9099824354079522; ; http://lattes.cnpq.br/4144275568126443; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Costa, Valério Fiel da; ; http://lattes.cnpq.br/5177466124567380Esta pesquisa se deu a partir de uma investigação sobre a fala teatral. Através de uma metodologia empírica que analisou uma experiência prática de construção de uma encenação e de pesquisa bibliográfica, a atriz/pesquisadora investigou possibilidades de manipulação de parâmetros musicais como recursos no processo de criação da voz do ator. A atriz/pesquisadora procurou unir teoria e prática, movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que se concretizasse como movimento vivo e transformador. Este trabalho contém também o relato de experiências pedagógicas, nas quais a atriz/pesquisadora explorou estratégias para ensinar a apropriação de parâmetros da música na construção do trabalho vocal do ator. Verificando que a fala teatral está mais próxima do canto do que da fala cotidiana, ela concluiu que o ator pode compor música assim como o faz um compositor de música no processo de criação de suas partituras vocais. Por isso, constatou que é de fundamental importância um treinamento musical na formação do ator.Dissertação A atuação de palhaças e palhaços: o hospital como palco de encontros(2017-02-10) Brum, Daiani Cezimbra Severo Rossini; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/6728284014151656; Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa; ; http://lattes.cnpq.br/1574008360415424; Haderchpek, Robson Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068O presente trabalho trata-se de uma investigação em Artes Cênicas que teve como mote algumas inquietações pessoais da autora ao atuar como palhaça em hospitais de São Paulo e de Natal. A partir dessa experiência profissional, identificou-se que há peculiaridades no trabalho de atriz e de palhaça próprias aos diferentes espaços da sociedade. No contexto aqui pesquisado, destaca-se a necessidade que as figuras palhacescas têm de engendrar uma abertura em que possam se relacionar com os seres e com os acontecimentos do espaço e do tempo hospitalares. Por isso, pergunta-se: comparado aos demais âmbitos de atuação palhacesca, quais são as principais peculiaridades do hospital? Com base na experiência de profissionais palhaças e palhaços que atuam em contextos hospitalares, quais são os principais aspectos a serem considerados na atuação nesses espaços? No intuito de responder a essas questões, objetiva-se investigar a atuação de palhaças e palhaços em palcos hospitalares, contextualizando, para isso, tal atuação no âmbito das práticas cênicas. Além disso, a partir da descrição de experiências nos campos hospitalares, pretende-se identificar os principais aspectos que configuram essas vivências artísticas em contato com o cotidiano do hospital. Com base numa metodologia fenomenológica fundamentada em Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), buscou-se dialogar com experiências palhacescas hospitalares através de entrevistas realizadas com sete membros da Organização Não Governamental (ONG) Doutores da Alegria, bem como com o palhaço Ésio Magalhães, que fez parte do elenco da ONG até o ano de 2003. Como resultados desta pesquisa propõe-se a discussão sobre o jogo cênico a partir da mescla das técnicas de treinamento pessoal e das sensibilidades de cada artista, como também a atuação palhacesca no hospital como experiências de encontros teatrais. Para tanto o referencial teórico abrange a Fenomenologia de Merleau-Ponty (2006; 2007; 2011), o conceito de Jogo colocado por Huizinga (2014) e os estudos brasileiros sobre o riso, o cômico e a palhacaria, tais como os de Burnier (2001), Viveiros de Castro (2005), Bolognesi (2006), Kásper (2004), Wuo (1999; 2011) e Sacchet (2009).Dissertação Atuações e papéis femininos: o corpo a corpo da atriz no teatro pernambucano durante a ditadura militar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-10) Silva, Girlane Cristina Siqueira da; Fernandez, Rubén Figaredo; ; http://lattes.cnpq.br/0713971478911464; ; http://lattes.cnpq.br/9681905966042670; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Oliveira, Érico José Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/3116783239543777Esta pesquisa investigou a atuação feminina no teatro pernambucano durante a ditadura milita r brasileira na década de 1970 , analisando os trabalhos de quatro atrizes dos grupos Teatro Hermilo Borba Filho, Vivencial e Expressão , que atuaram no período. Lança - se um olhar sobre o corpo feminino no teatro a partir de uma transgressão cênica corporal : a consciência de uma insubordin ação corpórea em resposta a um determinado contexto. No entanto, antes delineou - se um panorama sobre a posição artística e sociocultural da mulher no teatro, nos períodos que antecedem a ditadura no Brasil e em Pernambuco, abrangendo referências teatrais e históricas, com o objetivo de refletir sobre como estas colocações interferiram na imagem social da atriz no contexto ditatorial. Os grupos são revisitados pe los olhares das intérpretes, onde foi percebido que a visada feminina busca as relações, e neste contexto, as relações com os outros grupos de teatro da época, com os outros artistas do s grupo s em que estavam inseridas, com o contexto ditatorial, com a censura, com o teatro engajado e transgressor, com o corpo. Em paralelo, desenvolve - se uma reflexão sobre o corpo cênico que se opunha à ditadura, um corpo que viola as normas esta b elecidas, o Corpo Transgressor. A pesquisa discorre ainda sobre uma analogia entre o trabalho das atrizes que se opunham ao regime militar e as mulheres militantes. Partindo d e análises feitas com as entrevistas realizadas com as atrizes, a partir das metodologias da História Oral e da Análise do Discurs o , o estudo é desenvolvido construindo - se conexões entre as falas das artistas e os pressupostos filosóficos de Henri Bergson , acerca do corpo e da memória. É também elaborada uma reflexão sobre as mudanças do corpo feminino no teatro na História, em consonância com o conceito também filosófico do Devir M ulher de Fel ix Guattari. Constatou - se, assim, que as atrizes , desde o século XIX, constituíram um dos grupos de atores sociais femininos que modificaram a posição da mulher na História ; que a estigmatização da profiss ão d e atriz, considerada como indecente nos séculos anteriores , deixou resquícios em alguns âmbitos na atualidade e que a ideia da libertação do corpo feminino propagada pelo feminismo nos anos de 1970, configurou - se na época como a melhor forma de protesto e vai influencia r, em alguns contextos, na representação feminina em seu fazer teatral.Dissertação Atualizações pelo erro: a dança que se faz na rua(2019-07-26) Araújo, Janine Leal; Porpino, Karenine de Oliveira; ; ; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; Schulze, Guilherme Barbosa; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Ciotti, Naira Neide;O presente trabalho aborda a temática do corpo que erra por meio da dança improvisada, enquanto possibilidade de atualização estética do espaço na cidade de Natal – Rio Grande do Norte. Considera as práticas de atenção a si para investigação cênica no espaço público e a criação de movimentos improvisados, tendo como mote o sentir a cidade pela caminhada. Parte das seguintes questões norteadoras: que significações são criadas ou atualizadas ao usar de movimentos improvisados nos espaços da cidade pela errância? Como a cidade afeta a dança e a dança afeta a cidade? Posto isso, o trabalho tem como objetivo investigar as relações existentes entre a improvisação do gesto dançado e a errância pela cidade de Natal/RN, bem como compreender a atualização de significados pela relação entre os espaços e lugares da cidade, perceber como se dá a experiência estética da criação em dança em tempo real nas ruas, refletir sobre as possibilidades da vivência poética dos espaços e lugares da cidade de Natal. Divide-se em uma introdução e três capítulos intitulados, respectivamente, “Escrever pelos pés: a cidade, o erro e o corpo que dança”, “Perdida em presença: a poética das ruas” e “Retornar: as pegadas que não deixei para trás”, além de Considerações Finais e Referências. Utiliza-se da descrição, redução e reflexão como procedimentos metodológicos no contexto da Fenomenologia para intepretação dos relatos obtidos como resultado das práticas errantes pela cidade e se apropria também da errância na construção do texto dissertativo por meio das imprevisibilidades poéticas para uma escrita artística-acadêmica. O texto está situado no campo das Artes Cênicas e contribui para área ao refletir e apresentar possibilidades de pesquisar a articulação entre o corpo, a dança e os espaços da cidade, a fim de produzir uma estética do erro e atualizar significados constantemente. Como resultados, o trabalho responde às questões ao relacioná-las às reflexões acerca das vivências descritas, que desvelam-se, durante o terceiro capítulo, na dança em sua ontologia e a atualização de significâncias como aquilo que se sente e se expressa no corpo, pela dança; e as atualizações estéticas da errância dançada, sobre o espaço que afeta a dança e a dança que afeta o espaço à medida que se dança aquilo que se sente da cidade e retribui para ela, suas novas significações.