SISBI - Dissertações e Teses defendidas em outras instituições
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Dissertação Bibblioteca Digital de Teses e Dissertações: uma estratégia de preservação digital(2011-05-25) Cunha, Jacqueline de AraújoDissertação Dissertação Disseminação seletiva da informação no contexto das organizações aprendentes: proposta de um modelo digital integrado ao SIGAA na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, 2014-09-24) Amaral, Marjorie Rosielle Silva do; Freire, Gustavo Henrique de A; ; http://lattes.cnpq.br/4671612663866321; Dias, Guilherme Ataíde; Vechiato, Fernando LuizApresenta as peculiaridades da Disseminação Seletiva da informação, serviço que contribui para o compartilhamento de conteúdo informacional personalizado, considerando a importância da informação, vista como elemento chave na sociedade contemporânea e que inspira desafios para sua gestão. Seu objetivo principal foi investigar a construção de um modelo do serviço de Disseminação Seletiva da Informação integrado ao SIGAA na UFRN com vistas a contribuir para que os docentes tenham informações atuais e relevantes ao seu dispor e fortaleçam o processo de construção do conhecimento dos indivíduos que a demandam. O recorte temporal feito na literatura para o desenvolvimento desta pesquisa compreendeu o período de 1978 a 2014, permitindo a partir da sua apreensão conceitual, melhor entendimento do processo de disseminação de informações para uma aplicabilidade eficaz da ação proposta. Para tanto, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa sendo classificada como do tipo exploratória e realizada por meio da estratégia metodológica da pesquisa-ação. Foram realizadas entrevistas com a Direção do Sistema de Bibliotecas e com a Superintendência de Informática da UFRN, com o intuito de coletar informações e formar parcerias para o desenvolvimento do serviço. Foram aplicados questionários com os docentes coordenadores das bases de pesquisa do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES)/UFRN para identificar se estes indivíduos sentiam dificuldades em localizar materiais informacionais sobre suas áreas de pesquisas e se consideravam o serviço relevante para a instituição. Quanto aos seus resultados, as pesquisas revelaram que a maioria dos docentes sente alguma dificuldade para localizar artigos bem como dissertações e/ou teses e classificam a criação do serviço como extremamente relevante para a UFRN. Assim, esta pesquisa-ação permitiu a construção participativa das 3 primeiras etapas do serviço fundamentadas em Souto (2010), que foram: a realização do diagnóstico do processo de disseminação de informações no âmbito da UFRN, a definição da política do serviço e a realização do planejamento da estruturação do serviço no SIGAA.Dissertação Repositórios e preservação digital: proposta de requisitos para a integração do RI UFRN com a Rede Cariniana(Universidade do Porto, 2015-07) Moura, Elisângela Alves de; Ribeiro, Maria Cristina de Carvalho Alves; Arellano, Miguel Ángel Márdero; http://lattes.cnpq.br/7000017551659136; ; http://lattes.cnpq.br/4657586027084235; Soares, António Manuel Lucas; Baptista, Ana Alice Rodrigues PereiraOs repositórios institucionais compreendem uma infraestrutura tecnológica e de serviço que tem como finalidade a publicação, acesso, uso e armazenamento de informação. Esses repositórios lidam com a produção intelectual de uma determinada instituição, e estão diretamente ligados as instituições de ensino superior. Porém, o ambiente tecnológico no qual se inserem é frágil, e expõe os formatos e suportes à obsolescência. Com isso, a preservação digital, enquanto conjunto de processos que visa garantir a salvaguarda e acesso de longo prazo a essa produção, ganha fundamental importância. Nesse sentido, atua a rede brasileira de serviços de preservação intitulada Rede Cariniana, gerida pelo IBICT. A Rede utiliza o modelo de preservação digital distribuída, operacionalizada através do software LOCKSS. Com o objetivo de apoiar um acordo de cooperação entre a UFRN e o IBICT, este estudo propôs um conjunto de requisitos mínimos, direcionado para a UFRN e seu repositório institucional, com o intuito de adequá-lo à Rede Cariniana, para com isso possibilitar a preservação e o acesso de longo prazo à produção da UFRN. O conjunto é voltado principalmente para a preparação dos documentos, visando tratá-los, para que sejam inseridos de forma adequada no repositório e posteriormente incorporados à Rede Cariniana. Com o conjunto proposto pretende-se apoiar o acordo de cooperação e tratar a preservação digital da produção intelectual da UFRN a curto prazo, para que a instituição possa construir, a médio e longo prazo, um Plano de Preservação Digital mais ambicioso, ou mesmo um Plano para certificação de seu repositório.Tese Rios que me conectam: navegando rumo a espiritualização da educação ambiental(Universidade Federal do Rio Grande, 2023-03-29) Sousa, Tiago Lincka de; Freitas, José Vicente de; https://orcid.org/0000-0001-7121-9921; http://lattes.cnpq.br/8574036360771980; https://orcid.org/0000-0002-2010-6705; http://lattes.cnpq.br/8785111170960039; Silva, Claudio Renato Moraes da; https://orcid.org/0000-0003-4724-729X; http://lattes.cnpq.br/4873155816649847; Dolci, Luciana Netto; https://orcid.org/0000-0002-1427-2088; http://lattes.cnpq.br/0517239633566682; Guimarães, Mauro; https://orcid.org/0000-0002-4158-313X; http://lattes.cnpq.br/5382444630321221; Barcelos, Valdo Hermes de Lima; https://orcid.org/0000-0001-7768-1543; http://lattes.cnpq.br/7447760896466057Tese doutoral que consiste em discutir os fundamentos da educação ambiental frente ao modelo de desenvolvimento do mundo globalizado em que vivemos atualmente. Traz na em sua metodologia a metáfora como operador cognitivo, no intuito de fazer uma escrita leve e de simples compreensão por parte do leitor, pois o entendimento do autor é de que a pesquisa científica só tem o devido significado se puder ser absorvida pela sociedade em geral, não apenas àqueles que estão na vida acadêmica. Faz parte da linha de pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Conduz o leitor por uma viagem sobre as águas que compõe a formação do autor, fundamentadas em autores que dialogam sobre a educação ambiental sob o olhar da complexidade, tais como Edgar Morin, Ailton Krenak, Moema Viezzer, Leonardo Boff, Maria da Conceição Almeida, entre outros. Acredita na necessidade de olharmos para as questões intangíveis da existência humana, como fundamentos para que a compreensão da educação ambiental seja determinante para a mudança de postura da sociedade, haja vista o grande desafio da humanidade em preservar o Planeta. Uma tese que busca conquistar o leitor para seu papel no mundo e importância do cuidado com a grande casa, nossa Mãe Terra. Faz paradas estratégicas no trajeto da viagem proposta para visitar “ilhas de resistência” nas quais as ações de educação ambiental são praticadas sob a lógica do sensível, a perspectiva da estética, do afeto, da espiritualidade defendida por Leonardo Boff. Traz aprendizados sobre a maneira de ser e estar no mundo dos povos originários, levando em conta a ancestralidade, defendida por Ailton Krenak. Conclui que a educação ambiental espiritualizada, permeada pela dimensão invisível do ser humano é uma alternativa viável para superarmos a crise planetária em que vivemos, numa perspectiva mais ampla e estética da nossa forma de ser e estar no mundo, com vistas as ideias para adiar o fim do mundo, propostas por Krenak.Dissertação Um sistema de visão computacional para o monitoramento de parâmetros respiratórios de pacientes com esclerose lateral amiotrófica em ambiente hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-20) Silva, Gustavo Henrique Souto da; Dantas, Rummenigge Rudson; ; http://lattes.cnpq.br/1868960602254610; ; http://lattes.cnpq.br/3687085585070536; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Tavares, Tatiana Aires; ; http://lattes.cnpq.br/4903908392101557A automação hospitalar está se expandido cada vez mais devido às necessidades do mercado e aos avanços tecnológicos no campo da Tecnologia da Informação. A busca por automatizar os processos na área de saúde é um problema presente tanto nos hospitais públicos quanto privados. Por isso, nos últimos anos, houve um aumento significativo de pesquisas na área de automação hospitalar, com o foco, no monitoramento de pacientes. O objetivo desse trabalho é desenvolver um sistema de visão computacional para monitorar, de forma remota, os parâmetros respiratórios de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA em um ambiente hospitalar. Com base nos parâmetros respiratórios do paciente é possível determinar situações de risco para o mesmo. Quando uma situação de risco for detectada uma mensagem de alerta é enviada aos profissionais da saúde que trabalham junto ao paciente e à sua família. Esse sinal de alerta possibilita um atendimento ao paciente com mais rapidez e precisão.