PPGPSI - Mestrado em Psicologia
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Navegando PPGPSI - Mestrado em Psicologia por Assunto "Abrigo"
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Dissertação Sentidos e perspectivas atribuídos por crianças à sua condição de estar para adoção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-20) Ferreira, Emmanuelle de Oliveira; Francischini, Rosangela; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761536A6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/2465719493563806; Ferreira, Maria Clotilde Therezinha Rosseti; ; Melo, Symone Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775191U0Considerando o contexto atual brasileiro, em que muitas crianças estão em acolhimento institucional aguardando adoção, este estudo tem como objetivo conhecer o sentido que crianças abrigadas cujas famílias já perderam o seu poder familiar ou, no momento do trabalho de campo, tinham o processo de perda em andamento atribuem à condição de estar para adoção. A pesquisa realizou-se com três crianças e o seu locus foi a própria instituição pública onde elas se encontravam, localizada em Natal, Rio Grande do Norte. O período de realização do trabalho em campo foi de, aproximadamente, seis meses. Para alcance do objetivo, foram estruturados procedimentos individuais, utilizando figuras e material de desenho, por meio dos quais as crianças puderam falar, direta ou indiretamente, sobre a aplicação da medida de acolhimento institucional, suas vidas antes da aplicação dessa medida e o que aconteceu a partir de então, e sobre suas famílias de origem e perspectivas futuras. O conteúdo dos procedimentos foi registrado com o auxílio de diário de campo e gravador. A análise do corpus ocorreu com o uso da Análise de Conteúdo Temática, considerando a perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações. Observou-se, com a análise, a ambigüidade das crianças, que consideram boa a convivência na instituição onde estão, reconhecendo a responsabilidade dos cuidadores originais sobre o fato de terem sido abrigadas, ao mesmo tempo em que sentem saudade de familiares e a vontade de estar com eles. Os sujeitos apresentam que reconhecem a perspectiva da adoção, imaginando-a de maneira positiva. Entretanto, quando questionados sobre o que lhes pode acontecer no devir, dizem não saber, expressando incerteza acerca de seus destinos. Palavras-chaveDissertação Significados de família para crianças em abrigo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-12-18) Machado, Karine Cardozo Rodrigues; Francischini, Rosangela; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761536A6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/4429024617245813; Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de; ; http://lattes.cnpq.br/6281151757179145; Silva, Geórgia Sibele Nogueira da; ; http://lattes.cnpq.br/1062059652170019Esta pesquisa investiga quais os significados que crianças abrigadas atribuem à sua família. E mais especificamente, identifica como são as relações entre a criança e sua família. A instituição onde foi desenvolvido o trabalho de campo é um Abrigo municipal do Natal/RN, que abriga crianças entre 7 a 11 anos. Participaram como sujeitos da pesquisa três crianças, sendo duas do sexo masculino e uma do sexo feminino. Como critérios de escolha, consideramos a faixa etária, que possibilita uma maior facilidade na utilização da linguagem oral e no manejo com os procedimentos propostos. O outro critério diz respeito às crianças que possuíam configurações familiares semelhantes. Para o alcance do objetivo proposto foram utilizados brinquedos, desenhos, colagens e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática, com o pré-estabelecimento de três categorias temáticas, quais sejam: Configuração do espaço geográfico, Composição familiar e Dinâmica interna da família. Dentre os resultados encontrados, destacamos que a família para as crianças se fundamenta principalmente na existência de laços afetivos, independente das relações de parentesco. Com este estudo, esperamos contribuir para a discussão referente ao direito à convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas institucionalmente