Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
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Dissertação 0 retrato e a moldura : memória e oralidade em cada homem é uma raça(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Monte, Arivaldo Leandro da Silva; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; ; http://lattes.cnpq.br/9464922569653213; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Souza, élio Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8949605914726464Neste trabalho realizamos uma análise de quatro contos de Mia Couto (2005) do livro Cada homem é uma raça: O embondeiro que sonhava pássaros ; A princesa russa ; O pescador cego e A lenda da noiva e do forasteiro . O Estudo, sob a perspectiva da memória e da oralidade, tem como foco a observação da transformação dos componentes da realidade sociocultural e histórica de Moçambique em elementos de ficção literária. Esse percurso elucida, em parte, a unidade orgânica que constitui a obra e que gira em torno dos elementos da tradição memória e oralidade. Nosso estudo verificou a importância desses componentes culturais para a harmonia institucional da sociedade, e o quanto velam pela tradição, pelo conhecimento transmitido de geração a geração através da oralidade. Este ponto é um importante marcador de diferenças. Pois as sociedades escritas dão menos importância ao que é transmitido oralmente, deixando o que é tradição para segundo plano. Trata-se de uma compreensão que acabou por provocar o pensamento distorcido a respeito do que é tradição oral, a qual não se resume a lendas, contos de fadas, danças e folclores. Há de se considerar sua memória inscrita em cada símbolo, algo que justifica o ser como indivíduo possuidor de uma história coletivaTese A leitura literária subjetiva no IFRN, Campus Natal-Central: prática docente, romance e tradução intersemiótica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Saraiva, Marília Maia; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; http://lattes.cnpq.br/2300429736914558; Santos, Derivaldo dos; Segabinazi, Daniela Maria; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Costa, Maria Edileuza daNeste trabalho, analisamos o ensino de literatura no ensino médio integrado à prática profissional do Campus Natal-Central do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para isso, partimos de nossa atuação/experiência como docente em turmas do 3º ano do ensino médio técnico integrado à prática profissional dos cursos de Controle Ambiental, Eletrotécnica e Administração do referido Campus. O debate sobre o ensino de literatura no ensino médio regular já é bastante desenvolvido, contando com referenciais teóricos relevantes: Aguiar, Bordini, 1993; Cereja, 2005; Cosson, 2006; Geraldi, 2003; Silva, 2005; Yunes, 2002; Zilberman, 1991. No entanto, estudos sobre o ensino de literatura para o ensino médio integrado à prática profissional ainda são pouco desenvolvidos, demonstrando a importância de nos voltarmos a esse campo, haja vista as especificidades do currículo técnico integrado à prática profissional no ensino médio. Assim, nossa pesquisa, de modo qualitativo e bibliográfico, discute sobre o processo de ensino e aprendizagem de literatura no IFRN, elabora uma proposta didática para a leitura literária do gênero romance e apresenta os resultados dessa proposta em trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 3º ano do ensino médio entre os anos de 2014 e 2017. No desenvolvimento dessa prática, partimos das discussões sobre o letramento literário e da sequência expandida (Cosson, 2006), ampliamos esses direcionamos teóricos e compreendemos a tradução intersemiótica, a partir da leitura subjetiva, como uma alternativa metodológica para o ensino de literatura na educação profissional. Nesse viés, o corpus analítico deste trabalho são as produções de tradução intersemiótica produzidas pelos estudantes a partir da leitura subjetiva do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. Para dar suporte às discussões sobre leitura subjetiva e tradução intersemiótica, amparamo-nos em Rouxel (2013), Langlade (2013), Jouve (2013), Rezende (2013) e Plaza (2010). Como resultado, constatamos que os estudantes demonstraram interesse no exercício da tradução intersemiótica, pois ficou nítida a afinidade com os signos visuais. Além disso, observamos que o contato com o texto literário também foi enriquecido, pois, para transformar a linguagem literária em outra linguagem artística, foi necessária uma aquisição subjetiva do texto base, consolidando, desse modo, o processo de letramento literário na escola.Dissertação À luz das inquietas sombras: a criatividade da melancolia na linguagem de Dom Casmurro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-06-21) Santos, Francineide Santos de Oliveira e; Lino, Joselita Bezerra da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4048330649545791; ; http://lattes.cnpq.br/7472446281247987; Silva, Márcia Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/1904168802083424; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3O que se pretende aqui, essencialmente, é mapear o itinerário da melancolia criativa no discurso de Dom Casmurro; ou seja, aquela da qual o narrador vale-se de um sentimento de angústia para alçá-lo aos modos de representação no discurso de Dom Casmurro. O eixo fundamental sobre o qual incorre esse pressuposto baseia-se no entendimento de que a melancolia presente no texto machadiano pode ser analisada pelos estratagemas da linguagem criativa no intuito de revelar-se nela uma espécie de espaço virtual condutora de metáforas, ironias e exacerbamento de imagens pelo qual o narrador pretende construir sua salvação . A finalidade é analisar o uso do esquema alegórico e do irônico pretendidos pelo autor no intuito de descobrir como tais procedimentos contribuem para criar um texto que desestabiliza o caráter doentio da melancolia. Ela pode veicular linguagem criativa tanto quanto outros modos de representação de que a arte dispõe. Além desse mapeamento poético, a contribuição deste trabalho constitui também: compor um cenário no qual a teatralidade da linguagem de Dom Casmurro constitui drama e não tragédia. Seguindo o rastro das concepções benjaminianas da melancolia, alegoria, metalinguagem a ironia, vimos que estas desalinharão os estatutos estabilizados das figuras da retórica a fim de se constituírem enquanto estratégias discursivas. Subjacente a esse processo é possível perceber o clarão da redenção da escrita melancólica, vista sob a luz saturnina de um olhar que se quer alegórico, na mesma incandescência do riso fáusticoTese Abordagem cognitiva da construção deverbal x-dor: contribuições para o ensino do português(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-11-28) Oliveira, Nubiacira Fernandes de; Cunha, Maria Angélica Furtado da; ; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; ; http://lattes.cnpq.br/8220253528816150; Basílio, Margarida de Paula; ; http://lattes.cnpq.br/5551821513265960; Dionísio, ângela Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/1841384554243448; Tavares, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2Neste trabalho, analisam-se nominalizações deverbais com o sufixo dor em português, sob o enfoque da Lingüística Cognitiva, mais especificamente, da Gramática de Construções. O objetivo da pesquisa é estabelecer os traços gerais de interpretação caracterizadores dessa construção deverbal e de seu uso na escrita formal. Com base no pressuposto cognitivista de que a estrutura gramatical é motivada, explicada, determinada pela estrutura de modelos cognitivos, criados a partir da experiência com o mundo, e pela função comunicativa da linguagem, os deverbais em dor são tratados como uma construção gramatical polissêmica. Focaliza-se, na composição de V+dor, a relação base-sufixo, caracterizando a natureza sintático-semântica do verbo e os valores do sufixo. Dos diferentes valores convencionalmente estabelecidos da construção XDOR, considera-se o agentivo como o sentido prototípico. A relação entre os demais valores e o protótipo é explicada por habilidades cognitivas e por motivações discursivas. A construção deverbal X-DOR é também interpretada como um nome valencial que, semelhante a um nominal de ação, preserva a estrutura argumental do predicado derivante. Procura-se, ainda, demonstrar a função textual dessa construção deverbal como recurso de condensação de informação e de retomada anafórica. Os dados analisados são da revista Veja e a abordagem é de natureza qualitativa (explicativa), com suporte quantitativoTese Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-02) Paula, Danielle Bezerra de; Alves, Maria da Penha Casado; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/7767425482962092; Palhano, João Maria Paiva; http://lattes.cnpq.br/5179045269982593; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630; Puzzo, Miriam Bauab; http://lattes.cnpq.br/6898954739357029Esta tese, situada na área de produção de conhecimento da Linguística Aplicada, toma como objeto de estudo a problematização do ensino da pontuação a partir de dois eixos: da abordagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados pelo Guia PNLD 2015; e da proposição de atividades que articulem a pontuação como um dos recursos expressivos utilizados para a construção estilística do enunciado. São objetivos centrais: 1) avaliar, em uma perspectiva dialógica, a abordagem da pontuação nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD (2015-2017), voltados para o ensino médio; e 2) propor, com base nas críticas apontadas, protótipo didático (ROJO, 2012, 2013, 2017) que permita explorar os sinais de pontuação como recursos expressivos dos enunciados. Ancorada no paradigma interpretativista com enfoque qualitativo (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), a pesquisa se respalda teoricamente nas contribuições do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, enunciado e estilo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). Os resultados revelam que, embora já sejam identificadas algumas mudanças no trabalho com a pontuação, a maior parte dos LDP sugeridos pelo PNLD 2015 ainda conserva uma visão normativa e dissociada de outros conhecimentos para o tratamento do referido conteúdo. Elaborado a partir das reflexões críticas, o protótipo didático evidencia a pontuação integrada às práticas de leitura e de produção textual, contribuindo com uma abordagem bakhtiniana do tópico sob análise.Tese Abordagem funcional centrada no uso da construção modalizadora [V1AUX + Prep + V2 INF](Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-28) Santos, Líneker Trajano dos; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; https://orcid.org/0000-0002-4401-2076; http://lattes.cnpq.br/0864177630335496; Cunha, Maria Angélica Furtado da; Hattnher, Marize Mattos Dall'aglio; Lopes, Monclar Guimarães; Oliveira, Taisa Peres deNeste trabalho, investigo a construção modalizadora [V1AUX + Prep + V2INF], que licencia types como tenho de reconfigurar, hei de ver, está para nascer, ficou de mandar, entre outros. Objetivo caracterizar essa construção formal e funcionalmente, considerando aspectos morfossintáticos, cognitivos e semântico-pragmáticos implicados em suas instâncias de uso. Para isso, ancoro-me nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2013), Bispo e Lopes (2022), a qual incorpora contribuições da Gramática de Construções na linha de Goldberg (1995), Croft (2001), Traugott e Trousdale (2013) e outros. Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta viés qualiquantitativo e possui natureza descritivo-explicativa. O banco de dados é composto de ocorrências retiradas do Corpus do Português on-line, mais especificamente da seção Web/Dialetos. Os resultados mostram que, nos padrões construcionais investigados, ficar, estar, ter e haver perderam suas características de verbo pleno, predicador, adquirindo funções de verbo auxiliar. No que concerne à frequência token, o padrão mais recorrente foi ter de + infinitivo, seguido por haver de, estar para e ficar de + infinitivo. Em relação aos aspectos funcionais, verifiquei que os sentidos veiculados pela construção estão relacionados a noções de obrigação, necessidade, compromisso e volição, ligados, na maioria dos casos, à modalização deôntica. No entanto, alguns usos de haver de, estar para e ficar de + infinitivo se alinham à modalização epistêmica. Constatei, ainda, que o compartilhamento de espaços funcionais entre os padrões ter de + infinitivo e haver de + infinitivo limita-se a alguns contextos de uso, relativos à expressão de necessidade/obrigação. Ademais, todos os subesquemas investigados apresentaram variabilidade semântica quanto ao preenchimento do slot V2. No que concerne aos aspectos cognitivos subjacentes às instâncias de uso dos subesquemas sob enfoque, os resultados apontam para a presença de diferentes configurações via perspectivação conceptual nos usos diversos de cada padrão e para projeções metonímicas e metafóricas recorrentes nos construtos analisados. No que diz respeito aos processos sociointeracionais, há um continuum entre os vieses subjetivo e intersubjetivo em cada padrão construcional investigado, em que o mesmo type construcional pode apresentar multifuncionalidade em diferentes contextos de uso. Outrossim, algumas amostras de ter de, haver de, estar para e ficar de + infinitivo se alinham a atos de fala específicos e a seus respectivos efeitos perlocucionários, enquanto outros instanciam atos de fala indiretos. A rede construcional de que os subesquemas fazem parte é encabeçada pelo esquema mais geral que intitula o trabalho - [V1AUX + prep + V2INF] - , e os padrões construcionais por ele licenciados são caracterizados como parcialmente esquemáticos, com alta produtividade e composicionalidade intermediária.Dissertação Abordagem funcional centrada no uso do subesquema [dentro de X](Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-24) Sousa, Daniel Ewerton de; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; http://lattes.cnpq.br/1934912086533837; Cordeiro, Fernando da Silva; Rosário, Ivo da Costa doEsta pesquisa investiga usos do subesquema [dentro de X] no português brasileiro em perspectiva sincrônica, o qual licencia types como dentro de casa, dentro da cultura, dentro do prazo. Objetiva analisar aspectos formais e funcionais desse subesquema, considerando suas instâncias de uso. O fundamento teórico tem por base a Linguística Funcional Centrada no Uso, tal como delineada em Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2013) e em Bispo e Lopes (2022), o que implica contemplar contribuições da Gramática de Construções nos termos de Goldberg (2003, 2006), Croft (2001), Traugott e Trousdale (2013), entre outros. A pesquisa é quali-quantitativa, com banco de dados empíricos de textos orais e escritos, compilados por Lacerda (2019) e disponibilizados pelo Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional e Tradução (NUPACT). Essa compilação contempla material dos seguintes corpora orais: Projeto Mineirês: a construção de um dialeto, Programa de Estudos sobre o Uso da Língua and Projeto da Norma Urbana Oral Culta do Rio de Janeiro. Os textos escritos provêm de blogs, de revistas informais, como Ana Maria e Marie Claire, e de revistas formais, como Exame e Veja. Os resultados revelam que, do ponto de vista estrutural, o slot X do subesquema [dentro de X] pode ser preenchido por sintagma nominal (lexical ou pronominal) ou por oração, sendo o SN lexical o mais frequente. Semanticamente, [dentro de X] tem valor circunstancial e suas instâncias veiculam os seguintes sentidos: lugar concreto, lugar virtual, tempo e modo-conformidade. Esses diferentes sentidos apresentam vínculo com a expansão semântica dos constructos, possibilitada pela atuação de mapeamentos conceptuais, notadamente projeções metafóricas, algumas das quais precedidas de processos metonímicos, bem como por processos sociointeracionais, a exemplo da (inter)subjetividade. Em termos de propriedades construcionais, [dentro de X] tem como característica ser parcialmente esquemático, altamente produtivo e parcialmente composicional.Tese Abordagem funcionalista da oração adjetiva: descrição e ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Silva, Lígia Maria da; Bispo, Edvaldo Balduino; ; ; http://lattes.cnpq.br/4472234779612619; Silva, José Romerito; ; Lucena, Nedja Lima de; ; Oliveira, Mariangela Rios de; ; Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha;Nesta pesquisa, desenvolvemos uma interface entre a descrição e o ensino da oração adjetiva, objetivando caracterizá-la em termos morfossintáticos, semânticos e discursivo-pragmáticos e contribuir para a melhoria do ensino desse tópico gramatical por meio de uma abordagem funcionalista. Para tanto, temos por base a Linguística Funcional norte-americana, inspirada em Givón, Bybee, Traugott, entre outros. Consideramos, também, as orientações de documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica: as Orientações Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A descrição da oração adjetiva com base em pesquisas funcionalistas, como as de Oliveira (2001), Bispo (2009, 2014a, 2014b, 2018) e Souza (2009), contempla aspectos de diferentes naturezas, relacionados ao nível de encaixamento morfossintático, à classificação semântica, às estratégias de relativização, dentre outros. Quanto ao ensino, os documentos orientam que a prática de análise linguística possa expandir as possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade crítica do aluno. A hipótese geral de trabalho é que a descrição e a análise funcionalista das adjetivas contemplam os diferentes modos de organização desse tipo oracional bem como aspectos estruturais e funcionais vinculados a essas formas de expressão e que a abordagem das adjetivas em sala de aula, nessa perspectiva, deve partir de usos efetivos dessas formas, canônicas ou não, associando-as aos diferentes contextos comunicativos e aos efeitos de sentido que se pretende alcançar. A partir disso, elaboramos uma proposta didática que foi aplicada em turmas dos níveis fundamental e médio de uma escola pública da rede estadual em Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, tendo em vista a interpretação e análise do material obtido na intervenção. Quanto à descrição da adjetiva, esta tese resultou na proposição de um continnum de integração com base nas discussões sobre as diferentes configurações da adjetiva em pesquisas funcionalistas. Foram considerados os critérios de definitude do Sintagma Nominal (SN) antecedente, informatividade do SN antecedente, presença/ausência de pronome relativo, fundidade da adjetiva, pausa, inserção e ruptura sintática. As adjetivas foram dispostas nesta sequência, do menor ao maior nível de encaixamento: desgarrada > explicativa finita prototípica > explicativa não finita > explicativa finita não prototípica > relativa livre > restritiva finita não prototípica > restritiva finita prototípica > restritiva não finita. Em relação à proposta didática, os resultados revelam que, após as aulas fundamentadas na abordagem funcional, a maioria dos alunos conseguiu correlacionar usos linguísticos a motivações cognitivas e comunicativas quanto aos diferentes modos de organização das orações adjetivas e, em particular, quanto ao emprego das diferentes estratégias de relativização. Ademais, os resultados denotam a necessidade de ajustes devido à realidade das turmas e ao atendimento às bases teóricas que fundamentaram a intervenção. Tais ajustes incluem, por exemplo, o tempo destinado às atividades e a readequação de algumas questões dos exercícios.Dissertação Abrindo o oceano: uma análise dialógica do discurso religioso no romance Moby-Dick(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-26) Basílio, Sander Felipe Gomes; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/2883236469974722; Santos, Derivaldo dos; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Pontes, Newton de Castro; http://lattes.cnpq.br/0633243030687175No ano de 1851, foi lançada uma das grandes obras da literatura americana: Moby-Dick. Escrita por Herman Melville, a obra foi incompreendida e não recebeu a devida atenção, sendo redescoberta na década de 1920. Muitos críticos não compreenderam a sua perspectiva enciclopédica, além dos seus vários diálogos com a religião cristã protestante que, segundo eles, não respeitavam as associações mais sagradas da vida (DUYCKINCK, 2019). A presente dissertação se propõe a analisar esse discurso religioso através do prisma da Análise Dialógica da Literatura (ADL), focando na análise de trechos da obra voltados para três aspectos sobre religião: o misticismo religioso como combustível narrativo, a carnavalização do discurso religioso e o diálogo da religião “pagã” com o puritanismo. Concluímos que os três aspectos citados anteriormente criam uma gama de possibilidades de diálogos com outras culturas e religiões e que o uso da carnavalização coloca a cultura e religião dominante em termos de igualdade com outras, gerando uma interdiscursividade e uma esfera sobrenatural que permeia todo o texto sem perder de vista a realidade social do mundo.Dissertação Acionamento de frames e esquemas no processo de construção de sentidos no padrão discursivo charge por alunos do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-17) Oliveira, Arethusa Andréa Fernandes de; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9; ; http://lattes.cnpq.br/3072378233769352; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Gerhardt, Ana Flavia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482Nossa pesquisa tem por meta principal descrever e analisar os processos relacionados ao acionamento de domínios conceptuais subjacentes à compreensão do Padrão Discursivo charge por parte dos alunos da terceira série do Ensino Médio, na Escola Estadual Professor Antônio Basílio Filho, em Parnamirim. Teoricamente, estamos ancorados nos pressupostos da Linguística Cognitiva, cujo interesse está em analisar nosso aparato cognitivo em correlação com as nossas experiências socioculturais e corpóreas. Pretendemos verificar como ocorre o processo de construção de sentidos e a integração dos diversos domínios cognitivos que são acionados durante a atividade de leitura. Para isso, tomamos o conceito de domínios cognitivos como equivalente às estruturas que são armazenadas em nossa memória a partir de nossas experiências socioculturais e corpóreas e são estabilizam, respectivamente, a partir dos frames e esquemas. O acionamento desses domínios conceptuais, evidenciado nos dados sob análise, corrobora o pressuposto de que os conhecimentos prévios oriundos de nossa inserção em contextos socioculturais específicos, concomitantemente com o funcionamento de nosso sistema sensório-motor, são determinantes durante a atividade de construção de sentido. Com esta pesquisa, intentamos ainda confrontar as expectativas de respostas produzidas pelos alunos, a partir do acionamento dos frames e esquemas, com as nossas prediçõesDissertação O acordo entre cognição e cultura na noção de categorização de Umberto Eco em Kant e o ornitorrinco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-27) Sousa, Gustavo Augusto Lima de; Duque, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/3318099114632235; Martins, Erik Fernando Miletta; http://lattes.cnpq.br/8286752543943446; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682Esta dissertação tem como objetivo analisar como o semioticista italiano Umberto Eco trata do tema da categorização, a fim de que se possam apontar possíveis contribuições aos estudos do processo de categorização nas ciências cognitivas e, em especial, na linguística cognitiva. Da vasta produção intelectual de Eco, este trabalho foca a análise do livro Kant e o ornitorrinco (1998 [1997]), pois essa obra compila um conjunto de ensaios sobre o tema da cognição e da linguagem, os quais, direta ou indiretamente, discutem a categorização. Graças à especificidade do objeto de estudo desta pesquisa, esta dissertação é um trabalho de caráter eminentemente teórico-interpretativo (SILVA, 2020; ECO, 2014c) e de natureza qualitativa (CRESWELL, 2013). Em conformidade com essas características de pesquisa, os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo são a revisão bibliográfica, a postura do paradigma indiciário proposta por Ginzburg (1989) e o uso de software de análise qualitativa de textos (Iramuteq® ). A organização da ordem das etapas em que se inserem os procedimentos metodológicos é inspirada na análise do conteúdo (BARDIN, 2011), visto que o objeto de estudo é fundamentalmente um texto. Assentado nessa metodologia, e com vistas ao objetivo geral proposto, este trabalho realiza pesquisa bibliográfica das diferentes concepções de cognição, de categoria e de categorização, a fim de que a posição teórico-epistemológica do autor estudado possa ser identificada e descrita. Ao longo da primeira parte da análise, os principais constructos teóricos da semântica cognitiva de Umberto Eco são apresentados e explicados. Na segunda parte, propõe-se uma aproximação entre as reflexões do autor italiano no livro analisado e os pressupostos teóricos e metodológicos de uma abordagem ecocognitiva da linguagem (DUQUE, 2015; 2018). Conclui-se que, afinidades tais como uma base fenomenológica comum, a importância da relação corpo-ambiente na construção do sentido, o consequente destaque da semântica como integrada à pragmática e a consideração da capacidade de adaptabilidade/maleabilidade dos significados são indícios do delineamento de uma semântica cognitiva com elementos ecocognitivos na obra estudada.Dissertação O adjetivo em gêneros argumentativos no ambiente virtual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-12) Oliveira, Ana Catarina Ferreira Cabral; Silva, José Romerito; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; http://lattes.cnpq.br/2312923434005570; Cunha, Maria Angélica Furtado da; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; Cezario, Maria Maura da Conceição; http://lattes.cnpq.br/7183632335615140; Lucena, Nedja Lima de; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068O adjetivo tem sido tradicionalmente visto como adjunto adnominal, modificando o conteúdo de um substantivo, ou como predicativo, incidindo sobre o sujeito ou sobre o objeto da oração. Embora já existam estudos linguísticos que busquem apresentar outros aspectos dessa classe lexical, entre estes, sua função textual, por exemplo, a maioria limita-se a descrevê-la em seus aspectos morfológicos, sintáticos e/ou semânticos. Diante disso, esta Dissertação tem por objetivo geral analisar o uso do adjetivo como suporte argumentativo em gêneros textuais do ambiente virtual da web, buscando mostrar a influência dessa classe na construção argumentativa do texto. O aporte teórico baseia-se na Linguística Funcional norte-americana (GIVÓN, 1995; BYBEE, 2010, entre outros), adicionando-se a essa estudos sobre argumentação (GRÁCIO, 2010; FIORIN, 2014), face e polidez (GOFFMAN, 1980), o conceito do continuum oralidade e escrituralidade (KOCH; OESTEREICHER, 2013), uma vez que alguns gêneros se apresentam mais próximos da oralidade, embora estejam na forma gráfica, além de estudos específicos sobre o adjetivo (SILVA; PRIA, 2001; SILVA, 2019 e outros). No tocante aos procedimentos metodológicos, este trabalho é de caráter qualitativo-interpretativo com suporte quantitativo, com a finalidade de verificar frequência de uso, regularidades e tendências da realização do adjetivo argumentativo dentro do ambiente analisado. O corpus é formado por textos opinativos, na modalidade escrita, retirados da internet, tendo sido selecionados 6 (seis) gêneros: post, reclamação, comentário do leitor, crítica de filmes, editorial e anúncio. Com este estudo, busca-se abranger certa pluralidade de usos do adjetivo, ainda não analisado nesse contexto, o que pode contribuir também para o ensino dessa categoria linguística.Dissertação ÁFRICA(S), MOÇAMBICANIDADE, MIA COUTO: uma varanda para o Índico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-03) Oliveira, Aluisio Barros de; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; ; http://lattes.cnpq.br/5049534998278195; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Gondim Filho, Raimundo Leontino Leite; ; http://lattes.cnpq.br/9732825376645502Sempre vista pelos olhos de fora, desconhecedores das línguas e outras realidades que a constitui, a África, notadamente Moçambique, agora se (re)inventa, palimpsesticamente, nas narrativas de seus griots, narradores e/ou contadeiros de estórias. Nossa dissertação pretende, pela análise crítica do romance A varanda do frangipani, demonstrar que o escritor moçambicano Mia Couto tenciona participar do processo de (re)construção de uma nação devastada por guerras e conflitos, baseado na crença de que o papel do escritor é o de criar os pressupostos de um pensamento mais africano, para que a avaliação do seu lugar e do seu tempo deixe de ser feita a partir de categorias criadas pelos outros (COUTO, 2005). Inicialmente, demonstraremos como o sistema literário moçambicano se constituiu; em seguida, a inserção da narrativa coutiana ante a tradição imperante e, por fim, pela análise dos elementos constituintes do romance escolhido, o modo como feito peça de resistência à reificação, à coisificação do indivíduo no mundo contemporâneo , a sua escritura se fará presente nesta partilha. Além de Mia Couto, contaremos em nossa empreitada com as lições de Candido, Noa, Hernandez, Adorno, Paz, Fonseca, Secco, dentre outros estudiosos da narrativa e da narrativa africana de língua portuguesa, notadamente a moçambicanaDissertação Aí marcador de especificidade de SN indefinidos: um estudo funcionalista com implicações para o ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-25) Confessor, Francisco Wildson; Tavares, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; ; http://lattes.cnpq.br/5392634742873603; Cunha, Maria Angélica Furtado da; ; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; Coan, Marluce; ; http://lattes.cnpq.br/5207079543082428Este trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar o comportamento de AÍ marcador de especificidade de Sintagmas Nominais indefinidos, uma das muitas funções que este item lingüístico desempenha no português brasileiro contemporâneo. Sob a perspectiva teórica da Lingüística Funcional, em sua vertente norte-americana, procuramos esboçar uma possível trajetória de gramaticalização por que AÍ marcador de especificidade passou, a partir de sua função fonte de dêitico espacial até vir a integrar o SN indefinido, e observar a atuação de princípios fundamentais da teoria, como iconicidade e informatividade, sobre o uso desse item. Em seguida, descrevemos o comportamento de AÍ marcador de especificidade no que diz respeito a diversos fatores de ordem lingüística e social: tipo de texto em que a ocorrência foi encontrada; modalidade da língua em que foi produzida; função sintática desempenhada pelo SN especificado por AÍ; existência ou não de material interveniente entre AÍ e o nome nuclear do SN; status informacional do SN adjungido a AÍ; gênero do falante e escolaridade/idade. Procuramos, ainda, verificar a ocorrência de implicaturas conversacionais (GRICE, 1982) nos contextos de uso de AÍ marcador de especificidade, e refletimos acerca do ensino de gramática e da possibilidade e validade de se trabalhar com itens marcadores da especificidade do sintagma nominal nas aulas de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio de ensino. Os dados usados nesta pesquisa são provenientes do Corpus Discurso & Gramática A língua falada e escrita na cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998) e do Corpus Discurso & Gramática A língua falada e escrita na cidade do Rio de Janeiro (VOTRE; OLIVEIRA, 1995)Tese AI, LA, ALI e AQUI: gramaticalização de um paradigma emergente no domínio funcional da especificação nominal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-25) Confessor, Francisco Wildson; Tavares, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; ; http://lattes.cnpq.br/5392634742873603; Görski, Edair Maria; ; http://lattes.cnpq.br/9068668791184377; Bispo, Edvaldo Balduino; ; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Gomes, João Bosco Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/7975659088185082; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9Este trabalho tem como objetivo geral mostrar, com base em propriedades morfossintáticas e semântico-pragmáticas, que AQUI, AÍ, ALI e LÁ integram, no português brasileiro contemporâneo, um paradigma emergente de constituição recente e ainda em andamento de formas indicadoras de especificidade em sintagmas nominais indefinidos. Os dados que constituem o corpus desta pesquisa foram coletados em grandes corpora orais brasileiros, a saber: o Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998), o Banco Conversacional de Natal (FURTADO DA CUNHA, 2011), o Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba VALPB (HORA, 2005) e o Projeto Variação Linguística Urbana na Região Sul do Brasil VARSUL (VANDRESEN, 2002). Sob a perspectiva teórica da Linguística Funcional, em sua vertente norte-americana (HOPPER, 1987, 1991, 1998, 2008, 2010; GIVÓN, 2001; LEHMANN, 2002; HOPPER; TRAUGOTT, 2003; FURTADO DA CUNHA; OLIVEIRA; MARTELOTTA, 2003, dentre outros), descreveu-se o comportamento de AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade no que diz respeito a fatores de natureza morfossintática e semântico-pragmática. Os fatores considerados foram os seguintes: tipo de construção em que os marcadores apareceram; existência ou não de material interveniente entre o item marcador de especificidade e o nome nuclear do SN; natureza do substantivo ao qual AQUI, AÍ, ALI e LÁ se cliticizam; função sintática do SN especificado e status informacional do SN adjungido a AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade. Buscou-se, ainda, verificar a ocorrência de implicaturas conversacionais (GRICE, 1982) nos contextos de uso de AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade. Em seguida, procurou-se esboçar uma possível trajetória de gramaticalização por que AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade passaram, a partir de sua função fonte de dêiticos espaciais, até virem a integrar o SN indefinidoTese O Aleph e seus duplos: mimesis e auto-reflexividade na obra de Jorge Luis Borges(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-02) Torres, José Wanderson Lima; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; ; http://lattes.cnpq.br/6911164626958585; Brandão, Saulo Cunha de Serpa; ; http://lattes.cnpq.br/3857487715990801; Oliveira, Andrey Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9422139982124228; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Araújo, Wellington Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/7350119219749929Este estudo aborda a prosa de ficção de Jorge Luis Borges sob a ótica da mímesis e da auto-reflexividade. Parte-se da hipótese de que o Aleph é o símbolo central do universo ficcional de Borges, e que sua retomada e reescrita ao longo de toda a obra borgeana vincula-se a uma reflexão sobre as possibilidades e os limites da mímesis. Divide-se o trabalho em três partes, cada uma contendo dois capítulos. A primeira parte Revisão bibliográfica e fundamentos conceituais da pesquisa discute a fortuna crítica do autor (Capítulo 1) e os conceitos que dão sustentação à pesquisa (Capítulo 2). A segunda parte Sobre o projeto estético de Jorge Luis Borges delineia o projeto literário defendido por Borges: sua concepção de literatura e suas matrizes ideológicas (capítulo 3); seu antipsicologismo e sua nostalgia do epos (capítulo 4). A terceira e última parte intitula-se O Aleph e seus duplos; no capítulo 5, analisa-se o conto El Aleph , considerando sua centralidade na obra borgeana e como nele se elabora uma reflexão sobre a mímesis; no capítulo 6, sob a mesma perspectiva, analisam-se quatro contos de diferentes obras do autor Funes el memorioso ; El Libro de Arena ; El evangelio según Marcos e Del rigor en la ciencia . Constata-se que a literatura de Borges, autoconsciente de seus processos, como o demonstram seu senso paródico e sua procedência livresca, exaspera a crise mimética da linguagem e tensiona os liames que unem ficção e realidade, porém não sucumbe à perspectiva niilista de fechamento da literatura ao mundoDissertação Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-21) Dantas, Jocylena Bandeira; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; ; ; http://lattes.cnpq.br/4558994462014302; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; Bezerra Filho, Feliciano José;A pós-modernidade emerge no século XX como uma condição social contemporânea inicialmente apontada por François Lyotard na filosofia. Essa condição trouxe rupturas com os pilares sociais e crenças que antes sustentavam a sociedade no período anterior, permeada pela legitimação do saber, avanço científico, individualismo e revolução industrial e tecnológica. Para basear esta discussão foram utilizados Lyotard (1998), Linda Hutcheon (1991), Steven Connor (2004), Terry Eagleton (2006-2016), Gilles Deleuze (2000-2012), Gilles Lipovestky (2005-2014) e Sigmund Bauman (2001), iremos analisar através de método investigativo, de forma qualitativa, como as obras escolhidas para a visitação desta pesquisa representaram ficcionalmente estas características na literatura e no cinema. Nesse contexto, essa pesquisa desenvolve o objetivo de analisar as principais características da estética pós-moderna especificamente na obra Alice no país das maravilhas (2000) de Lewis Carroll e no filme Ela (2014), originalmente Her (2013), de Spike Jonze. Apontadas como Homologias conceituadas por Umberto Eco (2015-2016), as semelhanças estruturais entre cinema e literatura, diante da perspectiva pós-moderna, nas obras do corpus encontrou-se características aproximadoras tais quais o individualismo exacerbado, a crise de identidade, apoiados em Freud, Hall e Bauman; ausência de elementos de religiosidade como visto em Eagleton e, por fim, desterritorialização como rota de fuga, apoiados em Deleuze & Guattari (1997); Augé (1994) conceituando o não-lugar; como trânsito, analisado o deslocamento como rota de fuga para o fantástico no conceito de Todorov (1981) e virtual baseado em Lévy (1996), confirmando aproximações pela ótica da pós-modernidade presentes nos dois componentes do corpus.Tese Alternância entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito do indicativo no domínio funcional da condição contrafactual em comentários no facebook(2018-07-05) Brito, Nara Jaqueline Avelar; Tavares, Maria Alice; ; ; Carvalho, Hebe Macedo de; ; Silva, José Romerito; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Mendes, Wellington Vieira;Nesta tese, abordamos o domínio funcional da condição contrafactual codificada linguisticamente através da construção “se p, então q”, em que a primeira oração indica a situação condicionante e a segunda oração a situação condicionada. Visamos analisar a alternância das formas verbais futuro do pretérito do indicativo (simples e composta) e pretérito imperfeito do indicativo (simples e composta) na codificação da situação referida na oração condicionada, avaliando influências exercidas por fatores sociais (sexo, idade e escolaridade), estruturais (ordem das orações e estruturação da prótase) e semântico-pragmáticos (postura subjetiva, tópico/assunto e tipo de contrafactualidade) sobre o uso dessas formas verbais. Nosso aparato teórico-metodológico se fundamenta em pressupostos da Sociolinguística variacionista e do Funcionalismo linguístico norte-americano. Essa interface teórico-metodológica pode ser denominada Sociofuncionalismo. A amostra de dados desta pesquisa é composta por 346 construções condicionais contrafactuais “se p, então q” extraídas do meio digital, o que confere ao nosso trabalho um pioneirismo na exploração do fenômeno da condição contrafactual em um gênero textual, o comentário no Facebook, no contexto da Comunicação Mediada por Computador. Os resultados, obtidos por meio de análise quantitativa, revelaram haver influência do princípio da marcação linguística sobre a seleção de FP e PI no condicionado contrafactual no que se refere aos fatores semântico-pragmáticos. Fatores definidos como mais marcados favorecem FP, a forma mais marcada no contexto dos comentários no Facebook, enquanto fatores definidos como menos marcados favorecem PI, a forma menos marcada no contexto em questão. Quanto aos fatores sociais, os resultados referentes aos fatores idade e sexo apontam para a possibilidade de mudança em progresso liderada por mulheres na direção do aumento de uso de PI em comentários no Facebook. No que diz respeito à escolaridade, os resultados mostram que FP é favorecido entre escreventes com ensino superior e PI entre escreventes com ensino fundamental e médio. Os grupos de fatores estruturais não foram significativos para o fenômeno variável investigado.Dissertação A alternância entre o pretérito perfecto simple (PPS) e o pretérito perfecto compuesto (PPC) em Monterrey e Ciudad de México: uma análise sociolinguística(2018-01-31) Alves, Maraisa Damiana Soares; Pereira, Shirley de Sousa; ; ; Bispo, Edvaldo Balduino; ; Pinto, Carlos Felipe da Conceição; ; Castedo, Tatiana Maranhão de;As múltiplas formas de dizer a mesma coisa estão presentes nas diferentes línguas e é uma atribuição da Sociolinguística conceber essa característica inerente ao sistema linguístico. Tomando em consideração essa realidade, os estudos da Variação e da Mudança Linguística refletem a heterogeneidade da língua que subjaz os fatores condicionantes sociais percebidos nas diferentes variedades de uma língua (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]). Neste estudo, interessa-nos investigar essas diversas formas de falar que, a partir de suas delimitações próprias, moldam as comunidades linguísticas estabelecendo suas normas. Com base nesses preceitos, esta pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, tem como objetivo geral descrever e analisar a variável dependente forma pretérita perfeita do espanhol, através das variantes pretérito perfecto compuesto (PPC) e o pretérito perfecto simple (PPS) com o intuito de identificar a alternância entre essas formas em dois dialetos do México, na cidade de Monterrey e na Ciudad de México. Para tanto, foram selecionadas 36 entrevistas sociolinguísticas, sendo 18 de cada cidade, a partir do corpus linguístico PRESEEA – Proyecto para el estudio sociolinguístico del español de España y de América. Para a análise, partimos da conceptualização das formas pretéritas, assim como da possível diferenciação tempo-aspectual que possa existir entre o PPC e PPS, conforme apontam Cartagena (1999), Lope Blanch (1992), Moreno de Alba (2002). Em seguida, foram considerados os fatores condicionantes tanto linguísticos quanto extralinguísticos. Como fatores linguísticos, tivemos: a) a presença e/ou ausência de advérbios que indicam anterioridade ao ponto zero da enunciação; b) a presença e/ou ausência de advérbios que indicam simultaneidade ao momento da enunciação. Os condicionantes extralinguísticos constituem: c) idade; d) escolaridade; e) localidade e f) sexo. Os resultados obtidos na análise das 3644 ocorrências das formas pretéritas (em que 3174 foram eventos marcados com o PPS, enquanto 470 com o PPC) apontaram para uma predominância do PPS, inclusive com a presença do ADVs que estabelece vínculo atual do falante ao momento enunciativo, revelando uma variação da forma ADVs+ PPC substituída pela forma ADVs + PPS; assim, a temporalidade relacionada ao ponto zero da enunciação, que deveria remeter à forma prototípica PPC, foi expressa pelo emprego do PPS, demonstrando como a variação está em evidência nas entrevistas examinadas. Ademais, os dados apontaram para a necessidade de um futuro estudo classificativo das formas sob a ótica léxicosemântica, com o propósito de definir se a variação que ocorre no México é ocasionada pela temporalidade estabelecida nos contextos enunciativos ou pela aspectualidade verbal expressa pelos eventos.Dissertação Alternância no uso dos modos indicativo e subjuntivo em orações subordinadas substantivas: uma comparação entre o português do Brasil e o francês do Canadá(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-24) Vieira, Marta Mara Munguba; Cunha, Maria Angélica Furtado da; ; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; ; http://lattes.cnpq.br/5819572053397017; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; Coan, Marluce; ; http://lattes.cnpq.br/5207079543082428O propósito deste trabalho é analisar a alternância do emprego do modo subjuntivo com o indicativo em orações subordinadas substantivas introduzidas pela conjunção que, no português falado no Brasil, nos casos em que o uso do subjuntivo é prescrito pela gramática normativa. Foram analisados contextos de uso do subjuntivo conforme a prescrição gramatical e também contextos de flutuação no emprego desse modo verbal, buscando examinar que fatores interferem na escolha do modo verbal pelo usuário da língua. Este estudo fundamentase na perspectiva teórica da Lingüística Funcional norte-americana, que tem como orientação analisar a língua em uso, tomando por base especialmente os princípios da gramaticalização e da marcação. Os resultados obtidos fornecem indícios de que os contextos que favorecem a alternância entre os modos subjuntivo e indicativo são aqueles constituídos por uma oração subordinada substantiva objetiva direta, a não-marcada em relação às demais orações subordinadas substantivas, e por um verbo na oração principal que pertença ao campo semântico de baixa certeza, correspondente ao submodo epistêmico, a categoria não-marcada em relação ao submodo deôntico. Esses resultados indicam que fatores pragmáticos e semânticos atuam no momento em que o usuário faz uso do modo verbal. Esta pesquisa apresenta também dados comparativos sobre a alternância dos modos subjuntivo e indicativo no português e no francês, na tentativa de contribuir com propostas para o ensino de língua