PPGETIM - CAICÓ - Produtos Educacionais do Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina
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Produto Educacional Cartilha: processo de trabalho e política de saúde mental na perspectiva dos profissionais de enfermagem de um CAPS III(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-07) Medeiros, Pollyanna Araújo DantasCARTILHA apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Processo de Trabalho e Política de Saúde Mental na Perspectiva dos Profissionais de Enfermagem de um CAPS III”.Produto Educacional Construção de um aplicativo para a Biblioteca Setorial Dr. Paulo Bezerra da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Cunha Neto, José daAplicativo para a Biblioteca Setorial Dr. Paulo Bezerra apresentado ao Programa de Pós Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPG ETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Construção de um aplicativo para a Biblioteca Setorial Dr. Paulo Bezerra da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN”.Produto Educacional Educação interprofissional para o cuidado à mulher no processo parturitivo: guia para facilitação da aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-30) Pamplona, Mário Hélio Antunes; Costa, Marcelo Viana daO estudo, utilizou-se de entrevistas realizadas com profissionais de saúde que atuam na assistência a mulher durante o processo parturitivo que possibilitou identificar necessidades de aprendizagem que podem ser trabalhadas através da educação interprofissional em saúde. Parte-se do pressuposto que uma oferta educacional com explícita intencionalidade no desenvolvimento de competências interprofissionais pode qualificar os processos de trabalhado e os cuidados ofertados à mulher no processo parturitivo. A proposta educativa a seguir foi elaborada na perspectiva de dar centralidade ao debate das competências interprofissionais como estratégia de enfrentamento das problemáticas decorrentes do modelo fragmentado e profissional-centrado. A oferta educacional foi sistematizada a partir do checklist proposto pelo Guideline for Reporting Evidence-based practice Educational interventions and Teaching (GREET). A estrutura da oferta educacional foi organizada em: competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologias de ensino, cenários de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação da oferta educacional. Com isso, toda a proposta foi orientada pela explícita intencionalidade pedagógica no desenvolvimento de competências interprofissionais para a oferta de atenção integral e segura à mulher no processo partitivo.Produto Educacional Educação permanente em saúde e apoio matricial: criação de "QR Code" e o cuidado em rede da pessoa com estoma(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-07) Santos Neta, Juliana Targino dos; Azevedo, Dulcian Medeiros deAs mudanças de comportamentos, incluindo hábitos alimentares e estilo de vida, além de ambientais têm aumentado o desequilíbrio no organismo humano, trazendo consequências irreversíveis para as pessoas. A neoplasia de cólon e reto é hoje a terceira causa mais comum de câncer no mundo. Ainda que esta patologia não seja a única causa da construção de estomas, ela é responsável por 36% das cirurgias realizadas para este fim. Diante dessa realidade, faz-se necessário compreender a complexidade de cenários e sujeitos, para se planejar estratégias assistências, individuais e coletivas, que sejam efetivas onde a atenção integral à saúde é determinante no resultado que se deseja atingir com o cuidado dispensado ao paciente. Objetivou-se relatar a qualificação dos profissionais através do apoio matricial e desenvolver estratégias que facilitem o acesso a documentos e fluxos necessários, para o acesso ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) III de Caicó-RN. Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no mês de dezembro de 2024, com enfermeiros que atuam em hospitais da Unidade Regional de Saúde Pública do Seridó (IV URSAP), atuantes nos setores de clínica cirúrgica de dois hospitais regionais, além de membros dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEP). Foram desenvolvidas três oficinas de educação permanente em saúde (EPS), com as temáticas Rede de Atenção à Saúde, Apoio Matricial e Manejo de Estomias, de maneira remota e presencial. Metodologias ativas foram desenvolvidas, objetivando a discussão teórica e prática. Além deste produto, também foi construído um “QR code” contendo fluxo e vídeo para facilitar o acesso dos usuários estomizados na rede de saúde. O estudo desvelou a importância da EPS e do apoio matricial, no contexto dos hospitais e do CER de Caicó-RN, fomentando o diálogo sistemático interserviços.Produto Educacional Guia de orientação de fluxos do NESP/IESC do município de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Cavalcante, Maria Clara Wanderley; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira eEste guia é produto da construção cientifica da dissertação de mestrado intitulada “Educação Permanente no Seridó Potiguar: Desafios e potencialidades para estruturação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde no município de Caicó/RN, pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina.Produto Educacional Manual da Residência Médica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-08) Oliveira, Madona Nataly Gurgel deManual apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPG- ETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Proposta de um Manual para a Residência de Clínica Médica da Escola Multicampi de Ciências Médicas”.Produto Educacional Manual de normas e procedimentos dos programas de residência multiprofissional em saúde da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-06) Tavares, João Pedro SantosManual apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Manual de normas e procedimentos dos programas de residência multiprofissional em saúde da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.Produto Educacional Manual do Idoso Ativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-16) Araújo, Thiago Santos deMANUAL apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Razões Motivacionais Relacionadas à Prática de Atividade Física em Idosos: Estudo Piloto para Subsidiar Estratégias na Atenção Primária à Saúde do Município de Caicó”.Produto Educacional Manual do internato em clínica cirúrgica I(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-06) Bessa, Cyneraylly Leba SaraivaManual apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de dissertação de mestrado “Elaboração de um manual para o interno em clínica cirúrgica I da Escola Multicampi de Ciências Médicas”.Produto Educacional Plano de ensino da disciplina de estágio em medicina rural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Medeiros, Maria Clara Batista de OliveiraPlano de ensino apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Proposta de Criação de Estágio em Medicina de Família e Comunidade de uma Instituição Federal de Ensino do Interior do Rio Grande do Norte”.Produto Educacional Planos de aula para oficinas de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e roteiro de simulação realística.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Araújo, Rômulo Helton de; BRAZ, Janine Karla França da Silva; https://orcid.org/0009-0004-7819-7058Os farmacêuticos e demais profissionais de saúde devem ser capacitados para auxiliar no uso de medicamentos em idosos submetidos a polifarmácia. Por isso a pesquisa objetivou construir oficinas para a obtenção do planejamento estratégico situacional da assistência farmacêutica ao paciente idoso. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Básica de Saúde Mãe Joaquina, localizada no município de São Fernando/RN, com uma equipe de 09 profissionais que compõe a unidade e que está diretamente ligada a atenção farmacêutica, no período de agosto a novembro de 2023. Para o desenvolvimento do planejamento estratégico situacional (PES), foram realizadas oficinas, com o método fishbowl para o momento explicativo fase I, simulação realística para o momento explicativo fase II, a ferramenta Kahoot! para os momentos normativo e estratégico e a discussão em grupos para o momento tático-operacional. Mediante a utilização de metodologias ativas durante as oficinas obteve-se um plano operativo com melhorias nos aspectos de comunicação multiprofissional, bem como as operações e ações para aprimorar o serviço de assistência farmacêutica prestado na atenção básica em saúde para pessoas idosas.Produto Educacional Podcasts sobre desenvolvimento humano embrionário e fetal e modificações fisiológicas e anatômicas no organismo materno: validação de conteúdo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Saldanha, Fábio Henrique PereiraPodcasts apresentados ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado: “Podcasts sobre desenvolvimento humano embrionário e fetal e modificações fisiológicas e anatômicas no organismo materno: validação de conteúdo”.Produto Educacional Protocolo Assistencial Multiprofissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-28) Silva, Polyana Lorena Santos daProduto Educacional apresentado ao Programa de PósGraduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Implantação de sala para cuidados emergenciais em obstetrícia: a construção de um protocolo para um hospital público de pequeno porte”.Produto Educacional Relatório técnico-científico: desafios e perspectivas na implantação de um Centro Especializado em Reabilitação no interior do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Clemente, Silvia Batista TorresRelatório técnico-científico apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Desafios e Perspectivas na Implantação de um Centro Especializado em Reabilitação no Interior do Rio Grande do Norte”.Produto Educacional Relatório técnico: compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-18) Costa, Pâmera Medeiros daRelatório técnico-científico apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPG- ETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem”.Relatório Relatório Técnico: Recomendações para qualificação da assistência farmacêutica da secretaria municipal de saúde de Caicó/RN(2022-08-24) Medeiros, Isaac Dantas deRELATÓRIO TÉCNICO apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPG- ETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Análise do uso de psicotrópicos na Atenção Primária à Sáude no Município de Caicó”.Produto Educacional Relatório técnico: transtorno do espectro autista - desafios e perspectivas no atendimento de profissionais de saúde em um centro de reabilitação na região Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Costa, Suelia AlvesRelatório técnico-científico apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPG-ETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Transtorno do espectro autista: desafios e perspectivas no atendimento de profissionais de saúde em um centro de reabilitação na região Seridó Potiguar”.Produto Educacional Roteiro de oficinas: Itinerário para preceptoria nos serviços socioassistenciais do município de Caicó/RN: uma proposta de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-06) Azevedo, Ana Raquel Dantas de; Azevedo, Dulcian Medeiros de.Com o processo de interiorização do ensino superior em saúde, a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) traz para o Seridó Potiguar a proposta de introduzir no rol de oportunidades de qualificação profissional os Programas de Residências Multiprofissionais Materno Infantil e de Atenção Básica (PRMAB), pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino em serviço. Este tipo de ensino visa qualificar os profissionais, bem como a rede de serviços da região onde os residentes dos programas estão inseridos, fortalecendo a integração ensino-serviço. O PRMAB para além do ensino das concepções biomédicas, busca ampliar o horizonte do ensino da saúde a uma gama heterogênea de profissões, tendo dentre outras finalidades, a de fortalecer ações na rede intersetorial das políticas sociais. Neste programa, os residentes são direcionados para os serviços da política de Assistência Social. A preceptoria surge nos cenários de práticas de saúde e serviços intersetoriais como uma nova atividade a ser desenvolvida pelos profissionais, tornando-se um desafio. Objetivou-se Descrever a experiência de atividades de ensino, voltadas a preceptores dos serviços socioassistenciais do município de Caicó-RN, e produzir um itinerário formativo para preceptores dos serviços socioassistenciais ligados ao PRMAB da EMCM, por meio de oficinas de ensino. Estudo qualitativo, do tipo Relato de experiência, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), entre os meses de outubro a dezembro de 2024. Foram estruturadas quatro oficinas temáticas: 1- Programa de Residência Multiprofissional e seu plano pedagógico; 2- Preceptoria; 3- Ensino, serviço e comunidade; 4- Intersetorialidade. Como materialização destas oficinas, foi desenvolvido um itinerário de ensino para os preceptores utilizarem na rotina da preceptoria, visando a qualificação do processo de ensino-aprendizagem, quando do rodízio nos serviços socioassistenciais.Produto Educacional Vivência integrada na comunidade: um guia sobre o modelo de internato longitudinal no Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-29) Diniz, Helyson da Nóbrega; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira eO Guia Vivência Integrada na Comunidade (VIC), sistematizado por Helyson da Nóbrega Diniz e Ana Luiza de Oliveira e Oliveira, é um produto técnico educacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN). O material alinha-se aos novos desafios e estratégias político-pedagógicas na Educação das Profissões da Saúde. Os módulos VIC são estratégias pedagógicas extensionistas que trazem elementos necessários na materialização da Social Accoutability como elemento fulcral para a formação médica. Esta 1ª edição do Guia VIC foi construída ao longo de 10 anos, ou seja, desde 2014, ano da criação e início da implementação da EMCM/UFRN como estratégia de políticas afirmativas em prol da interiorização da Universidade pública no Brasil e a oferta de cursos de medicina no país a partir do Programa Mais Médicos (PMM). A proposta foi idealizada no âmbito do Programa de Iniciação a Docência tendo 30 discentes envolvidos como monitores(as) dos 7 módulos VIC. Totalizando 840 horas no currículo de formação médica, os módulos VIC são oferecidos do segundo ao oitavo período do curso de medicina da EMCM/UFRN como um internato longitudinal que oportuniza, a partir da concepção de Educação Baseada na Comunidade, uma Aprendizagem pelo Trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de três municípios do Rio Grande do Norte: Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. O Guia está organizado em volume único, contendo 8 capítulos que descrevem, de maneira culturalmente implicada e linguagem informal, como acontecem e quais os processos principais na realização dos módulos VIC no sertão potiguar. Os capítulos promovem uma cadência de informações úteis para estudantes e trabalhadores(as) compreenderem o que é, como se organiza e quais são as estratégias pedagógicas utilizadas como recursos teórico- práticos nos módulos VIC. É fato que todo processo histórico exige, periodicamente, revisões. Portanto, outras edições poderão ser divulgadas com alterações necessárias, à medida que novas evidências e tecnologias pedagógicas avançam no compromisso social que a Universidade deve ter em relação à seu Projeto Político Pedagógico de maneira responsável e sustentável para promoção, em última instância, de uma formação profissional comprometida com a justiça social. Esperamos que o Guia VIC dissemine uma parcela da práxis educacional da EMCM/UFRN e que elas possam contribuir para o aprimoramento da Educação nas profissões de Saúde em sua vertente da integração entre o ensino, os serviços de saúde e, sobretudo, a comunidade a quem servem.