Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31630
Navegar
Navegando Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó por Assunto "Aula de campo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Aula de campo como método de valorização patrimonial: um estudo de caso(Revista Turismo: Estudos e Práticas, 2018) Guardia, Mabel Simone de Araújo; Guerra, Diana Rayssa dos Santos; Araújo, Fernanda Santos GentilAo abordar o Turismo e a Educação como áreas que podem ser interligadas, surge a possibilidade de estudar o turismo como método de ensino, visto que a prática de realização de aulas de campo na educação já ocorre há bastante tempo, mas é pouco estudada no âmbito do turismo. Dessa forma, o que instigou a pesquisa dessa temática foi conhecer os benefícios da aula de campo como método de valorização patrimonial na cidade de Currais Novos/RN. Trata-se, assim, de um estudo de caso de caráter qualitativo realizado na Escola Municipal Ausônio Araújo, e que, por envolver crianças, fundamenta-se no método de Educação Patrimonial, além de utilizar conceitos provenientes da Zona de Desenvolvimento Proximal. Para subsidiar os capítulos teóricos, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre turismo, educação e patrimônio, bem como o ensino da história local. Os resultados foram apresentados em quatro etapas de acordo com o método de Educação Patrimonial, analisando-os com base no referencial teórico, o que possibilitou o conhecimento dos benefícios que a aula de campo proporcionou à educação como método de ensino. Por fim, buscou-se relacionar os resultados de outras pesquisas realizadas acerca da temática semelhante, comparando os resultados obtidos. Com isso, constatou-se que a aula de campo é um método que auxilia eficazmente no aprendizado das crianças