PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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Dissertação Abordagem de questões sociocientíficas sobre resistência bacteriana nos ambientes aquáticos: contribuições para a formação inicial e continuada de professores de ciências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Soares, Arielly Chanttal Moreira; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; http://lattes.cnpq.br/4518863005709260; Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade; http://lattes.cnpq.br/9747224552107070; Almeida, Elinei Araújo de; Praxedes, Gutemberg de CastroAs Questões Sociocientíficas (QSC) são temas controversos e complexos dentro da perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que envolvem o conhecimento das relações científicas, éticas, morais, ambientais, econômicas, políticas e culturais para resolução do problema da vida cotidiana. Diversos conteúdos de Biologia podem ser abordados a partir das QSC. Uma das áreas da biologia pouco explorada pelas QSC é a Microbiologia, pois seu conteúdo envolve conceitos abstratos e complexos para serem apreendidos. Contudo, a temática da resistência bacteriana se mostra com grande potencial pedagógico devido ao seu impacto em diversas áreas como saúde, política, ambiental, entre outras. Sendo assim, esta pesquisa tem como o objetivo principal analisar a contribuição para a formação inicial e continuada de professores de ciências a partir de uma sequência didática utilizando a abordagem QSC sobre resistência bacteriana. O suporte metodológico seguiu elementos da pesquisa quali-qualitativa. Com fins de elaborar um produto educacional, cientificamente estruturado, foram registrados, ao longo de um curso ministrado, seguindo os três momentos pedagógicos, dados da observação participante, da aplicação de questionário inicial e das vivências pedagógicas com o material de apoio instrucional planejado. Após análise quali-quantitativa dos instrumentos coletados, observou-se que os participantes da pesquisa possuíam pouco conhecimento formal sobre QSC, como também da sua utilização no ensino de ciências. Foram evidenciadas dificuldades em torno dos temas controversos explorados, incluindo as reflexões relacionadas aos dilemas morais e éticos. Contudo, a partir da elaboração de QSC, os professores obtiveram melhora na identificação das complexidades sociocientíficas e dos aspectos que as envolvem. De posse do material aplicado e validado, a partir do curso realizado, fundamentou-se uma sequência didática, constituída de tópicos-chave, para auxílio do professor frente ao ensino de ciências contextualizando os conteúdos sobre microrganismos com aspectos da formação de cidadania.Dissertação Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-23) Barbosa, Ismenia Veronica; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; ; http://lattes.cnpq.br/2049916665126753; Mohr, Adriana; ; http://lattes.cnpq.br/3231406048465358; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294O objetivo desta pesquisa foi o de propor a inclusão de temas acerca da Saúde Pública na prática de professoras da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal-RN, por meio de atividades lúdicas. Para atingir esses objetivos, três questões de estudo foram pesquisadas: quais são as principais doenças de interesse de estudo das professoras a partir do seu contexto de vivência e do entorno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)? Como propiciar a fundamentação teórica sobre doenças de importância em saúde pública propostas pelas professoras? Como orientar e acompanhar a elaboração de materiais didáticos pelas professoras? Para responder a essas questões de estudo foram organizadas atividades que seguiram as seguintes etapas: a primeira deu-se com a apresentação do projeto de pesquisa para as professoras e a aplicação do questionário com perguntas abertas. A segunda contou também com uma apresentação para as professoras da caracterização da área de estudo e a realização de aulas dialógicas sobre doenças relacionadas à saúde pública. A terceira etapa deu-se com a elaboração das histórias infantis musicadas que abordavam as doenças selecionadas pela equipe docente tais como Dengue, Ectoparasitoses, Hepatite A, influenza A (H1N1), Rotavírus, Helmintoses e Protozoonoses. Cada história é acompanhada por uma ou mais músicas que foram compostas ou selecionadas pelas professoras de acordo com o tema de cada narrativa. Como resultado desse trabalho foi produzido um material didático-pedagógico, no formato de um e-book, intitulado AS HISTÓRIAS QUE NÃO LHE CONTARAM , que proporcionou informação científica em uma linguagem acessível tanto para os pedagogos quanto para as crianças, tendo sido previamente avaliada por especialistas em educação em saúde e educação infantil. As atividades propostas foram satisfatórias pelo fato de ter gerado um produto de autoria do grupo pesquisado em conjunto com a pesquisadora (o e-book), além de ter proporcionado interesse e envolvimento das docentes pelo trabalho, e, principalmente porque essas profissionais desenvolveram o interesse pela pesquisa, tendo elaborado um projeto sobre o tema em estudo (saúde pública) para desenvolver em outros centros infantis, alertando outros profissionais da Educação Infantil. Esperamos que este material possa contribuir e levar ao conhecimento científico, além de propor alternativas que auxilie no processo de ensino e aprendizagem, por meio de material didático lúdico ligado à realidade dos alunosDissertação Uma abordagem dialógica para a utilização de atividades experimentais em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-30) Silva Junior, José Ferreira da; Oliveros, Marcílio Colombo; ; http://lattes.cnpq.br/6551396698408084; ; http://lattes.cnpq.br/9575982602889677; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; ; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; Bastos Filho, Jenner Barretto; ; http://lattes.cnpq.br/5357464861909269A crença na utilização de atividades experimentais no Ensino de Física como estratégia para produzir um ensino-aprendizagem mais eficiente é grande por parte dos professores da comunidade escolar. Entretanto, existem muitas dificuldades na implantação dessas atividades e, quando são implantadas não constituem um melhora da eficiência das aulas devido ao método utilizado. Neste trabalho, desenvolvemos uma proposta para a utilização dessas atividades em aulas de Física no Ensino Médio, a partir de uma abordagem crítico-reflexiva, em que é fundamental o diálogo constante entre os participantes do processo ensino-aprendizagem. O trabalho se desenvolveu de duas maneiras. A primeira onde o autor elaborou um material didático e o aplicou em sala de aula e uma segunda, onde repassou a idéia para outros professores e futuros professores dos cursos de Física da UFRN e IFRN (antigo CEFET-RN) através de uma oficina denominada "A Função das atividades experimentais no ensino de Física". Essa oficina teve a duração de 60 horas e foi realizada em 4 etapas: i) sensibilização e formação, ii) elaboração de material, iii) aplicação do material e iv) avaliação pelos professores e pelos alunos das turmas onde o material foi aplicado. O objetivo dessa oficina foi apresentar a abordagem, avaliar como os professores receberiam a idéia e como aplicariam em situação real. Os resultados da aplicação em sala de aula nos permitiram chegar a algumas conclusões. Houve uma boa aceitação dessa abordagem tanto por parte dos alunos como dos participantes da oficina. Apesar de algumas dificuldades em relação ao retorno dos resultados por parte dos participantes da oficina, os mesmos sinalizam mudanças na prática desses profissionais e a introdução de atividades experimentais tem sido um subsídio importante para auxiliá-los nas aulas de Física do Ensino MédioDissertação Uma abordagem histórica para o ensino do princípio da inércia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-07-31) Souza, José de Arimater de; Martins, Andre Ferrer Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; ; http://lattes.cnpq.br/3960119402255629; Borba, Gilvan Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082Inserido no campo da Didática das Ciências, este trabalho propõe uma abordagem para a introdução da História da Ciência no ensino científico, em nível médio. Foi elaborada e aplicada uma seqüência de atividades contemplando a história do Princípio da Inércia. Procurou-se, com tal abordagem, dar mais significado ao ensino científico e, ao mesmo tempo, abrir novas vias para uma melhor compreensão dos processos de construção do conhecimento científico. A preparação das atividades envolveu um estudo do desenvolvimento histórico do conceito de movimento, desde a física aristotélica, passando pela física do movimento medieval, por Galileu, Gassendi, Descartes, até alcançar a primeira lei de Newton. A estratégia de ensino foi aplicada a três turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Natal (RN). A análise dos resultados indicou a dificuldade de superação de concepções alternativas acerca de movimento pelos estudantes. Apesar disso, avaliamos que a aplicação dessa estratégia de ensino tanto representou ganhos para a aprendizagem dos estudantes, como contribuiu para o redimensionamento da prática pedagógica do professor-pesquisadorDissertação Abordagem investigativa e questões sociocientíficas como proposta de alfabetização científica no ensino de biologia(2018-11-23) Costa, Brunna Crislayne Câmara da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Albino, Giovana GomesAtualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades que o permitam apresentar um posicionamento crítico diante de uma situação, obter uma compreensão da natureza do conhecimento científico, entender o que é ciência e como ela é produzida e ter a capacidade de avaliar as produções científicas e tecnológicas que são apresentadas à sociedade, fatores que refletem a necessidade de prepará-lo para o exercício da cidadania, uma condição possível através da alfabetização científica. Considerando esses pressupostos, a presente pesquisa verificou as potencialidades do ensino por investigação atrelado à utilização de uma questão sociocientífica local da cidade de Macau/RN, enquanto uma metodologia capaz de contribuir para alfabetizar cientificamente estudantes de biologia do ensino médio. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de ensino investigativo com alunos do 1° ano da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, que teve como fio condutor a problemática da crise hídrica na cidade e foi estruturada a partir do modelo instrucional curricular BSCS 5E, que resultou em um manual para o professor, produto educacional da presente dissertação que é destinado à docentes de biologia e áreas afins. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, coletando e analisando os dados a partir das produções escritas dos alunos, gravação e transcrição das aulas e observação participante. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados através dos critérios de análise do conteúdo (BARDIN, 1977). Partindo para os resultados constatamos que os alunos sentiam dificuldades em expressar uma opinião e se posicionar frente uma questão sociocientífica, que foram superadas no decorrer das atividades, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre a problemática através de diferentes olhares e perspectivas. Isso permitiu que os mesmos fossem aos poucos demonstrando aprendizagens em termos conceituais, procedimentais e atitudinais, expressando habilidades, como: a utilização de termos científicos durante a escrita, a capacidade de argumentar e emitir uma opinião com base no conhecimento científico discutido, e emitir opinião consciente acerca dos impactos socioambientais da implantação de uma usina de dessalinização em sua cidade, características que apontam para um processo de alfabetização científica.Dissertação Abordando as relações CTS e a sustentabilidade no ensino de química: uma proposta de sequência didática a partir do tema biogás(2014-07-27) Macedo, Francisca Liliane de; Dantas, Josivânia Marisa; ; ; http://lattes.cnpq.br/4778608265669844; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; Paula, José Carlos de Freitas;O uso de temas sociais no ensino de química tem aumentado nos últimos anos, bem como a compreensão de questões que envolvem Ciência, Tecnologia e Sociedade, além dos aspectos ambientais. Neste trabalho é apresentada uma pesquisa desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Gregório Dantas, uma escola do campo, localizada no município paraibano de Picuí. O Objetivo geral deste trabalho foi elaborar uma sequência didática para o ensino de química que permitisse trabalhar o tema biogás e o conceito de sustentabilidade a partir do referencial teórico CTS. A intervenção aconteceu em uma turma da segunda série do ensino médio com a participação de 18 alunos. A pesquisa fez uso de questionários, como instrumento para a coleta de dados e foi realizada em quatro etapas. Na primeira etapa foram analisados os livros aprovados pelo MEC no PNLD/2012 quanto à abordagem do tema biogás. A segunda etapa foi baseada na aplicação de dois questionários cuja finalidade foi investigar as concepções dos alunos sobre as relações CTS e outro com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre temas ambientais. A terceira etapa consistiu na elaboração e aplicação da sequência didática. E na quarta etapa foi realizada a avaliação da sequência didática. A partir dos resultados obtidos pode-se verificar que dos cinco livros analisados apenas um não aborda o tema biogás e que as obras Química Cidadã e Ser Protagonista abordavam os conteúdos em estreita relação com aspectos ambientais, sociais e econômicos. Verificou-se ainda que nenhum dos livros apresentou experimentos para abordagem do tema. Com relação às concepções dos estudantes sobre as relações CTS pode-se verificar que estes apresentam ideias positivistas com relação a ciência e a tecnologia e com relação aos temas ambientas poucos alunos conheciam o tema. A partir da avaliação do material didático pode-se observar que os estudantes participantes expressaram aprovação quanto às atividades propostas, principalmente, quanto à abordagem trazida no experimento. Dos aspectos que emergiram durante o processo de investigação destacamos as dificuldades dos alunos em participar dos debates.Dissertação Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos: uma experiência formativa no Sertão Nordestino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-31) Nunes, Albino Oliveira; Dantas, Josivânia Marisa; ; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; ; http://lattes.cnpq.br/7808069169974235; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Paula, José Carlos de Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/1070998406032540O presente trabalho investigou as atitudes e crenças dos licenciandos em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como etapa para a elaboração de uma proposta de material didático para trabalhar as relações CTSA do curso de licenciatura em química. Para obter o conhecimento das atitudes e crenças foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados (Escala de Likert e questionário) que proporcionaram uma análise dentro do paradigma quali-quantitativo emergente da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Os resultados demonstraram que os discentes da licenciatura em química apresentam crenças marcadamente positivistas e que são consideradas por alguns autores como ingênuas, tais como: a crença no modelo de decisão tecnocrático, a linearidade do desenvolvimento científico e tecnológico que leva ao bem-estar social e a neutralidade do conhecimento científico-tecnológico. Com base nesses dados e na literatura sobre o tema foram elaborados três módulos de ensino: a) Questionando a hegemonia do conhecimento técnico-científico; b)As relações entre a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente as relações CTSA; c) Proposta temática para a educação química em uma perspectiva CTSA: O Rio Mossoró. Por fim, o material elaborado foi aplicado em duas oficinas, realizadas no Campus Central e no Núcleo Avançado de Ensino Superior de São Miguel, ambos da UERN. Os licenciandos participantes expressaram aprovação quanto à abordagem trazida no experimento proposto e sobre o caso simulado, ambos constituintes da unidade didática apresentadaDissertação Abordando o sono no ensino médio: proposta de unidade didática contextualizada com o tema saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-30) Nascimento, Gerlania Carolina Melo; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; ; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Andrade, Miriam Mendonça Morato; ; http://lattes.cnpq.br/3216128766599047Os ritmos biológicos fazem parte da vida dos seres vivos desde os mais simples até o mais complexos. No homem, um dos ritmos biológicos mais importantes é o ciclo sono-vigília (CSV), que representa um comportamento indispensável para a saúde uma vez que a privação do sono pode levar a déficits de atenção e de memória, alterações de humor e sonolência diurna que podem prejudicar o desempenho escolar. Apesar disso, o CSV é um assunto pouco discutido no âmbito escolar. Assim, o objetivo desta pesquisa foi divulgar os conteúdos sobre o ciclo sono-vigília, de forma contextualizada com o tema saúde, para estimular hábitos de sono saudáveis. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual com 33 estudantes do 3º ano do ensino médio e está dividida em quatro etapas: 1ª) Estudo do conteúdo e análise do livro didático adotado pela escola para subsidiar as atividades contempladas na unidade didática (UD) e além da aproximação com a professora de biologia da turma para avaliar a viabilidade de horários para o desenvolvimento da UD; 2ª) Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, por meio de questionário, para nortear a elaboração da UD; 3ª) Desenvolvimento e aplicação de uma UD baseada na aprendizagem significativa, e caracterização dos hábitos de sono dos estudantes, e 4ª) Avaliação da UD como uma proposta viável para trabalhar os conceitos sobre ritmos biológicos. Os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do CSV são escassos e este assunto não está contemplado nos livros do ensino médio adotado pela escola. Foram observadas concepções alternativas, principalmente quanto às diferenças individuais de sono, que podem contribuir para a ocorrência de hábitos inadequados de sono, como relatado pelos adolescentes deste estudo. As atividades desenvolvidas durante a UD foram bem recebidas pelos alunos que se mostraram participativos, motivados e avaliaram positivamente os procedimentos utilizados pelo pesquisador. Após a UD o conceito sobre ritmo biológico foi ampliado e os estudantes passaram a identificar que o CSV muda ao longo da vida devido a fatores biológicos e sócio-culturais. Assim, a UD elaborada neste estudo representa uma proposta viável para trabalhar os conceitos sobre ritmos biológicos contextualizados ao tema saúde, no ensino médio.Dissertação Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino(2019-07-31) Araújo, Marlene Gorete de; Morey, Bernadete Barbosa; ; ; Pereira, Ana Carolina Costa; ; Balvin, Fabian Arley Posada; ; Sousa, Giselle Costa de;Reconhecendo que a matemática islâmica medieval produziu diversos nomes de estudiosos de primeira grandeza, a presente pesquisa tem como foco de estudo a obra intitulada Al-Kitāb al-mukhtaṣar fī ḥisāb al-jabr wal-muqābala (Livro de Restauração e Balanceamento), mais conhecida como a Álgebra de al-Khwarizmi, escrita pelo eminente sábio islâmico medieval, Abu Ja'far Muhammad ibn Musa alKhwarizmi. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi conhecer as potencialidades histórico-pedagógicas do o Tratado de algébrico de al-Khwarizmi (Álgebra de alKhwarizmi) tendo como suporte teórico-metodológico a Teoria da Objetivação. Essa é uma pesquisa histórica bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, com algumas pinceladas da pesquisa-ação. No decorrer da pesquisa foi elaborado um material instrucional sob a forma de e-book que foi pensado para satisfazer a exigência de produto educacional no curso de Mestrado Profissional. Na presente pesquisa, o e-book desempenha o papel de material didático de auxílio aos professores de matemática que queiram se familiarizar com a obra Álgebra de alKhwarizmi. Na apresentação da Álgebra de al-Khwarizmi aos professores, optamos por privilegiar os aspectos formais, externos e físicos da obra, por pensar que a familiaridade com tais aspectos da obra citada, pode potencializar, por parte dos professores, futuramente, uma imersão mais profunda no conteúdo históricomatemático da obra. Desse modo, concluímos que a Álgebra de al-Khwarizmi é um tratado consideravelmente importante para o desenvolvimento da álgebra. Além disso, esse tratado apresenta um grande potencial para a formação docente, não somente quanto aos aspectos matemáticos, mas também quanto aos aspectos históricos, sociais e políticos.Dissertação O açaí e a bioquímica: unidade de ensino potencialmente significativa utilizando uma fruta regional para abordar conceitos de bioquímica na Educação de Jovens e Adultos – EJA(2016-07-05) Santos, Vandreza Souza dos; Silva Júnior, Carlos Neco da; Mazze, Fernanda Marur; Flor, Cristhiane Carneiro Cunha; Flor, Cristhiane Carneiro Cunha; Barroso, Márcia TeixeiraA pesquisa realizada objetivou elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de atividades, chamada de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, na tentativa de proporcionar a professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA um material didático que discuta conceitos relacionados à Bioquímica, utilizando como contexto a composição nutricional do açaí, à luz da teoria da aprendizagem significativa. O interesse de contribuir com a EJA através de um material como a UEPS surge do fato de que compreende-se que lecionar sobre conceitos que implicam algumas dificuldades, tanto por parte dos professores quanto dos estudantes, não é uma tarefa fácil. Porém, o que não se pode deixar acontecer é que o ensino de determinados conteúdos, ainda que necessitem de um esforço maior de ambas as partes, fiquem estagnados diante das dificuldades que apresentam. Por isso, utilizamos como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, segundo o qual a aprendizagem de qualquer conteúdo teria muito mais significado para os estudantes se tal conteúdo fosse incorporado às estruturas cognitivas dos mesmos, adquirindo assim significado para eles, pois nessa perspectiva de aprendizagem os estudantes relacionam os conteúdos ensinados a seus conhecimentos prévios. Além da aprendizagem significativa que foi o referencial maior deste trabalho, utilizou-se ainda uma abordagem contextualizada para que ao elaborar, aplicar e avaliar a UEPS abordando conceitos de Bioquímica com estudantes da EJA, através de um fruto que faz parte de suas vivências, fosse possível proporcionar uma aprendizagem significativa para os mesmos, considerando aquilo que já sabem e partindo desses conhecimentos para inserir novos conceitos. Partindo desta finalidade, a pesquisa apresenta elementos da pesquisa-ação do tipo prática ao longo de todo o percurso metodológico e também da pesquisa bibliográfica. Além disso, possui uma abordagem qualitativa, na qual o foco principal foi o de entrar em contato com o ambiente e com as pessoas que nele se encontravam. A UEPS intitulada “O Açaí e a Bioquímica” foi aplicada em três turmas de 3ª série, sendo uma turma no Ensino Médio Regular (turma de validação) e outras duas turmas na EJA (público alvo). Vale ressaltar que, no trabalho desenvolvido utilizamos a composição do açaí como contexto, para a partir de então, inserir os conceitos propostos na unidade de ensino: carboidratos, proteínas e lipídeos. As ações foram desenvolvidas durante 14 aulas e foram divididas em 05 atividades. Os resultados obtidos foram analisados através da técnica de Análise de Conteúdo e da observação participante. Tais resultados nos permitem afirmar certamente que a UEPS contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos conceitos abordados, pois os estudantes apresentaram mudanças em suas formas de pensar e de agir em sala de aula, além de que, através das atividades, é possível afirmar que houve uma compreensão da estrutura conceitual apresentada a eles, e a incorporação desta estrutura em suas próprias estruturas cognitivas; fato este que evidencia a ocorrência da aprendizagem significativa.Dissertação Açude do cais: uma proposta de aplicação de uma sequência de atividades didáticas em um contexto real(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-24) Marques, Alex Messias; Dantas, Josivania Marisa; ; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; ; http://lattes.cnpq.br/1967336098510989; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Paula, José Carlos de Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/1070998406032540No ensino de química diversos trabalhos com enfoque CTS tem sido realizados nos últimos anos principalmente no nível médio. Alguns destes trabalhos se preocupam em apresentar uma discussão sobre uma temática local abordando questões científico-tecnológicas. Neste trabalho é apresentada uma pesquisa desenvolvida na Escola Estadual Orlando Venâncio localizada no município de Cuité, interior da Paraíba. O objetivo geral foi elaborar uma unidade didática que discuta a problemática da água nesta cidade a partir do enfoque CTS. A aplicação do material produzido aconteceu numa turma de 2º ano do ensino médio com a participação de 20 alunos. Foram realizados 7 encontros de 100 minutos. Para a avaliação do material e coleta de dados fez-se uso de 2 questionários. A partir da avaliação do material didático produzido pode-se observar que os estudantes participantes avaliaram o material de forma bastante positiva.Dissertação Aliança entre história da matemática e tecnologias digitais via octante reflexivo dos irmãos Hadley para o ensino de geometria na formação de professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-25) Gomes, Anna Beatriz de Andrade; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; http://lattes.cnpq.br/1763718340246024; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; Batista, Antônia Naiara de Sousa; Oliveira, Gisele PereiraEssa dissertação propõe um estudo histórico-matemático respaldado na aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais por meio do uso do instrumento Octante Reflexivo, que resulta em um Produto Educacional direcionado para formação de professores. Desse modo, se vincula a linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática do PPGECNM-UFRN e busca responder à questão-foco: Como a aliança entre HM e TD pode contribuir com a produção/elaboração do Produto Educacional, Octante Reflexivo, para formação de professores de matemática acerca do ensino de geometria? Nesta ótica, o objetivo da pesquisa é desenvolver um estudo histórico-matemático em torno do uso do Octante fundamentado na aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais para formação de professores para a produção de um PE. Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica que se caracteriza consoante a pesquisa qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais e ainda experimentais. Esclarecendo, foi realizado levantamento de dados sobre o Octante e os irmãos Hadley, na intenção de contextualizar o período em que o instrumento foi desenvolvido e compreender os conhecimentos de natureza matemática por trás do seu uso. Para tanto, utilizou-se dados bibliográficos e documentais de modo a catalogar as fontes e realizar estudo histórico-matemático. A partir desta caracterização, foi produzido um Produto Educacional, que buscou viabilizar a compreensão acerca das influências dos irmãos Hadley e da The Royal Society no desenvolvimento do Octante, bem como, entender como funciona a dupla reflexão, que depende da estrutura do instrumento e os conhecimentos de natureza matemática para acontecer, permitindo que tomadas de ângulos e distâncias sejam obtidas e direcionem a navegação. Além disso, num procedimento experimental foi realizada a aplicação do Produto Educacional em uma turma da Licenciandos em Matemática. Durante a aplicação na formação inicial de professores, foi possível perceber alguns pontos que podiam ser melhorados no PE, como erros de digitação e reformulação das questões para melhor entendimento, bem como as possíveis relações que surgem a partir da aliança entre HM e TD com conexões para o uso do instrumento Octante Reflexivo, fazendo assim sua validação e refinamento. Mais ainda, dados extraídos de instrumentos como questionário, diário de campo, fotos e outros nos mostraram que os licenciandos perceberam uma possibilidade de uso da HM aliada a TD; compreenderam que a construção e manipulação do Octante Digital permitiu mobilizar conceitos como ponto, reta, semirreta, relação entre ângulos internos e externo de triângulos, bissetrizes, retas perpendiculares, e entre outros; também indicaram que o PE possa ser usado na graduação, educação básica; entre outros pontos que consideramos resultados desta pesquisa. Desta forma, esse estudo buscou contribuir na formação inicial de professores, bem como com pesquisas no âmbito da aliança entre HM e TD e o uso de Instrumentos Matemáticos.Dissertação Alimentação, ensino de ciências e liberdade: leituras multidimensionais sobre os alimentos a partir de uma escola de ensino médio do agreste potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Damasceno, Sarah Costa; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; https://orcid.org/0000-0002-3558-0530; http://lattes.cnpq.br/9652930987953450; https://orcid.org/0000-0002-5727-0525; http://lattes.cnpq.br/9549920922147539; Nascimento, Wilson Elmer; Zancul, Mariana de SenziMais do que em seus aspectos nutricionais, a alimentação está presente em nossos dias de forma associada a um complexo sistema alimentar permeado por diversos condicionantes, além de ter uma relevante carga histórica, cultural, afetiva, política e econômica, com marcas das particularidades de cada região. É notória a necessidade de trabalhar a temática no ensino de Ciências e Biologia de forma a incluir sua multidimensionalidade, em uma perspectiva de Educação Alimentar e Nutricional, que pressupõe a busca por práticas emancipatórias. A pedagogia freireana, centrada no/a educando/a e em sua libertação, pode ser benéfica ao ensino do tema na perspectiva anunciada. Esta pesquisa objetivou explorar possíveis contribuições de uma perspectiva educacional pautada em pressupostos freireanos, para uma leitura multidimensional da temática alimentação no ensino de Ciências, em uma escola pública de nível médio da região Agreste do Rio Grande do Norte. O estudo, qualitativo, foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Popularização das Ciências da UFRN (LabPOP) e caracteriza-se como pesquisa-ação, tendo previamente abarcado um levantamento bibliográfico e documental. Os participantes da pesquisa foram estudantes de cinco turmas das três séries do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Paiva, no Município de Vera Cruz, região metropolitana de Natal/RN, compreendendo as turmas às quais estava professora de Biologia ou de Unidades Curriculares. A pesquisa consistiu em encontros, nos horários de aula, norteados pelos Momentos Pedagógicos, sendo eles precedidos por um diálogo prévio, para fins de planejamento direcionado às turmas. Os dados foram construídos à luz da Análise Textual Discursiva, chegando às categorias de Aspectos diretamente nutricionais; Produção e classificação de alimentos; Família, tradição, afetos e costumes; Sabor, processamento e indústria; Barreiras in(evitáveis) do saudável; Renda, política, acesso e (im)possibilidades; Campo, vivência e trabalho; Liberdade. As categorias foram discutidas com base nos argumentos relacionados a pressupostos freireanos: Escuta horizontal, paciente e crítica; Relação entre saberes curriculares e experiência social; Importância Social, Econômica e Ecológica do contexto em que se vive; Educação e Emancipação do Pensamento, constelados a partir de sete dos principais trabalhos do educador Paulo Freire. A adoção dos pressupostos contribuiu para o planejamento, dialogicidade e abordagem de diferentes dimensões, configurando-se como uma possibilidade para o ensino de Ciências e Biologia. O Produto Educacional foi desenvolvido a partir da reflexão e ampliação dos resultados construídos após a pesquisa empírica e consiste em um vídeo, material de comunicação, para professores em formação ou atuação, intitulado “Vamos falar sobre o que a gente come? Guia para educadores de Ciências e Biologia”. A produção reúne reflexões e direcionamentos, não consistindo em uma receita pronta, mas uma base para o desenvolvimento de atividades que se proponham a trabalhar a temática alimentação nas aulas, na perspectiva adotada pela obra, a pedagogia freireana.Dissertação Alimentos ultraprocessados: uma aproximação para o ensino de química orgânica por meio da aprendizagem cooperativa(2018-06-26) Lima, Roberta Bezerra de; Mazze, Fernanda Marur; ; ; Malcher, Grazielle Tavares; ; Carvalho, Rozicleide Bezerra de;Com um pouco de vivência no cotidiano escolar da educação básica percebe-se que há uma deficiência no uso de metodologias eficientes para a realização de atividades em grupo nas salas de aula. Em geral, as atividades propostas acabam se configurando em um trabalho muitas vezes individual ou de apenas poucos integrantes do grupo, enquanto outros permanecem alheios ao que acontece, não atingindo os objetivos traçados para essas atividades que seria o desenvolvimento de competências sociais e muito menos no que tange a compreensão dos conteúdos disciplinares. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é elaborar, aplicar e avaliar um produto educacional, o qual consiste em uma Sequência de Atividades para o ensino de classificação de cadeias carbônicas e isomeria cis-trans usando os alimentos ultraprocessados como tema para a reflexão social e cooperativa diante do seu consumo excessivo. O produto educacional é constituído essencialmente por uma cartilha com orientações para o professor aplicar a sequência de atividades em sua sala de aula. Todas as atividades propostas foram pensadas para serem realizadas em grupos e seguindo as orientações metodológicas da Aprendizagem Cooperativa e apoiadas numa perspectiva interacionista, especificamente no referencial da teoria sócio-histórica de Vygotsky, a partir da qual extrai-se a teoria da Zona de Desenvolvimento proximal para compreender as interações entre os pares e a teoria da Interdependência positiva que surge a partir da metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC). Foi utilizada uma abordagem metodológica do tipo qualitativa que apresenta alguns elementos do tipo de pesquisa-ação na perspectiva de intervenção numa realidade vivenciada pelos atores do processo de ensino-aprendizagem. A Sequência de Atividades foi aplicada com alunos de uma escola estadual de Parnamirim/RN. Para a coleta de dados foram utilizados questionários constituídos por questões abertas, um questionário do tipo Escala de Likert e uma atividade didática. Os dados foram analisados por meio da categorização a partir das respostas dos alunos e do tratamento estatístico. Os resultados obtidos demonstram que os alunos do ensino médio possuem, por vezes, pouca maturidade para compreender a inclusão de atividades diferenciadas no cotidiano escolar, ou até mesmo não estão habituados a elas, sendo necessária a existência de uma relação afetiva entre professor-aluno para que atividades inovadoras sejam bem aceitas. Apesar disso, foi verificada a potencialidade da AC no desenvolvimento de competências sociais e a promoção de discussões em torno de conteúdos de aprendizagem.Dissertação Uma análise das diretrizes curriculares nacionais e da base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica a partir da hermenêutica de profundidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Sousa, Edson Silva de; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; http://lattes.cnpq.br/5043377449525143; Oliveira, Adriel Goncalves; Morais, Marcelo Bezerra deA Formação Inicial de Professores da Educação Básica no Brasil recentemente passou por uma ebulição com a publicação do documento denominado Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) definido pelo Parecer número 22 do ano de 2019 do Conselho Nacional de Educação e publicado no diário Oficial da União em 20 de dezembro de 2019. Houve discussões sobre a implementação desse documento nas Instituições de Ensino Superior no país e ele enfrentou resistências e recebeu criticas com relação as suas determinações e orientações com relação, por exemplo, ao aumento da carga horária dos cursos que deve ter, no mínimo, 3,2 mil horas, maior ênfase nas atividades práticas – que devem ser promovidas já nos primeiros anos dos cursos e formação do egresso focado em um conjunto de ―competências‖ profissionais que tem o intuito de qualificá-los para pôr em prática ―competências‖ previstas na Base Nacional Curricular Comum. O presente trabalho estudou esse documento e nossa pesquisa foi guiada pela questão: O que pode ser dito acerca das DCN/2019 e seu anexo a BNC-Formação a partir da Hermenêutica de Profundidade (HP)? A HP é uma ferramenta voltada à interpretação de signos e de seu valor simbólico. Dessa forma, assumimos que as DCN/2019 e a BNCFormação como uma forma simbólica e partimos às três fases (ou dimensões) para o movimento de interpretação indicados pela HP: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação, construída a partir dos resultados da análise sócio-histórica e da análise formal-discursiva. Tecemos compreensões sobre a influência e impacto na formação inicial de professores, identificamos aspectos referenciais, intencionais, estruturais e convencionais no documento e realizamos um estudo contextual para identificar e descrever as condições sociais e espaço-temporais em que foi produzido e recebido pela sociedade. Esse estudo nos guiou também na elaboração de um vídeo voltado à comunidade de professores e licenciandos a fim de fomentar uma reflexão sobre as políticas públicas de formação docente e destacar as principais mudanças propostas pelo documento em relação às normativas anteriores e divulgar os resultados de nossas análises. De 2002 a 2024 tivemos quatro Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores no Brasil, nesse período tivemos avanços e recuos. Há necessidade de lutar, de mobilizar, de articular, de brigar por espaços de debates e posicionamentos com propostas e articulações em defesa de uma formação, emancipadora e articulada coma valorização dos professores.Dissertação Análise das provas objetivas de química dos vestibulares da UFRN de 1997 a 2010: uma caracterização a partir das mudanças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-16) Soares, Wilson Costa; Nunez, Isauro Beltrán; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8; ; http://lattes.cnpq.br/8758877719250936; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Pérez, Valentín Martínez-otero; http://lattes.cnpq.br/6957532902842279As provas de vestibular, nos últimos anos no Brasil, têm sido foco de diversas pesquisas, tendo em vista que esse processo seletivo é requisito para ingressar nas universidades públicas e acaba influenciando o que deve ser ensinado no Ensino Médio. Nesse contexto, os vestibulares têm passado por mudanças deixando de ser um simples processo seletivo classificatório a um objeto de reflexão sociológica, pedagógica e crítica, o qual tem instigado questionamentos a respeito da aprendizagem e do papel que ele deve desempenhar junto à escola do Ensino Médio. Diante desta realidade, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem implementado mudanças em seus vestibulares buscando uma aproximação aos PCNEM (BRASIL, 1999), PCN+ (BRASIL, 2001) e OCEM (BRASIL, 2006). Sendo assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar o avanço qualitativo das provas objetivas a partir das mudanças ocorridas no vestibular da UFRN no período compreendido entre 1997 a 2010, tendo as seguintes questões de estudo: Quais são os tipos de perguntas que caracterizam as provas objetivas de Química no vestibular? Quais perguntas apresentam as maiores dificuldades para os candidatos? Quais são os conteúdos conceituais privilegiados? Em que tipo de perguntas os candidatos apresentam maiores índices de sucesso? Quais as diferenças podem ser estabelecidas entre as perguntas antes e depois do período que configuram as mudanças no vestibular da UFRN? As discussões teóricas do estudo têm como suporte as seguintes referências: PCNEM (BRASIL, 1999), PCN+ (BRASIL, 2001), OCEM (BRASIL, 2006), Zabala (1999), Jiménez Aleixandre et al. (2003), Pozo (1999), Alvarez de Zayas (1992), Núñez (2009), relatórios Comperve/UFRN (1997 a 2010), e sobre avaliações: Pasquali et al. (2003), Silva e Núñez (2008), Marín e Benarrouch (2009). Para o estudo, foram construídas as seguintes categorias que serviram para a análise das questões: contextualização da pergunta, temas conceituais, problema, representação semiótica, cálculo matemático, pertinência da questão e índice de acerto. Os resultados mostram um avanço qualitativo das perguntas de Química, em que se observa um modelo de prova que prioriza o uso de problema verdadeiro, de situações contextualizadas, de poucos cálculos, dando-se prioridade ao raciocínio que implica a compreensão, a aplicação e a interpretação dos conhecimentos conceituais, o que pode estimular um ensino mais adequado às exigências atuais da educação em QuímicaDissertação Uma análise de significados produzidos por alunos do ensino superior a partir de uma proposta didática de logaritmos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-28) Pontes, Fabiany Laís Gomes de; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; http://lattes.cnpq.br/2170926025867645; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Viola, João RicardoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e versa sobre o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de atividades sobre concepções históricas dos logaritmos em livros didáticos brasileiros ao longo do último século abordadas em uma obra de Antonio Miguel e Maria Ângela Miorim (2002). Nossos esforços foram no sentido de responder à questão: quais os significados que podem ser produzidos a partir de uma sequência didática envolvendo a história do ensino de logaritmos no Brasil? A produção de dados foi feita em um contexto real de ensino: duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática com alunos matriculados na disciplina de História da Educação Matemática. Inspiramo-nos, portanto, na metodologia da pesquisa-ação para a coleta de dados (orais e escritos) que foram analisados segundo noções do Modelo dos Campos Semânticos. Isso permitiu que os estudantes fizessem a leitura de dois conceitos matemáticos, ou seja, dois logaritmos, dada a forma diferenciada da sua abordagem nos livros didáticos escolhidos. Como principais considerações, temos que os alunos perceberam que atualmente os logaritmos estão distantes da sua constituição aritmética histórica, se aproximando exclusivamente de uma definição algébrica.Dissertação Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais(2016-06-08) Alves, Marcelo Victor dos Santos; Nunez, Isauro Beltran; ; ; Ramalho, Betania Leite; ; Meneses, Fabia Maria Gomes de;O estudo sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais apresenta importante significado na compreensão do ensino de Química. Porém a forma como esse conteúdo é trabalhado em sala de aula, principalmente no ensino tradicional, não prioriza uma estruturação sistematizada dos conteúdos que sustentam esse conhecimento, ocorrendo de maneira fragmentada. Diante desse contexto, essa dissertação tem como objetivo estudar o desempenho e os erros dos estudantes sobre o tema supracitado, nas provas de Química do Vestibular da UFRN entre os anos de 2009 a 2013. Para isso, foi feito um levantamento dos principais erros e suas correlações com dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas dos estudantes, segundo os principais autores no Ensino de Ciência, assim como um estudo da habilidade de explicar como habilidade cognitivo-linguistica. O percurso metodológico envolveu uma abordagem quantitativa do tipo descritiva de cada questão das provas de vestibular, assim como dos relatórios da Comperve. A análise dos resultados demonstrou as categorias estabelecidas, em forma de tabelas, das quais, identificou que os conhecimentos sobre a natureza do átomo esteve presentes na maioria dos erros cometidos pelos candidatos. Este conteúdo conceitual também foi observado na questão com menor desempenho por parte dos candidatos (17,1% de índice de acerto). A análise também trouxe contribuições inovadoras como a análise da natureza de cada questão, relacionada a sua resolução integral ou parcial de acordo com a Base Orientadora da Ação de referência. Com isso, a pesquisa desenvolveu uma unidade didática como produto educacional, que pode servir de auxílio para o Professor de Química na formação da habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais. Essa unidade didática fundamentou-se na Teoria da assimilação por etapas de P. Ya. Galperin, referenciada por Núñez (2009) e na abordagem sistêmica do tipo funcional estrutural, segundo Reshetova (1988) e Núñez (1992).Dissertação Análise do livro "elementos de geometria" de Clairaut como um estudo dirigido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-06) Melo, Ozael Teodosio de; Cury, Fernando Guedes; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; Anjos, Marta Figueredo dos; http://lattes.cnpq.br/1802642900191449; Assis, Márcia Maria Alves de; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313Este trabalho analisou a obra Elementos de Geometria, de Alexis Claude Clairaut (1713-1765), sob a ótica da Hermenêutica de Profundidade (HP) sistematizada por Thompson (2011). Simultaneamente, foi elaborado e aplicado um estudo dirigido (nosso produto educacional) que coloca-se como atividades para um exercício de análise histórica daquela obra que foi aplicado numa turma da disciplina de História da Educação Matemática de um curso de formação inicial de professores. A partir do nosso estudo da obra observamos que a abordagem de Clairaut teve grande impacto para o ensino de matemática na época do lançamento da sua primeira edição: ela apresenta uma “ruptura” e uma inovação metodológica para o ensino de geometria. Desde a seleção dos conteúdos da obra, sua organização e, principalmente, sua concepção de geometria elementar, pautada em necessidades humanas de medição de terrenos, notamos que o autor apresenta uma proposta quase reacionária, a nosso ver, em relação ao modelo de ensino de matemática balisado pelos “Elementos”, de Euclides, algo que também foi experimentado por outros autores do século XIX. Essa mudança de direcionamento para o ensino foi percebida pelos estudantes que participaram da atividade que desenvolvemos e aplicamos, especialmente porque eles puderam comparar a obra a outros livros de geometria de diferentes períodos. Os participantes da aplicação de nossa proposta de produto educacional também consideraram ser possível implementar um ensino de geometria elementar com a valorização de atividades experimentais, naturais e problemáticas, como o proposto por Clairaut, dependendo do nível de ensino em que se aplique.Dissertação Uma análise dos questionamentos dos alunos nas aulas de números complexos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Ferreira, Maria Sueli Fonsêca; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182Este trabalho busca apresentar uma contribuição para os estudos referentes ao uso da História da Matemática visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Propõe que a História da Matemática seja articulada ao Ensino da Matemática, como forma de dar significado à disciplina e melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Nesta investigação, o foco está nas indagações dos alunos, classificadas em três categorias de porquês: o cronológico, o lógico e o pedagógico. Para tanto, investiga-se o ensino dos números complexos, a partir das questões levantadas pelos alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, em Natal. O trabalho tem como objetivos: classificar e analisar os questionamentos dos alunos nas aulas de números complexos, da segunda série do Ensino Médio, e confrontá-los com as categorias apontadas por Jones; discutir quais os possíveis encaminhamentos que o professor de Matemática pode dar a estas questões; apresentar os recursos de apoio ao professor no que se refere à História da Matemática. Em seguida, apresenta uma pesquisa bibliográfica, buscando revelar material de apoio ao professor, com conteúdos que articulassem o Ensino da Matemática com a História da Matemática. Descobrimos que os questionamentos dos alunos referem-se mais aos porquês pedagógicos e que os livros didáticos pouco contemplam outros aspectos da história e pouco dizem sobre o surgimento e a evolução dos métodos de cálculos utilizados por nós